Base de dados : LILACS
Pesquisa : SP4.011.082.673 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 4 [refinar]
Mostrando: 1 .. 4   no formato [Detalhado]

página 1 de 1

  1 / 4 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-620485
Autor: Guida, Hilka Flavia Saldanha.
Título: Mudanças na gestão do trabalho e as implicações na saúde e segurança dos trabalhadores de termelétricas: o ponto de vista da atividade / Changes in labor management and the implications for health and safety of power plants: the point of view of activity.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 2011. 149 p. ilus, mapas, tab, graf.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar as mudanças ocorridas na gestão do trabalho de duas termelétricas privadas após serem adquiridas por uma Empresa de Energia de economia mista e as possíveis implicações destas mudanças na saúde e segurança de seus trabalhadores. Trata-se de uma pesquisa com enfoque qualitativo e com caráter exploratório. É utilizado o referencial teórico da Ergologia, assim como os aportes da Psicodinâmica do Trabalho e da Ergonomia da Atividade. A opção por conjugar estes aportes teóricos se justifica pela complexidade e o sentido enigmático do trabalho humano, não sendo possível, portanto, analisá-lo através de uma única abordagem. O percurso metodológico envolveu: observações sistemáticas da atividade, entrevistas semi-estruturadas, levantamento bibliográfico sobre o tema, análise documental e validação dos resultados. Verificou-se que a mudança de propriedade (estas empresas deixaram de ser privadas e passaram para a economia mista) acarretou uma mudança significativa na lógica de gerir os processos, as pessoas e os recursos. A falta de clareza nas informações trouxe um clima de medo e instabilidade para esses trabalhadores que temiam a perda de seus postos de trabalho. Também se evidenciou que não houve um planejamento para que o processo de mudança de propriedade ocorresse de uma forma mais sistematizada e estruturada. A maioria dos processos modificou-se de forma abrupta e sem treinamentos para os trabalhadores e isso fez com que estes tivessem que se adaptar a um novo modelo de gestão e, conseqüentemente, a uma nova forma de trabalhar. Estas mudanças fizeram com que parte desses trabalhadores questionasse sua própria capacidade laborativa, pois trabalhadores experientes e capacitados, de uma hora para outra se tornaram inábeis e obsoletos face às reestruturações implantadas. Por fim, evidenciou-se que as mudanças organizacionais em curso vêem contribuindo para o agravamento de saúde de alguns trabalhadores, enfim para o adoecimento destes trabalhadores.
Descritores: Ergonomia
Saúde do Trabalhador
Organização e Administração
Trabalho
-Economia/história
Energia Térmica/economia
Energia Térmica/história
Condições de Trabalho
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública
BR526.1; T363.11, G946m


  2 / 4 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Venezuela
Texto completo
Id: lil-493116
Autor: Juanicó, Luis.
Título: Eficiencia de calefactores a gas de tiro balanceado: medición e impacto en usuarios residenciales / Thermal efficiency of balanced-flux gas space heaters: measurement a andeconomic impact on residential users
Fonte: Interciencia;32(12):854-856, dic. 2007. graf, tab.
Idioma: es.
Resumo: Se estudió experimentalmente el rendimiento térmico del calefactor hogareño a gas más utilizado en la Argentina, observando eficiencias del 40 por ciento al 60 por ciento, que pueden considerarse de regulares a pobres. Se identificaron las características de diseño que originan este pobre desempeño y se discute la norma vigente, que sobrestima la eficiencia. Se discute como la tarifa de gas fuertemente subsidiada en Argentina ha permitido la generalización de este tipo de calefactor y se calcula el impacto económico derivado de su uso, respecto de un sistema convencional de mayor eficiencia, en el contexto de precios internacionales.
Descritores: Eficiência
Eletricidade
Gases
Calefação
Energia Térmica
-Argentina
Engenharia
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: VE1.1 - Biblioteca Humberto Garcia Arocha


  3 / 4 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-407591
Autor: Zanin, Fátima Antonia Aparecida.
Título: Estudo do aquecimento gerado pelo laser Er: YAG na câmara pulpar de dentes submetidos ao processo de remoção dos tecidos dentais e resinas compostas / Study on heating generated by YAG Er: laser in the pulp chambers of the submitted to dental tissue and composite removal processes.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 2002. 123 p. ilus.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faculdade de Odontologia para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: O conhecimento e controle da energia térmica produzida pelo laser ER: YAG na irradiação dos tecidos dentais (esmalte e dentina) e resina composta e importante porque a polpa dental, como todo tecido biológico vivo, tem uma capacidade limitada de suportar estímulos térmicos. O objetivo deste estudo foi anlaisar a variação térmica gerada pelo laser de ER: YAg ( =2,94 µm) aplicado nas frequências de 3, 4 e 6 Hz durante o preparo cavitário Classe I a estrutura dental bem como na remoção de resina composta microhíbrida Z100® (3M). foram avaliados 30 dentes pré-molares superiores humanos do banco de dentes do Laboratório de Pesquisa em Endodontia da FORP-USP. A amostra foi dividida em 6 grupos de 5 dentes cada correspondentes às interações entre estrutura removida versus frequência de aplicação do laser com energia de 350mJ por pulso e energia total de 120J para o grupo de estrututa dental e 90J para o grupo de resina composta. Grupo 1, preparo de cavidade Classe I com laser de Er: YAg (4Hz, 343 impulsos, 113 segundos); Grupo 2, preparo de cavidade Classe I com laser de Er: YAG (6Hz, 343 impulsos, 81 segundos); Grupo 3, preparo de cavidade Classe I com laser de Er: YAG (6Hz, 343 impulsos, 58 segundos); Grupo 4: remoção de resina composta de preparo Classe I com laser de Er: YAG (3Hz, 258 impulsos, 85 segundos); Grupo 5, remoção de resina composta de preparo Classe I com laser de Er: YAG (4Hz, 258 impulsos, 67 segundos); Grupo 6, remoção de resina composta de preparo Classe I com laser de Er: YAg (5Hz, 258 impulsos, 42 segundos). O laser utilizado foi o KaVo® Key 2 (Biberach - Alemanha), = 2,94µ
Descritores: Dente Pré-Molar
Resinas Compostas
Preparo da Cavidade Dentária
Lasers
Energia Térmica
Radiação Térmica
Responsável: BR1141.1 - Biblioteca Central
BR1141.1


  4 / 4 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-226425
Autor: Bérubé, Dominique; Birón, David; Djebrouni, Mohamed; Fortin, Michel; Moussa Keita, Sékou; Magalhaes, Marconi; Pascale Sassine, Marie; Shan, Guoji; Simard, Marie Josée; Tessier, Louis; Veiga Pires, Chistine; Yanes, Leopoldo; Pierre Blanchet, Jean; Hilbert, Dave; Lucotte, Marc.
Título: El termómetro planetario: ¿el "efecto invernadero" hará subir la temperatura de la tierra? / The planetarium thermometer: the greenhouse effect to rise the temperature of the land
Fonte: Salud trab. (Maracay);5(1):55-8, ene. 1997.
Idioma: es.
Descritores: Terra (Planeta)
Gases/efeitos adversos
Reaquecimento/efeitos adversos
Energia Solar
Temperatura Ambiente
Energia Térmica
-Saúde Pública
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: VE1.1 - Biblioteca Humberto Garcia Arocha



página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde