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Id: biblio-877634
Autor: Puentes, Jeremías Pedro; Hurrell, Julio Alberto.
Título: Plantas andinas y sus productos comercializados con fines medicinales y alimentarios en el área metropolitana Buenos Aires-La Plata, Argentina / ndean plants and its products commercialized for food and medicinal purposes in the metropolitan area Buenos Aires-La Plata, Argentina
Fonte: Blacpma;14(3):206-236, 2015. tab, ilus.
Idioma: es.
Resumo: Este trabajo incluye 50 taxones (especies, subespecies, variedades, cultivares) de plantas vinculadas al acervo andino, cuyos productos se comercializan con fines alimentarios y terapéuticos en el Área Metropolitana Buenos Aires-La Plata, Argentina. Para cada taxón se indican sus productos, los usos asignados y sus efectos científicamente estudiados, a los fines de evaluar su correlación. Asimismo, se discute su difusión desde el ámbito restringido del segmento de inmigrantes bolivianos (contexto "ligado a tradiciones") hacia el circuito comercial general (contexto "no tradicional"). De este modo, la dinámica del conocimiento botánico local es evaluada a través de la circulación de distintos productos.

This paper includes 50 taxa (species, subspecies, varieties, cultivars) of plants linked to the Andean context whose products are marketed for food and medicinal purposes in Metropolitan Buenos Aires-La Plata, Argentina. For each taxon its products are indicated, as well as its assigned uses and scientifically studied effects, in order to evaluate their correlation. Also, the products diffusion from the restricted ambit of the Bolivian immigrants segment ('linked to traditions' context) to the general commercial circuit ('not traditional' context) is discussed. Thereby, the dynamics of local botanical knowledge is assessed through the different products circulation.
Descritores: Plantas Comestíveis
Plantas Medicinais
Etnobotânica/economia
-Argentina
Área Urbana
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Relatório Técnico
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1128219
Autor: Oliveira, Fernando J.A. de; Rodrigues, Joslea S; Teles, Livia A. C; Nogueira, Julia A. D.
Título: Transporte ativo no trajeto escolar: uma revisão integrativa / Active transport at the school path: an integrative review
Fonte: Rev. bras. ciênc. mov;2(28):65-75, abr.-jun. 2020. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: o transporte ativo pode ser uma oportunidade para desenvolver comportamentos mais saudáveis na vida das crianças e jovens. O presente estudo busca identificar barreiras e facilitadores desse comportamento, bem como suas interfaces com a saúde dos escolares por meio de revisão de literatura. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura realizada nas bases eletrônicas BVS, Scielo e periódico Capes, utilizando os descritores mobilidade, transporte, deslocamento, ativo, sustentável, estudantes, escolares e trajeto escolar em português, inglês e espanhol. Foram incluídos estudos realizados nas Américas e publicados nos últimos cinco anos. Os 16 artigos selecionados foram desenvolvidos no Brasil, Canadá, México e Estados Unidos, sendo que a maioria deriva de pesquisas mais amplas. Os resultados indicam que a prevalência de transporte ativo no trajeto escolar variou entre 10% nos Estados Unidos e 76% no Brasil. Alguns facilitadores desse comportamento foram: pais que utilizam transporte ativo; expectativa dos pais; percepção dos pais sobre boa estrutura e segurança; crianças mais velhas, sem veículos, de grandes cidades, com menor satisfação familiar, com maior número de dias fisicamente ativos; ser homem; presença de adulto e clima. Algumas barreiras foram: distâncias; maior idade, nível de escolaridade da mãe e classe econômica; maior tempo de trabalho dos pais; posse de veículo; zona urbana; bullying; muita coisa para carregar, ausência de árvore, criminalidade; presença de animais vadios e ter etnia latina. A interface do transporte ativo no trajeto escolar com a saúde foi reportada com o nível de atividade física, obesidade/sobrepeso (saúde individual) e barreiras e facilitadores a esse tipo de deslocamento (saúde ambiental). Considerando que atitudes cultivadas na infância têm grandes chances de permanecer na vida adulta, o transporte ativo no trajeto escolar pode ser uma estratégia na criação de hábitos saudáveis e sustentáveis que contribuam para melhor qualidade de vida, desde que se considerem seus determinantes e condicionantes...(AU)

the active transport can be an opportunity to develop healthier beh av iors in t h e lives of children and young people. The present study seeks to identify barriers and facilitators of this behavior, as well as their interfaces with the students' health through a literature review. It is an integrative literature review carried out on the electronic databases BVS, Scielo and Capes periodical, using the descriptors of mobility, transport, displacement, active, sustainable, students, school and schoo l p ath in Po rtuguese, English and Spanish. Studies carried out in the Americas and published in the last five years were included. The 16 selected papers were developed in Brazil, Canada, Mexico and the United States, with most of them deriving from broader researches. The results obtained reveal t he p revalence of active transport in school path varied between 10% in the United States and 76% in Brazil. Some facilitators of this behavior were: parents or adults who use active transport; parental expectation; parents' perception of good structure and safety; older children, without vehicles, large cities, with less family satisfaction, with more days of physical activities; be a man; adult presence and climate. Some barriers were: dist an ces; older age, mother's education level and economic class; longer working time for parents; vehicle ownership; urban area; bullying; a lot to carry, few trees, crime; presence of stray anim als and having Latin ethnicity. The interface between active transport in the school path and health was rep o rted as the level of hysical activity, obesity/overweight (individual health) and barriers and facilitators to this type of displacement (environmental health). Considering that attitudes cultivated in childhood are very likely to remain in adulthood, active transportation on the school path can be a strategy in creating h ealthy and sustainable habits that contribute to a better quality of life, as long as its determinants and condit ions are considered...(AU)
Descritores: Segurança
Estudantes
Árvores
Transporte Biológico Ativo
Exercício Físico
Grupos Étnicos
Família
Saúde do Estudante
Clima
Área Urbana
Crime
Menores de Idade
Educação
Escolaridade
Bullying
Hábitos
Literatura
Mães
-Estilo de Vida Saudável
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Adolescente
Tipo de Publ: Revisão
Revisão Sistemática
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1131503
Autor: Menegatti, J. A; Oliveira Júnior, G. J; Silva, L. C. F; Oliveira, A; Bica, D. L. C; Santos, P. V. B. A; Cunha Filho, L. F. C; Lunardi, M.
Título: Fauna flebotomínica e soroprevalência para leishmaniose visceral canina em área urbana na região Centro-Oeste do Brasil / [Phlebotomine fauna and seroprevalence for canine visceral leishmaniasis in urban area from Central-West region of Brazil]
Fonte: Arq. bras. med. vet. zootec. (Online);72(4):1197-1205, July-Aug. 2020. tab, mapas.
Idioma: pt.
Resumo: A leishmaniose visceral americana (LVA) é uma zoonose de transmissão vetorial na qual o cão tem papel importante na epidemiologia da doença. No Brasil, a elevada prevalência da infecção em cães está diretamente correlacionada com o aumento no risco de ocorrência de casos de LVA. O objetivo deste estudo foi investigar a fauna flebotomínica e verificar a soroprevalência da leishmaniose visceral canina (LVC) na localidade Pedra 90, no município de Cuiabá. Para o levantamento entomológico, armadilhas CDC foram utilizadas de agosto de 2014 a julho de 2015. Na avaliação sorológica dos cães, o teste imunocromatográfico DPP LVC foi utilizado para a triagem das amostras, enquanto o ensaio imunoenzimático (EIE) para o diagnóstico da LVC (Bio-Manguinhos) foi empregado como teste confirmatório. O trabalho vem acrescentar à fauna flebotomínica do município de Cuiabá as espécies Lu. andersoni, Lu. braziliensis, Lu. bourrouli e Lu. scaffi, não registradas em publicações anteriores. Além disso, entre as espécies de flebotomíneos com importância médica, Lu. cruzi, Lu. flaviscutellata e Lu. whitmani foram capturadas. No inquérito canino, a prevalência de LVC observada na localidade Pedra 90 foi de 1,14%, indicando que a região pode ser considerada como área de transmissão.(AU)

American visceral leishmaniasis (AVL) is a vector-borne zoonosis in which the dog has an important role in the epidemiology of the disease. In Brazil, a high prevalence of canine infection is directly correlated with an increased risk of occurrence of AVL. The aim of this study was to investigate the phlebotomine fauna and seroprevalence of canine visceral leishmaniasis in Pedra 90 region of Cuiabá municipality. For the entomological survey, CDC traps were used from August 2014 to July 2015. In the serological evaluation of dogs, the immunochromatographic test DPP LVC was employed for screening the samples while enzyme-linked immunosorbent assay (Bio-Manguinhos) was used as a confirmatory assay. The previously unreported phlebotomine species Lu. andersoni, Lu. braziliensis, Lu. bourrouli, and Lu. scaffi were added to the phlebotomine fauna of Cuiabá. In addition, the medically important phlebotomine species Lu. cruzi, Lu. flaviscutellata, and Lu. whitmani were identified. The canine survey revealed the prevalence of 1.14% for canine visceral leishmaniasis in the Pedra 90 region, the region being considered a transmission area.(AU)
Descritores: Phlebotomus
Leishmaniose Visceral/epidemiologia
-Brasil
Estudos Soroepidemiológicos
Prevalência
Técnicas Imunoenzimáticas/veterinária
Transmissão de Doença Infecciosa/veterinária
Área Urbana
Doenças Transmissíveis Emergentes/veterinária
Limites: Animais
Cães
Responsável: BR68.1 - Biblioteca Virginie Buff D'Ápice


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1145888
Autor: Beleza, Antonio Jackson Forte; Maciel, William Cardoso; Lopes, Elisângela de Souza; Albuquerque, Átilla Holanda de; Carreira, Arianne Silva; Nogueira, Carlos Henrique Guedes; Bandeira, Jéssica de Melo; Vasconcelos, Ruben Horn; Teixeira, Régis Siqueira de Castro.
Título: Evidence of the role of free-living birds as disseminators of Salmonella spp / Evidências das aves de vida livre como transmissoras de Salmonella spp
Fonte: Arq. Inst. Biol;87:e0462019, 2020. tab.
Idioma: en.
Projeto: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ­ Brasil (CAPES).
Resumo: This study aimed to review aspects of Salmonella spp. in free-living birds and their potential as disseminators for domestic animals, man, and the environment. Isolation of Salmonella spp. have been reported in several species of wild birds from Passeridae and Fringillidae, among other avian families, captured in countries of North America and Europe, where Salmonella ser. Typhimurium is the most frequently reported serotype. The presence of pathogens, including Salmonella, may be influenced by several factors, such as diet, environment, exposure to antibiotics, infection by pathogenic organisms and migration patterns. Researches with wild birds that live in urbanized environment are important, considering that birds may participate in the transmission of zoonotic pathogens, which are more prevalent in cities due to the human activity. Based on the information collected, this article concludes that wild birds are still important disseminators of pathogens in several geographic regions and may affect man, domestic animals, and other birds.(AU)

O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão acerca da Salmonella spp. em aves de vida livre e o potencial delas como disseminadores para animais domésticos, homem e meio ambiente. Casos na literatura relatando Salmonella spp. têm sido descritos em diversas espécies de aves silvestres da família Passeridae e Fringilidae em países da América do Norte e Europa, sendo Salmonella ser. Typhimurium o sorotipo relatado mais frequentemente. A presença de patógenos como Salmonella spp. pode ser influenciada por fatores como dieta, ambiente onde vive, contaminação por antibióticos, infecção por organismos patogênicos e padrões de migração. Pesquisas envolvendo as aves silvestres que vivem em ambiente urbanizado são importantes, pois as aves podem possibilitar a transmissão de patógenos zoonóticos que têm maior prevalência em áreas urbanas devido a mecanismos de ação humana. Com base nas informações coletadas, conclui-se que as aves silvestres continuam sendo importantes na disseminação de patógenos em diversas regiões geográficas, podendo afetar o homem, animais domésticos e outras aves silvestres.(AU)
Descritores: Salmonella/patogenicidade
Infecções por Salmonella
Transmissão de Doença Infecciosa
Animais Domésticos
-Zoonoses
Área Urbana
Doenças Transmissíveis Emergentes
Pardais
Meio Ambiente
Sorogrupo
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1942.1 - NID - Biblioteca - Núcleo de Informação e Documentação


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Id: biblio-957537
Autor: Robinson, Jennifer.
Título: Policy mobilities as comparison: urbanization processes, repeated instances, topologies / Movilidad de políticas por comparación: procesos de urbanización, repetición de instancias y topologías / Comparando a mobilidade das políticas públicas: processos de urbanização, instâncias repetidas e topologias
Fonte: Rev. adm. pública (Online);52(2):221-243, Mar.-Apr. 2018.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Following on from calls to reformat comparative urban methods to support global urban studies, this paper draws inspiration from policy mobilities to explore how the genetic interconnectedness of urban processes and outcomes can be mobilised methodologically to critique and extend concepts in urban theory through comparison. What might be the scope and tactics for a practice of comparison through connections, which can start anywhere and build comparisons and analytical insights across a very great diversity of urban experiences? This paper explores three possible ways to take this forward. Firstly, tracing a specific connection, such as a policy link, from one context to another or across a number of different contexts contributes to understanding specific urbanization processes. Secondly, following connections brings into view the range and variety of processes and outcomes in different contexts. In the highly transnationalised world of urban policy this method potentially links a very wide variety of diverse urban contexts and draws attention to a multiplicity of repeated instances of urban forms. Finally, the paper considers the potential to work with the array of transnational processes shaping distinctive policy outcomes and development paths as they come together in one specific place - to explore how "elsewhere" is folded in to localised growth paths. Thus, comparative practices could follow policy mobilities to explore the potential of a more topological imagination of thinking across different contexts, and bringing a diversity of urban contexts into analytical conversation. Along these lines, the invention of concepts and understandings of the urban might emerge anywhere, and perhaps find wider relevance across different situations. Following the trajectories of policy mobilities is thus not only a pathway to inventing new methods but also potentially new grounds for theorizing the urban.

Resumen En respuesta a la urgencia de encontrar nuevos formatos de métodos urbanos comparativos que fundamenten los estudios urbanos globales, este artículo se inspira en la movilidad de políticas para explorar cómo la interconexión genética de procesos y resultados urbanos puede movilizarse metodológicamente para criticar y extender conceptos en la teoría urbana a través de la comparación. ¿Cuáles podrían ser el alcance y las tácticas para una práctica de comparación mediante conexiones, que comiencen dondequiera que sea y que construyan comparaciones e insights analíticos en una gran diversidad de experiencias urbanas? Este artículo explora tres formas posibles de llevar esto adelante. En primer lugar, rastrear una conexión específica, como un enlace de políticas, de un contexto a otro o entre varios contextos diversos, contribuye a comprender procesos de urbanización específicos. En segundo lugar, las conexiones siguientes ponen de manifiesto la gran variedad de procesos y resultados en diferentes contextos. En el mundo altamente transnacionalizado de la política urbana, ese método vincula potencialmente una amplia variedad de contextos urbanos y llama la atención sobre una multiplicidad de instancias repetidas de formas urbanas. En tercer lugar, el artículo considera el potencial para trabajar con la gama de procesos transnacionales que configuran resultados de políticas y vías de desarrollo distintos a medida que se unen en un lugar específico -para explorar cómo "en otro lugar" se combinan a vías de crecimiento localizado-. Así, prácticas comparativas podrían seguir la movilidad de políticas para explorar el potencial de una imaginación más topológica de pensamiento en diferentes escenarios, y llevar una diversidad de contextos urbanos a conversaciones analíticas. En esa línea, la elaboración de conceptos y entendimientos de lo urbano puede surgir en cualquier lugar y, tal vez, encontrar una mayor relevancia en diferentes situaciones. Seguir las trayectorias de la movilidad de políticas es, por lo tanto, no solo un camino para crear nuevos métodos, sino también, potencialmente, nuevos fundamentos para teorizar lo urbano.

Resumo Em resposta à urgência por reformatar métodos urbanos comparativos que proporcionem embasamento para estudos urbanos globais, este artigo se inspira na abordagem da mobilidade de políticas públicas para explorar como a interconexão genética de processos e resultados urbanos pode ser mobilizada metodologicamente para criticar e estender conceitos na teoria urbana por meio da comparação. Quais poderiam ser o escopo e as táticas para uma prática de comparação por meio de conexões, que comecem onde quer que seja e que construam comparações e insights analíticos em uma grande diversidade de experiências urbanas? Este artigo explora três maneiras possíveis de levar isso adiante. Em primeiro lugar, traçar uma conexão específica, como uma ligação entre políticas, de um contexto para outro ou entre vários contextos diversos, contribuindo para a compreensão de processos específicos de urbanização. Em segundo lugar, acompanhar as conexões coloca em evidência a grande variedade de processos e resultados em diferentes contextos. No mundo altamente transnacional da política urbana, esse método conecta potencialmente uma ampla variedade de contextos urbanos e chama a atenção para uma multiplicidade de instâncias repetidas de formas urbanas. Finalmente, o artigo considera o potencial para trabalhar com o conjunto de processos transnacionais que moldam resultados de políticas e caminhos de desenvolvimento distintos, à medida que eles se juntam em um lugar específico — para explorar como "o outro lugar" se envolve em caminhos que crescem de forma localizada. Assim, práticas comparativas poderiam seguir a mobilidade de políticas públicas para explorar o potencial de uma imaginação mais topológica de pensamento em diferentes cenários, e trazendo uma diversidade de contextos urbanos para conversas analíticas. Nessa linha, a elaboração de conceitos e entendimentos do urbano pode surgir em qualquer lugar e, talvez, encontrar maior relevância em diferentes situações. Acompanhar as trajetórias da mobilidade das políticas é, portanto, não apenas um caminho para criar novos métodos, mas também potencialmente novos fundamentos para a teorização do urbano.
Descritores: Política Pública
Urbanização
Área Urbana
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-957536
Autor: Leite, Cristiane Kerches da Silva; Cruz, Maurício Feijó; Rosin, Lucas Bravo.
Título: Difusão da política cicloviária no município de São Paulo: resistências, apoios e o papel da mídia / Difusión de la política cicloviaria en el municipio de São Paulo: resistencias, apoyos y el papel de los medios / Difusion of cycling policy in the city of São Paulo: resistance, support and the role of the media
Fonte: Rev. adm. pública (Online);52(2):244-263, Mar.-Apr. 2018. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo São Paulo é uma megalópole com um padrão de ocupação marcado pelo protagonismo do automóvel, mas, recentemente, a agenda de mobilidade urbana ganhou novos significados e mobilizou novos atores. A partir da perspectiva teórica pós-positivista e das teorias de difusão de políticas públicas, buscou-se discutir como a ideia da política cicloviária se originou, se adaptou e enfrentou resistências no contexto político e social do município de São Paulo no governo Fernando Haddad (Partido dos Trabalhadores). Como resultado de pesquisa destacam-se, de um lado, o papel da comunidade política e epistêmica dos cicloativistas e o papel empreendedor do prefeito Haddad como elementos de apoio político. Em contraste, a imprensa paulistana desempenhou papel opositor à implementação da política, agindo como ator político no subsistema da política cicloviária, por meio do ataque sistemático à imagem das infraestruturas implantadas para as bicicletas.

Resumen São Paulo es una megalópolis con un patrón de ocupación marcado por el protagonismo del automóvil. Sin embargo, la agenda de movilidad urbana recientemente ganó nuevos significados y movilizó nuevos actores. Desde una perspectiva teórica post-positivista y de difusión de políticas públicas, se intentó reflexionar sobre como la idea de la política de ciclo movilidad surgió, se adaptó y enfrentó resistencias en el contexto político y social del municipio de São Paulo en el gobierno de Fernando Haddad (Partido de los Trabajadores). Como resultado de la investigación gana relevo el papel de la comunidad política y epistémica de los ciclo-activistas y el papel de emprendedor del alcalde Haddad como elementos de apoyo político. En contraste, la prensa paulistana ha jugado un papel de oposición a la implementación de la política, actuando como actor político en el subsistema de la política, por medio de ataques sistemáticos a la policy image de la infraestructura implantadas para bicicletas.

Abstract São Paulo is a megalopolis with a pattern of occupation marked by the prominence of the automobile. However, recently, the urban mobility agenda gained new meaning and new actors were mobilized. From the post-positivist and diffusion theoretical perspectives of public policies, the present work discusses how the idea of the cycling policy arose, adapted and faced resistance in the political and social context of the municipality of São Paulo under Fernando Haddad's government (Workers' Party). As a result of the research, on one hand, the role of the political and epistemic community of the cycling-activists and the entrepreneurial role of Mayor Haddad as elements of political support stand out. On the other hand, the São Paulo press played an oppositional role in the implementation of the policy, acting as a political actor in the subsystem of the cycling policy, by systematically attacking the image of the infrastructures implemented for the bicycles.
Descritores: Política Pública
Transportes
Área Urbana
Meios de Comunicação de Massa
Governo Local
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Texto completo SciELO Chile
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Id: lil-797321
Autor: Silva, Adrián; Barrandeguy, Margarita; Pincheira, Yenny.
Título: Riesgos hacia los trabajadores y comunidad por liberaciones accidentales de gases densos peligrosos en la ciudad de Los Ángeles (Chile) / Risks to workers and the community for accidental releases of hazardous dense gases in Los Angeles city (Chile)
Fonte: Cienc. Trab;18(56):81-86, ago. 2016. ilus, graf, mapas, tab.
Idioma: es.
Projeto: vicerrectoría de Investigación y Desarrollo. VRID.
Resumo: Se evaluaron riesgos hacia los trabajadores y comunidad por posibles liberaciones accidentales de gases densos peligrosos, desde fuentes de uso y almacenamiento, dentro del radio urbano de Los Ángeles (Chile). Se obtuvo información desde organizaciones públicas, privadas y por trabajo de campo para determinar la ubicación de las fuentes, especificaciones y cantidades de gases. Se consideraron comercializadoras de gases industriales e instalaciones de GLP con estanques mayores o iguales a 2 m³. Se aplicaron las metodologías de evaluación de riesgos de la NTP N° 937 del INSHT (España) y del Programa APELL del PNUMA Los gases identificados en las comercializadoras fueron Ar, CO2, N2O y C2H2. Del análisis utilizando la metodología NTP N° 937 se obtuvo, para los trabajadores evaluados en locales de venta de gases industriales, un nivel de riesgo a priori bajo y una prioridad de acción clase 3 y, en las instalaciones de GLP de distribución masiva, se obtuvo un riesgo moderado con prioridad de acción clase 2. El análisis con metodología APELL arroja que las instalaciones de gas licuado, frente a una fuga de gas, tendrían para la comunidad nivel de consecuencias limitadas, graves y muy graves en el 67, 29 y 3,8% de los casos, respectivamente.

Risks to workers and the community were evaluated for possible accidental releases of hazardous dense gases from sources use and storage, within the urban area in Los Angeles (Chile). Information was obtained from public and private organizations and the field-work to determine the location of the sources, specifications and quantities of gases. Gases trading industries and installations of LPG tanks greater than or equal to 2m³ were considered. Methodologies for risk assessment of the NTP N°937 INSHT (Spain) and UNEP APELL program were applied. The identified gases in the trading industries were Ar, CO2, N2O and C2H2. From the analysis which used the methodology NTP No. 937, for workers evaluated in stores selling industrial gases, a low priori risk level was obtained and a priority for action class 3. In the LPG installations of mass distribution, a moderate risk with priority action class 2 was obtained. The APELL methodology analysis reveals that the liquefied gas installations, in case of gas leaking, would have limited, serious and very serious consequences for the community in 67%, 29% and 3,8% of cases respectively.
Descritores: Riscos Ocupacionais
Medição de Risco/métodos
Vazamento de Gases/análise
Exposição por Inalação/análise
-Substâncias Perigosas/análise
Acidentes de Trabalho
Chile
Poluição Industrial
Área Urbana
Gás Tóxico
Escape de Materiais Perigosos
Limites: Humanos
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1146443
Autor: Calistro, Giulia Bettini.
Título: O espaço da mobilidade a pé nas transformações do ambiente construído no Município de São Paulo / The space of urban walking mobility and the transformation of the built environment in the city of São Paulo.
Fonte: São Paulo; s.n; 2020. 132 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: O estudo trata das características da mobilidade a pé na cidade de São Paulo, a partir da aplicação dos conceitos de direito à cidade e direito à saúde nos espaços do caminhar. Discute-se o distanciamento do espaço da mobilidade a pé de sua potencialidade enquanto espaço de afirmação de direitos, tratando de como o desenvolvimento urbano e social e a configuração do ambiente construído responderam historicamente pelo cerceamento da mobilidade a pé. São analisados os papéis que o andar a pé assumiu ao longo do tempo na mobilidade urbana e sua caracterização de acordo com a região da cidade e grupos populacionais diversos, utilizando-se dados dos anos de 1977, 1987, 1997, 2007 e 2017 das Pesquisas Origem e Destino do Metrô de São Paulo. Examina-se a relação entre o ambiente construído e a priorização de distintos modais de transporte na perspectiva do desenho urbano, e como este atua na atratividade e segurança dos percursos a pé. São discutidas as políticas urbanas que estiveram presentes e como poderiam avançar para a conformação de uma rede efetiva da mobilidade a pé, que se constitua num elemento favorável ao desenvolvimento urbano sustentável nos âmbitos social, ambiental e econômico. Os resultados indicativos dos distintos perfis de caminhada na cidade de São Paulo e a instrumentalização do setor público e da população com informações a respeito da infraestrutura disponível para a mobilidade a pé podem subsidiar a formulação de políticas mais adequadas e responsivas às atuais necessidades de intervenção.

The study focuses on characteristics of walking as urban mobility in the city of São Paulo, applying concepts of the right to the city and the right to health in walking spaces. The detachment of walking spaces from its potential as a space for affirmation of rights is discussed, dealing with how urban and social development and the configuration of the built environment answered historically for the depreciation of walking as a form of mobility. The roles attributed to walking in urban mobility through diferent times and its characterization according to different city regions and population groups are analysed, using data from the Origin-Destination Surveys of the years 1977, 1987, 1997, 2007 and 2017. The relation between the built environment and the prioritization of distinct modes of transport is examined from the perspective of urban design and how it relates to the attractiveness and security of walking routes. Urban policies that were developed are also discussed, leading to how they could advance to the conformation of an effective network for urban walking mobility that constitutes a positive element to sustainable urban development in social, environmental and economic terms. The results that indicate different walking profiles in the city of São Paulo and the instrumentalization of the public sector and the population with information about available walking infrastructure can subsidize the formulation of policies that are more suitable and responsive to current intervention necessities.
Descritores: Caminhada
Área Urbana
Indicadores de Desenvolvimento Sustentável
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1039800
Autor: Souza, Gustavo dos Santos; Junger, Washington Leite; Silva, Gulnar Azevedo e.
Título: Tendência de mortalidade por câncer de pulmão em diferentes contextos urbanos do Brasil, 2000-2015 / Tendencia de mortalidad por cáncer de pulmón en diferentes contextos urbanos de Brasil, 2000-2015 / Lung cancer mortality trends in different urban settings in Brazil, 2000-2015
Fonte: Epidemiol. serv. saúde;28(3):e2018421, 2019. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: analisar a tendência de mortalidade por câncer de pulmão no Brasil, 2000-2015. Métodos: estudo de série temporal; realizou-se correção dos registros de óbito por câncer de pulmão; utilizaram-se modelos lineares autorregressivos para calcular os coeficientes de regressão (β1) e intervalos de confiança de 95% (IC95%) nas análises de tendência, segundo sexo, em maiores de 30 anos, de 19 regiões metropolitanas (RMs) e interior de 14 estados brasileiros; β1 positivo indica tendência crescente, e negativo, decréscimo. Resultados: aumentos foram observados em homens do interior do Norte e Nordeste, destacadamente no Rio Grande do Norte (β1=1,03 - IC95%0,47;1,58); declínio também foi verificado nesse grupo, notadamente na RM Porto Alegre (β 1=-2,55 - IC95%-2,79;-2,31); em mulheres, maior aumento foi observado no interior do Ceará (β 1=0,86 - IC95%0,79;0,92). Conclusão: foram revelados padrões diferenciados segundo localidade e sexo; medidas de controle do câncer devem ser consideradas, principalmente para mulheres e interior do Brasil.

Objetivo: analizar la tendencia de mortalidad por cáncer de pulmón en Brasil, 2000-2015. Métodos: estudio de serie temporal; se realizó la corrección de los registros de defunciones por cáncer de pulmón; en los análisis de tendencia se utilizaron modelos lineales autorregresivos para calcular los coeficientes de regresión (β 1) e intervalo de confianza de 95% (IC95%), según sexo, mayores de 30 años, 19 regiones metropolitanas (RMs) e interior de 14 estados brasileños; β 1 positivo indica tendencia de aumento y negativo, de decrecimiento. Resultados: fueron observados aumentos en hombres, interior del Norte y Nordeste, destacadamente en Rio Grande do Norte (β 1=1,03 - IC95%0,47;1,58); también se observó disminución en este grupo, particularmente en la RM de Porto Alegre (β 1=-2,55 - IC95%-2,79;-2,31); en mujeres, el mayor aumento fue observado en el interior de Ceará (β 1=0,86 - IC95%0,79;0,92). Conclusión: se revelaron patrones diferenciados según localidad y sexo; el control de cáncer debe ser considerado principalmente para mujeres e interior de Brasil.

Objective: to analyze lung cancer mortality trends in Brazil, 2000-2015. Methods: this was a time series study; lung cancer death records were corrected; linear autoregressive models were used to calculate regression coefficients (β1) and 95% confidence intervals (95%CI) in trend analysis according to sex, in the 30 and over age group, for 19 metropolitan areas (MAs) and the interior regions of 14 Brazilian states; positive β1 indicates upward trends while negative β1 indicates downward trends. Results: increases were found in males from interior regions of North and Northeastern Brazilian states, especially in Rio Grande do Norte state (β1=1.03 - 95%CI0.47;1.58); downward trends were also found in males, notably in the Porto Alegre MA (β1=-2.55 - 95%CI-2.79;-2.31); the highest increase in females was found in the interior of Ceará state (β1=0.86 - 95%CI0.79;0.92). Conclusion: differentiated patterns according to location and sex were revealed; cancer control measures should be considered above all for women and the interior regions of Brazil.
Descritores: Registros de Mortalidade/estatística & dados numéricos
Mortalidade/tendências
Neoplasias Pulmonares/mortalidade
Neoplasias Pulmonares/epidemiologia
-Brasil/epidemiologia
Atestado de Óbito
Estudos de Séries Temporais
Área Urbana
Distribuição por Idade e Sexo
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Idoso
Responsável: BR275.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1052269
Autor: Feng, Shoushuai; Hou, Shaoxiang; Huang, Xing; Fang, Zheng; Tong, Yanjun; Yang, Hailin.
Título: Insights into the microbial community structure of anaerobic digestion of municipal solid waste landfill leachate for methane production by adaptive thermophilic granular sludge
Fonte: Electron. j. biotechnol;39:98-106, may. 2019. tab, graf, ilus.
Idioma: en.
Projeto: National Natural Science Foundation of China; . Social Development Projects of Jiangsu Province; . Key Laboratory of Carbohydrate Chemistry and Biotechnology, Ministry of Education; . Key Laboratory of Industrial Biotechnology, Ministry of Education; . Priority Academic Program Development of; . Jiangsu Higher Education Institutions, and Program of Introducing; . Talents of Discipline to Universities.
Resumo: BACKGROUND: The amount of municipal solid waste (MSW) gradually increased along with the rapid development of modern cities. A large amount of landfill leachate are generated with excessive chemical oxygen demand (COD), which create a great deal of pressure on the environment-friendly treatment process. Anaerobic digestion is an ideal technique to solve the above problem. RESULTS: A thermophilic granular sludge was successfully adapted for anaerobic digestion of MSW leachate (from an aging large-scale landfill) for methane production. The COD degradation efficiency improved by 81.8%, while the methane production rate reached 117.3 mL CH4/(g VS d), which was 2.34-fold more than the control condition. The bacterial and archaeal communities involved in the process were revealed by 16S rRNA gene high-throughput pyrosequencing. The richness of the bacterial community decreased in the process of thermophilic granular sludge, while the archaeal community structure presented a reverse phenomenon. The bacterial genus, Methanosaeta was the most abundant during the mesophilic process, while Methanobacterium, Methanoculleus, Methanosaeta and Methanosarcina were more evenly distributed. The more balanced community distribution between hydrogenotrophic and acetotrophic methanogens implied a closer interaction between the microbes, which further contributed to higher methane productivity. The detailed relationship between the key functional communities and anaerobic digestion performances were demonstrated via the multivariate canonical correspondence analysis. Conclusions: With the assistance of adaptive thermophilic granular sludge, microbial community structure was more evenly distributed, while both of COD degradation rate and methane production was improved during anaerobic digestion of MSW landfill leachate.
Descritores: Bactérias Anaeróbias/metabolismo
Resíduos Sólidos
Digestão Anaeróbia
Tratamento de Lodos
Metano/metabolismo
-Esgotos/microbiologia
Bactérias Anaeróbias/isolamento & purificação
Poluentes Químicos da Água
Reação em Cadeia da Polimerase
Área Urbana
Biocombustíveis
Análise da Demanda Biológica de Oxigênio
Temperatura Alta
Anaerobiose
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central



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