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Id: lil-468448
Autor: Arias Cohl-Martínez Vera, Silvia Elena.
Título: Mitigación de la pobreza: el desarrollo de la comunidad como estrategia / Mitigation of the poverty: the development of the community as strategy.
Fonte: Asunción; Intercontinental Editora; 2005. 138 p.
Idioma: es.
Resumo: Trata de uno de los temas mas acusiantes en nuestro país actualmente, la pobreza, y desarrolla una estrategia de intervención a fin de ir mitigándola gradualmente. Gran parte de la población paraguaya está sumida en la pobreza, un elevado porcentaje (17%) en la pobreza extrema o absoluta, urge, definir una estrategia de intervención en la realidad nacional, donde se cosidere en primer lugar la participación activa, deliberada y consciente de este segmento tan importante y olvidado de lapoblación el proceso de desarrrollo del país.
Descritores: Planejamento Social/economia
Planejamento Social/história
Planejamento Social/tendências
Pobreza/economia
Pobreza/tendências
Relações Comunidade-Instituição/economia
Relações Comunidade-Instituição/tendências
-Paraguai
Planejamento
Programação
Responsável: PY1.3 - Biblioteca
PY2.1; 614, 1759


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Id: lil-219828
Autor: Paraguay Ministerio de Salud Pública y Bienestar Social.
Título: Manual de programación estragia local de salud.
Fonte: Asunción; OPS; 1994. 224 p. mapas, tab, graf.
Idioma: es.
Descritores: BIBLIOGRAPHY, NATIONALABDOMINAL INJURIES
Sistemas Locais de Saúde
Diagnóstico da Situação de Saúde
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
Programação
Responsável: PY2.1 - Centro de Documentación
614/2652


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Id: biblio-1025557
Autor: Perú. Ministerio de Salud; .Dirección General de Gestión del Riesgo de Desastres y Defensa Nacional en Salud.
Título: Plan del Ministerio de Salud que implementa la estrategia multisectorial de Barrio Seguro en el sector salud / Plan of the Ministry of Health that implements the multisectoral strategy of Barrio Seguro in the health sector.
Fonte: Lima; Perú. Ministerio de Salud; 20191100. 56 p. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: El documento contiene un conjunto de previsiones y acciones que el estado adopta permanentemente para garantizar la estabilidad y el normal funcionamiento de la institucionalidad político jurídica.
Descritores: Comportamentos Relacionados com a Saúde
Fatores de Risco
Colaboração Intersetorial
Comportamento de Redução do Risco
Programação
-Violência
Responsável: PE18.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-988062
Autor: Perú. Ministerio de Salud; .Dirección General de Salud de las Personas.
Título: Plan de la estrategia sanitaria nacional de salud ocular y prevención de la ceguera (2014-2020) / Plan of the national health strategy of ocular health and prevention of blindness (2014-2020).
Fonte: Lima; Perú. Ministerio de Salud; 20141100. 74 p. graf, tab.
Idioma: es.
Resumo: El plan es una herramienta de política pública orientada a mejorar la gestión y respuesta clínica de la salud ocular, parte de un análisis de fortalezas y debilidades para la atención en salud ocular, plantea lineamientos, objetivos, indicadores y metas en el marco del modelo de atención primaria en salud, definido por el Modelo de Atención Integral de Salud basado en la familia y comunidad a nivel nacional, regional y local.
Descritores: Prevenção Primária
Estratégias Nacionais
Saúde Ocular
Programação
-Pessoas com Deficiência Visual
Responsável: PE18.1 - Biblioteca Central


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Texto completo
Id: biblio-1003585
Autor: Estevam, Carolina; Basilio, Ana Júlia; Sticca, Marina Greghi; Versuti, Fabiana Maris.
Título: Programa de tutoria por pares no ensino superior: Estudo de caso Artigo / Peer tutoring program in higher education: A case study / Programa de tutoría por pares en la enseñanza superior: Estudio de caso
Fonte: Rev. bras. orientac. prof;19(2):185-195, jul.-dez. 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: A literatura aponta que o período de transição entre o ensino médio e o ensino superior tem gerado dificuldades de adaptação dos universitários. Os programas de tutoria por pares vêm ganhando espaço em diversos países devido aos bons resultados constatados após a sua aplicação no bem-estar e processo de adaptação dos universitários recém-ingressos. O presente estudo tem como objetivo apresentar um programa de tutoria por pares no ensino superior. Participaram deste estudo 18 estudantes universitários, sendo que 9 exerceram o papel de tutor e 9 de tutorando. Os participantes avaliaram positivamente o programa, para os tutores atendeu suas demandas iniciais ao fornecer informações em relação à universidade e ao curso, gestão de tempo e métodos de estudo, para os tutores possibilitou o contato com a prática.

The literature shows that the transition period between high school and higher education has generated difficulties in adapting university students. Peer tutoring programs have been gaining ground in several countries due to the good results found to the well-being and adaptation process of newcomers. The present study aims to present a peer tutoring program in higher education. A total of 18 college students participated in this study, 9 of which were tutor and 9 tutoring students. Participants positively evaluated the program, for tutors met their initial demands by providing information regarding university and course, time management and study methods, to the tutors made it possible to contact with the practice.

La literatura apunta que el período de transición entre la enseñanza media y la enseñanza superior ha generado dificultades de adaptación de los universitarios. Los programas de tutoría por pares vienen ganando espacio en diversos países debido a los buenos resultados constatados después de su aplicación en el bienestar y proceso de adaptación de los universitarios recién ingresados. El presente estudio tiene como objetivo presentar un programa de tutoría por pares en la enseñanza superior. Participaron de este estudio 18 estudiantes universitarios, siendo que 9 ejercieron el papel de tutor y 9 de tutorando. Los participantes evaluaron positivamente el programa, para los tutores atendió sus demandas iniciales al proporcionar informaciones en relación a la universidad y al curso, gestión de tiempo y métodos de estudio, para los tutores posibilitó el contacto con la práctica.
Descritores: Estudantes
Educação Superior
Programação
Tutoria
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Brasil
Castro, Raul Manhäes de
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Id: lil-597218
Autor: Gomes, Tâmara Kelly de Castro; Oliveira, Suzana Lima de; Castro, Raul Manhães de.
Título: Malnutrition and experimental epilepsy / Desnutrição e epilepsia experimental
Fonte: J. epilepsy clin. neurophysiol;17(1):24-29, 2011. tab.
Idioma: en.
Resumo: INTRODUCTION: Disturbances in intrauterine environment can have harmful effects on the fetus and pathological consequences persisting throughout adolescence and adulthood. Protein restriction during the prenatal period has a significant impact on growth and development of the central nervous system. Food restriction increases the risk of neurological disorders such as epilepsy. OBJECTIVE: To relate the programming model by malnutrition and its implications in experimental epilepsy. Material and methods: There has been research papers published in the databases Medline, PubMed, CAPES journals, ScienceDirect and Scielo. The keywords selected for the study included epilepsy, Status Epilepticus, pilocarpine, malnutrition, programming. RESULTS AND DISCUSSION: Several studies in animal models or humans highlights the possible adverse effects of malnutrition at the onset of epileptic seizures. The vulnerability immunological, biochemical and electrolyte abnormalities and hypoglycemia may be the factors responsible for the intensification of the epileptogenic process in malnourished individuals. CONCLUSION: Malnutrition negatively changes the epileptogenic circuitry.

INTRODUÇÃO: Perturbações ao ambiente intrauterino podem ter efeitos prejudiciais sobre o feto e consequências patológicas persistentes ao longo da adolescência e da idade adulta. Restrição protéica durante o período pré-natal tem repercussões significativas sobre a ontogenia e o desenvolvimento do sistema nervoso central. Restrição alimentar nessa fase da vida aumenta o risco de distúrbios neurológicos como a epilepsia. OBJETIVO: Relacionar o modelo de programação pela desnutrição e suas implicações na epilepsia experimental. MATERIAL E MÉTODOS: Procedeu-se a pesquisa em artigos científicos publicados nos Bancos de Dados Medline, PubMed, Periódicos CAPES, ScienceDirect e Scielo. As palavras-chave selecionadas para a pesquisa incluíram epilepsia, status epilepticus, pilocarpina, desnutrição, programming. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Diversos estudos realizados em modelos animais ou humanos destacam os possíveis efeitos adversos da desnutrição no início das crises epilépticas. A vulnerabilidade imunológica, alterações bioquímicas como anormalidades eletrolíticas e hipoglicemia podem ser os fatores responsáveis pela intensificação dos processos epileptogênicos em indivíduos desnutridos. Conclusão: A desnutrição altera negativamente a circuitaria epileptogênica.
Descritores: Pilocarpina
Estado Epiléptico
Desnutrição
Epilepsia
Programação
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR16.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde


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Id: biblio-983093
Autor: Buenos Aires. Ministerio de Salud. Dirección de Capacitación y Desarrollo de Trabajadores de la Salud.
Título: Guía de residentes: guía general de residencias.
Fonte: La Plata; Buenos Aires. Ministerio de Salud; 2017. 48 p. (Formación de Equipos de Salud en la Provincia de Buenos Aires, 2).
Idioma: es.
Resumo: Las residencias de profesionales de la salud se consolidaron como el modelo por excelencia de capacitación de graduados recientes en diferentes disciplinas de la Salud. La provincia de Buenos Aires tiene una historia de casi 50 años en la implementación de las residencias manteniendo inalterado un concepto esencial: el momento más oportuno para la formación y el aprendizaje es el inicio de la práctica profesional. Esta guía compendia las especialidades que ofrecen los Hospitales Públicos de la Provincia de Buenos Aires, tanto provinciales como municipales, en todos los niveles de atención para el conocimiento de quienes desean iniciar su formación de postgrado en el sistema de Residencias.
Descritores: Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Hospitais
Internato e Residência/organização & administração
Medicina
-Educação
Programação
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Publicações Governamentais
Responsável: AR381.1 - Centro de Documentación de Excelencia en Salud
AR381.1; ELEC164


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-976181
Autor: Cascaret Soto, Xiomara; Acosta Ortega, Luisa Francisca.
Título: MEDISAN: a tono con las nuevas proyecciones del trabajo editorial / MEDISAN: aligned with the new editorial work projections
Fonte: Medisan;22(9), nov.-dic. 2018. [].
Idioma: es.
Descritores: Publicações Periódicas
Publicações Periódicas
-Programação
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-962528
Autor: Souza, Xismara Rodrigues de; Marin, Angela Helena.
Título: Intervenção com famílias em descumprimentos das condicionalidades do Programa Bolsa Família / Intervention with families in breach of the conditions imposed by the Brazilian Family Allowance Program
Fonte: Saúde Soc;26(2):596-605, abr.-jun. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo A inovação da Política Pública da Assistência Social, com a implementação de programas de transferência de renda, como o Programa Bolsa Família (PBF), ampliou o campo de trabalho para profissionais da psicologia com vistas a desenvolver intervenções realizadas junto a usuários da rede no sentido de auxiliá-los a minimizar sua vulnerabilidade e risco social. Este estudo apresenta uma intervenção da psicologia cujo foco foi o descumprimento das condicionalidades do PBF. Tal ação foi organizada a partir de um grupo formado por famílias que estavam em descumprimento pela primeira vez e outro grupo formado por famílias reincidentes. A realização desses grupos tem possibilitado que os participantes entendam melhor a proposta do PBF, bem como fortaleçam seus vínculos familiares e comunitários, sendo capazes de reconhecer a função de cada membro na família e a sua importância. Assim, tem-se conseguido reduzir o número de famílias em descumprimentos das condicionalidades exigidas.

Abstract The innovation of Public Policy for Social Assistance, with the implementation of income transfer programs, such as the Family Allowance Program (FAP), expanded the field of work for psychology professionals in order to develop interventions carried out with users of the social assistance network in the sense of helping them to minimize their vulnerability and social risk. This study presents a psychology intervention whose focus was the breach of FAP conditionalities. This action was organized considering a group of families who were in default for the first time and another group of repeat-offender families. Interventions have enabled participants to better understand the Program's proposal as well as to strengthen their family and community ties, allowing them to recognize the role of each family member and their importance, which led to a major reduction in the number of families in breach of the conditions imposed.
Descritores: Política Pública
Serviço Social
Vulnerabilidade Social
Programação
-Condições Sociais
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-971806
Autor: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.
Título: Manual de monitoramento e avaliação: Programa Melhor em Casa / Manual for monitoring and evaluation: Better at Home Program / Manual de monitoramento y evaluación: Programa Mejor en Casa.
Fonte: Brasília; Ministério da Saúde; 2014. 46 p. ilus, tab.
Idioma: pt.
Descritores: Assistência Domiciliar
Serviços de Assistência Domiciliar/organização & administração
Sistema Único de Saúde
Programação
-Sistemas de Informação em Saúde
Coleta de Dados
Sistemas Computadorizados de Registros Médicos
Indicadores Básicos de Saúde
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Manuais
Publicações Governamentais
Responsável: BR599.1 - Coordenação Geral de Documentação e Informação (CGDI)
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