Base de dados : LILACS
Pesquisa : SP8.473.654.377.032.017 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 1 [refinar]
Mostrando: 1 .. 1   no formato [Detalhado]

página 1 de 1

  1 / 1 LILACS  
             
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-283023
Autor: Hunt, John.
Título: Calibração de um sistema de medida in vivo através da simulação matemática da fonte de radiação e do detector / Calibration of in vivo measurements systems through mathematical simulation of radiation font and of detector.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 1998. 92 p. ilus, tab, graf.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Centro Biomédico. Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: Foi desenvolvido um programa de Monte Carlo que utiliza uma representação matemática do corpo humano para permitir o cálculo de fatores de calibração de sistemas de medidas in vivo. O método de calibração utiliza um simulador matemático, construído na forma de elementos de volume (voxels), obtidos pela produção de imagens do corpo humano através de ressonância magnética. O programa utiliza a técnica de Monte Carlo para simular a contaminação dos tecidos, o transporte dos fótons através dos tecidos e a detecção da radiação. Este programa simula o transporte e detecção de fótons na faixa de energia de 0,035 a 2 MeV e representa o corpo num formato de 871 fatias, de 277x148 elementos de área (pixels) cada. O programa de Monte Carlo foi utilizado para calibrar sistemas de medidas in vivo e estimar a diferença entre distribuições homogêneas e não homogêneas de radionuclídeos no pulmão. Os resultados mostram que o fator de calibração obtido 241Am na parte anterior dos pulmões difere 20 vezes do obtido para a parte posterior. O programa foi também utilizado para estimar a atividade de 137Cs em um indivíduo contaminado internamente utilizando o detector de Nal (TI) de 8"x4", e a atividade de 241Am em um segundo indivíduo contaminado internamente utilizando um detector planar de germânio
Descritores: Antropometria
Antropometria/instrumentação
Calibragem
Simulação por Computador
Espectroscopia de Ressonância Magnética/instrumentação
Método de Monte Carlo
Radiometria
Concentração Máxima Permissível de Radionuclídeos
Técnicas, Medidas, Equipamentos de Medição
Responsável: BR1365.1 - Biblioteca Biomédica A - CB/A
BR1365.1; T519.245, M941



página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde