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Texto completo SciELO Chile
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Id: biblio-886008
Autor: Villarroel, Raúl.
Título: Reconocimiento, tolerancia e interculturalidad: la agenda pendiente de un mundo de extraños morales / Recognition, tolerance and interculturality: a pending affair in a world of moral strangers / Reconhecimento, tolerância e interculturalidade: a agenda pendente de um mundo de estranhos morais
Fonte: Acta bioeth;23(1):91-97, jun. 2017.
Idioma: es.
Resumo: Se analizan las complejidades de un fenómeno de interés actual como es el de la inevitable y cada vez más creciente situación de forzada coexistencia entre extraños morales, hecho desencadenado por el derrumbe de las determinaciones que antaño restringían territorialmente la vida de los sujetos al interior de espacios nacionales delimitados. Por diversas razones, esos mismos sujetos, se ven hoy forzados a migrar y vincularse en nuevos espacios geográficos comunes, donde deben enfrentar sus diferencias, sin contar con las habilidades sociales que les permitirían interactuar coordinando planes de acción, al margen de escenas conflictivas, o libres de prejuicios xenófobos e intolerancia. A partir de lo anterior, se busca encontrar un correlato empírico a lo señalado y pensar los problemas del reconocimiento, la tolerancia y la interculturalidad en una escena social cercana a nuestra propia experiencia nacional. El tema del reconocimiento cobra especial significación cuando de lo que se trata es de evaluar su expresión en relación con diferencias culturales profundas entre individuos que comparten un espacio vital e histórico, como podría pensarse que corresponde hacer con los problemas suscitados a partir de las demandas de reconocimiento planteadas por el pueblo mapuche al Estado de Chile.

The complexities of a current interest phenomenon such the unavoidable and increasing situation of coexistence between moral strangers, understood as a fact triggered by the collapse of historical territorial restrictions imposed to the life of people inside national limits, is examined in this paper. Many of these individuals are now forced to migrate and coexist in new geographical spaces, where they must face their differences, without the social skills that would allow them to interact by coordinating action plans, regardless of conflicting dimensions, or freed from xenophobic prejudice and intolerance. This paper seeks to find an empirical correlate to this argument and meditate about the problems of recognition, tolerance and interculturality in a social scene, close to our own national experience. The subject of recognition is referred to those deep cultural differences that could emerge between individuals who are compelled to share a new vital and biographical space. This will be analyzed in correspondence to the problems arising from the demands of recognition raised today by the Mapuche people to the chilean State.

Analisam-se as complexidades de um fenômeno de interesse atual, como é a inevitável e cada vez mais crescente situação de convivência forçada entre estranhos morais, feito desencadeado pelo colapso das determinações que antigamente restringiam territorialmente a vida dos sujeitos ao interior de espaços nacionais delimitados. Por diversar razões, esses mesmos sujeitos, se vêm hoje forçados a migrar e se envolver em novos espaços geográficos comuns, onde devem enfrentam as suas diferenças, sem contar as habilidades sociais que lhes permitiriam interagir coordenando planos de ação, para além cenas conflitivas, ou livres de preconceitos xenófobos e intolerância. A partir disso, busca-se encontrar uma correlação empírica para o assinalado e pensar os problemas do reconhecimento, da tolerância e da interculturalidade em uma cena social que está próxima à nossa própria experiência nacional. A questão do reconhecimento assume especial importância, quando o que está em questão é avaliar a sua expressão em relação às diferenças culturais profundas entre indivíduos que compartilham um espaço vital e histórico, como se poderia pensar que isso é feito com os problemas decorrentes das demandas de reconhecimento propostas pelo povo mapuche ao Estado do Chile.
Descritores: Permissividade
Desejabilidade Social
Diversidade Cultural
População Indígena
Princípios Morais
Limites: Seres Humanos
Responsável: CL58.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1022283
Autor: Marani, Vitor Hugo; Santos, Luciana Leticia Sperini Rufino dos; Lara, Larissa Michelle; Starepravo, Fernando Augusto.
Título: I Jogos mundiais dos povos indígenas: análise a partir do modelo dos múltiplos fluxos / First world indigenous games: analyses from the multiple streams framework
Fonte: Licere (Online);22(2):500-523, junho.2019. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O estudo analisa a primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI), realizados em 2015, no Brasil, a partir de como procederam as discussões e as formulações das políticas voltadas a esse evento esportivo. De cunho qualitativo, o estudo utilizou do modelo de análise dos Múltiplos Fluxos que verifica os fatores que influenciam na formulação da agenda política, por meio da análise documental das leis e decretos nacionais que dispõem sobre o esporte voltado aos povos indígenas, bem como relatórios emitidos pelo Ministério do Esporte do Brasil, em parceria com a UNESCO. Os resultados apontam para a incorporação dos JMPI à agenda política a partir da convergência entre o fluxo de problemas, desenhado a partir da ausência de políticas públicas voltadas às demandas indígenas, da falta de valorização e de divulgação da cultura indigenista e do feedback dos Jogos dos Povos Indígenas Brasileiros; o fluxo das políticas, instaurado por meio de documentos internacionais publicados em defesa da cultura indígena e dos jogos tradicionais de diferentes povos; e, o fluxo da política, por meio das representações do Ministério do Esporte Brasileiro, do Comitê Intertribal e as lideranças estrangeiras, culminando na abertura da janela de oportunidade para a organização do evento esportivo.

The study examines the first edition of the World Indigenous Games, held in Brazil in 2015, based on how the discussions and formulations of the policies related to this sporting event proceeded. In a qualitative way, the study used the Multiple Streams framework, which verifies the factors that influence the formulation of the political agenda, through a documental analysis of national laws and decrees that regulate the sport focused on indigenous peoples, as well as reports issued by the Ministry of Sports (Brazil), in partnership with UNESCO. The results point to the incorporation of the World Indigenous Games into the political agenda based on the convergence between the problem stream, drawn from the absence of public policies focused on indigenous demands, lack of appreciation and dissemination of indigenous culture and feedback from the Brazilian Indigenous Games; the policy stream, established through international documents published in defense of indigenous culture and traditional games of different peoples; and the political stream, through the representations of the Brazilian Ministry of Sports, the Intertribal Committee and the foreign leadership, culminating in the opening of the "launch window" for the organization of the sporting event.
Descritores: Formulação de Políticas
Política Pública
Esportes
População Indígena
Direitos dos Povos Indígenas
Cultura Indígena
Transculturação
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-1021175
Autor: Souza, Maria Leidiane Barboza; Ribeiro, Vivian Florêncio; Baptista, Tadeu João Ribeiro; Araujo, Patrícia do Socorro Chaves de.
Título: Brincadeiras indígenas do povo tembé do alto rio guamá: diálogo entre a tradição e a modernidade / Indigenous churches of the people tembé of the high river guamá: dialogue between tradition and modernity / Indigenous churches of the people tembé of the high river guamá: dialogue between tradition and modernity
Fonte: Licere (Online);22(2):452-475, junho.2019. ilus, graf.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo do estudo foi analisar as brincadeiras de raízes indígenas do povo Tembé do Alto Rio Guamá, considerando a existência de uma relação ambivalente entre tradição e modernidade. Para tanto, delimita o olhar sobre as brincadeiras tradicionais direcionadas pela abordagem qualitativa. Num primeiro momento, foi realizado um levantamento bibliográfico e, posteriormente, trabalho em campo para coleta de dados que aconteceu por meio de entrevistas guiadas com participação indígenas. Analisou-se a influência social e cultural do uso das tecnologias no cotidiano das crianças indígenas, onde as mesmas têm se apropriado da identidade de sua comunidade, substituindo silenciosamente os hábitos tradicionais que geravam interação com a comunidade e o meio ambiente. Relacionando as brincadeiras que fazem parte da cultura indígena com as brincadeiras atuantes de culturas externas buscou-se respostas para os seguintes questionamentos: As brincadeiras de raiz do povo Tembé do Alto Rio Guamá tem se modificado com a influência tecnológica dos povos externos? De que forma é possível manter a tradição das brincadeiras tradicionais frente aos avanços da tecnologia no mundo moderno?

The objective of the study was to analyze the indigenous roots of the Tembé people of the high Rio Guamá, considering the existence of an ambivalent relationship between tradition and modernity. To do so, it delimits the look on the jokes directed by the qualitative approach. At first, a bibliographical survey was carried out and, later, fieldwork for data collection that happened through guided interviews with indigenous participation. It was analyzed the social and cultural influence of the use of technologies in the daily life of indigenous children, where they have appropriated the identity of their community, silently replacing the traditional habits that generated interaction with the community and the environment. Relating the jokes that are part of the indigenous culture to the playful acts of external cultures, we sought answers to the following questions: Have the root games of the Tembé people of the high Rio Guamá been modified by the technological influence of the external peoples? In what way is it possible to maintain the tradition of traditional games against the advances of technology in the modern world?
Descritores: Qualidade de Vida
População Indígena
Rede Social
Estilo de Vida Saudável
Cultura Indígena
Transculturação
FREUDIAN THEORYABDOMEN, ACUTE
Atividades de Lazer
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-1008299
Autor: Pereira, Arliene Stephanie Menezes; Gomes, Daniel Pinto; Castro, Simone Oliveira de.
Título: Práticas de lazer do povo indígena Tremembé / Practices of leisure of indigenous people Tremembé
Fonte: Licere (Online);22(2):132-159, junho.2019. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Verifica, descreve e traça um perfil, através do método etnográfico, das práticas de lazer do povo indígena Tremembé de Almofala, no município de Itarema, estado do Ceará. Para a coleta dos dados utilizaram-se entrevistas estruturadas, relatos, fotos e vídeos, abrangendo 78 pessoas de 04 a 87 anos, indígenas residentes na praia de Almofala. Através da análise dos dados foi apontado como principais resultados o perfil, a singularidade e a descrição do lazer, bem como traços da cultura inseridos nesse processo; verificando que ainda há uma grande diversidade dessas práticas, com o sentimento de grupo envolvido em várias das atividades.

It verifies, describes and traces a profile, through the ethnographic method, of the leisure practices of the Tremembé indigenous people of Almofala, in the municipality of Itarema, state of Ceará. For the data collection, structured interviews, reports, photos and videos were used, covering 78 people from 04 to 87 years old, indigenous residents in the beach of Almofala. Through the analysis of the data, the profile, singularity and description of the leisure as well as traces of the culture inserted in this process were pointed out as main results; verifying that there is still a great diversity of these practices, with the group feeling involved in several of the activities.
Descritores: População Indígena
Fatores Sociológicos
Cultura Indígena
Atividades de Lazer
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-997233
Autor: Soares, Khellen Cristina Pires Correia; Debortoli, José Alfredo Oliveira.
Título: Lazer e experiência cultural: territorialidade e alteridade do povo Akwe-Xerente / Leisure and cultural experience: territoriality and otherness of the Akwe-Xerente people
Fonte: Licere (Online);22(1):122-147, mar.2019.
Idioma: pt.
Resumo: Este trabalho é um recorte da tese de doutorado intitulada Cultura e Lazer na vida cotidiana do povo Akwe-Xerente. Este texto busca uma discussão entre lazer e experiência cultural, aproximando do modo de vida e de constituição da territorialidade e alteridade Akwe-Xerente. Uma aproximação com a antropologia permitiu que a metodologia fosse construída a partir do diálogo entre a pesquisa bibliográfica e de campo; em uma perspectiva etnográfica foi desenvolvida a observação participante e realizadas entrevistas. Através do "olhar de perto e de dentro" buscamos a compreensão do que os indígenas vivenciam que se aproxima das perspectivas de lazer lançadas até o momento. Assim, o objetivo é apresentar as práticas culturais de lazer do povo Akwe-Xerente, mais especificamente o Dasipê e a utilização das tecnologias, trazendo para a discussão questões que permeiam a alteridade e territorialidade deste povo. Estas práticas culturais de lazer fazem parte da vida cotidiana e participam da força geradora que define essa cultura. A tessitura deste habitar é composta por fios da tradição e outros fios da modernidade, revelando o processo híbrido da experiência cultural.

This project work is a cut of the doctoral thesis entitled Culture and Leisure in the daily life of the Akwe-Xerente people. This text seeks a discussion between leisure and cultural experience, approaching the way of life and the constitution of territoriality and distinctiveness from Akwe-Xerente.Through an approach with anthropology, the methodology was constructed from the dialogue between bliographical and field research, from an ethnographic perspective. The present study constitutes a dialogue of the understanding of leisure as dimension of culture and complex social practice, based on the analysis of the daily life of the Akwe-Xerente people, by means of what is revealed as alterity and territoriality of this people. Through the "close and inward look" we seek to understand what indigenous people experience that approaches the perspectives of leisure that have been released so far,considering the way of life of this people, describing the relationships that are established with time, work, nature, traditional knowledge,the knowledge of the surrounding society and how all these elements bring perspectives of dialogue with the field of study of leisure.
Descritores: Cultura
População Indígena
Atividades de Lazer
-Territorialidade
Cultura Indígena
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-1050485
Autor: Oletta López, José Felix; Carvajal de Carvajal, Ana C; Castro Méndez, Julio Simón; Valecillos, Carlos Walter; Orihuela, Ángel Rafael; Godoy, Oswaldo; Barreto, Andrés; Peña Arciniegas, Saúl O.
Título: Vigésima Sexta Alerta de sarampión en Venezuela: La letalidad por sarampión es 67 veces mayor en población de etnias indígenas / Twenty-sixth Measles Alert in Venezuela: Measles lethality is 67 times higher in population of indigenous ethnicities
Fonte: Med. interna (Caracas);35(2):67-72, 2019. ilus, tab, graf.
Idioma: es.
Descritores: Grupos Étnicos
Vacinação
Doenças Transmissíveis Emergentes
População Indígena
Sarampo/complicações
Sarampo/epidemiologia
-Saúde Pública
Mortalidade
Medicina Interna
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: VE1.1 - Biblioteca Humberto Garcia Arocha


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Id: lil-601298
Autor: Ferreira, Maria Beatriz Rocha; Vicente, Diana Belén Ruiz; Ferreira, Eliana Lúcia.
Título: Salud y poblaciones indígenas en América Latina: los casos de Brasil y México / Health and indigenous peoples in Latin America: the case of Brazil and Mexico
Fonte: HU rev;36(3), jul.-set. 2010.
Idioma: pt.
Resumo: La salud de los pueblos indígenas se está convirtiendo en un asunto preferente de las políticas nacionales e internacionales. Instituciones como la Organización Mundial de la Salud, han diseñado acciones en pro de la mejora de estos servicios. Éstas se topan a menudo con numerosas dificultades para llegar a hacerse efectivas y lograr los resultados esperados. Legar a conseguir un acceso fluido a estos sistemas de salud es muy importante, consiguiendo a su vez, que convivan con la medicina tradicional que sigue existiendo en muchas áreas indígenas. En Brasil y México se ha desarrollado políticas destinadas al acceso a los sistemas médicos de las poblaciones indígenas, con diversos resultados. Una de las soluciones para lograr un adecuado sistema de salud, sería lograr un enfoque intercultural de dicha salud.A pesar del avance notable alcanzado en muchas áreas, el logro de la equidad en torno a la salud todavía se encuentra pendiente para la mayoría de los pueblos indígenas de las Américas.

Indigenous peoples' health is turning into a preferential topic among National and International politics. Institutions like World Health Organization have designed some actions in favour of these services. These institutions have to deal very often with many difficulties to become effective, achieving the aimed/expected results. Getting a fluid access to these Healthcare Systems is really important, allowing them, at the same time, living together with traditional medicine, which is still alive in many native/indigenous areas. Bound-accessing Health System policies have been developed for indigenous peoples from Brazil and Mexico with different results One of the solutions to achieve a proper Healthcare System would be creating an intercultural approach of it. Despite having reached notable advances in so many areas, the achievement of Healthcare equity is still pending for the majority of the indigenous' peoples from the Americas.
Descritores: População Indígena
Saúde de Populações Indígenas
-Acesso aos Serviços de Saúde
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-681480
Autor: Mongelós Dacunte, Pamela Esther.
Título: Epidemiología molecular del Virus del Papiloma Humano detectado en cuello uterino de mujeres indígenas del Departamento de Presidente Hayes -Paraguay, periodo 2010-2011 / Molecular epidemiology of human papillomavirus in cervical detected indigenous women Presidente Hayes department, Paraguay, period 2010-2011.
Fonte: Asunción; s.n; feb. 2013. 84 p. ilus.
Idioma: es.
Tese: Apresentada a Universidad Nacional de Asunción. Instituto de Investigaciones en Ciencias de la Salud para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: El Paraguay ocupa el séptimo lugar en incidencia de cáncer de cuello uterino en las Américas y el caribe, siendo el virus del papiloma humano (HPV) suagente causal. Considerando que las mujeres indígenas poseen menor acceso a sistemas de salud, inicio temprano de relaciones sexuales, bajo nivel de educación, características que podrían favorecer el desarrollo de lesiones cervicales, el objetivo del presente estudio transversal analítico fue, determinar la frecuencia de tipos de HPV y lesiones de cuello uterino en 181 mujeres índigenas del Departamento de Presidente Hayes - Paraguay, periodo 2010/2011. Las mujeres pertenecieron a las siguientes etnias: Maká (n=39); Nivaclé (n=18); Sanapaná (n=33); Enxet Sur (N=57) y Toba-Qom (n=34). Los tipos de HPV se detectaron por reacción en cadena de la polimerasa seguida de hidridación reversa y las lesiones de cuello uterino, por citología. La frecuencia de HPV fue 23,2% (42/181 mujeres). En 9,4% de las mujeres (17/181) se observó infección múltiple. El HPV 16 (4,4%) fue el más frecuente seguido por HPV 58 (3,3%, HPV 45 (3,3%), HPV 53 (",8%) y HPV 11 (",8). No se observó lesión de cuello uterino. Hubo asociación estadísticamente significativa entre la presencia de infección por HPV, un inicio temprano de relaciones sexuales (p=0,018) y un número de parejas sexuales mayor a 2 (p=0,028). Los datos obtenidos permitieron conocer los tipos de HPV circulantes en la población, lo cual contribuirá a la vigilancia de estos post vacunación y a optimizar las Poliíticas de Salud Pública destinadas a la detección y prevención del cáncer.
Descritores: Neoplasias do Colo do Útero
Mulheres
Neoplasias do Colo do Útero
População Indígena
-Dissertações Acadêmicas como Assunto
Responsável: PY3.1 - Biblioteca
Py3.1; R Tesis 616.0194, M747e


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Id: lil-516289
Autor: Coordinadora Derechos Humanos Paraguay.
Título: Derechos Humanos en Paraguay 2007 / Human rights in Paraguay 2007.
Fonte: Asunción; Coordinadora de Derechos Humanos del Paraguay; 2007. 580 p. ilus.
Idioma: es.
Resumo: Guía para la investigación de derechos humanos en Paraguay 2007.
Descritores: Adolescente
Idoso
Defesa da Criança e do Adolescente
Direitos Civis
Direitos Humanos
Família
População Indígena
-Paraguai
Responsável: PY2.1 - Centro de Documentación
Py2.1; 614, PNUD, 1818


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Id: lil-714985
Autor: Arrom, C; Arrom, M. A; Arrom, C. M; Rolón, M; Vega, M. C; Rojas de Arias, A.
Título: Comportamientos que favorecen la dinámica de reinfestación de Triatomainfestans del Chaco paraguayo / Behaviors that favor reinfestation by Triatoma infestans in the Paraguayan Chaco
Fonte: Mem. Inst. Invest. Cienc. Salud (Impr.);11(2):7-15, dic. 2013. tab.
Idioma: es.
Resumo: El Chaco central paraguayo es unaregión de alto nivel de reinfestación porTriatoma infestans. La población indígena que la habita tiene alta vulnerabilidad por factores culturales y medio ambientales que dificultan acceso y trabajo en la zona. Se propusoconocer factores psicosociales asociadosal proceso de reinfestación para desarrollar tareas de vigilanciacomunitaria. Estudio transversal, con enfoques cualitativo y cuantitativo.Treinta y seis punto siete por ciento (96)de la población de estudio realizómejoras en viviendas; 41,6 % (40)mejoró revoque en paredes. Poblaciónubica al vector en el monte, entre leñas,hojas secas, agujeros de árboles, pozosde topos o tatú; alrededor de animales domésticos, techos de viviendas, gallineros, chiquero de cabras y cerdos.Comprometiendo el traslado pasivo de vinchucas se encontró la recolección deleña 98,5 % (266), del monte, 97,7 %(261) el cambio de lugar de ropas, cajas y comida en las viviendas, 54,7 % (146). Se asoció (p< 0,0005) vivienda mejorada con revoque en paredes yno infestación; viviendas con animales(p< 0,03) e infestación; actitud positivapara eliminar el vector (p<0,04) y no infestación. Comportamientos que comprometen traslado y permanencia de vinchucas fueron acarreo de leña, almacenamiento de comidas yacumulación de ropa y cajas. Paredes revocadas y presencia de animales domésticos se correlacionaron a infestación y actitudes positivas paraeliminación de la vinchuca con viviendas sin reinfestación. Todos ellos sonfactores estratégicos para tareas deprevención y vigilancia con participación comunitaria.
Descritores: Doença de Chagas
População Indígena
-Trypanosoma cruzi
Responsável: PY3.1 - Biblioteca



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