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Id: lil-680797
Autor: Reisfeld, Laura; Barbirato, Mayla; Ippolito, Laura; Cardoso, Ricardo Cesar; Nichi, Marcílio; Sgai, Manuela G. F. G; Pizzutto, Cristiane S.
Título: Reducing bumblefoot lesions in a group of captive Magellanic penguins (Spheniscus magellanicus) with the use of environmental enrichment / A redução do bumblefoot com a utilização de enriquecimento ambiental para um grupo de pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) mantido em cativeiro
Fonte: Pesqui. vet. bras = Braz. j. vet. res;33(6):791-795, June 2013. ilus, tab.
Idioma: en.
Resumo: Captive penguins are prone to pododermatitis (bumblefoot) lesions due to sedentary habits, changes in normal activity patterns, prolonged time on hard and abrasive surfaces, and less time swimming in the water. Environmental enrichment allows the use of creative and ingenious techniques that aim to keep the captive animals occupied by increasing the range and the diversity of behavioral opportunities always respecting the ethological needs of the species. The main goal of this work was to use environmental enrichment techniques to reduce pododermatitis in a group of captive penguins. Five captive Magellanic penguins (Spheniscus magellanicus) that were showing bumblefoot lesions were followed during this project. To monitor the lesions, all animals were physically restraint 3 times a week over a period of 12 weeks. Environmental enrichment was introduced daily in the water with the goal of enhancing their time in the water for one extra hour daily. The results demonstrate that in a twelve weeks period, four animals showed significant reduction of the lesions in both feet and in two animals the lesions were completely healed. With these results we can conclude that aquatic environmental enrichment allowed this group of penguins to spend more time in the water, favoring the reduction of the bumblefoot lesions.

Os pinguins cativos estão predispostos a pododermatite (bumblefoot) devido ao sedentarismo, mudanças dos padrões normais de atividade, tempo prolongado de permanência em pisos duros e abrasivos, diminuição da natação e tempo na água. O enriquecimento ambiental permite a utilização de técnicas imaginativas e engenhosas que visam manter os animais cativos ocupados e com uma maior diversidade de oportunidades comportamentais, sempre respeitando as necessidades etológicas da espécie. O objetivo deste trabalho foi utilizar técnicas de enriquecimento ambiental para reduzir as lesões de pododermatite em um grupo de pingüins. Cinco indivíduos da espécie Pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) foram monitorados durante este projeto. Todos os animais foram contidos fisicamente 3 vezes por semana para a realização do acompanhamento do tamanho das lesões, durante 12 semanas. Enriquecimento ambiental foi introduzido diariamente na água, objetivando aumentar em uma hora o tempo em que os animais passavam na água. Os resultados mostraram que, ao longo das 12 semanas, 4 animais apresentaram redução significativa das lesões em ambas as patas, sendo que em dois animais as lesões desapareceram. Com isto, podemos concluir que o enriquecimento ambiental aquático para este grupo de pingüins permitiu um maior tempo de permanência dos animais na água favorecendo a redução das lesões de bumblefoot.
Descritores: Desempenho Ambiental/estatística & dados numéricos
Desempenho Ambiental/métodos
Inflamação/história
Inflamação/veterinária
Spheniscidae/anormalidades
Spheniscidae/lesões
Limites: Animais
Responsável: BR68.1 - Biblioteca Virginie Buff D'Ápice


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Id: biblio-2676
Autor: Zupelari, Maria Fernanda Zanatta; Wick, Maíra Arantes Leite.
Título: A incerteza do futuro e a questâo ambiental na contemporaneidade / The future uncertainty and the environmental issue in the contemporaneity / La incertidumbre del futuro y la cuestión ambiental en la contemporaneidad / L'incertitude du futur et la question de l'environnement dans la contemporanéité
Fonte: Rev. Subj. (Impr.);15(3):447-456, 30/12/2015.
Idioma: pt.
Resumo: Diante do agravamento da crise socioambiental, compreendida por nós em um contexto mais amplo como crise da civilização moderna ocidental, a educação ambiental (EA) ganha notoriedade ao promover e subsidiar a reflexão sobre a incerteza do futuro perante o debate sobre a finitude dos recursos naturais e o fenômeno do "hiperindividualismo" na contemporaneidade. Sob esse contexto (e pretexto), este ensaio teórico apresenta como principal objetivo estabelecer relações entre a questão ambiental, a educação ambiental e a insegurança de como será o tempo futuro. Para tanto, traçamos considerações a respeito do tempo (passado, presente e futuro), dos riscos e do sentimento de medo, questões frequentes no cenário do debate Modernidade/Pós-Modernidade. Acreditamos que a abordagem qualitativa é a que melhor expressa nosso interesse investigativo e para isso, empreendemos uma revisão bibliográfica, seguida de uma análise crítica. A partir das leituras empreendidas podemos inferir que a educação ambiental, nesse contexto, pode ser orientada para incitar as mudanças desejadas e necessárias a fim de reverter o quadro da crise socioambiental, ao difundir por meio dos processos educativos suas causas e consequências, despertando nos indivíduos a urgência de se repensar a organização e a produção social. Porém, não devemos e nem podemos atribuir a ela toda a responsabilidade pelas mudanças desejadas.

Given the worsening environmental crisis, understood by us in a broader context as the modern Western civilization crisis, Environmental Education (EE) gains notoriety to promote and support the reflection on the uncertainty of the future before the debate on the finiteness of natural resources and the "hyperindividualism" phenomenon in contemporaneity. In this context (and excuse), this theoretical essay aims to establish relations between the environmental issue, the environmental education and the uncertainty of how the future will be. Therefore, we draw some considerations about the time (past, present and future), the risks and the feeling of fear, frequent questions asked in the scenario of Modernity / Post-Modernity debate. We believe the qualitative approach is the one that best expresses our investigative interest and for this, we undertook a literature review, followed by a critical analysis. From undertaken readings we can infer that environmental education, in this context, can be guided to incite the desired and needed changes in order to reverse the situation of environmental crisis, spread through the educational processes its causes and consequences, awakening in people the urgency to rethink the organization and social production. However, we must not and cannot assign to it all liability for the desired changes.

Ante el agravo de la crisis socio ambiental, comprendido por nosotros como la crisis de la civilización moderna occidental, la educación ambiental (EA) gana notoriedad al promover y subsidiar la reflexión acerca de la incertidumbre del futuro ante el debate acerca de la finitud de los recursos naturales y los fenómenos del "hiperindividualismo" en la contemporaneidad. Bajo este contexto (y pretexto), este ensayo teórico presenta como principal objetivo establecer relaciones entre la cuestión ambiental, la educación ambiental y la incertidumbre de cómo será el tiempo futuro. Para eso, diseñamos consideraciones a respecto del tiempo (pasado, presente y futuro), de los riesgos y del sentimiento de miedo, cuestiones frecuentes en el escenario del debate Modernidad/Post- Modernidad. Creemos que el abordaje cualitativo es el que mejor expresa nuestro interés investigativo y para eso, adoptamos una revisión bibliográfica, seguida un análisis crítico. Partiendo de las lecturas adoptadas podemos inferir que la educación ambiental, en este contexto, puede ser orientada para estimular los cambios deseados y necesarios para revertir el cuadro de la crisis socio ambiental, al difundir por medio de los procesos educativos sus causas y consecuencias, despertando en los individuos la urgencia de repensar la organización y la producción social. Pero, no podemos conceder a ella toda la responsabilidad por los cambios deseados.

Devant l'aggravation de la crise socio-environnementale, comprise par nous dans un contexte plus large comme la crise de la civilization modèrne occidentale, l'éducation envionnementale (EE) gagne de la notoriété par promouvoir et subventionner la refléxion sur l'incertitude du futur devant le débat sur la finitude des resources naturelles et la phénomène de « l'hiperindividualisme ¼ dans la contemporanéité. Sous ce contexte (et prétexte), cet essay théorique présente le but d'établir des relations entre la question environnementale, l'éducation environnementale et l'insécurité de ne pas savoir comment sera le futur. Pour cela, on a tracé des remarques à propos du temps (passé, présent et futur), des risques et du sentiment de peur, des questionnements fréquents dans le contexte du débat Modernité/Post-Modernité. On croit que la meilleur façon d'aborder ce sujet est la qualitative, car elle exprime notre intérêt de l'investiguer et pour cela on a pris une révison bibliographique suivie d'une analyse critique. À partir des lectures prises on a pu inférer que l'éducation environnementale peut être orientée à pousser les changements désirés nécessaires à fin d'inverser le cadre de la crise socio-environnementale en diffusant, à l'aide des processus éducatifs, ses causes et conséquences, ce qui pousse les individus à l'urgence de repenser l'organization et la production sociaux. Cependant, on ne doit pas attribuer à elle toute responsabilité des changements désirés.
Descritores: Capitalismo
Educação Ambiental
Desempenho Ambiental/efeitos adversos
Exploração de Recursos Naturais
Gestão dos Recursos Naturais
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1772.9 - Fundação Edson Queiroz



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