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Id: biblio-891362
Autor: Viera Hurtado, Yeney; González Peña, Jorge Oscar; Quintanilla Gómez, Félix Felipe.
Título: La educación ambiental desde lo curricular: tarea pendiente en la formación de los futuros profesionales / Environmental education through the curriculum: pending task in the training of future professionals
Fonte: Edumecentro;9(4):245-249, oct.-dic. 2017. ilus.
Idioma: es.
Descritores: Sociedades
Educação Ambiental
Responsável: CU425.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas de Villa Clara


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Id: biblio-1049453
Autor: Gavioli, Olívia.
Título: Aedes aegypti e Aedes albopictus e sua relação com materiais descartados em jardins de unidades do Quadrilátero da Saúde, na cidade de São Paulo / Aedes aegypti and Aedes albopictus and their relationship with discarded materials in units of gardens of Health Four-Side in the city of São Paulo.
Fonte: São Paulo; s.n; 2019. 89 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: São de grande importância estudos que apresentam como objeto o mosquito Aedes aegypti, devido à adaptação deste inseto às áreas urbanas e rurais, onde encontra meios favoráveis à sua reprodução. Este culicídeo é conhecido por sua competência vetorial para arboviroses humanas como dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela Urbana, sendo seu controle um grande desafio para a sociedade. O Aedes albopictus também é considerado com competência vetorial para tais arboviroses e apresenta adaptabilidade ao meio urbano. Neste ambiente, o descarte de resíduos em locais e instalações inapropriados, como jardins, é um hábito comumente praticado por algumas pessoas. Este hábito é um fator contributivo para a degradação do ambiente por disponibilizar alimentos e abrigos para animais sinantrópicos, dentre eles os mosquitos, causando prejuízos para a saúde humana. O objetivo deste trabalho foi o de caracterizar e quantificar materiais que são descartados pontualmente, realizar buscas por formas imaturas dessas espécies vetoras para discutir seu manejo e de entrevistar os funcionários responsáveis pela manutenção e limpeza. Diante deste quadro, como método foram determinados 19 Pontos Vulneráveis, incluindo-se as áreas jardinadas que contornam os muros das unidades que compõem o Quadrilátero da Saúde da Universidade de São Paulo. Para tal, notificou-se os materiais dos resíduos que ali foram descartados, os quais foram classificados segundo a categoria e quantificados. Os 19 pontos selecionados, distribuídos nas quatro unidades, foram amostrados 327 objetos. Encontrou-se dois locais favoráveis à proliferação dos mosquitos em foco e outro local fora da área da pesquisa mas de importância relevante. As entrevistas identificaram propostas de ações com o propósito de se reduzir criadouros artificiais e melhorar estes ambientes. Portanto, de posse destes dados, foram organizados dois produtos, um técnico que pode auxiliar no planejamento dos serviços e um educativo dirigido aos funcionários dos serviços de limpeza e manutenção destes locais. Os produtos podem ser utilizados juntos, com vistas à sensibilização, conhecimento e aperfeiçoamento destes serviços.

Studies taken mosquito Aedes aegypti as object are of great importance regarding that such insect is adapted to urban and rural where it finds favorable means for its reproduction. This culicide is known for being vector for expressive human arboviral diseases like Dengue, Zika, Chikungunya and Urban Yellow Fever and controlling is a major challenge for society. Aedes albopictus is also considered a vector for such arboviral diseases, also presenting adaptability to the urban environment. In such environment, waste disposal in inappropriate places and facilities, such as gardens, is a common habit practiced by certain people. This habit is a contributing factor to environment´s degradation, ending up by disposing food and shelters for synantropic animals, including mosquitoes and causing harm to human health. The objective of this work was to characterize and quantify materials that are discarded on a point, and then, search for immature forms of these vector species to discuss their management and interview employees responsible of maintenance and cleaning Given this scenario, as a method 19 Vulnerable Points were chosen , including garden areas surrounding the walls of the buildings composing the Health Four-Side of the University of São Paulo. For this, notes were taken about disposed waste materials, which were classified according to categoria and summarized. In the 19 selected points, distributed in the four buildings, 327 objects were sampled, where two positive points were found for the mosquitoes in focus and another point outside the research area but relevant. Interviews identified which actions could be proposed with the purpose of reducing artificial breeding sites and improving these environments. Therefore, taking these data for granted, two products were organized: a technical one to assist services´ planning and a second educational, directed to the cleaning and maintenance staff of these placesThese products can be used together, in order to raise awareness, knowledge and improvement of such services.
Descritores: Resíduos Sólidos
Limpeza Urbana
Educação Ambiental
Saneamento Básico
Aedes
Ecologia
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Id: biblio-1042986
Autor: Ortíz Chávez, Yunelsy; Rodríguez Córdova, Roberto Guillermo.
Título: Integración de la dimensión ambiental en la formación académica en hospitales del municipio de Holguín / Integration of the Environmental Dimension in Academic Training in Holguín Hospitals
Fonte: Rev. cuba. salud pública;44(4), oct.-dic. 2018. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: Las organizaciones hospitalarias actuales deben trazarse como objetivo estratégico desarrollar un personal de alta competencia comprometido con la protección medioambiental, debido a la vital importancia de esta temática para lograr la supervivencia de la humanidad. Por tal motivo, las instituciones hospitalarias en Cuba, específicamente los hospitales Lucía Íñiguez Landín, Vlaimir Ilich Lenin y Octavio de la Concepción y la Pedraja, en el municipio de Holguín, presentan la necesidad de mejorar su desempeño ambiental a través de la formación de sus trabajadores, por ser factores claves en el logro del éxito organizacional. Objetivo: evaluar la eficacia de la integración de la dimensión ambiental en la formación de los recursos humanos en los hospitales en el municipio de Holguín. Métodos: Se emplearon los métodos teóricos histórico-lógico, analítico-sintético, inductivo-deductivo, sistémico-estructural y métodos estadísticos. Los métodos empíricos fueron encuestas a los trabajadores en los hospitales estudiados, entrevistas a los miembros el departamento de recursos humanos en los hospitales estudiados, observación participante y consulta de documentos para la recopilación de la información. Resultados: Con la aplicación de los métodos señalados en los hospitales Lucía Íñiguez Landín, Vladimir Ilich Lenin y Octavio de la Concepción de la Pedraja del municipio de Holguín, se obtuvo como resultados fundamentales la identificación y evaluación de los riesgos ambientales por puestos de trabajo, las competencias ambientales por cargos asociadas a los componentes, los procedimientos ambientales, la evaluación de la eficacia de la integración según los objetivos de la organización e individuales, así como mejoras en los indicadores de desempeño fundamentales(AU)

Introduction: The current hospital organizations should set a strategic goal to develop a highly competent staff committed to environmental protection, due to the vital importance of this issue to achieve the survival of humanity. Therefore, hospitals in Cuba, specifically Lucía Íñiguez Landín hospital, Vladimir Ilich Lenin hospital and Octavio de la Concepcion y la Pedraja hospital, in Holguin, show the need to improve their environmental performance through training their workers, for being key factors in achieving organizational success. Objective: To assess the efficacy of the integration of the environmental dimension in the training of human resources in these hospitals in the municipality of Holguín. Methods: Theoretical methods were used such as historical-logical, analytical-synthetic, inductive-deductive, systemic-structural and statistical. The empirical methods were surveys of workers in the hospitals studied, interviews with members, the human resources department in the hospitals studied, participant observation and consultation of documents for collecting information. Results: The study resulted in the identification and evaluation of environmental risks by job posts, environmental competencies by charges associated with the components, environmental procedures, and evaluation of the effectiveness of the integration according to the organization and individual objectives, as well as improvements in the fundamental performance indicators in these hospitals in Holguin(AU)
Descritores: Monitoramento Ambiental/normas
Hospitais
-Educação Ambiental
Cuba
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: lil-196939
Autor: Martos, Henry Lesjak(coord); Maia, Nilson Borlina(coord).
Título: Indicadores ambientais / Environmental indicators.
Fonte: Sorocaba; Martos; 1997. 266 p. ilus, mapas, tab, graf.
Idioma: pt.
Descritores: Meio Ambiente
Educação Ambiental
Indicadores de Contaminação
Política Ambiental
Saúde Ambiental
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.1/2991.00; BR40.1; 540amb I39


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Id: biblio-840235
Autor: Fernández Verdecia, Leyden Luis; Varela La O, Yodalis; Sánchez Quesada, Susanne Maylén; Galiano Guerra, Gretel; Fernández Mesa, Pedro Manuel.
Título: Modificación de conocimientos sobre educación ambiental en la carrera de Higiene y Epidemiología / Modification of knowledge about environmental education in the major Hygiene and Epidemiology
Fonte: Educ. med. super;30(4):304-310, oct.-dic. 2016. tab.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: la educación ambiental desarrolla hábitos, habilidades, actitudes y contribuye a la formación de valores, favoreciéndose que se armonicen las relaciones entre los hombres y con el resto de la sociedad y la naturaleza. Objetivo: elevar el nivel de conocimientos sobre educación ambiental en estudiantes de la carrera de Higiene y Epidemiología. Métodos: se realizó un estudio de intervención educativa en el curso 2014 - 2015. El universo de estudio estuvo constituido por los 33 estudiantes que pertenecían a la carrera de Higiene y Epidemiología y la muestra se correspondió con la población. Se aplicó una encuesta al inicio de la investigación, se implementó la intervención educativa y se comparó el nivel de conocimientos antes y después del estudio. Resultados: antes de la intervención educativa solo un 12 por ciento poseía conocimientos satisfactorios; después de la intervención educativa esta cifra ascendió a un 93,94 por ciento. Conclusiones: la intervención resultó eficaz al elevar el nivel de conocimientos de los alumnos, de modo que hubo una gran diferencia entre lo que sabían antes del estudio y lo que aprendieron en favor del medio ambiente después de su ejecución(AU)

Introduction: Environmental education develops habits, skills, attitudes and contributes to raising values, which favor the harmonization of the relationships among the men and with the rest of the society and nature. Objective: Increase the level of knowledge about environmental education in students majoring in Hygiene and Epidemiology. Method: An educative intervention study was carried out in the academic year 2014-15. The target group was made up by the 33 students majoring in Hygiene and Epidemiology, while the sample corresponded with the population. A survey was conducted at the beginning of the investigation, the educative intervention was implemented, and the knowledge level before and after the study were compared. Results: Before the educative intervention, only 12 percent of the students had satisfactory knowledge; after the educative intervention, this figure increased up to 93.94 percent. Conclusions: The intervention resulted useful because it increased the students' knowledge level, so that there was a big difference between what they knew before the survey and what they learnt in favor of the environment after the intervention was applied(AU)
Descritores: Higiene/educação
Epidemiologia/educação
Educação Ambiental
Conhecimento
-Estudantes de Saúde Pública
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: biblio-982621
Autor: Wachholz, Chalissa Beatriz; Comunello, Luciele Nardi.
Título: Experiência, percepção e espaço urbano: convivência e ocupação ressignificando o habitar na cidade / Experience, perception and urban space: coexistence and occupation reframing the inhabit the city / Experiencia, percepción y espacio urbano: convivencia y ocupación ressignificando el habitar de la ciudad
Fonte: Barbarói;(45):138-155, jul.-dez. 2015. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O presente artigo busca compreender, através das contribuições da educação ambiental e da psicologia ambiental, bem como de conceitos de experiência e percepção na fenomenologia de Merleau-Ponty, os efeitos da ocupação do espaço urbano através de dois eventos realizados nos principais parques da cidade de Porto Alegre-RS: o “Pique-nique Noturno”, realizado nos parques Farroupilha e Moinhos de Vento e o Festival de Comida de Rua, realizado em bairros centrais da cidade. Estes dois eventos assemelham-se por aproximar a alta gastronomia dos espaços públicos, possuem caráter filantrópico, pois promovem doações dos participantes para entidades assistenciais e se apresentam como espaços potenciais para uma experiência acerca do espaço urbano e da convivência de humanos entre si e com o ambiente urbano. Entendemos que a possibilidade de uma experiência nesse contexto pode contribuir para modificar a percepção das pessoas acerca do habitar a cidade e da relação que estabelecem entre si e com o ambiente em que estão inseridas.(AU)

This paper aims to comprehend, considering Environmental Education and Environmental Psychology contributions, as well as Merleau-Ponty phenomenology´s concepts of experienceand perception, the effects of urban spaces occupation, taking two events held in the main parks of Porto Alegre city: the “Nightly picnic”, which took place in Farroupilha and Moinhos de Vento parks and the “Street Food Festival”, held in the city central neighbourhoods. These twoevents are similar due to their goal to get both “haute cuisine” and public spaces closer, due to their philantropic character (donations to assistencial organizations) and because they can be considered as potencial spaces to produce a different experience of urban context and humanrelationshhip - among humans and between humans and urban environment. We understand that an experience possibility in this context might help to modify the people´s perception aboutwhat is to live in the city and about the relationship of citizens with each other and with the environment in which they are engajed.(AU)

El presente artículo búsqueda comprender, a través de las contribuciones de la educación ambiental y de la psicología ambiental, así como de conceptos de experiencia y percepción en la fenomenologia de Merleau-Ponty, los efectos de la ocupación a través de dos eventoscelebrados en los principales parques de la ciudad de Porto Alegre-RS: lo “Picnic Nocturno”, celebrado en los parques Farroupilha y Molinos de Viento y el Festival de Comida callejera, celebrado en barrios céntricos de la ciudad.Estos dos eventos se asemejan por aproximar el alta gastronomía de los espacios públicos, poseen carácter filantrópico, pues promueven donaciones de los participantes para entidades assistenciais y se presentan como espacios potenciales para una experiencia acerca del espacio urbano y de la convivencia de humanos entre sí y con el ambiente urbano. Entendemos que la posibilidad de una experiencia en ese contexto puede contribuir paramodificar la percepción de las personas acerca del habitar la ciudad y de la relación que establecen entre sí y con el ambiente en que están insertadas.(AU)
Descritores: Educação Ambiental
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1314.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-311067
Autor: Ribeiro, Marizélia Rodrigues Costa; Ramos, Fernando Antônio Guimaräes.
Título: A inter-relação desenvolvimento-ambiente-saúde-educação nas sociedades capitalistas contemporâneas / Development-environment-health-education interrelation in contemporaneous capitalistic societies
Fonte: Pediatr. mod;36(7):439:442:444-440-442-444, jul. 2000.
Idioma: pt.
Resumo: O trabalho estuda a inter-relaçäo desenvolvimento-educaçäo-saúde-meio ambiente nas sociedades capitalistas. Destaca a necessidade de se realizarem políticas públicas nas áreas da saúde, da educaçäo e do meio ambiente, considerando-se o modelo de desenvolvimento.
Descritores: Meio Ambiente
57453
Educação
Educação Ambiental
Inter-Relação
Países Desenvolvidos
Política de Saúde
Saúde Pública
Sistemas Políticos
-Brasil
Responsável: BR11.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1023208
Autor: Souza, Ana Carla de Paula; Costa, Isabela Faria de Souza; Enoque, Pedro Henrique Goulart; Vieira, Cristina Dutra; Oliveira, Camilla Aparecida Silva de.
Título: Conhecimento e adoção de estratégias ecológicas na graduação em Odontologia / Knowledge and adoption of ecological strategies among undergraduate Dentistry students
Fonte: Rev. ABENO;19(2), 2019. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo do estudo foi avaliar o conhecimento e a adoção de estratégias da Odontologia sustentável pelos estudantes de uma instituição de ensino superior privada de Belo Horizonte. A amostra foi composta por acadêmicos matriculados no 4º ao 9º período no ano de 2018 (n=287). Os dados foram coletados por meio de questionário autoaplicável em língua portuguesa, tabulados e analisados por meio de análise descritiva. Observou-se que cerca de um terço dos participantes (93, 32,39%) adotam as estratégias ecológicas que podem ser implementadas nas práticas odontológicas diárias. Aproximadamente a metade dos estudantes (152, 53,0%) relataram que pensam às vezes nas questões ambientais e de sustentabilidade e 252 (87,8%) responderam que nunca ouviram falar sobre Odontologia Verde. No entanto, 268 (93,4%) demonstraram interesse em conhecê-la e 230 estudantes (80,1%) consideraram importante a implementação de programas de educação ambiental no currículo dos cursos de Odontologia. Grande parte dos estudantes desconhece a Odontologia Verde e não adota condutas que refletem preocupação com as questões ambientais. Apenas uma parcela dos entrevistados utiliza estratégias ecológicas na sua rotina clínica, mas não necessariamente em seus hábitos cotidianos. A inserção da educação ambiental nas universidades faz-se urgente e foi apoiada pelos estudantes do presente estudo (AU).

The aim of this study was to evaluate the knowledge and adoption of sustainable Dentistry strategies by students of a private higher education institution in Belo Horizonte. The sample consisted of students enrolled in the 4th to 9th period in 2018 (n = 287). Data were collected through a self-administered Portuguese language questionnaire, tabulated and analyzed through descriptive analysis. About one third of the participants (93, 32.39%) adopt the ecological strategies that can be implemented in daily dental practices. Approximately half of the students (152, 53.0%) reported that they sometimes think about environmental and sustainability issues and 252 (87.8%) answered that they had never heard of Green Dentistry. However, 268 (93.4%) showed interest in getting to know it and 230 students (80.1%) considered it important to implement environmental education programs in the curriculum of Dentistry courses. Most students are unaware of Green Dentistry and do not adopt conducts that reflect concern about environmental issues. Only a portion of respondents use ecological strategies in their clinical routine, but not necessarily in their daily habits. The insertion of environmental education in universities is urgent and was supported by the students of this study (AU).
Descritores: Estudantes de Odontologia
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Educação Ambiental
Resíduos de Serviços de Saúde
-Brasil
Estudos Transversais/métodos
Análise Estatística
Inquéritos e Questionários
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos


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Id: lil-536444
Autor: Garcia, Liliane Gonçalves; Kowalski, Marizabel; Alves, Rafael Júnio Andrade.
Título: Lazer e meio ambiente: as práticas educativas e desensibilização na natureza por meio do lazer e seu potencial na Estação de Pesquisa, Treinamento e Educação Ambiental Matado Paraíso em Viçosa-MG / Leisure and environment: the educative and sensibility practice in nature by of the leisure and its potential in Research, Train and Environment Education Station- Mata do Paraíso in Viçosa-MG
Fonte: Licere (Online);12(3), set. 2009. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: As atividades de aventura enquanto possibilidades de lazer constituem-se em uma importante fonte de reflexão sobre as questões ambientais contemporâneas. Este trabalho procurou compreender a visão do público que visita o espaço natural público da Estação de Pesquisa, Treinamento e Educação Ambiental- Mata do Paraíso em Viçosa-Minas Gerais. O modelo de pesquisa escolhido foi a Pesquisa-ação, devido às atividades deste estudo se caracterizarem pelo envolvimento direto do pesquisador em projetos de extensão neste espaço. Foi possível identificar que o lazer constitui-se no principal interesse do público visitante. Conclui-se que a utilização desse espaço para atividades de lazer foi capaz de promover experiências educativas significativas de sensibilização para a relação ser humano/natureza, bem como, produzir conhecimento para os órgãos e agentes envolvidos no planejamento crítico de atividades educativas neste local.

The adventure's activities while leisure possibilities constitute in important reflexion source about the contemporary environment questions. This search tried to understand the public vision who visits the public nature space of the Research, Train and Environment Education Station in Viçosa- Minas Gerais. The chosen research model was the action-research, because the activities of this study were characterized by the direct involvement of researcher in extension projects in this space. It was possible to identify that leisure is the main interest of the visitant public . The research concluded that the utilization of this space to leisure activity was able to promote significant educative experiences of the sensibilization for the relation human being/ nature, as well as to make knowledge to institutions and agents involved in critique planning of educative activities in this location.
Descritores: Centros de Convivência e Lazer
Educação Ambiental
Meio Ambiente
Recreação
-Ecologia
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Abílio, Francisco José Pegado
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Id: biblio-1017162
Autor: Feitosa, Raphael Alves; Abílio, Francisco José Pegado.
Título: Educação Ambiental e Pedagogia Histórico-Crítica: construindo a mandala do trabalho docente engajado / Environmental Education and Historical-Critical Pedagogy: build the engagement teacher's work mandala
Fonte: Ciênc. cogn;20(1):155-170, mar. 2015. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O texto analisa as possibilidades que a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) pode trazer para a educação ambiental, apresentando como contribuição relevante para o tema trabalhado a perspectiva de se enfatizar o lado crítico da educação ambiental (EA), considerando como basilar os aspectos sociais, políticos e culturais da educação, buscando uma relação metabólica sustentável entre ser humano e natureza. Como mote gerador, o artigo traz como enredo construtivo a mandala, síntese dialética de múltiplas determinações, baseada em seis aspectos que articulam a PHC e a EA: Marxismo; PHC; educação ambiental; transformação social;Didática; Político-Pedagógico. Como contribuição da PHC para a EA crítica, o texto aponta, em âmbito epistemológico, o materialismo histórico dialético como arcabouço filosófico; em âmbito político, a ação pedagógica dos educadores ambientais; e em âmbito didático engloba os aspectos didáticos da PHC

The paper discusses the possibilities that the Historical-Critical Pedagogy (PHC) can bring environmental education, showing how important contribution to this subject perspective to emphasize the critical side of environmental education (EE), which considers it as the basic social, political and cultural education, seeking a sustainable metabolic relation between human beings and nature. How slogan generator, this paper presents a constructive plot as the mandala, dialectical synthesis of multiple determinations, based on six aspects that articulate the PHC and EE: Marxism; PHC, environmental education; social transformation; Curriculum; Political and Pedagogical. As a contribution of PHC to critical EE,the text points: the epistemological framework, the historical and dialectical materialism as aphilosophical framework, the political level of the pedagogical action of environmental educators; didactic framework covers the didactic aspects of PHC
Descritores: Educação Ambiental
Responsável: BR2474.1 - Biblioteca



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