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Id: biblio-969202
Autor: Perú. Ministerio de la Mujer y Poblaciones Vulnerables.
Título: Plan nacional de acción por la infancia y la adolescencia 2012-2021 / National plan of action for children and adolescents 2012-2021.
Fonte: Lima; Perú. Ministerio de la Mujer y Poblaciones Vulnerables; 20120000. 129 p p. ilus..
Idioma: es.
Resumo: El documento consta de ocho capítulos, el primero de los cuales presenta el marco conceptual, incluyendo sus principios, enfoques, antecedentes y metodología. El segundo, presenta un análisis de los principales problemas y tendencias que sustentan las desigualdades y brechas en el cumplimiento de los derechos de las niñas, niños y adolescentes en el país. El tercero, detalla la visión y misión del presente plan, junto a las metas emblemáticas que señalan la ruta a seguir para despertar energías y sinergias al interior del Estado y la sociedad. El cuarto, muestra la lógica del plan en cuanto al enlace de objetivos estratégicos, resultados esperados, metas e indicadores. El quinto, da a conocer los soportes estratégicos del PNAIA 2021, incluyendo la voluntad política al más alto nivel; el fortalecimiento de los sistemas locales de atención integral al Niño y al Adolescente y de los colectivos especializados; la ejecución de programas presupuestales con enfoque de resultados y la participación activa de los Gobiernos Regionales. El capítulo sexto presenta el sistema de monitoreo y evaluación del PNAIA 2012-2021 (SIMONE 2021). El capítulo séptimo muestra la política de comunicaciones del PNAIA y el octavo y final corresponde al financiamiento.
Descritores: Diagnóstico da Situação de Saúde em Grupos Específicos
Plano Nacional de Desenvolvimento
-Bem-Estar da Criança
Responsável: PE18.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-91806
Autor: Lippi, Umberto Gazi; Shiguematsu, Kenji; Casanova, Lucy Duailibi; Garcia, Sidney Antonio Lagrosa; Grabert, Hartmurt Heinrich.
Título: Diagnóstico de situaçäo perinatal no Hospital do Servidor Público Estadual Francisco Morato de Oliveira / Perinatal situation diagnosis at the Francisco Morato de Oliveira State Public Servant Hospital.
Fonte: s.l; Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual; 1990. 121 p. tab.
Idioma: pt.
Descritores: Perinatologia
Diagnóstico da Situação de Saúde em Grupos Específicos
-Brasil
Hospitais Públicos
Limites: Seres Humanos
Feminino
Adolescente
Adulto
Meia-Idade
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.1/1722.00; BR599.1; 618.2-082(815.6), L765d, , AG, , . 10001014012


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Id: biblio-1021116
Autor: Gomes, Keila Rejane Oliveira; Miranda, Cássio Eduardo Soares; Frota, Karoline de Macêdo Gonçalves; Rodrigues, Malvina Thaís Pacheco; Mascarenhas, Márcio Dênis Medeiros; Araújo, Regilda Saraiva dos Reis Moreira; Araújo, Telma Maria Evangelista.
Título: Análise da situação de saúde no ensino médio: metodologia / Analysis of the health situation in high school: methodology / Análisis de la situación de salud en la educación media: metodología
Fonte: Rev. epidemiol. controle infecç;9(1):40-47, 2019. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Justificativa e Objetivos: Em tempos de escassez de financiamento para pesquisas no Brasil, o estudo transversal ganha importância por suas vantagens. O objetivo é analisar o delineamento de estudo sobre a situação de saúde de estudantes do ensino médio e analisar o currículo escolar quanto à abordagem de promoção de saúde. Métodos: Estudo transversal realizado em 24 escolas de Teresina-PI, das quais 12 públicas e 12 particulares. Os dados foram coletados no primeiro semestre de 2016 de 674 estudantes e 281 professores e dos projetos políticos pedagógicos das escolas. O município foi dividido em quatro áreas geográficas para distribuição das escolas elegíveis ao estudo, que foram organizadas em três portes, de modo a evitar aglomeração da amostra numa mesma área e porte. Seis escolas foram sorteadas para cada área, com uma de cada porte e tipo de gestão (pública e particular). Os dados de alunos e docentes foram coletados por questionários pré-testados. Também foram realizadas medidas antropométricas e de pressão arterial, colheita de sangue periférico e digital dos alunos. Resultados: Após recusa de 11 (1,61%) alunos, 434 alunos de escolas públicas e 240 de escolas particulares participaram do estudo; e 281 docentes. Conclusões: O delineamento transversal e as estratégias utilizadas se mostraram adequadas, gerando dados que permitirão o conhecimento de vários aspectos da situação de saúde de estudantes do ensino médio e da abordagem curricular sobre promoção da saúde nesse nível de ensino.(AU)

Background and Objectives: In times of shortage of funding for research in Brazil, the cross-sectional study gains importance due to its advantages. The aim of this study is to analyze the study design on the health situation of secondary school students and analyze the school curriculum regarding the health promotion approach. Methods: This is a cross-sectional study. It was conducted in 24 schools (12 public and 12 private) of Teresina-PI, Brazil. Data were collected in the first semester of 2016 from 674 students, 281 teachers, and from political pedagogical projects of the schools. The municipality was divided into four geographic areas for the distribution of eligible schools for the study. They were sorted in three sizes in order to avoid sample crowding in the same area and size. A draw was made of six schools for each area with one of each size and type of management (public and private). Data from both students and teachers were collected through pre-tested questionnaires. Anthropometric and blood pressure measurements were taken from students, and were performed peripheral blood draw and finger prick blood sampling. Results: after refusal of 11 (1.61%) students, 434 students from public schools and 240 from private schools participated in the study; 281 teachers participated in the study. Conclusion: The cross-sectional design and strategies were adequate to the study, and was generated data that will allow the knowledge of several aspects of the health situation of secondary school students and the curricular approach on health promotion at this level of education.(AU)

Justificación y Objetivos: En tiempos de escasez de financiamiento para investigaciones en Brasil, el estudio transversal gana importancia debido a sus ventajas. El objetivo del estudio es analizar el delineamiento de estudio sobre la situación de salud de estudiantes de la educación media y analizar el currículo escolar en cuanto al abordaje de promoción de salud. Métodos: Estudio transversal realizado en 24 escuelas de Teresina-PI, de las cuales 12 públicas y 12 privadas. En el primer semestre de 2016, los datos fueron recogidos de 674 estudiantes, 281 profesores y de los proyectos políticos pedagógicos de las escuelas. El municipio fue dividido en cuatro áreas geográficas para la distribución de las escuelas elegibles al estudio, que se organizaron en tres portes para evitar la aglomeración de la muestra en una misma área y porte. Seis escuelas fueron sorteadas para cada área, con una de cada porte y tipo de gestión (pública y privada). Los datos de alumnos y docentes fueron recolectados por cuestionarios pre-testados. También se realizaron medidas antropométricas y de presión arterial, y recolección de muestra de sangre periférica y digital de los alumnos. Resultados: Participaron del estudio 434 alumnos de escuelas públicas y 240 de escuelas privadas, después de rechazo de 11 (1,61%) alumnos. Participaron del estudio 281 docentes. Conclusión: El delineamiento transversal y las estrategias utilizadas se mostraron apropiados al estudio, generando datos que permitirán el conocimiento de varios aspectos de la situación de salud de estudiantes de la enseñanza media y del abordaje curricular sobre promoción de la salud en ese nivel de enseñanza.(AU)
Descritores: Serviços de Saúde Escolar
Diagnóstico da Situação de Saúde em Grupos Específicos
Ensino Fundamental e Médio
Promoção da Saúde
-Epidemiologia
Limites: Seres Humanos
Adolescente
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR1314.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-879988
Autor: Pereira, Carlos Alexandre Rodrigues; Melo, Juliana Valéria de; Fernandes, André Luis Teixeira.
Título: A educação ambiental como estratégia da Atenção Primária à Saúde / Environmental education as Primary Health Care strategy / Educación ambiental como estrategia de la Atención Primaria de Salud
Fonte: Rev. bras. med. fam. comunidade;7(23):108-116, abr./jun. 2012. ilus, graf, tab.
Idioma: pt.
Resumo: A Educação Ambiental não deve discutir somente o meio ambiente físico, mas também deve contextualizar a saúde local, destacando os cuidados com a prevenção de doenças e gestão dos fatores ambientais deletérios a saúde. Objetivo: Este trabalho teve como objetivo avaliar a eficácia da Educação Ambiental como estratégia da Atenção Primária à Saúde (APS) num pequeno núcleo urbano isolado no Município de Uberaba. Método: Foi realizado um diagnóstico socioambiental no período de agosto/2009 a janeiro/2010 por meio da aplicação de questionário semiestruturado de pesquisa quantitativa e qualitativa sobre saúde, meio ambiente e desenvolvimento social. Com base nos resultados do diagnóstico, foram elaboradas atividades que envolveram reuniões, palestras e eventos culturais que discutiam os problemas verificados no diagnóstico. A avaliação da eficácia das intervenções foi realizada por meio da verificação de ações comunitárias que surgiram após as atividades. Resultados: Obteve-se a mobilização da Secretaria Municipal de Saúde quanto à qualidade da água de consumo humano e a mobilização comunitária na organização e enfrentamento dos problemas vivenciados, relacionados à educação, assistência médica e representação comunitária. Essas ações não se devem exclusivamente ao trabalho de educação realizado, mas foram motivadas e incentivadas por ele. Conclusão: Verifica-se que a Educação Ambiental é uma estratégia viável para a Atenção Primária à Saúde que pode ter alcance comunitário e trabalhar questões socioambientais que interferem na condição de saúde das pessoas.

Environmental education should not only discuss the physical environment, but also contextualise the local health care with emphasis on the disease prevention and management of environmental factors detrimental to health. Objective: This paper aims highlight the strategic importance of environmental education for the work in Primary Health Care in an isolated small urban center in the city of Uberaba. Method: Socio-environmental diagnosis was made in the period of August/2009 January/2010 through the application of semi-structured questionnaire for quantitative and qualitative research on health, environment and social development. Based on the results of the diagnosis, were prepared activities involving meetings, lectures and cultural events that discussed the problems in diagnosis. The assessment of efficacy was performed by verifying community action that arose after the activities. Results: Obtained the mobilization of the Municipal Health on the quality of drinking water and the community mobilization for organization and dealing with problems experienced related to education, health care and community representation. These actions are not due exclusively to the work carried out education, but were motivated and encouraged by it. Conclusion: It appears that environmental education is a viable strategy for Primary Health Care to may have community outreach and working environmental issues that affect the health status of people.

La educación ambiental no sólo se debe discutir el medio ambiente físico, sino también contextualizar los servicios locales de salud con énfasis en la prevención de enfermedades y manejo de los factores ambientales perjudiciales para la salud. Objetivo: El presente trabajo pretende estudiar la importancia estratégica de la educación ambiental para el trabajo en Atención Primaria de Salud en un pequeño centro urbano en la ciudad de Uberaba. Método: Se realizó diagnóstico socio-ambiental en el período de Agosto/2009 hasta Enero/2010 con la aplicación de cuestionario semi-estructurado para la investigación cuantitativa y cualitativa sobre la salud, el medio ambiente y el desarrollo social. Basándose en los resultados del diagnóstico, se prepararon actividades relacionadas con reuniones, conferencias y eventos culturales que se discutieron los problemas en el diagnóstico. La evaluación de la eficacia se realizó mediante la verificación de la acción comunitaria que surgió después de las actividades. Resultado: Se obtuvo la movilización de la Salud Municipal para mejora de la calidad del agua potable y tambien obtuvo la movilización de la comunidad para organización y tratamiento de los problemas experimentados en relación con educación, la salud y la representación social. Estas acciones no se deben exclusivamente a la labor llevada a cabo por la educación, pero estaban motivados y animados por la misma. Conclusión: Hay encontrado que la educación ambiental es una estrategia viable para la Atención Primaria de Salud que puede alcanzar a la comunidad y trabajar las cuestiones ambientales que afectan el estado de salud de las personas de las personas.
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Diagnóstico da Situação de Saúde em Grupos Específicos
Saúde Ambiental
Educação Ambiental
Prevenção de Doenças
-Diagnóstico da Situação de Saúde
Responsável: BR408.1 - Biblioteca da Faculdade de Medicina - BFM


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Batista, Luis Eduardo
Id: biblio-933276
Autor: Batista, Luis Eduardo(coord).
Título: Saúde da população negra no Estado de São Paulo.
Fonte: São Paulo; CVE; maio 2007. 88 p. tab, graf. (BEPA, 4, supl.1).
Idioma: pt.
Descritores: Grupo com Ancestrais do Continente Africano
Diagnóstico da Situação de Saúde em Grupos Específicos
Saúde
Qualidade de Vida
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação
BR91.2; WA100, B333sau, 2007


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Xavier, Rogério Gastal
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Id: biblio-834484
Autor: Müller, Alice Mânica; Silva, Denise Rossato; Xavier, Rogério Gastal.
Título: Avaliação da qualidade de vida e função pulmonar em pacientes com câncer de pulmão / Assessing quality of life and lung function in patients with lung cancer
Fonte: Clin. biomed. res;34(4):347-356, 2014. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: O câncer de pulmão é uma doença muito prevalente e altamente fatal. O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade de vida (QV) e função pulmonar de pacientes com câncer de pulmão do Hospital de Clínicas de Porto Alegre que receberam tratamento cirúrgico e/ou quimio-radioterapia. Métodos: Foi realizado um estudo de coorte, prospectivo, observacional incluindo 92 pacientes ambulatoriais/internações com diagnóstico recente de câncer de pulmão e que ainda não tinham iniciado tratamento, os quais foram submetidos a uma avaliação da QV através do Medical Outcomes Study 36-item Short-Form Health Survey (SF- 36), além de espirometria e teste da caminhada de seis minutos, antes de iniciar o tratamento, após 60 dias e 120 dias do início do mesmo. Resultados: Foram analisados 27 pacientes cirúrgicos, 60 não cirúrgicos, e 5 que não realizaram tratamentos específicos. Predominou o tipo adenocarcinoma e o estádio avançado da doença. Não houve diferença na QV entre os três momentos, mas observou-se um aumento significativo do porcentual de capacidade vital forçada previsto nos primeiros 60 dias no grupo não cirúrgico (p=0,023). Nesse grupo, houve correlação significativa entre as seguintes variáveis: volume expiratório forçado (VEF1 ) e aspectos físicos (r=0,471), distância e dor (r=0,471), distância e vitalidade (r=0,460). No grupo cirúrgico, foi encontrada correlação entre VEF1 e capacidade funcional (r=0,600). Sobrevida foi de 50% nos primeiros 160 dias. Conclusões: Houve correlação positiva entre VEF1 e QV em pacientes com câncer de pulmão, tanto cirúrgicos quanto não cirúrgicos, e entre distância da caminhada e vitalidade em pacientes não cirúrgicos.

Introduction: Lung cancer is a very prevalent and highly fatal disease. The aim of this study was to evaluate quality of life (QL) and lung function in patients with lung cancer from the Hospital de Clinicas de Porto Alegre who underwent surgery and/or chemoradiotherapy. Methods: A prospective, observational cohort study was conducted including 92 outpatients/inpatients with newly diagnosed lung cancer and who had not started treatment yet. They underwent an assessment of QL using the Medical Outcomes Study 36-item Short-Form Health Survey (SF-36), spirometry, and the six-minute walk test before treatment, and 60 and 120 days after treatment. Results: A total of 27 surgical and 60 nonsurgical patients was analyzed, together with 5 patients who did not undergo specific treatments. The predominant cancer typewas adenocarcinoma and the predominant stage was advanced disease. There was no difference in QL among the three time points, but a significant increase in percent predicted forced vital capacity was observed in the first 60 days in the nonsurgical group (p=0.023). In this group, there was a significant correlation between the following variables: forced respiratory volume in one second (FEV1 ) and physical aspects (r=0.471), walked distance and pain (r=0.471), and walked distance and vitality (r=0.460). A correlation between FEV1 and functional capacity was found in the surgical group (r=0.600). Survival rates were 50% in the first 160 days. Conclusions: There was a positive correlation between FEV1 and QL in surgical and non-surgical patients with lung cancer, and between walked distance and vitality in nonsurgical patients.
Descritores: Diagnóstico da Situação de Saúde em Grupos Específicos
Neoplasias Pulmonares/complicações
Neoplasias Pulmonares/psicologia
Qualidade de Vida
-Estudos de Coortes
Estudos Prospectivos
Inquéritos e Questionários
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Research Support, Non-U.S. Gov't
Responsável: BR18.1 - Biblioteca FAMED/HCPA


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Id: lil-785317
Autor: Brasil. Ministério da Saúde.
Título: Serviço de avaliação e acompanhamento de medidas terapêuticas aplicáveis à pessoa com transtorno mental em conflito com a lei / Service of evaluation and monitoring of therapeutic measures for person with mental disorder in conflict with the law.
Fonte: Brasília; Brasil. Ministério da Saúde; 2014.
Idioma: pt.
Descritores: Diagnóstico da Situação de Saúde em Grupos Específicos
Transtornos Mentais
Equipe de Assistência ao Paciente
-Hospitais Psiquiátricos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Yoshida, Elisa Medici Pizäo
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Id: lil-745360
Autor: Guzzon, Juliana Tavares; Yoshida, Elisa Medici Pizão.
Título: Avaliação de mudança em mulheres vítimas de violência / Evaluation of change in women victims of violence
Fonte: Psicol. argum;31(74):415-423, jul.-set. 2013. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Mulheres vítimas de violência são assistidas por diferentes instituições, entretanto a qualidade das mudanças que apresentam geralmente é desconhecida. O objetivo da pesquisa foi avaliar mudanças em aspectos psicológicos de mulheres vítimas de violência em fase final de atendimentoquando comparadas com mulheres em início de atendimento, em uma organização não governamental.Compuseram a amostra um grupo pré-assistência (Gr. 1), com nove mulheres, M =36,7, d.p. = 8,68 anos, e um grupo pós-assistência (Gr. 2), com nove mulheres, com idade M = 41, d.p. = 11,28 anos. Foram avaliadas com a Escala de Avaliação de Sintomas (EAS-40), Escala de Estágio de Mudança (EEM) e Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada Redefinida (EDAO-R).Os resultados apontaram melhora na eficácia da adaptação e nos sintomas psicopatológicos, que se mantiveram severos. Não houve alterações nos estágios de mudança. Sugerem-se adequação dos atendimentos às necessidades psicológicas das mulheres e realização de pesquisas sistemáticas de acompanhamento dos resultados.

Women victims of violence are assisted by different institutions with different types of intervention, however, the quality of changes that is presented are not always recognized. The aim of this study was to evaluate changes in the psychological aspects of women who are victim of violence before being assisted and compare them to those women who have already been assisted by the institution. The sample comprised of a group pre-assistance (Gr. 1), with nine women, M = 36.7, d.p. = 8.68 years old, and a group post-assistance (Gr. 2), with nine women, M = 41, d.p. = 11.28 years old. They were evaluated with the scale of symptoms (EAS-40), Stage of Change Scale (EEM) and Operational Adaptive Diagnostic Scale Redefined (EDAO-R). The results indicated improvement in the effectiveness of adaptation and psychopathological symptoms, which nevertheless remained severe. No change in stages of change. Suggestions are made to fit the psychological needs of the care of women and implementation of systematic research to monitor the results.
Descritores: Diagnóstico da Situação de Saúde em Grupos Específicos
Violência contra a Mulher
-Psicoterapia
Limites: Seres Humanos
Feminino
Responsável: BR495.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-670045
Autor: Brasil. Conselho Nacional de Secretários de Saúde.
Título: Amazonas: caderno de informações para a gestão estadual do SUS / Amazonas: tender information for the state management of the SUS.
Fonte: Brasília; CONASS; 2011. 84 p. mapas, tab, graf. (Caderno de Informações para a Gestão Estadual do SUS).
Idioma: pt.
Descritores: Atenção Primária à Saúde/estatística & dados numéricos
Indicadores Demográficos
Diagnóstico da Situação de Saúde em Grupos Específicos
Indicadores Básicos de Saúde
Financiamento da Assistência à Saúde
Instalações de Saúde/estatística & dados numéricos
Indicadores de Gestão
Indicadores Sociais
Sistema Único de Saúde/estatística & dados numéricos
Estatísticas Vitais
-Conselhos de Saúde/estatística & dados numéricos
EPIDEMIOLOGICAL SURVEILLANCE
Gestão em Saúde
Saúde Suplementar
Sistemas de Informação/estatística & dados numéricos
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Publicações Governamentais
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública
BR526.1; 362.110981, B823a


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Id: lil-666500
Autor: Jauregui, Hilda.
Título: Salud mental y pobreza en asentamientos humanos de San Martín de Porras / Mental health and poverty in slums of San Martin de Porres district
Fonte: An. salud ment;12(1/2):27-44, 1996. tab.
Idioma: es.
Resumo: Se aplicó una encuesta de salud mental en dos Asentamientos Humanos (AAHH) de San Martín de Porres con fines de diagnóstico situacional. Paralelamente, se exploraron las condiciones del ambiente físico y social en términos de estresores y recursos de soporte. Los resultados evidencia una alta prevalencia de problemas de salud mental del tipo ansiedad/depresión en adultos y problemas de conducta en la población infanto-juvenil, así como condiciones de vida de extrema pobreza de la población. El estudio permitió elaborar un Programa Psicoeducativo el mismo que fue aplicado en uno de los AAHH.

A diagnostic survey was carried out searching for mental health problems in two slums of San Martin de Porres district. Likewise, the physical and social living conditions were examined as stressors and support resources of these populations. The results show a high prevalence of mental health problems mainly anxiety/depression in adults and behavior problems in children/adolescent in parallel with extreme poverty of life conditions. Based on the findings a psychoeducational program was designed which was applied in one of the studied slums.
Descritores: Diagnóstico da Situação de Saúde em Grupos Específicos
Planos e Programas de Saúde
Assentamentos Humanos
Saúde Mental
Pobreza
-Epidemiologia Descritiva
Peru
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: PE1.1 - Oficina Universitária de Biblioteca



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