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Id: biblio-895323
Autor: Carretero, Gustavo Henrique.
Título: Adesão a movimentos totalitários e de massas: contribuições da teoria crítica da sociedade / Accession to totalitarian and masses movements: contributions of critical theory of society / Adhesión a los movimientos totalitarios y de masas: aportes de la teoría crítica de la sociedad
Fonte: Pesqui. prát. psicossociais;13(1):1-16, jan.-abr. 2018. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo tem como referencial a Teoria Crítica da Sociedade nos moldes propostos por T. W. Adorno e H. Marcuse. Foram analisadas três obras de Freud com o objetivo de demonstrar como algumas contradições culturais tornam-se subjetividade na obra desse autor e como algumas de suas formulações antecipam os processos regressivos engendrados nos indivíduos pelo capitalismo monopolista, principalmente o fenômeno das massas. O conceito freudiano de ambivalência emocional serve de subsídio à compreensão da adesão de indivíduos a ideais que lhes seriam contrários. Assim, libido e agressividade são manejadas pela cultura visando à adesão das massas e coletividades. Adorno e Marcuse tomam a psicanálise como instrumento de análise da realidade social e a articulam com suas análises sobre o capitalismo em uma perspectiva marxiana.

The article has as reference the Critical Theory of the Society in the molds proposed by T. W. Adorno and H. Marcuse. Three works by Freud were analyzed in order to demonstrate how some cultural contradictions become subjectivity in the work of this author and how some of his formulations anticipate the regressive processes engendered in the individuals by the monopoly capitalism, mainly the phenomenon of the masses. The Freudian concept of emotional ambivalence serves as a basis for understanding the adherence of individuals to ideals that would be contrary to them. Thus, libido and aggressiveness are managed by the culture aiming to join the masses and collectivities. Adorno and Marcuse take psychoanalysis as an instrument of analysis of social reality and articulate it with their analysis of capitalism in a Marxian perspective.

El artículo tiene como referencial la Teoría Crítica de la Sociedad en los moldes propuestos por T. W. Adorno y H. Marcuse. En ello se analizaron tres obras de Freud con el objetivo de demostrar cómo algunas contradicciones culturales se tornan subjetividad en la obra de ese autor y como algunas de sus formulaciones anticipan los procesos regresivos engendrados en los individuos por el capitalismo monopolista, principalmente el fenómeno de las masas. El concepto freudiano de ambivalencia emocional sirve de subsidio a la comprensión de la adhesión de individuos a ideales que les serían contrarios. Así, libido y agresividad son manejadas por la cultura visando la adhesión de las masas y colectividades. Adorno y Marcuse toman el psicoanálisis como instrumento de análisis de la realidad social y la articulan con sus análisis sobre el capitalismo desde una perspectiva marxiana.
Descritores: Psicanálise
Sociedades
-Psicologia
Cultura
Capitalismo
Teoria Crítica
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-624162
Autor: Zanolla, Silvia Rosa da Silva.
Título: O conceito de mediação em Vigotski e Adorno / The concept of mediation in Vigotski and Adorno
Fonte: Psicol. soc. (Online);24(1):5-14, jan.-abr. 2012.
Idioma: pt.
Resumo: O trabalho discute o conceito de mediação à luz de Vigotski e Adorno, autores reconhecidos nas áreas de psicologia social e educacional. Embora influenciados pelo pensamento marxista e voltem seu estudo à cultura, suas abordagens se diferenciam. Vigotski delineia o conceito de mediação pela perspectiva sócio-histórica, enquanto Adorno analisa as contradições inerentes à mediação sob os fundamentos da teoria crítica frankfurtiana. Por sua vez, Vigotski compreende a mediação como processo cultural pela aprendizagem, tendo como aporte o referencial marxiano e a crítica à naturalização do desenvolvimento na aquisição das funções superiores. Em Vigotski a mediação estabelece uma ligação, o signo, a atividade e a consciência interagem socialmente. Para Adorno, a mediação, mitificada enquanto fruto da ação e da subjetividade, sobrepuja uma contradição: objetificação da cultura e da formação; risco de estabelecer uma falsa consciência. A discussão epistemológica vai além da sociologia e da psicologia, resvala na relação sujeito e objeto.

This article discusses the mediation concept based in Vigotsky and Adorno, reputed authors in social and educational psychology. Although these authors are influenced by Marxism and focused on culture, their approaches are different. Vigotsky outlines the concept of mediation from the social-historical perspective, while Adorno analyzes the contradictions in meditation under a critical theory by the Frankfurtian. On the other hand, Vigotsky understands the mediation as cultural process by learning, based on Marxian referential and the critique of developmental naturalization in the acquisition of superior functions. In Vigotski the mediation establishes a liaison, the sign, the activity and the consciousness interact socially. For Adorno, the mediation, if mystified as a result of action and subjectivity, surpasses itself a contradiction: the objectification of culture and education and in the formation; risk of establishing a false consciousness. The epistemological discussion goes beyond sociology and psychology and slips in the subject-object relation.
Descritores: Educação
Teoria Crítica
Aprendizagem
Responsável: BR1896.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1046693
Autor: Eto, Jorge; Neira, Marcos Garcia.
Título: Em defesa de uma teoria pós-crítica de educação física / In defense a post-critical theory of physical education / En defesa de una teoría póst-crítica de la educación física
Fonte: Pensar Prát. (Online);20(3):580-592, set. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Na tentativa de ampliar a compreensão, o presente estudo pretende identificar as característi-cas das teorias pós-críticas que delimitam sua singularidade. Para tanto, são discutidosos fun-damentos da teoria crítica, das teorias pós-críticas e das eventuais contribuições destas para o currículo da Educação Física. Também é realizada uma análise de relatos de experiência pro-duzidos pelo Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar(GPEF),da Faculdade de Edu-cação da Universidade de São Paulo(FEUSP). Por fim,observa-se que os professores que se orientam pelas teorias pós-críticas agem sobre a subjetividade dos seus alunos no que se refe-re à formação das identidades dos grupos culturais presentes na sociedade, sem pretender qualquer mudança macroestrutural da sociedade (AU).

In an attempt to broaden understanding, the present study intends to identify the characteris-tics of the post-critical theories that delimit its uniqueness. For that, the fundamentals of criti-cal theory, post-critical theories and possible contributions to the Physical Education curricu-lum are discussed.. An analysis of experience reports produced by the School Physical Educa-tion Research Group (GPEF) of the Faculty of Education of the University of São Paulo (FEUSP) is also carried out.. Lastly it was observed that teachers guided by the post-critical theories act on the subjectivity of the students regarding the formation of identities of cultural groups present in society, without (intending) any macro-structural change of the society (AU).

Intentando ampliar la comprensión, este estudio pretende identificar las características de las teorías póst-criticas que delimitan su singularidad. Con esta finalidad, se discutieron los fun-damentos de la teoría crítica, de las teoría póst-críticas y de las posibles contribuciones de estas para el currículo de la Educación Física Escolar-GPEF de la Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP).Finalmente, se observa que los profesores que se orien-tan las teorías post-críticas actúan sobre la subjetividad de sus alumnos en lo que se refierea la formación por las teorías post-críticas actúan sobre la subjetividad de sus alumnos en lo que se refiere a la formación de identidades de los grupos culturales presentes en la sociedad, sin pretender cualquier transformación macroestrutural de la sociedad (AU).
Descritores: Educação Física e Treinamento
Teoria Crítica
-Medidas, Métodos e Teorias
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde


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Id: biblio-841985
Autor: Carretero, Gustavo Henrique.
Título: Apontamentos sobre a violência da cultura em Freud, Adorno e Marcuse / Notes on the violence of culture in Freud, Adorno and Marcuse / Notas sobre la violencia de la cultura en Freud, Adorno y Marcuse
Fonte: Pesqui. prát. psicossociais;11(2):499-513, dez. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo tem como objetivo identificar como as categorias indivíduo e sociedade se relacionam em Freud, Adorno e Marcuse. Para tanto, foram analisadas três obras de Freud (Totem e tabu, 1913/1996; Psicologia das massas e análise do ego, 1921/1996, e Mal-estar na civilização, 1930/1996). Os resultados foram interpretados a partir das contribuições da Teoria Crítica da Sociedade proposta por Theodor W. Adorno e Herbert Marcuse. A cultura aparece como elemento importante na mediação da relação indivíduo e sociedade. Um dos aspectos que se destacou nas análises das obras freudianas foi a violência da cultura. As análises de Adorno e Marcuse aprofundam tal elemento ao inserir tal discussão nas reflexões acerca da sociedade capitalista. Um dos riscos de tal processo é a agressividade despertada por este, que pode se tornar destrutividade contra a cultura. Todavia, tais processos são manejados conscientemente e inconscientemente para manutenção do status quo.

The article aims to identify how the categories as individual and society are related in Freud, Adorno and Marcuse. Therefore, three works of Freud were analyzed (Totem and Taboo, 1913/1996; Psychology of the masses and the analysis of the ego, 1921/1996, and Civilization and its discontents, 1930/1996). The results were interpreted according to the contributions of the critical theory of society proposed by Theodor W. Adorno and Herbert Marcuse. The culture appears as important element in mediating the relationship individual and society. One of the important aspects highlighted in the analysis of Freudian works was the violence of the culture. The analyses of Adorno and Marcuse deepen such element inserting such discussion in the reflections of the capitalist society. One of the risks of such a process is the aggression generated by this process that can become violence against the culture. However, such processes are managed consciously and unconsciously to maintaining the status quo.

El artículo tiene como objetivo identificar cómo se relacionan categorías de individuo y sociedad de Freud, Adorno y Marcuse. Se seleccionaron y analizaron tres obras de Freud (Tótem y tabú, 1913/1996; Psicología de las masas y análisis del ego, 1921/1996, y Malestar en la civilización, 1930/1996). Os resultados fueron interpretados con las aportaciones de la teoría crítica de la sociedad propuesta por Theodor W. Adorno y Herbert Marcuse. La cultura aparece como elemento importante en la mediación de la relación individuo y sociedad. Uno de los elementos que se destacaron en el análisis de las obras freudianas fue la violencia de la cultura. El análisis de Adorno y Marcuse profundizan tal elemento para insertar este tipo de discusión en las reflexiones sobre la sociedad capitalista. Uno de los riesgos resultantes de dicho proceso es la agresividad que puede convertirse en destructividad contra cultura. Sin embargo, tales procesos son administrados conscientemente e inconscientemente para mantener el status quo.
Descritores: Psicologia Social
Cultura
-Violência
Teoria Crítica
Individualidade
Comportamento de Massa
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Crochik, José Leon
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Id: biblio-968264
Autor: Crochík, José Leon; Silva, Pedro Fernando da; Lourenço, Arlindo da Silva; Freller, Cíntia Copit; França, Fátima.
Título: Componentes psíquicos das ideologias no mundo administrado / Psychic components of ideologies in the managed world
Fonte: Gerais (Univ. Fed. Juiz Fora);12(1):79-95, jan.2019.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste texto é estudar a relação entre ideologia da racionalidade tecnológica e características narcísicas e/ou sadomasoquistas de personalidade, de acordo com o referencial da Escola de Frankfurt. Foram apresentados resultados de pesquisas realizadas, em nosso meio, com universitários, aos quais foram aplicadas três escalas: uma para detectar traços de personalidade sadomasoquista; outra, para avaliar traços de personalidade narcisista e a Escala da Ideologia da Racionalidade Tecnológica. Pode-se constatar que a ideologia da racionalidade tecnológica apresenta relação maior com a personalidade autoritária do que com a personalidade narcisista, embora também aqui haja associação significativa. Conclui-se também que há mais de um tipo de ideologia e configurações psíquicas na atualidade, e que essas variáveis são relacionadas, indicando que há motivação psíquica subjacente à adesão às ideologias, tal como já indicou o estudo sobre a personalidade autoritária.

The objective of this text is to study the relationship between the ideology of technological rationality and narcissistic and / or sadomasochistic characteristics of personality, according to the Frankfurt School. We presented results of researches conducted in our country with university students, to which three Likert-type scales were applied: one to detect traits of a sadomasochistic personality; another, to evaluate narcissistic personality traits; and finally, the Technological Rationality Ideology Scale. It can be observed that the ideology of technological rationality has a greater relation with the authoritarian personality than with the narcissistic personality, although there is also a significant association here. It is also concluded that there is more than one type of ideology and psychic configurations, and that these variables are related, indicating that there is psychic motivation underlying adherence to ideologies, as already the study on authoritarian personality indicated.
Descritores: Transtornos da Personalidade
Masoquismo
-Teoria Crítica
Narcisismo
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-976647
Autor: Santos, Vívian Matias dos.
Título: Notas desobedientes: decolonialidade e a contribuição para a crítica feminista à ciência / Notas desobedientes: decolonialidad y la contribución a la crítica feminista a la ciencia / Disobedient notes: decoloniality and the contribution to the feminist critique of science
Fonte: Psicol. soc. (Online);30:e200112, 2018.
Idioma: pt.
Projeto: CNPq.
Resumo: Resumo Este escrito busca compartilhar reflexões, tensionamentos e intenções que o contato com o pensamento decolonial pode provocar nos estudos sobre gênero e ciência, significando um possível movimento de insubmissão capaz de potencializar a crítica feminista à ciência. Os caminhos aqui percorridos pelas ideias são produzidos pela imersão no pensamento decolonial, por meio de pesquisa bibliográfica, em confronto com uma trajetória de pesquisas realizadas sobre as expressões da discriminação de gênero nas universidades e na Política de Ciência, Tecnologia & Inovação no contexto do Nordeste brasileiro. Como maior contribuição, traz para o centro do debate a desobediência epistêmica como necessária à crítica feminista - como contraposição não somente ao sexismo de modo abstrato, mas que o compreenda como parte indissociável das relações raciais, étnicas, econômicas e epistêmicas.

Resumen Este escrito busca compartir reflexiones, tensiones e intenciones que el contacto con el pensamiento decolonial puede provocar en los estudios sobre género y ciencia, significando un posible movimiento de insumisión capaz de potenciar la crítica feminista a la ciencia. Los caminos aquí transitados por las ideas son producidos por la inmersión en el pensamiento decolonial, por medio de investigación bibliográfica, en confrontación con una trayectoria de investigaciones realizadas sobre las expresiones de la discriminación de género en las universidades y en la Política de Ciencia, Tecnología e Innovación en el Nordeste de Brasil. Como mayor contribución, aporta al centro del debate la desobediencia epistémica como necesaria para la crítica feminista, como contraposición no sólo al sexismo de modo abstracto, sino que lo comprenda como parte indisociable de las relaciones raciales, étnicas, económicas y epistémicas.

Abstract This paper requests to share reflections, tensions and intentions that the decolonial thought can provide in the studies on gender and science, meaning a possible movement of insubmission capable of fortification the feminist critique of science. In this, the ideas are produced by the bibliographical research on decolonial thinking in contrast with a trajectory of previous researches on gender discrimination in the universities and Policy of Science, Technology & Innovation in the Northeast of Brazil. As a principal contribution, it puts epistemic disobedience as necessary to feminist critique - as contraposition to sexism only in an abstract way, but to understand it as an inseparable part of racial, ethnic, economic, and epistemic relations.
Descritores: Feminismo
Sexismo
Teoria Crítica
Limites: Humanos
Feminino
Responsável: BR1896.1 - Biblioteca


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Id: biblio-955893
Autor: Crochick, José Leon.
Título: Teoria crítica e psicologia social: relevância das pesquisas empíricas / Teoría crítica y psicología social: relevancia de las investigaciones empíricas / Critical theory and social psychology: relevance of empirical research
Fonte: Psicol. soc. (Online);30:e174315, 2018.
Idioma: pt.
Projeto: CNPq.
Resumo: RESUMO O objetivo deste ensaio é indicar limites e avanços obtidos pela psicologia social, tal como é delimitada pela Teoria Crítica da Sociedade, sobretudo por Theodor. W. Adorno, por meio de estudos empíricos desenvolvidos desde a década de 1990, em nosso meio. Para o cumprimento desse objetivo, foi dividido em três partes; na primeira delas, discute-se acerca da disciplina psicologia social, sob a ótica da Teoria Crítica da Sociedade; na segunda parte, dá-se ênfase à importância da pesquisa empírica para a Teoria Crítica; por fim, na última parte, são apresentados alguns resultados das pesquisas acima referidas, indicando confirmação ou não de resultados anteriores, obtidos pelos autores da Teoria Crítica da Sociedade, e o aporte empírico que esses dados trazem para essa Teoria.

RESUMEN El propósito de este ensayo es indicar límites y avances de la psicología social, tal como se define por la teoría crítica de la sociedad, especialmente por T. W. Adorno, a través de estudios empíricos realizados desde la década de 1990. Para ello, este trabajo se divide en tres partes: la primera discute la disciplina psicología social desde la perspectiva de la Teoría Crítica; la segunda parte hace hincapié en la importancia de la investigación empírica para esa teoría; finalmente, la última parte presenta algunos resultados de investigaciones anteriores, indicando la confirmación o no de los resultados previos obtenidos por los autores de la teoría crítica de la sociedad, y la contribución empírica que estos datos traen a esta teoría.

ABSTRACT The objective of this essay is to indicate limits and advances obtained by social psychology, as it is delimited by the Critical Theory of Society, especially by T.W. Adorno, through some empirical studies developed since the 1990s in our country. To achieve this goal, the essay was divided in three parts. In the first one, we discuss about the discipline of social psychology, from the Critical Theory of Society viewpoint. In the second part, the importance of the empirical research for the Critical Theory is emphasized. Finally, in the last part, some results of the mentioned above researches are presented, indicating confirmation or not of previous results obtained by the authors of the Critical Theory of the Society and the empirical contribution that these data bring to this Theory.
Descritores: Psicologia Social/métodos
Pesquisa Empírica
Teoria Crítica
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-955629
Autor: Antunes, Deborah Christina; Maia, Ari Fernando.
Título: Big Data, exploração ubíqua e propaganda dirigida: novas facetas da indústria cultural / Big Data, exploration omniprésente et publicité ciblée: nouvelles facettes de l'industrie culturelle / Big Data, explotación ubicua y propaganda dirigida: nuevas facetas de la industria cultural / Big Data, ubiquitous exploitation, and targeted advertising: new facets of the cultural industry
Fonte: Psicol. USP;29(2):189-199, maio-ago. 2018.
Idioma: pt.
Projeto: Funcap.
Resumo: Resumo A emergência da cultura digital a partir do desenvolvimento de novas tecnologias de informação e comunicação levou a críticas ao conceito de indústria cultural elaborado por Horkheimer e Adorno nos anos 1940, definindo a nova configuração a partir da interatividade, comunicação aberta e maior liberdade entre usuários. Entretanto, a um olhar crítico, a nova configuração se revela mais totalitária que a anterior. Todas as ações dos usuários no ambiente digital geram informações que podem ser compiladas e organizadas de acordo com algoritmos matemáticos, configurando o chamado Big Data; essas informações incluem dados sobre preferências, tendências políticas, gênero e perfis de personalidade, e levam a tentativas de vigilância ubíqua e manipulação por meio de propaganda dirigida, sendo política e economicamente muito mais eficaz do que na era da indústria cultural descrita por Adorno. A atualização da teoria crítica da sociedade implica compreender essa nova configuração, suas pretensões e contradições. Nesse sentido, este artigo objetiva tanto atualizar o conceito de indústria cultural, denunciando, assim, as novas formas de manipulação, quanto criticar a ideia de que a liberdade é imanente à Cultura Digital, presente em seus defensores.

Résumé L'émergence de la culture dite numérique du développement des nouvelles technologies de l'information et de la communication a conduit à critiquer le concept d'industrie culturelle élaboré par Horkheimer et Adorno dans les années 1940, définissant la nouvelle configuration de l'interactivité, de la communication ouverte et plus grande liberté parmi les utilisateurs. Cependant, d'un oeil critique, la nouvelle configuration est encore plus totalitaire que la précédente. Toutes les actions des utilisateurs dans l'environnement numérique génèrent des informations qui peuvent être compilées et organisées selon des algorithmes mathématiques, en configurant les Big Data; ces informations comprennent des données sur les préférences, les tendances politiques, le genre et même les profils de personnalité, et mènent à des tentatives de surveillance et de manipulation omniprésentes par des publicités ciblées, politiquement et économiquement beaucoup plus efficaces qu'à l'ère de l'industrie culturelle décrite par Adorno. L'actualisation de la théorie critique de la société implique de comprendre cette nouvelle configuration, ses prétentions et ses contradictions. En ce sens, le présent article vise à la fois à actualiser le concept d'industrie culturelle dénonçant, ainsi, les nouvelles formes de manipulation, et à critiquer l'idée que la liberté est immanente à la culture numérique, présente chez ses défenseurs.

Resumen La emergencia de la llamada cultura digital a partir del desarrollo de nuevas tecnologías de información y comunicación llevó a críticas al concepto de industria cultural elaborado por Horkheimer y Adorno en los años cuarenta del siglo pasado, definiendo la nueva configuración a partir de la interactividad, comunicación abierta y mayor libertad entre los usuarios. Sin embargo, a una mirada crítica, la nueva configuración se revela aún más totalitaria que la anterior. Todas las acciones de los usuarios en el entorno digital generan informaciones que pueden ser compiladas y organizadas de acuerdo con algoritmos matemáticos, configurando el llamado Big Data; estas informaciones incluyen datos sobre preferencias personales, tendencias políticas, género e, incluso, perfiles de personalidad, y llevan a intentos de vigilancia ubicua y manipulación por medio de propaganda dirigida, siendo política y económicamente mucho más eficaz que en la era de la industria cultural descrita por Adorno. La actualización de la teoría crítica de la sociedad implica comprender esta nueva configuración, sus pretensiones y sus contradicciones. En este sentido, el presente artículo objetiva tanto actualizar el concepto de industria cultural denunciando así las nuevas formas de manipulación, como criticar la idea de que la libertad es inmanente a la Cultura Digital, presente en sus defensores.

Abstract The emergence of the so-called digital culture from the development of new information and communication technologies led to criticisms of the concept of cultural industry, elaborated by Horkheimer and Adorno in the 1940s, defining the new configuration based on interactivity, open communication and greater freedom among users. However, to a critical view, the new configuration is even more totalitarian than the previous one. All the actions of users in the digital environment generate information that can be compiled and organized according to mathematical algorithms, configuring the so-called Big Data; such information includes personal preferences, political trends, gender, and even personality profiles, and leads to ubiquitous surveillance and manipulation through targeted advertising, being politically and economically far more effective than in the age of the cultural industry described by Adorno. The update of the critical theory of society implies understanding this new configuration, its pretensions and its contradictions. Therefore, the present article aims both to update the concept of cultural industry denouncing, thus, the new forms of manipulation, and to criticize the idea that freedom is immanent to the Digital Culture, present in its defenders.
Descritores: Propaganda
Teoria Crítica
FRUCTOSEABATTOIRS
-Cultura
Limites: Humanos
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-1047406
Autor: Fensterseifer, Paulo Evaldo; González, Fernando Jaime; Silva, Sidinei Pithan da.
Título: Educação física crítica em perspectiva democrática e republicana / Critical physical education in a democratic and republic perspective / Educación física crítica en perspectiva democrática y republicana
Fonte: Movimento (Porto Alegre);25(1):e25070, jan.- dez. 2019.
Idioma: en; pt.
Resumo: O presente estudo consiste em um ensaio teórico que analisa limites e potencialidades dos discursos educacionais críticos que aspiram à mudança social. Busca, sobretudo, pensar um projeto de Educação Física (EF) comprometido com questões democráticas e republicanas. Para tanto, aponta, a partir da filosofia política de Hannah Arendt a necessidade de distinguir educação e política, reconhecendo o valor do conhecimento e da especificidade da EF. Condição que não impede e limita o valor dos aportes teóricos e críticos que permitem interpretar as relações entre educação e sociedade em cada momento histórico, o que sugere um aspecto complementar entre as tradições hermenêuticas, crítico-dialéticas e pós-estruturalistas para pensar o fenômeno da EF e sua relação com o tema da república, da educação e da democracia

The present study consists of a theoretical essay that analyzes the limits and potentialities of critical educational discourses that aspire to social change. It looks for, mainly, to think about a project of Physical Education (PE) committed to democratic and republican issues. To do so, it points out, from the political philosophy of Hannah Arendt the need to distinguish education and politics, recognizing the value of knowledge and the specificity of PE. This condition does not prevent and limit the value of the theoretical and critical contributions that allow us to interpret the relations between education and society in each historical moment, suggesting a complementary aspect between the hermeneutic, critical-dialectical and poststructuralist traditions to think about the phenomena of PE and its relationship to the theme of the republic, education and democracy

Este estudio consiste en un ensayo teórico que analiza los límites y las potencialidades de los discursos educativos críticos que aspiran al cambio social. Busca, sobre todo, pensar en un proyecto de Educación Física (EF) comprometido con temas democráticos y republicanos. Para este fin, señala, en base a la filosofía política de Hannah Arendt, la necesidad de distinguir educación y política, reconociendo el valor del conocimiento y la especificidad de la EF. Una condición que no impide y limita el valor de las contribuciones teóricas y críticas que permiten la interpretación de las relaciones entre educación y sociedad en cada momento histórico, sugiriendo un aspecto complementario entre las tradiciones hermenéutica, crítico-dialécticas y post-estructuralistas para reflexionar sobre el fenómeno de la EF y su relación con el tema de la república, la educación y la democracia
Descritores: Educação Física e Treinamento
Teoria Crítica
-Ciências Sociais
Conhecimento
Limites: Humanos
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb


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Id: biblio-1040884
Autor: Carretero, Gustavo Henrique.
Título: Alterações na formação do indivíduo na passagem do capitalismo liberal para o monopolista: o anacronismo da psicanálise freudiana à luz da teoria crítica da sociedade / Alterations in the individual's formation in the transition of liberal capitalism to monopoly capitalism: the anachronism of freudian psychoanalysis in the light of the critical theory of society / os cambios en la formación del individuo en el paso del capitalismo liberal al capitalismo monopolista: el anacronismo del psicoanálisis freudiano a la luz de la teoría crítica de la sociedad
Fonte: Psicol. rev. (Belo Horizonte);24(2):638-654, maio-ago. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo tem como referencial teórico a teoria crítica da sociedade proposta pela primeira geração da Escola de Frankfurt, especialmente as contribuições de T. W. Adorno e H. Marcuse, e tem como objetivo discutir as alterações da formação do indivíduo na passagem do capitalismo liberal para o monopolista. Para tanto, a psicanálise freudiana é utilizada como instrumento para ilustrar como as profundas mudanças econômicas, sociais e culturais impactaram a formação do indivíduo, apontando para a fragilização destes, levando ao favorecimento da adesão a movimentos de massas e totalitários. O anacronismo da psicanálise, portanto, não se refere ao envelhecimento dessa teoria, apesar de seus elementos ideológicos, mas para demonstrar o quanto o progresso se tornou em regressão nas transformações do capitalismo.

The theoretical framework of this paper is the critical theory of society proposed by the first generation of the Frankfurt School, especially the contributions of T. W. Adorno and H. Marcuse. It aims to discuss the changes in the formation of the individual in the transition of liberal capitalism into monopoly capitalism. Therefore, Freudian psychoanalysis is used as a tool to illustrate the way profound economic, social and cultural changes affected the formation of the individual pointing to their weakening, favoring the adhesion to movements of masses and totalitarianism. The anachronism of psychoanalysis, therefore, does not refer to the aging of this theory, despite its ideological elements, but it shows how progress has turned into regression in the capitalism transformations.

Este artículo tiene como referencial teórico la teoría crítica de la sociedad propuesta por la primera generación de la Escuela de Frankfurt, especialmente las contribuciones de T. W. Adorno y H. Marcuse y tiene como objetivo discutir los cambios en la formación del individuo en el paso del capitalismo liberal al monopolista. Para eso, el psicoanálisis freudiano se emplea como una herramienta para ilustrar cómo los profundos cambios económicos, sociales y culturales afectaron a la formación del individuo, señalando un debilitamiento de éstos, lo que lleva a lo favorecimiento de la adhesión a movimientos de masas y totalitarios. El anacronismo del psicoanálisis, por lo tanto, no se refiere al envejecimiento de esta teoría, a pesar de sus elementos ideológicos, sino a demostrar cuanto el progreso se convirtió en regresión en las transformaciones del capitalismo.
Descritores: Capitalismo
Teoria Crítica
-Sociedades
Responsável: BR370.1 - Biblioteca Central



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