Base de dados : LILACS
Pesquisa : SP4.021.202.133.724.710 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 11 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 2 ir para página        

  1 / 11 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: biblio-934411
Autor: Silva, Sineide de Paula.
Título: O desafio do enfermeiro no controle do odor das feridas tumorais em pacientes sob internação domiciliar.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 2004. 31 p. tab.
Idioma: pt; pt.
Tese: Apresentada a Instituto Nacional de Câncer. Especialização em Enfermagem Oncológica para obtenção do grau de Especialista.
Resumo: Nos clientes oncológicos em fase avançada da doença é comum a presença de feridas decorrentes da evolução do câncer, também chamadas de fungóides devido ao seu aspecto de cogumelo. São causadas pela infiltração tumoral na pele, através dos sistemas sanguíneo e linfático. Se não houver possibilidade de controle pela cirurgia, quimioterapia ou radioterapia, o tumor avançará através da combinação entre crescimento proliferativo, perda do suprimento sangüíneo, necrose e ulceração. Este ambiente favorece a proliferação de germes aeróbios e anaeróbios, principalmente Pseudomonas aeruginosa e Bacteróides sp. Estas feridas apresentam odor fétido e exsudato purulento abundante, o que toma seu aspecto repugnante, podendo exacerbar a tristeza, constrangimento e isolamento social de indivíduos com necessidades de cuidado paliativo, e ainda alterar a imagem corporal. Por entender que controle do odor pode proporcionar conforto e melhor qualidade de vida aos clientes com câncer avançado e este tema é relevante para a Enfermagem, este estudo objetivou identificar medidas terapêuticas de combate ao odor e fornecer subsídios para atuação do enfermeiro no cuidado de clientes sob assistência domiciliar. Foi desenvolvida uma revisão de literatura sistematizada sem metanálise nas bases de dados do MEDLINE, LILACS, BDENF, Portal da CAPES e CINAHL, no recorte temporal de 1966 - 2004, categorizando os artigos conforme a força de evidência para estudos clínicos do Oxford Centre for Evidence-based Medicine. A amostra para o estudo constituiu-se de 28 publicações nacionais e internacionais. Foram citados 13 diferentes tipos de produtos empregados no controle do mau odor. Metronidazol gel tópico a O, 75%, 0,8% ou 1 % foi apontado como o mais efetivo e coberturas com carvão ativado como auxiliares na redução do odor moderado. Os achados levam a entender que o controle do odor destas feridas é um tema ainda carente de pesquisas por parte dos enfermeiros oncologistas, já que 92,8% dos relatórios de pesquisa alcançados apresentaram um nível de evidência precário e um baixo grau de recomendação, por se tratar de opiniões de especialistas baseados na experiência prática ou em revisões de literatura não sistemática. Como a prática da Enfermagem baseada em evidências envolve processos de cuidar sustentado pelas melhores provas científicas, sugerimos o preenchimento da lacuna de conhecimento científico em relação ao cuidado de feridas tumorais, com o desenvolvimento de estudos controlados sobre efeitos dos produtos empregados, custo e beneficio dos curativos, em prol da qualidade de vida dos portadores de feridas tumorais.
Descritores: Desodorização
Progressão da Doença
Assistência Domiciliar
Micose Fungoide
Enfermagem Oncológica
Cuidados Paliativos
-Bacteroides
Pseudomonas aeruginosa
Qualidade de Vida
Neoplasias Cutâneas
Limites: Masculino
Feminino
Humanos
Responsável: BR440.1 - Biblioteca Geraldo Matos de Sá . Hospital do Câncer I
BR440.1; 616. 9940231, S586d HCIII MON


  2 / 11 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-640656
Autor: Rampersad, Risshi D; Angelini, Gianni D; Martínez P., José M; García D., Eleazar; Torres, William M; Burgos I., José R.
Título: Fibrilación auricular en un joven de 18 años: asociada a la inhalación de un conocido eliminador de olores / Atrial fibrillation in an 18 year old: associated with inhalation of a popular odor eliminator
Fonte: Av. cardiol;31(4):367-369, 2011. graf.
Idioma: es.
Descritores: Desodorização/efeitos adversos
Doença das Coronárias/etiologia
Fibrilação Atrial/diagnóstico
Inalação
Limites: Humanos
Masculino
Adolescente
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: VE1.1 - Biblioteca Humberto Garcia Arocha


  3 / 11 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-612313
Autor: Siqueira, Ligia Cristina Gonçalves de.
Título: Tratamento de compostos orgânicos odoríferos tóxicos por biorreatores / Treatment of odorous toxic organic compounds by bioreactor.
Fonte: São Paulo; s.n; 2011. 242 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Ambiental para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: Introdução É importante o desenvolvimento de sistemas de controle de poluição do ar que sejam eficientes, além de aplicáveis à condição nacional e pra proteção da saúde humana, uma vez que os compostos do grupo BTEX são tóxicos. Objetivo - Avaliar o desempenho de sistema de tratamento biológico para vapores de BTEX e investigar as melhores condições de operação para os critérios de projeto adotados. Métodos. Trata-se de trabalho experimental com utilização de unidade piloto constituída de coluna de vidro (diâmetro interno de 80 mm e altura total de 1,2 m) tendo no seu interior um meio filtrante composto vegetal e anéis de Pall - que serviram de suporte para os microrganismos e onde se realizou a biodegradação. Foram monitorados parâmetros como temperatura, perda de carga, vazão, concentração dos gases na entrada e na saída, que constituíram a base para desenvolver intervenções e melhorar seu desempenho. A análise dos gases foi feita por fotoionização (PID) em aparelho portátil. Conclusões - Conclui-se que é viável o tratamento biológico para remoção do BTEX de efluentes gasosos, nas condições operacionais adotadas, com eficiência máxima de remoção em torno de 90 por cento . A máxima eficiência foi obtida para tempo de retenção de 2,4 min., carga superficial do gás de 11,9 m3/m2xh, carga mássica no leito de 67 g/m3xh e capacidade de eliminação de 4 g/m3xh. O uso de anéis de Pall misturados ao composto evitou que valores elevados de perda de carga. Foi relevante a participação da adsorção. A utilização de composto mostrou-se viável como alternativa para a biodegradação do BTEX, fortalecendo seu uso com essa prática ambiental.
Descritores: Biofilmes
Compostos Orgânicos/antagonistas & inibidores
Poluentes Gasosos
Poluição do Ar/prevenção & controle
Reatores Biológicos/microbiologia
-Absorção
Biodegradação Ambiental
Desodorização
Filtração/métodos
Solventes/normas
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência
BR67.1; DR, 1060. CM. 53207/2011


  4 / 11 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-563650
Autor: Silva, Sineide de Paula.
Título: O desafio do enfermeiro no controle do odor das feridas tumorais em pacientes sob internação domiciliar / The challenge for nurses in controlling the odor of wounds tumor in patients under home care.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 2004. 31 p. tab.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Instituto Nacional de Câncer para obtenção do grau de Especialista.
Resumo: Nos clientes oncológicos em fase avançada da doença é comum a presença de feridas decorrentes da evolução do câncer, também chamadas de fungóides devido ao seu aspecto de cogumelo. São causadas pela infiltração tumoral na pele, através dos sistemas sanguíneo e linfático. Se não houver possibilidade de controle pela cirurgia, quimioterapia ou radioterapia, o tumor avançará através da combinação entre crescimento proliferativo, perda do suprimento sangüíneo, necrose e ulceração. Este ambiente favorece a proliferação de germes aeróbios e anaeróbios, principalmente Pseudomonas aeruginosa e Bacteróides sp. Estas feridas apresentam odor fétido e exsudato purulento abundante, o que toma seu aspecto repugnante, podendo exacerbar a tristeza, constrangimento e isolamento social de indivíduos com necessidades de cuidado paliativo, e ainda alterar a imagem corporal. Por entender que controle do odor pode proporcionar conforto e melhor qualidade de vida aos clientes com câncer avançado e este tema é relevante para a Enfermagem, este estudo objetivou identificar medidas terapêuticas de combate ao odor e fornecer subsídios para atuação do enfermeiro no cuidado de clientes sob assistência domiciliar. Foi desenvolvida uma revisão de literatura sistematizada sem metanálise nas bases de dados do MEDLINE, LILACS, BDENF, Portal da CAPES e CINAHL, no recorte temporal de 1966 - 2004, categorizando os artigos conforme a força de evidência para estudos clínicos do Oxford Centre for Evidence-based Medicine. A amostra para o estudo constituiu-se de 28 publicações nacionais e internacionais. Foram citados 13 diferentes tipos de produtos empregados no controle do mau odor. Metronidazol gel tópico a O, 75%, 0,8% ou 1 % foi apontado como o mais efetivo e coberturas com carvão ativado como auxiliares na redução do odor moderado. Os achados levam a entender que o controle do odor destas feridas é um tema ainda carente de pesquisas por parte dos enfermeiros oncologistas, já que 92,8% dos relatórios de pesquisa alcançados apresentaram um nível de evidência precário e um baixo grau de recomendação, por se tratar de opiniões de especialistas baseados na experiência prática ou em revisões de literatura não sistemática. Como a prática da Enfermagem baseada em evidências envolve processos de cuidar sustentado pelas melhores provas científicas, sugerimos o preenchimento da lacuna de conhecimento científico em relação ao cuidado de feridas tumorais, com o desenvolvimento de estudos controlados sobre efeitos dos produtos empregados, custo e beneficio dos curativos, em prol da qualidade de vida dos portadores de feridas tumorais.
Descritores: Progressão da Doença
Desodorização
Assistência Domiciliar
Micose Fungoide
Enfermagem Oncológica
Cuidados Paliativos
-Bacteroides
Pseudomonas aeruginosa
Qualidade de Vida
Neoplasias Cutâneas
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR440.1 - Biblioteca Geraldo Matos de Sá . Hospital do Câncer I
BR440.1; 616. 9940231, S586d HCIII MON


  5 / 11 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-452260
Autor: Liliamtis, Teodosia Basile.
Título: Avaliação da adição de nitrato de amônia para redução de odor nos esgotos de Pereira Barreto-SP: reflexos na qualidade da água do reservatório de Três Irmãos, após dez anos de aplicação / Evaluation of the addition of ammonium nitrate to the sewer system in Pereira Barreto-SP, in order to reduce the odor: reflections upon the quality of the water in the Três Irmãos reservoir, after ten years of application.
Fonte: São Paulo; s.n; 2007. 147 p. ilus, mapas, tab, graf.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Ambiental para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: Avalia a alteração da água da região de lançamento dos efluentes domésticos no reservatório de Três Irmãos, em virtude da aplicação de nitrato de amônia, para controle de odor, na rede coletora de esgotos do município de Pereira Barreto desde 1996. Foram realizadas 6 campanhas , com frequência bimestral, no período de outubro a agosto de 2005. As amostras foram coletadas em seis pontos, sendo cinco no reservatório, e um na ETE-Pereira Barreto. Em cada estação no reservatório, as amostras foram tomadas à superfície, à meia profundidade e fundo. Obtiveram-se amostras de água e esgoto para análise de parâmetros físicos, químicos e hidrobiológicos. Para melhor avaliar a qualidade da água, como também do efluente final da ETE, foram efetuados o Teste de Postos com Sinais de Wilcoxon para pares combinados (método não-paramétrico), análise de componentes principais (ACP) e Análise de Agrupamento (Cluster). Os resultados mostram que os níveis de nitrogênio nitrato na água e no efluente final situaram-se bem abaixo do limite máximo estabelecido pelo CONAMA 357/05 para águas da Classe 2 (10mg/L) Conclui-se que a prática da adição de nitrato de amônia para reduzir os odores em rede coletoras de esgotos sanitários, sob o ponto de vista ambiental, não apresentou potencial para acarretar impacto negativo no corpo receptor, e que a região de estudo no reservatório é um ambiente bem oxigênado, inclusive nas camadas mais profundas, com baixos teores de turbidez e pH levemente alcalino, entretanto, com alta condutibilidade elétrica e elevadas concentrações de nutrientes (fósforo e amônia), principalmente no Período de verão. Este fato é devido à influência principalmente do esgoto domético que é lançado nesta área.
Descritores: Amônia/efeitos adversos
Desodorização
Odorantes
Redes de Esgoto
-Brasil
Nitratos/efeitos adversos
Saúde Pública
Reservatórios de Água
Tratamento de Águas Residuárias
Qualidade da Água
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência
BR67.1; 628.3, 73. 48462/2007; BR67.1; DR, 827. 48463/2007


  6 / 11 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Venezuela
Texto completo
Id: lil-401756
Autor: Moreno Alvarez, Mario José; Machado, Alexandra; Padrón, Arelis; García, David; Belén Camacho, Douglas Rafael.
Título: Evaluación microbiológica y fisioquímica de bebidas pasteurizadas fortificadas con extractos de desechos desodorizados de naranja / Microbiological and physiocochemical evaluation of pasteurized beverages fortified with orange deodorized residues extracts
Fonte: Arch. latinoam. nutr;54(3):308-313, sept. 2004. tab.
Idioma: es.
Resumo: El objetivo de esta investigación, fue la evaluación microbiológica y de algunos parámetros fisicoquímicos en bebidas pasteurizadas acondicionadas con extractos acuosos de desechos desodorizados de narajanja. Las frutas utilizadas para el estudio se seleccionaron con los siguientes criterios: madurez homogénea, sin daño físico y ausencia aparente de clorofila. Las cáscaras fueron sometidas a un secado parcial y posteriormente procesadas para obtener una harina. El jugo extraído se evaluó mediante los parámetros pH=3,90, °Brix 10, Acidez titulable 0,33 g ácido cítrico/100mL, carotenoides totales de 0,0078 mg/mL. La harina se sometió a dos métodos de desodorización: por arrastre con vapor y en autoclave a temperatura de 121°C. A las cáscaras desodorizadas, se le realizó una extracción de pigmentos usando como solvente agua, con una relación (P/V) 1:50. Posteriormente se prepararon las bebidas cítricas pasteurizadas, sustituyendo el agua de su elaboración por los extractos desodorizados de ambos métodos. Los parámetros analizados: pH, °Brix, Acidez titulable, carotenoides totales, no presentaron diferencias significativas durante las evaluaciones (p>0,05). Los análisis microbiológicos, presentaron valores adecuados para productos pasteurizados. Se realizaron evaluaciones sensoriales mediante la prueba no paramétrica Friedman al 95 por ciento de confianza, utilizando un panel no entrenado, donde no se detectaron diferencias significativas entre los tratamientos. Se concluye que los procesos de desodorización fueron eficientes, permitiendo la incorporación de compuestos aquasolubles como flavonoides que presentan actividad antioxidante en las bebidas fortificadas
Descritores: Bebidas
Citrus
Desodorização
Manipulação de Alimentos
Resíduos Sólidos
-Microbiologia
Ciências da Nutrição
Venezuela
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: VE1.1 - Biblioteca Humberto Garcia Arocha


  7 / 11 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Tárzia, Olinda
Id: lil-366162
Autor: Tárzia, Olinda.
Título: Halitose: um desafio que tem cura / Halitosis: a challenge who have cure.
Fonte: Rio de Janeiro; Publicações Biomédicas; 2003. 226 p. ilus. (BR).
Idioma: pt.
Símbolo: BR.
Descritores: Halitose
-Cárie Dentária/complicações
Padrões de Prática Odontológica/normas
Desodorização
Doenças Periodontais/classificação
Doenças Periodontais/complicações
Halitose
Neoplasias Bucais
Odorantes
Faringite
Profilaxia Dentária/métodos
Sinusite
Estomatite
Responsável: BR28.1 - Serviço de Biblioteca e Documentação Professor Doutor Antônio Gabriel Atta
BR28.1; 616.31, T179h


  8 / 11 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-315402
Autor: Buczenko, Gisele M; Oliveira, Juarez Souza de; Von Meien, Oscar Felippe.
Título: Caracterizaçäo físico-química do subproduto obtido durante a desodorizaçäo do óleo de soja / Physico-chemical characterization of the by-product obtained during the desodorization of soybean oil
Fonte: Bol. Centro Pesqui. Process. Aliment;20(1):55-64, jan.-jun. 2002. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo caracterizar física e quimicamente o destilado desodorizado de óleo de soja e verificar se esse subproduto é indicado para a recuperaçäo de vitamina "E". O desodorizado foi analisado de acordo com as normas analíticas do Instituto Aldofo Lutz e métodos da Association of Official Analytical Chemists, sendo os tocoferóis determinados por cromatografia a gás. Foram encontradas 28,05 por cento de matéria insaponificável, 73,65 por cento de ácidos graxos, 7,4 por cento de tocoferóis totais e 2,63 por cento de alfa-tocoferol. O destilado de óleo de soja mostrou-se adequado para a recuperaçäo da vitamina "E"
Descritores: Desodorização
Tecnologia de Alimentos
Óleo de Soja
Vitamina E
-Cromatografia Gasosa
Responsável: BR16.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde


  9 / 11 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: lil-312971
Autor: Liliamtis, Teodosia Basile.
Título: A geraçäo de maus odores na rede coletora de esgotos do município de Pereira Barreto: um problema de saúde pública / The creation of bad odors in the sewer system in the city of Pereira Barreto: a public health problem.
Fonte: Säo Paulo; s.n; 2002. [116] p. tab, ilus, graf.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Ambiental para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Objetivo: Identificar e analisar a questäo da geraçäo de maus odores no município de Pereira Barreto, com ênfase na formaçäo do sulfeto de hidrogênio, focalizando a questäo como problema de saúde pública, e também analisar o método de controle implantado na rede coletora de esgotos para minimizar o odor freqüente e intenso. Métodos: Estudo de caso realizado em estaçäo de tratamento de esgotos de Pereira Barreto, que encontra-se em fase de operaçäo, localizando-se na regiäo da Bacia do Rio Tietê, no interior do estado de Säo Paulo. Foram realizadas 17 entrevistas com moradores que vivem no entorno das estaçöes, para identificar os efeitos do odor na saúde das pessoas expostas a gases tóxicos e a percepçäo dessa comunidade com relaçäo ao odor antes e depois da técnica de aplicaçäo de nitrato de amônia ser implantada. Resultados/Conclusöes: O método de nitrificaçäo com o nitrato de amônia é eficaz no controle de odores gerados pelo H2S (sulfeto de hidrogênio). Os sintomas apresentados pelos entrevistados (dor de cabeça, ardor nasal, ânsia de vômito, alteraçöes do estado de humor e tontura) vieram a desaparecer, assim que o odor passou a ser controlado e sua intensidade diminuída. Recomenda-se continuar empreendendo estudos e pesquisas nesta área, como estudos epidemiológicos, visto que a questäo do odor na área da Saúde Pública é muito pouco enfocada, segundo observado em levantamento bibliográfico
Descritores: Desodorização
Odorantes
Redes de Esgoto
-Saúde Pública
Tratamento de Águas Residuárias
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência
BR67.1; 628.3, 61. 42384/2002; BR67.1; Mtr, 1099. 42385/2002


  10 / 11 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Tárzia, Olinda
Id: lil-250272
Autor: Tarzia, Olinda.
Título: Halitose / Halitosis.
Fonte: Rio de Janeiro; EPUC; 1991. 100 p. ilus, tab.
Idioma: pt.
Descritores: Halitose
Odorantes
-Cárie Dentária/complicações
Cisto Dentígero/complicações
Desodorização
Doenças Periodontais/complicações
Neoplasias Bucais/complicações
Faringite/complicações
Sinusite/complicações
Estomatite/complicações
Tabaco/efeitos adversos
Tonsilite/complicações
Responsável: BR28.1 - Serviço de Biblioteca e Documentação Professor Doutor Antônio Gabriel Atta
BR28.1; 616.31, T179h



página 1 de 2 ir para página        
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde