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Pesquisa : SP3.001.005.030.050.010.017 [Categoria DeCS]
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Id: biblio-1020203
Autor: Farias, João Maurício; Hennigen, Inês.
Título: A Tekoá Ka'aguy Porã: Espaço Ancestral e Produção de Subjetividade Mbya-Guarani / The Tekoá Ka'aguy Porã: Ancestral Space and Mbya-Guarani Subjectivity Production / La Tekoá Ka'aguy Porã: Espacio Ancestral y Producción de Subjetividad Mbya-Guaraní
Fonte: Psicol. ciênc. prof;39(spe):53-66, 2019. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Neste artigo trazemos algumas discussões apresentadas na dissertação "Retomada Mbya-Guarani no Yvyrupá: produção de subjetividade, agenciamentos e criação de estratégias de luta", que teve como objetivo pesquisar processos de subjetivação, produção de composições e estratégias de enfrentamento/resistência em meio ao movimento dos indígenas Myba-Guarani de retomada de área em Maquiné-RS, Brasil. Entendeu-se que, para tanto, o método da cartografia se mostrava interessante, pois propicia traçar os percursos dos atores sociais no terreno da experiência. A partir de análise de materiais como diários de campo, fotos produzidas por indígenas e postadas em um grupo de WhatsApp que agregava apoiadores, audiovisuais de divulgação veiculados na internet, abordamos aqui, um dos pontos desenvolvidos na dissertação: o espaço sociocosmológico Mbya que se atualizou naquela região - a tekoá Ka'aguy Porã - entendendo-o como espaço ancestral (retomado na Retomada) para a efetuação do modo de vida - o tekó - Mbya-Guarani. Buscamos traçar aproximações, articulações e torções conceituais para pensar a produção de subjetividade deste povo indígena. Ao final, tecemos considerações sobre o que entendemos ser potentes aberturas e contribuições para a Psicologia Social, assim como para as ciências sociais e para a pesquisa com povos indígenas....(AU)

In this article we present some discussions derived from the dissertation "Mbya-Guarani Retrieval in Yvyrupá: production of subjectivity, agency and creation of strategies of struggle", whose objective was to investigate subjectivation processes, production of coping/resistance strategies of the Myba-Guarani natives in the area of Maquiné/RS, Brazil. It was understood that, for this, the method of cartography was interesting, since it allows tracing the paths of social actors in the field of experience. Based on an analysis of materials such as field diaries, indigenous photos posted in a WhatsApp group that aggregated supporters, broadcasting aids on the Internet, we approach here one of the points developed in the dissertation: the Mbya sociocosmological space that was updated in that region - the tekoá Ka'aguy Porã - understanding it as ancestral space (taken up in the Retrieval) for the realization of the way of life - the tekó - Mbya-Guarani. We seek to draw approximations, articulations and conceptual twists to think about the production of subjectivity of this indigenous people. In conclusive terms, we make considerations about what we understand to be potent openings and contributions to social psychology, as well as to the social sciences and to research with indigenous peoples.....(AU)

En este artículo traemos algunas discusiones presentadas en la disertación "Retomada Mbya-Guaraní en Yvyrupá: producción de subjetividad, agenciamientos y creación de estrategias de lucha" que tuvo como objetivo investigar procesos de subjetivación, producción de composiciones y estrategias de afrontamiento/resistencia en medio del movimiento de los indígenas Myba-Guarani de retomada de área en Maquiné/RS, Brasil. Se entendió que, para tanto, el método de la cartografía se mostraba interesante, pues propicia trazar los recorridos de los actores sociales en el terreno de la experiencia. A partir de análisis de materiales como diarios de campo, fotos por indígenas y publicadas en un grupo de WhatsApp que agregaba apoyadores, audiovisuales de divulgación vehiculados en internet, abordamos aquí uno de los puntos desarrollados en la disertación: el espacio sociocosmológico Mbya que se actualizó en aquella - la tekaá Ka'aguy Porã - entendiéndolo como espacio ancestral (retomado en la Retomada) para la realización del modo de vida - el tekó - Mbya-Guaraní. Buscamos trazar aproximaciones, articulaciones y torsiones conceptuales para pensar la producción de subjetividad de este pueblo indígena. Al final, hacemos consideraciones sobre lo que entendemos ser potentes aperturas y contribuciones a la psicología social, así como a las ciencias sociales ya la investigación con pueblos indígenas....(AU)
Descritores: Psicologia
Psicologia Social
Cultura Indígena
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Meia-Idade
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-647100
Autor: Bernardes, Anita Guazzelli; Marques, Camilla Fernandes; Mázaro, Laíza Piva.
Título: A diferença tornada tradicional: formas de objetivação de populações indígenas / The difference makes traditional: forms of objectivation of indigenous populations
Fonte: Estud. pesqui. psicol. (Impr.) = Estud. pesqui. psicol;11(3):913-932, dez. 2011. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo tem como temática a análise de formas de objetivação das populações indígenas mediante a construção de políticas públicas voltadas para essas populações. A reflexão apoia-se nas ferramentas conceituais foucaultianas sobre verdade e política, para examinar práticas discursivas de atenção à saúde indígena a partir de ações em saúde voltadas para essas populações. A reflexão é feita com base na análise de periódicos científicos publicados posteriormente à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde dos Povos Indígenas. Os periódicos foram selecionados na base de dados BVS. Foram utilizados 10 artigos e legislações em saúde como fontes de informação. A escolha desses 10 artigos se deu segundo o critério de um indicador epistemológico - tradicional. O tradicional é considerado um indicador epistemológico que constitui a possibilidade de conformação de um discurso indígena. A objetivação de populações indígenas como diferença retira dessas existências a própria condição de diferença, na medida em que se estabelece o tradicional como "ser" dessa diferença. (AU)

This paper analyzes forms of objectivation of indigenous populations considering the construction of public policies for them. This reflection has been grounded on Foucauldian conceptual tools about truth and politics, in an attempt to examine discursive practices of indigenous health care in health actions directed to indigenous populations. The reflection is based on the analysis of journals published after the National Policy for Integral Attention to Indigenous Peoples Health Care. The journals were selected from BVS database. Ten articles and health regulations were used as sources of information. These ten articles were selected according to a criterion of an epistemological indicator - the traditional. The traditional has been considered as an epistemological indicator that constitutes the possibility of conformation of an indigenous discourse. The objectivation of indigenous populations as difference takes from these existences the difference condition in itself, for it establishes the traditional as the " being" of that difference. (AU)
Descritores: Política Pública
Cultura Indígena
-Símbolo Étnico
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR1691.1 - Biblioteca CEH/A


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Id: biblio-1008420
Autor: Quintero Corredor, Cindy Pamela(com); Monje Carvaja, Jhon Jairo(com).
Título: LA MEMORIA BIOCULTURAL DE LA ETNIA SÁLIBA, RESGUARDO EL SUSPIRO, MUNICIPIO DE OROCUÉ, CASANARE / THE BIOCULTURAL MEMORY OF THE SÁLIBA ETHNIC GROUP, EL SUSPIRO RESERVATION, MUNICIPALITY OF OROCUÉ, CASANARE
Fonte: Rev. luna azul;47:[83]-[97], 01 julio 2018.
Idioma: en; es.
Resumo: Este documento contiene resultados de una investigación con la etnia sáliba del resguardo El Suspiro en Orocué, Casanare, orientada a generar elementos para la recuperación de su memoria biocultural. La metodología usó herramientas de la investigación acción participativa para tener acceso a una aproximación más ajustada de su cultura, espiritualidad y producción agrícola en gran parte erosionadas en la memoria colectiva de sus integrantes, principalmente por momentos y elementos de la modernidad en contacto con las comunidades no indígenas de la zona. Se usaron acercamientos vivenciales con inmersión por largos períodos en la comunidad y participación de actividades festivas, de producción, de espiritualidad y de cotidianidad para ayudar a tener una percepción más ajustada de su realidad y apoyar los resultados de la investigación.

This document contains results of a research project carried out with the Sáliba ethnic group of El Suspiro reservation in Orocue, Department of Casanare, aimed at generating elements for recovery of their biocultural memory. The methodology used tools of participatory action research -PAR-, to have access to a closer approximation of this ethnic group culture, spirituality and agricultural production, largely eroded in the collective memory of its members, mainly by moments and elements of modernity in contact with nonindigenous communities in the area. Experiential approaches with immersion for long periods in the community, participation in festive activities, production, spirituality and daily life were used to help having a more accurate perception of their reality and support the results of the research.
Descritores: Cultura Indígena
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CO54.1 - Centro de Biblioteca e Información Científica


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Id: biblio-997233
Autor: Soares, Khellen Cristina Pires Correia; Debortoli, José Alfredo Oliveira.
Título: Lazer e experiência cultural: territorialidade e alteridade do povo Akwe-Xerente / Leisure and cultural experience: territoriality and otherness of the Akwe-Xerente people
Fonte: Licere (Online);22(01):122-147, mar.2019.
Idioma: pt.
Resumo: Este trabalho é um recorte da tese de doutorado intitulada Cultura e Lazer na vida cotidiana do povo Akwe-Xerente. Este texto busca uma discussão entre lazer e experiência cultural, aproximando do modo de vida e de constituição da territorialidade e alteridade Akwe-Xerente. Uma aproximação com a antropologia permitiu que a metodologia fosse construída a partir do diálogo entre a pesquisa bibliográfica e de campo; em uma perspectiva etnográfica foi desenvolvida a observação participante e realizadas entrevistas. Através do "olhar de perto e de dentro" buscamos a compreensão do que os indígenas vivenciam que se aproxima das perspectivas de lazer lançadas até o momento. Assim, o objetivo é apresentar as práticas culturais de lazer do povo Akwe-Xerente, mais especificamente o Dasipê e a utilização das tecnologias, trazendo para a discussão questões que permeiam a alteridade e territorialidade deste povo. Estas práticas culturais de lazer fazem parte da vida cotidiana e participam da força geradora que define essa cultura. A tessitura deste habitar é composta por fios da tradição e outros fios da modernidade, revelando o processo híbrido da experiência cultural.

This project work is a cut of the doctoral thesis entitled Culture and Leisure in the daily life of the Akwe-Xerente people. This text seeks a discussion between leisure and cultural experience, approaching the way of life and the constitution of territoriality and distinctiveness from Akwe-Xerente.Through an approach with anthropology, the methodology was constructed from the dialogue between bliographical and field research, from an ethnographic perspective. The present study constitutes a dialogue of the understanding of leisure as dimension of culture and complex social practice, based on the analysis of the daily life of the Akwe-Xerente people, by means of what is revealed as alterity and territoriality of this people. Through the "close and inward look" we seek to understand what indigenous people experience that approaches the perspectives of leisure that have been released so far,considering the way of life of this people, describing the relationships that are established with time, work, nature, traditional knowledge,the knowledge of the surrounding society and how all these elements bring perspectives of dialogue with the field of study of leisure.
Descritores: Cultura
População Indígena
Atividades de Lazer
-Territorialidade
Cultura Indígena
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-1005058
Autor: Kessel, J. van.
Título: La senda de los Kallawayas / The path of the Kallawayas.
Fonte: s.l; EL JOTE ERRANTE;CIDSA; 1993. 1-119 p.
Idioma: es.
Resumo: Históricamente y culturalmente, la población forma una étnia propia, que se conoce como los Kallawayas. En sentido más estrico, este nombre se reserva para sus famosos médicos ambulantes. (AU)
Descritores: Cultura Indígena
Medicina Tradicional
-Bolívia
População Indígena
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-729483
Autor: Quintana Arias, Ronald Fernando.
Título: Estudio de plantas medicinales usadas en la comunidad indígena Tikuna del alto Amazonas, Macedonia / Study of medicinal plants used by the Tikunas indigenous community of the upper Amazon (Macedonia)
Fonte: NOVA publ. cient;10(18):181-193, jul.-dic. 2012. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: Entre Febrero del 2008 y Octubre del 2009, se realizó una investigación de plantas asociadas a las enfermedades más frecuentes en la Comunidad TIKUNA de Macedonia ubicada a 57 km de Leticia. Para realizar este estudio se aplicaron tres tipos de encuestas basadas en las "TRAMIL". A a partir de estas, se establece como resultado el reporte de 115 plantas de valor de uso medicinal dentro de la Comunidad, y 308 remedios aplicados para la cura de diferentes enfermedades. Se presentó un listado que incluye: 109 géneros y 99 especies. Para cada una de las plantas medicinales se reporta el nombre vernáculo, nombre Tikuna, numero de colección, familia taxonómica, usos tradicionales referidos, parte usada, propiedad medicinal, forma de preparación, administración, si la preparación en caso de ser combinada se hace con una planta o animal y si debe tener "dieta"2 o no. Cada planta reportada fue: fotografiada en campo, recolectada e identificada previamente en el SINCHI3 de Leticia, se calculó el nivel de uso significativo TRAMIL, valor de uso general, fitoetnoaloctoneidad y Fitoetnoendemicidad. Se concluye que las familias Arecaceae, Bignoniaceae y Rubiaceae y especies como el Yarumo (Cecropia sciadophylla) el Carambolo (Averrhoa carambola), la una de gato (Uncaria tomentosa), el Acapu (Minquartia guianensis), la Lancetilla (Alternanthera brasiliana), y el Amacizo (Erythrina fusca) tienen un gran valor cultural dentro de la Comunidad. Asimismo, que el uso y aplicación de diferentes plantas que alivien dolencias es compartido por las etnias del Trapecio, pero la validez u orden de importancia de las plantas depende de la cosmología y cosmogonía particular de cada comunidad.

A study of the plants associated with most common diseases in the TIKUNA community of Macedonia (located 57 km from Leticia, Colombia) were carried out from February 2008 to October 2009. Three types of surveys based on the "TRAMIL were applied. Total 115 plants with medicinal use and 308 remedies applied to cure various diseases were determined comprising 109 genera and 99 species. For each plant the vernacular name, Tikunas name, collection number, taxonomic family, traditional uses, part used, medicinal properties, method of preparation and administration, how was prepared (combined with a plant or animal) and whether it should be "diet" or not were documented. Each plant was documented: photographed on the field, collected and identified previously in SINCHI Leticia. The level of TRAMIL significant use value was calculated as well as phytoendemicity and fitoetnoaloctoneidad. Families Arecaceae, Bignoniaceae and species such as the Rubiaceae and Yarumo (Cecropia sciadophylla) the Carambolo (carambola), cat's claw (Uncaria tomentosa), the Acapu (Minquartia guianensis), the Lancetilla (Alternanthera brasiliana) and the Amacizo (Erythrina fusca) have great cultural value within the community. Additionally the use and application of different plants to relieve ailments were found shared by trapezium ethnic, although the validity or importance of plants depends on the cosmology and cosmogony of each community.
Descritores: Etnobotânica
-Plantas Medicinais
Terapias Complementares
Cultura Indígena
Limites: Seres Humanos
Responsável: CO332 - Facultad de Medicina


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Id: lil-759074
Autor: Castillo Bohórquez, Martha; Mora Bautista, Ana Isabel; Oliveros Rozo, Ana Lucia; Jiménez Tobo, Leidy Milena; Parrales Solarte, Luz Myriam; Suárez Católico, Nancy Carolina.
Título: Descripción del estado de salud de indígenas Huitoto y Embera de Florencia, Caquetá a través de pruebas de laboratorio, en el primer período de 2012 / Description of the health status of indigenous Huitoto and Embera of Florencia Caquetá trough laboratory tests in the first period of 2012
Fonte: NOVA publ. cient;13(23):37-45, ene.-jun. 2015. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: Objetivo. Describir la presencia de anemia, infecciones y parasitismo intestinal en comunidades indígenas colombianas Huitoto y Embera residentes en Florencia, Caquetá a partir de pruebas de laboratorio como: cuadro hemático, frotis de sangre periférica (FSP), ferritina, proteína C reactiva (PCR), parcial de orina y coprológico. Materiales y métodos. Se recolectaron muestras de sangre, orina y materia fecal, de adultos entre los 18 y 79 años. Resultados. Se encontró que las dos comunidades indígenas presentaban deficiencias en el estado de salud representadas por alto nivel de parasitismo intestinal, presencia de anemia en algunos de los individuos, al igual que una baja prevalencia de infección urinaria. Se sugiere implementar campañas de promoción y prevención de la salud de estas comunidades indígenas.

Objetive. Describe the presence of anemia, infections and intestinal parasitism in Colombian indigenous communities Huitoto and Embera residents in Florencia, Caquetá. Materials and Methods: Laboratory test such as: hemogram, peripheral blood smear (FSP), Ferritin, C-reactive protein (CRP), partial of urine and stool. In the study were collected blood samples, urine and stool, of adults between 18 and 79 years. Results. It was found that the two communities had deficiencies in health status represented by high level of intestinal parasitism, anemia in some individuals, as well as a low prevalence of urinary tract infection. In response to the problems described above, the group of research suggests deploy campaigns of health promotion and disease prevention related to the findings on the health status of these indigenous communities.
Descritores: Anemia
-Doenças da Bexiga Urinária
Disenteria Amebiana
Cultura Indígena
Limites: Seres Humanos
Responsável: CO332 - Facultad de Medicina


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Id: biblio-946804
Autor: Esteva Figueroa, Gustavo.
Título: Más allá de la tormenta / Beyond the storm
Fonte: Rev. CoPala;3(6):7-27, 2018.
Idioma: es.
Resumo: Argumento en este ensayo que la relación del neozapatismo con los pueblos indios es determinante de su carácter y de su trayectoria, desde su nacimiento hasta el momento actual, en junio de 2018. Tanto el zapatismo como los pueblos indios se han transforma do juntos y juntos, hasta hoy, plantean los términos de sus luchas, nunca reducidos a lo indígena, nunca ajenos a esa condición. Su relación determina lo que ambos son y el sentido de su lucha política actual

In this essay, I argue that the relationship between Neozapatisn and Indigenous peoples determines its character and trajectory, since their origin to the present day, in June 2018, and that such relationship has affected both. Both Neozapatism and Indigenous peoples have transformed together and together, until today, they conceive the terms of their struggles, never reduced to the indigenous condition, never alien to such condition. Its relationships determine what both are and the meaning of their current political struggle.
Descritores: FREE ASSOCIATION0
-História
Cultura Indígena
Filosofia
Responsável: CO5.1 - Centro de Información y Conocimiento


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Id: biblio-915985
Autor: Oliveira, Roberto Carlos de.
Título: Uso de álcool e problemas relacionados no povo indígena Maxakali/MG: a visão de mundo maxakali / Alcohol use and alcohol related problems among Maxakali Indigenous Peoples/MG: a maxakali world view.
Fonte: Belo Horizonte; s.n; 2018. 284 p. ilus, mapas, tab, graf.
Idioma: en; pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Odontologia para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: Com desenho sequencial exploratório, utilizou-se abordagem fenomenológica compreensiva com o objetivo de compreender as percepções sociais sobre o uso do álcool e dos seus problemas relacionados nas comunidades de Água Boa e Pradinho do povo indígena Maxakali/MG. Partiu-se das realidades vividas pelos sujeitos da pesquisa contadas em sete grupos focais. Através da análise de conteúdo temático, os achados da pesquisa qualitativa foram organizados por temas em três dimensões: padrão de uso (iniciação, frequência, quantidade); contextos (acesso, onde, como, quando e quem) e problemas relacionados (individual, família e aldeias). Apresentamos as dimensões e discutimos como esses achados foram configurados em construtos e perguntas do questionário. Num estudo quantitativo, explorou-se a característica coletivista da cultura Maxakali. Desenvolveu-se e aplicou-se um questionário junto às lideranças Maxakali que responderam sobre o consumo de álcool no último ano e das consequências negativas deste consumo entre seus amigos de suas aldeias. Examinou-se a associação entre consumo e consequências com os dados sociodemográficas dos entrevistados aplicando os testes qui-quadrado e exato de Fisher e Análise de Conglomerados (cluster). Calcularam-se os valores de Kappa para avaliação da reprodutibilidade do questionário. Os achados qualitativos ressaltam que, com a emergência do regime etílico voltado à Kaxmuk, ocorreram adaptações com relações negativas para quem bebe, suas família, aldeia e comunidade. Reconhece as formas pelas quais as bebidas nativas desapareceram e a cachaça se inseriu nos sistemas culturais Maxakali. Funções como lubrificante social, facilitador de transes xamanísticos, seu papel nas relações de gênero, idade e na produção do conhecimento, bem como regulador das expressões de violência e inimizade foram vinculados ao modo de beber Maxakali. No mundo-da-vida, as consequências negativas apresentaram-se em forma de acidentes, desarmonias conjugais, negligências, além de comportamentos violentos, doenças e mortes. Quantitativamente, a prevalência de 12 meses do consumo de álcool foi de 39,1%. A taxa de consumo para as mulheres (17,3%) foi 3,6 vezes menor que a taxa de consumo dos homens. As taxas de consumo de álcool no gênero masculino aumentam de 8,1% para 64% da faixa etária de 09 a 14 para 15 a 19 anos de idade. As maiores proporções de consumo de álcool entre mães e pais foram encontradas nas famílias extensas e associadas às consequências negativas de quem faz consumo da cachaça. Em contrapartida, as famílias nucleares apresentaram associação de proteção ao consumo do álcool na faixa etária de 9 a 14 anos no gênero feminino. A despeito do consumo de álcool no gênero feminino iniciar dos 20 a 24 anos, as taxas de problemas relacionados a este consumo nas mulheres ultrapassaram as de homens durante os 25 a 45 anos de idade. Com uma concordância substancial de reprodutibilidade na aplicação do questionário, nossa expectativa é que a facilidade de aplicação e a força preditiva dessa ferramenta permita a detecção e o monitoramento do uso do álcool e suas consequências no povo Maxakali.(AU)

Through an exploratory sequential design, a comprehensive phenomenological approach was conduct with the purpose to understand the social perceptions regarding the alcohol use and their related problems among Maxakali Indigenous Peoples/MG/Brazil. It started from the realities lived by the research subjects narrated in seven focus group. Through thematic analysis, the results of the qualitative research were organized into themes and three dimensions: pattern of consumption (initiation, frequency, quantity); contexts (access, where, how, when and who) and related problems (individual, family and villages). We present these arguments and explore how the findings were developed in constructions and questions of the questionnaire. Followed by a quantitative study we explore the collectivist characteristic of the Maxakali culture. We developed and applied a questionnaire with Maxakali leaderships who answered about their friends' alcohol consumption in last year, also the alcohol related problems. The association between alcohol consumption and consequences with sociodemographic data of the interviewees was analyzed using chi-square and Fisher's exact tests and Cluster Analysis. The Kappa values were calculated to evaluate the reproducibility of the questionnaire. The qualitative findings highlighted that, with the emergence of the Kaxmuk-related ethylic regime, there were adaptations with negative relations for the drinker, his family, his village and his community. It recognized the ways in which the native drinks have disappeared, and the liquor has inserted itself into their cultural systems. Considering the subjectivity of those leaders in the process of data collection and analysis, functions regarding social lubricant, facilitator of shamanic trances, knowledge production and its role in the relations of gender and age were identified. Those functions were enmeshed to their symbols and meanings regarding to their drinking pattern and contexts. In the world-of-life, these changes can be seen through accidents, insults, marital disharmony, neglects, violent behavior, illness and death. The quantitative results point out that, the prevalence of 12 months of alcohol use was 39.1%. The alcohol use rate to women (17.3%) was 3.6 times lower than the men's rate. For males, alcohol rates increased from 8.1% to 64% in the age group from 09 to 14 to 15 to 19 years-old. The highest proportions of alcohol use among parents were found in extended families and associated with the negative consequences of those who use cachaça. On the other hand, the nuclear families had an association of protection to the use of alcohol in the age group of 9 to 14 years in the female gender. In spite of the use of alcohol in the female beginning from 20 to 24 years, the rates of problems related to this use by the women surpassed those of men during the 25 to 45 years of age. With a substantial agreement of reproducibility in the application of the questionnaire, our hope is that the ease of application and the predictive force of this tool will allow the detection and monitoring of alcohol use and its consequences in the Maxakali people.(AU)
Descritores: Transtornos Relacionados ao Uso de Álcool
Bebidas Alcoólicas
Alcoolismo
Características Culturais
Índios Sul-Americanos
Cultura Indígena
Percepção Social
Problemas Sociais
-Pesquisa Qualitativa
Análise Quantitativa
Responsável: BR365.1 - BIB - Biblioteca
BR365.1; D047, O48u, 2018. T


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Id: biblio-911940
Autor: Devoto Bazán, Erick.
Título: Apuntes para la elaboración de una historia de la medicina tradicional andina / Notes for the development of a history of traditional Andean medicine
Fonte: Revista del Instituto Riva-Agüero;1(2):79-116, 2016.
Idioma: es.
Resumo: En la actualidad, la medicina occidental ve con mayor interés las prácticas curativas tradicionales por ser estas menos invasivas y por contar con recetas y tratamientos de comprobada eficacia. Este acercamiento se ha logrado gracias a la ayuda de estudios históricos y antropológicos. Sin embargo, en el caso de la medicina tradicional peruana, la historiografía no ha trabajado con profundidad el tema. Este artículo pretende alentar el desarrollo de nuevos trabajos sobre este tópico y para ello reseña brevemente las fuentes escritas referentes a la medicina andina, desde las recopilaciones de los primeros cronistas en el XVI hasta los estudios actuales.
Descritores: Bibliografia de Medicina
Cultura Indígena
Medicina Tradicional
-História da Medicina
Peru
Limites: Seres Humanos
História do Século XVI
História do Século XVII
História do Século XVIII
História do Século XIX
História do Século XX
História do Século XXI
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1.1 - BIREME



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