Base de dados : LILACS
Pesquisa : SP6.051.212 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 627 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 63 ir para página                         

  1 / 627 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-434329
Autor: Carvalho, Luciana Gonçalves.
Título: Evolução do estado nutricional de crianças submetidas a um programa de suplementação alimentar do município de Assis/SP / Evolution of the nourishing condition on children submitted to additional feeding program in Assis country/SP.
Fonte: São Paulo; s.n; 2005. 86 p. mapas, tab, graf.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a São Paulo(Estado) Secretaria da Saúde. Coordenadoria de Controle de Doenças. Programa de Pós-Graduação em Ciências para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Este estudo teve como objetivo principal avaliar o impacto de um programa de suplementação alimentar na situação do estado nutricional de crianças nomunicípio de Assis, Estado de São Paulo, bem como, verificar alguns fatores associados à evolução nutricional. Foram acompanhadas, entre março de1999 e novembro de 2001, 132 crianças menores de 24 meses, que permaneceram por um ano no Programa de Incentivo ao Combate às Carências Nutricionais (ICCN). O estado nutricional foi avaliado pelo índicepeso para idade (P/I) expresso como escore Z da mediana da população de referência do Nacional Center Health Statistics (NCHS) no início, aos 2 meses, 6 meses , 9 meses e no final do intervalo de tempo. Adotou-se comoefeito positivo do programa o incremento de peso superior a zero escore Z (0,0). Para avaliar o incremento do peso para a idade este estudo utilizou a análise de variância repetida, obtida pelo comportamento da média do escore Z do peso no decorrer do tempo para cada combinação das faixas etárias e estado nutricional. Os resultados mostraram que na população de estudo (composta de 71% de crianças do sexo feminino e 28% do sexo masculino) 70% das crianças estavam classificadas como desnutridas e em risco nutricional na inscrição no ICCN. A renda da grande maioria das famílias (73%) era menor que 0,50 salário mínimo per capita e cerca de 50% das mães não tinham completado o 1º grau (menos de 8 anos de estudo). Em relação ao incremento de peso, comparando-se o início e após 12 meses, temos que 64% das crianças ganharam peso e que tal ganho não estava associado com o peso ao nascer e o tempo de amamentação. Verificando-se a variação média do escore Z nos intervalos de tempo inicial, 2, 6, 9 e 12 meses, considerando-se as faixas etárias e o estado nutricional na entrada do programa, observou-se que o ganho de peso foi maior entre as crianças menores de 12 meses e com maior comprometimento nutricional. Esta pesquisa pretendeu contribuir para a avaliação de um programa de suplementação alimentar e planejamento de programas futuros, de modo a nortear as ações de gestores do Setor de Saúde e Nutrição
Descritores: Antropometria
Estudo de Avaliação
Programas de Nutrição
Recuperação Nutricional
Fenômenos Fisiológicos da Nutrição do Lactente
Transtornos da Nutrição Infantil
-Estado Nutricional
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação
BR91.2; W4, C331ev, 2005


  2 / 627 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-933115
Autor: Carvalho, Luciana Gonçalves.
Título: Evolução do estado nutricional de crianças submetidas a um programa de suplementação alimentar do município de Assis/SP.
Fonte: São Paulo; s.n; 2005. 86 p. map, tab, graf.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a São Paulo(Estado) Secretaria da Saúde. Coordenadoria de Controle de Doenças. Programa de Pós-Graduação em Ciências para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Este estudo teve como objetivo principal avaliar o impacto de um programa de suplementação alimentar na situação do estado nutricional de crianças nomunicípio de Assis, Estado de São Paulo, bem como, verificar alguns fatores associados à evolução nutricional. Foram acompanhadas, entre março de1999 e novembro de 2001, 132 crianças menores de 24 meses, que permaneceram por um ano no Programa de Incentivo ao Combate às Carências Nutricionais (ICCN). O estado nutricional foi avaliado pelo índicepeso para idade (P/I) expresso como escore Z da mediana da população de referência do Nacional Center Health Statistics (NCHS) no início, aos 2 meses, 6 meses , 9 meses e no final do intervalo de tempo. Adotou-se comoefeito positivo do programa o incremento de peso superior a zero escore Z (0,0). Para avaliar o incremento do peso para a idade este estudo utilizou a análise de variância repetida, obtida pelo comportamento da média do escore Z do peso no decorrer do tempo para cada combinação das faixas etárias e estado nutricional. Os resultados mostraram que na população de estudo (composta de 71% de crianças do sexo feminino e 28% do sexo masculino) 70% das crianças estavam classificadas como desnutridas e em risco nutricional na inscrição no ICCN. A renda da grande maioria das famílias (73%) era menor que 0,50 salário mínimo per capita e cerca de 50% das mães não tinham completado o 1º grau (menos de 8 anos de estudo). Em relação ao incremento de peso, comparando-se o início e após 12 meses, temos que 64% das crianças ganharam peso e que tal ganho não estava associado com o peso ao nascer e o tempo de amamentação. Verificando-se a variação média do escore Z nos intervalos de tempo inicial, 2, 6, 9 e 12 meses, considerando-se as faixas etárias e o estado nutricional na entrada do programa, observou-se que o ganho de peso foi maior entre as crianças menores de 12 meses e com maior comprometimento nutricional. Esta pesquisa pretendeu contribuir...
Descritores: Antropometria
Transtornos da Nutrição Infantil
Programas de Nutrição
Recuperação Nutricional
Fenômenos Fisiológicos da Nutrição do Lactente
-Estado Nutricional
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação
BR91.2; W4, C331ev, 2005


  3 / 627 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Texto completo
Id: lil-562274
Autor: Brasil. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer.
Título: Guia de nutrição para pacientes e cuidadores: orientações aos pacientes - 2010 / [Nutrition guide for patients and caregivers: patient guidelines].
Fonte: Rio de Janeiro; Brasil. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer; 2010. 16 p. ilus.
Idioma: pt.
Descritores: Assistência ao Paciente
Institutos de Câncer
Neoplasias
Neoplasias/dietoterapia
Programas de Nutrição
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Guia
Responsável: BR440.1 - Biblioteca Geraldo Matos de Sá . Hospital do Câncer I
BR440.1


  4 / 627 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1004477
Autor: Arboleda-Montoya, Luz M; Alfonso-Suárez, Roberto.
Título: El plátano: indicador de hambre y escasez de alimentos en familias beneficiarias de programas alimentarios en Vigía del Fuerte, Colombia / Plantain: indicator of hunger and food shortage in families benefiting from food programs in Vigia del Fuerte, Colombia
Fonte: Rev. salud pública;20(5):612-617, oct.-nov. 2018.
Idioma: es.
Resumo: RESUMEN Objetivo Interpretar la percepción de hambre y escasez de alimentos en familias beneficiarias de Programas alimentarios MANA (Mejoramiento Alimentario y Nutricional de Antioquia) en Vigía del Fuerte. Método La investigación se orientó desde el enfoque cualitativo, usando la Etnografía Focalizada como método, para la recolección de la información se utilizaron entrevistas individuales y grupos de discusión. Resultados Las comunidades de la cuenca del río Murrí están protegidas del hambre física por la disponibilidad permanente del plátano; el hambre está asociada a la ausencia de carne o "liga" y al hecho de comer "plátano vacío"; así mismo se refieren al hambre como la sensación de desasosiego, debido al dolor de cabeza y de estómago que experimentan de manera permanente e intensa. Conclusiones A pesar de que las comunidades vigieñas disponen durante todo el tiempo de plátano, protegiéndolas del hambre física; estas no lo aprecian así, como alimento que calma su hambre y los libera, de cierta manera, de la escasez, porque su presencia como único alimento disponible, les recuerda, precisamente, que tienen carencia y hambre.(AU)

ABSTRACT Objective To analyze the perception of hunger and food shortage in families benefiting from MANA (Food and Nutritional Improvement) food programs in Vigía del Fuerte, Colombia. Methods Qualitative research, using focused ethnography as a method for collecting information. Individual interviews and discussion groups were used. Results Even though the communities that live by the Murrí River basin are protected from physical hunger due to the constant availability of plantain or musa, hunger is associated with the absence of meat or liga and the fact that they feel forced to eat empty musa. They also refer to hunger as the feeling of uneasiness caused by headache and stomachache. Conclusions Despite the fact that the communities of Vigía del Fuerte have access to plantain throughout the year, thus protecting them from physical hunger, they do not consider it as food that could calm their hunger and free them from scarcity. This happens because its presence as the only food available reminds them, precisely, that they lack certain conditions and feel hunger.(AU)
Descritores: Programas de Nutrição/organização & administração
Fome/fisiologia
Diversidade Cultural
Musa/fisiologia
Alimentos
-Colômbia
Pesquisa Qualitativa
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


  5 / 627 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-499667
Autor: Fernández Giusti, Alicia; Troncoso Corzo, Luzmila Victoria; Nolberto, Violeta.
Título: Estado de nutrición en hierro en una población de 4 a 14 años, urbano marginal, de Lima / Iron nutrition status in 4 to 14 year-old children living in a marginal urban section in Lima
Fonte: An. Fac. Med. (Perú);68(2):136-142, abr.-jun. 2007. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: Objetivo: Determinar el estado de nutrición en hierro en una población de 4 a 14 años. Diseño: Estudio descriptivo, observacional, transversal y prospectivo. Lugar: Facultad de Medicina, Universidad Nacional Mayor de San Marcos. Participantes: Niños, entre 4 y 14 años. Intervenciones: Se estudió 349 niños, 170 de sexo masculino y 179 de sexo femenino, entre 4 y 14 años de edad, del Centro de Salud San Genaro de Villa, Chorrillos, entre setiembre 2001 y agosto 2002. Principales medidas de resultados: Estado de nutrición en hierro. Resultados: El 68,8 por ciento (240) no presentó alteración en el estado de nutrición en hierro (ENH), frente a 31,2 por ciento (109) que sí lo presentó. De los 109 niños con alteración en el ENH, 68,8 por ciento (75) clasificó en el estadio I de depleción latente (ferritina menor que 20 ng/mL), 22,9 por ciento (25), en el estadio II de ferropenia (hierro sérico menor que 60 ug/dL y capacidad total de fijación del hierro mayor que 400 ug/dL), y 8,3 por ciento (9), en el estadio III de anemia ferropénica (hemoglobina menor que 11,5 g/100 mL para menores de 11 años y menor que 12 g/100 mL para 12 a 14 años, hematocrito menor que 34 para menores de 11 años y menor que 36 por ciento para 12 a 14 años, volumen corpuscular medio menor que 80 fl, y hemoglobina corpuscular media menor que 27pg). Conclusiones: El alto porcentaje de niños con alteración en el estado de nutrición en hierro, estadio I, identifica a una población en riesgo de anemia ferropénica. Se recomienda que los estudios de deficiencia en hierro se restrinjan a niños en estadio I, con el fin de establecer políticas de participación ciudadana y establecer alianzas sectoriales y extrasectoriales (sector educación), para la promoción de la nutrición infantil.

Objective: To determine the iron nutrition status in 4 to 14 yearold children. Design: Descriptive, observational, transversal and prospective study. Setting: Faculty of Medicine, Universidad Nacional Mayor de San Marcos. Participants: Four to fourteen year-old children. Interventions: We studied 349 children 4 to 14 year-old, 170 males and 179 females, at San Genaro Health Center, Chorrillos, from September 2001 through August 2002. Main outcome measures: Iron nutritional status. Results: From these children, 68,8 per cent (240) did not present alteration in iron nutrition status (INS), compared with 31,2 per cent who presented this alteration. From the 109 children with iron nutrition status alteration, 68,8 per cent (75) were stage I or latent depletion (ferritine minor 20 ng/mL); 22,9 per cent (25) were stage II or iron deficient (serum iron minor 60 ug/dL and iron total capacity of fixation major 400 ug/dL), and 8,3 per cent (9) were in stage III with iron deficient anemia (hemoglobin minor 11,5 g/100 mL for children less than 11 year-old and minor 12 g/100mL for children 12 to 14 year-old, hematocrit minor 34 per cent for children less than 11 year-old and minor 36 per cent for children 12 to 14 year-old, median corpuscupar volume minor 80 fl and median corpuscular hemoglobin minor 27 pg). Conclusions: The high percentages of children with alteration of the iron nutrition status stage I identifies a population with iron deficiency anemia risk. We recommend that iron deficiency studies be applied only to children in stage I, in order to institute citizen participation public policies and establish alliances with other sectors (education), for childnutrition promotion.
Descritores: Anemia Ferropriva
Deficiência de Ferro
Estado Nutricional
Programas de Nutrição
Transtornos da Nutrição Infantil
-Epidemiologia Descritiva
Estudos Prospectivos
Estudos Transversais
Estudos Observacionais como Assunto
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Adolescente
Responsável: PE1.1 - Oficina Universitária de Biblioteca


  6 / 627 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1103452
Autor: Herrera Cuenca, Marianella.
Título: Bases para el desarrollo de políticas y programas para garantizar el bienestar en los primeros mil días de vida / Bases for the development of Policies and Programs to guarantee well-being in the first thousand days of life
Fonte: Revista Digital de Postgrado;9(2):216, ago. 2020.
Idioma: es.
Resumo: Los primeros mil días de vida, desde la concepción hasta el final de los primeros dos años de vida, constituye un período crucial para establecer el desarrollo de la enfermedad o de la salud en la vida futura de los individuos. La exposición a ambientes adversos determinará las alteraciones temporales en el ADN que perduran en el tiempo que dicha exposición exista. Las políticas y programas destinados a garantizar el bienestar durante esta ventana crítica del crecimiento son cruciales para que la población goce de las mejores condiciones posibles que permitan la expresión de su máximo potencial, al cual están programados para desarrollar. Palabras clave: condiciones ambientales, programas y políticas(AU)

The first thousand days of life, from the conception until the end of the first two years of life, constitutes a key period in which the development of disease or health establishes in the future lives of individuals. Exposure to adverse environments will determine the temporary impairments in DNA that last as long as the exposure exists. Policies and programs aimed at guaranteeing well-being during this critical window of growth are crucial for the population to enjoy the best possible conditions that allow the expression of their maximum potential, to which they are programmed to develop(AU)
Descritores: Condições Sociais
Programas de Nutrição
Transtornos da Nutrição do Lactente
Crescimento e Desenvolvimento
-Pobreza
Desnutrição
Nutrição Pré-Natal
Limites: Humanos
Recém-Nascido
Lactente
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: VE1.1 - Biblioteca Humberto Garcia Arocha


  7 / 627 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Rea, Marina Ferreira
Id: lil-160118
Autor: Rea, Marina Ferreira.
Título: Políticas de alimentaçäo infantil e a prática de amamentar: o caso de Säo Paulo / The infant nutrition policies and the breast feeding practice: the case of Säo Paulo.
Fonte: Säo Paulo; s.n; 1989. 254 p. ilus, tab.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Medicina para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: Foram estudadas: a) a evoluçäo histórica da produçäo de substitutos do leite materno (slm), b) as políticas de promoçäo comercial destes produtos e c) a tomada de consciência de profissionais de saúde e outros segmentos da sociedade civil acerca da influência negativa da promoçäo comercial dos slm sobre a prática de amamentar. Analisa a nível internacional as lutas travadas para proteger a amamentaçäo através de instrumentos legais e pressöes as mais diversas. Nesse contexto, examina a decisäo política adotada pelo Governo Barasileiro em 1981 com a criaçäo do Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno (PNIAM). Descreve a estratégia multisetorial deste Programa e a forma como se utilizou a comunicaçäo de massa para promover a amamentaçäo. Através de inquéritos realizados em amostras probabilísticas da clientela infantil dos serviços de saúde da Grande Säo Paulo, pôde estabelecer a frequência da amamentaçäo imediatmente antes do Programa (1981) e em 1987. Säo observados incrementos significativos no início do aleitamento materno e nas proporçöes de crianças amamentadas nas diferentes idades.
Descritores: Aleitamento Materno
Programas de Nutrição
-Programas e Políticas de Nutrição e Alimentação
Substitutos do Leite Humano
Alimentos Infantis
Leite Humano
Limites: Recém-Nascido
Lactente
Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência
BR67.1/614.5992*104


  8 / 627 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Monteiro, Carlos Augusto
Id: lil-137758
Autor: Iunes, Roberto Fontes; Monteiro, Carlos Augusto.
Título: Razöes para a melhoria do estado nutricional das crianças brasileiras nas décadas de 70 e 80 / The improvement in child nutricional status in Brazil: how did it occur?.
Fonte: Säo Paulo; UNICEF; 1993. 78 p. tab.
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: Congresso da Uniäo Internacional das Ciências Nutricionais, 15, Adelaide, 26 set. 1993.
Resumo: Aponta melhorias no estado nutricional de crianças brasileiras reveladas em inquéritos antropométricos nacionais realizados em 1975 e 1989. Enfatiza a evoluçäo favorável do estado nutricional infantil mais intensa nas regiöes mais desenvolvidas, determinando o aprofundamento das desigualdades regionais e econômicas nos anos 70. Conclui que as taxas de crescimento da economia nacional trouxeram ganhos de renda também para a populaçäo mais pobre; o mesmo crescimento tornou viáveis políticas de expansäo de serviços públicos; pressöes de movimentos organizados da sociedade civil geraram investimentos em setores sociais; o descontrole da inflaçäo brasileira, como fator de deterioraçäo do nível de renda dos mais pobres foi obstáculo para a recuperaçäo de um padräo de crescimento sustentável
Descritores: Antropometria
Estado Nutricional
SAUDE INFANTIL (SAUDE PUBLICA)
-Fatores Socioeconômicos
Mortalidade Infantil
Nutrição da Criança
Programas de Nutrição
Limites: Pré-Escolar
Criança
Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência
BR67.1/613.2088054*9; BR67.1/HSP-87/93P


  9 / 627 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id: lil-125827
Autor: Säo Paulo (Estado). Secretaria da Saúde. Centro de Apoio ao Desenvolvimento de Assistência Integral à Saúde.
Título: Programa de Nutriçäo / Nutrition program.
Fonte: s.l; Säo Paulo (Estado). Secretaria da Saúde. Centro de Apoio ao Desenvolvimento de Assistência Integral; 1991. s.p p.
Idioma: pt.
Descritores: Ciências da Nutrição
Programas de Nutrição
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação
BR91.2/1430/Cx.N1


  10 / 627 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Id: lil-93980
Autor: Palma, Domingos.
Título: Projeto: Centro de Referência de Alimentaçäo e Nutriçäo / Project: Reference Centre of Feeding and Nutrition.
Fonte: s.l; SäO PAULO (ESTADO). Secretaria da Saúde; s.d. 93 p. tab.
Idioma: pt.
Descritores: Programas e Políticas de Nutrição e Alimentação
Programas de Nutrição
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação
BR91.2/966/Cx.P8



página 1 de 63 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde