Base de dados : LILACS
Pesquisa : SP4.031.352.978 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 13 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 2 ir para página        

  1 / 13 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-506896
Autor: Oliveira, Maeli Gomes de.
Título: Características organizacionais e acidentes ocupacionais em empresas de limpeza urbana em Salvador-Ba / Organizational characteristics and occupational accidents in urban waste management compaines in the city Salvador, Bahia.
Fonte: Salvador; s.n; 2008. 105 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal da Bahia. Instituto de Saúde Coletiva para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: A área de saúde ocupacional sempre me despertou interesse e vontade de aprofundar os estudos. Assim o curso de doutorado foi um espaço possivel e onde resolvi mergulhar sobre o assunto, voltando-me para a segurança e saúde dos trabalhadores da limpeza urbana, buscando identificar as caracteristicas organizaqcionais das empresas de limpeza publica de Salvador e sua influencia para o controle e a ocorrencia de acidentes ocupacionais nesta categoria de trabalhadores. Os acidentes ocorrem com maior frequencia no trabalho...
Descritores: Dissertação Acadêmica
Acidentes de Trabalho
Custos de Cuidados de Saúde
Saúde do Trabalhador
Riscos Ocupacionais
Empresas de Limpeza Urbana
Responsável: BR351.1 - Biblioteca
BR351.1; DISS784


  2 / 13 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-415115
Autor: Janini, Janaina Pinto.
Título: Fatores de risco e agravo à saúde dos varredores de rua na perspectiva da enfermagem / Risk factors at work and injuries to the street sweeper health in the perspective of Nursing.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; fev. 2003. 158 p. ilus, tab.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Enfermagem para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: O estudo é de natureza descritiva com abordagem de análise quanti-qualitativa, cujo objeto de estudo são os fatores de riscos e agravos à saúde dos varredores de rua de uma Companhia de Limpeza urbana no município do Rio de Janeiro. Os objetivos consistem em: identificar o perfil sócio-demográfico dos trabalhadores, levantar os riscos e agravos de saúde identificados pelos varredores de rua e verificar as medidas de proteção utilizadas pelos trabalhadores no exercício de suas atividades. O referencial teórico estrutura-se sobre histórico e concepções de saúde e trabalho, de riscos e agravos à saúde, processo de vigilância, o papel do enfermeiro na saúde do trabalhador, o lixo e a poluição e alterações climáticas agindo como fatores de risco. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados um roteiro para obtenção de dados da empresa e um questionário para a obtenção dos dados dos sujeitos. Os sujeitos foram os trabalhadores que atuam no local de estudo. Os dados foram organizados em quadros e tabelas e analisados através da estatística bivacada e interpretados com embasamento no referencial teórico. Pelos resultados do estudo foi identificado o perfil dos trabalhadores, em sua maioria, com nivel de escolaridade de 1º completo e faixa etária de 31 à 40 anos, foram evidenciados os riscos pelos mesmos, sendo o ruído, o calor intenso, a poeira urbana, os gazes automotivos, da poluição e do lixo, ritmo intenso de trabalho, uso de posturas inadequadas, contaminação com o lixo. Dentre os agravos de saúde prevaleceram em percentual elevado, os acidentes de trabalho, com traumas, ferimentos nas mãos e pés e queimaduras, seguido de fadiga e dores musculares e de coluna, após o término das atividades. As estratégias apontadas para a promoção da saúde foram especialmente a educação em serviço, com adoção de novos e intensos métodos educativos, a revisão e implementação de programas de imunização aos trabalhadores, revisão dos equipamentos de proteção utilizados, com ênfase aos fatores de risco no trabalho.
Descritores: Riscos Ambientais
Resíduos de Alimentos
Promoção da Saúde
Enfermagem do Trabalho
Riscos Ocupacionais/estatística & dados numéricos
Catadores
Saúde do Trabalhador/estatística & dados numéricos
-Brasil/epidemiologia
Epidemiologia Descritiva
Empresas de Limpeza Urbana
Limites: Humanos
Adulto
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)
TE284


  3 / 13 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id: lil-408921
Autor: Asociación Boliviana de Entidades de Aseo Municipales.
Título: proyecto de (RE)Estructuración de la entidad de aseo municipal de La Paz: Fase 1 / Proyect (RE) Structuring of the municipal cleanliness entity of La Paz: Phase.
Fonte: La Paz; ASEAM; ene. 2000. 101 p. tab.
Idioma: es.
Resumo: Bases contractuales del proyecto de (Re-)Estructuración de la entidad Aseo Municipal de La Paz 2. Resumen ejecutivo del avance del proceso de reestructuracion de EMA La Paz al 10-IX-99 3. Informe técnico de los organismos ejecutores al Honorable Alcalde de La Paz del 09/12/99 4. Informe legal de los organismos ejecutores al Honorable Alcalde de La Paz, del 09/12/99...
Descritores: Limpeza Urbana
Empresas de Limpeza Urbana
-Bolívia
Organização Municipal
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BO2.1 - Centro de Información y Documentación
BO2.1; WA670 A837p


  4 / 13 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id: lil-353065
Autor: Organización Panamericana de la Salud.
Título: Bases para la implementación de un nuevo ciclo de gestión del servicio de aseo urbano en la ciudad de La Paz / Bases for the implementation of a new cycle of management of the urban cleaning service in the city of La Paz.
Fonte: La Paz; OPS; oct. 1996. 12 p. tab.
Idioma: es.
Resumo: El servicio, pretende dar un nuevo giro, retomando la concepcion original del proyecto, iniciando un nuevo ciclo de gestin con la licitacion de la operacion del relleno sanitario y la estacion de transferencia, la operacion de barrido y recoleccion de residuos solidos y la supervision del servicio, reasumiendo EMA el rol que inicialmente tenia como planificadora, fiscalizadora y normativa del servicio.(au)
Descritores: Limpeza Urbana
Empresas de Limpeza Urbana
-Bolívia
Responsável: BO2.1 - Centro de Información y Documentación
BO2.1 WA380 O68b


  5 / 13 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id: lil-322307
Autor: Bolivia. Fondo Nacional de Desarrollo Regional.
Título: Informe taller: Fortalecimiento de la gestion ambiental de residuos sólidos urbanos-Garsu / Workshop report: Strengthening of the urban-Garsu management environmental of solid waste.
Fonte: La Paz; FNDR; jul. 1994. 39 p. tab.
Idioma: es.
Conferência: Apresentado em: Fortalecimiento de la gestion ambiental de residuos solidos urbanos-Garsu, La Paz, 28-29 jul. 1994.
Resumo: El taller fue considerado positivo y el resultado del trabajo fue un avance,sobre todo en lo que se refiere a la organización de una asociación nacional de EMAs.(au)
Descritores: Cidade Saudável
Limpeza Urbana
Empresas de Limpeza Urbana
-Bolívia
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BO2.1 - Centro de Información y Documentación
BO2; WA780, F673i


  6 / 13 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id: lil-287554
Autor: Panama. Ministerio de Salud.
Título: Metodología para la aplicación del módulo: microempresas de recolección manual y transporte de desechos ordinarios / Methology for the application of the module: ordinary waste manual recollection and transportation microcompanies.
Fonte: Panamá; Panama. Ministerio de Salud; 1994. [20] p. tab.
Idioma: es.
Descritores: Resíduos Sólidos
Empresas de Limpeza Urbana
-Panamá
Responsável: PA1.1 - Centro de Documentación
PAN-0567


  7 / 13 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Anjos, Luiz Antonio dos
Texto completo
Id: lil-274323
Autor: Anjos, Luiz Antonio dos; Ferreira, Joäo Alberto.
Título: A avaliaçäo da carga fisiológica de trabalho na legislaçäo brasileira deve ser revista! O caso da coleta de lixo domiciliar no Rio de Janeiro / Brazilian legislation regarding physiological workload should be revisede! The case of garbage collectors in Rio de Janeiro
Fonte: Cad. saúde pública = Rep. public health;16(3):785-90, jul.-set. 2000. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Por meio da avaliaçäo da carga fisiológica do trabalho (CFT) da coleta de lixo domiciliar em amostra probabilística de setenta trabalhadores da Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro, discute-se a adequaçäo da legislaçäo brasileira vigente quanto à classificaçäo das atividades laborativas. A CFT foi determinada para o tempo total de trabalho (TTT) e durante o tempo efetivo de coleta (TEC) através da avaliaçäo do gasto energético (GE) e da freqüência cardíaca (FC), ao longo de quatro dias consecutivos de trabalho. As medianas do GE foram 288,4 e 319,1 kcal.h-1 durante o TTT e o TEC, respectivamente, e indicam trabalho de natureza moderada pela legislaçäo. Entretanto, a CFT foi considerada pesada quando se utilizou: 1) a razäo entre o GE e a taxa metabólica de repouso (TTT 5,0 e TEC 5,6, segundo a Organizaçäo Mundial de Saúde); 2) o percentual do GE máximo (36,2 e 41,1, extrapolando o limite de 30 por cento sugerido para a atividade laboral de garis holandeses); 3) o percentual da FC de reserva (32,2 e 37,5). Os resultados demonstram a necessidade de revisäo da legislaçäo atual, para que sejam levadas em conta as características individuais na caracterizaçäo da atividade laboral.
Descritores: Metabolismo Energético/fisiologia
Catadores
Carga de Trabalho/legislação & jurisprudência
-Empresas de Limpeza Urbana
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública


  8 / 13 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-272935
Autor: André, Lúcia Márcia.
Título: Representaçöes e práticas preventivas da AIDS em coletores de lixo no município de Säo Paulo / AIDS representation and preventive medicine, among the garbage collectors, of the city of Säo Paulo.
Fonte: Säo Paulo; s.n; 1999. 118 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática de Saúde Pública para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: Estuda a construçäo do conhecimento sobre AIDS entre coletores de lixo de três empresas de limpeza pública no município de Säo Paulo, com o objetivo de investigar a representaçäo e as práticas preventivas desta categoria profissional, de maneira que possibilitasse desvelar a forma como construiram esse conhecimento e mapear suas práticas preventivas. Foram aplicados 500 formulários em três garagens de uma empresa e realizadas 25 entrevistas em duas outras (uma garagem de cada). Os resultados mostraram que os trabalhadores representam a AIDS como doença dos chamados "grupos de risco" construindo sua percepçäo a partir das informaçöes recebidas pelos meios de comunicaçäo de massa e percebidas através de uma doutrina de vida que pauta seu comportamento social. O uso do preservativo parece simbolizar o rompimento com essa doutrina de vida e as práticas mais citadas foram: fidelidade conjugal e escolha de parceiros sexuais
Descritores: Resíduos de Alimentos
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida/prevenção & controle
Categorias de Trabalhadores
-Atitude Frente a Saúde
Pobreza
Serviço de Limpeza
Empresas de Limpeza Urbana
Limites: Humanos
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência
BR67.1/614.57*151; BR67.1/Dr 438


  9 / 13 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Anjos, Luiz Antonio dos
Texto completo
Id: lil-207772
Autor: Velloso, Marta Pimenta; Santos, Elizabeth Moreira dos; Anjos, Luiz Antonio dos.
Título: Processo de trabalho e acidentes de trabalho em coletores de lixo domiciliar na cidade do Rio de Janeiro, Brasil / The labor process and work-related accidents among garbage collectors in Rio de Janeiro, Brazil
Fonte: Cad. saúde pública = Rep. public health;13(4):693-700, out.-dez. 1997. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Descreve o processo de trabalho da coleta de lixo domiciliar visto pelo próprio trabalhador. A unidade específica de análise foi o grupo de trabalhadores da Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro (COMLURB) lotados na gerência de limpeza leste (LGL-3), no bairro do Rio Comprido. A metodologia utilizada baseou-se na recuperaçäo da vivência do trabalhador sobre o seu trabalho, acrescida da observaçäo do pesquisador, registrada em vídeo. Entre os riscos identificados no processo da coleta de lixo, destacam-se: mecânicos (cortes, ferimentos, atropelamentos, quedas graves), ergonômicos (esforço excessivo), biológico (contato com agentes biológicos patogênicos), químico (substâncias químicas tóxicas) e sociais (falta de treinamento para o serviço).
Descritores: Riscos Ocupacionais
Catadores
-Veículos de Coleta
Empresas de Limpeza Urbana
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública


  10 / 13 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-185496
Autor: Velloso, Marta Pimenta.
Título: Processo de trabalho da coleta de lixo domiciliar: percepçäo e vivência dos trabalhadores / Working process of domestic waste: perception and experience of the workers.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 1995. 123 p. ilus, tab.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Escola Nacional de Saúde Pública para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Avalia o processo de trabalho da coleta de lixo domiciliar com suas repercusöes sobre a saúde do trabalhador. A unidade específica de análise foi o grupo de trabalhadores, da Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro (COMLURB), locados na Gerência de Limpeza Leste (LGL3) no bairro do Rio Comprido. A metodologia utilizada nesse estudo, baseou-se na percepçäo e na vivência dos trabalhadores sobre o seu processo de trabalho, acrescidas da observaçäo do pesquisador. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: questionários, entrevisas gravadas e a observaçäo do pesquisador registrada em vídeo. Segundo a percepçäo dos coletores de lixo, as primeiras causas de acidentes relacionados ao trabalho, foram descritas como aquelas referentes ao processo de trabalho em si, falta de equipamentos de proteçäo individual (EPIs) e treinamento para o serviço. Os riscos presentes no processo de trabalho foram identificados, tanto pelo trabalhador como pela observaçäo do pesquisador, destacando-se entre eles: atropelamento, queda grave, cortes, esforço excessivo, contato com agentes biológicos patogênicos, substâncias químicas tóxicas (monóxido de carbono) e falta de treinamento para o serviço. Através do relato desses trabalhadores, sobre os acidentes sofridos por eles durante o tempo de serviço, concluiu-se que as principais causas estavam relacionadas ao condicionamento do lixo (objetos pérfuro-cortantes, recipientes pesados) seguidas daquelas inerentes ao veículo coletor de lixo (queda do estribo, compactador de lixo). Nos acidentes de maior gravidade, isto é, aqueles que implicaram em afastamento do trabalhador por mais de 15 dias, tanto o acondicionamento do lixo como o veículo coletor, apresentou importância como causa referida.
Descritores: Resíduos de Alimentos
Riscos Ocupacionais
Catadores
-Veículos de Coleta
Empresas de Limpeza Urbana
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública
BR526.1; R363.11, V441p



página 1 de 2 ir para página        
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde