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Id: biblio-997627
Autor: Lima, Claudia Feio da Maia; Santos, José Luis Guedes dos; Magalhães, Aline Lima Pestana; Caldas, Célia Pereira; Erdmann, Alacoque Lorenzini; Santos, Iraci dos.
Título: Integrando a Teoria das Transições e a Teoria Fundamentada nos Dados para pesquisa/cuidado de enfermagem / Integrating Transitions Theory and Grounded Theory for nursing research and care / Integrando la Teoría de las Transiciones y la Teoría Fundamentada en los Datos para la investigación y el cuidado de enfermería
Fonte: Rev. enferm. UERJ;24(5):e19870, set./out. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: apresentar uma estrutura teórica que possibilite a integração entre a Teoria das Transições e a Teoria Fundamentada nos Dados, como referencial para pesquisa e cuidado em enfermagem. Método: discorre-se sobre Teoria das Transições como referencial teórico e Teoria Fundamentada nos Dados como método de pesquisa qualitativa. Resultados: as conexões entre os referenciais estão nos pressupostos: transições são passíveis de compreensão e mudança, pela perspectiva de quem as vivenciam; as teorias focam as experiências humanas vividas; amostragem teórica na Teoria Fundamentada nos Dados inclui diferentes participantes para compreender as interações das transições; o modelo teórico-explicativo da Teoria Fundamentada nos Dados representa e explica transições vivenciadas em determinado contexto. Conclusão: é possível a utilização da Teoria das Transições como referencial teórico para o desenvolvimento de uma Teoria Fundamentada nos Dados.

Objective: the article presents a theoretical framework the allows Transitions Theory and Grounded Theory to be integrated as a frame of reference for nursing research and care. Method: transitions Theory is discussed as a theoretical framework and Grounded Theory, as a qualitative research method. Results: the connections between these references are the assumptions: from the perspective of those who experience them, transitions can be understood and changed; theories focus on lived human experience; theoretical sampling in Grounded Theory includes various participants in order to understand interactions in transitions; and the theoretical and explanatory model produced by Grounded Theory represents and explains transitions experienced in a given context. Conclusion: Transitions Theory can thus be used as a theoretical framework for development of a Grounded Theory.

Objetivo: presentar una estructura teórica que permita la integración entre la Teoría de la Transición y la Teoría Fundamentada en los Datos como referencia para la investigación y los cuidados en enfermería. Método: se considera la Teoría de la Transición como marco teórico y la Teoría Fundamentada en los Datos como método de investigación cualitativa. Resultados: las conexiones entre las referencias están en las presuposiciones: transiciones son pasibles de comprensión y cambio, desde la perspectiva de quienes las experimentan; las teorías tienen enfoque en la experiencia humana vivida; muestreo teórico en la Teoría Fundamentada en los Datos incluye diferentes participantes para entender las interacciones experimentadas en las transiciones; el modelo explicativo teórico de la Teoría Fundamentada en los Datos representa y explica las transiciones experimentadas en determinado contexto. Conclusión: es posible usar la Teoría de las Transiciones como marco teórico para el desarrollo de una Teoría Fundamentada en los Datos.
Descritores: Teoria de Enfermagem
Pesquisa Metodológica em Enfermagem
Transições
Teoria Fundamentada
Cuidados de Enfermagem
-Enfermagem
Pesquisa Qualitativa
Limites: Humanos
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


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Id: biblio-909899
Autor: Perrotta, Claudia; Cintra, Elisa Maria de Ulhôa.
Título: O universo de Terabithia: imaginação, sonho e objetos culturais como possibilidades de trânsito da realidade psíquica à realidade compartilhada / The world of Terabithia: imagination, dream and cultural objects as transition possibilities from psychic reality to shared reality / El universo Terabithia: imaginación, sueño y objetos culturales como posibilidades de tránsito de la realidad psíquica a la realidad compartida
Fonte: Psicol. rev;26(1):119-142, jun. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo propõe uma leitura winnicottiana do filme americano Ponte para Terabithia (2007), dirigido por Gabor Csupo e baseado no best seller infanto-juvenil homônimo de Katherine Paterson. São destacados aspectos como o brincar, os fenômenos transicionais e a diferença entre fantasiar e sonhar, de acordo com o psicanalista de referência. Usando objetos ofertados pela cultura, como desenho e escrita, os personagens-protagonistas retratados na narrativa, os adolescentes Jesse e Leslie, buscavam formas de emoldurar suas inquietações. Mas foi a aliança imaginativa que formaram que acabou por fortalecê-los, de modo a se sentirem mais potentes para lidar com reveses cotidianos, sustentar suas angústias e temores, afirmando-se em seus talentos. Ao final, porém, fica evidente que lidavam de formas diferentes com as frustrações inerentes ao viver, o que pode ter contribuído para a ocorrência de um acidente fatal. Ainda assim, a experiência que Jesse e Leslie compartilharam no universo criado de Terabithia foi transformadora e marcou definitivamente a vida de Jesse.

TThe article proposes a Winnicottian approach to the American movie Bridge to Terabithia (2007), directed by Gabor Csupo and based on the children's best seller book by Katherine Paterson. Aspects such as playing, the transitional phenomena and the difference between fantasizing and dreaming, are emphasized through the Winnicottian perspective. Using cultural objects, such as drawings and writings, the characters portrayed in the narrative ­ the main characters, teenagers Jesse and Leslie, sought ways to lay out their concerns. It was, however, their bond of friendship and their imaginative partnership that strengthened them and encouraged them to deal with everyday setbacks, anxieties and fears, asserting them in relation to their talents. In the end, however, it is evident that both were dealing in different ways with the inherent frustrations of living, which may have contributed to the occurrence of a fatal accident. Still, the experience that Jesse and Leslie shared in the creative world called Terabithia was transformative and definetely changed Jesse's life.

El artículo propone una lectura winnicottiana de la película americana Bridge Terabithia (2007), dirigida por Gabor Csupo y basada en el libro infantil homónimo mejor vendido de Katherine Paterson. Se destacan aspectos tales como el juego, los fenómenos de transición y la diferencia entre fantasear y soñar, de acuerdo con el psicoanalista referencia. Con el uso de objetos que ofrece la cultura, como el dibujo y la escritura, los personajes protagonistas representados en la narrativa, los jóvenes Jesse y Leslie, buscaron formas de enmarcar sus preocupaciones. Pero fue la alianza imaginativa formada que los fortaleció con el fin de sentirse más poderosos para hacer frente a los contratiempos cotidianos, y apoyar a sus ansiedades y temores, ampliando la confianza en sus talentos. Al final, sin embargo, es evidente que se ocuparon de diferentes maneras con las frustraciones inherentes a vivir, lo que puede haber contribuido a la ocurrencia de un accidente fatal. Sin embargo, la experiencia compartida de Jesse y Leslie en ese universo creado en Terabithia fue transformadora y definitivamente marcó la vida de Jesse.
Descritores: Imaginação
Jogos e Brinquedos
Transições
Limites: Humanos
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-879690
Autor: Coelho, Sónia Margarida Santos; Mendes, Isabel Margarida Marques Monteiro Dias; Rodrigues, Rogério Clemente.
Título: Grã-parentalidade: revisão integrativa da literatura / Grandparenthood: integrative review of literature / Gran-paternidad: revisión integrativa de la literatura
Fonte: Rev. Kairós;20(1):25-39, fev. 2017. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O nascimento de uma criança implica a transição para a parentalidade que ocorre, simultaneamente, com a transição para a grã-parentalidade. Neste artigo, procedeu-se a uma revisão integrativa da literatura existente em bases eletrônicas de dados, com vista a responder à questão: "Como é vivida a transição para a grã-parentalidade?" A grã-parentalidade pode ser identificada como: uma transição; um processo adaptativo; a procura do sentido de vida; uma oportunidade de crescimento pessoal; um evento normativo.

The birth of a child brings the transition to parenthood occurs and, simultaneously, the grandparents start on a new transition, the transition to grandparenthood. To systematize the state of art, it was done a integrative review of literature, in electronic databases in order to answer the question "How is experienced the transition to the Grand-parenting?". The grandparenthood can be seen as a transition or as an adaptive process; the search for the meaning of life; opportunity for personal growth; normative event.

El nacimiento de un niño implica la transición a la paternidad que se produce simultáneamente con la transición a la Gran-paternidad. En este artículo, se procedió a una revisión integradora de la literatura, en bases de datos electrónicas, con el fin de responder a la pregunta: "¿Cómo vivió la transición a la Gran-paternidad?". La Gran-paternidad puede ser vista como una transición o como un proceso de adaptación; la búsqueda del sentido de la vida; una oportunidad para el crecimiento personal; un evento normativo.
Descritores: Relações Familiares
Avós
Transições
Limites: Humanos
Lactente
Pessoa de Meia-Idade
Idoso
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: lil-760936
Autor: Valencia Molina, Claudia Patricia; Canaval Erazo, Gladys Eugenia; Sevilla Peñuela, Teresita María; Orcasita pineda, Linda Teresa.
Título: Sexual debut in young adults in Cali as transition: keys for care / El debut sexual en jóvenes de Cali como transición: claves para el cuidado / O debute sexual em jovens de Cali como transição: claves para o cuidado
Fonte: Invest. educ. enferm;33(2):355-364, May-Aug. 2015. ilus, tab.
Idioma: en.
Resumo: Objectives. This work sought to understand sexual debut as a transitional process in the lives of a group of young adults and to interpret the meaning of this transition for them. Methodology. This was a qualitative research with 18 life stories of students from different socio-economic backgrounds and with diverse sexual orientations. Results. According to the middle-range theory of transitions, sexual debut can be considered a developmental transition. The initiative can be their own, motivated by desire, or coerced by pressure from a partner or peers in which case underlay power relations either by age or hierarchy. Its features are shaped by the individual´s abilities, knowledge, and uncertainties, as much as by the circumstances surrounding the event and the socio-cultural precepts towards the topic. It is valued as a healthy transitional process when it is agreed upon by both members of the couple, planned and flows into symmetrical relations. Conclusion. The theory of transitions and analysis of the context are useful in understanding the phenomenon because the subjective experience is framed within normative, appreciative, and socio-cultural constructions. Nursing, as discipline, requires elements like those provided by this research to interpret the dynamics, meanings, as well as subjective and social processes in the sexual evolution of people in different contexts and historical moments.

Objetivo. Comprender el debut sexual como un proceso transicional en la vida de un grupo de jóvenes e interpretar el significado que ellos otorgan a su iniciación sexual. Metodología. Investigación cualitativa con enfoque biográfico. Se analizaron 18 relatos de vida construidos con entrevistas en profundidad a jóvenes universitarios de diferente posición social y distinta orientación sexual. Resultados. De acuerdo con la teoría de mediano rango de las transiciones, el debut sexual se configura como una transición de desarrollo que se presenta en forma simultánea, en la mayoría de los casos, con la adolescencia. La iniciativa para el debut sexual puede ser propia, motivada por el deseo o coaccionada por la presión de los pares o de la pareja en cuyo caso subyacen relaciones de poder ya sea por edad o jerarquía. Las dudas, habilidades y conocimientos a la par que las circunstancias alrededor del evento y los preceptos socio-culturales, condicionan su desarrollo. Es un proceso transicional saludable cuando es concertado por ambos miembros de la pareja; además, cuando es planeado y fluye en el marco de relaciones simétricas. Conclusión. La teoría de las transiciones y el análisis del contexto son útiles para la comprensión del fenómeno desde la vivencia subjetiva enmarcado en construcciones normativas, valorativas y socioculturales. La Enfermería, como disciplina, requiere elementos como los que aporta esta investigación, para interpretar las dinámicas, significados, procesos subjetivos y sociales en el devenir sexual de las personas en diversos contextos y momentos históricos.

Objetivo. Compreender o debute sexual como um processo transicional na vida de um grupo de jovens e interpretar o significado que eles outorgam a sua iniciação sexual. Metodologia. Investigação qualitativa com enfoque biográfico. Analisaram-se 18 relatos de vida construídos com entrevistas em profundidade a jovens universitários de diferente posição social e diferente orientação sexual. Resultados. De acordo com a teoria de média casta das transições, o debute sexual se configura como uma transição de desenvolvimento que se apresenta em forma simultânea, na maioria dos casos, com a adolescência. A iniciativa para o debute sexual pode ser própria, motivada pelo desejo ou compelida pela pressão dos pares ou do casal em cujo caso integram relações de poder já seja por idade ou hierarquia. As dúvidas, habilidades e conhecimentos simultaneamente que as circunstâncias ao redor do evento e os preceitos socioculturais, condicionam seu desenvolvimento. É um processo transicional saudável quando é concertado por ambos membros do casal; ademais, quando é planejado e flui no marco de relações simétricas. Conclusão. A teoria das transições e a análise do contexto são úteis para o entendimento do fenômeno desde a vivência subjetiva emoldurado em construções normativas, valorativas e socioculturais. A Enfermagem, como disciplina, requer elementos como os que contribui esta investigação, para interpretar as dinâmicas, significados, processos subjetivos e sociais no devir sexual das pessoas em diversos contextos e momentos históricos.
Descritores: Coito
Identidade de Gênero
Saúde Pública
Transições
Adulto Jovem
Limites: Humanos
Responsável: CO103.1 - Biblioteca


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-741354
Autor: Pinto, Mônia Aparecida Lemos; Ambrozini, Beatriz; Ferreira, Ana Paula Garcia; Cavalheiro, Éder Tadeu Gomes.
Título: Thermoanalytical studies of carbamazepine: hydration/dehydration, thermal decomposition, and solid phase transitions
Fonte: Braz. j. pharm. sci;50(4):877-884, Oct-Dec/2014. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Carbamazepine (CBZ), a widely used anticonvulsant drug, can crystallize and exhibits four polymorphic forms and one dihydrate. Anhydrous CBZ can spontaneously absorb water and convert to the hydrate form whose different crystallinity leads to lower biological activity. The present study was concerned to the possibility of recovering the hydrated form by heating. The thermal behavior of spontaneously hydrated carbamazepine was investigated by TG/DTG-DTA and DSC in dynamic atmospheres of air and nitrogen, which revealed that the spontaneous hydration of this pharmaceutical resulted in a Form III hydrate with 1.5 water molecules. After dehydration, this anhydrous Form III converted to Form I, which melted and decomposed in a single event, releasing isocyanic acid, as shown by evolved gas analysis using TG-FTIR. Differential scanning calorimetry analyses revealed that Form III melted and crystallized as Form I, and that subsequent cooling cycles only generated Form I by crystallization. Solid state decomposition kinetic studies showed that there was no change in the substance after the elimination of water by heating to 120 °C. Activation energies of 98 ± 2 and 93 ± 2 kJ mol-1 were found for the hydrated and dried samples, respectively, and similar profiles of activation energy as a function of conversion factor were observed for these samples.

A carbamazepina (CBZ) é um anticonvulsivante frequentemente utilizado no Brasil e em vários países. Ela apresenta quatro formas polimórficas e um diidrato. Todas as formas são ativas farmacologicamente, porém a Forma III é a preferível do ponto de vista farmacêutico, em função de suas propriedades físico-químicas. Entretanto, essa forma é altamente higroscópica, podendo converter-se ao diidrato, menos ativo biologicamente. Nesse trabalho propõe-se avaliar o comportamento térmico da forma hidratada, visando à recuperação da forma ativa, por aquecimento. Para tanto, foi feito um estudo do comportamento térmico por TG/DTG-DTA e DSC em atmosfera dinâmica de ar e nitrogênio, que evidenciou hidratação espontânea da Forma III, gerando um hidrato contendo 1,5 moléculas de água. Essa forma sofre desidratação, seguida de fusão e conversão para a Forma I. Segue-se a decomposição em uma única etapa, na qual ocorre liberação do ácido isociânico, conforme análise de gases evolvidos, por termogravimetria acoplada ao infravermelho (TG-FTIR). Estudos por calorimetria exploratória diferencial mostraram que a Forma III se funde e se cristaliza imediatamente na Forma I, durante o aquecimento. A Forma I também se funde e ciclos de aquecimento/resfriamento posteriores evidenciaram que a substância se cristaliza apenas na Forma I por resfriamento. Estudos cinéticos da decomposição, em estado sólido, mostraram que não há alteração na substância pela eliminação da água por aquecimento, sendo determinados valores de energia de ativação da ordem de 98 ± 2 e 93 ± 2 kJ mol-1, respectivamente, para a amostra hidratada e submetida à secagem, assim como perfis semelhantes nas curvas de energia de ativação em função do fator de conversão.
Descritores: Carbamazepina/análise
Desidratação/classificação
Hidratação/classificação
Transições/classificação
-Polimorfismo Genético
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-579159
Autor: Silveira, Camila Magalhães.
Título: Preditores sociodemográficos das transições entre os estágios do uso de álcool (uso na vida, uso regular, abuso e dependência) e remissão dos transtornos relacionados ao uso do álcool na população geral adulta residente na região metropolitana de São Paulo / Socio-demographic correlates of transitions from alcohol use to disorders and remission in the São Paulo megacity mental health survey, Brazil.
Fonte: São Paulo; s.n; 2010. [211] p. ilus.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: Objetivos: Avaliar os correlatos sociodemográficos associados com as transições entre os estágios de uso do álcool (desde o primeiro uso na vida até o desenvolvimento de transtornos relacionados ao uso, como abuso e dependência, AUD) e remissão, em uma amostra da população geral residente na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), com 18 anos de idade ou mais. Métodos: Uma amostra probabilística e multiestratificada de adultos domiciliados (n = 5.037) na RMSP foi estudada. O uso de álcool, uso regular (pelo menos 12 doses/ ano), abuso e dependência de acordo com os critérios do DSM-IV, e remissão de AUD foram avaliados utilizando-se a versão do Composite International Diagnostic Interview para o World Mental Health Survey. As curvas de idade de início cumulativas (AOO) para o primeiro uso de álcool na vida, o uso regular, o abuso e a dependência foram elaboradas com dados obtidos a partir da amostra de 5.037 indivíduos. Os correlatos sociodemográficos das transições entre os estágios de uso do álcool e da remissão de AUD foram obtidos a partir de uma subamostra de 2.942 entrevistados, para os quais, os dados sociodemográficos tempo dependentes estavam disponíveis. Resultados: as prevalências encontradas foram: 85,8% de uso de álcool na vida, 56,2% de uso regular, 10,6% de abuso e 3,6% de dependência. As probabilidades de transição foram: 63,1% do primeiro uso na vida para o uso regular, 17,9% do uso regular para o abuso, e 28,3% do abuso para dependência. Remitiram 73,4% e 58,8% dos entrevistados com diagnóstico de abuso e dependência de álcool na vida, respectivamente. Todas as transições entre os estágios de uso de álcool até o abuso estiveram consistentemente associadas ao sexo masculino, às gerações mais jovens e à baixa escolaridade, sendo que outros correlatos variaram entre as transições. Vale a pena destacar que baixa escolaridade foi um correlato para o desenvolvimento de abuso e dependência e para a não remissão destes transtornos. Idade de início...

Aims: To evaluate socio-demographic correlates associated with transitions across alcohol use stages (from first use to alcohol use disorders, AUD) and remission in a sample of household residents in the São Paulo Metropolitan Area adult, aged 18 years and over. Methods: A probabilistic, multi-stage clustered sample of adult household residents (n=5,037) in the São Paulo Metropolitan Area was analyzed. Alcohol use, regular use (at least 12 drinks/year), DSM-IV abuse and dependence, and remission from AUD were assessed with the World Mental Health version of the Composite International Diagnostic Interview. Age of onset (AOO) distributions of the cumulative lifetime probability of alcohol use, regular use, abuse, and dependence were prepared with data obtained from 5,037 subjects. Correlates of transition across alcohol use stages and remission were obtained from a subsample of 2,942 respondents, whose time-dependent sociodemographic data were available. Results: Lifetime prevalences were 85.8% for alcohol use, 56.2% for regular use, 10.6% for abuse, and 3.6% for dependence. The transitions probabilities were 63.1% for everuse to regular use, 17.9% for regular use to abuse, and 28.3% for abuse to dependence; 73.4% and 58.8% of respondents with lifetime abuse and dependence, respectively, had remitted. All transitions across alcohol use stages up to abuse were consistently associated with male gender, younger cohorts and low education, with other correlates varying among transitions. Importantly, low education was a correlate for developing AUD and for not remitting from them. Early AOO of regular use was associated with alcohol abuse among regular users. Conclusions: The present study demonstrates that specific correlates differently contribute throughout alcohol use trajectory in a Brazilian population. Our findings reinforce the need of programs to prevent early initiation of alcohol use and that efforts should focus on individuals of lower...
Descritores: Bebidas Alcoólicas
Alcoolismo
Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias
Transições
-Brasil
Responsável: BR66.1 - Divisão de Biblioteca e Documentação
BR66.1; W4, DB8 SP.USP FM-2 S587pr 2010


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Id: lil-559158
Autor: Abello Correa, Rocío.
Título: Construyendo sentido sobre las transiciones al inicio de la escolaridad / Construindo sentido sobre as transições ao começo da escolaridade / Constructing meaning about transitions at the beginning of schooling
Fonte: Rev. latinoam. cienc. soc. niñez juv;7(2):929-947, jul.-dic. 2009.
Idioma: es.
Resumo: Esta investigación problematiza las transiciones al inicio de la escolaridad, en la búsqueda de construir sentido, en una escuela privada en Bogotá. El problema de investigación versa en torno a las expectativas y a las problemáticas que enfrentan los niños y niñas desde su perspectiva, y las que enfrentan los padres y madres, los maestros y maestras, los directivos docentes y las expertas en el campo educativo. Exploro si la institución tiene o no directrices educativas que las faciliten, incidiendo en la capacidad de aprender a aprender de los niños y niñas y contribuyendo a garantizar su retención en la institución educativa. La opción epistemológica es histórico-hermenéutica. Los recursos procedimentales utilizados son los grupos focales, talleres de dibujo y narración y entrevistas semiestructuradas. El recurso metodológico para hacer el análisis de la información recolectada es la triangulación. Las producciones textuales de los distintos actores las trabajo combinando elementos del análisis socio semántico y la lógica de emparejamiento (pattern- matching). Identifiqué que el Colegio no cuenta con directrices institucionales para el manejo de las transiciones, pero tiene una cultura institucional que favorece prácticas de articulación que inciden positivamente en la capacidad de aprender a aprender de los niños y niñas con quienes trabajé. A partir del análisis de resultados, formulo varios interrogantes que orientan la construcción de sentido acerca de las transiciones a partir de las tensiones entre la continuidad y la discontinuidad, lo convergente y lo divergente y lo dominante y lo emergente en la cultura. Finalmente, hago sugerencias para el diseño de posibles directrices educativas que contribuyan al manejo de las transiciones.

A pesquisa problematiza as transições ao começo da escolaridade, na busca de construir sentido, numa escola de Bogotá, Colômbia. O problema da pesquisa gira em torno às expectativas e às problemáticas enfrentadas pelas crianças desde sua perspectiva, e aquelas enfrentadas pelos pais, os professores, os diretivos docentes e as expertas no campo educativo. Se explora si a instituição tem ou não tem diretivas educativas que as facilitem, incidindo na capacidade de aprender a aprender das crianças e contribuindo a garantir sua retenção na comunidade educativa. A opção epistemológica é histórico-hermenêutica. Os recursos procedimentais utilizados são os grupos focais, workshops de desenho e narração, como também de entrevistas semi-estruturadas. A triangulação é o recurso metodológico para fazer a analise da informação reunida. As produções textuais dos diferentes atores são processadas mediante a combinação de elementos da analise sócio-semântica e a lógica de emparelhamento de padrões (pattern-matching). Se pude constatar que a escola não tem diretivas institucionais para tratar as transições, mas tem uma cultura institucional que favorece as práticas de articulação que têm um efeito positivo na capacidade de aprender a aprender das crianças que participaram neste trabalho. A partir da analise dos resultados, varias questões foram formuladas para a construção do significado acerca das transições a partir das tensões entre a continuidade e a descontinuidade, da convergência e a divergência, e a dominância e a emergência na cultura. Finalmente, se fizeram algumas sugestões para o desenho de diretivas educativas possíveis que contribuam ao tratamento das transições.

This research problemizes the transitions that take place at the beginning of schooling, with the aim to construct meaning, at a private school in Bogotá, Colombia. The research problem turns around the expectations and problematizations undergone by children from their own perspective, as well as those undergone by parents, teachers, educational administrators and experts. It is determined whether the institution has educational directives or not to facilitate those transitions, that will have an impact in the children's capacity to learn how to learn and will guarantee their retention at school. The epistemological option is historical hermeneutic. The procedure resources used are focus groups, drawing and narration workshops, as well as semi-structured interviews. Triangulation was the methodological resource for the analysis of the data collected. The textual productions from the various actors are processed through the combination of the elements of the socio-semantic analysis and the pattern-matching logic. It was stated that the institution does not count on institutional directives for the transitions, but it has an institutional culture that enables the articulation practices that have a positive impact on the capacity to learn how to learn of the children that participated in the study. From the analysis of the results, various questions were asked about the transitions resulting from the tensions between cultural continuity and discontinuity, convergence and divergence, and dominance and emergence. Finally, some suggestions to design possible educational directives that will contribute to handling transitions were made.
Descritores: Educação
Guias como Assunto
Transições
Responsável: CO335.1 - Centro de Estudios Avanzados en Niñez y Juventud de la Alianza CINDE


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Id: lil-550302
Autor: Canaval E., Gladys Eugenia; Jaramillo B., Cruz Deisy; Rosero S., Doris Haydee; Valencia C., Mario Germán.
Título: La teoría de las transiciones y la salud de la mujer en el embarazo y en el posparto / Transition Theory and Woman's Health from Pregnancy to Post-Delivery
Fonte: Aquichan;7(1):8-24, abr. 2007. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: Esta investigación es realizada con el propósito de explorar qué tanto la teoría de las transiciones soporta los hallazgos de la experiencia del embarazo y el postparto, y ara obtener un aporte de los datos a la teoría.Objetivo general: identificar los elementos que caracterizan las transiciones del embarazo y el posparto a la luz de la teoría de las transiciones.Objetivos específicos: 1) Comprender la experiencia de las mujeres durante la transición del embarazo y el posparto; 2) explorar sobre las habilidades y los recursos con los que cuenta la mujer para afrontar los cambios; 3) establecer las condiciones que se presentan durante las tansiciones del embarazo y el posparto que permiten lograr una tansición saludable.Metodología: en el 2004 se realizó una investigación de estudio de caso. Un caso fue la transición del embarazo y el otro fue la transición del posparto. Las mujeres participantes entraron al estudio en la semana 26 del embarazo y permanecieron en él hasta la octava semana del posparto. Se aplicaron instrumentos para valorar riesgo, sintomatología depresiva, calidad de vida y apoyo social. Se utilizó la visita domiciliaria y la entrevista en profundidad.Resultados: se identificaron la naturaleza, las condiciones y los indicadores de la transición. La noticia del embarazo y la lactancia son momentos críiticos. La participación del compañero es altamente valorada; la planificación; las expectativas reales y la experiencia previa contribuyen a una transición saludable.Conclusiones: la teoría de las tansiciones aporta elementos para guiar el cuidadi. Se encontró replicación literal y teórica, y un elemento adicional a la teoría, elde la dimensión esperitual.Recomendaciones: involucrar al compañero, apoyar a la mujer ante la noticia del embarazo y en la lactancia. Valorar la dimensión espirirtual y realizar investigación respecto a esta dimensión.
Descritores: Enfermagem
Gravidez
Transições
Saúde da Mulher
Responsável: CO243.1 - Biblioteca Octavio Arizmendi Posada


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Id: lil-332210
Autor: Bengoa, José María.
Título: Las transiciones alimentarias en la historia / Food transition in history
Fonte: An. venez. nutr;13(2):135-142, 2000. graf.
Idioma: es.
Descritores: Dieta
História
Modalidades Alimentares
Transições
-Ciências da Nutrição
Venezuela
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: VE1.1 - Biblioteca Humberto Garcia Arocha


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Id: lil-262260
Autor: Bianculli, Carlos H.
Título: Realidad y propuestas para la continencia de la transición adolescente en nuestro medio / Facts and proposals for the continence of adolescent transition in our Society
Fonte: Arch. argent. pediatr;91(2):79-83, abr. 1993.
Idioma: es.
Descritores: Adolescente
Meio Ambiente
Transições
-Pediatria
Limites: Adolescente
Responsável: AR94.1 - Centro de Información Pediatrica



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