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Id: lil-578249
Autor: Santiago, Warner Kwasnicka; Weneck, Marcos Azevedo Furquim; Ferreira, Efigênia Ferreira e.
Título: O processo de inserção da odontologia no PSF de Belo Horizonte/MG: um estudo qualitativo com base na visão da equipe de coordenação de saúde bucal e cirurgiões dentistas do programa saúde da família / The process of implementing dental care with in the family health care program in Belo Horizonte/MG: a qualitative study based on the perception of the oral health care coordination team and dental surgeons from the family health care program
Fonte: Arq. odontol;45(4):211-219, 2009.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo investigou o processo de implantação das ações de saúde bucal no Programa BH Vida, em 2003, sob o ponto de vista de um grupo de profissionais da Equipe de Coordenação de Saúde Bucal e dos Cirurgiões-dentistas das Equipes de Saúde da Família de Belo Horizonte/MG. Utilizou-se a Metodologia de Pesquisa Qualitativa, por ser mais apropriada para as abordagens em que se procuram estudar conceitos e atitudes das pessoas. O trabalho desenvolveu-se por meio de entrevistas com oito Cirurgiões-dentistas e oito membros da Coordenação de Saúde bucal. Observou-se que não houve um amplo debate da proposta de implantação do Programa BH Vida, principalmente em relação aos Cirurgiões-dentistas que atuam na “ponta do serviço”, revelando uma contradição entre o que foi proposto e o que, de fato, ocorreu na prática. A equipe de Saúde Bucal ainda não conseguiu se integrar efetivamente à Equipe de Saúde da Família, de forma a possibilitar o desenvolvimento de ações interdisciplinares na produção do cuidado em saúde, afetando o potencial do BH Vida em produzir mudanças no modelo assistencial. O processo de trabalho da Equipe de Saúde Bucal não apresentou alterações impactantes, pois ainda se encontra baseado na geração de procedimentos curativos, reproduzindo o modelo curativista. Permanece a dificuldade de acesso ao atendimento odontológico devido à demanda reprimida e, principalmente, à pequena alteração no processo de trabalho das equipes. Conclui-se ser necessária uma revisão da implantação do BH Vida, a fim de se corrigirem os problemas apontados e, com isso, garantir a efetividade do Programa.
Descritores: Assistência à Saúde/organização & administração
Estratégia Saúde da Família
-Atenção à Saúde
Odontologia Comunitária/organização & administração
Pesquisa Qualitativa
Responsável: BR365.1 - BIB - Biblioteca


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Texto completo SciELO Brasil
Collet, Neusa
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Id: biblio-842711
Autor: Nóbrega, Vanessa Medeiros da; Silva, Maria Elizabete de Amorim; Fernandes, Leiliane Teixeira Bento; Viera, Claudia Silveira; Reichert, Altamira Pereira da Silva; Collet, Neusa.
Título: Chronic disease in childhood and adolescence: continuity of care in the Health Care Network / Enfermedad crónica en la infancia y adolescencia: continuidad del cuidado en la red de atención sanitaria / Doença crônica na infância e adolescência: continuidade do cuidado na Rede de Atenção à Saúde
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;51:e03226, 2017.
Idioma: en; pt.
Projeto: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Resumo: abstract OBJECTIVE To evaluate the continuity of care for children and adolescents with chronic diseases in the health care network. METHODS This qualitative study was conducted between February and October 2013 with 12 families, six health managers, and 14 health professionals from different health care services in a municipality of the state of Paraíba, Brazil, using focal groups, semi-structured interviews, and medical record consultation. The data were analyzed by triangulation and thematic analysis. RESULTS Two categories were created: “health care management” and “(dis)continuity of care.” We found gaps in the system, including poor data recording aimed to facilitate follow-up and guide the planning actions as well as sporadic and discoordinate services with a limited flow of information, which hinders follow-up over time. CONCLUSION Continuity of care in the health care network is limited and creates the need to develop strategies to improve these services.

Resumen OBJETIVO Enfermedad crónica en la infancia y adolescencia: continuidad del cuidado en la red de atención sanitaria. MÉTODO Investigación cualitativa realizada entre febrero y octubre de 2013 con 12 familiares, seis gestores y 14 profesionales sanitarios de distintos servicios de la red sanitaria de un municipio de Paraíba mediante las técnicas de grupo focal, entrevista semiestructurada y consulta a fichas. La triangulación de los datos y el análisis temático subsidiaron la interpretación de los datos. RESULTADOS Fueron construidas dos categorías: "Gestión de la atención sanitaria" y "(Des)continuidad del cuidado". Se advirtieron lagunas como la ausencia de registro para favorecer el seguimiento y orientar la planificación de acciones; atención puntual y desarticulada entre los servicios con fragilidad en el flujo de informaciones, que obstaculizan el seguimiento a lo largo del tiempo. CONCLUSIÓN La continuidad del cuidado en la red de atención sanitaria está fragilizada y existe la necesidad del desarrollo de estrategias que la favorezcan.

Resumo OBJETIVO Analisar a continuidade do cuidado à criança/adolescente com doença crônica na rede de atenção à saúde. MÉTODO Pesquisa qualitativa realizada entre fevereiro e outubro de 2013 com 12 familiares, seis gestores e 14 profissionais de saúde de diferentes serviços da rede de saúde de um município da Paraíba através das técnicas de grupo focal, entrevista semiestruturada e consulta a prontuários. A triangulação dos dados e a análise temática subsidiaram a interpretação dos dados. RESULTADOS Foram construídas duas categorias: "Gestão da atenção à saúde" e "(Des)continuidade do cuidado". Constataram-se lacunas como a ausência de cadastro para favorecer o acompanhamento e nortear o planejamento de ações; atendimento pontual e desarticulado entre os serviços com fragilidade no fluxo de informações, que obstaculizam o seguimento ao longo do tempo. CONCLUSÃO A continuidade do cuidado na rede de atenção à saúde está fragilizada e há necessidade do desenvolvimento de estratégias que a favoreçam.
Descritores: Saúde da Criança
Doença Crônica
Continuidade da Assistência ao Paciente
Saúde do Adolescente
-Grupos Focais
Pesquisa Qualitativa
Atenção à Saúde
Limites: Humanos
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


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Id: biblio-1120161
Autor: Leite, Cecília Graziosy de Siqueira.
Título: Projeto de intervenção: redes de atenção psicossocial e sócio assistencial: reflexão sobre as práticas adotadas ao cuidado integral dos usuários de álcool e outras drogas Na VII região de saúde do estado de Pernambuco / Projeto de intervenção: redes de atenção psicossocial e sócio assistencial: reflexão sobre as práticas adotadas ao cuidado integral dos usuários de álcool e outras drogas Na VII região de saúde do estado de Pernambuco.
Fonte: Serra Talhada; s.n; 2017. 28 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Escola de Governo Em Saúde Pública do Estado de Pernambuco. Curso de Especialização em Saúde Pública para obtenção do grau de Especialista.
Resumo: O cuidado com o usuário abusivo de álcool e outras drogas enfrenta nos últimos anos retrocessos que remetem ao antigo e ainda não superado paradigma da visão hospitalocêntrica e segregadora. A mídia tem reforçado ainda mais as posições ambivalentes difundidas hoje pelo Estado e alguns segmentos sociais, que defendem a criminalização do usuário e cuidados em locais de longa permanência quebrando vínculos sociais importantes. Quando refletimos e tomamos conhecimento que os campos de intervenção estão reproduzindo tais retrocessos de cuidado e se distanciando das ações coletivas, articuladas, intersetoriais e em rede faz-se necessário refletir sobre os processos e instrumentos que promovam inclusão social e vislumbre experiências que fortaleçam uma assistência ampla e integral aos usuários. Este plano de intervenção não pretende buscar soluções inalcançáveis da qual não se tem governança, porém tem a pretensão de promover minimante diálogos com atores das políticas públicas da saúde e da assistência social, mas precisamente dos serviços da atenção básica e sócio assistenciais da VII Região de Saúde convocando-os para ações regionalizadas e construção de uma rede que permita o cuidado integral preservando vínculos sociais e comunitários.(AU)
Descritores: Apoio Social
Serviços de Saúde Mental
-Atenção Primária à Saúde
Alcoolismo
Atenção à Saúde
Responsável: BR1903.1 - Biblioteca Nelson Chaves
BR1903.1; 613.86:614(813.42), L533p


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Id: biblio-987981
Autor: Perú. Ministerio de Salud; .Dirección General de Gestión del Riesgo de Desastres y Defensa Nacional en Salud.
Título: Plan de contingencia de salud ante un sismo de gran magnitud en Lima Metropolitana y en las Regiones de Lima y Callao / Health contingency plan before an earthquake of great magnitude in Metropolitan Lima and in the Regions of Lima and Callao.
Fonte: Lima; Perú. Ministerio de Salud; 20161200. 76 p. tab.
Idioma: es.
Resumo: El documento es un instrumento que determina las responsabilidades y acciones que se deben implementar para la alerta, coordinación, respuesta, movilización de recursos y asegurar la continuidad operativa de las organizaciones de salud responsables de la primera respuesta con la finalidad de asegurar y organizar la protección de la vida y salud de los habitantes de los distintos de Lima Metropolitana, y de las regiones Lima y Callao, ante un sismo de gran magnitud.
Descritores: Planos de Contingência
Atenção à Saúde
Terremotos
-Colaboração Intersetorial
Responsável: PE18.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-988199
Autor: Perú. Ministerio de Salud; .Dirección General de Intervenciones Estratégicas en Salud Pública.
Título: Estudio de caso: la experiencia del Perú en el desarrollo, la implementación y el monitoreo de estándares de calidad de los servicios de salud diferenciados para adolescentes / Case study: Peru's experience in the development, implementation and monitoring of quality standards of differentiated health services for adolescents.
Fonte: Lima; Perú. Ministerio de Salud; 20190500. 59 p. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: El documento contiene: la finalidad, objetivos, ámbito de aplicación, base legal, metodología del estudio de caso: La experiencia del Perú en el desarrollo, la implementación y el monitoreo de estándares de calidad de los servicios de salud diferenciados para adolescentes.
Descritores: Adolescente
Padrão de Identidade e Qualidade para Produtos e Serviços
Instalações de Saúde
-Atenção à Saúde
Responsável: PE18.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1006917
Autor: Perú. Ministerio de Salud.
Título: Cogestión y participación ciudadana para el primer nivel de atención en los establecimientos de salud del Ministerio de Salud y de las Regiones. Ley Nº 29124 y Reglamento Decreto Supremo Nº 017-2008-SA / Co-determination and participation to the first level of care in health facilities of the Ministry of Health and the Regions. Law Nº 29124 and Regulation D.S Nº 017-2008-SA.
Fonte: Lima; Perú. Ministerio de Salud; 20080000. 79 p. ilus.
Idioma: es.
Resumo: El documento contiene una propuesta de reglamento para la aplicación de la Ley, y comprende la ejecución, evaluación y monitoreo de la cogestión; así como lo concerniente a la conformación, extensión y fortalecimiento de las Asociaciones CLAS.
Descritores: Participação da Comunidade
Atenção à Saúde
Instalações de Saúde
Responsável: PE18.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1119465
Autor: Estrada, María Esther.
Título: Funcionamiento de la unidad de atención a febriles del Hospital Escuela Oscar Danilo Rosales Argüello de León, Nicaragua. Enero - Febrero 2019 / Operation of the febrile care unit of the Hospital Escuela Oscar Danilo Rosales Argoello de León, Nicaragua. January - February 2019.
Fonte: Managua; s.n; ene. 2020. 83 p. ilus, tab, graf.
Idioma: es.
Tese: Apresentada a Universidad Nacional Autónoma de Nicaragua. Centro de Investigaciones y Estudios de la Salud. Escuela de Salud Pública de Nicaragua para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Objetivo: Evaluar el funcionamiento de la Unidad de Atención a Febriles del Hospital Escuela Oscar Danilo Rosales Arguello de León, Nicaragua, enero - febrero 2019. Diseño Metodológico: EL universo y muestra estuvo conformada por 93 pacientes febriles que fueron atendidos en la UAF. Se utilizó un instrumento que contenía las variables correspondientes para cada objetivo a desarrollar relacionado con los criterios de ingreso, valoración durante la observación, criterios de alta y consejería brindada, la recolección de datos, llenado y tabulación fueron realizados por el investigador en los meses de noviembre y diciembre. Resultados: De todos los casos atendidos se registró antecedente de fiebre en 93 (100%) personas atendidas y se sospechó dengue en igual número casos. En relación a manejo clínico se observó que 61 (65%) personas fueron atendidas en un período menor de 1 hora, 93 (100%) personas no cumplían con los elementos requeridos de manejo clínico, así como los criterios de alta y se observó en 45 (48%) personas recibieron orientación acerca de la importancia de acudir a la cita de control 24 horas. Conclusiones: De los 93 casos revisados únicamente se cumplió con el criterio de ingreso sin embargo no se cumplió de forma completa con los otros elementos establecidos para el funcionamiento de la unidad de atención a febriles que corresponden a manejo clínico, criterio de alta y la consejería brindada después del alta
Descritores: Alta do Paciente
Doença
Observação
Atenção à Saúde
Febre
Unidades Hospitalares
-Saúde Pública
Epidemiologia Descritiva
Estudos Transversais
Responsável: NI15.1 - CEDOC - Centro de Documentación e Información


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Id: biblio-1119426
Autor: González, Patricia del Carmen¯.
Título: Satisfacción de los usuarios externos, acerca de los servicios que se brindan en la consulta externa. CIS Teupasenti, el Paraíso, Honduras. Marzo 2019 / Satisfaction of external users, about the services provided in the external query. CIS Teupasenti, Paradise, Honduras. March 2019 Ì„.
Fonte: Managua; s.n; mayo 2019. 93 p. ilus, tab, graf.
Idioma: es.
Tese: Apresentada a Universidad Nacional Autónoma de Nicaragua. Centro de Investigaciones y Estudios de la Salud. Escuela de Salud Pública de Nicaragua para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Objetivo. Determinar la satisfacción de los usuarios externos acerca de los servicios que se brindan en la Consulta Externa del Centro Integral de Salud (CIS Teupasenti), Honduras, abril, 2019. Metodología: Estudio de tipo descriptivo de corte transversal la técnica a utilizar consistió en una encuesta, se seleccionó una muestra de 90 pacientes que asistieron a los servicios que brinda la consulta externa. Eran Usuarios registrados en base de datos del CIS Teupasenti, la información obtenida se procesó mediante el programa. Versión 2016. Resultados. Los servicios a los que más acude la población son Consulta medicina general 41.6% otras patologías 33.3%, en cuanto a las edades la población en su mayoría son el adultez temprana 43.2% ­ 69 años, predominando el sexo femenino 77.9%, y en su mayoría los pacientes de primera vez 52.6% y subsiguientes 47.4%, en cuanto al tiempo de espera para su cita programada es de más de 30 días con 65%, ese tiempo le pareció aceptable 31.6% y con respecto a su cita programada 1.1 %. Al igual recibió buen trato del personal que labora en los diferentes servicios de la consulta externa. El 99% de los encuestados menciona que les resolvieron su problema de salud, lo que significa el usuario se fue satisfecho. Al mismo tiempo les pareció que las instalaciones en cuanto a ventilación, iluminación, limpieza de baño y limpieza en general son muy buenos. Conclusión: Los resultados indican que existe oportunidad de mejoras en la satisfacción de los usuarios que asisten a la consulta externa
Descritores: Encaminhamento e Consulta
Satisfação do Paciente
Atenção à Saúde
Assistência ao Paciente
-Saúde Pública
Epidemiologia Descritiva
Estudos Transversais
Limites: Humanos
Responsável: NI15.1 - CEDOC - Centro de Documentación e Información


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Id: biblio-1052199
Autor: Perú. Ministerio de Salud; .Dirección General de Intervenciones Estratégicas en Salud Pública.
Título: Prevención y atención de personas afectadas por COVID-19 en el Perú: Documento técnico / Prevention and care of people affected by COVID-19 in Peru: Technical document.
Fonte: Lima; Perú. Ministerio de Salud; 20200300. 47 p. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: El documento contiene los criterios técnicos y procedimientos para la prevención, diagnóstico y tratamiento de los pacientes con COVID-19 en un escenario de transmisión comunitaria, para reducir el impacto sanitario, social y económico en el territorio nacional.
Descritores: Controle de Doenças Transmissíveis
Saúde Pública
Coronavirus
Atenção à Saúde
Responsável: PE18.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1087692
Autor: Perú. Ministerio de Salud; .Dirección General de Aseguramiento e Intercambio Prestacional; .Dirección General de Operaciones en Salud.
Título: Directiva sanitaria de rondas de seguridad del paciente para la gestión del riesgo en la atención de salud / Health directive of patient safety rounds for risk management in health care.
Fonte: Lima; Perú. Ministerio de Salud; 20200400. 38 p. tab.
Idioma: es.
Resumo: El documento contiene las disposiciones para la implementación de las Rondas de Seguridad del Paciente como herramienta de gestión de riesgo en la atención de salud en las Instituciones Prestadoras de Servicios de Salud a nivel nacional.
Descritores: Gestão de Riscos
Guias como Assunto
Atenção à Saúde
Segurança do Paciente
Responsável: PE18.1 - Biblioteca Central



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