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Pesquisa : SP4.036.402.318 [Categoria DeCS]
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Id: lil-772831
Autor: Lima, Andreia Nogueira.
Título: Análise do monitoramento da contaminação ambiental do solo do aterro de resíduos sólidos urbanos encerrado de Seropédica / Analysis of monitoring of environmental contamination from the landfill soil of municipal solid waste closed from Seropédica.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 2015. 166 p. ilus, mapas, tab, graf.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: A degradação ambiental decorrente do descarte inadequado de resíduos sólidos tem aumentado com o desenvolvimento tecnológico. Os resíduos sólidos podem conter substâncias químicas com características tóxicas, dentre elas os metais pesados presentes em materiais provenientes de diversas atividades. Estas substâncias químicas podem poluir e contaminar o solo, pela migração do chorume gerado em aterros que foram conduzidos sem técnica adequada para o destino final, o que pode ocasionar um risco à saúde pública e o meio ambiente. A deposição de resíduos sólidos urbanos está entre as atividades que contribuem para o surgimento de áreas contaminadas e apresenta algumas especificidades para a sua recuperação. Esta pesquisa objetivou analisar o monitoramento ambiental do solo que foi realizado no aterro encerrado no município de Seropédica. O presente trabalho consiste em determinar no solo os teores dos parâmetros: pH, alumínio, manganês, zinco, cádmio e chumbo, a partir de análise química, que servirá como indicativo do nível de contaminação deste solo e identificar as tecnologias de remediação de solos contaminados por metais pesados, que poderiam ser utilizadas. O estudo dos conceitos e dos aspectos relacionados ao tema proposto permitiu uma melhor compreensão e conhecimento do monitoramento ambiental do solo. Para a realização da análise do solo foram coletadas vinte e uma amostras na área do entorno do aterro encerrado de Seropédica. Os resultados mostraram teores de alumínio e chumbo baixos, pH alcalino moderado e teores de manganês dentro da normalidade...

Environmental degradation resulting from improper disposal of solid waste has increased with technological development. Solid waste can contain chemicals with toxic characteristics, among them heavy metals from materials from various activities. These chemicals can pollute and contaminate soil, the migration of leachate generated in landfills that were conducted without proper technique to the final destination, which can cause a risk to public health and the environment. The deposition of municipal solid waste is among the activities that contribute to the emergence of contaminated areas and presents some specifics for their recovery. This study aimed to analyze the environmental monitoring of soil that was held at the closed landfill site in the municipality of Seropédica. This study is to determine the soil parameters of the levels: pH, aluminum, manganese, zinc, cadmium and lead, from chemical analysis that will serve as indicative of this soil contamination level and identify remediation technologies for contaminated soil by heavy metals that could be used. The study of the concepts and issues related to the proposed theme allowed for a better understanding and knowledge of environmental soil monitoring. To perform the soil analysis were collected twenty-one samples in the area surrounding the landfill closed from Seropédica. The results showed aluminum content and low lead, moderately alkaline pH and manganese levels within the normal range. It has been found that the area is contaminated by the heavy metals zinc and cadmium. Thus, the results of soil chemical analysis indicate the need and importance of continued soil monitoring. Although the area has been remedied after the end of the activities, the remediation of soil becomes pertinent in view of a better quality of life for the population living in the vicinity and for the environment, plus the inclusion of the area in the urban space...
Descritores: Metais Pesados
Monitoramento
Remediação
Aterros Sanitários
Solo
Poluição Ambiental
Resíduos Sólidos
-Poluição Ambiental
Poluição Ambiental
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Estudos de Avaliação
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública


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Id: lil-771242
Autor: Antunes, Lívia Gonçalves; Crenitte, Patrícia Abreu Pinheiro.
Título: Programa de remediação fonológica em escolares com sinais de risco para dificuldades de aprendizagem / Phonological awareness training in students with risk indicators for learning difficulties / Programa de remediación fonológica en los estudiantes con señales de riesgo para las dificultades de aprendizaje
Fonte: Distúrb. comun;27(2), jun. 2015. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: As dificuldades de aprendizagem podem oferecer barreiras ao processo de alfabetização de crianças em fase escolar. O desenvolvimento da leitura e escrita depende de um amplo conjunto de habilidades, entretanto a estimulação da consciência fonológica configura-se como um dos fatores mais relevantes a esse processo. Dada a importância dessa habilidade, surgem modelos de intervenção denominados de programas de remediação fonológica. Porém, a literatura tem oferecido maior atenção à aplicação desses programas em populações já diagnosticadas com transtornos de aprendizagem, cujos prejuízos acadêmicos já estão presentes. Objetivo: Verificar o desempenho cognitivo-linguístico de escolares com sinais de risco para dificuldades de aprendizagem, após a aplicação de um programa de remediação fonológica. Material e método: Foram selecionadas 10 crianças de ambos os gêneros, na faixa etária de 6 a 7 anos, consideradas com sinais de risco para as dificuldades de aprendizagem. Após a seleção foram submetidas ao programa de remediação (18 sessões de terapia, atendimentos individuais, com duração de 50 minutos). Resultados: Verificou-se que os escolares apresentaram evolução significativa nas habilidades cognitivo-linguísticas de consciência fonológica, memória de trabalho auditiva, acesso ao léxico mental, leitura e escrita de palavras reais após a intervenção. Entretanto, como não foram adotados grupos controles na metodologia do estudo, não se pode afirmar que os resultados decorrem exclusivamente da remediação. Conclusão: Os resultados reforçaram a importância da intervenção precoce em escolares com sinais de risco para dificuldades de aprendizagem, uma vez que oferece melhores condições para o desenvolvimento da leitura e escrita nessa população.

Introduction: Learning difficulties can provide obstacles to the literacy process of schoolchildren. The development of reading and writing depend on a broad set of skills, but the stimulation of phonological awareness appears as one of the most important factors in this process. Given the importance of this skill, intervention models called phonological remediation programs have been adopted. However, the literature has offered greater attention to the implementation of these programs in populations already diagnosed with learning disabilities, thus students whose academic deficits are already present. Objective: To investigate the cognitive-linguistic performance of children with risk indicators for learning difficulties after a phonological remediation program. Material and method: Ten children of both genders were selected, aged 6-7 years and 11 months, considered with signs of risk for learning difficulties. After the selection, they were subjected to a phonological remediation program (18 therapy sessions, individual sessions, lasting 50 minutes).Results: After the intervention, it was found that the students showed significant progress in cognitive-linguistic abilities, phonological awareness, auditory working memory, access to the mental lexicon, and reading and writing of real words. However, as control groups were not adopted in the methodology of the study cannot be said that the results derive exclusively from the remediation. Conclusion: The results reinforced the importance of early intervention in children with signs of risk for learning disabilities, as it offers better conditions for the development of reading and writing in this population.

Introducción: Las dificultades de aprendizaje pueden colocar barreras al proceso de alfabetización de niños en edad escolar. El desarrollo de la lectura y la escritura depende de un amplio conjunto de habilidades, no obstante el estímulo de la conciencia fonológica se revela como uno de los factores más relevantes en este proceso. Dada la importancia de esa habilidad, surgen modelos de intervención denominados programas de remediación fonológica. Sin embargo, la literatura ha dado mayor atención a la aplicación de esos programas en poblaciones ya diagnosticadas con trastornos de aprendizaje, cuyos perjuicios académicos ya están presentes. Objetivo: Verificar el desempeño cognitivo-linguístico de escolares con señales de riesgo para las dificultades de aprendizaje después de haber pasado por un programa de remediación fonológica. Material y método: Fueron seleccionados 10 niños de ambos sexos, en una franja etaria de 6 a 7 años y 11 meses, considerados con señales de riesgo para las dificultades de aprendizaje. Tras laSelección fueron sometidas al programa de remediación fonológica (18 sesiones de terapia, consultas individuales, con duración de 50 minutos). Resultados: se verifico que los escolares presentaron una evolución significativa en las habilidades cognitivo-linguísticas de conciencia fonológica, memoria de trabajo auditiva, acceso al léxico mental, lectura y escritura de palabras reales. Sin embargo, como grupos de control no fueron adoptados en la metodología del estudio, no se puede decir que los resultados se derivan exclusivamente de la remediación. Conclusión: Los resultados reforzaron la importancia de la intervención precoz en escolares con señales de riesgo para dificultades de aprendizaje ya que ofrecen mejores condiciones para el desarrollo de la lectura y escritura en esa población.
Descritores: Criança
Transtornos de Aprendizagem
Leitura
Remediação/prevenção & controle
Fatores de Risco
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-697907
Autor: Suehiro, Adriana Cristina Boulhoça.
Título: Produção científica sobre o teste de cloze / Scientific production on cloze test / Producción científica sobre el test de cloze
Fonte: Psicol. esc. educ;17(2):223-232, jul.-dez. 2013. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O presente estudo investigou a produção científica sobre o Cloze publicada entre os anos de 2002 e 2012. Foram focalizados 14 periódicos, nos quais 32 artigos foram analisados com base em alguns critérios estabelecidos por Witter e outros considerados relevantes pela autora. Os dados evidenciaram um aumento das publicações a partir de 2007, sendo os anos de 2007 e 2008 os mais férteis. Observou-se que o relato de pesquisa foi a forma mais utilizada e que o Sudeste foi a região que mais publicou nesse período. Houve ainda a predominância de autorias múltiplas e femininas e de pesquisas que associaram outros testes ou escalas ao Cloze, portanto, houve relações com outros construtos. Os resultados apontaram também a predominância de pesquisas no contexto educacional e com universitários, baseadas no emprego da técnica tradicional, com a supressão de todo quinto vocábulo do texto e correção literal.

In this study we investigate the scientific production on Cloze test, between the years 2002 and 2012. Fourteen journals were used, from which 32 articles were analyzed on the basis of certain criteria set by Witter and others considered relevant by the author. The data evidenced an increase in publications since 2007. The years 2007 and 2008 were the most productive. The research report was the most used form and the southeastern region the one which most published in that period. There was still the predominance of multiple and feminine authorship and studies that employed other tests to the Cloze, and therefore revealed a relationships with other constructs. The results also pointed to the predominance of research in educational context with university student, based on the use of traditional technique, with the deletion of every fifth word of the text and literal correction.

El presente estudio investigó la producción científica sobre el Cloze entre los años 2002 y 2012. Se enfocaron 14 periódicos de los cuales se analizaron 32 artículos con base en algunos criterios establecidos por Witter y otros considerados relevantes por la autora. Los datos mostraron un aumento en las publicaciones desde 2007, siendo los años de 2007 y 2008 los más proficuos. Se observó que el relato de investigación fue la forma más utilizada y que el Sudoeste fue la región que más publicó en este período. Asimismo, hubo predominancia de autoría múltiple y femenina, así como de investigaciones que asociaron otros tests o escalas al Cloze y, por lo tanto, hubo relaciones con otros constructos. Los resultados indicaron también para la predominancia de investigaciones en contexto educacional y con universitarios, basadas en el uso de la técnica tradicional con supresión de todos los quintos vocablos del texto y corrección literal.
Descritores: Bibliometria
Compreensão
Leitura
Remediação
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR27.1 - Biblioteca do Campus II


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Id: lil-679647
Autor: Duca, Gladys; Nuñez, Carlos; Navarro, Antonio I; Rubio, María M.
Título: Biorremediación de niquel (II) en solución acuosa por aspergillus niger GC1 / Bioremediation of nickel (II) in aqueous solution by apergillus niger GC1
Fonte: Bol. micol. (Valparaiso En linea);27(1):3-7, jul. 2012. graf.
Idioma: es.
Resumo: Aspergillus nigerGC1 es un microorganismo potencial para ser utilizado en procesos de biorremediación de níquel (II). A las concentraciones ensayadas de níquel divalente (1,5 y 3,0 mg/l) no se produjo inhibición del crecimiento celular. A pH 4,5 se obtuvo una eficiencia de 60 y 73 por ciento, en la biorremediación de 1,5 y 3,0 mg/l de níquel (II) respectivamente, mayor al valor obtenido a pH 5,5. Se propone un mecanismo de detoxificación del Ni(II) en solución acuosa por la célula fúngica, sugiriendo que en primer lugar, el Ni (II) se adsorbe a la pared celular del hongo, y en segundo lugar, se produce la absorción del metal al interior celular, para ser posiblemente almacenado o secuestrado, en la estructura vacuolar, a fin de disminuir la toxicidad en el citoplasma celular.

Aspergillus niger GC1 is a potential microorganism to be used in processes of bioremediation of nickel (II). To concentrations of divalent nickel (1.5 and 3.0 mg/l) tested there was inhibition of cell growth. To pH 4.5 was achieved an efficiency of 60 and 73 percent in the bioremediation of 1.5 and 3.0 mg/l of nickel (II), respectively, more than the value obtained at pH 5.5. Proposed a mechanism of detoxification of the Ni (II) in aqueous solution by the fungal cell, suggesting that firstly, the Ni (II) was adsorbs to the cell wall of the fungus, and second, occurs the absorption of metal into the cell, to be possibly stored or sequestered in the vacuolar structure, in orden to reduce the toxicity in the cell cytoplasm.
Descritores: Suspensão Aquosa
Aspergillus niger
Poluição Ambiental
Metais Pesados
Níquel
Remediação/métodos
Tipo de Publ: Estudos de Validação
Responsável: CL2.1 - Biblioteca de Medicina


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Id: lil-617596
Autor: Salgado, Cintia Alves.
Título: Programa de remediação fonologica, de leitura e escrita em crianças com dislexia do desenvolvimento / Phonological, reading and writing remediation program in children.
Fonte: Campinas; s.n; 2010. 316 p. ilus, tab, graf.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: O objetivo geral deste estudo foi elaborar e verificar a eficácia de um programa de remediação fonológica, de leitura e escrita em crianças com dislexia do desenvolvimento. Dentre os objetivos específicos, o estudo visou descrever o programa de remediação fonológica, de leitura e escrita a partir de procedimentos fonológicos, auditivos e visuais; comparar o desempenho da informação linguística para leitura e escrita, pré e pós-testagem, em crianças com dislexia do desenvolvimento submetidos e não submetidos ao programa e comparar o desempenho da informação linguística para leitura e escrita em crianças com dislexia do desenvolvimento pós-testagem e sem dificuldades escolares. Participaram deste estudo 62 crianças, sendo o grupo experimental (GE) subdivido em: GIE composto por 17 crianças com dislexia do desenvolvimento submetidas ao programa, e GIIE, composto por 14 crianças com dislexia do desenvolvimento não submetidas ao programa. O grupo controle (GC) constituiu-se de 31 crianças sem dificuldades de aprendizagem submetidas à avaliação fonoaudiológica. Foi realizado o programa de remediação fonológica, de leitura e escrita nas crianças do GEI em três etapas: pré-testagem, treino, pós-testagem. O programa de remediação foi realizado em 20 sessões. Os resultados deste estudo revelaram que GIE e GIIE apresentaram diferenças estatisticamente significativas no desempenho de subtestes do processamento fonológico, leitura e escrita. Embora GIE tenha desempenho melhor que GIIE, o primeiro apresentou desempenho inferior em situação de pós-testagem quando comparado ao GC.

The aim of this study was to develop and verify the effectiveness of a phonological remediation program of reading and writing in children with developmental dyslexia. Among the specific objectives, the study aimed to elaborate the phonological remediation program in reading and writing from the auditory, visual and phonological procedures. Compared the performance of linguistic information for reading and writing, pre-and post-testing in children with developmental dyslexia wich part were and were not submitted to the program. Also compared the performance of linguistic information for reading and writing in children with developmental dyslexia post-testing and without learning difficulties. The study included 62 children being the experimental group (EG) subdivided into: EGI composed of 17 children with developmental dyslexia submitted to the program, and EGII, composed of 14 children with developmental dyslexia that were not submitted to the program. The control group (CG) consisted of 31 children without learning disabilities undergoing clinical assessment. The program was applied for phonological remediation in reading and writing in children of EGI in three stages: pre-testing, training and post-testing. The remediation program was given to the subjects in 20 sessions. The results of this study revealed that EGI and EGII presented statistically significant differences in the performance subtests of phonological processing, reading and writing. Although EGI has outperformed EGII, the performance of the first was lower in post-testing when compared to the GC.
Descritores: Dislexia
Aprendizagem
-Transtornos do Comportamento Infantil
Linguagem
Desenvolvimento da Linguagem
Desenvolvimento de Programas
Remediação
Distúrbios da Fala
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR734.1 - Biblioteca Central Cesar Lattes - BCCL
BR734.1; T/UNICAMP, Sa32p


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Id: lil-613045
Autor: Garzon Gomez, Juan Pablo; Cuervo Andrade, Jairo Leonardo.
Título: Producción de Pleurotus ostreatus sobre residuos sólidos lignocelulósicos de diferente procedencia / Production of Pleurotus ostreatus on solid lignocellulosic wastes from different source
Fonte: NOVA publ. cient;6(10):126-140, jul.-dic. 2008. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: Se hizo un cultivo del hongo Pleurotus ostreatus sobre cuatro residuos sólidos de diferente procedencia usados como sustratos. Éstos fueron bagazo de caña de azúcar, tallo de maíz, aserrín y sobras de café de consumo humano. Se evaluó el efecto de los cuatro sustratos de forma individual y en mezclas sobre la producción del hongo y en mezclas sobre la producción del hongo a través de indicadores como la eficiencia biológica, el rendimiento, el número de días en periodo de incubación, el número de días para la aparición de primordios, la frecuencia y el porcentaje de peso de cada cuerpo fructífero y la productividad. El rendimiento de los sustratos que tuvieron café tanto individualmente como en las mezclas varió entre los 265g a 409g y fueron significativamente más altos (p < 0,05) que los sustratos que no lo tenían en los cuales varió entre 1,5g y 154g. Comparando los diferentes sustratos usados en este ensayo, se pudo observar que al mezclar el café con bagazo de caña de azúcar o con tallo de maíz se obtuvieron los mejores resultados. En estos sustratos el número de días de incubación fue entre 7 y 16 días menor y el número de días para la aparición de primordios fue entre 11 y 54 días menor respecto de los demás sustratos. Se obtuvieron eficiencias biológicas que variaron entre el 4,0 y el 48%, mientras que en los demás sustratos se obtuvieron eficiencias biológicas que variaron entre el 0,5 y 36%. La productividad estuvo entre 0,715 y 0,905kg de hongos frescos por cada 100kg de sustrato seco al día, mientras que en los demás sustratos se obtuvieron productividades que variaron entre 0,324kg y 0,494kg de hongos frescos por cada 100kg de sustrato seco al día.
Descritores: Biodegradação Ambiental
Compostagem
Compostagem
Pleurotus
Remediação
Resíduos Sólidos
Processamento de Resíduos Sólidos
Responsável: CO242.1 - Biblioteca


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Id: lil-613041
Autor: Gomez Romero, Sara Esmeralda; Gutierrez Bustos, Diana Carolina; Hernandez Marin, Ana María; Hernandez Rodriguez, Cindy Zulay; Losada Casallas, Mariana; Mantilla Vargas, Paula Cecilia.
Título: Factores bióticos y abióticos que condicionan la biorremediación por Pseudomonas en suelos contaminados por hidrocarburos: [revisión] / Biotic and abiotic factors that condition the bioremediation by Pseudomonas in grounds contaminated by hydrocarbons: [review]
Fonte: NOVA publ. cient;6(9):76-84, ene.-jun. 2008.
Idioma: es.
Resumo: El proceso de biorremediación de hidrocarburos, contaminantes del suelo, llevado a cabo por Pseudomonas sp. está condicionado por factores bióticos y abióticos como los nutrientes, respiración, pH, humedad y temperatura propios del microorganismo, los cuales al ser modificados limitan o favorecen la capacidad metabólica de la bacteria y su adaptabilidad con el cambio de posición de los ácidos grasos de la membrana celular. La biorremediación de suelos ha demostrado ser una tecnología eficaz para el tratamiento de la contaminación por petróleo, debido a que gran parte de los componentes del crudo y sus productos refinados son biodegradables. La presente revisión tiene por objetivo describir las condiciones bióticas y abióticas que necesitan las Pseudomonas para llevar a cabo un adecuado proceso de biorremediación, teniendo en cuenta las características y propiedades de la bacteria.
Descritores: Biodegradação Ambiental
Hidrocarbonetos
Pseudomonas
Remediação
Poluição Ambiental
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: CO242.1 - Biblioteca


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Id: lil-527671
Autor: Nascimento, Valéria Borba do.
Título: Estudo de caso: análise da remediação ambiental do aterro metropolitano de Gramacho, RJ / Environmental redressing an analysis of the Gramacho metropolitan garbage earth emborkment.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 2008. x,130 p. ilus, mapas, tab, graf.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Escola Nacional de Saúde Pública sergio Arouca para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Desde épocas remotas o lixo vem trazendo problemas graves para a Saúde Pública. No Brasil também enfrentam situações desconfortantes pela falta de recursos, tecnologias ou até mesmo vontade política. O presente estudo consiste em investigar informações, construir e analisar criticamente a história do Aterro Metropolitano de Gramacho, em Duque de Caxias, desde sua implantação para atendimento intermunicipal da Região Metropolitana, passando pelas duas décadas de vida útil até a situação atual- 2002. Sendo este no momento o maior aterro de lixo da América Latina, também contribui significativamente com o impacto ambiental e contaminação das águas da Baía de Guanabara. A pesquisa constitui-se em fases descritivas e analíticas, para que com o desenvolvimento possa-se compreender a complexidade de uma área de 13mil ha., e constante degradação ambiental, abordando possíveis tentativas de minimizar os problemas da inesgotabilidade da produção de lixo dispostos em áreas de manguezais. São abordadas trajetórias próprias da área, marcadas pela sua concepção, degradação, remediação de operações indevidas, inclui investigações sob a ótica da época, dividida em décadas para melhor compreensão do leitor. Foi possível explanar dificuldades decorrentes da evolução técnica, econômica e legal das determinadas fases que ocorreram e possibilidades de se resgatar por técnicos, soluções para se prolongar a vida útil do aterro, diante das dificuldades de se encontrarem áreas disponíveis e adequadas para novos projetos de disposição dos resíduos.
Descritores: Remediação
Aterros Sanitários
Resíduos Sólidos
-Brasil
Lixo
Meio Ambiente/história
Legislação Ambiental
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública
BR526.1; R628.16098153, N244e


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-485074
Autor: Oliveira, Luciana Pena de; Morita, Dione Mari.
Título: Tratabilidade de solos tropicais contaminados por resíduos da indústria de revestimentos cerâmicos / Treatability of tropical soils contaminated by solid wastes from ceramic tile industry
Fonte: Eng. sanit. ambient;13(1):97-108, jan.-mar. 2008. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este trabalho de pesquisa buscou investigar a eficácia da remoção de chumbo (Pb) e zinco (Zn) de uma área contaminada pelo depósito inadequado de resíduos de indústrias de revestimentos cerâmicos do pólo de Santa Gertrudes (São Paulo, Brasil), ocorrido há cerca de trinta anos atrás. Foram avaliados três processos de lixiviação: lavagem com ácido sulfúrico concentrado e por soluções de peróxido de hidrogênio a 30 por cento e de ácido clorídrico 0,1 M. Os resultados obtidos mostraram que o tratamento com peróxido de hidrogênio não removeu Pb e Zn; que a lavagem com ácido sulfúrico concentrado promoveu a redução de 50 por cento dos teores de Zn e a solução de ácido clorídrico 0,1 M reduziu os teores de Pb e Zn em 15 por cento e 10 por cento, respectivamente. O teor remanescente de Zn no solo tratado com ácido sulfúrico concentrado foi de 117 mg/kg e os de Pb e Zn no solo lavado com a solução de ácido clorídrico 0,1 M, de 806 mg/kg e 213 mg/kg, respectivamente, valores estes inferiores aos de intervenção estabelecidos pelo órgão de controle ambiental paulista.

The aim of this research was to evaluate different leaching processes to the removal of lead (Pb) and zinc (Zn) from tropical soil contaminated by inappropriate past deposition of wastes from ceramic tile industries of Santa Gertrudes (São Paulo, Brazil). Three soil washing processes were investigated: with concentrated sulphuric acid, with a 30 percent solution of hydrogen peroxide and with 0.1M solution of hydrochloric acid. The results indicated that the treatment with hydrogen peroxide did not remove Pb and Zn significantly; the washing with concentrated sulphuric acid caused a 50 percent reduction of Zn contents and the 0.1M solution of hydrochloric acid reduced Pb and Zn contents in 15 percent and 10 percent, respectively. The Zn content remaining in the soil processed with concentrated sulphuric acid was 117 mg/kg and the Pb and Zn contents remaining in the soil processed with 0.1M solution of hydrochloric acid were 806 mgPb/kg and 213 mgZn/kg, respectively, values which are lower than intervention ones established by São Paulo State environmental protection agency.
Descritores: Indústria da Cerâmica
Resíduos Industriais
Indústrias
Metais Pesados
Remediação
Poluentes do Solo
Tratamento do Solo
Responsável: BR559.1 - Centro de Informação e Documentação em Saúde



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