Base de dados : LILACS
Pesquisa : SP3.001.005.030.050.010.017 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 30 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 3 ir para página          

  1 / 30 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-441191
Autor: Magalhães, Célio; Barbosa, Ulysses C; Py-Daniel, Victor.
Título: Decapod crustaceans used as food by the Yanomami Indians of the Balawa-ú village, State of Amazonas, Brazil
Fonte: Acta amaz;36(3):369-374, jul.-set. 2006. tab.
Idioma: en.
Projeto: Ministério da Saúde; . Onchocerciasis Elimination Program for the Americas; . Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Resumo: The Yanomami are a group of South American Indians that live in the rainforest along the borderlands of Brazil and Venezuela. They depend on hunting, gardening and wild food for survival; crustaceans are a highly prized food item in their diet. Taxonomical and ethnozoological aspects of the Yanomami Indians of the Balawa-ú village, state of Amazonas, Brazil, related to the crustaceans are described. Information and specimens were obtained from August to December, 2003. Interviews were conducted with residents of the village and focused on questions about species exploited, indigenous names, modes of capture and use of the species. One shrimp species of the family Palaemonidae (Macrobrachium brasiliense) and two crab species of Trichodactylidae (Sylviocarcinus pictus, Valdivia serrata) as well as two of Pseudothelphusidae (Fredius fittkaui, F. platyacanthus) were recorded. The indigenous names applied to these species are: shuhu, for shrimp, oko and peimatherimi for each of the two pseudothelphusid crabs, and hesiki tôtôrema for both trichodactylid crabs.

Os Yanomami são um grupo de índios que habitam a floresta tropical úmida ao longo da fronteira entre Brasil e Venezuela. Eles dependem da caça, da agricultura e da coleta de produtos da floresta para a sua sobrevivência, sendo os crustáceos um dos itens alimentares mais apreciados. São descritos aspectos taxonômicos e etnozoológicos dos índios Yanomami da aldeia de Balawa-ú, no estado do Amazonas, Brasil, relacionados aos crustáceos. Informações e espécimes foram coletados de agosto a dezembro de 2003. Foram realizadas entrevistas com habitantes da aldeia com enfoque nas espécies exploradas, nomes indígenas, modos de captura e utilização. Foram registradas uma espécie de camarão da família Palaemonidae (Macrobrachium brasiliense), duas espécies de caranguejos da família Trichodactylidae (Sylviocarcinus pictus, Valdivia serrata) e duas da família Pseudothelphusidae (Fredius fittkaui, F. platyacanthus). Os nomes indígenas usados para elas são: shuhu, para o camarão, oko e peimatherimi para cada um dos caranguejos pseudotelfusídeos, e hesiki tôtôrema para ambas as espécies de caranguejos tricodactilídeos.
Descritores: Zoologia
Índios Sul-Americanos
Ecossistema Amazônico
Cultura Indígena
Água Doce
Responsável: BR6.1 - BCS - Biblioteca de Ciências da Saúde


  2 / 30 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1143506
Autor: Sousa, Flaviana; Gonzalez, Ramiro; Guimarães, Danilo.
Título: Luta e resistência: dimensões para a promoção de saúde Mbya Guarani / Struggle and resistance: dimensions for health promotion Mbya Guarani / Lutte et résistance: les dimensions de la promotion de la santé Mbya Guarani / Lucha y resistencia: dimensiones para la promoción de la salud Mbya Guarani
Fonte: Psicol. USP;31:e180070, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Esse artigo discute como a luta indígena do povo Mbya Guarani pode ser compreendida como uma dimensão necessária para o estudo da promoção de saúde; luta que se dá em uma situação em que as comunidades manifestam a vivência de uma série de conflitos denunciados, como desrespeito do Estado brasileiro aos seus direitos constitucionais. Realizamos uma análise dialógica de discursos de lideranças Mbya Guarani, presentes em noticiários produzidos por coletivos indígenas e no documentário "Teko Rexaĩ: Saúde Guarani Mbyá". Discutimos as tensões entre a concepção Guarani de Teko Porã e o que está previsto pelo Subsistema de Atenção à Saúde Indígena. Argumentamos que as concepções de saúde e de cuidado, desde o enfoque do construtivismo semiótico-cultural em psicologia e suas interfaces com a reflexão ética, devem considerar o ethos indígena. Isso permite repensar o papel dos agentes de saúde em relação aos problemas relatados pelas lideranças indígenas.

Abstract This paper discusses how the struggle of the Mbya Guarani people can be comprehended as a necessary dimension for the study of health care promotion. Struggle that happens in a situation manifested by the communities that includes the experience of a series of conflicts denounced as Brazilian State disrespect to their constitutional rights. We developed a dialogical analysis of discourses uttered by Mbya Guarani leaders, published by indigenous associations and in the documentary "Teko Rexaĩ: Saúde Guarani Mbyá". We discussed the tensions between the Guarani conception of Teko Porã and what is proposed by the Brazilian Subsystem of Indigenous Health Attention. We argue that the conceptions of health and care, from the framework of Semiotic-Cultural Constructivism in psychology and its interfaces with the ethical reflection, should consider the indigenous ethos. It allow us to rethink about the role other the healthcare agents in relation to the issues reported by the indigenous leaders.

Résumé Cet article met en question la manière dont la lutte du peuple Mbya Guarani peut être considerée comme une dimension nécessaire pour l'étude de la promotion de la santée. Elle se déroule dans un contexte où les communités expriment une série de conflits dénoncés comme le manque de respect de l'Etat Brésilien à leurs droits constitutionnels. On a réalisé une analyse dialogique des discours des leaders Mbya Guarani dans les nouvelles produites par les groupes indigènes et aussi, dans le documentaire "Teko Rexaï: Saúde Guarani-Mbya". Les tensions, entre la conception guaraní de Teko Porá et les dispositions du Sous-système d'Atencao à Saúde Indigène, sont discutées. Nous soutenons que les conceptins de la santé et des soins, au point de vue du constructivisme sémio-culturel dans la psycologie et ses interfaces avec la réflexion éthique, devraient tenir compte de l' ethos autochtone. Cela permet de repenser le rôle des agents de la santée en rélation avec les problèmes rapportés par les leaders autochtones.

Resumen Este artículo discute cómo la lucha indígena del pueblo Mbya Guarani puede ser considerada como dimensión necesaria para el estudio de la promoción de salud. Lucha que se da en un contexto en que las comunidades manifiestan una serie de conflictos denunciados como falta de respeto desde el Estado brasilero a sus derechos constitucionales. Se realizó un análisis dialógico de discursos de líderes Mbya Guarani en noticias producidas por colectivos indígenas, y en el documental "Teko Rexaĩ: Saúde Guarani Mbyá". Se discute las tensiones entre la concepción Guarani de Teko Porã y lo previsto por el Subsistema de Atenção à Saúde Indígena. Argumentamos que las concepciones de salud y cuidado, desde el foco del constructivismo semiótico-cultural en psicología y sus interfaces con la reflexión ética, deben considerar un ethos indígena. Esto permite re-pensar el papel que tienen los agentes de salud en relación a los problemas relatados por los líderes indígenas.
Descritores: Povos Indígenas
Promoção da Saúde
Direitos Humanos
-Saúde de Populações Indígenas
Cultura Indígena
Limites: Humanos
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


  3 / 30 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1129126
Autor: Neumann, Zilda Ams.
Título: Memória da Comissão Intersetorial de Saúde Indígena: Cisi/CNS 2000-2006 / Memory of the Intersectoral Commission on Indigenous Health: Cisi /CNS 2000-2006.
Fonte: Brasília; Universidade de Brasília; 2016. 164 p.
Idioma: pt.
Resumo: Com grande satisfação apresentamos este documento que registra o planejamento, os resultados e as articulações intersetoriais da Comissão Intersetorial de Saúde Indígena (Cisi), do Conselho Nacional de Saúde (CNS) do MS, realizados entre janeiro de 2000 e junho de 2006. Temos a compreensão de que este registro representa apenas uma parte de todas as ações desenvolvidas pela Cisi ao longo destes anos. A preservação da história, que integra a cultura indígena, o seu sofrimento e a relação causal multissetorial dos agravos à sua saúde poderão orientar os passos futuros e garantir a continuidade de iniciativas que atendam à expectativa da população indígena. Esta memória destaca os planos de trabalho da Cisi, aprovados a cada ano no CNS, procurando acompanhar a resposta dada à demanda das 3a e 4a Conferências de Saúde Indígena. As principais realizações de cada ano, a partir de 2000, quando começa a organização dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas, com os respectivos Conselhos de Saúde Indígena, foram apreciadas e debatidas em cada reunião da Cisi, com a apresentação pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) da execução das políticas de saúde, suas difi culdades e suas expectativas. A Cisi constatou que entre os principais entraves que obstruíram maior avanço na execução das políticas de saúde indígena se destacaram as difi culdades de gerenciamento, as ingerências políticas na indicação de chefi as, bem como à insufi ciente preparação e o acompanhamento de algumas organizações conveniadas para as quais foi delegada a execução das políticas de saúde. O defi ciente sistema de informação e monitoramento, a sua falta de retorno às bases, como estímulo ao trabalho no alcance das metas, a falta de autonomia, a descontinuidade na capacitação e no acompanhamento dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas, os confl itos pelas terras, que infl uíram nas decisões de muitas prefeituras, possibilitaram que os convênios com as prefeituras não se realizassem de acordo com o proposto e assinado.
Descritores: Saúde de Populações Indígenas/história
Cultura Indígena
Responsável: BR1.1 - BIREME


  4 / 30 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1087800
Autor: Herrera Paz, Edwin Francisco.
Título: Aislamiento y matrimonios consanguíneos en comunidades indígenas de Honduras / Isolation and intermarriage in indigenous communities in Honduras
Fonte: Salud(i)ciencia (Impresa) = Salud(i)ciencia (En linea);22(5):470-472, mayo-jun. 2017.
Idioma: es.
Descritores: Comportamento
Consanguinidade
Cultura Indígena
Doenças Genéticas Inatas
Honduras
Endogamia
Responsável: AR392.1 - Biblioteca


  5 / 30 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Chile
Texto completo
Id: biblio-1010840
Autor: Millaleo-Hernández, Salvador.
Título: Recursos genéticos y pueblos Indígenas: la tesis de la propiedad cultural indígena frente al dominio público / Recursos genéticos e povos indígenas: a tese da propriedade cultural indígena frente ao domínio público / Genetic resources and indigenous peoples: the thesis of indigenous cultural property in the face of public domain
Fonte: Acta bioeth;25(1):51-61, jun. 2019.
Idioma: es.
Resumo: Resumen: El artículo analiza la posición de los pueblos indígenas y sus fundamentos ético-políticos respecto de la protección debida a los recursos genéticos vinculados a los conocimientos tradicionales. Dicha posición ha reivindicado la propiedad cultural de índole colectiva respecto de dichos recursos, diferenciándose explícitamente de la solución que entiende que estos deberían caer en el dominio público. Para ello, se esboza una concepción de propiedad que tiene otras determinaciones respecto de la propiedad occidental. La postura de los pueblos indígenas ha sido sostenida de manera amplia y consistente durante décadas, y ha llegado a plasmarse en el régimen internacional de derechos humanos a través de la Declaración de Derechos de los Pueblos Indígenas de la ONU; pero, en las negociaciones en la OMPI, no ha logrado abrirse paso frente a sus críticos y a los intereses de las empresas y los Estados.

Resumo: O artigo analisa a posição dos povos indígenas e seus fundamentos ético-políticos a respeito da proteção devida aos recursos genéticos vinculados aos conhecimentos tradicionais. Dita posição reivindicou a propriedade cultural de índole coletiva a respeito de tais recursos, diferenciando-se explicitamente da solução que entende que deveriam cair em domínio público. Para isso, se esboça uma concepção de propriedade que tem outras determinações a respeito da propriedade ocidental. A postura dos povos indígenas tem sido mantida de maneira ampla e consistente durante décadas e chegou a se refletir no regime internacional de direitos humanos através da Declaração de Direitos dos Povos Indígenas da ONU; porém nas negociações na OMPI não conseguiu se impor diante de seus críticos e aos interesses das empresas e dos Estados.

Abstract: The article analyzes the position of indigenous peoples and their ethical-political foundations regarding due protection of genetic resources linked to traditional knowledge. This position has claimed cultural property of a collective nature with respect to these resources, differing explicitly from the solution that understands that these should fall into the public domain. For this purpose, a conception of property with other determination factors, compared to Western property, is outlined. The position of indigenous peoples has been widely and consistently sustained for decades and has come to be included in the international human rights regime, through the UN Declaration on the Rights of Indigenous Peoples; but, in the negotiations at WIPO, it has not managed to break past its critics and the interests of companies and states.
Descritores: Cultura Indígena
Povos Indígenas
Genética
Direitos Humanos
Limites: Humanos
Responsável: CL58.1 - Biblioteca


  6 / 30 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Cuba
Texto completo
Id: lil-735395
Autor: Cardona-Arias, Jaiberth Antonio; Rivera-Palomino, Yennifer; Carmona-Fonseca, Jaime.
Título: Expresión de la interculturalidad en salud en un pueblo emberá-chamí de Colombia / Intercultural expression in health seen in the ember'a-chami native people of Colombia
Fonte: Rev. cuba. salud pública;41(1), ene.-mar. 2015.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: la biomedicina y la etnomedicina tienen limitaciones y ventajas, por tal razón, en la actualidad se busca fomentar la interculturalidad en salud. Objetivo: determinar las concepciones y prácticas del saber ancestral que contribuyen a la interculturalidad en salud en un pueblo indígena. Métodos: estudio cualitativo y etnográfico realizado entre 2011-2012 en 20 indígenas adultos con diferentes funciones y pertenecientes a un pueblo emberá-chamí de Colombia. La muestra se seleccionó por muestreo teórico. Se aplicaron entrevistas semiestructuradas, diarios de campo y observación participante. Se recopiló material discursivo generado de manera espontánea seguido de análisis hermenéutico con focalización de la atención en la producción simbólica del lenguaje según criterios de credibilidad, auditabilidad, transferibilidad, saturación de categorías y triangulación metodológica. Con la información disponible se creó un sistema categorial. Se observaron los principios éticos correspondientes. Resultados: las categorías y subcategorías del sistema contenían las acciones que mostraban la articulación entre la etnomedicina y la biomedicina, expresión de la interculturalidad. La categoría contexto de la interculturalidad incluyó fundamentalmente las subcategorías: proceso salud-enfermedad, diálogo de saberes, comités de vigilancia epidemiológica, formación de personal indígena en el modelo occidental y escuela de médicos tradicionales. La categoría acciones y prácticas de la interculturalidad incluyó la atención de las gestantes y el parto y el abordaje de enfermedades relacionadas con el dominio físico-biológico. Conclusiones: los aspectos del universo simbólico indígena recogidos en el sistema categorial potencian la interculturalidad en salud y posibilitan un mayor éxito de los programas de prevención de enfermedad y promoción de salud(AU)

Introduction: biomedicine and ethnomedicine have restrictions and advantages; that is why, intercultural expression in health is presently encouraged. Objective: to determine the conceptions and practices of the ancient learning that contribute to intercultural expression in health of a native people. Methods: qualitative and ethnographic study of 20 adult natives from ember'a-chami people in Colombia, who performed various functions at the community. It was conducted in the 2011-2012 period. The sample was selected by theoretical sampling. Semi-structured interviews, field diaries and participant observation were used. Spontaneously generated discoursing material was collected, followed by making of hermeneutic analysis focused on the symbolic production of language according to credibility criteria, audibility, transferability, saturation of categories and investigative and theoretical methodological triangulation. The available information allowed creating a category system. The relevant ethical principles were respected for. Results: the system categories and subcategories included the actions that showed the articulation of ethnomedicine and biomedicine as intercultural expression. The category intercultural expression context fundamentally included subcategories such as disease-health process, dialogue of pieces of knowledge, epidemiological surveillance committees, formation of native staff in the Western-style model and school of traditional physicians. The category actions and practices of the intercultural expression comprised the care for pregnant women, delivery, and approach to the physical and biological field-related diseases. Conclusions: the aspects of the native symbol universe arranged in the category system potentiate the intercultural expression in health and facilitate greater success of the disease prevention and health promotion programs(AU)
Descritores: Competência Cultural
Cultura Indígena
Medicina Tradicional
-Saúde Pública
Colômbia
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


  7 / 30 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Chile
Texto completo
Id: biblio-1114598
Autor: Galdámez Zelada, Liliana; Millaleo Hernández, Salvador.
Título: La naturaleza en la Constitución: visiones indígenas y propuestas ante la crisis / Nature and the Constitution: indigenous perspectives and proposals for the crisis / A natureza na Constituição: visões indígenas e propostas diante da crise
Fonte: Acta bioeth;26(1):51-60, mayo 2020.
Idioma: es.
Resumo: Este trabajo analiza la forma en que el derecho y la Constitución del 80 tratan a la naturaleza. Esta visión se contrapone con los enfoques de las filosofías de los pueblos indígenas andinos y mapuche, las cuales apuntan a la interrelación, interdependencia y reciprocidad en las relaciones entre sociedad y naturaleza. A partir de los problemas ambientales que la ciencia ha sistematizado y que afectan al mundo y al país, este trabajo elabora propuestas para una nueva configuración de lo ambiental y la naturaleza en la Constitución.

This paper assesses how the law and the 1980 Constitution deal with nature. This view contrasts with the perspective of the philosophies of the indigenous Andean and Mapuche peoples which consider the interrelation, interdependence and reciprocity in the relationships between society and nature. From the standpoint of the environmental problems that science has systematized and that affect the world and the country, this paper puts forward proposals for a new configuration for issues concerning the environment and nature in the Constitution.

Este trabalho analisa a forma como o Direito e a Constituição dos anos 80 tratam a natureza. Esta visão se contrapõe com o enfoque das filosofías dos povos indígenas andinos e mapuche, as quais apontam para a interrelação, interdependencia e reciprocidade nas relações entre sociedade e a natureza. A partir dos problemas ambientais que a ciencia sistematizou e que afetam o mundo e o país, este trabalho elabora propostas para uma nova configuração do ambiental e da natureza na Constituição.
Descritores: Índios Sul-Americanos
Constituição e Estatutos
Povos Indígenas
Direitos Humanos
-Chile
Natureza
Inter-Relação
Alteração Ambiental
Cultura Indígena
Cosmovisão
Limites: Humanos
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


  8 / 30 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-974860
Autor: Rissardo, Leidyani Karina(edt); Carreira, Lígia(edt).
Título: Novos horizontes: um olhar para o cuidado profissional ao idoso indígena / New horizons: a look at the old professional care of the indigenous / Nuevos horizontes: una mirada del adulto mayor profissional ao indigena
Fonte: Ciênc. cuid. saúde;15(3):396-396, Jul.-Set. 2016.
Idioma: pt.
Descritores: Saúde do Idoso
Saúde de Populações Indígenas
AMERICAN CANCER SOCIETYABDOMEN, ACUTEABDOMINAL INJURIES
-Idoso
Envelhecimento
Enfermagem
Fatores Culturais
Assistência à Saúde
Cultura Indígena
Limites: Humanos
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


  9 / 30 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1011383
Autor: Castillo, Liliana Orozco; López-Díaz, Lucero.
Título: Competencia cultural de enfermeras en salud pública con población indígena / Cultural competence of nurses in public health with indigenous population
Fonte: Av. enferm;37(1):9-18, ene.-abr. 2019. graf.
Idioma: es.
Resumo: Resumen Objetivo: Identificar elementos de competencia cultural (CC) en las enfermeras en salud pública (ESP) cuando cuidan a población indígena emberá-chamí. Metodología: Etnografía interpretativa con observación participante y entrevistas en profundidad a diez colaboradores. Análisis de datos basado en la propuesta de Leininger con apoyo de los programas ATLAS.ti y Excel. Resultados: El patrón cultural permite identificar la capacidad de las ESP para analizar su propia cultura, conocer, comprender e interactuar con la cultura del indígena y mediar a través de comunicación caracterizada por empatía, adaptación del lenguaje verbal y no verbal que evidencian respeto por la singularidad indígena, en un contexto de armonía con las políticas institucionales basadas en la cultura indígena. Conclusión: La cc de ESP es un proceso amplio, tanto de ESP con la comunidad como de la articulación con políticas institucionales para atender la cosmovisión indígena.

Resumo Objetivo: Identificar elementos de competência cultural (CC) das enfermeiras da saúde pública (ESP) quando atendem à população indígena emberá-chamí. Metodologia: Etnografia interpretativa com observação participante e entrevistas em profundidade com dez colaboradores. Análise de dados baseada na proposta de Leininger com apoio nos programas ATLAS.ti e Excel. Resultados: O padrão cultural identifica a capacidade de ESP para analisar a sua própria cultura, conhecer, compreender e interagir com a cultura do indígena e mediar através da comunicação, caracterizada pela empatia, a adaptação da linguagem verbal e não verbal, mostrando respeito pela singularidade dos indígenas em um contexto de harmonia com as políticas institucionais baseadas nas culturas indígenas. Conclusão: A cc das ESP é um processo amplo, não apenas de esp com os indígenas, mas de articulação com políticas institucionais para abordar a visão do mundo indígena.

Abstract Objective: To identify elements of cultural competence (CC) in Public Health Nurses (PHN) when they care for indigenous embera-chami. Methodology: Interpretive ethnography with participant observation and deep interviews with ten contributors. Analysis of data based on the proposal Leininger with support of the ATLAS.ti and Excel programs. Results: The cultural pattern allows for identifying the PHN ability to analyze their own culture, to know, understand and interact with the indigenous culture and mediate through communication characterized by empathy, adaptation of verbal and non-verbal language, aspects that show respect for the indigenous singularity, in a context of harmony with the institutional policies based on indigenous culture. Conclusion: CC of PHN is a broad process, both PHN with the community and the articulation with institutional policies addressing the indigenous world view.
Descritores: Saúde Pública
Competência Cultural
Enfermeiras de Saúde Pública
Cultura Indígena
Povos Indígenas
-Comunicação
Observação
Cultura
Adaptação
Grupos Populacionais
Cosmovisão
Idioma
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Estudo Observacional
Responsável: CO136.1 - Biblioteca


  10 / 30 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-729477
Autor: Moya Peñafiel, Mervin José.
Título: Melanoma maligno cutáneo en una mujer indígena del municipio de Alto Baudó, Chocó, Colombia / Cutaneous malignant melanoma in an indigenous woman from the town of Alto Baudó, Choco, Colombia
Fonte: Med. UIS;27(1):59-68, ene.-abr. 2014. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: El melanoma maligno cutáneo es una enfermedad mortal, que durante los últimos años se ha propagado a nivel mundial, es una entidad que afecta la piel y los órganos que se originan de la cresta neural durante el desarrollo embrionario. La historia del melanoma, se resume en el crecimiento e invasión local de la piel, y en el desarrollo de la misma, influyen factores tanto ambientales como genéticos. Esta patología es infrecuente en tipos de raza, como los afrodescendientes e indígenas, por tanto, debido a este particular suceso, el objetivo del presente artículo, es demostrar a través de un estudio analítico observacional, el caso clínico de una mujer indígena, natural de Alto Baudó, Chocó Colombia, a quien durante el tiempo de tratamiento, se le diagnostica melanoma maligno cutáneo. En la actualidad esta patología tiene muchas opciones de tratamiento estándar, pero aun así, los familiares del paciente objeto de estudio, rechazan todo procedimiento quirúrgico para contrarrestar la enfermedad, pues para ellos, es más importante las creencias de sus resguardos indígenas, desconociendo de antemano, que un dictamen prematuro con tratamientos apropiados, resultan fundamentales para neutralizar a tiempo la enfermedad; lamentablemente en estas culturas indígenas, prima más sus creencias, que el derecho del paciente a tener una vida digna. (MÉD.UIS. 2014;27(1):59-68).

Cutaneous malignant melanoma is a deadly disease, which in recent years has spread worldwide, is an entity that affects the skin and organs that origínate from the neural crest during embryonic development. The history of melanoma is summarized in the growth and local invasion of the skin, and the development of it, influence of both environmental and genetic factors. This condition is uncommon in breed types, such as African and indigenous descent, therefore because of this particular event, the aim of this paper is to demonstrate through an observational analytic study, a case of an indigenous, natural woman Alto Baudó, Choco Colombia, who during the time of treatment, is diagnosed with cutaneous malignant melanoma. Currently this disease has many standard treatment options, but still, the patient's family under study, reject any surgical procedure to counteract the disease, because for them it is more important beliefs of the indigenous reserves, knowing in advance, a premature opinion with appropriate treatment, are essential to neutralize the disease in time, unfortunately in these indigenous cultures, their beliefs more raw, the patient's right to a dignified life. (MÉD.UIS. 2014;27(1):59-68).
Descritores: Melanoma
-Neoplasias Cutâneas
Procedimentos Cirúrgicos Operatórios
Colômbia
Cultura Indígena
Limites: Humanos
Adulto
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: CO48.1 - Biblioteca Médica



página 1 de 3 ir para página          
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde