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Spíndola, Thelma
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Id: biblio-1056135
Autor: Martins, Elizabeth Rose Costa; Medeiros, Andressa da Silva; Oliveira, Karoline Lacerda de; Fassarella, Letícia Guimarães; Moraes, Paula Costa de; Spíndola, Thelma.
Título: Vulnerabilidade de homens jovens e suas necessidades de saúde / Vulnerabilidad de hombres jóvenes y sus necesidades de salud / Vulnerability of young men and their health needs
Fonte: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;24(1):e20190203, 2020.
Idioma: pt.
Projeto: FAPERJ.
Resumo: RESUMO Objetivos Identificar as condutas de saúde dos homens jovens universitários; conhecer a percepção dos homens jovens universitários sobre o cuidar de sua saúde; e descrever as práticas adotadas para a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis. Método Estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, desenvolvido com 25 jovens universitários entre 18-29 anos numa universidade pública do Rio de Janeiro. Para análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Resultados Os homens jovens universitários percebem o cuidar como feminino, desconhecendo suas próprias particularidades, com a percepção de que não adoecem e, com isso, só procuram o serviço de saúde em situações de emergência. Conclusão e Implicações para a prática Existem desafios a serem vencidos na prática da assistência, como a visão de invulnerabilidade desses homens, a ausência na busca pelos serviços de saúde, o despreparo dos serviços de saúde para atender às necessidades desses jovens, com base em estratégias que contemplem, de forma singular e holística, essa população. As brechas identificadas no estudo permitem levantar futuras questões e provocar mudanças de atitudes voltadas a situações do contexto masculino, a fim de reverter vulnerabilidades ainda existentes e, também, as consequências dessas atitudes na saúde desses homens.

RESUMEN Objetivos Identificar las conductas de salud de hombres jóvenes universitarios; conocer la percepción de ellos sobre el cuidado de su salud; y describir las prácticas adoptadas para la prevención de las infecciones de transmisión sexual. Método Estudio descriptivo y exploratorio, de enfoque cualitativo, desarrollado con 25 universitarios entre 18-29 años en una universidad pública en Rio de Janeiro. Se utilizó la técnica de análisis de contenido. Resultados Los jóvenes perciben el cuidado como algo femenino, sin darse cuenta de sus propias peculiaridades, con la percepción de que no se enferman y, con esto, solo buscan el servicio de salud en situaciones de emergencia. Conclusión e Implicaciones para la práctica Hay desafíos que superar en la práctica de la atención, como la visión de la invulnerabilidad masculina, la ausencia en la búsqueda de servicios de salud, servicios de salud no preparados para satisfacer las necesidades de estos jóvenes a través de estrategias que contemplan de manera única y holística esa población. Las lagunas identificadas nos permiten plantear preguntas futuras y provocar cambios en las actitudes relacionadas con situaciones del contexto masculino, a fin de revertir las vulnerabilidades existentes y también las consecuencias de estas actitudes en la salud de estos hombres.

ABSTRACT Objectives To identify the health behaviors of university students, young men, to know the perception of them about caring for their health, and to describe practices adopted for the prevention of sexually transmitted infections. Method Descriptive and exploratory study, with a qualitative approach, developed with 25 students aged 18-29 at a public university in Rio de Janeiro. To the data analyzed, the content analysis technique was applied. Results Those university students perceived caring as a female practice. They were unaware of their health peculiarities, with the perception that they do not get sick. Because of that, they only seek health services in emergency health conditions. Conclusion and Implications for practice There are challenges to overcome in the practice of men's care. As the vision of the invulnerability of these men, there is an absence in the search for health services.Furthermore, a sort of unprepared health services does not meet the needs of these young people through strategies that contemplate them uniquely and holistically. The gaps identified allow us to raise inevitable questions and bring about changes in attitudes toward situations in the male context. It is necessary to reverse existing vulnerabilities and consequences on the men's health of these men.
Descritores: Saúde do Estudante
Prevenção de Doenças
Vulnerabilidade em Saúde
Saúde do Homem
-Autocuidado
Doenças Bacterianas Sexualmente Transmissíveis/prevenção & controle
Pesquisa Qualitativa
Serviços de Saúde
Limites: Humanos
Masculino
Adulto
Adulto Jovem
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação


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Id: biblio-1128219
Autor: Oliveira, Fernando J.A. de; Rodrigues, Joslea S; Teles, Livia A. C; Nogueira, Julia A. D.
Título: Transporte ativo no trajeto escolar: uma revisão integrativa / Active transport at the school path: an integrative review
Fonte: Rev. bras. ciênc. mov;2(28):65-75, abr.-jun. 2020. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: o transporte ativo pode ser uma oportunidade para desenvolver comportamentos mais saudáveis na vida das crianças e jovens. O presente estudo busca identificar barreiras e facilitadores desse comportamento, bem como suas interfaces com a saúde dos escolares por meio de revisão de literatura. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura realizada nas bases eletrônicas BVS, Scielo e periódico Capes, utilizando os descritores mobilidade, transporte, deslocamento, ativo, sustentável, estudantes, escolares e trajeto escolar em português, inglês e espanhol. Foram incluídos estudos realizados nas Américas e publicados nos últimos cinco anos. Os 16 artigos selecionados foram desenvolvidos no Brasil, Canadá, México e Estados Unidos, sendo que a maioria deriva de pesquisas mais amplas. Os resultados indicam que a prevalência de transporte ativo no trajeto escolar variou entre 10% nos Estados Unidos e 76% no Brasil. Alguns facilitadores desse comportamento foram: pais que utilizam transporte ativo; expectativa dos pais; percepção dos pais sobre boa estrutura e segurança; crianças mais velhas, sem veículos, de grandes cidades, com menor satisfação familiar, com maior número de dias fisicamente ativos; ser homem; presença de adulto e clima. Algumas barreiras foram: distâncias; maior idade, nível de escolaridade da mãe e classe econômica; maior tempo de trabalho dos pais; posse de veículo; zona urbana; bullying; muita coisa para carregar, ausência de árvore, criminalidade; presença de animais vadios e ter etnia latina. A interface do transporte ativo no trajeto escolar com a saúde foi reportada com o nível de atividade física, obesidade/sobrepeso (saúde individual) e barreiras e facilitadores a esse tipo de deslocamento (saúde ambiental). Considerando que atitudes cultivadas na infância têm grandes chances de permanecer na vida adulta, o transporte ativo no trajeto escolar pode ser uma estratégia na criação de hábitos saudáveis e sustentáveis que contribuam para melhor qualidade de vida, desde que se considerem seus determinantes e condicionantes...(AU)

the active transport can be an opportunity to develop healthier beh av iors in t h e lives of children and young people. The present study seeks to identify barriers and facilitators of this behavior, as well as their interfaces with the students' health through a literature review. It is an integrative literature review carried out on the electronic databases BVS, Scielo and Capes periodical, using the descriptors of mobility, transport, displacement, active, sustainable, students, school and schoo l p ath in Po rtuguese, English and Spanish. Studies carried out in the Americas and published in the last five years were included. The 16 selected papers were developed in Brazil, Canada, Mexico and the United States, with most of them deriving from broader researches. The results obtained reveal t he p revalence of active transport in school path varied between 10% in the United States and 76% in Brazil. Some facilitators of this behavior were: parents or adults who use active transport; parental expectation; parents' perception of good structure and safety; older children, without vehicles, large cities, with less family satisfaction, with more days of physical activities; be a man; adult presence and climate. Some barriers were: dist an ces; older age, mother's education level and economic class; longer working time for parents; vehicle ownership; urban area; bullying; a lot to carry, few trees, crime; presence of stray anim als and having Latin ethnicity. The interface between active transport in the school path and health was rep o rted as the level of hysical activity, obesity/overweight (individual health) and barriers and facilitators to this type of displacement (environmental health). Considering that attitudes cultivated in childhood are very likely to remain in adulthood, active transportation on the school path can be a strategy in creating h ealthy and sustainable habits that contribute to a better quality of life, as long as its determinants and condit ions are considered...(AU)
Descritores: Segurança
Estudantes
Árvores
Transporte Biológico Ativo
Exercício Físico
Grupos Étnicos
Família
Saúde do Estudante
Clima
Área Urbana
Crime
Menores de Idade
Educação
Escolaridade
Bullying
Hábitos
Literatura
Mães
-Estilo de Vida Saudável
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Adolescente
Tipo de Publ: Revisão
Revisão Sistemática
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1039798
Autor: Leal, Maria Andréia Brito Ferreira; Lima, Carlos Eduardo Batista de; Mascarenhas, Márcio Dênis Medeiros; Rodrigues, Malvina Thaís Pacheco; Paiva, Stephanie Sarah Cordeiro de; Sousa, Carolina Rodrigues de Oliveira; Veloso, Vandoval Rodrigues.
Título: Associação entre fatores sociodemográficos e comportamentos de risco à saúde cardiovascular de adolescentes brasileiros com 13 a 17 anos: dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2015 / Asociación entre factores sociodemográficos y comportamientos de riesgo a la salud cardiovascular de adolescentes brasileños con 13 a 17 años: datos de la Encuesta Nacional de Salud del Escolar 2015 / Association between socio-demographic factors and cardiovascular health risk behaviors of Brazilian adolescents aged 13 to 17 years: data from the 2015 National School-Based Health Survey
Fonte: Epidemiol. serv. saúde;28(3):e2018315, 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: analisar associação entre fatores sociodemográficos e comportamentos de risco à saúde cardiovascular de adolescentes brasileiros com 13-17 anos. Métodos: utilizaram-se dados sobre 10.926 adolescentes entrevistados na Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2015 para verificar associações entre variáveis sociodemográficas e consumo de alimentos não saudáveis, atividade física insuficiente e experimentação de bebida alcoólica/cigarro, empregando-se regressão de Poisson. Resultados: verificaram-se associações entre consumo de guloseimas, atividade física insuficiente e experimentação de bebida alcoólica com sexo feminino ([RPa=1,37 - IC95% 1,25;1,50], [RPa=1,32 - IC95% 1,26;1,38] e [RPa=1,05 - IC95% 1,00;1,10]); consumo de refrigerante com sexo masculino (RPa=1,17 - IC95% 1,03;1,31) e maior escolaridade materna (RPa=1,14 - IC95% 1,01;1,31); experimentação de cigarro com sexo masculino (RPa=1,12 - IC95% 1,00;1,25), idade de 16-17 anos (RPa=1,51 - IC95% 1,33;1,72), não morar com pai (RPa=1,36 - IC95% 1,20;1,53) e mãe (RPa=1,25 - IC95% 1,13;1,37). Conclusão: comportamentos de risco à saúde cardiovascular influenciados por características sociodemográficas devem ser considerados na promoção à saúde de adolescentes brasileiros.

Objetivo: analizar asociación entre factores sociodemográficos y comportamientos de riesgo a la salud cardiovascular de adolescentes brasileños con 13 a17 años. Métodos: se utilizaron datos de la Encuesta Nacional de Salud del Escolar (PeNSE) 2015 para verificar asociaciones entre variables sociodemográficas y consumo de alimentos no saludables, actividad física insuficiente y experimentación de bebida alcohólica/cigarrillo, empleándose la regresión de Poisson. Resultados: se verificaron asociaciones entre: consumo de golosinas, actividad física insuficiente y experimentación de bebidas alcohólicas con sexo femenino ([RPa=1,37 - IC95% 1,25;1,50], [RPa=1,32 - IC95% 1,26;1,38] y [RPa=1,05 - IC95% 1,00;1,10]); consumo de refrigerante con sexo masculino (RPa=1,17 - IC95% 1,03;1,31) y mayor escolaridad materna (RPa=1,14 - IC95% 1,01;1,31); experimentación de cigarrillo con sexo masculino (RPa=1,12 - IC95% 1,00;1,25), edad de 16-17 años (RPa=1,51 - IC95% 1,33;1,72), no vivir con padre (RPa=1,36 - IC95% 1,20;1,53) y madre (RPa=1,25 - IC95% 1,13;1,37). Conclusión: los adolescentes brasileños presentan comportamientos de riesgo a la salud cardiovascular influenciados por características sociodemográficas, lo que refuerza la importancia de considerar ese contexto en iniciativas de promoción de la salud.

Objective: to analyze association between sociodemographic factors and cardiovascular health risk behaviors of Brazilian adolescents aged 13-17 years. Methods: we used data on 10,926 adolescents from the 2015 National School-Based Health Survey (PeNSE) to verify associations between socio-demographic variables and consumption of unhealthy foods, insufficient physical activity, and experimentation with alcoholic beverages and cigarettes, using Poisson regression. Results: associations were found between consumption of candies, insufficient physical activity and experimentation with alcoholic beverages and the female sex ([PRa=1.37 - 95%CI 1.25;1.50], [PRa=1.32 - 95%CI 1.26;1.38] and [PRa=1.05 - 95%CI 1.00;1.10]); soda consumption with the male sex (PRa=1.17 - 95%CI 1.03;1.31) and higher maternal schooling (PRa=1.14 - 95%CI 1.01;1.31); cigarette experimentation with the male sex (PRa=1.12 - 95%CI 1.00;1.25), being 16-17 years old (PRa=1.51 - 95%CI 1.33;1.72), not living with father (PRa=1.36 - 95%CI 1.20;1.53) or mother (PRa=1.25 - 95%CI 1.13;1.37). Conclusion: cardiovascular health risk behaviors influenced by sociodemographic characteristics should be taken into consideration in Brazilian adolescent health promotion.
Descritores: Tabagismo/epidemiologia
Doenças Cardiovasculares/epidemiologia
Saúde do Estudante
Saúde do Adolescente/estatística & dados numéricos
Consumo de Álcool por Menores/estatística & dados numéricos
Comportamentos de Risco à Saúde
-Fatores Socioeconômicos
Brasil
Estudos Transversais
Agenda de Pesquisa em Saúde
Distribuição por Idade e Sexo
Comportamento Alimentar
Comportamento Sedentário
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Responsável: BR275.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1048512
Autor: Andrade, Lilian Moreira Moraes; Costa, Jéssica Almeida Silva da; Carrara, Camila Ferreira; Netto, Michele Pereira; Cândido, Ana Paula Carlos; Silva, Renata Maria Souza Oliveira e; Mendes, Larissa Loures.
Título: Estado nutricional, consumo de alimentos ultraprocessados e imagem corporal de adolescentes de uma escola privada do município de Juiz de Fora ­ MG / Nutritional status, consumption of ultraprocessed foods and body image of adolescents from a private school in the city of Juiz de Fora - MG
Fonte: HU rev;45(1):40-46, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: A adolescência é uma fase com intensas mudanças nutricionais e de elevada vulnerabilidade, o que fortalece a necessidade de investigação do referido grupo. Objetivo: Avaliar a percepção da imagem corporal e fatores associados em adolescentes de uma escola privada do município de Juiz de Fora- MG. Material e métodos: Trata-se de um estudo transversal, realizado no ano de 2016, desenvolvido com estudantes de ambos os sexos, cuja faixa etária varia de dez a quatorze anos de idade, matriculados em uma escola privada do Município de Juiz de Fora, Minas Gerais. Os dados antropométricos avaliados nos adolescentes foram peso, altura e circunferência da cintura, padronizados de acordo com as orientações do Ministério da Saúde. Também foram coletados dados referentes ao hábito alimentar e a percepção da imagem corporal dos indivíduos, através de questionários semi-estruturados e auto preenchidos. Foram coletados dados antropométricos de 50 indivíduos. As análises foram processadas no software SPSS, versão 20.0. Resultados: Encontrou-se associação entre a variável idade e insatisfação da imagem corporal, onde os adolescentes com idade inferior à 12 anos apresentaram maior descontentamento com imagem corporal. Ademais, em relação ao estado nutricional foi possível observar elevada prevalência de insatisfação corporal entre indivíduos obesos e com excesso de peso. Em relação aos hábitos alimentares, 84,6% dos adolescentes destinavam metade de suas compras à aquisição de alimentos ultraprocessados. Conclusão: O consumo de ultraprocessados entre os adolescentes foi grande, assim como foi elevada a insatisfação com a imagem corporal. Esses achados demonstram a importância da implementação de ações públicas, voltadas aos adolescentes, com intuito de promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade, sobrepeso e distúrbios de imagem corporal.

Introduction: Adolescence is a phase with intense nutritional changes and high vulnerability, which strengthens the need for research in this group. Objective: To evaluate the perception of body image and associated factors in adolescents from a private school in the city of Juiz de Fora- MG. Material and methods:This is a cross-sectional study carried out in 2016, developed with students of both sexes, whose age ranges from ten to fourteen years of age, enrolled in a private school in the Municipality of Juiz de Fora, Minas Gerais . The anthropometric data evaluated in the adolescents were weight, height and waist circumference, standardized according to the guidelines of the Ministry of Health. Data were also collected regarding dietary habits and the perception of body image of the individuals, through semi-structured questionnaires and auto-filled. Anthropometric data were collected from 50 individuals. The analyzes were processed in SPSS software, version 20.0. Results: We found an association between the age variable and body image dissatisfaction, where adolescents below 12 years of age presented greater dissatisfaction with body image. In addition, in relation to nutritional status, it was possible to observe a high prevalence of body dissatisfaction among obese and overweight individuals. Regarding eating habits, 84.6% of adolescents allocated half of their purchases to the purchase of ultraprocessed foods. Conclusion: The consumption of ultraprocessed among adolescents was great, as was dissatisfaction with body image. These findings demonstrate the importance of the implementation of public actions, aimed at adolescents, aiming to promote healthy eating and prevention of obesity, overweight and body image disorders.
Descritores: Estudantes
Consumo de Alimentos
Estado Nutricional
Estudos Transversais
Adolescente
Ingestão de Alimentos
Sobrepeso
Circunferência da Cintura
Comportamento Alimentar
Dieta Saudável
Insatisfação Corporal
Obesidade
-Imagem Corporal
Saúde do Estudante
Ensino Fundamental e Médio
Alimentos Industrializados
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-836896
Autor: Pineda, LM; Zapata, M; Donado, JH.
Título: Calidad de vida relacionada con la salud de los estudiantes de pregrado de la Facultad de Medicina de la Universidad Pontificia Bolivariana, 2013 / Health-Related Quality of life of undergraduate students at the school of medicine of Universidad Pontificia Bolivariana, 2013 / Qualidade de vida relacionada com a saúde dos estudantes de graduação da Faculdade de Medicina da Universidad Pontificia Bolivariana, 2013
Fonte: Med. U.P.B = Med. UPB;33(2):117-123, jul.-dic. 2014.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: calidad de vida es un término multidimensional asociado con la salud física y mental. El objetivo es evaluar la calidad de vida relacionada con la salud en estudiantes de pregrado. Metodología: estudio de tipo descriptivo de prevalencia, se realizó en la Facultad de Medicina de la Universidad Pontificia Bolivariana mediante encuestas que evaluaban variables socio-demográficas y el cuestionario 36-Item Short-Form Health Survey (SF-36). Resultados: fueron encuestados 436 de 550 estudiantes, edad promedio de 20.81 años, 294 (67.4%) mujeres y 147 (65.8%) en estratos socio-económico cuatro y cinco. Según el SF-36, para la población en general el puntaje más alto fue en la variable función física (90 ± 14) y el más bajo para vitalidad (50 ± 20) y rol emocional (51 ± 44). Hubo diferencias entre las variables del SF-36 y ambos sexos en cuanto a salud general, vitalidad y salud mental. Las mujeres son las que presentan menor puntaje (66 ± 20 vs 74 ± 19; 47 ± 20 vs 57 ± 20 y 60 ± 20 vs 70 ± 18) y en relación con el nivel universitario en cuanto a la función social de 46 ± 14 y 62 ± 24 entre las básicas (primero a cuarto semestre) y las clínicas (quinto a undécimo semestre), respectivamente. Conclusiones: se muestran los resultados del primer estudio que evalúa la calidad de vida de los estudiantes en este entorno que evidencia mayor afectación de la salud mental en mujeres y de la función social en el nivel universitario básico.

Introduction: Quality of life is a multidimensional term associated with physical and mental health. The objective was to evaluate the health-related quality of life in undergraduate students.Methods: This descriptive study of prevalence was conducted at the School of Medicine of the Universidad Pontificia Bolivariana by means of surveys that assessed socio-demographic variables and the 36-Item Short-Form Health Survey (SF-36).Results: Out of 550 students, 436 were surveyed, with a mean age of 20.81 years, 294 (67.4%) female and 147 (65.8%) belonged to socioeconomic strata four and five. According to the SF-36, in the general population, the physical function variable (90 ± 14) received the highest score, while vitality (50 ± 20) and emotional role (51 ± 44) variables received the lowest scores. There were differences between the variables of the SF-36 and both genders with regard to general health, vitality and mental health. Women had the lowest score (66 ± 20 vs. 74 ± 19; 47 ± 20 vs. 57 ± 20 and 60 ± 20 vs. 70 ± 18, respectively). Also, in relation to the university level, differences were observed regarding the social function between the basic cycle (first to fourth semesters) and the clinical cycle (fifth to eleventh semesters) (46 ± 14 and 62 ± 24 respectively). Conclusions: This article shows the results of the first study that evaluates quality of life of students in this environment, showing greater affectation of mental health in women and of the social function in the basic undergraduate level.

Introdução: qualidade de vida é um termo multidimensional associado com a saúde física e mental. O objetivo é avaliar a qualidade de vida relacionada com a saúde em estudantes de graduação. Metodologia: estudo de tipo descritivo de prevalência, se realizou na Faculdade de Medicina da Universidad Pontificia Bolivariana mediante enquetes que avaliavam variáveis sócio-demográficas e o questionário 36-Item Short-Form Health Survey (SF-36). Resultados: foram entrevistados 436 de 550 estudantes, idade média de 20.81 anos, 294 (67.4%) mulheres e 147 (65.8%) em estratos socioeconômico quatro e cinco. Segundo o SF-36, para a população em geral a pontuação mais alta foi em a variável função física (90 ± 14) e o mais baixo para vitalidade (50 ± 20) e o papel emocional (51 ± 44). Houve diferenças entre as variáveis do SF-36 e ambos sexos enquanto a saúde geral, vitalidade e saúde mental. As mulheres são as que apresentam menor pontuação (66 ± 20 vs 74 ± 19; 47 ± 20 vs 57 ± 20 y 60 ± 20 vs 70 ± 18) e em relação com o nível universitário enquanto à função social de 46 ± 14 e 62 ± 24 entre as básicas (primeiro a quarto semestre) e as clínicas (quinto a décimo-primeiro semestre), respectivamente. Conclusões: se mostram os resultados do primeiro estudo que avalia a qualidade de vida dos estudantes neste entorno que evidência maior afetação da saúde mental em mulheres e da função social no nível universitário básico.
Descritores: Qualidade de Vida
-Faculdades de Medicina
Estudantes de Medicina
Universidades
Saúde do Estudante
Limites: Humanos
Adolescente
Adulto
Tipo de Publ: Estudo Observacional
Responsável: CO101 - Facultad de Medicina


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-986134
Autor: Ariza, Karol Johanna Briñez; Castillo, Clara Virginia Caro.
Título: Bullying o intimidación escolar: aportes desde la evidencia de investigación en enfermería / Bullying ou intimidação escolar: contribuições a partir da evidência da pesquisa em enfermagem / Bullying or intimidation at school: contributions from the evidence of research in nursing
Fonte: Texto & contexto enferm;27(4):e0400017, 2018. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: RESUMEN Objetivo: analizar aspectos teóricos y metodológicos relevantes desde la evidencia científica en enfermería relacionada con la intimidación escolar. Metodo: revisión integrativa de la literatura de estudios de enfermería en ocho bases de datos: PubMed, MEDLINE, Academic Search Complete, Ovid nursing, SciELO, ScienceDirect, Redalyc y Embase, con las palabras clave: bullying, nursing, child school bullying, peer aggression, adolescent y límite de tiempo entre 2004 a 2016. Se encontraron 30 estudios de los cuales se eligieron 19 estudios que cumplieron los criterios de selección. El análisis se desarrolló en seis etapas: búsqueda de estudios, selección, crítica de estudios cualitativos y cuantitativos, comparación de hallazgos/agrupación por temas, interpretación, conclusiones por niveles de evidencia de enfermería. Resultados: se identificaron cuatro temas prevalentes: consecuencias en la salud, causas, intervenciones de enfermería y afrontamiento. El principal aporte en la temática desde la evidencia de investigación en enfermería permitio identificar desarrollos investigativos tanto en el paradigma cualitativo y cuantitativo, diferentes abordajes metodológicos en los niveles de evidencia VII, VI, V, IV, III. Conclusiones: se requieren políticas de salud que intervengan em la prevención del fenómeno, conocer las causas y consecuencias relacionadas, además deben diseñarse estrategias de identificación de los escolares en riesgo para evitar consecuencias en su salud, igualmente generar estudios de intervención y apoyar los procesos de afrontamiento en escolares que reciben burla o son intimidados.

RESUMO Objetivo: analisar aspectos teóricos e metodológicos relevantes a partir das evidências científicas em enfermagem relacionadas ao bullying escolar. Método: revisão integrativa da literatura de estudos de enfermagem em oito bases de dados: PubMed, MEDLINE, Academic Search Complete, Ovid Enfermagem, SciELO, ScienceDirect, Redalyc, e Embase com palavras-chave: assédio moral, enfermagem, bullying escolar infantil, agressão entre pares, adolescentes; limite de tempo de 2004 a 2016. Trinta estudos foram encontrados; sendo que 19 estudos preencheram os critérios de seleção. A análise foi desenvolvida em seis etapas: busca dos estudos, seleção, reflexão crítica de estudos qualitativos e quantitativos, a comparação dos resultados-agrupamento por assunto, interpretação, conclusões por níveis de evidência em enfermagem. Resultados: foram identificados quatro temas prevalentes: consequências para a saúde, causas, intervenções de enfermagem e enfrentamento. A principal contribuição no tema permitiu identificar desenvolvimento investigativo tanto no paradigma qualitativo e quantitativo, diferentes abordagens metodológicas em níveis de evidência VII, VI, V, IV, III. Conclus as políticas de saúde que envolvem a prevenção do fenômeno são necessários, as causas e consequências relacionadas e estratégias devem ser projetados para identificar as escolas em risco, visando evitar consequências para a saúde, bem como gerar estudos de intervenção e apoiar processos de enfrentamento em crianças em idade escolar que são provocadas ou intimidadas.

ABSTRACT Objective: to analyze relevant theoretical and methodological aspects from the scientific evidence in nursing related to school bullying. Method: Integrative review of nursing studies' literature in eight databases: PubMed, MEDLINE, Academic Search Complete, Ovid nursing, SciELO, ScienceDirect, Redalyc and Embase, with the keywords: bullying, nursing, child school bullying, peer aggression, adolescent and time span from 2004 to 2016. There were 30 studies of which 19 that met the selection criteria were selected. The analysis was developed in six stages: search of studies, selection, and criticism of qualitative and quantitative studies, comparison of findings/grouping by themes, interpretation, conclusions by levels of nursing evidence. Results: Four prevalent themes were identified: consequences in health, causes, nursing interventions and coping. The main contribution in the theme from the evidence of research in nursing allowed to identify research developments in both the qualitative and quantitative paradigm, different methodological approaches in the levels of evidence VII, VI, V, IV, III. Conclusions: health policies that intervene in preventing the phenomenon, know the causes and related consequences are needed; in addition, strategies for identifying schoolchildren at risk should be designed to avoid consequences to their health, also generate intervention studies and support coping processes for schoolchildren who are mocked or bullied.
Descritores: Pesquisa em Enfermagem
Saúde do Estudante
Enfermagem
Enfermagem Baseada em Evidências
Bullying
Limites: Humanos
Criança
Adolescente
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Id: biblio-1128997
Autor: Ferreira, Ediane de Andrade; Alves, Valdecyr Herdy; Pereira, Audrey Vidal; Rodrigues, Diego Pereira; Brito, Vilma Maria da Costa; Tostes, Nádia Cecília Barros.
Título: O conhecimento de adolescentes escolares sobre os métodos contraceptivos: desafios / Schooling age adolescents' knowledge concerning contraceptive methods: challenges / El cononecimento de los adolescentes escolares sobre los métodos anticonceptivos: desafíos
Fonte: Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online);12:1316-1321, jan.-dez. 2020.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objective: The study's main purpose has been to investigate the schooling age adolescents' knowledge in regards to contraceptive methods. Methods: It is a descriptive-exploratory study with a qualitative approach, which was performed with forty-six adolescents from three public schools in the Macapá city, Capital of the Amapá State. Data collection took place through interviews performed with the authorization of the respective parents, later transcribed and processed according to thematic content analysis. Results: It was observed that the adolescents' knowledge regarding contraceptive methods is based on the educational activities carried out by the Health at School Program, addressing mainly male condoms, contraceptive pills and intrauterine devices. Conclusion: It is necessary to expand strategic actions towards ensuring comprehensive and qualified care for young people and adolescents, targeting both the promotion and prevention of sexual and reproductive health issues

Objetivo: Analisar o conhecimento de adolescentes escolares sobre os métodos contraceptivos. Método: estudo descritivo e exploratório, de natureza qualitativa, realizado com quarenta e seis adolescentes em três escolas públicas do município de Macapá, capital do Estado do Amapá. A coleta de dados ocorreu através de entrevistas realizadas com a autorização dos respectivos responsáveis, posteriormente transcritos e submetidos à análise de conteúdo na modalidade temática. Resultados: observou que o conhecimento dos adolescentes quanto aos métodos contraceptivos se baseia nas atividades educativas realizadas pelo Programa Saúde na Escola, principalmente a camisinha masculina, a pílula de emergência e o dispositivo intra-uterino. Conclusão: há necessidade de ampliação de ações estratégicas para a garantia de um cuidado integral e qualificado com jovens e adolescentes para a promoção e prevenção de agravos na saúde sexual e reprodutiva

Objetivo: Analizar el conocimiento de los adolescentes escolares sobre los métodos anticonceptivos. Método: estudio descriptivo y exploratorio de carácter cualitativo, realizado con cuarenta y seis adolescentes en tres escuelas públicas en la ciudad de Macapá, capital del Estado de Amapá. La recolección de datos se realizó a través de entrevistas realizadas con la autorización de los respectivos responsables, posteriormente transcritas y sometidas a análisis de contenido en la modalidad temática. Resultados: observó que el conocimiento de los adolescentes sobre los métodos anticonceptivos se basa en las actividades educativas llevadas a cabo por el Programa Salud en la Escuela, principalmente el condón masculino, la píldora de emergencia y el dispositivo intrauterino. Conclusión: es necesario ampliar las acciones estratégicas para garantizar una atención integral y calificada con jóvenes y adolescentes, para la promoción y prevención de problemas de salud sexual y reproductiva
Descritores: Serviços de Saúde Escolar
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Saúde do Estudante
Adolescente
Anticoncepção/métodos
Saúde Sexual e Reprodutiva
-Preservativos
Anticoncepção/instrumentação
Prevenção de Doenças
Dispositivos Intrauterinos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Responsável: BR1208.1 - BSEN - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição


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Id: lil-270609
Autor: Cosa, Graciela; Garber, Alberto; Alfie, Julio D.
Título: Prevención de hipoacusias y de ruidos en la comunicación en escolares / Prevention of hearing loss and noise in the communication of school children
Fonte: Med. infant;6(2,n.esp):197-203, jun. 1999. tab.
Idioma: es.
Resumo: El ruido produce efectos negativos sobre el sujeto y su entorno. Los adolescentes son el grupo de más alto riesgo. Se han encontrado importantes pérdidas auditivas en menores de 20 años. Es este trabajo se investigaron los factores de riesgo sonoro a que está expuesta la población escolar del área del Centro de Salud número 6; se detectaron pacientes con patología auditiva y se trató de establecer una probable relación entre niveles de audición y exposición del ruido. Fueron evaluados 178 alumnos; la edad media fue de 11.6 años, el 59 por ciento eran varones y el 41 por ciento mujeres. Se efectuó una encuesta sobre exposición al ruido que fue contestada por 162 alumnos; 138 refirieron estar expuestos al ruido y 26 no estarlo. Las principales causas fueron: música y televisión en el hogar y los recreos y el momento de las comidas en la escuela. De los niños expuestos al ruido, 18 presentaron hipoacusias perceptivas y 7 hipoacusias conductivas; entre los no expuestos hubo 3 hipoacusias perceptivas y 2 conductivas, resultados estadísticamente no significativos. Treinta y cuatro alumnos presentaron acúfenos. A través del intercambio de información producido y la elaboración en el aspecto comunicacional se pudo iniciar la concientización sobre la problemática tratada.
Descritores: Instituições Acadêmicas
Estudantes
Saúde do Estudante
Surdez/etiologia
Surdez/prevenção & controle
Ruído/efeitos adversos
Perda Auditiva Provocada por Ruído/prevenção & controle
Coleta de Dados
-Argentina
Efeitos do Ruído
Perda Auditiva de Alta Frequência/etiologia
Perda Auditiva de Alta Frequência/prevenção & controle
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: AR305.1 - SID - Servicio de Información y Documentación


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Id: biblio-1127524
Autor: Coutinho, Mayara Karolina Alvarenga Recaldes Gomes.
Título: O conto como objeto mediador: uma experiência com grupos com universitários / The short story as a mediator object: a group experience with university students / El cuento como objeto mediador: una experiencia de grupos con estudiantes universitarios
Fonte: Vínculo;17(1):119-137, jan.-jun. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo geral deste trabalho é relatar a experiência de um grupo operativo temático com universitários que utilizou uma peça literária (conto) como objeto mediador, problematizando o uso deste dispositivo como um meio de cuidado em saúde mental na universidade. Realiza-se a análise de uma sessão do grupo operativo com o tema "família" à luz do referencial teórico da psicanálise vincular e do trabalho com grupos em instituições. Resultados: a constituição dos grupos levou em consideração as especificidades do público universitário e o vínculo com a instituição; o conto é um objeto cultural pré-constituído que mobiliza o pré-consciente e favorece os processos de simbolização; a escolha do conto como objeto mediador nos grupos relatados está em consonância com a tarefa primária da instituição universitária; o dispositivo apresentado constituiu-se como espaço de simbolização das experiências vividas na universidade e nas relações interpessoais, com potencial para a elaboração do sofrimento psíquico do jovem universitário. O grupo mediado por contos mostrou-se como um dispositivo de cuidado em saúde mental dos universitários a ser investigado e sistematizado, tendo em vista a ampliação da preocupação com os agravos à saúde mental na instituição universitária.

The general objective of this paper is to report the experience of a thematic operative group with university students who used a literary piece (short story) as a mediator object, problematizing the use of this device as a means of mental health care in the university. It is performed the analysis of a session of the operative group with the theme "family" in the light of the theoretical framework of psychoanalysis linkage and the work with groups in institutions. Results: the constitution of the groups took into account the specificities of the university public and the bond with the institution; the short story is a pre-constituted cultural object that mobilizes the preconscious and favors the processes of symbolization; the choice of the short story as a mediator object in the reported groups is in line with the primary task of the university institution; the presented device was constituted as a space of symbolization of the experiences lived in the university and in the interpersonal relations, with potential for the elaboration of the psychic suffering of the young university student. The group mediated by short stories proved to be a mental health care device for university students to be investigated and systematized, with a view to increasing concern about mental health problems in the university institution.

El objetivo general de este trabajo es informar la experiencia de un grupo operativo temático con estudiantes universitarios que utilizaron una pieza literaria (cuento) como objeto mediador, problematizando el uso de este dispositivo como un medio de atención de salud mental en la universidad. El análisis de una sesión del grupo operativo con el tema "familia" se realiza a la luz del marco teórico del psicoanálisis vincular y del trabajo con grupos en instituciones. Resultados: la constitución de los grupos tuvo en cuenta las especificidades del público universitario y el vínculo con la institución; el cuento es un objeto cultural preconstituido que estimula el preconsciente y favorece los procesos de simbolización; la elección del cuento como objeto mediador en los grupos informados está en línea con la tarea principal de la institución universitaria; el dispositivo presentado se constituyó como un espacio de simbolización de las experiencias vividas en la universidad y en las relaciones interpersonales, con potencial para la elaboración del sufrimiento psíquico del joven universitario. El grupo mediado por cuentos demostró ser un dispositivo de cuidado en la salud mental para estudiantes universitarios para ser investigado y sistematizado, tiendo en cuenta el aumento de la preocupación por los problemas de salud mental en la institución universitaria.
Descritores: Ansiedade
Psicanálise
Ajustamento Social
Estresse Psicológico
Estudantes
Universidades
Saúde Mental
Saúde do Estudante
Educação Superior
Atenção à Saúde
Relações Interpessoais
Apego ao Objeto
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1012072
Autor: Silva, Jorge Luiz da; Oliveira, Wanderlei Abadio de; Mello, Flávia Carvalho de Malta; Prado, Rogério Ruscitto do; Silva, Marta Angélica Iossi; Malta, Deborah Carvalho.
Título: Prevalência da prática de bullying referida por estudantes brasileiros: dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, 2015 / Prevalencia de la práctica de acoso escolar por estudiantes brasileños: datos de la Investigación Nacional de Salud del Escolar, 2015 / Prevalence of practice of bullying reported by Brazilian students: data from the National School Health Survey, 2015
Fonte: Epidemiol. serv. saúde;28(2):e2018178, 2019. tab.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: identificar a prática de bullying referida por estudantes brasileiros, segundo o sexo, a idade e a localização geográfica. Métodos: estudo transversal, estruturado em duas amostras nacionais da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) de 2015; participaram do estudo 102.301 estudantes, amostra nacionalmente representativa; a coleta de dados ocorreu mediante questionário autoaplicável. Resultados: a prevalência de prática de bullying foi de 19,8% (IC95% - 19,2;20,3), com maior ocorrência na região Sudeste do país (22,2% - IC95% 21,1;23,4) e no estado de São Paulo (24,2% - IC95% 22,3;26,2), embora a cidade com maior prevalência tenha sido Boa Vista (25,5% - IC95% 22,9;28,1), capital do estado de Roraima; meninos (24,2% - IC95% 23,4;25,0) praticaram mais bullying que meninas (15,6% - IC95% 14,9;16,2), assim como os estudantes mais jovens, de 13 a 15 anos (22,0% - IC95% 20,4;23,6). Conclusão: observou-se maior prática referida de bullying por adolescentes da região Sudeste, indivíduos do sexo masculino, e entre os mais jovens.

Objetivo: identificar la práctica de acoso escolar por estudiantes brasileños, según sexo, edad y localización geográfica. Métodos: estudio transversal, estructurado en dos muestras nacionales de la Investigación Nacional de Salud del Escolar (PeNSE) de 2015; participaron del estudio 102.301 estudiantes, muestra nacionalmente representativa; la recolección de datos ocurrió mediante cuestionario autoaplicable. Resultados: la prevalencia de la práctica de acoso fue del 19,8% (IC95% 19,2;20,3), con mayor incidencia en la región Sudeste del país (22,2% - IC95% 21,1;23,4) y en el Estado de São Paulo (24,2% - IC95% 22,3;26,2), aunque la ciudad con mayor prevalencia fue Boa Vista (25,5% - IC95% 22,9;28,1), capital del Estado de Roraima; los niños (24,2% - IC95% 23,4;25,0) practicaron más acoso que las niñas (15,6% - IC95% 14,9;16,2), así como los estudiantes más jóvenes, de 13 a 15 años (22,0% - IC95% 20,4;23,6). Conclusión: se observó mayor práctica de acoso moral por adolescentes de la región Sudeste, de sexo masculino, y entre los más jóvenes.

Objective: to identify the practice of bullying reported by Brazilian students, according to sex, age and geographical location. Methods: this was a cross-sectional study based on two national samples from the National School Health Survey (PeNSE), 2015; a total of 102,301 students participated in the study forming a nationally representative sample; data were collected through a self-administered questionnaire. Results: bullying prevalence was 19.8% (95%CI - 19.2;20.3), with higher prevalence in the Southeast region of the country (22.2% - 95%CI 21.1;23.4), and in the State of São Paulo (24.2% - 95%CI 22.3;26.2), however the city with the highest prevalence was Boa Vista (25.5% - 95%CI 22.9;28.1), capital of the State of Roraima; boys (24.2% - 95%CI 23.4;25.0) practiced more bullying than girls (15.6% - 95%CI 14.9;16.2), as did younger students aged 13 to 15 years (22.0% - 95%CI 20.4;23.6). Conclusion: higher rates of reported bullying practices were found among adolescents from the Southeast region, among male and younger students.
Descritores: Serviços de Saúde Escolar
Saúde do Estudante
Saúde do Adolescente/estatística & dados numéricos
Agressão/psicologia
Bullying/psicologia
Bullying/estatística & dados numéricos
-Estudantes/psicologia
Violência/estatística & dados numéricos
Brasil/epidemiologia
Agenda de Pesquisa em Saúde
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Responsável: BR275.1 - Biblioteca



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