Base de dados : LILACS
Pesquisa : SP4.011.122.403.564 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 17 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 2 ir para página        

  1 / 17 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-871074
Autor: Lopes, Manoela Gomes Reis.
Título: Abordagem formativa para prevenção de acidentes na edificação de um aeroporto: uma análise histórica e organizacional / Formative approach to accident prevention in the building construction process.
Fonte: São Paulo; s.n; 2016. 134 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Ambiental para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: Introdução - Os acidentes de trabalho na construção civil são considerados como graves problemas de saúde pública devido ao grande número de riscos ocupacionais que seus trabalhadores estão expostos. Esses acidentes implicam em elevados custos, e geralmente são analisados por teorias unicausais, as quais limitam a prevenção de acidentes semelhantes, sendo importante um estudo mais ampliado baseado em teorias organizacionais e sistêmicas. Objetivo - Contribuir para o aprimoramento das metodologias de análise de acidente, integrando abordagem organizacional com a teoria do aprendizado expansivo potencializando o protagonismo interno nas organizações. Método - Coleta de dados etnográficos, como entrevistas, observações em situação e análise de documentos referente à obra de construção do aeroporto. Foram entrevistados trabalhadores de diferentes funções e departamentos da empresa, como também duas sessões de Análise Coletiva do Trabalho. Aplicação do Modelo de Análise e Prevenção de Acidentes de Trabalho (MAPA) juntamente com o Modelo de Análise Organizacional do Evento (AOE), que propõem uma abordagem sistêmica do caso foram utilizados, juntamente com os outros dados, como suporte para as sessões do Laboratório de Mudanças (LM). Estas sessões foram planejadas com base na teoria do aprendizado expansivo e no conceito da dupla estimulação.

Introduction - Work accidents in construction are serious problems at public health due to the large number of occupational risks that their workers are exposed. These accidents involve high costs, and are generally analyzed by unicausal theories, which limit the prevention of similar accidents. It is important a broader study based on organizational and systemic theories. Aim - Contribute at improving the accident analysis methodologies, integrating organizational approach to the theory of expansive learning enhancing the agency inside the organizations. Method Ethnographic data collection such as interviews, observations and analysis of documents related to the airport construction. Workers of different functions and departments of the company were interviewed, as well two sessions of Collective Worker Analysis was applied. Application of Model of Analysis and Prevention of Work Accident (MAPA) along with the Model of Event Organizational Analysis (AOE), which propose a systemic approach to the case. These analysis were used to support the sessions of the Changes Laboratory (CL) which were based on theory of expansive learning and the concept of double stimulation.
Descritores: Aeroportos
Acidentes de Trabalho/prevenção & controle
Construção
-Antropologia Cultural
Entrevistas como Assunto
Aprendizagem
Metodologia
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência
BR67.1; DR, 1303. CM. 56200/2016; BR67.1; DR, 1303, revisada. CM. 56289/2016


  2 / 17 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-752840
Autor: Reis, Francisco Jose Candido dos; Souza, Cacilda da Silva; Bollela, Valdes Roberto.
Título: Princípios básicos de desenho curricular para cursos das profissões da saúde / Basic principles to curriculum design on health professions education (HPE)
Fonte: Medicina (Ribeiräo Preto);47(3):272-279, jul.-set. 2014.
Idioma: pt.
Resumo: Nesta revisão são discutidos os aspectos conceituais e princípios básicos para a construção de currículos para os cursos de graduação das profissões da saúde. Serão abordados alguns modelos, fundamentos e passos essenciais para a construção de currículos, em paralelo ao contexto das Diretrizes Curriculares Nacionais. No planejamento e na organização dos currículos, é destacada a relevância do comprometimento do professor, aluno e equipe; do emprego de estratégias apropriadas no processo de ensino-aprendizagem e dos instrumentos de avaliação que possam contribuir para a revisão e melhorias do currículo proposto.

In this review we present the concepts and the basic principles for curriculum design in health professions education (HPE), and present some curriculum design models as well as the essential steps for those who are facing this challenge. All the discussion brings the perspective of National Curriculum Guidelines for HPE in Brazil. It is highlighted the importance of the stakeholders' engagement in this process and the correct use of appropriate strategies of teaching-learning, students' assessment tools that can contribute to the implementation/review and improvement of curriculum in HPE courses.
Descritores: Currículo/normas
Cursos/métodos
Pessoal de Saúde
Modelos Educacionais
Ocupações em Saúde/educação
-Construção/métodos
Aprendizagem
Prática Profissional/normas
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


  3 / 17 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-714035
Autor: Lopes, Erika Ferreira.
Título: O Porto Sudeste e a Vulnerabilidade Socioambiental na Ilha da Madeira, Itaguaí, RJ / The Southeast-Environmental Vulnerability in Porto and Madeira, Itaguaí, RJ.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 2014. 95 p. ilus, mapas, tab.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Fundação Oswaldo Cruz . Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Esta dissertação tem como objeto a discussão referente às injustiças e vulnerabilidades socioambientais provocadas no bairro da Ilha da Madeira, provocadas pela construção do Porto Sudeste. O setor portuário encontra-se em expansão no país, em função dos incentivos oriundos da política pública do governo federal, destinados a promoção do desenvolvimento econômico do país. Porém, são inerentes os processos de degradação ambiental e social às zonas portuárias, por se tratar, em geral, de empreendimentos altamente impactantes. Neste contexto se insere a discussão referente ao Porto Sudeste, visto que tem provocado intensas transformações territoriais no local. O bairro possui um histórico processo de degradação ambiental, decorrente de atividades industriais e sua população tem a tradição de desempenhar a atividade da pesca artesanal, que já está sendo impactada mesmo antes do início do funcionamento do empreendimento. Para a análise da vulnerabilidade a que esta população está exposta utilizou-se a transcrição da audiência pública para a obtenção da licença ambiental do projeto de expansão do porto. O procedimento metodológico perpassa a revisão bibliográfica para referenciar os conceitos norteadores da pesquisa. Ainda, a análise documental, que se destina aos Estudos e Relatórios de Impactos Ambientais e a transcrição da audiência pública para licenciamento ambiental. E o referencial teórico de Análise Crítica do Discurso visando embasar a análise dos discursos proferidos durante a audiência. Como resultado, tem-se o delineamento do contexto ao qual a população da Ilha da Madeira se insere, mediante os conflitos de poder existente entre os diferentes atores sociais envolvidos do referido processo, em que a audiência pública realizada mostrou-se um frágil elemento de atuação no ordenamento do território e em defesa dos direitos dos cidadãos.

This dissertation focuses the debate about the injustices and caused environmental vulnerability in Ilha da Madeira, caused by the construction of the Porto Sudeste. The port sector is expanding in the country, depending on the incentives coming from the federal government policy aimed at promoting economic development of the country. However, inherent in the processes of environmental and social degradation to port areas, because it is, in general, highly impactful projects. Appears in this context for a discussion regarding the Porto Sudeste as it has caused intense territorial transformations on site. The neighborhood has a historical process of environmental degradation resulting from industrial activities and its population has a tradition of performing the activity of fishing that is already being impacted even before the start of the operation of the enterprise. For the analysis of the vulnerability of this population is exposed used the transcript of the public hearing to obtain the environmental permit for the project to expand the port. The methodological approach pervades the literature review to reference the guiding concepts of the research. Still, document analysis, which is intended to Study and Environmental Impact Reports and the transcript of the public hearing for environmental licensing. And the theoretical framework of Critical Discourse Analysis aimed basis for the analysis of the speeches made during the hearing. As a result, it has been the design of the context to which the population of Ilha da Madeira is inserted through the existing conflicts of power between the different actors involved in the process said, in which the public hearing proved to be a fragile element role in planning and in defense of citizens' rights.
Descritores: Meio Ambiente
Licenciamento
Vulnerabilidade Social
-Construção
Meio Ambiente
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública
BR526.1; T363.7098153, L864p


  4 / 17 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-662817
Autor: Takahashi, Mara Alice Batista Conti; Silva, Reginalice Cera da; Lacorte, Luiz Eduardo Cobra; Ceverny, Gislaine Cecília de Oliveira; Vilela, Rodolfo Andrade Gouveia.
Título: Precarização do trabalho e risco de acidentes na construção civil: um estudo com base na Análise Coletiva do Trabalho (ACT) / Work precariousness and risk of accidents in civil construction: a study based on the Collective Work Analysis
Fonte: Saúde Soc;21(4):976-988, out.-dez. 2012.
Idioma: pt.
Projeto: FAPESP.
Resumo: Este artigo descreve a atividade e a percepção dos trabalhadores da construção civil sobre os riscos e a carga de trabalho. O estudo, com base na Análise Coletiva de Trabalho (ACT), é parte de pesquisa em políticas públicas para aprimoramento do Sistema de Vigilância em Acidentes de Trabalho (SIVAT) de Piracicaba-SP. Priorizou-se a construção civil pela magnitude epidemiológica de ocorrência de acidentes de trabalho e a baixa eficácia das ações tradicionais de vigilância pelas características de informalidade, terceirização e rotatividade do setor. Os trabalhadores revelaram elevada percepção dos riscos de acidentes e que as medidas de segurança dificultam ou impedem a realização do trabalho. Os achados questionam a eficácia dos treinamentos para adesão às medidas de segurança e evidenciam a necessidade de uma pedagogia transformadora nas ações de promoção da saúde e prevenção dos acidentes de trabalho.
Descritores: Prevenção de Acidentes
Acidentes de Trabalho
Construção
Gestão da Segurança
Promoção da Saúde
Saúde do Trabalhador
Política Pública
Medição de Risco
Segurança/normas
-Notificação de Acidentes de Trabalho
Previdência Social
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


  5 / 17 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-658292
Autor: Arias Gallegos, Walter.
Título: Uso y desuso de los equipos de protección personal en trabajadores de construcción / Use and disuse of personal protective equipment by construction workers
Fonte: Cienc. Trab;13(40):119-124, abr.-jun. 2011. graf.
Idioma: es.
Resumo: El presente estudio pretende determinar, a través de métodos descriptivos, las causas por las cuales los trabajadores de construcción no utilizan los equipos de protección personal en el trabajo. Se aplicó una encuesta semi-estructurada a 258 trabajadores de construcción. Todos varones de entre 18 a 66 años de edad. Se encontró que las causas más comunes recaen sobre la incomodidad que les genera su uso, así como la dificultad en realizar su trabajo. Estos resultados revelan la importancia de la ergonomía en el diseño de Equipos de Protección Personales (EPPs), así como la necesidad de promover hábitos de uso en los trabajadores.

The present study aims at determining, through descriptive methods, the causes for which the construction workers do not use their personal protective equipment. A semi-structured survey was applied to 258 male construction workers of ages between 18 and 66 years old. We found that discomfort and interference with job performance were the most frequent causes selected by the people interviewed. These results reveal how important is the ergonomics in the design of personal protective equipment (PPE) and the need to promote its use habits among workers.
Descritores: Construção
Ergonomia
Equipamentos de Proteção
Trabalhadores
Limites: Seres Humanos
Masculino
Responsável: CL32.2 - Biblioteca


  6 / 17 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-654940
Autor: Duarte, Bernardo Alan de Freitas; Ramos, Isabella Cristina Resende; Santos, Hersília de Andrade e.
Título: Reynolds shear-stress and velocity: positive biological response of neotropical fishes to hydraulic parameters in a vertical slot fishway
Fonte: Neotrop. ichthyol;10(4):813-819, Oct. 2012. ilus, tab.
Idioma: en.
Resumo: The barriers created by dams can cause negative impacts to aquatic communities, and migratory fish species are directly affected. Fishways have been developed to allow the upstream passage of fishes through dams. In Brazil, after the implementation of environmental laws, these structures have been built based on European and American fishway designs. Studies have shown selectivity for different neotropical fishes in some Brazilian fishways, and the main challenge has been to promote upstream passage of a large number of diverse fish species. The patterns of flow circulation within the fish ladder may explain fish selectivity although few studies detail the fish response to hydraulic characteristics of fish ladder flow. This paper presents a laboratory study, where a vertical slot fishway was built in a hydraulic flume and the behavior of two neotropical fish species (Leporinus reinhardti and Pimelodus maculatus) were analyzed. The structure of flow was expressed in terms of mean velocity, Reynolds shear-stress and velocity fluctuation fields. The individuals of Leporinus reinhardti had higher passage success than Pimelodus maculatus in the laboratory flume. Both species preferred areas of low to zero Reynolds shear-stress values. In addition, different preferences were observed for these species concerning the horizontal components of velocity fluctuation.

Interrupções em rios, como as causadas por barragens, provocam impactos negativos sobre as comunidades aquáticas e as espécies migratórias de peixes são diretamente afetadas. A fim de permitir a passagem de peixes, mecanismos de transposição são construídos junto a barramentos. No Brasil, após a implantação de leis ambientais, estas estruturas passaram a ser amplamente construídas e foram baseadas em projetos desenvolvidos na Europa e na América do Norte. Análises de mecanismos já construídos têm mostrado grande seletividade para espécies neotropicais e as demandas da diversa fauna de peixes neotropical são apresentadas como principal desafio ao projeto de passagens para peixes. Os padrões de escoamento dentro de escadas para peixes podem explicar a seletividade destes mecanismos, mas poucos estudos detalham a resposta dos peixes às características hidráulicas encontradas dentro das escadas. Este estudo apresenta uma análise realizada em um laboratório onde foi construída uma escada do tipo ranhura vertical e analisados os comportamentos de duas espécies neotropicais (Leporinus reinhardti e Pimelodus maculatus). O escoamento foi estudado considerando os campos de velocidade média, tensão cisalhante de Reynolds e flutuações de velocidades. Os indivíduos da espécie Leporinus reinhardti apresentaram maior sucesso de passagem do que os da espécie Pimelodus maculatus. Ambas as espécies preferiram áreas de tensão de Reynolds igual a zero. Além disso, diferentes preferências foram observadas para cada espécie em relação às componentes horizontais da flutuação da velocidade.
Descritores: Caraciformes/crescimento & desenvolvimento
Fenômenos Ecológicos e Ambientais
Migração Animal/fisiologia
Peixes-Gato/crescimento & desenvolvimento
-Construção
Represas
Limites: Animais
Responsável: BR68.1 - Biblioteca Virginie Buff D'Ápice


  7 / 17 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-654935
Autor: Makrakis, Sergio; Castro-Santos, Theodore; Makrakis, Maristela Cavicchioli; Wagner, Ricardo Luiz; Adames, Maurício Spagnolo.
Título: Culverts in paved roads as suitable passages for Neotropical fish species
Fonte: Neotrop. ichthyol;10(4):763-770, Oct. 2012. ilus, tab.
Idioma: en.
Projeto: CNPq.
Resumo: Improperly installed or poorly maintained culverts can pose a serious threat to fish by disrupting their habitat and endangering spawning success. Road culverts that are not designed for fish passage frequently can become obstacles. This can be especially problematic for migratory species, but can lead to fragmentation of resident populations as well. This study evaluated 40 culverts of 29 sites within a 25-km radius from Toledo city, Paraná State, southern Brazil, with respect to their likely effects on movement of the local ichthyofauna. We collected data on the shape and length of culverts, culvert material, waterfall height, water column depth, slope, and estimated flow velocity. Culverts were categorized by level of barrier risk for upstream migration: high, medium, low, and impassable, as well as the type of barrier posed (fall height, depth, length and velocity). Most of culverts analyzed were considered potential barriers to fish movement, with 45% classified as impassible, 45% as high risk, 10% as medium risk, and no culverts as low risk. Brazilian culverts as fishways will require additional monitoring and studies to corroborate the premises proposed in the present study. Road culvert projects that are properly built and maintained will be able to simultaneously improve function of roadways and protect fish populations.

Bueiros incorretamente instalados ou mal conservados podem representar uma séria ameaça para os peixes por fragmentar o seu habitat e comprometer o sucesso da desova. Bueiros em estradas que não são projetados para passagem de peixes freqüentemente tornam-se obstáculos. Isso pode ser especialmente problemático para as espécies migratórias, mas também pode levar à fragmentação das populações de peixes residentes. Este estudo avaliou 29 locais com 40 bueiros dentro de um raio de 25 km de Toledo, Estado do Paraná, sul do Brasil, com relação aos seus prováveis efeitos sobre a movimentação da ictiofauna local. Dados foram coletados sobre a forma e o comprimento dos bueiros, material utilizado, altura da queda de água, profundidade, declividade e velocidade estimada do fluxo. Os bueiros foram categorizados pelo nível de risco como barreira a migração ascendente: alto, médio, baixo e impassável, bem como o tipo de barreira imposta (altura da queda, profundidade, comprimento e velocidade). A maioria dos bueiros analisados foi considerada barreira para o movimento dos peixes, com 45% classificados como intransitáveis, 45% como alto risco, 10 % como médio risco, não havendo bueiros com baixo risco. Bueiros brasileiros como passagens para peixes necessitarão de monitoramento e estudos adicionais para corroborar as premissas propostas no presente estudo. Projetos de bueiros em estradas que estão devidamente construídos e mantidos serão capazes de simultaneamente melhorar a função das rodovias e proteger as populações de peixes.
Descritores: Migração Animal
Construção/efeitos adversos
Peixes/crescimento & desenvolvimento
-Fluxo de Águas Subterrâneas
Limites: Animais
Responsável: BR68.1 - Biblioteca Virginie Buff D'Ápice


  8 / 17 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-654933
Autor: Baigún, Claudio R. M; Nestler, John M; Minotti, Priscilla; Oldani, Norberto.
Título: Fish passage system in an irrigation dam (Pilcomayo River basin ): when engineering designs do not match ecohydraulic criteria
Fonte: Neotrop. ichthyol;10(4):741-750, Oct. 2012. ilus, tab.
Idioma: en.
Resumo: The Route 28 Dam has the potential to block fish movements from La Estrella marsh to the Pilcomayo River. In addition, the many fish that concentrate immediately downstream of the dam may suffer high mortality when they are stranded during low water periods. The goals of this study are to determine if fish are able to pass the spillway and to assess if the design of the installed ladders (pool and weir type) effectively supports upstream migration of Prochilodus lineatus (sábalo). Results showed that only fish longer than 39 cm should be able to ascend the spillway chute, but when water levels on the spillway crest are over 0.4 m. Fish are also unable to jump from spillway toe to spillway crest because the downstream dissipation pool does not meet the minimum depth criterion for fish to accelerate to sufficient velocity. Fish ladders have insufficient number of pools and some pool dimensions and designs depart from accepted standard designs. Volumetric dissipation power in the upper pool of each fish ladder is too low for fish to rest. Also, attraction flows relative to total spillway discharge at the entrance to each fishway are insufficient. Fish passage failures of both the spillway and pool and weir systems in La Estrella marsh can be traced to the "salmon-centric" concept used by the designers. We conclude that the Route 28 Dam design including its fish passage systems, do not follow criteria to cope with the strong hydrological variability and bioecological characteristics of fish inhabiting pulsatile systems such as La Estrella marsh.

La represa dela ruta 28 posee el potencial de bloquear el desplazamiento del sábalo (Prochilodus lineatus) desde el bañado La Estrella hacia el río Pilcomayo. Adicionalmente los numerosos peces que se concentran aguas abajo de la represa pueden sufrir una alta mortalidad cuando quedan atrapados durante el período de aguas bajas. Los objetivos de este estudio es determinar si los peces son capaces de superar el vertedero y evaluar si el diseño de los pasos para peces del tipo tanque-escalón ya instalados esadecuado para facilitar la migración hacia aguas arriba. Los resultados muestran que solo aquellos peces mayores a 39 cm de longitud total son capaces de ascender la pendiente del vertedero, pero únicamente cuando el nivel del agua en la cresta del mismo alcanza o supera los 40 cm. Los peces son incapaces de saltar desde el pie del vertedero hasta la cresta debido a que la pileta de disipación no sigue los criterios de mínima profundidad requeridos para alcanzar la suficiente velocidad y altura. Asimismo, los pasos para peces no poseen el número suficiente de tanques y algunas de sus dimensiones y su diseño se apartan de los estándares aceptados. La potencia de disipación volumétrica en el tanque superior de cada paso es inadecuada para que los peces puedan descansar, mientras que los flujos de atracción relativos a la descarga del vertedero resultan insuficientes. La baja eficiencia del vertedero y de los sistemas de pasos para peces pueden ser adjudicados a un concepto de construcción orientado a salmónidos. Concluimos que la represa de la ruta 28, incluyendo sus sistemas de pasaje para peces, no siguen los criterios adecuados para hacer frente a alta variabilidad hidrológica y las características bioecológica de los peces que habitan en bañados pulsátiles como La Estrella.
Descritores: Migração Animal
Construção/efeitos adversos
Peixes/crescimento & desenvolvimento
Limites: Animais
Responsável: BR68.1 - Biblioteca Virginie Buff D'Ápice


  9 / 17 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-646631
Autor: Bejar, Selena.
Título: Planta física: ubicación, proyecto y construcción / Physical plant location, design and construction
Fonte: ReNut;3(7):304-314, ene.-mar. 2009. tab, ilus.
Idioma: es.
Resumo: El asegurar la calidad sanitaria de los alimentos, en este caso los producidos por una SA, va más allá de cumplir con los requerimientos higiénicos que la Norma sanitaria establece, es necesario tomar conciencia de la importancia del diseño o proyecto, la ubicación y la construcción de las instalaciones de la planta física de producción de alimentos (PFPA) con el fin de controlar los riesgos de contaminación. Una vez conscientes de esto y con el pleno conocimiento y dominio de la norma sanitaria, es que el profesional Nutricionista que asume la responsabilidad del SA o que ocupa el puesto de Aseguramiento de la calidad se encargará de evaluar con mejor criterio su área de producción de alimentos asumiéndola como una Planta de producción de alimentos, debiendo evaluar la Planta Física y los diferentes procesos que en ella se ejecutan con el fin de identificar deficiencias, proponer cambios en la infraestructura, en el diseño de las instalaciones o en los procesos que permitan controlar los peligros y optimizar la producción de alimentos inocuos.
Descritores: Edifícios
Construção
Desenhos
Decoração de Interiores e Mobiliário
-Produção de Alimentos
Serviços de Alimentação
Abastecimento de Alimentos
Vigilância Sanitária de Produtos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: PE1.1 - Oficina Universitária de Biblioteca


  10 / 17 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Texto completo
Id: lil-624317
Autor: Ferreira, Ricardo Frankllin; Camargo, Amilton Carlos.
Título: As relações cotidianas e a construção da identidade negra / The daily relationships and the black identity construction / Las relaciones cotidianas y la construcción de la identidad negra
Fonte: Psicol. ciênc. prof;31(2):374-389, 2011.
Idioma: pt.
Resumo: O negro brasileiro tem sido exposto diariamente a situações de humilhação. Aprende, desde cedo, através de mecanismos eficazes de reprodução ideológica, que as características identitárias valorizadas positivamente são as do branco e que lhe cabe não mais que a reprodução do ideal branco-europeu para poder ser socialmente aceito. O objetivo deste trabalho foi o de ressaltar alguns processos aos quais a pessoa negra está submetida na construção de sua identidade, enfatizando aqueles que ocorrem em situações cotidianas principalmente na família, na escola e no trabalho, situações que reproduzem normas sociais dominantes e que tendem a manter a ordem socialmente instituída. Para compreendê-los, baseamo-nos em alguns depoimentos, principalmente no de Lígia, mulher negra, 34 anos, professora de uma escola pública. Seu depoimento foi tomado através de entrevista dirigida. Os resultados sugerem que a família, a escola e o trabalho são espaços em que o preconceito racial se retroalimenta. São sugeridos alguns processos que podem gerar novas perspectivas de atuação na busca de uma sociedade mais justa e mais humana....(AU)

The black Brazilians have been exposed to situations of daily humiliation. They learn early, through effective mechanisms of ideological reproduction, that the identification characteristics that are positively valued are the white people's and that they cannot reproduce the ideal of white European in order to be socially accepted. The objective of this study was to emphasize some processes to which black people are led in the construction of their identity, focusing those that occur in everyday situations, especially in the family, school and work situations that reproduce the dominant social norms and tend to maintain the established social order. To understand them, we rely on some evidence, mainly those of a black woman - Lígia, 34, a teacher at a public school. Her testimony was given through guided conversation. The results suggest that family, school and work are spaces in which racial prejudice undergoes a process of feedback and suggest some processes that can generate new perspectives of action in search of a more just and more human society....(AU)

El negro brasileño ha sido expuesto diariamente a situaciones de humillación. Aprende, desde temprano, a través de mecanismos eficaces de reproducción ideológica, que las características de identidad valoradas positivamente son las del blanco y que le cabe no más que la reproducción del ideal blanco europeo para poder ser socialmente aceptado. El objetivo de este trabajo fue el de resaltar algunos procesos a los cuales la persona negra está sometida en la construcción de su identidad, enfatizando aquéllos que ocurren en situaciones cotidianas principalmente en la familia, en la escuela y en el trabajo, situaciones que reproducen normas sociales dominantes y que tienden a mantener el orden socialmente instituido. Para comprenderlos, nos centramos en algunas declaraciones, principalmente en la de Lígia, mujer negra, 34 años, maestra de una escuela pública. Su declaración fue conseguida a través de encuesta dirigida. Los resultados sugieren que la familia, la escuela y el trabajo son espacios en que el prejuicio racial se retro alimenta. Son sugeridos algunos procesos que pueden generar nuevas perspectivas de actuación en la búsqueda de una sociedad más justa y más humana....(AU)
Descritores: Construção
Ego
Família
Inter-Relação
Racismo
Sociedades
Trabalho
-Estresse Psicológico
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME



página 1 de 2 ir para página        
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde