Base de dados : LILACS
Pesquisa : SP4.031.367.113 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 6 [refinar]
Mostrando: 1 .. 6   no formato [Detalhado]

página 1 de 1

  1 / 6 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-479740
Autor: Maragno, Eliane Spricigo; Trombin, Daiane Fabris; Viana, Ednilson.
Título: O uso da serragem no processo de minicompostagem / The use of sawdust in a little compounder system
Fonte: Eng. sanit. ambient;12(4):355-360, out.-dez. 2007. ilus, graf, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Neste trabalho utilizou-se quatro minicomposteiras de PVC cilíndricas e idênticas, com 40 cm de diâmetro, 75 cm de comprimento e com as extremidades abertas. Cada minicomposteira recebeu 35,5 kg de resíduos sólidos orgânicos, previamente triturados e 6 kg de serragem. Foi acompanhado o processo através de análises de C/N, variação da temperatura, grau de umidade e pH. Os resultados mostraram que o uso do resíduo serragem como palhoso, nas minicomposteiras desenvolvidas, utilizando pequena quantidade de resíduos orgânicos, atingiu temperaturas de até 65º C, permanecendo na faixa termofílica por aproximadamente 6 dias. Após 18 dias a massa em degradação atingiu a temperatura ambiente, sendo então, deixada para maturar por 55 dias. A umidade no sistema foi próxima de 60 por cento no início e o pH final ficou na faixa de 8,0 a 8,5. A relação C/N inicial foi 30/1 e chegou a 12/1 após 73 dias.

In this work used four cylindrical PVC (polyvinyl chloride) mini compost bins, they all had the same size and were identical, with 40 cm diameter and 75 cm length, they also were opened on both sides. Each mini compost bean received 35,5 kg of solid organic wastes, which were previously crushed and 6 kg of sawdust. It was evaluated during the composting process the C/N analyses, temperature measurement, humidity and pH. Results showed that the use of sawdust as a source of high carbon inputs on the mini compost beans and using low quantities of organic solid wastes reached temperatures as high as 65º C, keeping on the thermophilic phase for almost 6 days. After 18 days the environmental temperature was reached, the organic wastes were then laid to reach full maturity for 55 more days. The C/N ratio was initially around 30/1 and after 73 days it was around 12/1.
Descritores: Compostagem
Compostagem
Estações de Compostagem
Estações de Compostagem/métodos
Resíduos de Alimentos
Responsável: BR559.1 - Centro de Informação e Documentação em Saúde


  2 / 6 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-406955
Autor: Barreira, Luciana Pranzetti.
Título: Avaliação das usinas de compostagem do estado de São Paulo em função da qualidade dos compostos e processos de produção / Evaluation of the compositing plants in the state of São Paulo in function of the quality of the composts and production processes.
Fonte: São Paulo; s.n; 2005. 187, A-3 p. ilus, tab, graf.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Ambiental para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: Aliado à geração constante de resíduos estão as dificuldades nas formas de disposição e tratamento, muitas vezes custosas e que não levam em consideração suas características básicas. No Brasil, 60 por cento da composição dos resíduos é matéria orgânica passível de reciclagem por meio do processo de compostagem, um método simplificado e sem custos elevados para o seu tratamento sanitariamente adequado. No entanto, as usinas de compostagem são vistas somente como grandes obras de engenharia, capazes de reduzir o volume de resíduos, produzindo um composto de baixa qualidade e vendido a preços irrisórios. Objetivo. Avaliar as usinas de compostagem do estado de São Paulo em função da qualidade dos compostos e processos de produção. Métodos. Pesquisou-se 14 usinas de compostagem do Estado de São Paulo com diferentes processos de produção. O estudo incluiu 3 fases: 1)caracterização da matéria-prima e do material-base e o estudo dos processos de produção, 2)análise dos compostos: física (densidade real e aparente, granulometria e conteúdo total de contaminantes) e química (micro e macronutrientes e metais pesados), e 3)análises estatísticas. Resultados. Os resultados foram avaliados levando-se em conta as usinas separadamente e o agrupamento realizado de acordo com suas estruturas. As usinas que utilizaram os processos com peneiras rotatórias apresentaram melhores resultados quanto ao conteúdo de contaminantes e granulometria. Nos resultados químicos, as estruturas das usinas não tiveram influência direta. Conclusões. Os compostos não apresentaram alta qualidade mas podem ser considerados como condicionantes de solo. O problema com as usinas não está na sua estrutura mas sim na falta de acompanhamento dos fatores que regem a compostagem no pátio.
Descritores: Compostagem
Compostagem
Estações de Compostagem
Estudo de Avaliação
Resíduos Sólidos
-Fenômenos Químicos
Processamento de Resíduos Sólidos
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência
BR67.1; 628.445, 30. 4582/2005; BR67.1; Dr, 737. CM. 45833/2005


  3 / 6 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-350004
Autor: Prochnik, Marta.
Título: Usinas de reciclagem e compostagem de lixo urbano: as experiências de Natal e Panambi / Power plants of recycling and composting of urban waste: Natal and Panambi experiences
Fonte: In: Fundaçäo do Desenvolvimento Administrativo. O Enfrentamento da questäo social: experiências municipais. Säo Paulo, Fundaçäo do Desenvolvimento Administrativo, 1989. p.148-155.
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: Seminário de Enfrentamento da Questäo Social: Experiências em Municípios de Médio e Grande Portes, 1, Säo Paulo, 18-21 set. 1989.
Resumo: Traz informes sobre os estudos realizados no BNDES/FINSOCIAL, que buscou soluçäo para os depósitos de lixo urbano onde fossem envolvidos os catadores, e que resultaram no Programa de Financiamento e Usinas de Compostagem de Lixo Urbano, lançado em 1987. Relata que o Programa financia usinas de tecnologia simplificada, cujo custo de implantaçäo é compatível com a realidade financeira dos municípios. Enfatiza que apenas municípios com mais de 100 mil habitantes foram financiados, mas há o exemplo de um município menor, Panambi, que solucionou a questäo sem apoio financeiro, implantando uma usina mais simples e funcional. Apresenta os motivos da escolha dessa soluçäo e dois exemplos de usinas implantadas nos municípios de Panambi e Natal. (NMPM)
Descritores: Compostagem
Uso de Resíduos Sólidos
-Brasil
Financiamento de Capital
Estações de Compostagem
Apoio Financeiro
Estratégias de Saúde Locais
Formulação de Políticas
Catadores
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR939.1 - Biblioteca Karl A Boedecker
BR939.1; 304(81), E56


  4 / 6 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id: lil-272771
Autor: Sztern, Daniel; Pravia, Miguel A.
Título: Manual para la elaboración de compost: bases conceptuales y procedimientos / Handbook for compost proccessing: conceptual basis and procedures.
Fonte: Montevideo; Organización Panamericana de la Salud; 1999. 65 p. tab. (OPS/HEP/HES/URU/02.99).
Idioma: es.
Símbolo: OPS/HEP/HES/URU/02.99.
Descritores: Resíduos de Alimentos
Estações de Compostagem
Solo
Gerenciamento de Resíduos
Gerenciamento de Resíduos/normas
-Manual de Referência
Uruguai
Tipo de Publ: Guia
Responsável: UY3.1 - Centro de Documentación
UY3.1; CONTURU, 82


  5 / 6 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id: lil-146527
Autor: Lindenberg, Roberto de Campos.
Título: Aspectos técnicos del servicio de aseo; compostificación.
Fonte: Lima; CEPIS; 1982. 45 p. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: Define el compost y trata de sus características, utilización agrícola, efectos de aplicación, valor y venta. Analiza los principios de la compostíficación referidos a la influencia de la temperatura, dimensiones de las partículas, unidad, relación carbono-nitrógeno. Se refiere a las instalaciones del Brasil y describe los diversos sistemas en este campo. Trata de los costos, ventajas, desventajas, y de la adición de lodo de desagüe. Describe brevemente la planta piloto de Nuevo Horizonte
Descritores: Biocombustíveis
COMPOSTIFICACION
Digestores
Saúde Ambiental
Estações de Compostagem
Responsável: PE8.1 - Biblioteca
PE8.1/6604*L67*13543


  6 / 6 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Id: lil-146424
Autor: Monteiro, José Henrique Penido.
Título: Aspectos técnicos del servicio de aseo; recuperación semi-semimecanizada de materiales.
Fonte: Lima; CEPIS; 1982. 51 p. tab.
Idioma: es.
Resumo: Expone sobre las formas de disposición final de residuos sólidos urbanos. Distingue las ventajas y desventajas de los sistemas existentes. Enfoca los factores que influyen en la selección del reuso como opción del procesamiento de la basura. Presenta la compostíficación de Rio de Janeiro en su planta de reciclaje, la comercialización e industrialización posterior de los productos recuperados, así como la sugerencia de una planta para ciudades de pequeño y medio tamaño en países en desarrollo
Descritores: Eliminação de Resíduos
Estações de Compostagem
Uso de Resíduos Sólidos
Responsável: PE8.1 - Biblioteca
PE8.1/6800*P42*13540



página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde