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Id: biblio-914968 LILACS-Express
Autor: Rodrigues, Letícia Fernandes Silva; Avelar, Gleiciane Gontijo; Toledo, Juliana Oliveira; Camargos, Einstein Francisco; Nóbrega, Otávio Toledo.
Título: Perfil de sono, variáveis clínicas e jornada de trabalho de caminhoneiros idosos e de meia-idade em rodovias / Sleep profile, clinical variables, and working hours in elderly and middle-aged long-haul truck drivers
Fonte: Geriatr., Gerontol. Aging (Impr.);12(2):96-101, abr.-jun.2018.
Idioma: en; pt.
Resumo: Este trabalho objetivou investigar a associação de variáveis representativas do perfil sociodemográfico, da jornada de trabalho e das condições gerais de saúde de profissionais do transporte de cargas em rodovias com o regime de sono relatado. Tratou-se de um estudo transversal com análise de questionários cedidos pelo Serviço Social do Transporte e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, em que foram averiguados dados relativos aos profissionais com idade ≥ 45 anos. Os resultados encontrados permitem inferir que o perfil de sono exibido pelos profissionais de transporte de cargas parece correlacionar-se negativamente com a condição geral de saúde (ocorrência de hipertensão arterial sistêmica e consumo de medicamentos) e a extensão da jornada de trabalho.

This cross-sectional study aimed to investigate the association of variables representative of the sociodemographic profile, working hours, and general health status of long-haul truck drivers with their reported sleep regimen. Questionnaires provided by the Transportation Social Service and the National Transportation Learning Service, in which data were collected from professional truckers aged ≥ 45 years, were analyzed. The results found allow us to infer that the sleep profile of these ground freight transportation workers seems to correlate negatively with general health (prevalence of arterial hypertension and drug use) and the number of working hours per day.
Descritores: Desempenho Psicomotor/fisiologia
Sono/fisiologia
Transtornos do Sono-Vigília
Saúde do Trabalhador
-Estradas
Acidentes de Trânsito/prevenção & controle
Estudos Transversais/métodos
Limites: Seres Humanos
Masculino
Meia-Idade
Idoso
Responsável: BR275.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1049704
Autor: Amorim, Denis Gerage.
Título: Sustentabilidade urbana no planejamento de rodovia perimetral em região metropolitana / Urban sustainability in the planning of perimeter highway in metropolitan region.
Fonte: São Paulo; s.n; 2019. 236 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Empreendimentos rodoviários oferecem diversos benefícios à população quanto à mobilidade, acessibilidade, melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento socioeconômico. Contudo, trazem consigo uma série de impactos e riscos socioambientais que, normalmente, são bastante polêmicos, especialmente em regiões metropolitanas, que interferem com grandes aglomerados urbanos. Essas intervenções impõem altos custos para as pessoas, grupos ou comunidades impactadas, principalmente quando se encontram em situação de vulnerabilidade social e econômica. É nesse sentido que a adoção de uma abordagem de sustentabilidade urbana na tomada de decisão no desenvolvimento de infraestrutura rodoviária é primordial para atender aos anseios da população e às necessidades econômicas, sociais e ambientais. Visando contribuir para sistematização de informações que subsidiem decisões no planejamento de infraestrutura rodoviária, este trabalho teve como objetivo elaborar uma estrutura conceitual composta por objetivos, metas e indicadores. Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos específicos: (i) Revisar os princípios da sustentabilidade urbana e de transporte sustentável, bem como os principais métodos de avaliação de sustentabilidade utilizados na fase de planejamento; (ii) Analisar as interfaces urbano-rodoviárias frente à implantação de rodovia perimetral em uma região metropolitana brasileira; e (iii) Definir os indicadores de sustentabilidade que representem as questões relevantes nas interfaces urbano-rodoviárias. O estudo utilizou-se uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, combinando os procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Como produto da pesquisa, foram elaboradas fichas de avaliação para cada indicador selecionado, contendo orientações gerais para aplicação e medidas de desempenho mensurável, de forma desagregada, para orientar o processo de avaliação por agências de transporte. Esta pesquisa contribuiu para iniciar uma longa discussão de estruturas que auxiliem na avaliação de desempenho de sustentabilidade no planejamento de infraestrutura de transporte. Assim, a estrutura não deve considerada um produto definitivo, mas sim uma ideia em construção, que abarca as principais questões relacionadas ao tema e avança nas discussões sobre planejamento de transporte e desenvolvimento territorial.

Highways offer many benefits to the population in terms of mobility, accessibility, quality of life and socioeconomic development. However, they bring with them many social and environmental impacts and risks that are usually quite controversial, especially in metropolitan regions, which interfere with large urban agglomerations. These interventions impose high costs on impacted people, groups or communities, especially when they are in situation of social and economic vulnerability. Therefore, the adoption of an urban sustainability approach in decision-making in road infrastructure development is essential to meet the needs of the population and the economic, social and environmental needs. Aiming to contribute to the systematization of information that supports decisions on road infrastructure planning, this work aimed to elaborate a framework composed by objectives, goals and indicators. To this end, the following specific objectives were defined: (i) Review the principles of urban sustainability and sustainable transport, as well as the main sustainability assessment methods used in the planning phase; (ii) Analyze the urban-road interfaces of the implementation of a perimeter highway in Brazilian metropolitan region; and (iii) Define the sustainability indicators that represent the relevant issues at the urban-road interfaces. The study used a qualitative and exploratory approach, combining the technical procedures of bibliographic research and case study. As a result of the research, evaluation sheets were prepared for each selected indicator, containing general application guidelines and measurable performance measures, disaggregated, to guide the evaluation process by transportation agencies. This research contributed to initiate a long discussion of structures that aid in the assessment of sustainability performance in transport infrastructure planning. Thus, the structure should not be considered a definitive product, but rather an idea under construction that encompasses the main issues related to the theme and advances in discussions about transport planning and territorial development.
Descritores: Estradas
Planejamento de Cidades
Indicadores de Desenvolvimento Sustentável
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Id: biblio-1013572
Autor: Barroso Junior, Gilvan Teles; Bertho, Ana Carolina Soares; Veiga, Alinne de Carvalho.
Título: A letalidade dos acidentes de trânsito nas rodovias federais brasileiras em 2016 / Lethality of traffic accidents on Brazilian federal highways in 2016 / La letalidad de los accidentes de tránsito en las carreteras federales brasileñas en 2016
Fonte: Rev. bras. estud. popul;36:e0074, 2019. tab, graf.
Idioma: pt.
Projeto: Capes.
Resumo: A preocupação com a mortalidade por acidentes de trânsito tem crescido em todo o mundo, sendo um importante problema de saúde pública e a principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos de idade (WHO, 2015). No Brasil, em 2016, aproximadamente 37 mil pessoas morreram em decorrência de acidentes de trânsito, das quais 6.400 (17%) vieram a óbito após ocorrências em rodovias federais. Tendo em vista a relevância dessas mortes, o objetivo do presente artigo é identificar os fatores associados à letalidade dos acidentes de trânsito nas rodovias federais brasileiras em 2016, considerando, além das características das vítimas, informações sobre o contexto de ocorrência desses eventos. Para tal finalidade, foi utilizado um modelo binomial de regressão logística. Os resultados indicam que, em média, as chances de um acidente de trânsito ser letal aumentam para indivíduos do sexo masculino, pedestres, com ocorrências na região Nordeste, aos domingos, durante a madrugada, nas curvas, nas áreas rurais e para vítimas com idades mais elevadas.

Traffic accident mortality is a growing concern worldwide, recognized as a major public health problem and the leading cause of death among 15- to 29-year-olds (WHO, 2015).. In Brazil, in 2016, approximately 37 thousand people died as result of traffic accidents, 6,400 (17%) of which took place in federal highways. Given the importance of these deaths, the aim of this article is to identify factors associated with the lethality of traffic accidents on Brazilian federal highways in 2016, considering not only the characteristics of the victims, but also the context of the occurrence of such accidents. To that end, a binomial logistic regression model was used. Results obtained from the statistical model showed that, on average, the chances of a traffic accident being fatal are higher for males, pedestrians, occurrences in the Northeast region, during Sundays, at dawn, in curves and rural areas, and become even higher for older victims.

La preocupación por la mortalidad por accidentes de tránsito ha aumentado en el mundo, en tanto es un importante problema de salud pública y la principal causa de muerte entre jóvenes de entre 15 y 29 años de edad (WHO, 2015). En Brasil, en 2016, aproximadamente 37.000 personas murieron a consecuencia de accidentes de tránsito, de las cuales 6400 (17%) fallecieron después de accidentes en carreteras federales. Teniendo en cuenta la importancia de esas muertes, el objetivo de este artículo es identificar factores asociados a la letalidad de los accidentes de tránsito en las carreteras federales brasileñas en 2016 considerando, además de las características de las víctimas, información acerca del contexto en que se produjeron estos eventos. Para ello se utilizó un modelo binomial de regresión logística. Los resultados indican que, en la media, las posibilidades de que un accidente de tránsito sea letal aumentan para hombres, peatones, ocurrencias en la región Noreste, en los domingos, por la madrugada, en las curvas, en áreas rurales y para víctimas de edades más avanzadas.
Descritores: Estradas
Brasil
Acidentes de Trânsito/estatística & dados numéricos
Análise de Regressão
Mortalidade
-Demografia
Registros de Mortalidade
Distribuição por Idade e Sexo
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública


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Id: biblio-884038
Autor: Silva Junior, Adalberton Guarani Dias da.
Título: Produtos químicos: acidentes rodoviários no estado de São Paulo e a divulgação dos riscos para a sociedade / Chemicals accidents during road transportation at São Paulo state, Brazil and disclosure of its risks to society.
Fonte: São Paulo; s.n; 2018. 79 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática de Saúde Pública para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Os acidentes com produtos químicos e seus riscos para sociedade, principalmente quando estes são classificados como perigosos para transporte pela ONU, são o objeto deste estudo descritivo da atividade de transporte rodoviário no Estado de São Paulo. Os dados estudados foram as ocorrências registradas pela Setor de Atendimento à Emergências da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) em seu Sistema de Informações de Emergência Químicas (SIEQ). Neste foram analisados 2.432 eventos na atividade de transporte rodoviário do início de 2005 ao final do ano de 2015. A metodologia contou com a pesquisa e revisão bibliográfica de normas técnicas e legislações de destaque, materiais impressos e digitais (manuais, guias e Fichas de Informações de Segurança de Produtos Químicos), sistemas de informações sobre produtos químicos e emergências ambientais disponíveis na internet, bem como as dissertações e teses acadêmicas relacionadas ao objeto deste estudo. Como resultado da análise dos dados constatou-se que 59,6% dos acidentes ocorreram nas atividades de transporte, sendo que 53,6 %, no transporte rodoviário. Os produtos de maior ocorrência foram os líquidos inflamáveis (classe 3) com 47,5 %, as substâncias corrosivas (classe 8) com 14,1% e os não classificados como perigosos com 28,3 %. O número de vítimas no período (505) foi alto para este tipo de acidente, correspondendo a 8,7% do total de vítimas das emergências químicas no Estado de São Paulo. Os resultados finais mostraram que apesar da importância fundamental do transporte rodoviário de produtos químicos para a indústria química e a economia do país, há riscos significativos inerentes a essa atividade, os quais não podem ser negligenciados, devem ser conhecidos e divulgados à sociedade, devendo ainda ser alvo de políticas públicas específicas. Para facilitar a divulgação desses riscos junto à população, foram estudados mecanismos de comunicação. O produto final obtido foi uma plataforma digital composta por página no Facebook, aplicativo (celulares e tablets) e blog contendo informações simplificadas e fichas sobre os riscos dos principais produtos químicos envolvidos nestas ocorrências rodoviárias

Accidents with chemical products and their risks to society, especially when classified as dangerous for transport by the UN, are the object of this descriptive study of road transport activity in the State of São Paulo. The data studied were the occurrences recorded by the Emergency Operations Division of the Environmental Company of the State of São Paulo (CETESB) in the Emergency Chemical Information System (SIEQ). In this system 2,432 events were analyzed on the activity of road transportation from the beginning of 2005 to the end of the year 2015. The methodology included the research and bibliographic reviews of technical standards and prominent legislation, printed and digital materials (manuals, guides and chemical safety data sheets), chemical and environmental emergency data systems available on the internet, as well as dissertations and academic theses related to the object of this study. As a result of these data analysis, it was found that 59.6% occurred in transportation activities, 53.6% in road transport. The most frequent products were flammable liquids (class 3) with 47.5%, corrosive substances (class 8) with 14.1% and those not classified as dangerous with 28.3%. The number of victims in the period (505) was high for this type of accident, corresponding to 8.7% of the total number of chemical emergencies in the State of São Paulo. The final results showed that despite the fundamental importance of road transport of chemical products to the chemical industry and the economy of the country, there are significant risks inherent to this activity, which can\'t be neglected, must be known and disseminated to society, and specific public policies. To facilitate the dissemination of these risks to the population, communication mechanisms were studied. The final product was a digital platform composed of a Facebook page, an application (cell phones and tablets) and a blog containing simplified information and safety data sheets containing the risks of the main chemicals involved in these road events
Descritores: Transportes
Estradas
Acidentes de Trânsito
Risco
Compostos Químicos
Comunicação em Saúde
-Saneamento
Saúde Pública
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-976667
Autor: Nascimento, Eurípedes Costa; Justo, José Sterza.
Título: Concessionária de rodovia e estratégias de controle: o caso dos andarilhos de estrada / Concesionaria de carretera y estrategia de control: el caso de los caminantes de carretera brasileños / Highway concessionaire and control strategies: the case of brazilian highway wanderers
Fonte: Psicol. soc. (Online);30:e169213, 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Os andarilhos de estrada são indivíduos que percorrem longas distância pelas rodovias do país com um saco às costas ou puxando um carrinho de mão no qual carregam todos os seus pertences, sem destino certo ou trajetos preestabelecidos. Essa pesquisa teve por finalidade analisar o tratamento dado por uma concessionária de rodovias aos andarilhos dentro de suas políticas de gestão do trânsito e fluxo de pedestres pelos acostamentos. Foi realizada uma entrevista com o profissional responsável pela administração de uma importante rodovia paulista, posicionada num dos principais corredores de transporte do país e na qual são encontrados frequentemente os andarilhos. Os resultados indicaram que as estratégias de controle utilizadas pela concessionária de rodovia incluem ações de vigilância e medidas administrativas que, sob o efeito da sanção normalizadora, supervisionam e distribuem os andarilhos nesse espaço aberto e anônimo por onde circulam as multiplicidades.

Resumen Andariegos o caminantes de carretera son individuos que caminan largas distancias por las carreteras de Brasil, sin destino o trayectos preestablecidos, con una bolsa en la espalda o tirando de un carrito de mano donde llevan todas sus pertenencias. Esta investigación tuvo por finalidad analizar el tratamiento ofrecido por una concesionaria de carretera a los caminantes según sus políticas de gestión de tránsito y flujo de pedestre por los arcenes. Fue realizada una entrevista con el profesional responsable por la administración de una importante carretera en el estado de São Paulo, situada en uno de los principales corredores de transportes del país donde esos andariegos son vistos con frecuencia. Los resultados han indicado que las estrategias de control utilizadas por la concesionaria de carretera incluyen acciones de vigilancia y medidas administrativas que, bajo el efecto de la normalización, supervisan y distribuyen los caminantes en este espacio abierto y anónimo por donde circulan las multiplicidades.

Abstract The Brazilian highway wanderers are individuals who walk long distances through the country highways with a bag on their backs or pulling a wheelbarrow in which they carry all their belongings, with no defined destination or pre-established routes. This research aimed to analyze the treatment given by a highway concessionaire to the highway wanderers within their policies of traffic management and pedestrian transit along the roadsides. An interview was conducted with a professional who is responsible for the management of an important highway in São Paulo State, located in one of the main transport walkways where highway wanderers are often seen. The results indicated that the control strategies utilized by the highway concessionaire include vigilance actions and the administrative measures that, under the normalization effects, supervise and distribute the Brazilian highway wanderers in this open and anonymous space through which multiplicities circulate.
Descritores: Migrantes
Estradas/políticas
Políticas de Controle Social/organização & administração
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1896.1 - Biblioteca


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Id: biblio-963903
Autor: Carvalho, Carine Firmino; Custódio, Ana Elizabeth Iannini; Marçal Junior, Oswaldo.
Título: Wild vertebrates roadkill aggregations on the BR-050 highway, state of Minas Gerais, Brazil / Agregações de atropelamentos de vertebrados silvestres na rodovia BR-050, Minas Gerais, Brasil
Fonte: Biosci. j. (Online);31(3):951-959, may./jun. 2015.
Idioma: en.
Resumo: Researches on roadkill aggregations are important tools for wildlife conservation. The objective of this study was to determine wild vertebrate roadkill aggregations on a stretch of 96 kilometers of the BR-050 highway, between the cities of Uberlândia and Uberaba, State of Minas Gerais, Brazil. The survey was conducted between April 2012 and March 2013. Roadkill monitoring was performed by car, at a speed of approximately 60 km/h, and forty two (42) weekly trips, totaling 8064 km, were performed. The 2D Ripley's K-Statistics test from the Siriema v1.1 program was used to detect the scales of roadkill aggregations and 2D HotSpot Identification test was used to identify the location of these hotspots. Aggregations extended from the following kms: 14 to 33, 38, 41 to 51, 66 to 70 and 78 to 94. We found roadkill aggregations for wild vertebrates and mammals. The roadkill aggregations were significant for Euphractus sexcinctus, Conepatus semistriatus, Procyon cancrivorus, Hydrochoerus hydrochoerus, Cariama cristata, Boa constrictor amarali and Crotalus durissus collilineatus according to the taxonomic specific level. Thus, it is suggested that mitigation measures for vertebrate conservation must be implemented in the indicated areas.

Pesquisas sobre agregações de atropelamento são ferramentas importantes para a conservação da vida selvagem. O objetivo deste estudo foi determinar agregações de atropelamentos de vertebrados silvestres em um trecho de 96 km da rodovia BR-050, entre as cidades de Uberlândia e Uberaba (MG), na região central do Brasil. A pesquisa foi realizada a partir de abril de 2012 a março de 2013. O monitoramento foi realizado de carro e o trecho foi investigado a uma velocidade de aproximadamente 60 km/h. Realizamos 42 viagens semanais, num total de 8064 km percorridos. O teste 2D Ripley's K-Statistics do programa Siriema v1.1 foi utilizado para detectar as escalas de agregações de atropelamentos e o teste 2D HotSpot Identification foi utilizado para identificar a localização destes hotspots. Agregações de atropelamento se extenderam nos seguintes quilômetros: 14-33, 38-41 a 51, 66 a 70 e 78-94. Encontramos agregações de vertebrados e mamíferos silvestres. Em nível taxonômico específico foram encontradas agregações de atropelamentos significativas para Euphractus sexcinctus, Conepatus semistriatus, Procyon cancrivorus, Hydrochoerus hydrochaeris, Cariama cristata, Boa constrictor amarali, Crotalus durissus collilineatus. Assim, sugere-se que medidas de mitigação para a conservação de vertebrados devem ser implementadas nas áreas indicadas.
Descritores: Vertebrados
Estradas
Prevenção e Mitigação
Pradaria
Ecologia
Animais Selvagens
Responsável: BR396.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-991997
Autor: Lima, Iêda Maria de Oliveira; Greve, Júlia; Sakowski, Patrícia Alessandra Morita.
Título: Metodologia para estimativa de custos de cuidados com saúde: análise dos fatores de gravidade e recomendações para redução dos custos / Texto para Discussão (TD) 1343: Metodologia para estimativa de custos de cuidados com saúde: análise dos fatores de gravidade e recomendações para redução dos custos.
Fonte: Brasília; IPEA; 2008. 44 p. graf. (Texto para Discussão / IPEA).
Idioma: pt.
Resumo: Avalia os fatores contributivos para a gravidade dos acidentes de trânsito nas rodovias brasileiras. Estabelece algumas correlações entre a gravidade do acidente e das lesões com dados da vítima, do acidente, do atendimento pré-hospitalar, hospitalar e pós-hospitalar, e da infra-estrutura viária. Verifica quais destes fatores foram contributivos para a gravidade das lesões das vítimas.
Descritores: Acidentes de Trânsito
Custos e Análise de Custo
Estatística como Assunto
Estradas
Hospitalização
Métodos
-Brasil
Responsável: BR1541.1 - Biblioteca
BR1541.1; 330.908, I59 TDI1343


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Id: biblio-991837
Autor: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.
Título: Estimativa dos custos dos acidentes de trânsito no Brasil com base na atualização simplificada das pesquisas anteriores do Ipea: relatório de pesquisa.
Fonte: Brasília; IPEA; 2015. 13 p. ilus, graf.
Idioma: pt.
Resumo: O relatório mostra que os acidentes de transporte terrestre no Brasil matam cerca de 45 mil pessoas por ano segundo os dados do Datasus (2012), constituindo-se uma das principais causas de mortes no país. Não se pode calcular o que representa a perda de uma vida humana ou os danos psíquicos e estresses traumáticos aos quais as vítimas de trânsito e seus familiares são submetidos após eventos dessa natureza. Por outro lado, há também a formação de custos econômico-financeiros que impactam diretamente as famílias, bem como a sociedade em geral, e que podem ser estimados por meio de metodologias específicas de cálculo.
Descritores: Acidentes de Trânsito
Custos e Análise de Custo
Estradas
Ferimentos e Lesões
Mortalidade
Transportes
Responsável: BR1541.1 - Biblioteca
BR1541.1


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Id: biblio-991836
Autor: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.
Título: Acidentes de trânsito nas rodovias federais brasileiras: caracterização, tendências e custos para a sociedade: relatório de pesquisa.
Fonte: Brasília; IPEA; 2015. 34 p. ilus, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Os acidentes de transporte terrestre no Brasil matam aproximadamente 43 mil pessoas por ano segundo os dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), do Ministério da Saúde (MS), representando uma das principais causas de morte no país. Os acidentes nas rodovias federais respondem por cerca de 20% dessas mortes (8.227 mortes em 2014), com cerca de 26 mil feridos graves por ano, com fortes impactos sobre o orçamento público e a renda das famílias atingidas. A situação dos acidentes de trânsito tende a se agravar ainda mais neste contexto de franca expansão da frota de veículos automotores que o país está vivendo desde o final do século passado. Destacam-se, nessa expansão da frota de veículos automotores, as vendas de motocicletas, que, por características intrínsecas, apresentam baixas condições de proteção aos usuários em caso de colisão e queda. Isso proporciona alto grau de severidade aos acidentes que envolvem esse tipo de veículo, aumentando as estatísticas de mortes e feridos graves. Desde 2003, a frota nacional aumentou 136,5%; a de automóveis, 102,6%; e a de motocicletas, 269,8% (gráfico 1), principalmente no Nordeste brasileiro (incremento de 414%), aumentando os conflitos nas ruas e rodovias e consequentemente a quantidade de vítimas de trânsito.
Descritores: Acidentes de Trânsito
Custos e Análise de Custo
Estradas
Ferimentos e Lesões
Mortalidade
Transportes
Responsável: BR1541.1 - Biblioteca
BR1541.1


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Id: biblio-987184
Autor: Rojas, Oscar; Avendaño, Carlos.
Título: Relación entre áreas y variables ambientales espaciales con el atropellamiento y cruce de la fauna silvestre en la carretera de la Franja Transversal del Norte, Cobán, Guatemala / Areas and spatial environmental variables related with the trampling and wildlife crossing in the Northern Transversal Road in Coban, Guatemala
Fonte: Cienc. tecnol. salud;5(2):111-124, 2018. ilus.
Idioma: es.
Resumo: Dentro del Proyecto vial de la Franja Transversal del Norte en Cobán se planea asfaltar 10 km del trayecto en el Parque Nacional Laguna Lachuá. Esto impactará a la fauna de no considerarse medidas de mitigación del atropellamiento. La investigación evaluó los patrones espaciales del atropellamiento de vertebrados, la frecuencia de cruce de aves y categorizó las secciones de la carretera en dicho trayecto, según variables ambientales (humedales, usos del suelo, cobertura; y ancho, asfaltado y ubicación de la carretera) con el fin de determinar los sitios más eficientes para la aplicación de medidas de mitigación. En el 2016, se realizaron 20 recorridos, donde se georreferenció, fotografió e identificó a los individuos atropellados; tres recorridos en los meses de febrero, marzo y abril, cinco en mayo y seis en junio; 12 recorridos fueron realizados adicionalmente cuantificando el cruce de aves para determinar que sitios podrían ser futuramente impactados. Finalmente, para un análisis más completo, el trayecto de la carretera bajo estudio fue dividido en 19 secciones (T1-T19) de 550 m cada uno. Fueron empleadas: estadística descriptiva, análisis de componentes principales (ACP), correspondencia canónica (CCA) y análisis de correspondencia (AC), para relacionar variables ambientales con atropellamiento y frecuencia de cruce. La mayoría de atropellamientos (80 %) ocurrieron en zonas asfaltadas, los anfibios fueron los más atropellados (125 individuos, 75 %), seguido por reptiles 21 (12 %), mamíferos 11 (7 %) y aves 10 (6 %). La mayor frecuencia de cruce ocurrió en zonas con humedales y alta cobertura boscosa (T1, T3, T6, T7 y T10) siendo estas secciones prioritarias para mitigación.

The Franja Transversal del Norte road project in the Coban Province plans to pave a 10 km long dirt road inside the Laguna Lachua National Park. This will impact the fauna if no mitigation measure for wildlife-vehicle collision is considered. The research evaluated the spatial patterns of the vertebrate´s roadkills, the bird's road-crossing frequency, and categorized the road section based on environmental variables (wetlands, land use, coverture; and road's width, location, and paved or not paved) to determine the most efficient sites for the application of mitigation measures. In 2016, 20 treks were made to detect, geo-reference, photograph and identify road killed individuals, three treks in the months of February, March, and April, five in May and six in June; 12 additional treks were made to quantify birds' road-crossing to determine the sites that could be impacted in the future. Finally, for a further analysis, the road section under study was divided into 19 segments (T1-T19), 550 m long each. A combination of descriptive statistics, principal component analysis (PCA), canonical correspondence analysis (CCA) and correspondence analysis (CA) were employed to relate the spatial environmental variables with roadkill and road-crossing frequency. Eighty percent of the roadkill's occurred in the paved zones, the amphibians were the most affected (125 carcasses, 75 %), followed by reptiles 21 (12 %), mammals 11 (7 %) and birds 10 (6 %). The highest road-crossing frequencies were related to wetlands and high forest cover (T1, T3, T6, T7, T10) being priority areas for the application of mitigation measures.
Descritores: Prevenção e Mitigação
-Répteis
Vertebrados
Estradas/prevenção & controle
Anfíbios
Limites: Animais
Responsável: GT49.1



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