Base de dados : LILACS
Pesquisa : SP4.016.167.843 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 52 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 6 ir para página                

  1 / 52 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1248338
Autor: Fachini, Flávia; Tavares, Rejane Giacomelli.
Título: Avaliação de desempenho analítico do equipamento de hematologia de um laboratório de análises clínicas da Serra Gaúcha através da métrica Seis Sigma / Evaluation of the analytical performance of the hematology equipment of a Serra Gaúcha clinical analysis laboratory through Six Sigma metric
Fonte: Rev. bras. anal. clin;52(4):376-382, 20201230. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Avaliar o desempenho do equipamento Mindray® BC-5380 através da métrica sigma. Métodos: Os parâmetros incluídos neste estudo são leucócitos, eritrócitos, hemoglobina, hematócrito, volume corpuscular médio, hemoglobina corpuscular média, concentração de hemoglobina corpuscular média, amplitude de distribuição dos eritrócitos e plaquetas. Os cálculos foram realizados a partir de dados provenientes da rotina de controle de qualidade do laboratório, determinando-se a inexatidão, imprecisão, o erro total analítico e a métrica sigma dos parâmetros. Resultados: Valores aceitáveis de Sigma (>3) calculados com base nas especificações da qualidade CLIA foram encontrados para todos os parâmetros, exceto hematócrito. Calculando-se a métrica com base em especificações de variação biológica, hematócrito, volume corpuscular médio e hemoglobina corpuscular média apresentam desempenho inaceitável em pelo menos algum nível de controle, e a concentração de hemoglobina corpuscular média apresenta resultado inaceitável em todos os níveis. A contagem de leucócitos totais foi o único parâmetro com desempenho excelente em todos os níveis de controle, perante todas as especificações de qualidade aplicadas. Conclusão: A utilização da métrica sigma na avaliação do desempenho analítico permite identificar falhas não detectadas pelo controle de qualidade convencional, sendo um importante recurso para a melhoria contínua da qualidade.

Objective: To evaluate the performance of the Mindray® BC-5380 equipment using the sigma metric. Methods: The parameters included in this study are leukocytes, erythrocytes, hemoglobin, hematocrit, average corpuscular volume, mean corpuscular hemoglobin, mean corpuscular hemoglobin concentration, red cell distribution width and platelets. The calculations were performed based on data from the laboratory's quality control routine, determining inaccuracy, imprecision, total analytical error and the sigma metric of the parameters. Results: Acceptable values of Sigma (> 3) calculated based on CLIA specifications were found for all parameters, except hematocrit Calculating the metric based on specifications of biological variation, hematocrit, mean corpuscular volume and mean corpuscular hemoglobin present unacceptable performance in at least one level of control, and the mean corpuscular hemoglobin concentration shows unacceptable results at all levels. The total leukocyte count was the only parameter with excellent performance at all levels of control, with the quality specifications applied. Conclusion: The use of the sigma metric in the evaluation of analytical performance allows to identify flaws not detected by conventional quality control, being an important resource for continuous quality improvement.
Descritores: Controle de Qualidade
Controle Analítico de Qualidade
Gestão da Qualidade Total
Hematologia
Responsável: BR408.1 - Biblioteca da Faculdade de Medicina - BFM


  2 / 52 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1248199
Autor: Freitas, Vívien Cunha Alves.
Título: Eficácia das técnicas de coleta para a adequabilidade da amostra colpocitopatológica: ensaio clínico randomizado controlado / Effectiveness of collection techniques for the adequacy of the colpocytopathological sample: randomized controlled clinical trial.
Fonte: Fortaleza; s.n; dez. 2019. 116 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Objetiva-se testar a eficácia das técnicas de coleta para a adequabilidade da amostra colpocitopatológica. Trata-se de um estudo experimental, do tipo Ensaio Clínico Randomizado Controlado, no qual foram comparadas duas técnicas de coleta de esfregaços do Exame de Papanicolaou, elencadas em dois grupos: Grupo Controle (GC) (as células da ectocérvice foram imediatamente fixadas na lâmina e, após, coletou-se as células da endocérvice ­ recomendações brasileiras de 2006) e o Grupo Intervenção (GI) (as células da ectocérvice só foram dispostas na lâmina após a coleta das células endocervicais ­ recomendações de 2013). Estudo desenvolvido no Centro de Parto Natural Lígia Barros Costa (CPN), em Fortaleza-CE, nos meses de setembro de 2018 a julho de 2019. Ao final, obteve-se uma amostra de 184 mulheres no GC e 181 no GI, totalizando 365 participantes, alocadas por estratégia de randomização em blocos nos grupos citados. O cegamento foi garantido à paciente, ao citopatologista que avaliou a adequabilidade da amostra e à estatística. Os dados foram coletados por intermédio de um questionário contendo variáveis sociodemográficas, clínicas, sexuais e reprodutivas e referentes aos achados no laudo citopatológico. Os dados foram analisados com o auxílio do programa Software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 22.0, para Windows®, utilizando os testes Kruskal-Wallis, qui-quadrado e Fisher. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Ceará (CEP/PROPESQ/UFC) e registrado na plataforma de Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC). Quanto à identificação de diferenças entre os grupos, obteve-se que estes eram homogêneos entre si em relação às variáveis (p>5%), possibilitando inferências estatísticas. Sobre a adequabilidade da amostra e os demais achados do laudo citopatológico, não houve diferenças significativas em relação à técnica de coleta utilizada (p= 0,362) e que aspectos sociodemográficos, clínicos, sexuais e reprodutivos não influenciaram a adequação da amostra, obtendo-se valor de p>5% em todas as variáveis elencadas. Portanto, ambas as técnicas descritas nas recomendações brasileiras de coleta citopatológica, publicadas em 2006 e 2013, são eficazes para a obtenção de uma amostra adequada; devendo-se haver uma atualização do manual que trata sobre estas recomendações, evitando-se orientações que não influenciam na prática clínica. Trata-se de um estudo de alta evidência científica, inédito na área. (AU)
Descritores: Esfregaço Vaginal
Controle Analítico de Qualidade
Neoplasias do Colo do Útero
Enfermagem
Ensaio Clínico
Teste de Papanicolaou
Responsável: BR6.1 - BCS - Biblioteca de Ciências da Saúde


  3 / 52 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-303605
Autor: Valente Soares, Lucia M.
Título: Como obter resultados confiáveis em cromatografia / How to obtain reliable results in chromatography
Fonte: Rev. Inst. Adolfo Lutz;60(1):79-84, 2001.
Idioma: pt.
Resumo: Resultados analíticos que näo tenham passado por um processo de validaçäo carecem de qualquer valor. O presente trabalho enfoca etapas algumas vezes negligenciadas em laboratórios de cromatografia e que, no entanto, säo cruciais para a obtençäo de resultados analíticos confiáveis: uso de métodos analíticos validados e como validá-los, confirmaçäo da identidade do composto de interesse, escolha de métodos de quantificaçäo adequados, emprego de amostras de referência e testes de recuperaçäo na rotina de controle de qualidade e participaçäo em testes de proficiência
Descritores: Reprodutibilidade dos Testes
Cromatografia
Controle Analítico de Qualidade
-Controle de Qualidade
AVALIACAO
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação


  4 / 52 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Rates, Stela Maris Kuze
Id: lil-268380
Autor: Zuccolotto, Tatiana; Apel, Miriam; Rates, Stela Maris Kuze.
Título: Avaliaçäo da qualidade de produtos fitoterápicos comercializados em Porto Alegre - RS / Qualitative evaluation of herbal medicines comercialized in Porto Alegre - RS (Brazil)
Fonte: Rev. Inst. Adolfo Lutz;58(2):25-31, jul.-dez.1999. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este trabalho é uma avaliaçäo qualitativa de produtos fitoterápicos e insumos vegetais comercializados em Porto Alegre no período de julho a outubro de 1997, com o objetivo de verificar as mudanças geradas na qualidade destes produtos após a vigência da Portaria n§ 6 da SVS-MS (DOU de 31/01/95). Foram analisados 42 produtos, adquiridos mediante compra em ervaterios, farmácias de manipulaçäo e drogarias de Porto Alegre. As técnicas utilizadas foram baseadas na Farmacopéia Brasileira 4ª ed. e em literatura especializada ou desenvolvidas na disciplina de Farmacognosia da Faculdade de Farmácia - UFRGS. Foram considerados como indicadores de qualidade: identidade, ausência de matérias orgânicas estranhas, estado de conservaçäo e presença dos principais constituintes químicos das amostras em análise. Os resultados obtidos demonstraram que a vigência da Portaria n§6 da SVS-MS (DOU 31/01/95) ainda näo induziu uma alteraçäo no quadro de qualidade dos produtos fitoterápicos comercializados em Porto Alegre, visto que das 42 amostras analisadas, 71,4(por cento) näo atendem aos quesitos mínimos de qualidade exigidos por esta norma, à semelhança de resultados obtidos em trabalhos anteriores
Descritores: Medicina Herbária
Estudos de Avaliação como Assunto
Legislação como Assunto
-Qualidade dos Medicamentos Homeopáticos
Extratos Vegetais/análise
Controle Analítico de Qualidade
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação


  5 / 52 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Alaburda, Janete
Maio, Franca Duarte de
Id: lil-236636
Autor: Nishihara, Linda; Alaburda, Janete; Maio, Franca Duarte de.
Título: Características físico-químicas das águas de fontes minerais da Regiäo da Grande Säo Paulo / Physico-Chemical characterisics of water from mineral sources of Säo Paulo metropolitan region
Fonte: Rev. Inst. Adolfo Lutz;57(2):17-25, dez.1998. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Visando avaliar a qualidade de àguas minerais, foram analisadas amostras de 12 fontes minerais localizadas na Regiäo Metropolitana da Grande Säo Paulo. As amostras foram coletadas trimestralmente durante o período de um ano, diretamente da fonte e submetidas à análise dos seguintes parâmetros físico-químicos: aspecto; cor; odor; turbidez; pH; alcalinidade de hidróxidos, de carbonatos e de bicarbonatos; cálcio; cloreto; dureza total; ferro; magnésio; nitrogênio amoniacal, albuminóide, nitrito e nitrato; oxigênio consumido; potássio; sódio; sulfato; arsênio; bário; cádmio; chumbo; cianeto; cobre; cromo total; fluoreto; manganês e zinco. As amostras de águas minerais apresentam constância nos resultados dos parâmetros analisados durante o período das coletas, sendo que os valores obtidos encontram-se de acordo com os da legislaçäo vigente, com excceçäo de uma única fonte que apresentou concentrações de manganês e de nitrato acima do previsto na legislaçäo. A faixa de concentraçäo dos elementos metálicos mais abundantes foi de 2,8 a 19mg/L para o sódio 1,3 a 3,4mg/L para o potássio, 0,6 a 14mg/L para o cálcio e 0,8 a 11mg/L para o magnésio. Os teores dos demais metais analisados apresentaram-se abaixo dos limites de detecçäo dos métodos (0,01mg/L para Mn, Cr, Cu, e Cd; 0,02 mg/L para As; 0,03 mg/L para Pb e Al), sendo que apenas o íon zinco apresentou valores de 0,01 a 0,13 mg/L, podendo-se classificar as águas analisadas como oligominerais
Descritores: Águas Minerais
Fenômenos Químicos
Normas de Qualidade da Água
-Controle Analítico de Qualidade
Qualidade da Água/análise
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação


  6 / 52 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Carvalho, Antonio Cesar Perri de
Ranali, José
Id: biblio-872212
Autor: Carvalho, Antonio César Perri de; Ranali, José; Fava de Moraes, Flávio.
Título: O "milagre" da multiplicação dos cursos / The miracle of the multiplication of new courses
Fonte: Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent;51(4):310-18, jul.-ago. 1997. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: A cada ano, surgem no Brasil novas faculdades de Odontologia, gerando preocupação com a qualidade dos cursos oferecidos e com o excesso de profissionais despejados no mercado de trabalho. No terceiro milênio, a Odontologia poderá ser sinônimo de desemprego
Descritores: Faculdades de Odontologia/classificação
Faculdades de Odontologia/normas
Educação em Odontologia/normas
-Brasil
Controle Analítico de Qualidade
Responsável: BR97.1 - Serviço de Documentação Odontológica


  7 / 52 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-633047
Autor: Camps, Elena; Perazzi, Beatriz.
Título: Experiencia de educación continua basada en la notificación voluntaria de urocultivos y antibiogramas / Experience of continuous education through the voluntary notification of urine cultures and disk diffusion tests
Fonte: Acta bioquím. clín. latinoam;42(2):209-219, abr.-jun. 2008. tab.
Idioma: es.
Resumo: Durante el desarrollo de diversos cursos de Bacteriología, tanto presenciales como a distancia, del Programa de Educación Continua (PROECO) de la Fundación Bioquímica Argentina, se solicitó a los colegas la notificación voluntaria de los resultados de los urocultivos y antibiogramas pertenecientes a pacientes ambulatorios, realizados entre el 1º de mayo y el 31 de julio de 2004 en los laboratorios en donde se desempeñaban. Del presente trabajo participaron ochenta y seis bioquímicos de treinta ciudades correspondientes a cuatro provincias argentinas. El objetivo general fue evaluar la importancia de las actividades de educación continua basadas en el análisis del trabajo cotidiano, a través de la notificación de los resultados de laboratorio de los urocultivos y antibiogramas, utilizando el papel didáctico del error como estrategia para aproximar la teoría y la práctica, con el objeto de implementar acciones que permitan normatizar los procedimientos de laboratorio y mejorar la calidad de los mismos. Con los resultados se confeccionó una base de datos en los programas de computación Excel 6.1 y SPSS 10.0 para procesarlos estadísticamente. De 1.260 datos, el 80% fueron aportados por los laboratorios privados y los restantes por los hospitales públicos y centros de atención primaria de salud municipales. El 80,6% de las muestras pertenecieron a mujeres y el 89% de los aislamientos correspondieron a bacilos gramnegativos. El agente más frecuente fue Escherichia coli 835 (66,3%); seguido por Proteus spp. 104 (8,3%); Klebsiella spp. 83 (6,6%); Staphylococcus spp. 79 (6,2%); Enterococcus spp. 43 (3,4%) y otros 116 (9,2%). Al analizar comparativamente las resistencias a antibióticos en los laboratorios privados y hospitalarios respecto de las publicadas por centros de referencia nacionales se encontraron similitudes y diferencias. Los errores de procedimiento detectados, tanto en la identificación de gérmenes como en los antibióticos ensayados, permitieron avanzar en la normatización de las técnicas. Desde el PROECO se dirigió una tarea de capacitación entre pares con supervisión docente, dentro de los talleres participativos nominales, enfatizando el valor del trabajo en el proceso de aprendizaje y favoreciendo la accesibilidad a los conocimientos. Esto también mostró la potencialidad del impacto indirecto de un programa de educación sobre actividades de vigilancia epidemiológica y la importancia que tiene la notificación de resultados de distintas patologías por parte de los laboratorios privados que aportaron cuatro veces más datos que el sector público, lo cual resulta interesante al momento de tomar medidas de prevención y la actualización de guías de tratamiento, incidiendo tanto sobre la prescripción médica como en la aún persistente venta directa de antibióticos en las farmacias. Esta publicación pretende ser un aporte preliminar para hacer notar la importancia de instalar una actividad de notificación de resultados con continuidad por parte del sector bioquímico privado y público, basada en el análisis de datos reales de la atención primaria de la salud, que contribuya a la toma de medidas sanitarias pertinentes en relación con diversas patologías.

During the development of diverse courses on Bacteriology such as in site classes or Distance learn-ing classes, of the Program of Continuous Education (PROECO) of the Fundación Bioquímica Argentina, colleagues were requested the voluntary notification of the results of urine cultures and disk diffusion tests from outpatients, carried out from May 1 to July 31, 2004 in the laboratories where they worked. Eighty-six biochemists from thirty cities from four Argentine provinces participated in this work. The general objective was to evaluate the importance of the activities of continuous education based on the analysis of daily work, through the notification of the laboratory results of urine cultures and disk diffusion tests using the didactic error as a strategy to approach theory to practice, in order to achieve actions that make it possible to standardize the laboratory procedures and to improve their quality. With the results a database was made using Excel 6.1 and SPSS 10.0 for statistical processing. A total of 1008 out of 1260 (80%) data were provided given by private laboratories and the 20% remaining by public hospitals and municipal centers of primary health attention. 80.6% of the samples belonged to women and in 89% of the cases gramnegative bacilli were isolated. The most frequent agent was Escherichia coli 835 out of 1260 (66.3%); followed by Proteus spp. 104 out of 1260 (8.3%); Klebsiella spp. 83 out of 1260 (6.6%); Staphylococcus spp. 79 out of 1260 (6.2%); Enterococcus spp. 43 out of 1260 (3.4%) and other 116 out of 1260 (9.2%). There were similarities and differences in the comparison of the resistances to antibiotics in private and public hospital laboratories with those published by the national reference center. The procedure errors detected both in the identification of germs and in the rehearsed antibiotics enabled the improvement of the standardization of the techniques. PROECO ran a training task among colleagues with educational supervision, inside the nominal participatory workshops, emphasizing the value of work in the learning process improving the accessibility to knowledge. This also showed the potentiality of the indirect impact of an educational program about epidemic surveillance, and the importance of the notification of results of different diseases from private laboratories, which contributed with four times more data than the public sector, which is interesting at the moment of taking prevention and treatment measures, impacting both on the medical prescription and on the dispensation of antibiotics by pharmacists. This article tries to be a preliminary contribution to highlight the importance of achieving an activity of notification of the results with continuity by the private biochemical sector that contributes to take pertinent sanitary measures in relation to different diseases.
Descritores: Testes de Sensibilidade Microbiana/normas
Educação Continuada/tendências
-Atenção Primária à Saúde/normas
Infecções Urinárias/urina
Infecções Urinárias/epidemiologia
Controle Analítico de Qualidade
Educação Continuada
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: AR1.2 - Instituto de Investigaciónes Epidemiológicas


  8 / 52 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-886116
Autor: del Campillo, Sofía; de Elías, Rafael; Kiener, Gisel; Kiener, Oscar; Barzón, Silvia.
Título: Especificaciones de calidad en base a error total: ¿Cuál es la mejor elección? / Quality specifications based on total error: What's the best choice? / Especificações de qualidade com base em erro total: Qual é a melhor escolha?
Fonte: Acta bioquím. clín. latinoam;51(2):227-235, jun. 2017. graf, tab.
Idioma: es.
Resumo: El objetivo del trabajo fue evaluar el desempeño anual de los métodos, en términos de error total (ET), las distintas especificaciones de calidad disponibles y el modelo Seis Sigma para calificar desempeño. Se evaluaron analitos con variabilidad biológica (VB), muy baja, baja, media y alta. Se calculó el ET (ETc) y el sigma (s) mensual a dos niveles de control; el ET permitido (ETp) para cada analito se obtuvo de 8 fuentes (metas biológicas y regulatorias). Se consideró desempeño aceptable cuando ETc
The aim of this work was to evaluate the annual performance of the methods in terms of total error (TE), the different quality specifications available, and the Six Sigma model to qualify performance. Analytes with very low, low, medium and high biological variability (BV) were evaluated. TE (TEc) and sigma (s) were calculated monthly at two levels of control; allowable TE (TEa) for each analyte was obtained from 8 sources (biological and regulatory goals). Acceptable performance was considered when TEc
O objetivo do trabalho foi avaliar o desempenho anual dos métodos em termos de erro total (ET), as diferentes especificações de qualidade disponíveis e o modelo Seis Sigma para qualificar desempenho. Foram avaliados analitos com variabilidade biológica (VB) muito baixa, baixa, média e alta. Calculou-se ET (ETc) e o sigma (s) mensal a dois níveis de controle; o ET permitido (ETp) para cada analito foi obtido de 8 fontes (metas biológicas e regulatórias). Levou-se em consideração o desempenho aceitável quando ETc < ETp e s≥3. Foi observada a estabilidade analítica durante o período de avaliação. Não foram alcançadas as metas biológicas para analitos com VB muito baixa, algo semelhante aconteceu para analitos com VB baixa e média; com VB alta alcançaram todas as especificações. O desempenho s e a regra de controle de Westgard dependeram do ETp escolhido; para magnésio, com CLIA (ETp=25%) se obteve s >10 (World Class) e simples regra (13s), com VB mínima s <3 e multirregra. Conclui-se que a aceitação do desemperno do método e as regras de controle dependeram do ETp escolhido, sem disporem nesse meio de metas mínimas a alcançar. O monitoramento mensal do ETc mostrou a estabilidade analítica com variabilidade típica de cada método.
Descritores: Controle de Qualidade
Controle Analítico de Qualidade/métodos
Técnicas de Química Analítica/normas
-Gestão da Qualidade Total
Técnicas de Laboratório Clínico
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Estudo de Avaliação
Responsável: AR1.1 - Biblioteca Rafael Herrera Vegas


  9 / 52 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1049749
Autor: Olivieri, Eloisa Helena Ribeiro.
Título: Impacto do tempo de isquemia na análise de expressão gênica global em tecidos criopreservados / Impact of cold ischemia on global gene expression in cryopreserved tissues.
Fonte: São Paulo; s.n; 2019. 85 p. ilust, quadros.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Fundação Antônio Prudente para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: O perfil de expressão gênica tem passado do cenário da pesquisa básica para a prática clínica, sendo cada vez mais utilizado como ferramenta na classificação de subtipos moleculares do câncer. No entanto, deve-se ter cautela ao interpretar as assinaturas gênicas, uma vez que os métodos de manuseio e preservação da amostra podem afetar a expressão gênica. "Isquemia fria", quando aplicada à coleta e preservação de tecidos para pesquisa, refere-se ao período transcorrido desde a retirada do órgão do corpo e coleta da amostra, até o momento do seu congelamento em nitrogênio líquido. O objetivo geral deste trabalho foi avaliar o impacto do tempo de isquemia fria na expressão gênica global pela técnica de microarray em um modelo animal. Avaliamos 3 órgãos (pulmão, fígado e rim) de 52 camundongos (Mus musculus C57Bl/6), gerando 312 tecidos submetidos a diferentes tempos de isquemia (zero ou referência, 15, 30, 45 e 60 minutos). A expressão gênica global foi avaliada na plataforma SurePrint G3 Mouse GE 8x60K Microarray, que cobre o genoma completo do camundongo. Como resultado deste trabalho, os RNA totais extraídos tiveram alta qualidade (RIN médio de 9,4) e observamos alterações em genes que podem ser atribuídas ao processo isquêmico per se (p<0.05 e fold-change |2|). Alguns desses genes são conhecidamente relacionados ao câncer: fatores de transcrição (Fos, Hif3A), oncogenes (Ret, Srsf3), supressores tumorais (Btg1, Hnf1a), genes envolvidos no reparo do DNA, diferenciação e atividades de quinase. Esses genes devem ser olhados com cautela nas assinaturas genômicas para um desempenho analítico mais confiável. Foram encontradas variações de expressão gênica relacionadas a processos de controle de íons intracelulares e controle do pH. Evidenciou-se a importância da criopreservação imediata do tecido, ou, pelo menos, o mais rápido possível após a coleta, visando minimizar os efeitos de variação da expressão gênica decorrentes da isquemia (AU)

Gene expression profile has been moved from basic research to clinical practice, and it is increasingly being used as a tool in the classification of molecular subtypes in cancer. However, caution should be exercised when interpreting gene signatures, as sample handling and preservation methods may affect gene expression. "Cold ischemia", when applied to tissue collection and preservation for research, refers to the period from organ removal from the body and sample collection until it is frozen in liquid nitrogen. The general objective of this work was to evaluate the impact of cold ischemia time on global gene expression by microarray technique in an animal model. We evaluated 3 organs (lung, liver and kidney) from 52 mice (Mus musculus C57Bl / 6), generating 312 tissues submitted to different ischemia times (zero or reference, 15, 30, 45 and 60 minutes). Global gene expression was evaluated on the SurePrint G3 Mouse GE 8x60K Microarray platform that covers the complete mouse genome. As a result of this work, the extracted total RNAs had high quality (mean RIN of 9.4) and we evidenced changes in genes that can be attributed to the ischemic process per se (p <0.05 and fold-change | 2 |). Some of these genes are known to be related to cancer: transcription factors (Fos, Hif3A), oncogenes (Ret, Srsf3), tumor suppressors (Btg1, Hnf1a), genes involved in DNA repair, differentiation and kinase activities. These genes should be viewed with caution in genomic signatures for more reliable analytical performance. Gene expression variations related to intracellular ion control and pH control processes were observed. The importance of immediate tissue cryopreservation, or at least as soon as possible after collection, was evidenced in order to minimize the effects of gene expression variation resulting from ischemia (AU)
Descritores: Criopreservação
Expressão Gênica
Controle Analítico de Qualidade
Bancos de Espécimes Biológicos
Análise em Microsséries
Criobiologia
Isquemia/cirurgia
Limites: Animais
Masculino
Feminino
Responsável: BR30.1 - Biblioteca
BR30.1


  10 / 52 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-633044
Autor: Duboscq, Cristina; Kordich, Lucía.
Título: Influencia de las variables preanalíticas en la determinación de proteína S / Influence of preanalytical variables in S protein determination
Fonte: Acta bioquím. clín. latinoam;42(1):89-93, ene.-mar. 2008. graf.
Idioma: es.
Resumo: La proteína S (PS) regula el sistema de coagulación mostrando actividad de cofactor de la Proteína C activada (PCa) con la cual forma un complejo equimolecular. En presencia de iones calcio este complejo inactiva por proteólisis los factores V y VIII activados por trombina. La proteína S plasmática circula 40% libre (fracción que presenta actividad de cofactor de la PCa) y 60% unida al C4-BP (proteína ligante de la fracción C4 del complemento). El objetivo fue comparar el dosaje de PS realizado por método coagulable e inmunoturbidimétrico e investigar cómo las variables preanalíticas afectan los niveles de PS determinados. Se obtuvieron los siguientes resultados: método coagulable: CV intra ensayo: (n=20): 4%, CV interensayo (n=20, 3 días): 3,4%. Método inmunoturbidimétrico: CV intraensayo (n=20): 3,7%.CV Inter. ensayo (n=20,3 días): 4,5%. Existe buena correlación (R2=0,94) entre ambos métodos, cuando la calibración por el método coagulable se realiza en la misma corrida analítica que las muestras. Cuando se realizó el estudio de Bland y Altman los dos métodos mostraron ser comparables en todos los niveles de PS estudiados. No se observaron diferencias significativas entre las muestras determinadas frescas y conservadas a -20 y -80 °C descongeladas solo una vez.

Protein S has an essential anticoagulant function acting as activated Protein C cofactor and forming an equimolecular complex with it. In the presence of calcium this complex regulates the coagulation process inactivating thrombin activated factors V and VIII by proteolysis. In plasma there are two different forms: a) free Protein S which acts as the cofactor of activated protein C (representing about 40% of total Protein S) and b) C4-BP(C4 binding protein) bound protein S which exhibits no activity as cofactor of activated Protein C (representing about 60% of total PS). The objetive was to compare the PS dosage determination by two methods: immunoturbidimetric and clotting, and to investigate how pre-analytical variables affect the results. The following results were obtained: Clotting method: CV intra assay: (n=20): 4%, CV interassay (n=20, 3 days): 3.4%; immunoturbidimetric method CV intra assay (n=20): 3.7%: CV inter assay (n=20.3 days): 4.5%. There is a good correlation (R2 = 0.94) between both methods; when the clotting method is calibrated in batch with the samples. There is significant difference between fresh and frozen ( -20 °C and -80 °C) samples when the latter have been desfrozen only once.
Descritores: Proteína S/análise
Análise de Sequência de Proteína/métodos
-Valores de Referência
Proteína C
Controle Analítico de Qualidade/métodos
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: AR1.2 - Instituto de Investigaciónes Epidemiológicas



página 1 de 6 ir para página                
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde