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Id: lil-752838
Autor: Souza, Cacilda da Silva; Iglesias, Alessandro Giraldes; Pazin-Filho, Antonio.
Título: Estratégias inovadoras para métodos de ensino tradicionais: aspectos gerais / New approaches to traditional learning: general aspects
Fonte: Medicina (Ribeiräo Preto);47(3):284-292, jul.-set. 2014.
Idioma: pt.
Resumo: Novos desafios se impõem nos cenários atuais da educação e currículos universitários altamente complexos. Para atender as demandas sociais, transformações na educação de profissionais de saúde enovas formas de trabalhar com o conhecimento foram exigidas do aparelho formador. Nesse artigo serão discutidos: o avanço em diferentes âmbitos, as características e obstáculos para a ruptura com a estrutura tradicional e a implantação de metodologias de ensino-aprendizagem inovadoras, sob a perspectiva institucional, do docente e do aluno.

New challenges are needed in today's educational settings and highly complex university curricula. To meet the social demands, changes in health professional education and new ways of working with knowledge of the educational institutions were required. In this article will be discussed: the advancement indifferent spheres, characteristics and barriers to break with the traditional structure and implementation of innovative teaching methodologies and learning. The institutional, the teacher and the student perspectives of this process will be discussed.
Descritores: Docentes/normas
Ensino/métodos
Aspectos Gerais
Estratégias
-Avaliação Educacional/métodos
Currículo/normas
Educação a Distância
Educação/normas
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Troncon, Luiz Ernesto de Almeida
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Id: lil-752834
Autor: Panúncio-Pinto, Maria Paula; Troncon, Luiz Ernesto de Almeida.
Título: Avaliação do estudante: aspectos gerais / Student assessment: general aspects
Fonte: Medicina (Ribeiräo Preto);47(3):314-323, jul.-set. 2014.
Idioma: pt.
Resumo: A avaliação do estudante nas profissões da saúde desempenha um papel importante na sua formação. Avaliar significa obter informações que vão ajudar nas tomada de decisões. Assim, é necessário que o planejamento e a execução da avaliação considerem as suas múltiplas finalidades, entre as quais merece destaque a de reforçar o aprendizado (avaliação formativa). O foco da avaliação do estudante deve se concentrar não somente no conhecimento adquirido (habilidades cognitivas), mas também nos domínios psicomotor e afetivo. O planejamento de uma avaliação eficaz no cumprimento de suas funções, leva em conta os objetivos educacionais específicos de cada etapa da formação, de acordo com perfil final desejado de habilidades e competências. A escolha dos métodos deve se pautar no que se deseja avaliar e também nas finalidades da avaliação, considerando validade, fidedignidade, viabilidade, aceitabilidade,impacto educacional e efeito catalítico, como atributos indispensáveis a uma boa avaliação. No cenário atual brasileiro das profissões da saúde ainda prevalece o foco exclusivo na avaliação cognitiva, privilegiando a função somativa, em detrimento da formativa, referenciada por disciplinas e desconsiderando os aspectos afetivos e psicomotores de relevância à sua formação geral. A transformação deste cenário demanda considerar e privilegiar as perspectivas do estudante e capacitar os professores para a avaliação integrativa e transformadora, o que constitui atribuição das escolas, dos sistemas de saúde e dos órgãos reguladores da educação e das profissões.

Student assessment plays a central role in health professions education. Assessing means to obtain information that will assist decision-making. It is therefore important that assessment planning and execution take into account its multiple functions, including reinforcing learning (formative assessment). Student assessment should focus not only on knowledge learning but also on the acquisition of psychomotor and affective skills, as well as documenting student progress and development. Assessment planning should be oriented by learning objectives previously defined for each educational step, according to desired outcomes in terms of skills and competences. The choice of methods for assessment should beguided by “what” is intended to be assessed, and also by “why” the assessment is being carried out. Characteristics of methods that determine a good assessment include validity, reliability, feasibility, acceptability,educational impact and catalytic effect. In the current Brazilian educational scenario concerning the health professions education assessments are focused predominantly on cognitive aspects aiming at pass/fail decision-making (summative assessment), with some disregard for considering skills and attitudes and for formative assessment. Transforming and improving assessment procedures involve considering student needs and standpoints and fostering faculty development, which is the responsibility of different stakeholders, such as schools, health systems and regulatory bodies.
Descritores: Aspectos Gerais/métodos
Avaliação Educacional/métodos
Ocupações em Saúde/educação
-Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Habilidades para Realização de Testes/métodos
Aprendizagem
Pessoal de Saúde/educação
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-663424
Autor: Silva, Carine Alves da; Portella, Marilene Rodrigue; Pasqualotti, Adriano.
Título: Perfil dos homens idosos frequentadores do grupo de terceira idade de um município do norte do Rio Grande do Sul / Profile of elderly men who at tend a third age group in a town in northern Rio Grande do Sul
Fonte: Estud. interdiscip. envelhec;16(1):7-21, jun. 2011. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Nos últimos anos, a população brasileira encontra-se envelhecendoem um ritmo mais acelerado. A partir dessa situação, despertamdesafios para a sociedade, uma vez que ela implica em demandas de ordem econômica, social, educacional e de saúde. Com isso,no presente estudo, objetivou-se conhecer o perfil dos homens idososfrequentadores do grupo de terceira idade de um município donorte do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa transversalde cunho quanti-qualitativo e de natureza descritiva. Participaramda pequisa homens idosos, frequentadores do Grupo de TerceiraIdade (GTI), com sessenta anos ou mais. Identificou-se que osparticipantes do GTI são indivíduos que participam na renda de suafamília, eles são aposentados e moram junto ou próximo de seuscuidadores. O fato de manterem-se ativos, nas atividades desenvolvidaspela sua família e no seu tempo de lazer, contribui para quemuitos dos participantes apresentem uma percepção boa, e muito boa, de sua saúde.

Over the last years, the Brazilian population has aged in a more acceleratedpace. This situation brings up challenges for the society,once it implies economic, social, educational and health demands.Thus, in the present study, it was aimed to learn about the profile ofelderly men who attend a third age group in a town in northern RioGrande do Sul. This is a transversal, quantitative-qualitative and ofdescriptive nature, research. Elderly men, aged 60 and over, whoattend a third age group (TAG) participated in this study. It was foundthat the TAG participants are individuals who take part in their families'incomes and live with, or close to, their caregivers. The fact thatthese elderly people keep active within their families activities and inhis time leisure, enables most of the participants to present a verygood and a good perception of their health.
Descritores: Envelhecimento/psicologia
Grupos de Treinamento de Sensibilização
-Estudos Transversais
Demografia
Aspectos Gerais
Limites: Seres Humanos
Masculino
Meia-Idade
Responsável: BR574.2 - Biblioteca


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-643591
Autor: Caldas, Célia Pereira.
Título: Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia: vários olhares sobre o envelhecimento / Brazilian Journal of Gerontoly and Geriatrics: several views on aging
Fonte: Rev. bras. geriatr. gerontol;14(2):195-196, abr.-jun. 2011.
Idioma: pt.
Descritores: Envelhecimento
Aspectos Gerais
Geriatria
Limites: Idoso
Responsável: BR1421.1 - Centro de Referência e Documentação sobre o Envelhecimento


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Id: lil-569549
Autor: Acosta, Rodolfo.
Título: Historia clínica, examen físico y estrategias adicionales para desordenes temporomandibulares y dolor orofacial – II / Clinical history, physical examination and additional strategies for temporo-mandibular joint disorders (TMD) and orofacial pain II
Fonte: Rev. Estomat;10(2):43-56, sept. 2002. tab.
Idioma: es.
Resumo: Este artículo presenta un protocolo de examen físico para pacientes con desórdenes temporomandibulares y dolor orofacial. El proceso de evaluación clínica, posterior a la historia clínica, es finalizado por medio de un examen físico y el uso de estrategias adicionales. Cuando estas son necesarias pueden incluir pruebas de provocación, ayudas diagnósticas e interconsultas. Esto le permitirá al clínico hacer una conexión adecuada con los datos recolectados en la historia clínica lo cual ayudará al establecimiento del diagnóstico diferencial y de igual manera a plantear acertadas estrategias de manejo.

This article presents a physical exam protocol for the clinical evaluation of temporomandibular disorders and orofacial pain patients. The process of evaluation, after the clinical history, is finished by a physical exam and when necessary, additional strategies are used. The purpose of this article is to present the physical exam and the use of the additional strategies which include provocation tests, diagnostic aids and additional consultation. This will allow the clinician to make an adequate connection with the data collected in the clinical history that will also help in the establishment of the differential diagnosis as well as presenting the correct strategies of management.
Descritores: Dor Facial
-Diagnóstico Diferencial
Aspectos Gerais
Registros Médicos
Exame Físico
Encaminhamento e Consulta
Estratégias
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: CO331 - Escuela de Odontologia


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Id: lil-569541
Autor: Acosta Ortiz, Rodolfo.
Título: Historia clinica, examen fisico y estrategias adicionales para desordenes temporomandibulares y dolor orofacial I / Clinical history, physical examination and additional strategies for temporo-mandibular joint disorders (TMD) and orofacial pain I
Fonte: Rev. Estomat;10(1):39-54, mar. 2002. tab.
Idioma: es.
Resumo: El establecimiento de un adecuado diagnóstico y plan de tratamiento en pacientes con desórdenes temporomandibulares (DTM) y dolor orofacial (DOF) está estrictamente relacionado con la correcta recolección de la información asociada con los diferentes signos y síntomas del paciente. Una de las principales causas por las cuales los tratamientos en DTM/DOF fallan se debe aun diagnóstico incorrecto, lo cual lleva al establecimiento de malos manejos y de hecho a consecuencias que podrian ser devastadoras para los pacientes. Por estas razones y con el propósito de afrontar la complejidad inherente del DOF en la práctica clínica, el proceso diagnóstico debe ser sistemático y soportado por niveles adecuados de contabilidad y validez, que permitan al clínico tener una mayor certeza en el establecimiento del diagnóstico diferencial. El proposito de este artículo es presentar un protocolo de evaluación, que muestre de manera lógica y la incertidumbre al momento de establecer el diagnóstico diferencial y a su vez incrementar las posibilidades de éxito en el manejo de DTM/DOF.

The establishment of an adequate diagnosis and treatment plan in a patient with temporomandibular disorders (TMD) and orofacial pain (OFP) is strictly related to the correct recollection of the information associated with the different signs and symptoms of the patient. One of the principal reasons for failure of TMD and OFP treatment is incorrect diagnosis of the patient which lead to the establishment of bad management and consequences that could be truly devastating for the patients. For these reasons and to confront the inherent complexity of orofacial pain in clinical practice, the diagnostic process must be systematic and supported with good levels of reliability and validity which will allow the clinician to have a greater certainty in the establishment of the differential diagnosis. The purpose of this article is to present a protocol for evaluation that illustrates in a logical and structured way the different steps in the evaluation process. This also allows the clinician to reduce the level of uncertainty in the differential diagnosis and in the same way, increase the level of success in the management of TMD/ OFP.
Descritores: Dor Facial
-Diagnóstico Diferencial
Aspectos Gerais
Registros Médicos
Exame Físico
Encaminhamento e Consulta
Estratégias
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: CO331 - Escuela de Odontologia


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Id: lil-535684
Autor: Tournieux, Tatiana Tourinho; Aguiar, Leonardo Fernandes de Souza; Almeida, Marcelo Wilson Rocha; Prado, Luis Felipe Araújo de Moraes; Radwanski, Henrique N; Pitanguy, Ivo.
Título: Estudo prospectivo da avaliação da qualidade de vida e aspectos psicossociais em cirurgia plástica estética / Prospective study of quality of life and psychosocial aspects in aesthetics plastic surgery
Fonte: Rev. bras. cir. plást;24(3):357-361, jul.-set. 2009. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: O aumento do número de cirurgias estéticas ocorrido nas últimas décadas nos faz supor que está havendo uma melhora na auto-imagem de uma maneira geral, porém esta suposição é subjetiva. Para aferir de maneira objetiva a importância da Cirurgia Plástica estética tentou-se neste trabalho analisar a qualidade de vida e os aspectos psicossociais dos pacientes submetidos a tais procedimentos. No sentido amplo da palavra: Saúde não significa somente a ausência de doença, e sim o bem estar físico e social, tornando a cirurgia plástica estética o elo para esse bem estar. Objetivo: O presente estudo tem o objetivo de comparar a qualidade de vida pré e pós-operatória relacionada aos aspectos psicossociais destes pacientes. Método: Foram avaliados 90 pacientes submetidos a cirurgia plástica estética no Instituto Ivo Pitanguy, no período de 30 de abril a 15 de junho de 2007. Os pacientes foram submetidos a questionário de qualidade de vida SF-36 e questionamentos sobre aspectos psicossociais no pré e pós-operatório de 5 meses. Resultados: Noventa e seis por cento dos pacientes eram do sexo feminino e o maior grupo etário foi de 21 a 35 anos; mamoplastia e abdominoplastia perfizeram 32% e 27%, respectivamente. A motivação maior para operar foi insatisfação com a auto-imagem (72%). A qualidade de vida analisada demonstrou melhora estatística significativa em relação à saúde geral. Cinquenta e cinco por cento dos pacientes relataram manter o mesmo nível de conflito familiar prévio à cirurgia, porém 94% sentiam-se mais seguros com a auto-imagem. Discussão: A cirurgia plástica tem por finalidade melhorar a qualidadede vida e aspectos psicossociais dos pacientes. Neste estudo houve uma melhora com significância estatística(p<0,005) no aspecto da saúde geral, aumento de auto-estima, assim como uma influência positiva no relacionamento interpessoal dos pacientes analisados. Conclusão: Conclui-se que é alto o grau de satisfação dos pacientes operados...

Introduction: The number of cosmetic surgeries occurred in recent decades confirms the improvement inself-image. One way to measure is the importance of aesthetic plastic surgery is to examine the quality of life and psychosocial aspects of patients undergoing such procedures. Objective: This study aims to compare the quality of life and pre and post operative psychosocial aspects related to these patients. Methods: Ninety patients undergone aesthetic plastic procedures in the Ivo Pitanguy Institute, from April 30 to June 15 in 2007, were analysed. Patients were submitted to quality of life questionnaire SF-36 and questions on psychosocial aspects in the pre and 5 months post operative. Results: 96% were female and the largest age group was between 21 and 35 years. Mammaplasty and abdominoplasty represents 32% and 27%, respectively. The main motivation was dissatisfaction with self-image (72%). The quality of life analysis showed the significant statistical improvement on general health. 55% of patients reported maintaining the same level of family conflict prior to surgery, but 94% feel more secure with self-image. Discussion: Plastic surgery aims to improve the quality of life and psychosocial aspects of patients. In this study there was a statistically significant improvement (p<0.005) in the aspect of general health, increased self-esteem and a positive influence on inter-personal relation ships of the patients analyzed. Conclusion: It is demonstraded a high level of satisfaction from the patients operated for aesthetic purposes in the Ivo Pitanguy Institute.
Descritores: Cirurgia Bariátrica
Mamoplastia
Estudos Prospectivos
Garantia da Qualidade dos Cuidados de Saúde
Qualidade de Vida
Autoimagem
Cirurgia Plástica
-Aspectos Gerais
Métodos
Pacientes
Inquéritos e Questionários
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Estudos de Avaliação
Responsável: BR32.1 - Serviço de Biblioteca e Informação Biomédica



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