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Id: biblio-976647
Autor: Santos, Vívian Matias dos.
Título: Notas desobedientes: decolonialidade e a contribuição para a crítica feminista à ciência / Notas desobedientes: decolonialidad y la contribución a la crítica feminista a la ciencia / Disobedient notes: decoloniality and the contribution to the feminist critique of science
Fonte: Psicol. soc. (Online);30:e200112, 2018.
Idioma: pt.
Projeto: CNPq.
Resumo: Resumo Este escrito busca compartilhar reflexões, tensionamentos e intenções que o contato com o pensamento decolonial pode provocar nos estudos sobre gênero e ciência, significando um possível movimento de insubmissão capaz de potencializar a crítica feminista à ciência. Os caminhos aqui percorridos pelas ideias são produzidos pela imersão no pensamento decolonial, por meio de pesquisa bibliográfica, em confronto com uma trajetória de pesquisas realizadas sobre as expressões da discriminação de gênero nas universidades e na Política de Ciência, Tecnologia & Inovação no contexto do Nordeste brasileiro. Como maior contribuição, traz para o centro do debate a desobediência epistêmica como necessária à crítica feminista - como contraposição não somente ao sexismo de modo abstrato, mas que o compreenda como parte indissociável das relações raciais, étnicas, econômicas e epistêmicas.

Resumen Este escrito busca compartir reflexiones, tensiones e intenciones que el contacto con el pensamiento decolonial puede provocar en los estudios sobre género y ciencia, significando un posible movimiento de insumisión capaz de potenciar la crítica feminista a la ciencia. Los caminos aquí transitados por las ideas son producidos por la inmersión en el pensamiento decolonial, por medio de investigación bibliográfica, en confrontación con una trayectoria de investigaciones realizadas sobre las expresiones de la discriminación de género en las universidades y en la Política de Ciencia, Tecnología e Innovación en el Nordeste de Brasil. Como mayor contribución, aporta al centro del debate la desobediencia epistémica como necesaria para la crítica feminista, como contraposición no sólo al sexismo de modo abstracto, sino que lo comprenda como parte indisociable de las relaciones raciales, étnicas, económicas y epistémicas.

Abstract This paper requests to share reflections, tensions and intentions that the decolonial thought can provide in the studies on gender and science, meaning a possible movement of insubmission capable of fortification the feminist critique of science. In this, the ideas are produced by the bibliographical research on decolonial thinking in contrast with a trajectory of previous researches on gender discrimination in the universities and Policy of Science, Technology & Innovation in the Northeast of Brazil. As a principal contribution, it puts epistemic disobedience as necessary to feminist critique - as contraposition to sexism only in an abstract way, but to understand it as an inseparable part of racial, ethnic, economic, and epistemic relations.
Descritores: Feminismo
Sexismo
Teoria Crítica
Limites: Seres Humanos
Feminino
Responsável: BR1896.1 - Biblioteca


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Id: biblio-955893
Autor: Crochick, José Leon.
Título: Teoria crítica e psicologia social: relevância das pesquisas empíricas / Teoría crítica y psicología social: relevancia de las investigaciones empíricas / Critical theory and social psychology: relevance of empirical research
Fonte: Psicol. soc. (Online);30:e174315, 2018.
Idioma: pt.
Projeto: CNPq.
Resumo: RESUMO O objetivo deste ensaio é indicar limites e avanços obtidos pela psicologia social, tal como é delimitada pela Teoria Crítica da Sociedade, sobretudo por Theodor. W. Adorno, por meio de estudos empíricos desenvolvidos desde a década de 1990, em nosso meio. Para o cumprimento desse objetivo, foi dividido em três partes; na primeira delas, discute-se acerca da disciplina psicologia social, sob a ótica da Teoria Crítica da Sociedade; na segunda parte, dá-se ênfase à importância da pesquisa empírica para a Teoria Crítica; por fim, na última parte, são apresentados alguns resultados das pesquisas acima referidas, indicando confirmação ou não de resultados anteriores, obtidos pelos autores da Teoria Crítica da Sociedade, e o aporte empírico que esses dados trazem para essa Teoria.

RESUMEN El propósito de este ensayo es indicar límites y avances de la psicología social, tal como se define por la teoría crítica de la sociedad, especialmente por T. W. Adorno, a través de estudios empíricos realizados desde la década de 1990. Para ello, este trabajo se divide en tres partes: la primera discute la disciplina psicología social desde la perspectiva de la Teoría Crítica; la segunda parte hace hincapié en la importancia de la investigación empírica para esa teoría; finalmente, la última parte presenta algunos resultados de investigaciones anteriores, indicando la confirmación o no de los resultados previos obtenidos por los autores de la teoría crítica de la sociedad, y la contribución empírica que estos datos traen a esta teoría.

ABSTRACT The objective of this essay is to indicate limits and advances obtained by social psychology, as it is delimited by the Critical Theory of Society, especially by T.W. Adorno, through some empirical studies developed since the 1990s in our country. To achieve this goal, the essay was divided in three parts. In the first one, we discuss about the discipline of social psychology, from the Critical Theory of Society viewpoint. In the second part, the importance of the empirical research for the Critical Theory is emphasized. Finally, in the last part, some results of the mentioned above researches are presented, indicating confirmation or not of previous results obtained by the authors of the Critical Theory of the Society and the empirical contribution that these data bring to this Theory.
Descritores: Psicologia Social/métodos
Pesquisa Empírica
Teoria Crítica
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-955629
Autor: Antunes, Deborah Christina; Maia, Ari Fernando.
Título: Big Data, exploração ubíqua e propaganda dirigida: novas facetas da indústria cultural / Big Data, exploration omniprésente et publicité ciblée: nouvelles facettes de l'industrie culturelle / Big Data, explotación ubicua y propaganda dirigida: nuevas facetas de la industria cultural / Big Data, ubiquitous exploitation, and targeted advertising: new facets of the cultural industry
Fonte: Psicol. USP;29(2):189-199, maio-ago. 2018.
Idioma: pt.
Projeto: Funcap.
Resumo: Resumo A emergência da cultura digital a partir do desenvolvimento de novas tecnologias de informação e comunicação levou a críticas ao conceito de indústria cultural elaborado por Horkheimer e Adorno nos anos 1940, definindo a nova configuração a partir da interatividade, comunicação aberta e maior liberdade entre usuários. Entretanto, a um olhar crítico, a nova configuração se revela mais totalitária que a anterior. Todas as ações dos usuários no ambiente digital geram informações que podem ser compiladas e organizadas de acordo com algoritmos matemáticos, configurando o chamado Big Data; essas informações incluem dados sobre preferências, tendências políticas, gênero e perfis de personalidade, e levam a tentativas de vigilância ubíqua e manipulação por meio de propaganda dirigida, sendo política e economicamente muito mais eficaz do que na era da indústria cultural descrita por Adorno. A atualização da teoria crítica da sociedade implica compreender essa nova configuração, suas pretensões e contradições. Nesse sentido, este artigo objetiva tanto atualizar o conceito de indústria cultural, denunciando, assim, as novas formas de manipulação, quanto criticar a ideia de que a liberdade é imanente à Cultura Digital, presente em seus defensores.

Résumé L'émergence de la culture dite numérique du développement des nouvelles technologies de l'information et de la communication a conduit à critiquer le concept d'industrie culturelle élaboré par Horkheimer et Adorno dans les années 1940, définissant la nouvelle configuration de l'interactivité, de la communication ouverte et plus grande liberté parmi les utilisateurs. Cependant, d'un oeil critique, la nouvelle configuration est encore plus totalitaire que la précédente. Toutes les actions des utilisateurs dans l'environnement numérique génèrent des informations qui peuvent être compilées et organisées selon des algorithmes mathématiques, en configurant les Big Data; ces informations comprennent des données sur les préférences, les tendances politiques, le genre et même les profils de personnalité, et mènent à des tentatives de surveillance et de manipulation omniprésentes par des publicités ciblées, politiquement et économiquement beaucoup plus efficaces qu'à l'ère de l'industrie culturelle décrite par Adorno. L'actualisation de la théorie critique de la société implique de comprendre cette nouvelle configuration, ses prétentions et ses contradictions. En ce sens, le présent article vise à la fois à actualiser le concept d'industrie culturelle dénonçant, ainsi, les nouvelles formes de manipulation, et à critiquer l'idée que la liberté est immanente à la culture numérique, présente chez ses défenseurs.

Resumen La emergencia de la llamada cultura digital a partir del desarrollo de nuevas tecnologías de información y comunicación llevó a críticas al concepto de industria cultural elaborado por Horkheimer y Adorno en los años cuarenta del siglo pasado, definiendo la nueva configuración a partir de la interactividad, comunicación abierta y mayor libertad entre los usuarios. Sin embargo, a una mirada crítica, la nueva configuración se revela aún más totalitaria que la anterior. Todas las acciones de los usuarios en el entorno digital generan informaciones que pueden ser compiladas y organizadas de acuerdo con algoritmos matemáticos, configurando el llamado Big Data; estas informaciones incluyen datos sobre preferencias personales, tendencias políticas, género e, incluso, perfiles de personalidad, y llevan a intentos de vigilancia ubicua y manipulación por medio de propaganda dirigida, siendo política y económicamente mucho más eficaz que en la era de la industria cultural descrita por Adorno. La actualización de la teoría crítica de la sociedad implica comprender esta nueva configuración, sus pretensiones y sus contradicciones. En este sentido, el presente artículo objetiva tanto actualizar el concepto de industria cultural denunciando así las nuevas formas de manipulación, como criticar la idea de que la libertad es inmanente a la Cultura Digital, presente en sus defensores.

Abstract The emergence of the so-called digital culture from the development of new information and communication technologies led to criticisms of the concept of cultural industry, elaborated by Horkheimer and Adorno in the 1940s, defining the new configuration based on interactivity, open communication and greater freedom among users. However, to a critical view, the new configuration is even more totalitarian than the previous one. All the actions of users in the digital environment generate information that can be compiled and organized according to mathematical algorithms, configuring the so-called Big Data; such information includes personal preferences, political trends, gender, and even personality profiles, and leads to ubiquitous surveillance and manipulation through targeted advertising, being politically and economically far more effective than in the age of the cultural industry described by Adorno. The update of the critical theory of society implies understanding this new configuration, its pretensions and its contradictions. Therefore, the present article aims both to update the concept of cultural industry denouncing, thus, the new forms of manipulation, and to criticize the idea that freedom is immanent to the Digital Culture, present in its defenders.
Descritores: Propaganda
Teoria Crítica
FRUCTOSEABATTOIRS
-Cultura
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-1047406
Autor: Fensterseifer, Paulo Evaldo; González, Fernando Jaime; Silva, Sidinei Pithan da.
Título: Educação física crítica em perspectiva democrática e republicana / Critical physical education in a democratic and republic perspective / Educación física crítica en perspectiva democrática y republicana
Fonte: Movimento (Porto Alegre);25(1):e25070, jan.- dez. 2019.
Idioma: en; pt.
Resumo: O presente estudo consiste em um ensaio teórico que analisa limites e potencialidades dos discursos educacionais críticos que aspiram à mudança social. Busca, sobretudo, pensar um projeto de Educação Física (EF) comprometido com questões democráticas e republicanas. Para tanto, aponta, a partir da filosofia política de Hannah Arendt a necessidade de distinguir educação e política, reconhecendo o valor do conhecimento e da especificidade da EF. Condição que não impede e limita o valor dos aportes teóricos e críticos que permitem interpretar as relações entre educação e sociedade em cada momento histórico, o que sugere um aspecto complementar entre as tradições hermenêuticas, crítico-dialéticas e pós-estruturalistas para pensar o fenômeno da EF e sua relação com o tema da república, da educação e da democracia

The present study consists of a theoretical essay that analyzes the limits and potentialities of critical educational discourses that aspire to social change. It looks for, mainly, to think about a project of Physical Education (PE) committed to democratic and republican issues. To do so, it points out, from the political philosophy of Hannah Arendt the need to distinguish education and politics, recognizing the value of knowledge and the specificity of PE. This condition does not prevent and limit the value of the theoretical and critical contributions that allow us to interpret the relations between education and society in each historical moment, suggesting a complementary aspect between the hermeneutic, critical-dialectical and poststructuralist traditions to think about the phenomena of PE and its relationship to the theme of the republic, education and democracy

Este estudio consiste en un ensayo teórico que analiza los límites y las potencialidades de los discursos educativos críticos que aspiran al cambio social. Busca, sobre todo, pensar en un proyecto de Educación Física (EF) comprometido con temas democráticos y republicanos. Para este fin, señala, en base a la filosofía política de Hannah Arendt, la necesidad de distinguir educación y política, reconociendo el valor del conocimiento y la especificidad de la EF. Una condición que no impide y limita el valor de las contribuciones teóricas y críticas que permiten la interpretación de las relaciones entre educación y sociedad en cada momento histórico, sugiriendo un aspecto complementario entre las tradiciones hermenéutica, crítico-dialécticas y post-estructuralistas para reflexionar sobre el fenómeno de la EF y su relación con el tema de la república, la educación y la democracia
Descritores: Educação Física e Treinamento
Teoria Crítica
-Ciências Sociais
Conhecimento
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb


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Id: biblio-1046693
Autor: Eto, Jorge; Neira, Marcos Garcia.
Título: Em defesa de uma teoria pós-crítica de educação física / In defense a post-critical theory of physical education / En defesa de una teoría póst-crítica de la educación física
Fonte: Pensar Prát. (Online);20(3):580-592, set. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Na tentativa de ampliar a compreensão, o presente estudo pretende identificar as característi-cas das teorias pós-críticas que delimitam sua singularidade. Para tanto, são discutidosos fun-damentos da teoria crítica, das teorias pós-críticas e das eventuais contribuições destas para o currículo da Educação Física. Também é realizada uma análise de relatos de experiência pro-duzidos pelo Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar(GPEF),da Faculdade de Edu-cação da Universidade de São Paulo(FEUSP). Por fim,observa-se que os professores que se orientam pelas teorias pós-críticas agem sobre a subjetividade dos seus alunos no que se refe-re à formação das identidades dos grupos culturais presentes na sociedade, sem pretender qualquer mudança macroestrutural da sociedade (AU).

In an attempt to broaden understanding, the present study intends to identify the characteris-tics of the post-critical theories that delimit its uniqueness. For that, the fundamentals of criti-cal theory, post-critical theories and possible contributions to the Physical Education curricu-lum are discussed.. An analysis of experience reports produced by the School Physical Educa-tion Research Group (GPEF) of the Faculty of Education of the University of São Paulo (FEUSP) is also carried out.. Lastly it was observed that teachers guided by the post-critical theories act on the subjectivity of the students regarding the formation of identities of cultural groups present in society, without (intending) any macro-structural change of the society (AU).

Intentando ampliar la comprensión, este estudio pretende identificar las características de las teorías póst-criticas que delimitan su singularidad. Con esta finalidad, se discutieron los fun-damentos de la teoría crítica, de las teoría póst-críticas y de las posibles contribuciones de estas para el currículo de la Educación Física Escolar-GPEF de la Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP).Finalmente, se observa que los profesores que se orien-tan las teorías post-críticas actúan sobre la subjetividad de sus alumnos en lo que se refierea la formación por las teorías post-críticas actúan sobre la subjetividad de sus alumnos en lo que se refiere a la formación de identidades de los grupos culturales presentes en la sociedad, sin pretender cualquier transformación macroestrutural de la sociedad (AU).
Descritores: Educação Física e Treinamento
Teoria Crítica
-Medidas, Métodos e Teorias
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde


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Id: biblio-1040884
Autor: Carretero, Gustavo Henrique.
Título: Alterações na formação do indivíduo na passagem do capitalismo liberal para o monopolista: o anacronismo da psicanálise freudiana à luz da teoria crítica da sociedade / Alterations in the individual's formation in the transition of liberal capitalism to monopoly capitalism: the anachronism of freudian psychoanalysis in the light of the critical theory of society / os cambios en la formación del individuo en el paso del capitalismo liberal al capitalismo monopolista: el anacronismo del psicoanálisis freudiano a la luz de la teoría crítica de la sociedad
Fonte: Psicol. rev. (Belo Horizonte);24(2):638-654, maio-ago. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo tem como referencial teórico a teoria crítica da sociedade proposta pela primeira geração da Escola de Frankfurt, especialmente as contribuições de T. W. Adorno e H. Marcuse, e tem como objetivo discutir as alterações da formação do indivíduo na passagem do capitalismo liberal para o monopolista. Para tanto, a psicanálise freudiana é utilizada como instrumento para ilustrar como as profundas mudanças econômicas, sociais e culturais impactaram a formação do indivíduo, apontando para a fragilização destes, levando ao favorecimento da adesão a movimentos de massas e totalitários. O anacronismo da psicanálise, portanto, não se refere ao envelhecimento dessa teoria, apesar de seus elementos ideológicos, mas para demonstrar o quanto o progresso se tornou em regressão nas transformações do capitalismo.

The theoretical framework of this paper is the critical theory of society proposed by the first generation of the Frankfurt School, especially the contributions of T. W. Adorno and H. Marcuse. It aims to discuss the changes in the formation of the individual in the transition of liberal capitalism into monopoly capitalism. Therefore, Freudian psychoanalysis is used as a tool to illustrate the way profound economic, social and cultural changes affected the formation of the individual pointing to their weakening, favoring the adhesion to movements of masses and totalitarianism. The anachronism of psychoanalysis, therefore, does not refer to the aging of this theory, despite its ideological elements, but it shows how progress has turned into regression in the capitalism transformations.

Este artículo tiene como referencial teórico la teoría crítica de la sociedad propuesta por la primera generación de la Escuela de Frankfurt, especialmente las contribuciones de T. W. Adorno y H. Marcuse y tiene como objetivo discutir los cambios en la formación del individuo en el paso del capitalismo liberal al monopolista. Para eso, el psicoanálisis freudiano se emplea como una herramienta para ilustrar cómo los profundos cambios económicos, sociales y culturales afectaron a la formación del individuo, señalando un debilitamiento de éstos, lo que lleva a lo favorecimiento de la adhesión a movimientos de masas y totalitarios. El anacronismo del psicoanálisis, por lo tanto, no se refiere al envejecimiento de esta teoría, a pesar de sus elementos ideológicos, sino a demostrar cuanto el progreso se convirtió en regresión en las transformaciones del capitalismo.
Descritores: Capitalismo
Teoria Crítica
-Sociedades
Responsável: BR370.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-955623
Autor: Casco, Ricardo.
Título: Ideologia esportiva e formação do indivíduo: contribuições da Teoria Crítica do Esporte / Idéologie sportive et la formation de l'individu: contributions de la Théorie Critique du Sport / Ideología deportiva y la formación del individuo: las contribuciones de la Teoría Crítica de Deporte / Sports ideology and formation of the individual: contributions from the Critical Theory of Sports
Fonte: Psicol. USP;29(2):179-188, maio-ago. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Este ensaio apresenta o debate empreendido em meados da década de 1960, na França, pelo movimento teórico e político denominado Teoria Crítica do Esporte. Essa perspectiva ocorreu em meio ao clima cultural emergente naquele período, marcado pela crítica às instituições vigentes e propunha o desvelamento dos elementos subjacentes à hegemonia da ideologia esportiva na cultura, particularmente na mídia, nos clubes e escolas. O texto apresenta os principais argumentos de seus idealizadores, sobretudo os concebidos por Jean-Marie Brohm, aproximando suas inquietações com contribuições oriundas de autores que marcaram a primeira geração da Teoria Crítica da Sociedade, notadamente Theodor W. Adorno, Max Horkheimer e Hebert Marcuse. O ensaio incide sobre as críticas tecidas por esses autores com a finalidade de compreender os fundamentos do movimento esportivo, concebido como objeto cultural de ampla disseminação e importância para a formação do indivíduo sob a égide do capitalismo.

Résumé Cet article présente la discussion menée au milieu des années 1960 en France, le mouvement théorique et politique appelée la théorie critique Sport. Cette perspective est venu au milieu du nouveau climat culturel d'époque, marquée par la critique des institutions existantes et a proposé le dévoilement des éléments sous-jacents à l'hégémonie de l'idéologie de sport dans la culture, en particulier dans les médias, les clubs et les écoles. Le texte présente les principaux arguments de ses fondateurs, en particulier ceux conçus par Jean-Marie Brohm, apportant leurs préoccupations avec les contributions des auteurs qui ont marqué la première génération de la théorie critique de la société, notamment Theodor W. Adorno, Max Horkheimer et Herbert Marcuse. Le test se concentre sur les critiques formulées par les auteurs afin de comprendre les fondements du mouvement sportif, conçu comme un objet culturel de large diffusion et de l'importance à la formation de l'individu sous l'égide du capitalisme.

Resumen En este trabajo se presenta el debate llevado a cabo a mediados de la década de 1960 en Francia, el movimiento teórico y político llamado Teoría Crítica del Deporte. Esta perspectiva se produjo en medio del clima cultural que emerge de ese período, marcado por la crítica de las instituciones existentes y propuso la presentación de los elementos que subyacen a la hegemonía de la ideología de los deportes en la cultura, en particular en los medios de comunicación, clubes y escuelas. El texto presenta los principales argumentos de sus creadores, especialmente los diseñados por Jean-Marie Brohm, con lo que sus preocupaciones con contribuciones de autores que marcaron la primera generación de la teoría crítica de la sociedad, en particular Theodor W. Adorno, Max Horkheimer y Hebert Marcuse. La prueba se centra en las crítica de los autores con el fin de comprender los fundamentos del movimiento deportivo, concebido como un objeto cultural de amplia difusión e importancia a la formación de la persona bajo los auspicios del capitalismo.

Abstract This paper presents the debate undertaken in the mid-1960s in France, by the theoretical and political movement called Critical Theory of Sports. This perspective came amid the emerging cultural climate in that period, marked by criticism of existing institutions and proposed the unveiling of the elements underlying the hegemony of sports ideology in culture, particularly in the media, clubs and schools. The text presents the main arguments of its creators, especially those designed by Jean-Marie Brohm, bringing their concerns with contributions from authors that marked the first generation of Critical Theory of Society, notably Theodor W. Adorno, Max Horkheimer and Hebert Marcuse. The test focuses on the criticism leveled by the authors in order to understand the fundamentals of the sports movement, conceived as a cultural object of wide spread and importance to the formation of the individual under the aegis of capitalism.
Descritores: Esportes/psicologia
Teoria Crítica
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-1012815
Autor: Crochick, José Leon.
Título: Preconceito e bullying: marcas da regressão psíquica socialmente induzida / Préjugés et intimidation: marques de la régression psychique induite par la société / Prejuicio y bullying: marcas de la regresión psíquica socialmente inducida / Prejudice and bullying: marks of socially induced psychic regression
Fonte: Psicol. USP;30:e190006, 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Os objetivos da pesquisa a ser relatada, baseada nos estudos da teoria crítica da sociedade, são: distinguir formas de violência escolar - o bullying e o preconceito - e relacioná-las com tipos de personalidade. Foram utilizadas escalas que detectam o sadomasoquismo, o narcisismo, a manifestação de preconceitos e o bullying. Tais escalas foram aplicadas a 161 universitários paulistanos, com as hipóteses de que bullying e preconceito têm relação significante, mas não plena; que a manifestação de preconceito está associada com características de personalidades sadomasoquistas e narcisistas, e que a autoria do bullying está mais relacionada com características de personalidade narcisista; o que sofre o bullying, por sua vez, não estaria associado com nenhum tipo das características de personalidade avaliadas. Essas hipóteses foram confirmadas, o que, dentro do referencial teórico utilizado, fortalece a análise de que se o progresso social como fim em si mesmo aperfeiçoa a sociedade, ao mesmo tempo leva os indivíduos a regredirem psiquicamente.

Résumé Les objectifs de la recherche à rapporter, basés sur des études de la théorie critique de la société, sont: distinguer les formes de violence à l'école - le harcèlement et les préjugés - et les relier à différents types de personnalité. Les échelles ont été utilisées pour détecter le sadomasochisme, le narcissisme, la manifestation de préjugés et le harcèlement. Ils ont été appliqués à 161 étudiants d'une université publique de São Paulo, avec l'hypothèse selon laquelle l'intimidation et les préjugés entretiennent une relation de magnitude importante mais pas complet; que la manifestation de préjugés est associée à des traits de personnalité sadomasochistes et narcissiques et que la paternité de l'intimidation est davantage liée à des traits de personnalité narcissiques; celui qui subit l'intimidation, à son tour, ne serait associé à aucun type de caractéristiques de personnalité évaluées. Ces hypothèses ont été confirmées, ce qui, dans le cadre théorique utilisé, confirme l'analyse selon laquelle si le progrès social est une fin en soi qui perfectionne la société, il provoque une régression psychique des individus.

Resumen Son objetivos de esta investigación basada en los estudios de la Teoría Crítica de la Sociedad: distinguir formas de violencia escolar -el bullying y el prejuicio- y relacionarlas con diversos tipos de personalidad. Se utilizaron escalas que detectan el sadomasoquismo, el narcisismo, la manifestación de prejuicios y el bullying. Se aplicaron a 161 alumnos de una universidad pública de São Paulo con las hipótesis de que bullying y prejuicio tienen una significativa relación, pero no plena; de que la manifestación de prejuicio está asociada con características de personalidad sadomasoquistas y narcisistas, y de que la autoría del bullying está más relacionada con características de personalidad narcisista; el que sufre bullying, a su vez, no está asociado con ninguna clase de características de personalidad evaluadas. Estas hipótesis fueron confirmadas, lo que dentro del referencial teórico utilizado comprueba el análisis de que el progreso social como fin en sí mismo perfecciona la sociedad, al mismo tempo lleva a la regresión psíquica de los individuos.

Abstract The objectives of the research to be reported, based on studies of the critical theory of society, are: to distinguish forms of school violence - bullying and prejudice - and to relate them to different types of personality. Scales were used to detect sadomasochism, narcissism, the manifestation of prejudices and bullying. Such scales were applied to 161 students of a public university of São Paulo with the hypotheses that bullying and prejudice have a significant, but not full, relation; that the manifestation of prejudice is associated with sadomasochistic and narcissistic personality traits; and that the authorship of bullying is more related to narcissistic personality traits; the one who suffers bullying, in turn, would not be associated with any of the personality traits evaluated. These hypotheses have been confirmed, which, within the theoretical framework used, strengthens the analysis that if social progress as an end in itself perfects society, it causes, at the same time, individuals to regress psychically.
Descritores: Preconceito
Bullying
Teoria Crítica
-Personalidade
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-976555
Autor: Zanolla, Silvia Rosa da Silva; Pereira, Márcia Ferreira Torres; Pinto, Rômulo Fabriciano Gonzaga.
Título: Racionalidade institucional e dominação à luz de Weber, Freud e Adorno: adesão acrítica ou emancipatória / Rationalité institutionnelle et domination à la lumière de Weber, Freud et Adorno: adhésion non critique ou émancipatrice / Racionalidad institucional y dominación a la luz de Weber, Freud y Adorno: adhesión acrítica o emancipatoria / Institutional rationality and domination in the light of Weber, Freud and Adorno: uncritical or emancipatory adhesion
Fonte: Psicol. USP;29(3):336-344, set.-dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Com base na teoria crítica da sociedade do filósofo Theodor Adorno, este trabalho propõe refletir sobre elementos objetivos do âmbito da estrutura institucional e social que fundam ideias referentes à racionalidade e à dominação, considerando fatores subjetivos correlatos às ideias do sociólogo Max Weber. Nesse sentido, corrobora-se ideias acerca da formação complexa da identidade do sujeito diante das exigências de conservação humana, apresentadas à luz da psicanálise de Sigmund Freud; uma discussão controversa, porém fundamental para a teoria crítica, posto que considera contribuições da psicologia perpassadas por elementos que se ampliam para além de comportamentos determinados, conscientes ou alienados. Ou seja, almeja fatores culturais, históricos e sociológicos como bases primordiais para a análise da ideologia como fator racional o qual transcorre o período moderno.

Résumé Basée sur la théorie critique de la société du philosophe Theodor Adorno, cet article propose de réfléchir sur des éléments objectifs du contexte de la structure institutionnelle et sociale qui fondent les idées sur la rationalité et la domination, en considérant des facteurs subjectifs liés aux idées du sociologue Max Weber. En ce sens, les idées sur la formation complexe de l'identité du sujet contre les exigences de la conservation humaine, présentées à la lumière de la psychanalyse de Sigmund Freud, sont corroborées; une discussion controversée, cependant, critique à la théorie critique, car elle considère que les contributions des chargés de la psychologie avec des éléments qui vont au-delà de certains comportements, conscients ou aliénées ou facteurs culturels implorent, historiques et sociologiques, comme bases primaires pour l'analyse de l'idéologie en tant que facteur rationnel qui traverse la période moderne.

Resumen Con base en la teoría crítica del filósofo Theodor Adorno, este documento propone reflexionar sobre el contexto de los elementos objetivos de la estructura institucional y social de fundación ideas relacionadas con la racionalidad y la dominación, teniendo en cuenta los factores subjetivos vinculados a las ideas del sociólogo Max Weber. En ese sentido, apoya las ideas acerca de la compleja formación de la identidad del sujeto frente a las exigencias de la conservación humana presentado a la luz del psicoanálisis de Sigmund Freud; una discusión controversial, sin embargo fundamental para la teoría crítica, ya que considera las contribuciones de la psicología cargadas con elementos que se extienden más allá de ciertos comportamientos, conscientes o alienados, o anhelan factores culturales, históricos y sociológicos como bases principales para el análisis de la ideología como factor racional, lo que transcurre la época moderna.

Abstract Based on the Critical Theory of Society by the philosopher Theodor Adorno, this study proposes to reflect on objective elements of the context of institutional and social structure that founded ideas regarding rationality and domination, considering subjective factors correlated to the sociologist Max Weber's ideas. In this sense, ideas about the complex formation of the subject's identity against the demands of human conservation, presented in the light of Sigmund Freud's psychoanalysis, are corroborated; A discussion, although controversial, fundamental to critical theory, since it considers contributions of psychology permeated by elements that expand beyond determined, conscious or alienated behaviors. That is, it aims at cultural, historical and sociological factors as primordial bases for analysis of ideology as a rational factor which runs through the modern period.
Descritores: Teoria Crítica
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-1022603
Autor: Aguirre, César.
Título: La fundación de la psicologia social analítica: Fromm y la teoría crítica / The foundation of analytical social psychology: Fromm and critical theory
Fonte: Poiésis (En línea);13(Jun.):1-8, 2007.
Idioma: es.
Resumo: Exponemos los vínculos entre Psicología Social (PS) y Teoría Critica (TC) que se gestaron en los tiempos de la Escuela de Frankfort (EF). Después damos paso a un estudio del pensamiento de Erich Fromm, científico social que manejo la necesidad de una teoría de la psicología social que abarque: 1) el estudio critico de algunas obras de Freud y Marx; y 2) el dialogo científico entre sociología y psicología. Al final emerge la psicología social analítica autónoma, con objetivos auténticos que la hacen diferente de otras ciencias de lo social, especialmente a otras sociopsicologías.

We expose the links between Social Psychology (PS) and Critical Theory (TC) that were developed during the time of the Frankfort School (EF). Then we give way to a study of the thinking of Erich Fromm, a social scientist who handled the need for a theory of social psychology that encompasses: 1) the critical study of some works by Freud and Marx; and 2) the scientific dialogue between sociology and psychology. In the end, autonomous analytical social psychology emerges, with authentic objectives that make it different from other social sciences, especially other sociopsychologies.
Descritores: Psicologia Social
-Teoria Psicanalítica
Sociologia
Teoria Crítica
Teoria Freudiana
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Relatório Técnico
Responsável: CO191.1 - Biblioteca



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