Base de dados : LILACS
Pesquisa : SP4.016.177.008 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 37 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 4 ir para página            

  1 / 37 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-404802
Autor: Godoy, Manoel Carlos T. F. de; Boin, Marcos Norberto; Sanaiotti, Daniela Cristina; Silva, Joel B. da.
Título: Contaminação das águas subterrâneas por nitrato em Presidente Prudente - SP, Brasil / Nitrate contamination in grounwater in Presidente Prudente-SP, Brazil
Fonte: Rev. Inst. Adolfo Lutz;63(2):208-214, jul.-dez. 2004. mapas, tab.
Idioma: pt.
Resumo: A pesquisa teve como objetivo delimitar zonas de contaminação das águas subterrâneas por nitrato na área urbana de Presidente Prudente-SP, Brasil, verificar a sua possível relação com a expansão da urbanização e apontar prováveis causas do fenômeno a ser caracterizado. Os trabalhos executados incluíram a consulta aos arquivos do Instituto Adolfo Lutz com referência a análises físico-químicas de águas subterrâneas, alocalização dos pontos de coleta de amostras pelo sistema de coordenadas UTM, o tratamento geoestatístico dos dados das análises por meio do Programa Surfer-Surface Mapping System, com a interpolação por Krigagem linear. Este mapeamento realça a localização da contaminação em áreas bem definidas, estando os poços contaminados em zona inscrita na área de ocupação urbana anterior ao ano de 1962. Como fontes da contaminação, a pesquisa executada distingue o vazamento de esgoto doméstico, a lixiviação de fossas e a lixiviação de depósitos variados de resíduos sólidos. Os resultados das análises evidenciam também a resina de troca iônica, cujo emprego se tem mostrado eficiente
Descritores: Microbiologia da Água
Nitratos/toxicidade
Poluição de Águas Subterrâneas
-Resinas de Troca Iônica
Urbanização
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação


  2 / 37 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id: lil-256729
Autor: Paraguay. Ministerio de Agricultura y Ganadería.
Título: Perfil nacional del manejo de sustancias químicas en el Paraguay.
Fonte: Asunción; Subsecretaría de Estado de Recursos Naturales y Medio Ambiente; 1998. 189 p. tab.
Idioma: es; en.
Resumo: Presenta un diagnóstico de la situación actual, del manejo de las sustancias químicas en el Paraguay, enfocando sus diferentes facetas y cubriendo todo su ciclo de vida
Descritores: Saúde do Trabalhador
Poluição Ambiental
Poluição Ambiental
Poluição de Águas Subterrâneas
Poluição da Água
Contaminação Química
-Paraguai
Responsável: PY2.1 - Centro de Documentación
Py2.1/614.7/Pla/82


  3 / 37 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-882309
Autor: Bettim, Danielle Antpack; Costa, Rafael Ferreira.
Título: Análise da decisão do Recurso Especial nº 982. 923-PR: aspectos essenciais do direito fundamental à saúde e ao meio ambiente equilibrado em caso de contaminação de lençol freático / Analysis of the decision of Recurso Especial nº 982. 923-PR: essential aspects of the fundamental right to health and the balanced environment in case of groundwater contamination / Análisis de la decisión del Recurso Especial nº 982. 923-PR: aspectos esenciales del derecho fundamental a la salud y al medio ambiente equilibrado en caso de contaminación de napas freáticas
Fonte: Cad. Ibero Am. Direito Sanit. (Impr.);7(1):318-328, jan.-mar. 2018.
Idioma: pt.
Descritores: Poluição de Águas Subterrâneas/legislação & jurisprudência
-Decisões Judiciais
Responsável: BR208.2 - PRODISA - Programa de Direito Sanitário


  4 / 37 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: biblio-871060
Autor: Santos, Paulo Roberto Penalva dos.
Título: Metodologia para a tomada de decisão sobre a utilização de água subterrânea no abastecimento público no entorno de áreas urbanas industrializadas / Methodology for decision making on the use of groundwater for public supply in the vicinity of industrialized urban areas.
Fonte: São Paulo; s.n; 2016. 333 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Ambiental para obtenção do grau de Doutor.
Descritores: Abastecimento de Água/normas
Água Subterrânea/análise
Tomada de Decisões
Poluição de Águas Subterrâneas
Qualidade da Água/normas
-Indústrias
Saúde Pública
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência
BR67.1; DR, 1292. CM. 56123/2016; BR67.1; DR, 1292. CM. 56261/2016; BR67.1, DR-770. CDR-770/16


  5 / 37 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-643315
Autor: Iwai, Cristiano Kenji.
Título: Avaliação da qualidade das águas subterrâneas e do solo em áreas de disposição final de resíduos sólidos urbanos em municípios de pequeno porte: aterro sanitário em valas / Assessment of the quality of groundwater and soil in areas of final disposal of municipal solid waste in small cities landfills in ditches.
Fonte: São Paulo; s.n; 2012. 269 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Ambiental para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: O gerenciamento adequado dos resíduos sólidos contribui de forma inequívoca com a sustentabilidade urbana e com a saúde ambiental e humana. São conhecidas as dificuldades na destinação final adequada dos resíduos sólidos urbanos em todo o Brasil, principalmente em municípios de pequeno porte, nos quais estão 98 por cento dos 2.906 lixões existentes no país (MMA, 2011). Assim, alguns Estados vêm adotando soluções simplificadas e economicamente viáveis à realidade destes municípios. Destaca-se, no Estado de São Paulo, um programa de governo, que, desde 1999, fomentou a implantação dos denominados Aterros em Valas. Ressalta-se, porém, que estes sistemas simplificados não dispõem de todos os dispositivos de proteção ambiental utilizados em aterros sanitários convencionais, como impermeabilização e sistemas de drenagem de gases e lixiviados. Os principais critérios à utilização destes aterros estão relacionados à escolha de áreas adequadas em relação ao meio físico. Esta simplificação é questionada no meio técnico, principalmente quanto à eventual contaminação ambiental. Assim, esta pesquisa objetivou efetuar a avaliação de aterros sanitários de pequeno porte em valas, quanto ao potencial de alteração da qualidade das águas subterrâneas e do solo. Para tanto, foram selecionados três aterros em valas do Estado de São Paulo, situados nos municípios de Angatuba, Jaci e Luiz Antônio, os quais são considerados adequados, segundo o Inventário Estadual de Resíduos Sólidos (CETESB, 2011). Os resultados indicam que, para as taxas de aplicação de resíduos nessas áreas, variando de 8.000 a 15.000 t/ha, os solos locais têm sido capazes de promover a atenuação natural dos contaminantes. Não foram verificadas alterações significativas na qualidade do solo e das águas subterrâneas, corroborando, até o momento, a adequação da concepção proposta para os aterros sanitários de pequeno porte em valas. Esta tecnologia mostra-se viável como alternativa transitória, considerando-se um processo de melhoria contínua, que visa inicialmente à erradicação dos lixões. Assim, podem ser consideradas boas as perspectivas de se alcançar o objetivo da disposição final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos gerados nos municípios de pequeno porte, por meio da utilização desses sistemas.
Descritores: Valas para Lixo
Poluição de Águas Subterrâneas
Aterros Sanitários
Poluição Ambiental
Qualidade do Solo
Qualidade da Água
-Brasil
Coleta de Dados
Monitoramento Ambiental
Eliminação de Resíduos
Prevenção e Mitigação
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência
BR67.1; DR, 1088. CM. 53664/2012


  6 / 37 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-643266
Autor: Soares, Marilda de Souza.
Título: Áreas contaminadas e águas subterrâneas na unidade de gerenciamento de recursos hídricos do Alto Tietê / Contaminated areas and groundwater in the Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Alto Tietê.
Fonte: São Paulo; s.n; 2011. 210 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Ambiental para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: A Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Alto Tietê - UGRHI 6, no Estado de São Paulo, é composta por 34 municípios e abrange a parte superior do Rio Tietê, desde a sua cabeceira até a barragem do Reservatório de Pirapora, numa extensão de 133 km. Abriga quase metade da população do Estado e compreende, em seu território, grande parte da Região Metropolitana da Grande São Paulo. As águas subterrâneas na UGRHI do Alto Tietê têm problemas de rebaixamento dos níveis de água por adensamento de poços em conjunto com fontes potenciais de poluição o que pode causar contaminação dos aquíferos. Por meio de pesquisa na modalidade documental na Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, para levantamento de dados sobre as áreas contaminadas de 2002 a 2010 e no Departamento de Águas e Energia sobre os poços outorgados cadastrados no ano de 2011, procedeu-se o mapeamento das áreas contaminadas e dos poços outorgados na UGRHI do Alto Tietê. Conclui-se que na UGRHI do Alto Tietê existe a possibilidade de riscos para a saúde pública na utilização das águas subterrâneas, principalmente no Município de São Paulo que possui o maior número de áreas contaminadas que podem influir na qualidade das águas subterrâneas obtidas por meio de perfuração de poços de abastecimentos.
Descritores: Água Subterrânea
Poluição de Águas Subterrâneas
Monitoramento Ambiental/legislação & jurisprudência
Poços de Água/estatística & dados numéricos
Poluição Ambiental
-Gestão dos Recursos Naturais
Sistemas de Informação Geográfica/instrumentação
Consumo de Água (Saúde Ambiental)
Recursos Hídricos
Perfuração de Poços
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência
BR67.1; MTR, 1882. CM. 53466/2012


  7 / 37 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Cuba
Texto completo
Id: lil-577780
Autor: Larios Ortiz, Luis.
Título: Contaminación del agua por nitratos: significación sanitaria: [revisión] / Water pollution by nitrates: sanitary significance: [review]
Fonte: Arch. méd. Camaguey;13(2), mar.-abr. 2009.
Idioma: es.
Resumo: Se realizó una revisión del reporte de contaminación del agua subterránea por nitratos, tanto en países del exterior como en el nuestro. Se hicieron señalamientos sobre el deterioro de la calidad de estas aguas y los efectos adversos que las mismas pueden tener para la salud. También se hizo referencia al origen de la contaminación de las mismas en la mayor parte de los casos. Con respecto a Cuba un informe emitido hace ya varios años por el Ministerio de Salud Pública y el entonces Instituto de Hidroeconomía, señaló las provincias de Camagüey, Las Tunas y en menor grado Cienfuegos y Holguín como las de mayor afectación en este sentido.

A review of the contamination report of underground water by nitrates was carried out, as much in other countries as in ours. Appoitments are made on the deterioration of the quality of these waters and the adverse effects that the same ones may have for health. Reference is also made to the origin of the contamination of the said waters in most of the cases. Concerning Cuba an emitted statement already several years ago for the Ministry of Public Health and the Institute of Hydroeconomy, points out Camagüey, Las Tunas and in smaller grade Cienfuegos and Holguín provinces as the most affected in this sense.
Descritores: Poluição de Águas Subterrâneas
Nitratos/efeitos adversos
Responsável: CU1.3 - CPICM - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas


  8 / 37 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-445769
Autor: Nascimento, Silvia Cremonez; Hypolito, Raphael; Ribeiro, André Afonso.
Título: Disponibilidade de metais pesados em aterro de indústria siderúrgica / Availability of heavy metals in landfill of stainless steel
Fonte: Eng. sanit. ambient;11(3):196-202, jul.-set. 2006. ilus, mapas, tab.
Idioma: pt.
Projeto: CNPq.
Resumo: O estudo efetuou o levantamento detalhado da fonte poluidora com coletas de amostras de águas superficiais, subterrâneas, efluentes e resíduos sólidos industriais, associados ao Aterro Industrial. Os resultados permitiram a compreensão do comportamento de íons de metais pesados, que, na área, está intimamente ligado aos valores dos parâmetros físico-químicos como pH e Eh. Foram encontradas altas concentrações de manganês e chumbo, principalmente nas águas subterrâneas, demonstrando grande mobilidade destes íons, indicando sua ação direta no processo poluente. Por tratar-se de área bastante contaminada, recomenda-se monitoramento sistemático dos agentes poluidores, alertando para o risco de bioacumulação na cadeia trófica.

This study was conducted by the detailed survey of the polluting source. Several samples of superficial and groundwater, effluents and industrial waste associated to the Industrial Landfill were collected. The results allowed to understand that the heavy metals behavior are strongly dependent on the physic chemical parameters as pH and Eh. High manganese and lead concentrations have been found, mainly in groundwater, demonstrating the great ions mobility, indicating theirs direct action in the pollutant process. Systematic monitoring of the polluting agents is recommended, alerting for the risk of bioaccumulation in the trophic web.
Descritores: Poluição Ambiental
Poluição de Águas Subterrâneas
Eliminação de Resíduos Perigosos
Resíduos Industriais
Indústria Siderúrgica
Metais Pesados
Responsável: BR559.1 - Centro de Informação e Documentação em Saúde


  9 / 37 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-445709
Autor: Barros, Aldre Jorge Morais; Prasad, Shiva; Leite, Valderi Duarte; Souza, Antonio Gouveia.
Título: Estudo termogravimétrico do processo de sorção de metais pesados por resíduos sólidos orgânicos / Thermogravimetric study of the sorption process of heavy metals in organic solid waste
Fonte: Eng. sanit. ambient;11(2):184-190, abr.-jun. 2006. graf, tab.
Idioma: pt.
Projeto: CNPq; . CAPES.
Resumo: A poluição de uma bacia hidrográfica pode causar alterações das propriedades físicas, químicas e biológicas da massa de água, comprometendo o seu uso para o consumo humano e para outros tipos de atividades, dependendo do grau de poluição ou contaminação. Os métodos de tratamentos convencionais de efluentes contendo metais pesados produzem quantidades significativas de subprodutos com características recalcitrantes, além de serem técnicas onerosas e de reprodutibilidade baixa. A busca por soluções mais baratas e definitivas levou ao desenvolvimento de tecnologias limpas, dentre estas tecnologias destaca-se o processo de sorção que baseia-se na utilização de substâncias absorventes desses elementos químicos. Este trabalho teve como objetivo avaliar o processo de sorção de metais pesados pelos resíduos sólidos orgânicos utilizando-se das técnicas de termogravimetria. Os resultados obtidos demonstraram que os perfis das curvas da termogravimetria dos resíduos sólidos orgânicos apresentam modificações significativas nas características físicas e químicas, quando submetidas ao processo de sorção dos metais pesados.

Pollution of a hydrographic basin can cause alterations in physical, chemical and biological properties of water mass, committing its use for the human consumption and for other types of activities, depending on the contamination or pollution level. The conventional treatment methods for effluents containing heavy metals produce significant amounts of byproducts with recalcitrant characteristics; besides the techniques being onerous their reproducibility is low. The search for cheaper and definitive solutions led to the development of clean technologies, among these technologies the sorption process based on utilization of absorbent substances for these elements can be pointed out. This work has the objective of evaluating the sorption process of heavy metals by organic solid waste utilizing the thermogravimetric technique. The results obtained demonstrated that the profiles of the thermogravimetric curves of the organic solid waste presented significant modifications in the physical and chemical characteristics when submitted to the heavy metal sorption process.
Descritores: Águas Residuárias
Análise Diferencial Térmica
Poluição Ambiental
Poluição de Águas Subterrâneas
Bacias Hidrográficas
Metais Pesados
Tratamento de Águas Residuárias
-Absorção
Adsorção
Resíduos Sólidos
Responsável: BR559.1 - Centro de Informação e Documentação em Saúde


  10 / 37 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Id: lil-444723
Autor: Fundação Nacional de Saúde.
Título: 1. Caderno de pesquisa em engenharia de saúde pública / 1. Research notebook in public healt engineering.
Fonte: Brasília; FUNASA; 2006. 237 p. ilus, mapas, tab, graf. (Estudos e pesquisas).
Idioma: pt.
Descritores: Saneamento Básico
Meio Ambiente
Engenharia Sanitária
Saneamento
-Esgotos Domésticos
Água Potável
Poluição de Águas Subterrâneas
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência
BR67.1; 628, 83, 1.. 47121/2006



página 1 de 4 ir para página            
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde