Base de dados : LILACS
Pesquisa : SP4.001.027.253.439 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 28 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 3 ir para página          

  1 / 28 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-884038
Autor: Silva Junior, Adalberton Guarani Dias da.
Título: Produtos químicos: acidentes rodoviários no estado de São Paulo e a divulgação dos riscos para a sociedade / Chemicals accidents during road transportation at São Paulo state, Brazil and disclosure of its risks to society.
Fonte: São Paulo; s.n; 2018. 79 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática de Saúde Pública para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Os acidentes com produtos químicos e seus riscos para sociedade, principalmente quando estes são classificados como perigosos para transporte pela ONU, são o objeto deste estudo descritivo da atividade de transporte rodoviário no Estado de São Paulo. Os dados estudados foram as ocorrências registradas pela Setor de Atendimento à Emergências da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) em seu Sistema de Informações de Emergência Químicas (SIEQ). Neste foram analisados 2.432 eventos na atividade de transporte rodoviário do início de 2005 ao final do ano de 2015. A metodologia contou com a pesquisa e revisão bibliográfica de normas técnicas e legislações de destaque, materiais impressos e digitais (manuais, guias e Fichas de Informações de Segurança de Produtos Químicos), sistemas de informações sobre produtos químicos e emergências ambientais disponíveis na internet, bem como as dissertações e teses acadêmicas relacionadas ao objeto deste estudo. Como resultado da análise dos dados constatou-se que 59,6% dos acidentes ocorreram nas atividades de transporte, sendo que 53,6 %, no transporte rodoviário. Os produtos de maior ocorrência foram os líquidos inflamáveis (classe 3) com 47,5 %, as substâncias corrosivas (classe 8) com 14,1% e os não classificados como perigosos com 28,3 %. O número de vítimas no período (505) foi alto para este tipo de acidente, correspondendo a 8,7% do total de vítimas das emergências químicas no Estado de São Paulo. Os resultados finais mostraram que apesar da importância fundamental do transporte rodoviário de produtos químicos para a indústria química e a economia do país, há riscos significativos inerentes a essa atividade, os quais não podem ser negligenciados, devem ser conhecidos e divulgados à sociedade, devendo ainda ser alvo de políticas públicas específicas. Para facilitar a divulgação desses riscos junto à população, foram estudados mecanismos de comunicação. O produto final obtido foi uma plataforma digital composta por página no Facebook, aplicativo (celulares e tablets) e blog contendo informações simplificadas e fichas sobre os riscos dos principais produtos químicos envolvidos nestas ocorrências rodoviárias

Accidents with chemical products and their risks to society, especially when classified as dangerous for transport by the UN, are the object of this descriptive study of road transport activity in the State of São Paulo. The data studied were the occurrences recorded by the Emergency Operations Division of the Environmental Company of the State of São Paulo (CETESB) in the Emergency Chemical Information System (SIEQ). In this system 2,432 events were analyzed on the activity of road transportation from the beginning of 2005 to the end of the year 2015. The methodology included the research and bibliographic reviews of technical standards and prominent legislation, printed and digital materials (manuals, guides and chemical safety data sheets), chemical and environmental emergency data systems available on the internet, as well as dissertations and academic theses related to the object of this study. As a result of these data analysis, it was found that 59.6% occurred in transportation activities, 53.6% in road transport. The most frequent products were flammable liquids (class 3) with 47.5%, corrosive substances (class 8) with 14.1% and those not classified as dangerous with 28.3%. The number of victims in the period (505) was high for this type of accident, corresponding to 8.7% of the total number of chemical emergencies in the State of São Paulo. The final results showed that despite the fundamental importance of road transport of chemical products to the chemical industry and the economy of the country, there are significant risks inherent to this activity, which can\'t be neglected, must be known and disseminated to society, and specific public policies. To facilitate the dissemination of these risks to the population, communication mechanisms were studied. The final product was a digital platform composed of a Facebook page, an application (cell phones and tablets) and a blog containing simplified information and safety data sheets containing the risks of the main chemicals involved in these road events
Descritores: Transportes
Estradas
Acidentes de Trânsito
Risco
Compostos Químicos
Comunicação em Saúde
-Saneamento
Saúde Pública
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


  2 / 28 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-976667
Autor: Nascimento, Eurípedes Costa; Justo, José Sterza.
Título: Concessionária de rodovia e estratégias de controle: o caso dos andarilhos de estrada / Concesionaria de carretera y estrategia de control: el caso de los caminantes de carretera brasileños / Highway concessionaire and control strategies: the case of brazilian highway wanderers
Fonte: Psicol. soc. (Online);30:e169213, 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Os andarilhos de estrada são indivíduos que percorrem longas distância pelas rodovias do país com um saco às costas ou puxando um carrinho de mão no qual carregam todos os seus pertences, sem destino certo ou trajetos preestabelecidos. Essa pesquisa teve por finalidade analisar o tratamento dado por uma concessionária de rodovias aos andarilhos dentro de suas políticas de gestão do trânsito e fluxo de pedestres pelos acostamentos. Foi realizada uma entrevista com o profissional responsável pela administração de uma importante rodovia paulista, posicionada num dos principais corredores de transporte do país e na qual são encontrados frequentemente os andarilhos. Os resultados indicaram que as estratégias de controle utilizadas pela concessionária de rodovia incluem ações de vigilância e medidas administrativas que, sob o efeito da sanção normalizadora, supervisionam e distribuem os andarilhos nesse espaço aberto e anônimo por onde circulam as multiplicidades.

Resumen Andariegos o caminantes de carretera son individuos que caminan largas distancias por las carreteras de Brasil, sin destino o trayectos preestablecidos, con una bolsa en la espalda o tirando de un carrito de mano donde llevan todas sus pertenencias. Esta investigación tuvo por finalidad analizar el tratamiento ofrecido por una concesionaria de carretera a los caminantes según sus políticas de gestión de tránsito y flujo de pedestre por los arcenes. Fue realizada una entrevista con el profesional responsable por la administración de una importante carretera en el estado de São Paulo, situada en uno de los principales corredores de transportes del país donde esos andariegos son vistos con frecuencia. Los resultados han indicado que las estrategias de control utilizadas por la concesionaria de carretera incluyen acciones de vigilancia y medidas administrativas que, bajo el efecto de la normalización, supervisan y distribuyen los caminantes en este espacio abierto y anónimo por donde circulan las multiplicidades.

Abstract The Brazilian highway wanderers are individuals who walk long distances through the country highways with a bag on their backs or pulling a wheelbarrow in which they carry all their belongings, with no defined destination or pre-established routes. This research aimed to analyze the treatment given by a highway concessionaire to the highway wanderers within their policies of traffic management and pedestrian transit along the roadsides. An interview was conducted with a professional who is responsible for the management of an important highway in São Paulo State, located in one of the main transport walkways where highway wanderers are often seen. The results indicated that the control strategies utilized by the highway concessionaire include vigilance actions and the administrative measures that, under the normalization effects, supervise and distribute the Brazilian highway wanderers in this open and anonymous space through which multiplicities circulate.
Descritores: Migrantes
Estradas/políticas
Políticas de Controle Social/organização & administração
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1896.1 - Biblioteca


  3 / 28 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1013572
Autor: Barroso Junior, Gilvan Teles; Bertho, Ana Carolina Soares; Veiga, Alinne de Carvalho.
Título: A letalidade dos acidentes de trânsito nas rodovias federais brasileiras em 2016 / Lethality of traffic accidents on Brazilian federal highways in 2016 / La letalidad de los accidentes de tránsito en las carreteras federales brasileñas en 2016
Fonte: Rev. bras. estud. popul;36:e0074, 2019. tab, graf.
Idioma: pt.
Projeto: Capes.
Resumo: A preocupação com a mortalidade por acidentes de trânsito tem crescido em todo o mundo, sendo um importante problema de saúde pública e a principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos de idade (WHO, 2015). No Brasil, em 2016, aproximadamente 37 mil pessoas morreram em decorrência de acidentes de trânsito, das quais 6.400 (17%) vieram a óbito após ocorrências em rodovias federais. Tendo em vista a relevância dessas mortes, o objetivo do presente artigo é identificar os fatores associados à letalidade dos acidentes de trânsito nas rodovias federais brasileiras em 2016, considerando, além das características das vítimas, informações sobre o contexto de ocorrência desses eventos. Para tal finalidade, foi utilizado um modelo binomial de regressão logística. Os resultados indicam que, em média, as chances de um acidente de trânsito ser letal aumentam para indivíduos do sexo masculino, pedestres, com ocorrências na região Nordeste, aos domingos, durante a madrugada, nas curvas, nas áreas rurais e para vítimas com idades mais elevadas.

Traffic accident mortality is a growing concern worldwide, recognized as a major public health problem and the leading cause of death among 15- to 29-year-olds (WHO, 2015).. In Brazil, in 2016, approximately 37 thousand people died as result of traffic accidents, 6,400 (17%) of which took place in federal highways. Given the importance of these deaths, the aim of this article is to identify factors associated with the lethality of traffic accidents on Brazilian federal highways in 2016, considering not only the characteristics of the victims, but also the context of the occurrence of such accidents. To that end, a binomial logistic regression model was used. Results obtained from the statistical model showed that, on average, the chances of a traffic accident being fatal are higher for males, pedestrians, occurrences in the Northeast region, during Sundays, at dawn, in curves and rural areas, and become even higher for older victims.

La preocupación por la mortalidad por accidentes de tránsito ha aumentado en el mundo, en tanto es un importante problema de salud pública y la principal causa de muerte entre jóvenes de entre 15 y 29 años de edad (WHO, 2015). En Brasil, en 2016, aproximadamente 37.000 personas murieron a consecuencia de accidentes de tránsito, de las cuales 6400 (17%) fallecieron después de accidentes en carreteras federales. Teniendo en cuenta la importancia de esas muertes, el objetivo de este artículo es identificar factores asociados a la letalidad de los accidentes de tránsito en las carreteras federales brasileñas en 2016 considerando, además de las características de las víctimas, información acerca del contexto en que se produjeron estos eventos. Para ello se utilizó un modelo binomial de regresión logística. Los resultados indican que, en la media, las posibilidades de que un accidente de tránsito sea letal aumentan para hombres, peatones, ocurrencias en la región Noreste, en los domingos, por la madrugada, en las curvas, en áreas rurales y para víctimas de edades más avanzadas.
Descritores: Estradas
Brasil
Acidentes de Trânsito/estatística & dados numéricos
Análise de Regressão
Mortalidade
-Demografia
Registros de Mortalidade
Distribuição por Idade e Sexo
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública


  4 / 28 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-963903
Autor: Carvalho, Carine Firmino; Custódio, Ana Elizabeth Iannini; Marçal Junior, Oswaldo.
Título: Wild vertebrates roadkill aggregations on the BR-050 highway, state of Minas Gerais, Brazil / Agregações de atropelamentos de vertebrados silvestres na rodovia BR-050, Minas Gerais, Brasil
Fonte: Biosci. j. (Online);31(3):951-959, may./jun. 2015.
Idioma: en.
Resumo: Researches on roadkill aggregations are important tools for wildlife conservation. The objective of this study was to determine wild vertebrate roadkill aggregations on a stretch of 96 kilometers of the BR-050 highway, between the cities of Uberlândia and Uberaba, State of Minas Gerais, Brazil. The survey was conducted between April 2012 and March 2013. Roadkill monitoring was performed by car, at a speed of approximately 60 km/h, and forty two (42) weekly trips, totaling 8064 km, were performed. The 2D Ripley's K-Statistics test from the Siriema v1.1 program was used to detect the scales of roadkill aggregations and 2D HotSpot Identification test was used to identify the location of these hotspots. Aggregations extended from the following kms: 14 to 33, 38, 41 to 51, 66 to 70 and 78 to 94. We found roadkill aggregations for wild vertebrates and mammals. The roadkill aggregations were significant for Euphractus sexcinctus, Conepatus semistriatus, Procyon cancrivorus, Hydrochoerus hydrochoerus, Cariama cristata, Boa constrictor amarali and Crotalus durissus collilineatus according to the taxonomic specific level. Thus, it is suggested that mitigation measures for vertebrate conservation must be implemented in the indicated areas.

Pesquisas sobre agregações de atropelamento são ferramentas importantes para a conservação da vida selvagem. O objetivo deste estudo foi determinar agregações de atropelamentos de vertebrados silvestres em um trecho de 96 km da rodovia BR-050, entre as cidades de Uberlândia e Uberaba (MG), na região central do Brasil. A pesquisa foi realizada a partir de abril de 2012 a março de 2013. O monitoramento foi realizado de carro e o trecho foi investigado a uma velocidade de aproximadamente 60 km/h. Realizamos 42 viagens semanais, num total de 8064 km percorridos. O teste 2D Ripley's K-Statistics do programa Siriema v1.1 foi utilizado para detectar as escalas de agregações de atropelamentos e o teste 2D HotSpot Identification foi utilizado para identificar a localização destes hotspots. Agregações de atropelamento se extenderam nos seguintes quilômetros: 14-33, 38-41 a 51, 66 a 70 e 78-94. Encontramos agregações de vertebrados e mamíferos silvestres. Em nível taxonômico específico foram encontradas agregações de atropelamentos significativas para Euphractus sexcinctus, Conepatus semistriatus, Procyon cancrivorus, Hydrochoerus hydrochaeris, Cariama cristata, Boa constrictor amarali, Crotalus durissus collilineatus. Assim, sugere-se que medidas de mitigação para a conservação de vertebrados devem ser implementadas nas áreas indicadas.
Descritores: Vertebrados
Estradas
Prevenção e Mitigação
Pradaria
Ecologia
Animais Selvagens
Responsável: BR396.1 - Biblioteca Central


  5 / 28 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id: biblio-991997
Autor: Lima, Iêda Maria de Oliveira; Greve, Júlia; Sakowski, Patrícia Alessandra Morita.
Título: Metodologia para estimativa de custos de cuidados com saúde: análise dos fatores de gravidade e recomendações para redução dos custos / Texto para Discussão (TD) 1343: Metodologia para estimativa de custos de cuidados com saúde: análise dos fatores de gravidade e recomendações para redução dos custos.
Fonte: Brasília; IPEA; 2008. 44 p. graf. (Texto para Discussão / IPEA).
Idioma: pt.
Resumo: Avalia os fatores contributivos para a gravidade dos acidentes de trânsito nas rodovias brasileiras. Estabelece algumas correlações entre a gravidade do acidente e das lesões com dados da vítima, do acidente, do atendimento pré-hospitalar, hospitalar e pós-hospitalar, e da infra-estrutura viária. Verifica quais destes fatores foram contributivos para a gravidade das lesões das vítimas.
Descritores: Acidentes de Trânsito
Custos e Análise de Custo
Estatística como Assunto
Estradas
Hospitalização
Métodos
-Brasil
Responsável: BR1541.1 - Biblioteca
BR1541.1; 330.908, I59 TDI1343


  6 / 28 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id: biblio-991837
Autor: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.
Título: Estimativa dos custos dos acidentes de trânsito no Brasil com base na atualização simplificada das pesquisas anteriores do Ipea: relatório de pesquisa.
Fonte: Brasília; IPEA; 2015. 13 p. ilus, graf.
Idioma: pt.
Resumo: O relatório mostra que os acidentes de transporte terrestre no Brasil matam cerca de 45 mil pessoas por ano segundo os dados do Datasus (2012), constituindo-se uma das principais causas de mortes no país. Não se pode calcular o que representa a perda de uma vida humana ou os danos psíquicos e estresses traumáticos aos quais as vítimas de trânsito e seus familiares são submetidos após eventos dessa natureza. Por outro lado, há também a formação de custos econômico-financeiros que impactam diretamente as famílias, bem como a sociedade em geral, e que podem ser estimados por meio de metodologias específicas de cálculo.
Descritores: Acidentes de Trânsito
Custos e Análise de Custo
Estradas
Ferimentos e Lesões
Mortalidade
Transportes
Responsável: BR1541.1 - Biblioteca
BR1541.1


  7 / 28 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id: biblio-991836
Autor: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.
Título: Acidentes de trânsito nas rodovias federais brasileiras: caracterização, tendências e custos para a sociedade: relatório de pesquisa.
Fonte: Brasília; IPEA; 2015. 34 p. ilus, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Os acidentes de transporte terrestre no Brasil matam aproximadamente 43 mil pessoas por ano segundo os dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), do Ministério da Saúde (MS), representando uma das principais causas de morte no país. Os acidentes nas rodovias federais respondem por cerca de 20% dessas mortes (8.227 mortes em 2014), com cerca de 26 mil feridos graves por ano, com fortes impactos sobre o orçamento público e a renda das famílias atingidas. A situação dos acidentes de trânsito tende a se agravar ainda mais neste contexto de franca expansão da frota de veículos automotores que o país está vivendo desde o final do século passado. Destacam-se, nessa expansão da frota de veículos automotores, as vendas de motocicletas, que, por características intrínsecas, apresentam baixas condições de proteção aos usuários em caso de colisão e queda. Isso proporciona alto grau de severidade aos acidentes que envolvem esse tipo de veículo, aumentando as estatísticas de mortes e feridos graves. Desde 2003, a frota nacional aumentou 136,5%; a de automóveis, 102,6%; e a de motocicletas, 269,8% (gráfico 1), principalmente no Nordeste brasileiro (incremento de 414%), aumentando os conflitos nas ruas e rodovias e consequentemente a quantidade de vítimas de trânsito.
Descritores: Acidentes de Trânsito
Custos e Análise de Custo
Estradas
Ferimentos e Lesões
Mortalidade
Transportes
Responsável: BR1541.1 - Biblioteca
BR1541.1


  8 / 28 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-987184
Autor: Rojas, Oscar; Avendaño, Carlos.
Título: Relación entre áreas y variables ambientales espaciales con el atropellamiento y cruce de la fauna silvestre en la carretera de la Franja Transversal del Norte, Cobán, Guatemala / Areas and spatial environmental variables related with the trampling and wildlife crossing in the Northern Transversal Road in Coban, Guatemala
Fonte: Cienc. tecnol. salud;5(2):111-124, 2018. ilus.
Idioma: es.
Resumo: Dentro del Proyecto vial de la Franja Transversal del Norte en Cobán se planea asfaltar 10 km del trayecto en el Parque Nacional Laguna Lachuá. Esto impactará a la fauna de no considerarse medidas de mitigación del atropellamiento. La investigación evaluó los patrones espaciales del atropellamiento de vertebrados, la frecuencia de cruce de aves y categorizó las secciones de la carretera en dicho trayecto, según variables ambientales (humedales, usos del suelo, cobertura; y ancho, asfaltado y ubicación de la carretera) con el fin de determinar los sitios más eficientes para la aplicación de medidas de mitigación. En el 2016, se realizaron 20 recorridos, donde se georreferenció, fotografió e identificó a los individuos atropellados; tres recorridos en los meses de febrero, marzo y abril, cinco en mayo y seis en junio; 12 recorridos fueron realizados adicionalmente cuantificando el cruce de aves para determinar que sitios podrían ser futuramente impactados. Finalmente, para un análisis más completo, el trayecto de la carretera bajo estudio fue dividido en 19 secciones (T1-T19) de 550 m cada uno. Fueron empleadas: estadística descriptiva, análisis de componentes principales (ACP), correspondencia canónica (CCA) y análisis de correspondencia (AC), para relacionar variables ambientales con atropellamiento y frecuencia de cruce. La mayoría de atropellamientos (80 %) ocurrieron en zonas asfaltadas, los anfibios fueron los más atropellados (125 individuos, 75 %), seguido por reptiles 21 (12 %), mamíferos 11 (7 %) y aves 10 (6 %). La mayor frecuencia de cruce ocurrió en zonas con humedales y alta cobertura boscosa (T1, T3, T6, T7 y T10) siendo estas secciones prioritarias para mitigación.

The Franja Transversal del Norte road project in the Coban Province plans to pave a 10 km long dirt road inside the Laguna Lachua National Park. This will impact the fauna if no mitigation measure for wildlife-vehicle collision is considered. The research evaluated the spatial patterns of the vertebrate´s roadkills, the bird's road-crossing frequency, and categorized the road section based on environmental variables (wetlands, land use, coverture; and road's width, location, and paved or not paved) to determine the most efficient sites for the application of mitigation measures. In 2016, 20 treks were made to detect, geo-reference, photograph and identify road killed individuals, three treks in the months of February, March, and April, five in May and six in June; 12 additional treks were made to quantify birds' road-crossing to determine the sites that could be impacted in the future. Finally, for a further analysis, the road section under study was divided into 19 segments (T1-T19), 550 m long each. A combination of descriptive statistics, principal component analysis (PCA), canonical correspondence analysis (CCA) and correspondence analysis (CA) were employed to relate the spatial environmental variables with roadkill and road-crossing frequency. Eighty percent of the roadkill's occurred in the paved zones, the amphibians were the most affected (125 carcasses, 75 %), followed by reptiles 21 (12 %), mammals 11 (7 %) and birds 10 (6 %). The highest road-crossing frequencies were related to wetlands and high forest cover (T1, T3, T6, T7, T10) being priority areas for the application of mitigation measures.
Descritores: Prevenção e Mitigação
-Répteis
Vertebrados
Estradas/prevenção & controle
Anfíbios
Limites: Animais
Responsável: GT49.1


  9 / 28 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-875032
Autor: Souza, Filipe Jonas Mattos Soares de.
Título: Aspectos ecológicos de flebotomíneos (Diptera: Psychodidae) no Parque Estadual do Jaraguá na cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil / Ecological aspects of sandflies (Diptera: Psychodidae) in the Jaraguá State Park in the city of São Paulo, State of São Paulo, Brazil.
Fonte: São Paulo; s.n; 2017. 56 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemiologia para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: As leishmanioses americanas são zoonoses em que o homem é um hospedeiro acidental, nas quais várias espécies de Leishmania, de vetores e reservatórios (silvestres, sinantrópicos ou domésticos) estão envolvidas. Com a destruição da cobertura vegetal, várias regiões do Brasil vêm registrando mudanças no seu quadro epidemiológico, frequentemente envolvendo transmissão peridomiciliar tanto na leishmaniose visceral americana (LVA), tendo como agente etiológico a Leishmania (L.) infantum chagasi, como a leishmaniose tegumentar americana (LTA), com várias espécies de Leishmania atuando como agentes. No município de São Paulo casos autóctones de LTA têm sido registrados nas proximidades da Serra Cantareira onde vetores estão presentes, assim como em vários parques públicos. A LVA tem como principal vetor a Lutzomyia longipalpis e o cão doméstico, o principal reservatório e sua ocorrência vem se expandindo através do território brasileiro. O Parque Estadual do Jaraguá está localizado no município de São Paulo em área de confluência de rodovias que percorrem a área de expansão da LVA ou recebem fluxo de veículos destas rodovias. Tendo-se presente o panorama acima, este estudo investigou a fauna flebotomínea no Parque Jaraguá, quanto à diversidade e abundância das espécies, considerando ambientes impactados em maior ou menor grau, assim como a presença de infecção natural pela Leishmania em flebotomíneos, e para a espécie mais abundante, sua distribuição mensal e ritmo horário noturno. As capturas ocorreram de Setembro de 2015 a Dezembro de 2016, utilizando armadilhas do tipo CDC instaladas em oito pontos, e Shannon nas cores branca e preta instaladas na mata em peridomicílio. Fêmeas coletadas nas armadilhas de Shannon e de um dos pontos amostrados com CDC foram dissecadas e submetidas a um PCR para a busca de infecção natural por Leishmania spp. Foram capturados um total de 673 espécimes divididos em 9 gêneros e 15 espécies. Pi. fischeri foi a espécie mais abundante nos diversos pontos de coletas e a única capturada nas armadilhas de Shannon. Destaca-se a coleta de uma fêmea semelhante à de Lu. longipalpis. A armadilha branca possui picos das 19 20h e 00 01h, ao passo que na preta, os picos ocorrerem das 22 23h e das 01 02. Na armadilha branca, a atividade se estendeu durante a noite toda e início da manhã, na preta apenas até no horário das 02-03hr. Nas armadilhas CDC, a média de espécimes de Pi. fischeri por armadilha foi mais elevada no inverno, mas a análise Pearson e de Spearmam não mostrou correlação significante em relação à chuva mensal e temperaturas mínima e máxima no dia da coleta. A investigação da infecção natural obteve resultados negativos para Leishmania spp. Apesar desse resultado, a dominância de Pi. fischeri, espécie antropofílica e suspeita de atuar na transmissão de agente de leishmaniose tegumentar e visceral, assim como a sua presença em mata e peridomicílio, com atividade noturna coincidente com a da população, identifica-se possibilidades e circunstâncias de risco de transmissão leishmanioses na área. A presença de uma fêmea semelhante à de Lu. longipalpis, indica a necessidade de mais estudos para confirmação da espécie e avaliação de risco de instalação da LVA nessa área do município

American leishmaniases are zoonoses in which several species of Leishmania, vectors and reservoirs (wild, synanthropic or domestic) are involved, and the man is considered an accidental host. With the destruction of native vegetation, several Brazilian regions have been registering changes in the epidemiological profile of these zoonoses which often involve peridomestic transmission in both American visceral leishmaniasis (AVL) and American cutaneous leishmaniasis (ACL). In the city of São Paulo autochthonous cases of ACL have been recorded in areas close to the reserve of the Serra Cantareira and state parks with residual forests where vectors have been registered. AVL, having Lutzomyia longipalpis as main vector and domestic dogs as main reservoirs, is spreading through the Brazilian territory. The Jaraguá State Park is located in the municipality of São Paulo in an area of confluence of highways that cross the route of expansion of this disease or receive vehicular flows from these highways. Considering this scenery, this study investigated the phlebotomine fauna in the Jaraguá state Park, regarding the diversity and abundance of the species, taking account the degree of impact in the vegetation coverture, as well as the presence of natural infection by Leishmania spp. in sand flies, and also the monthly distribution and nocturnal rhythm of the most abundant species. Captures were undertaken from September 2015 to December 2016, using CDC light traps installed at eight points, and Shannon traps in the white and black colors installed in the forest and peridomicile. Females collected in the Shannon traps and of one of the CDC trap were dissected and submitted to PCR for investigation of natural infection by Leishmania spp. A total of 673 specimens were collected, divided into 9 genera and 15 species. Pintomyia fischeri was the most abundant species at several collection points and the only one caught in Shannon traps. The collection of a female similar to that of Lutzomyia longipalpis is highlighted. The white trap has peaks from 7-20 p.m. and 10:00 p.m., while in black, peaks occur from 22-23 p.m. and 1-2 p.m. In the white trap, activity lasted all night and early morning, and in the black only until 02-03hr. In the CDC traps, the average of specimens of Pi. fischeri per trap was higher in the winter, but the Pearson and Spearman analysis showed no significant correlation with monthly rainfall and minimum and maximum temperatures on the day of collection. The investigation of the natural infection resulted negative for Leishmania sp. Despite this result, the dominance of Pi. fischeri, an anthropophilic species and suspected of acting on the transmission of ACL agent, as well as its presence in forest and peridomicile, with nocturnal activity coinciding with that of the human population, identifies possibilities and circumstances of risk of leishmaniasis transmission in the area . The presence of a female similar to that of Lu. longipalpis indicates the need for further studies to identify correctly the species and assess the risk of LVA installation in this area of the municipality of São Paulo and other neighbors
Descritores: Ecologia
Insetos Vetores
Leishmaniose/epidemiologia
Zonas Metropolitanas
-Cidades
Coleta de Dados
Reservatórios de Doenças
Vetores de Doenças
Meio Ambiente
Estradas
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência
BR67.1; MTR2248


  10 / 28 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-846931
Autor: Corrêa, Luiz Liberato Costa; Silva, Darliane Evangelho; Oliveira, Stefan Vilges de; Finger, Júlia Victória Grohmann; Santos, César Rodrigo dos; Petry, Maria Virginia.
Título: Vertebrate road kill survey on a highway in southern Brazil / Levantamento de vertebrados atropelados em rodovias do sul do Brasil
Fonte: Acta sci., Biol. sci;39(2):219-225, abr.- jun. 2017. ilus, tab.
Idioma: en.
Resumo: Highways are a major factor acting in the decline of several wildlife populations. Impact occurs due to the continuous flow of motor vehicles over tracks and collision with animals using the same area. This study aimed to list road killed wild vertebrates found in highways in the Pampa Biome, state of Rio Grande do Sul, over an entire year. The taxa found (amphibians, reptiles, birds and mammals) were identified to species level and their frequency of occurrence was seasonally registered. Along 2,160 km, we found 318 road killed individuals, totaling 65 species. This number represents an average of 0.147 road killed specimens by kilometer (that is, 1 individual each 7 km). Of these, seven species are under threat of extinction in the state of Rio Grande do Sul. We also found a seasonal pattern among road kills, in which the highest number of road killed animals was registered in the summer and spring months. These results contribute to increase knowledge about which species are most impacted by road kill on highways of the Pampa Biome. Such data can be used as an indicator for the implementation of measures by competent bodies to mitigate impacts of highways in the state of Rio Grande do Sul.

As rodovias são um fator provocador de declínio populacional de diversas espécies da fauna silvestre. O impacto ocorre devido ao contínuo fluxo de veículos automotores sobre as pistas e a colisão dos mesmos com animais que também utilizam essa área. O presente estudo teve por finalidade listar os vertebrados silvestres encontrados atropelados em rodovias no bioma Pampa, no Estado do Rio Grande do Sul, ao longo de um ano. Os táxons encontrados (anfíbios, répteis, aves e mamíferos) foram identificados em nível específico e a sua frequência de ocorrência foi registrada de forma sazonal. Em 2.160 km de estrada percorridos, foram encontrados 318 indivíduos atropelados, totalizando 65 espécies. Essa quantia representa uma média de 0,147 espécimes atropelados por quilômetro (ou seja, 01 indivíduo atropelado a cada 07 Km). Destas, sete espécies estão sob ameaça de extinção no Estado do Rio Grande do Sul. Foram observados padrões sazonais nos atropelamentos, sendo que os meses de verão e da primavera apresentaram o maior número de animais atropelados. Os resultados do estudo contribuem para o conhecimento de quais espécies da fauna silvestre são mais impactadas por atropelamentos no bioma Pampa. Estes dados poderão ser utilizados como orientação na implantação de medidas por órgãos competentes, afim de mitigar o impacto de rodovias no Estado do Rio Grande do Sul.
Descritores: Acidentes
Morte
Fauna
Estradas
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central



página 1 de 3 ir para página          
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde