Base de dados : LILACS
Pesquisa : SP4.021.197.118.509.415 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 7 [refinar]
Mostrando: 1 .. 7   no formato [Detalhado]

página 1 de 1

  1 / 7 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Moimaz, Suzely Adas Saliba
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-912628
Autor: Cazotti, Cezar Augusto; Francisco, Kléryson Martins Soares; Gomes Filho, Douglas Leonardo; Presta, Andréia Antoniuk; Moimaz, Suzely Adas Saliba.
Título: Teor de flúor na água de poços superficiais / Fluoride content in water of shallow wells
Fonte: Biosci. j. (Online);28(3):494-499, may/june 2012. graf.
Idioma: pt.
Resumo: No Brasil, a maior parte das fontes de água apresenta baixa concentração de flúor; entretanto, foram identificadas localidades onde estes valores estavam acima do recomendado como ideal para o consumo humano, ocasionando o surgimento do primeiro sinal clínico da intoxicação crônica por este elemento, a Fluorose dentária. O objetivo deste estudo foi conhecer o teor de flúor presente na água de 175 poços superficiais que abastecem as residências dos moradores da zona rural do município de Gabriel Monteiro/SP, em 2004. De posse de um mapa do município, foram localizadas e visitadas todas as residências nas quais uma amostra da água utilizada foi coletada em frasco de polietileno, posteriormente encaminhados para o laboratório do Núcleo de Pesquisa em Saúde Coletiva (NEPESCO) do Programa de Pós-graduação em Odontologia Preventiva e Social da Faculdade de Odontologia de Araçatuba ­ Universidade Estadual Paulista (FOA - UNESP) para análise do teor de flúor. O método utilizado foi o eletrodo específico para íon flúor (Orion 9609 BN) acoplado a um analisador de íons (Orion 710 A). Os resultados evidenciaram que em 71,36% das amostras a concentração de flúor é considerada desprezível (< 0,10 ppm F- ). A concentração de flúor presente nas fontes de água não ultrapassam os valores recomendados pela legislação brasileira, no entanto, considerando-se as baixas concentrações de flúor encontradas nas fontes analisadas, é importante que seja recomendado o emprego de produtos Fluoretados, desde que utilizados com os devidos cuidados, visando a promoção de saúde bucal desta população.

Most of the water supplies in Brasil have a low Fluoride concentration, however there are some places where these concentrations are above the recommended as suitable for human consumption, causing chronicle intoxication, more specifically, dental Fluorosis. This study aimed to know the Fluoride content naturally present in water from 175 shallow wells located in the rural zone of Gabriel Monteiro city, in São Paulo state, in 2004, and to verify if these contents could prevent dental decay. Armed with a map of the city were located and visited all households in which a sample of water used was collected in a polyethylene bottle, then sent to NEPESCO (Collective Health Research Nucleus) laboratory of the Post-Graduation Program of Preventive and Social Dentistry of the Araçatuba Dental School-UNESP, The method used was the Fluoride ion-specific electrode (Orion 9609 BN), coupled to an ion-analyzer (Orion 710 A). The results showed that in 73.36% of the samples in the Fluoride concentrations was considered despicable (< 0.10 ppm F). The Fluoride concentration in water sources do not exceed the values recommended by Brazilian legislation, however, considering the low concentrations of Fluoride found in the sources analyzed, it is important to recommend the use of Fluoride products, if used with proper care, aiming to promote oral health in this population.
Descritores: Água
Poços Rasos
Fluoretação
Flúor
Fluorose Dentária
Responsável: BR396.4


  2 / 7 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-599550
Autor: Wendt, Simone Ballão Taques; Bezerra, Amanda; Petry, Lisabete.
Título: Análise microbiológica de água de poços, em comunidade do bairro de São Cristóvão, Município de Três Barras, SC / Microbiological analysis of water wells in the community of São Cristóvão, the Municipality of Três Barras, SC
Fonte: Hig. aliment;25(192/193):134-141, jan.-fev. 2011. ilus, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Foram realizadas análises bacteriológicas de 24 amostras de águas de poços localizadas em áreas urbanas, no bairro de São Cristóvão, no Município de Três Barras/SC. As amostras foram submetidas a análises de bactérias do grupo coliformes, com a finalidade de avaliar as condições higiênico-sanitárias. Observou-se indicação de contaminação por poluição fecal. Os resultados obtidos mostraram que 91,6% das amostras apresentaram resultados positivos para coliformes totais e fecais, mostrando serem precárias as condições higiênico-sanitárias das águas analisadas. A confirmação de contaminação por bactérias do grupo coliforme pode causar sérios riscos à saúde das pessoas que a utilizam como única fonte para consumo principalmente se estas forem usadas sem a aplicação de métodos adequados de purificação.
Descritores: Técnicas Bacteriológicas/métodos
Poços Rasos/análise
Poluição da Água/análise
Amostras de Água
-Brasil
Coliformes
Água Potável
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública


  3 / 7 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-495434
Autor: Antunes, Keli Scolari Casarin; Freo, Janete Deliberali.
Título: Qualidade microbiológica da água de poços rasos e profundos localizados no município de Jaboticaba, RS / Microbiological quality of water from shallow wells and deep in the municipality Jaboticaba, RS
Fonte: Hig. aliment;22(159):36-41, mar. 2008.
Idioma: pt.
Resumo: A qualidade da água consumida influencia diretamente na saúde das pessoas; preservar a água de consumo, identificar as possíveis causas de contaminação e a presença de fatores de proteção dos poços ou fontes da mesma é muito importante. Este trabalho teve como objetivo verificar e analisar a qualidade microbiológica da água de poços rasos e profundos localizados no município de Jaboticaba, RS. Foram escolhidas aleatoriamente três comunidades do município de Jaboticaba, as quais possuem um poço profundo. Dentro de cada comunidade foram escolhidas três propriedades onde existem, em cada uma delas, um poço raso, perfazendo um total de doze pontos de coleta de água. Foi realizada uma investigação da profundidade, avaliação da presença de fontes de contaminação, existência de proteção vegetativa nas proximidades dos poços rasos e profundos...
Descritores: Poços Profundos
Técnicas Microbiológicas
Poços Rasos
Qualidade da Água
-Brasil
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública


  4 / 7 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-345663
Autor: Silva, Rosimar Lima Brandão.
Título: Contaminação de poços rasos no bairro Brisamar, Itaguaí, RJ, por derramamento de gasolina: concentração de BTEX e avaliação da qualidade da água consumida pela população / Contamination of shallow wells in the neighborhood Brisamar, Itaguaí, RJ, for spill of gasoline: concentration of BTEX and evaluation of the quality of the water consumed by the population.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 2002. 164 p. ilus, mapas, tab, graf.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Escola Nacional de Saúde Pública para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: A contaminação de águas subterrâneas por combustível derivado de petróleo tem sido objeto de crescente pesquisa no Brasil. Os compostos, benzeno, tolueno, etilbenzeno e xilenos (BTEX), presentes nesses combustíveis , são extremamente tóxicos à saúde humana e podem inviabilizar a exploração de aqüiferos por eles contaminados. Neste trabalho foram utilizadas as técnicas analíticas, de gerenciamento ambiental e computacional para avaliar as condições de água subterrânea, a percepção da população e a ocorrência biorremediação intrínseca, decorrido dois anos da contaminação dos poços rasos por derramamento de gasolina no Bairro Brisamar, em Itaguaí, RJ, com a finalidade de esclarecer a sociedade como a ignorância não exclui o risco à saúde que uma população pode estar exposta quando ocorre este tipo de acidente. Os resultados mostraram que dos dez poços avaliados, apenas dois encontram-se com valores de BTEX acima do recomendado pela Portaria 1469/2000 do Ministério da Saúde, onde o teor máximo permitido para o benzeno é de 5ug.l. Em quatro poços há contaminação por nitrato, que é responsável pela indução da metemoglobinemia. Foram estudados também os possíveis mecanismos de atenuação natural (biodegradação intrínseca) envolvendo os aceptores de elétron. Conclui-se após realizado o estudo da percepção da população quanto ao acidente que houve conscientização do problema apenas pela população afetada diretamente, provavelmente devido a terem recebido assistência e medidas mitigadoras. Não foi possível avaliar a evolução da pluma de contaminantes para este sítio através do modelo computacional BIOSCREEN devido ao número limitado de parâmetros experimentais. Porém uma aplicação mais adequada deste modelo é utiliza-lo como base para um estudo no Município de Itaguaí e recomendação para a necessidade de uma maior atenção, por parte dos representantes da Prefeitura, para com a proteção das fontes de captação de água para consumo humano, a fim de que se criem programas de informação à população, fiscalização e prevenção das fontes poluidoras por parte dos órgãos públicos diminuindo assim os impactos ambientais e custos na recuperação da área atingida por este tipo de acidente.
Descritores: Gasolina
Qualidade da Água/análise
Poços Rasos
Poluição da Água
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública
BR526.1; R628.16, S586c


  5 / 7 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Venezuela
Texto completo
Id: lil-338665
Autor: Quirós, Rolando; Rosso, Juan José; Rennella, Armando; Sosnovsky, Alejandro; Boveri, María.
Título: Análisis estado trófico de las lagunas pampeanas (Argentina) / Analysis of the trophic state of the pampan lakes (Argentina)
Fonte: Interciencia;27(11):584-591, nov. 2002. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: Las lagunas pampeanas son lagos de llanura someros, polimícticos, eutróficos o hipertróficos, con tiempos de permanencia y salinidad variable. Su estructura y funcionamiento son explicados por su geomorfología, clima drenaje en suelos ricos en nutrientes, y por modificaciones antrópicas en el uso de tierra y agua. Estas características explican las elevadas biomasas de sus comunidades bióticas. Un análisis sincrónico durante el pico de la estación de crecimiento permitió discriminar, dentro de las grandes lagunas, dos tipos: a) con relativamente baja biomasa de fitoplancton y abundante desarrollo de la macrofitia acuática arraigada, y b) con abundante desarrollo del fitoplancton pero escaso desarrollo de la macrofitia. El primer tipo coincide con lo que se conoce como lagunas "claras", de aguas relativamente transparentes y alta abundancia relativa de peces piscívoros de alto porte, localizadas principalmente en las zonas de pastizajes naturales. El segundo tipo coincide con lagunas verdes y "turbias", con alta abundancia de peces planctivoros visuales. En las lagunas impactadas por descargas orgánicas se produce un incremento en la abundancia de planctivoros filtradores. Las lagunas estudiadas no se presentaron como totalmente "claras" o plenamente "turbias"; un continuo entre lagunas muy "claras" y muy "turbias" expresa mejor resultados. La abundancia relativa de lagunas "turbias" es mayor en zonas con mayor uso de la tierra. La alta variabilidad anual e interanual del paisaje pampeano se refleja en el funcionamiento del ecosistema lagunar; la interacción de factores climáticos y de uso de la tierra explicaría los cambios aperiódicos en la tipología de una determinada laguna
Descritores: Biomassa
Ecossistema
Peixes
Geomorfologia
Lagos
Fitoplâncton
Solos Salitrosos
Poços Rasos
-Argentina
Ciência
Limites: Animais
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: VE1.1 - Biblioteca Humberto Garcia Arocha


  6 / 7 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id: lil-135654
Autor: Fundação Nacional de Saúde (Brasil).
Título: Poço escavado: tipo domiciliar / Water wells: home wells.
Fonte: Brasília; Funasa; 1994. 9 p. [].
Idioma: pt.
Descritores: Poços Rasos
Poços de Água
Perfuração de Poços
Bombas de Poço
-Desinfecção da Água
Limites: Humanos
Tipo de Publ: GOVERNMENT PUBLICATIONS
Responsável: BR599.1 - Coordenação Geral de Documentação e Informação (CGDI)
BR599.1


  7 / 7 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Id: lil-128371
Autor: Viana, Francisco Cecílio.
Título: Construção de poços rasos: cisternas e uso de cloradores por difusão / Building of the plain well: cisterna and use of chlorinated by diffusion.
Fonte: Belo Horizonte; Universidade Federal de Minas Gerais; s.d. 40 p. (Cadernos de Orientação Técnica, 1).
Idioma: pt.
Descritores:
Cloradores
Difusão
Poços Rasos
Desinfecção da Água
Limites: Humanos
Responsável: BR599.1 - Coordenação Geral de Documentação e Informação (CGDI)
BR599.1



página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde