Base de dados : LILACS
Pesquisa : SP4.026.287.598.149 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 3 [refinar]
Mostrando: 1 .. 3   no formato [Detalhado]

página 1 de 1

  1 / 3 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-431157
Autor: Santos, Altemar Vilar dos; Cybis, Luiz Fernando de Abreu; Gehling, Gino Roberto.
Título: Determinação do tempo necessário para oxidação da matéria orgânica facilmente biodegradável em reator seqüencial em batelada ( RSB ) com enchimento estático / Determination of the time needed to oxidize the easily biodegradable organic matter in a sequential batch reactor ( SBR ) with static filling
Fonte: Eng. sanit. ambient;11(1):83-91, mar. 2006. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo propor uma metodologia para determinar o tempo de aeração no RSB necessário para oxidação da matéria orgânica facilmente biodegradável. A metodologia proposta consiste em aplicar o conceito de equações de diferenças não-lineares nos dados de taxa de consumo de oxigênio (TCO). Os dados experimentais utilizados no trabalho foram obtidos num RSB em escala de bancada. As médias do tempo para oxidação da matéria orgânica facilmente biodegradável foram 0,83, 0,83, 1,17 e 1,54 horas para as idades do lodo de 30, 20, 10 e 5 dias, respectivamente. Estes valores se mostraram semelhantes aos valores recomendados na literatura de lodos ativados. A metodologia ora proposta é de fácil aplicação aos dados de TCO e proporciona uma contribuição na busca de minimizar os custos operacionais do RSB.
Descritores: Digestão Aeróbia
Digestão Anaeróbia
Águas Residuais
Oxidação Biológica
Lodos Ativados por Aeração Prolongada
Tratamento de Águas Residuárias
Tipo de Publ: Estudos de Avaliação
Responsável: BR559.1 - Centro de Informação e Documentação em Saúde


  2 / 3 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-206969
Autor: Bartolomei, Roberto.
Título: Estudo sobre a operaçäo de estaçöes de tratamento de esgotos domésticos sob carga variável utilizando o processo de lodos ativados / Study about the operation of domestic wastewaler treatment plants under loading variations, with the process of activated sludge utilization.
Fonte: Säo Paulo; s.n; 1997. 170 p. tab, ilus.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Ambiental para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Apresenta resultados de um estudo das características operacionais dos processo dos lodos ativados trabalhando sob variaçäo de carga. Foram desenvolvidos estudos em quatro reatores em escala de laboratório em regime de mistura completa, dois como lodos ativados convencionais e os outros dois como lodos ativados com aeraçäo prolongada. Em cada par, um dos reatores era o de controle, operando sob cargas normais para esgoto doméstico, e o outro recebia alimentaçäo variável, simulando as cargas de regiöes litorâneas e condomínios de casas de campo, com grande sazonalidade de populaçäo, resultando em carga reduzida durante dias úteis e elevada durante fins de semana e temporadas. A proposta inicial foi controlar os reatores em laboratório pela idade do lodo, mas a grande perda de microrganismos ativos, realizada pelos descartes de excesso de lodo quando estavam sob carga baixa, indicou como alternativa controlar a concentraçäo de sólidos em suspensäo no tanque de aeraçäo. Os resultados mostraram-se satisfatórios e este método de controle foi adotado em uma estaçäo de tratamento de esgotos com aeraçäo prolongada em batelada existente em um condomínio em um clube de campo. Exerceu-se um controle sobre a concentraçäo de sólidos em suspensäo e foi obtido um efluente com boas qualidades. O lodo apresentou baixa sedimentabilidade mas näo provocou perdas de sólidos com os efluentes. O acompanhamento microbiológico demonstrou que as constituiçöes dos flocos foram mantidas em boas condiçöes durante o estudo
Descritores: Lodos Ativados
Esgotos Domésticos
Tratamento de Lodos
-Análise da Demanda Biológica de Oxigênio
Análise da Demanda Biológica de Oxigênio
Lodos Ativados por Aeração Prolongada
Sedimentação Secundária
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência
BR67.1/628.16*82; BR67.1/Mtr 718


  3 / 3 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-174448
Autor: Cutolo, Silvana Audrá.
Título: Dinâmica populacional da microfauna em sistemas de tratamento de esgotos pelo processo de lodos ativados / Population dynamics of microfauna in treatment systems of sewarage by the activated sludge process.
Fonte: Säo Paulo; s.n; 1996. 108 p. ilus, tab.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Ambiental para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Através de ensaios laboratoriais, estuda a microfauna e as condiçöes operacionais do processo de lados ativados, adotando para cada ensaio, uma condiçäo: reator 1- lodo ativado convencional, com carga de alimentaçäo constante; reator 2- lodo ativado convencional, com carga de alimentaçäo variável; reator 3- lodo ativado na faixa de aeraçäo prolongada, com carga de alimentaçäo constante; e reator 4- lodo ativado na faixa de aeraçäo prolongada, com carga de alimentaçào variável. Define como objetivos: 1) compreender as relaçöes existentes entre a microfauna que se desenvolve e atuante do processo de lodo ativado e a sua dinâmica em funçäo dos parâmetros operacionais; 2) conhecer a composiçäo biológica dos flocos formados sob as diversas condiçöes operacionais impostas; 3) determinar a sucessäo biológica de populaçöes microbiológicas que se desenvolvem nas condiçöes dos testes; 4) verificar parra cada reator qual a possível relaçäo entre a sucessäo biológica e as condiçöes operacionais impostas nos reatores. Conclui que algumas taxas predominaram em relaçäo a outros como Aspidisca costata, Epistylis plicatillis e Rotifera. Para cada ensio, foi estabelecida uma dinâmica populacional diferente e, os reatores 3 e 4 apresentaram uma melhor eficiência de remoçäo de DBO, DQO comparados aos reatores 1 e 2. Foram obtidas importantes correlaçöes entre a populaçäo estabelecida e as condiçöes operacionais
Descritores: Águas Residuais
Microrganismos Aquáticos
-Lodos Ativados
Digestão Aeróbia
Digestão Anaeróbia
Floculação
Lodos Ativados por Aeração Prolongada
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência
BR67.1/628.2*1; BR67.1/Mtr 637



página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde