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Id: biblio-1283954
Autor: Gruber, André Gabriel; 0000-0002-9197-8623Pereira, Pablo Michel Barcelos; Cassol, Maria Eduarda Grasel; Portela, Williams Ferreira; Bitencourt, Rafael Mariano de; Goldim, Mariana Pereira de Souza.
Título: Sexually transmitted infections in indigenous communities of the Alto Rio Solimões / Infecções sexualmente transmissíveis em comunidades indígenas do Alto Rio Solimões
Fonte: DST j. bras. doenças sex. transm;33:1-5, 2021.
Idioma: en.
Resumo: Introduction: The prevalence of sexually transmitted infections (STI) among indigenous communities is an appalling issue related to Brazilian public health, as there is an increasing underreporting and neglect related to the study and care of these people. Objective: To determine the prevalence of STI in the indigenous population of the Alto Rio Solimões. Methods: STI diagnostic records from the database of the Indigenous Health Care Information System - SIASI, of the indigenous communities of the Alto Rio Solimões, belonging to the Nova Itália base, in Amazonas, were evaluated during the period from January 2010 to August 2020. Sociodemographic data were also evaluated to determine the profile of the diagnosed indigenous population and the geographical and temporal distribution of cases. Results: The overall prevalence rate of STIs was 3.91% (113 notifications of STI in the population of 2890 indigenous people). The largest number of diagnosed cases was in Nova Itália (60.17%). The ethnic group with the highest number of cases was Tikuna (92.03%). Among the STI studied, gonorrhea / chlamydia had the highest prevalence (68.14%), followed by Hepatitis B (13.27%) and Syphilis (10.61%). Most cases were found among women (71.7%), aged 30­34 years. Conclusion: A higher prevalence of STIs was observed in indigenous women, mainly from the Nova Itália town and the Tikuna ethnic group.

Introdução: A prevalência das infecções sexualmente transmissíveis (IST) entre comunidades indígenas é um tema consternador relacionado à saúde pública brasileira, pois há crescente subnotificação e negligência relacionada ao estudo e ao cuidado desses povos. Objetivo: Determinar a prevalência de IST na população indígena do Alto Rio Solimões. Métodos: Foram avaliados os registros diagnósticos de IST da base de dados do Sistema de Informação da Atenção à Saúde Indígena (SIASI), das comunidades indígenas do Alto Rio Solimões, pertencentes ao polo-base de Nova Itália, no Amazonas, durante o período de janeiro de 2010 a agosto de 2020. Também foram avaliados dados sociodemográficos para determinação do perfil da população indígena diagnosticada e a distribuição geográfica e temporal dos casos. Resultados: A taxa de prevalência geral de IST foi de 3,91% (113 notificações de IST na população de 2.890 indígenas). O maior número de casos diagnosticados foi em Nova Itália (60,17%). A etnia com maiores números de casos foi a Tikuna (92,03%). Entre as IST estudadas, gonorreia/clamídia tiveram a maior prevalência (68,14%), seguidas por hepatite B (13,27%) e sífilis (10,61%). A maioria dos casos ocorreu entre mulheres (71,7%) e na faixa de 30­34 anos. Conclusão: Observou-se maior prevalência de IST em mulheres indígenas, principalmente do município de Nova Itália e da etnia Tikuna
Descritores: Doenças Sexualmente Transmissíveis/epidemiologia
Saúde de Populações Indígenas
-Brasil/epidemiologia
Índios Sul-Americanos
Prevalência
Sistemas de Informação em Saúde
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Recém-Nascido
Lactente
Pré-Escolar
Criança
Adolescente
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Responsável: BR2499


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Id: biblio-1284227
Autor: Trindade, Lidiane de Nazaré Mota,; Nogueira, Laura Maria Vidal,; Gomes, Elisângela Silva,; Guimarães-Neto, Juarez Távora,; Costa, Nataly Yuri,; Santos, Sávio Felipe Dias,; Rodrigues, Ivaneide Leal Ataíde,.
Título: Panorama epidemiológico do HIV em gestantes indígenas e não indígenas no estado do Pará / Epidemiological overview of HIV in indigenous and non-indigenous pregnant women in the state of Para
Fonte: Rev. eletrônica enferm;23:1-8, 2021.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: Analisar o perfil epidemiológico da infecção pelo HIV em gestantes indígenas e não indígenas no estado do Pará. Métodos: Estudo epidemiológico, transversal, realizado a partir de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação referentes ao período de 2010 a 2017. Resultados: As taxas de detecção de HIV em gestantes apresentaram tendência de crescimento nos dois grupos étnicos. O acompanhamento pré-natal mostrou-se importante para a triagem sorológica do HIV nas populações estudadas. Conclusão: Os elevados índices de HIV em gestantes, especialmente entre indígenas, evidenciam a necessidade de adequação da política e diretrizes de prevenção do HIV/aids de modo a torná-las culturalmente adequadas para os diferentes contextos étnicos. Além disso, torna-se imprescindível a ampliação das medidas de prevenção e diagnóstico do HIV em momentos que antecedem a gestação a fim de interromper a cadeia de transmissão do vírus.

Objective: To analyze the epidemiologic profile of HIV infection in indigenous and non-indigenous pregnant women in the state of Para. Methodology: Cross-sectional epidemiologic study based on data from 2010 to 2017 collected from the Sistema de Informação de Agravos de Notificação (System for Notifiable Diseases). Results: HIV detection rates in pregnant women showed a growth trend in both ethnic groups. Prenatal care proved to be essential in the serological screening of HIV in the populations studied. Conclusion: The high rates of HIV among indigenous women point to the need to have culturally appropriate HIV/AIDS prevention policies and guidelines for different ethnic contexts. In addition, HIV prevention and diagnosis measures before pregnancy must be expanded to break the virus chain of infection.
Descritores: Infecções por HIV
Saúde de Populações Indígenas
-Vulnerabilidade Social
Limites: Gravidez
Responsável: BR584.1 - Biblioteca Central BSCAN


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Id: biblio-1223763
Autor: Chango Sanipatín, Rocío Maribel; Saltos Llerena, Irma Jeannette.
Título: Metabolismo social en la comunidad Huaorani (Ecuador) en relación a las dimensiones comunitarias de salud / Social metabolism in the Huaorani community (Ecuador) in relation to community health dimensions
Fonte: Horiz. enferm;31(1):116-132, maio.2020.
Idioma: es.
Resumo: INTRODUCCIÓN: El metabolismo social es una relación entre la naturaleza y la sociedad, aparece previamente bajo condiciones pre-sociales o histórico-naturales de los seres humanos, dicho fenómeno implica el conjunto de procesos en donde los seres humanos organizados en sociedad, se apropian, circulan, transforman, consumen y excretan, materiales y/o energías provenientes del mundo natural. OBJETIVOS: analizar el desarrollo del metabolismo social a través del tiempo en dos comunidades Huaoranís y su relación a dimensiones comunitarias de salud. METODOLOGÍA: Investigación cualitativa de tipo fenomenológico, se aplicó la entrevista en profundidad a los líderes de cada comunidad y entrevista semiestructurada al personal de salud, bajo criterios de rigor de Calderón. RESULTADOS: Las comunidades Huaoranís Gareno y Tiwino Huao han sufrido diferentes cambios a través de la historia, debido a factores como; la evangelización, inserción de las petroleras, mestizaje, inserción de extranjeros, el sector salud ha reconocido dificultades a las que se enfrentan por lo agreste de la geografía, así como las barreras culturales. Hay logros que motivan a continuar en el objetivo trazado en beneficio de los pobladores Huaorani, y las diferentes estrategias" de promoción de salud. CONCLUSIONES: La comunidad indígena de los Huaoranís después de sufrir un Metabolismo Social, en las interacciones entre la sociedad y el medio ambiente, se determinó una trasformación real en la; vestimenta, idioma, cosmovisión, nivel económico, político, social, costumbres, medicina ancestral, en este proceso el Estado creó políticas, estrategias y programas acorde a la realidad socioeconómica y geográfica de los pueblos indígenas, Pese aquello hay poca efectividad de los procesos de fortalecimiento de las Dimensiones Comunitarias de Salud, en la población indígena, debido que el personal sanitario, no demuestre el dominio de "competencias culturales" entre estas, la habilidad y capacidad para interactuar y negociar con grupos culturalmente diversos, poca comprensión de los factores sociales y culturales y de salud de los pueblos indígenas.

INTRODUCTION: Social metabolism is a relationship between nature and society, it appears previously under pre-social or historical-natural conditions of human beings, this phenomenon implies the set of processes in which human beings organized in society, appropriate, circulate, they transform, consume and excrete materials and / or energies from the natural world. OBJECTIVES: to analyze the development of social metabolism over time in two Huaoranís communities and their relationship to community health dimensions. METHODOLOGY: Qualitative research of phenomenological type, the in-depth interview was applied to the leaders of each community and semi-structured interview to the health personnel, under Calderón's criteria of rigor. RESULTS: The Huaoranís Gareno and Tiwino Huao communities have undergone different changes throughout history, due to factors such as; Evangelization, insertion of oil companies, miscegenation, insertion of foreigners, the health sector has recognized difficulties faced by the rugged geography, as well as cultural barriers. There are achievements that motivate the continuation of the objective set for the benefit of the Huaorani residents, and the different strategies of health promotion: CONCLUSIONS: the indigenous community of the Huaoranís after suffering a social metabolism, in the interactions between society and society. environment, a real transformation in the; clothing, language, worldview, economic level, political, social, customs, ancestral medicine, in this process the State created policies, strategies and programs according to the socio-economic and geographical reality of indigenous peoples, Despite our little strategy of the processes of Strengths of the community dimensions of health, in the indigenous population, due to health personnel, do not demonstrate the mastery of "cultural competencies" between them, the ability and ability to interact and negotiate with culturally diverse groups, poor understanding of social factors and cultural and health of indigenous peoples.
Descritores: Saúde de Populações Indígenas
Povos Indígenas/educação
Promoção da Saúde/organização & administração
-Saúde Ambiental
Pesquisa Qualitativa
Equador
Competência Cultural
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1058413
Autor: Orellana, Jesem Douglas Yamall; Souza, Cynthia Costa de; Souza, Maximiliano Loiola Ponte de.
Título: Hidden Suicides of the Indigenous People of the Brazilian Amazon: Gender, Alcohol and Familial Clustering / Suicidios ignorados de indígenas de la Amazonia brasileña: sexo, alcohol y vínculo parental
Fonte: Rev. colomb. psiquiatr;48(3):133-139, jul.-set. 2019. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Objective: To evaluate the coverage, characteristics and the risk of suicide in the indigenous people of Tabatinga in the Brazilian Amazon. Methods: An active surveillance strategy for suicide cases was used: records of the Ministry of Health, the Municipal Health Secretariat, the Special Indigenous Health District of the Upper River Solimões (Distrito Sanitario Especial Indígena Alto Río Solimões), the Military Hospital of Tabatinga, the National Indian Foundation (Fundación Nacional del Indio) and the civil registry offices were examined from 2007 to 2011 for individuals over 9 years of age. Adjusted rates were estimated using the direct method and according to age. A descriptive analysis was performed and the hypothesis tests were considered significant if p-values were <0.05. Results: The coverage of indigenous suicide was 82.8%, since 11 (17.2%) were classified as hidden suicides. For men between 15 and 29 years of age, and for women aged from 12 to 20 years, the probability of suicide was around 70.0%. In 17.2% of the sample there was a record of alcohol consumption before death and relationship between victims. The corrected adjusted mortality rate was 111.7/100,000 (95% CI, 84.6-148.6). Conclusions: The risk of suicide in the indigenous people of the Tabatinga is very high. Coping strategies should consider the complex relationship between suicide and alcohol consumption, gender differences and the existence of vulnerable groups, such as young people, especially those with close relatives who have committed suicide.

Resumen Objetivo: Evaluar el alcance, las características y el riesgo de suicidio de los indígenas de Tabatinga, en la Amazonia brasileira. Métodos: Se utilizó una estrategia de vigilancia activa del suicidio y se examinaron los registros de mayores de 9 años, de 2007-2011, del Ministerio de Salud, la Secretaría Municipal de Salud, el Distrito Sanitario Especial Indígena Alto Río Solimões, el Hospital Militar de Tabatinga, la Fundación Nacional del Indio y la notaría del Registro Civil. Las tasas ajustadas se calcularon utilizando el método directo, según la edad. Se realizó un análisis descriptivo y se consideró que las pruebas de hipótesis eran significativas si p < 0,05. Resultados: El alcance del suicidio indígena fue del 82,8%, ya que 11 (17,2%) se clasificaron como suicidios ocultos. Alrededor del 70,0% de la probabilidad de suicidio de los varones se situó a los 15-29 años y la de las mujeres, a los 12-20 años. En el 17,2% de la muestra, se registró consumo de alcohol antes de la muerte y relación parental entre las víctimas. La tasa de mortalidad ajustada corregida fue 111,7/100.000 (IC95%, 84,6-148,6). Conclusiones: El riesgo de suicidio de los indígenas de Tabatinga es muy alto. Las estrategias de afrontamiento deben considerar la compleja relación entre el suicidio y el consumo de alcohol, las diferencias de sexo y la existencia de grupos vulnerables, como los jóvenes, especialmente aquellos con parientes cercanos que ya cometieron suicidio.
Descritores: Suicídio
Saúde de Populações Indígenas
Povos Indígenas
-Brasil
Família
Morte
Conduta Expectante
Índio
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: CO78 - Asociación Colombiana de Psiquiatría


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-417174
Autor: Pinho, Osmundo.
Título: Diálogos sobre raça e saúde na América Latina / Race and Health Dialogues in Latin America
Fonte: Physis (Rio J.);14(2):417-423, 2004.
Idioma: pt.
Descritores: Sexualidade
Grupos de Populações Continentais
Direitos Sexuais e Reprodutivos
Origem Étnica e Saúde
Saúde das Minorias Étnicas
Política de Saúde
-Brasil
Saúde de Populações Indígenas
Racismo
América Latina
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Id: biblio-1255042
Autor: Packeiser, Priscila Becker; Castro, Mauro Silveira de.
Título: Avaliação do processo de dispensação de medicamentos na saúde indígena por meio da simulação de atendimento / Drug dispensing process evaluation in Brazilian indigenous health care using simulation
Fonte: Clin. biomed. res;41(1):39-47, 2021. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: A atuação do farmacêutico no atendimento da população indígena ainda é pouco explorada no Brasil. Em 2016, foi realizado curso de capacitação em parceria com o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul para profissionais farmacêuticos atuantes na saúde indígena visando atender as necessidades e especificidades desta população específica. Uma das etapas do curso foi a realização da simulação da dispensação de medicamentos como forma de aprimoramento e consolidação dos conhecimentos. Métodos: Estudo transversal e retrospectivo que avaliou as gravações das simulações de dispensação de medicamentos a pacientes indígenas através de formulário específico. Resultados: A pontuação geral dos participantes variou de 2,4 a 8,3 pontos. Os casos de infecção pediátrica foram os que apresentaram o pior desempenho entre os participantes. A média de tempo para realização da dispensação foi de 8,8 minutos. Em relação ao conhecimento técnico, os participantes apresentaram uma média de 4,4 pontos. Conclusão: O baixo desempenho dos participantes nas simulações reflete o despreparo dos farmacêuticos para realizarem a dispensação de medicamentos a pacientes indígenas. As limitações quanto as barreiras linguísticas e culturais foram identificadas de forma marcante na avaliação das simulações. (AU)

Introduction: The pharmacist's role in providing care to the indigenous population is still little explored in Brazil. In 2016, a training course sponsored by the Ministry of Health and the Federal University of Rio Grande do Sul was offered for pharmaceutical professionals working in indigenous health care to meet the needs and specificities of this population. One of the course sections was based on drug dispensing simulation as a way of improving and consolidating knowledge. Methods: This cross-sectional, retrospective study evaluated recordings of drug dispensing simulations with indigenous patients using a specific form. Results: The overall score of the participants ranged from 2.4 to 8.3 points. The cases of pediatric infection had the worst performance among the participants. The mean dispensing time was 8.8 minutes. Regarding technical knowledge, the participants had a mean score of 4.4 points. Conclusion: The poor performance of the participants in the simulations reflects pharmacists' lack of preparation to dispense medications to indigenous patients. Limitations regarding language and cultural barriers were markedly identified in the evaluation of simulations. (AU)
Descritores: Simulação de Paciente
Saúde de Populações Indígenas
Dispensários de Medicamentos
-Estudos Transversais
Educação à Distância/métodos
Responsável: BR18.1 - Biblioteca FAMED/HCPA


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Id: biblio-892553
Autor: Lozano-Ordoñez, Eduardo; Salazar-Henao, Miriam.
Título: Evolución histórico-política de la salud indígena en caldas: aproximación a la determinación social en salud / Historical-political evolution of indigenous health policy in caldas: an approach to social determination in health / Evolução histórica- política da saúde indígena em caldas: aproximação à determinão social em saúde
Fonte: Hacia promoc. salud;23(1):125-140, ene.-jun. 2018.
Idioma: es.
Resumo: Resumen Objetivo: Realizar una aproximación histórica a la evolución del proceso de la salud y la enfermedad en la población indígena del municipio de Riosucio, Caldas, visualizando la determinación social en salud. Método: Se realizó una búsqueda, selección y revisión temática de artículos originales y secundarios escritos en inglés y español, entre 2005 y 2015, en diferentes bases de datos: MedlinePlus, SciELO, PubMed, Cochrane, SeDICI, Dialnet, Latindex y Redalyc. Resultados: Se revisaron 70 artículos, 50 tenían inclusión directa o indirecta sobre la situación histórica o actual de la salud indígena. Esta aproximación histórica a la evolución del proceso de la salud se organizó en tres etapas: la primera que incluye desde la época precolombina, La Conquista, La Colonia hasta mediados del siglo XVII; la segunda entre los siglos XVIII, XIX, e inicios del XX y la tercera etapa a la luz de los cambios que generó la Ley 100 en Colombia, en donde converge la determinación en el campo de la salud indígena con la salud autóctona de la cultura Emberá Chamí. Conclusiones: La población Emberá Chamí, en el departamento de Caldas, es una muestra clara de la situación actual de las condiciones indígenas; destacando principalmente la interculturalidad como fenómeno irreversible y obligatorio en su espacio y tiempo. Saber cómo manejar esta interculturalidad es probablemente la clave de la conservación de la cultura indígena en todos los resguardos de Colombia.

Abstract Objective: To carry out a historical approach to the evolution of the health and disease processes in the indigenous population in the municipality of Riosucio, Caldas, visualizing the social determination in health. Method: A search, selection and thematic review of original and secondary articles written in English and Spanish, published between 2005 and 2015 in the different databases: Medline plus, Scielo, Pubmed, Cochrane, Sedeci, Dialnet, Latindex and Redalyc was made. Results: A total of 70 articles, of which 50 have direct or indirect inclusion on the historical or current situation of indigenous health, were reviewed. This historical approach to the evolution of the health process was organized in three stages: the first stage includes the pre-Columbian era, the conquest, the colony until the middle 17th century; the second stage includes the eighteenth, nineteenth, the beginning of the twentieth century; and the third stage includes the changes brought about by Law 100 in Colombia, where the determination in the field of indigenous health converges with the native health of the Embera Chamí culture. Conclusions: The Embera Chami population in the department of Caldas is a clear example of the current situation of indigenous conditions, highlighting mainly interculturality as an irreversible and obligatory phenomenon in their space and time. Knowing how to handle this interculturality is, probably, the key to preserving indigenous culture in all Colombian shelters.

Resumo Objetivo: Realizar uma aproximação histórica à evolução do processo da saúde e a doença na povoação indígena do município de Riosucio, Caldas, visualizando a determinação social em saúde. Método: Realizou se uma busca, uma seleção e revisão temática de artigos originais e secundários escritos em inglês e espanhol, entre 2005 e 2015, em diferentes bases de dados: MedlinePlus, SciELO, PubMed, Cochrane, SeDICI, Dialnet, Latindex e Redalyc. Resultados: Revisaram se 70 artigos, 50 tinham inclusão direta ou indireta sobre a situação histórica ou atual da saúde indígena. Esta aproximação histórica à evolução do processo da saúde se organizou em três etapas: a primeira que inclui desde a época précolombina, A Conquista, A Colônia até mediados do século XVII; a segunda entre os séculos XVIII, XIX, e inícios do XX e a terceira etapa à luz dos câmbios que gerou a Lei 100 em Colômbia, onde converge a determinação no campo da saúde indígena com a saúde autóctone da cultura Emberá Chamí "Grupo indígena que pertence a região de Riosucio Caldas- Colômbia. Conclusões: A povoação Emberá Chamí, no departamento de Caldas, é uma mostra clara da situação atual das condições indígenas; destacando principalmente a interculturalidade como fenômeno irreversível e obrigatório em seu espaço e tempo. Saber como controlar esta interculturalidade é provavelmente a chave da conservação da cultura indígena em todos os resguardos de Colômbia.
Descritores: Saúde de Populações Indígenas
-Competência Cultural
Determinantes Sociais da Saúde
Povos Indígenas
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: CO54.4


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Id: biblio-1134006
Autor: Peña-Redondo, Melisa Inés; Velásquez-Gutiérrez, Vilma F.
Título: Comprendiendo el significado del puerperio para las indígenas embera katíos de Tierralta, Córdoba, 2018 / Understanding the meaning of the puerperium for the embera indigenous of Tierralta, Cordoba, 2018 / Compreendendo o significado do puerpério para as indígenas embera katíos de Tierralta, Córdoba, 2018
Fonte: Hacia promoc. salud;25(2):94-108, julio 01, 2020. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: Resumen Introducción: La diversidad cultural y étnica de los pueblos indígenas en Colombia hace necesario adoptar un enfoque diferencial en salud de las distintas culturas. Objetivo: Comprender el significado del puerperio asignado por la indígena embera katío, del municipio de Tierralta Córdoba, 2017-2018. Método: estudio etnográfico. Muestra teórica con 13 participantes claves; se emplearon los métodos de observación participante y entrevistas a profundidad. El análisis fue guiado por la propuesta de Leininger. Consideró aspectos éticos. Resultados: puerperio, denominado recién parida, es un período de cambios e incertidumbre, entre felicidad y peligro de enfermar o morir, que consta de cuatro patrones culturales: 1. Recién parida mi cuerpo cambia física y mentalmente; 2. recién parida sientes felicidad de estar acompañada y viva; 3. la recién parida está en peligro y siente temor a enfermar y a morir; 4. un tejido de atenciones y enseñanzas para cuidarme. Conclusiones: las puérperas embera katío consideran el puerperio como un proceso de cambios e incertidumbre, que puede ser peligroso por factores naturales, físicos y emocionales, que genera temor a enfermar o morir. Reconocen que su cuerpo debe recuperarse y cerrarse después del parto para no padecer enfermedades, y requieren de un tejido de acompañamiento entre atenciones brindadas especialmente por la familia y cuidados de sí mismas.

Abstract Introduction: The cultural and ethnic diversity of indigenous peoples in Colombia makes it necessary to adopt a differential approach to the health of different cultures. Objective: To understand the meaning of puerperium assigned by the Embera Katío, from the municipality of Tierralta, Córdoba, 2017-2018. Method: ethnographic study. Theoretical sample with 13 key participants. Participant observation methods and in-depth interviews were used. The analysis was guided by Leininger's proposal. Ethical aspects were considered. Results: The puerperium, called "Recién Parida", is a period of change and uncertainty between happiness and danger of getting sick or dying, which consists of four cultural patterns: 1. Just after giving birth my body changes physically and mentally; 2. Right after giving birth I feel happy to be accompanied and alive; 3. Just after giving birth, I am in danger and I am afraid of getting sick and die; 4. A hatch of attention and teachings to take care of me. Conclusions: Embera Katío puerperal women consider puerperium as a process of change and uncertainty which can be dangerous due to natural, physical and emotional factors which generate fear of illness or death. They recognize that their body must recover and close after childbirth in order not to suffer from diseases, and they require a hatch of accompaniment between the care provided especially by the family and self-care.

Resumo Introdução: A diversidade cultural e étnica dos povos indígenas na Colômbia faz necessário adotar um enfoque diferencial em saúde das distintas culturas. Objetivo: Compreender o significado do puerpério assignado pela indígena embera katío, do município de Tierralta Córdoba, 2017-2018. Método: estudo etnográfico. Amuestra teórica com 13 participantes da pesquisa; se empregaram os métodos de observação participante e entrevistas a profundidade. O análise foi guiado pela proposta de Leininger. Considerou aspectos éticos. Resultados: puerpério, denominado "recién parida" (pós-parto), é um período de câmbios e incerteza, entre felicidade e perigo de adoecer ou morrer, que consta de quatro padrões culturais: 1. (Pós-parto) meu corpo cambia física e mentalmente; 2. (Pósparto) sente felicidade de estar acompanhada e viva; 3. (Pós-parto) a indígena está em perigo e sente temor de adoecer e morrer; 4. Um conjunto de atenções e ensinos para cuidar-me. Conclusões: As embera katíos depois do pós-parto consideram o puerpério como um processo de câmbios e incerteza, que pode ser perigoso por fatores naturais, físicos e emocionais, que gera temor a adoecer ou morrer. Reconhecem que seu corpo deve recuperar-se e fechar-se depois do parto para não sofrer doenças, e precisam dum conjunto de acompanhamento entre atenções brindadas especialmente pela família e cuidados de si mesmas.
Descritores: Saúde de Populações Indígenas
-Período Pós-Parto
Povos Indígenas
Antropologia Cultural
Limites: Feminino
Gravidez
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CO54.4


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Id: biblio-1121884
Autor: Peña Redondo, Melisa Inés; Velásquez Gutiérre, Vilma F.
Título: Comprendiendo el significado del puerperio para las indígenas embera katíos de Tierralta, Córdoba, 2018 / Understanding the meaning of the puerperium for the embera indigenous of Tierralta, Cordoba, 2018 / Compreendendo o significado do puerpério para as indígenas embera katíos de Tierralta, Córdoba, 2018
Fonte: Hacia promoc. salud;25(2):94-108, julio 01, 2020. graf.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: La diversidad cultural y étnica de los pueblos indígenas en Colombia hace necesario adoptar un enfoque diferencial en salud de las distintas culturas. Objetivo: Comprender el significado del puerperio asignado por la indígena embera katío, del municipio de Tierralta Córdoba, 2017-2018. Método: estudio etnográfico. Muestra teórica con 13 participantes claves; se emplearon los métodos de observación participante y entrevistas a profundidad. El análisis fue guiado por la propuesta de Leininger. Consideró aspectos éticos. Resultados: puerperio, denominado recién parida, es un período de cambios e incertidumbre, entre felicidad y peligro de enfermar o morir, que consta de cuatro patrones culturales: 1. Recién parida mi cuerpo cambia física y mentalmente; 2. recién parida sientes felicidad de estar acompañada y viva; 3. la recién parida está en peligro y siente temor a enfermar y a morir; 4. un tejido de atenciones yenseñanzas para cuidarme. Conclusiones: las puérperas embera katío consideran el puerperio como un proceso de cambios e incertidumbre, que puede ser peligroso por factores naturales, físicos y emocionales, que genera temor a enfermar o morir. Reconocen que su cuerpo debe recuperarse y cerrarse después del parto para no padecer enfermedades, y requieren de un tejido de acompañamiento entre atenciones brindadas especialmente por la familia y cuidados de sí mismas.

Introduction: The cultural and ethnic diversity of indigenous peoples in Colombia makes it necessary to adopt a differential approach to the health of different cultures. Objective: To understand the meaning of puerperium assigned by the Embera Katío, from the municipality of Tierralta, Córdoba, 2017-2018. Method: ethnographic study. Theoretical sample with 13 key participants. Participant observation methods and in-depth interviews were used. The analysis was guided by Leininger's proposal. Ethical aspects were considered. Results: The puerperium, called "Recién Parida", is a period of change and uncertainty between happiness and danger of getting sick or dying, which consists of four cultural patterns: 1. Just after giving birth my body changes physically and mentally; 2. Right after giving birth I feel happy to be accompanied and alive; 3. Just after giving birth, I am in danger and I am afraid of getting sick and die; 4. A hatch of attention and teachings to take care of me. Conclusions: Embera Katío puerperal women consider puerperium as a process of change and uncertainty which can be dangerous due to natural, physical and emotional factors which generate fear of illness or death. They recognize that their body must recover and close after childbirth in order not to suffer from diseases, and they require a hatch of accompaniment between the care provided especially by the family and self-care

Introdução: A diversidade cultural e étnica dos povos indígenas na Colômbia faz necessário adotar um enfoque diferencial em saúde das distintas culturas. Objetivo: Compreender o significado do puerpério assignado pela indígena embera katío, do município de Tierralta Córdoba, 2017-2018. Método: estudo etnográfico. Amuestra teórica com 13 participantes da pesquisa; se empregaram os métodos de observação participante e entrevistas a profundidade. O análise foi guiado pela proposta de Leininger. Considerou aspectos éticos. Resultados: puerpério, denominado "recién parida" (pós-parto), é um período de câmbios e incerteza, entre felicidade e perigo de adoecer ou morrer, que consta de quatro padrões culturais: 1. (Pós-parto) meu corpo cambia física e mentalmente; 2. (Pósparto) sente felicidade de estar acompanhada e viva; 3. (Pós-parto) a indígena está em perigo e sente temor de adoecer e morrer; 4. Um conjunto de atenções e ensinos para cuidar-me. Conclusões: As embera katíos depois do pós-parto consideram o puerpério como um processo de câmbios e incerteza, que pode ser perigoso por fatores naturais, físicos e emocionais, que gera temor a adoecer ou morrer. Reconhecem que seu corpo deve recuperar-se e fechar-se depois do parto para não sofrer doenças, e precisam dum conjunto de acompanhamento entre atenções brindadas especialmente pela família e cuidados de si mesmas.
Descritores: Período Pós-Parto
-Enfermagem em Saúde Comunitária
Saúde de Populações Indígenas
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CO54.4


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Id: biblio-882839
Autor: Delgadillo Álvarez, Dulce M. C.
Título: Aproximaciones sobre el panorama epidemiológico en América Latina durante cinco siglos / Approaches of the epidemiological view in Latin America during five centuries
Fonte: Cienc. tecnol. salud;4(1):68-78, 20170600.
Idioma: es.
Resumo: Hace apenas 524 años la vida de los habitantes del continente americano cambió radicalmente, luego de la conquista y colonización europea. No se sabe mucho de la idea que tenían los pueblos prehispánicos sobre la salud pública; ni siquiera se sabe con certeza qué enfermedades padecían los nativos americanos antes del descubrimiento del continente. La historia de los pueblos surgidos de la conquista en relación a las políticas de salud ha estado marcada por los intereses políticos, pero sobre todo económicos de los países colonizadores. Este, es un recuento breve de esa historia.

Since 524 years ago the life of the inhabitants of the Americas changed radically after the conquest and European colonization. Not much is known of the idea faced by prehispanic peoples on public health; not even know with certainty which diseases suffered American natives before the discovery of the continent. The history of peoples emerged from the conquest in relation to health policy has been marked by political but above all economic interests of countries colonizers. This is a brief account of that history.
Descritores: Saúde Pública/legislação & jurisprudência
Epidemias/história
-Morte
Saúde de Populações Indígenas/história
Pandemias/história
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: GT49.1



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