Base de dados : LILACS
Pesquisa : SP4.006.047.453.594 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 47 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 5 ir para página              

  1 / 47 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Assis, Simone Gonçalves de
Id: biblio-1023743
Autor: Njaine, Kathie; Assis, Simone Gonçalves de; Constantino, Patricia.
Título: Impactos da violência na saúde / Impacts of violence on health.
Fonte: Rio de Janeiro; Editora Fiocruz; 2013. 420 p.
Idioma: pt.
Resumo: Impactos da Violência na Saúde aborda um tema central na realidade contemporânea dos serviços de saúde, especialmente nos centros urbanos. A obra apresenta os fundamentos teóricos e conceituais da temática da violência, tendo por base o ponto de vista da saúde, de modo a ampliar o conhecimento e o aprofundamento sobre as possibilidades de intervenção no cotidiano do atendimento e da gestão de serviços de saúde, tendo como foco o enfrentamento da violência. Este livro, organizado por pesquisadoras do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP) e publicado pela Editora Fiocruz em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca/Educação a Distância (ENSP/EAD), compartilha ideias e reflexões acerca dos tipos de violência que acometem a população brasileira e o impacto na saúde das pessoas, reafirmando, assim, o compromisso institucional e a contribuição social da Fundação Oswaldo Cruz com o fortalecimento do Sistema Único brasileiro e com a saúde da população em geral. (AU).
Descritores: Violência
Saúde Pública
Impactos na Saúde
Educação a Distância
Cursos
Aprendizagem
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Livros de Texto
Responsável: BR1782.1 - Núcleo de Informação e Documentação Cecília Minayo
BR1782.1; 303.60981, I342n


  2 / 47 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Cuba
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1004119
Autor: Rodríguez Sosa, Víctor Manuel; Domínguez López, Heberto Arides; Zubizarreta Hernández, Iriana; Gutiérrez González, Adrián; Aliaga Aliaga, Yilenis.
Título: Entrenamiento básico de microcirugía. Centro de Cirugía Experimental, Instituto de Ciencias Básicas y Preclínicas "Victoria de Girón" / Basic microsurgery training. Center for Experimental Surgery, "Victoria de Girón" Institute of Basic and Pre-Clinical Sciences
Fonte: Rev. habanera cienc. méd;18(1):17-29, ene.-feb. 2019. tab.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: Las técnicas microquirúrgicas son hoy enormemente aplicadas en el mundo en diferentes especialidades quirúrgicas. El centro, desde la década del 90, comenzó a impartir los entrenamientos de microcirugía vascular y nerviosa a especialistas y residentes nacionales y extranjeros respectivamente. Objetivo: Evaluar los resultados del entrenamiento de microcirugía que se imparte en el Centro de Cirugía Experimental de la Facultad de Medicina Victoria de Girón. Material y métodos: Se realizó un estudio longitudinal retrospectivo para evaluar el programa que se oferta. El entrenamiento está dividido en tres partes fundamentales: Parte teórica; prácticas en un simulador de látex; sutura termino-terminal de intestino delgado sobre la rata y, por último, el desarrollo de las técnicas básicas microquirúrgicas para un total de 90 horas. La matricula total en el período fue de 203 cursistas a quienes se les aplicó una encuesta al finalizar el entrenamiento; se midió además el tiempo de realización de la anastomosis y la permeabilidad vascular para calificarlos de Mal, Bien y Excelente al concluir. Resultados: En general fueron satisfactorios en 90 por ciento de los estudiantes sobre todo aquellos que poseen o estudian una especialidad quirúrgica, quienes presentaron mejores habilidades en un corto período que aquellos que no practicaban la cirugía reduciendo el tiempo de realización de las anastomosis y obteniendo una buena permeabilidad vascular. Conclusiones: El entrenamiento básico de microcirugía implementado constituye una útil herramienta para que los educandos desarrollen las habilidades necesarias para poder acometer con éxito las prácticas microquirúrgicas en la clínica quirúrgica(AU)

Introduction: Microsurgical techniques are currently applied in different surgical specialties worldwide. During the 90´s, our center began to implement vascular and nerve microsurgery trainings to specialists and national and foreign residents, respectively. Objective: To evaluate the results of microsurgery training that it is taught in the Center for Experimental Surgery at Victoria de Girón Institute of Basic and Pre-Clinical Sciences. Material and methods: A retrospective longitudinal study was carried out to evaluate the microsurgery training program. The training was divided into three main parts: theoretical lessons; practices upon the latex simulator; end-to-end anastomosis of small intestine on the rat; and finally, the development of basic microsurgical techniques on different vascular structures (abdominal aorta and vein) and the sciatic nerve of the rat, for a total of 90 hours of training. The total enrollment during the mentioned period was 203 students to whom a survey was applied at the end of the training; also, the time of realization of anastomosis and the vascular permeability were measured and evaluated as Bad, Good, and Excellent. Results: The results were satisfactory in general, but 90 percent of students that were carrying out their studies of a surgical specialty showed better skills in a shorter period than those that didn't practice surgery, demonstrating a less time-consuming exercise in the realization of vessel anastomosis and obtaining a good vascular permeability in this group. Conclusions: This teaching method constitutes a useful tool so that the students develop the necessary skills to carry out microsurgical practices in clinical surgery successfully(AU)
Descritores: Capacitação
Microcirurgia/educação
Microcirurgia/métodos
-Cursos
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


  3 / 47 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1016974
Autor: Velloso, Andrea; Lannes, Denise.
Título: Impacto dos cursos de férias do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ no desenvolvimento cognitivo dos professores-cursistas / The impact of holiday courses at the Institute of Medical Biochemistry, UFRJ in the cognitive development of their teachers
Fonte: Ciênc. cogn;19(2):184-192, jul. 2014. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O desenvolvimento epistemológico reporta-se às suposições ou pressupostos relativos à natureza, limites e certeza do conhecimento. Na continuidade dos trabalhos pioneiros de Perry (1970), foi claramente demonstrado que adultos progridem de modos de conhecimento menos complexos, mais concretos e simplistas, para modos mais complexos, abrangentes e integradores. Neste trabalho, será abordada a natureza do conhecimento científico através de uma intervenção de formação continuada de professores (Curso de Férias oferecido pelo Instituto de Bioquímica (IBqM) da UFRJ, com o objetivo de caracterizar o desenvolvimento epistemológico dos professores participantes e avaliar o impacto desta intervenção no desenvolvimento cognitivo dos mesmos. Participaram deste estudo 50 professores que responderam pré e pós curso ao Inventário de Desenvolvimento Cognitivo de Parker (IDPC), instrumento validado para verificação do desenvolvimento epistemológico de indivíduos adultos. A análise dos dados sugere que houve uma mudança no nível cognitivo da maioria dos professores. Foi observada uma diminuição significativa da maioria dos professores que o cursaram. Seguindo o pensamento touliano, os professores gradualmente incorporaram elementos do novo estágio de desenvolvimento epistemológico durante o curso, o que promoveu o salto de nível cognitivo acerca da natureza do conhecimento científico

Epistemological development is a subject related to the assumptions regarding the nature, limitations and certainty of knowledge. Following on the pioneering work of Perry (1970), was clearly demonstrated that adults progress from less complex, more concrete, categorical and simplistic ways of knowing to more complex, comprehensive and integrating ways. In this article we will discuss the nature of scientific knowledge through an intervention of continuing education of teachers (Summer Course offered by the Institute of Biochemistry) at UFRJ, and we intend to characterize the epistemological development of the participants teachers and evaluate the impact of intervention theirs cognitive development. A total of 50 teachers responded before and after the Intervention (summer course)the Parker Cognitive Development Inventory (IDPC), an instrument to verify the epistemological development of adults. Data analysis suggests that there was a change in the cognitive level of most teachers. There was a significant decrease development during the course, which promoted the jump from the other cognitive level about the nature of the scientific knowledge.
Descritores: Adulto
Docentes
-Cursos
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR2474.1 - Biblioteca


  4 / 47 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-776003
Autor: Allende, Guillermo J.
Título: Prólogo. Asociación Argentina de Traumatología del Deporte / Prologue. Argentine Association of Sport Traumatology
Fonte: Rev. Asoc. Argent. Traumatol. Deporte;22(1):11-11, 2015.
Idioma: es.
Descritores: Cursos
Educação Médica Continuada
Sociedades Médicas
Limites: Seres Humanos
Responsável: AR337.1 - Biblioteca A.A.O.T.


  5 / 47 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Chile
Texto completo
Id: biblio-959475
Autor: Yáñez Andrade, Juan Carlos.
Título: Contexto, desarrollo y alcances del primer curso de dietistas en Chile (1939) / Context, development and scope of the first dietitian course in Chile (1939)
Fonte: Rev. chil. nutr;45(2):163-168, 2018. tab.
Idioma: es.
Resumo: RESUMEN El objetivo fue reconstruir la creación del primer curso de dietistas creado en Chile en 1939 y que a comienzos de la década de 1940 se transformó en escuela. Para ello se busca dar a conocer los dos modelos de formación de dietistas existentes en el periodo, señalando las razones de la contratación del húngaro Esteban Kémeny. Además, se ofrecen los diagnósticos críticos que se hicieron durante los años 1930 sobre la alimentación hospitalaria y la necesidad de capacitar al personal en la técnica dietética. El artículo muestra la fuerte vinculación existente entre la urgencia de reformar la cocina hospitalaria y la oferta académica del curso, el cual buscaba capacitar a las enfermeras y otras profesiones femeninas, las que se entendían como auxiliares del médico, sin autonomía profesional.

ABSTRACT The aim was to reconstruct the creation of the first course for dietitians created in Chile in 1939, which in the early 1940s became a school. Two models of training of dietitians in the period are presented, which indicate the reasons for the recruitment of the Hungarian, Esteban Kémeny. In addition, critical suggestions on hospital feeding and the need to train staff in the dietary technique were offered during the 1930s. The article shows the strong link between the urgency to reform the hospital kitchen and the academic offering of the course, which sought to train nurses and other female professionals, which were understood as auxiliaries of the physician, without professional autonomy.
Descritores: Cursos
Nutrição em Saúde Pública
Nutricionistas
-Serviço Hospitalar de Nutrição
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


  6 / 47 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id: biblio-971840
Autor: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva-INCA.
Título: Regimento dos cursos de educação profissional técnica de nível médio do INCA / Regulations of middle level professional technical education courses of INCA / Reglamento de los cursos de educación profesional técnica de nivel medio del INCA.
Fonte: Rio de Janeiro; INCA; abr. 2016. 23 p.
Idioma: pt.
Descritores: Educação Profissionalizante
Educação em Saúde
Regimentos
Institutos de Câncer
-Cursos
Portarias
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Publicações Governamentais
Responsável: BR599.1 - Coordenação Geral de Documentação e Informação (CGDI)
BR599.1; 377:614, B823r, MT, 200. 10002030073


  7 / 47 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id: biblio-971790
Autor: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde; .Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Ciências da Administração.
Título: Curso de aperfeiçoamento: implementação da política de promoção da saúde: Programa Academia da Saúde / Improvement course: implementation of health promotion policy: Health Academy Program / Curso de perfeccionamiento: implementación de la política de promoción de la salud: Programa Academia de la Salud.
Fonte: Brasília; Ministério da Saúde; 2015. 344 p. ilus, tab, graf.
Idioma: pt.
Descritores: Promoção da Saúde/história
Capacitação
Cursos
Aprendizagem
Planos e Programas de Saúde
-Cursos de Capacitação
Políticas Públicas de Saúde
Determinantes Sociais da Saúde
Sistema Único de Saúde
Educação
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Publicações Governamentais
Responsável: BR599.1 - Coordenação Geral de Documentação e Informação (CGDI)
ACERVO DIGITAL


  8 / 47 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-972977
Autor: Faht, Gercino; Sandri, Juliana Vieira de Araújo.
Título: Cuidador de idosos: formação e perfil dosegressos de uma instituição de ensino / Elderly caregiver: analyzing the backgrounds and training ofstudents who finished their elderly caregiver course
Fonte: Mundo saúde (Impr.) = Mundo saude (Impr);40(1):[21-27], jan., 20, 2016. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste estudo foi conhecer o perfil dos cuidadores de idosos a partir da investigação dos egressos de um cursoespecífico para esta formação. O estudo foi realizado numa instituição de ensino do Paraná, formadora de cuidadoresde idosos, com base em informações disponíveis no cadastro das duas últimas turmas egressas de 2012, totalizando55 alunos concluintes do curso. Os resultados mostram que as mulheres predominam este universo, com formaçãode ensino médio completo e média de idade em torno de 45 anos. O estudo identificou que 14 egressos atuam comocuidadores de idosos em domicílio particular, 9 egressos atuam em Instituições de Longa Permanência para Idosose outros 3 egressos cuidam de idosos da própria família. Este artigo além de sinalizar quem são esses cuidadores deidosos, também apresenta de que forma ocorreu o processo de sua formação, e para o alcance deste propósito, sefez necessária a inserção do pesquisador na instituição formadora, onde se examinou documentos pertinentes quecontribuíssem para a composição desse perfil.

The objective of this research was to identify and reflect about the training and capabilities of the elderly caregivers, theinstitution where the search was developed take place in the city of Curitiba, State of Paraná. An Institution who offer thespecific course for people wants to work as elderly caregiver. All the information collected came from documents andregisters of the two last grades of the year 2012, It represents the amount of 55 fifty-five students. The results show thatwomen predominate this universe, full high school education and average age around 45 years. The study found that14 graduates work as a private home for elderly caregivers, 9 graduates working in long-stay institutions for the elderlyand other 3 graduates take care of their own elderly family. This article as well as indicating who are these caregivers ofthe elderly, also presents how was the process of its formation, and to achieve this purpose, it was necessary to insertionof the researcher in educational institution, where it examined relevant documents to contribute to the composition ofthis profile.
Descritores: Cuidadores
Instituição de Longa Permanência para Idosos
Mercado de Trabalho
-Habitação
Cursos
Cuidadores/educação
Limites: Masculino
Feminino
Seres Humanos
Idoso
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR599.1 - Coordenação Geral de Documentação e Informação (CGDI)


  9 / 47 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-939236
Autor: Gerência de Desenvolvimento de Pessoas.
Título: Relatório gerência de desenvolvimento de pessoas.
Fonte: São Paulo; SMS; mar. 2013. 11 p.
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: Gerência de Desenvolvimento de Pessoas, São Paulo, 2013.
Descritores: Cursos
Gestão da Qualidade Total
-Desenvolvimento de Pessoal
Desenvolvimento de Pessoal/organização & administração
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Relatórios Anuais
Responsável: BR1909.4 - Coordenadoria Reginal de Saúde – Sudeste


  10 / 47 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-936861
Autor: São Paulo (Cidade). Secretaria da Saúde. Coordenação da Atenção Básica. Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste.
Título: Oficina para elaboração de trabalho científico.
Fonte: São Paulo; São Paulo (Cidade). Secretaria da Saúde; 2011. 4 p.
Idioma: pt.
Descritores: Congressos como Assunto
Cursos/métodos
Responsável: BR1909.4 - Coordenadoria Reginal de Saúde – Sudeste
BR1909.4; 614.2, S239o



página 1 de 5 ir para página              
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde