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Id: biblio-1057238
Autor: Bernardes, Jade Wagner; Marin, Angela Helena.
Título: Intervenção com educadoras sociais no contexto de acolhimento institucional: relato de experiência / Intervention with social educators in the context of shelters: report of experience / Intervención con educadoras sociales en el contexto de acogida institucional: relato de experiencia
Fonte: Rev. SPAGESP;20(2):117-130, jul.-dez. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste relato de experiência é apresentar uma intervenção realizada com educadoras sociais de uma casa de acolhimento localizada na região metropolitana de Porto Alegre/RS, cujo objetivo foi promover um espaço de escuta e reflexão sobre o trabalho com crianças em situação de acolhimento. Considerando os pressupostos da inserção ecológica, realizaram-se seis encontros quinzenais, com duração de 60 a 90 minutos, dos quais participaram de oito a 12 educadoras. Os dados foram registrados por meio de diário de campo. Constatou-se que a interação do grupo propiciou reflexões sobre o papel do educador social no acolhimento, concepções a respeito do trabalho e da criança acolhida. A presença de estigmas sobre o serviço e as crianças em situação de acolhimento permeou o discurso das participantes, que também destacaram a escassez de assistência e investimento em educação continuada, o que indica a necessidade de intervenções neste contexto.

The aim of this report is to present an intervention performed with social educators from a shelter located in the metropolitan region of Porto Alegre / RS, whose proposal was to reflect about the work with sheltered children. Considering the assumption of the ecological insertion, six fortnightly meetings were held, lasting 60-90 minutes, attending about eight to 12 educators. The data were registered per field diaries. It was found that the interaction of the group promoted reflections about the role of the social educator on shelters, conceptions about work and the sheltered child. The presence of stigmas about sheltering and sheltered child permeated the discourse of the participants, as well as the shortage of assistance and investment in permanent/continuing education they face, which highlights the relevance of interventions in this context.

El objetivo de este relato es presentar una intervención realizada con educadoras sociales de una casa de acogida ubicada en la región metropolitana de Porto Alegre/RS, cuya propuesta fue reflexionar sobre el trabajo con niños acogidos. Considerando los presupuestos de la inserción ecológica, se realizaron seis encuentros quincenales, con uma duración de 60 a 90 minutos, de los cuales participaron de ocho a 12 educadoras. Los datos se registraron a través de diarios de campo. Se constató que la interacción del grupo propició reflexiones sobre el papel del educador social en la acogida, sobre concepciones acerca del trabajo y del niño acogido. La presencia de estigmas sobre el servicio de acogida y sobre los niños acogidos permeó el discurso de las participantes, así como la escasez de asistencia e inversión en educación permanente que enfrentan, lo que destaca la relevancia de intervenciones en este contexto.
Descritores: Papel (figurativo)
Adolescente Institucionalizado
Cuidadores
Abrigo
Albergado
Alojamento
Educação Continuada
Acolhimento
Docentes
Criança Acolhida
Respeito
Investimentos em Saúde
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-895317
Autor: Costa, Camila Fornelli; Santos, Thaís Ferreira; Santos, Vanessa Silva; Lima, Luís Antônio Gomes.
Título: Entre a instituição e o lar: uma odisseia com educadores / Between the institution and the home: an odyssey with educators / Entre la institución y el hogar: una odisea con educadores
Fonte: Pesqui. prát. psicossociais;13(1):1-15, jan.-abr. 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: A institucionalização pode influenciar o desenvolvimento psicológico de crianças e adolescentes. Buscou-se verificar sentimentos e pensamentos dos educadores sobre os acolhidos, sobre o sentido que eles dão ao seu trabalho e o que pensam sobre o papel que exercem. Esses fatores, por hipótese, interferem no trato com as crianças e adolescentes. Foram entrevistados nove educadores e suas falas foram submetidas à análise do conteúdo. Os resultados mostraram que os educadores consideram as instituições de acolhimento como extensão dos lares, como provedores materiais melhores que as famílias de origem dos acolhidos, queixam se do escasso contato que as crianças e adolescentes mantêm com as famílias de origem ou adotivas e relatam que a organização do trabalho dos educadores reflete-se na relação com os acolhidos. Conclui-se que as relações institucionais beiram as relações familiares, levando os educadores a um dilema entre distanciamento profissional e aproximação afetiva no contato com os acolhidos.

Institutionalization can influence the psychological development of children and adolescents. It was sought to check the feelings and thoughts of the educators about the sheltered ones, the sense they give to their work and what they think about the role they play. These factors, by hypothesis, interfere with the treatment of children and adolescents. Nine educators were interviewed and their speeches were submitted to content analysis. The results showed that the educators consider the sheltering institutions as extension of the homes, as better material providers than the birth families, complain of the little contact that the children and adolescents maintain with the families of origin or adoptive parents and report that the organization of the work of the educators is reflected in the relation with the sheltered ones. It is concluded that institutional relations border family relationships, leading educators to a dilemma between professional distancing and affective approach in the contact with the sheltered ones.

La institucionalización puede influir en el desarrollo psicológico de niños y adolescentes. Se buscó verificar sentimientos y pensamientos de los educadores sobre los acogidos, sobre el sentido que ellos dan a su trabajo y lo que piensan sobre el papel que ejercen. Estos factores, por hipótesis, interfieren en el trato con los niños y adolescentes. Se entrevistaron a nueve educadores y sus palabras fueron sometidas al análisis de contenido. Los resultados mostraron que los educadores consideran a las instituciones de acogida como extensión de los hogares, como proveedores materiales mejores que las familias de origen de los acogidos, se quejan del escaso contacto que los niños y adolescentes mantienen con las familias de origen o adoptivas y relatan que la organización del trabajo de los educadores se refleja en la relación con los acogidos. Se concluye que las relaciones institucionales bordean las relaciones familiares, llevando a los educadores a un dilema entre distanciamiento profesional y acercamiento afectivo en el contacto con los acogidos.
Descritores: Organizações
Albergado
Acolhimento
-Psicologia
Alojamento
Emoções
Docentes
Relações Familiares
Habitação
Institucionalização
Limites: Criança
Adolescente
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-494680
Autor: Anon.
Título: Guarda de animais em unidade municipal / Animals care at municipality unity
Fonte: In: Vieira, Adriana Maria Lopes; Almeida, Aparecido Batista de; Magnabosco, Cristina; Ferreira, João Carlos Pinheiro; Carvalho, Jonas Lotufo Brant de; Gomes, Luciana Hardt; Reichmann, Maria de Lourdes; Paranhos, Noemia Tucunduva; Garcia, Rita de Cássia; Pacca Luna, Stélio Loureiro; Nunes, Vania de Fátima Plaza; Cabral, Viviane Benini. Programa de controle de populações de cães e gatos do Estado de São Paulo. São Paulo, s.n, out. 2006. p.105-126, ilus, tab. (BEPA, 3, supl.5).
Idioma: pt.
Descritores: Abrigo para Animais
Alojamento
Esterilização
Instalações Sanitárias
Triagem
Técnicos em Manejo de Animais
Limites: Animais
Gatos
Cães
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação
BR91.2; WA672, V658p, 2006


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Id: lil-505291
Autor: Araújo, Bárbara Bertolossi Marta de.
Título: Vivenciando a internação do filho prematuro na UTIN: (re)conhecendo as perspectivas maternas diante das demandas neonatais / Living through the hospitalization of the premature child in the neonatal-ICU: recognizing the maternal perspectives facing.
Fonte: Rio Janeiro; s.n; 2007. 74 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade do Estado do Rio Janeiro. Faculdade de Enfermagem para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: As experiências vivenciadas como profissional, no cotidiano da UTIN, com mães de bebês prematuros suscitou o desejo de compreender a ação intencional destas mulheres em permanecer no alojamento de mães durante a internação do filho. O estudo teve como objeto o Vivido da permanência das mães na unidade hospitalar durante a internação do filho prematuro na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal de um Hospital Maternidade Municipal do Rio de Janeiro e o objetivo de apreender o motivo para da mãe permanecer na unidade hospitalar durante a internação do filho prematuro. Adotou-se como suporte metodológico a fenomenologia Sociológica de Alfred Schütz, buscando a apreensão na relação face a face e através da intersubjetividade, a intencionalidade da mãe acompanhante em permanecer no alojamento durante a internação do filho, como uma ação social. Esta corresponde a uma ação projetada, dotada de significados subjetivos que podem ser dirigidas para o passado, presente ou futuro. O 'motivo para' instiga a realização da ação direcionada para o futuro e o 'motivo porque' está presente nas realizações passadas, podendo influenciar nas ações presentes, pois não são esquecidos. Foram sujeitos da pesquisa, 12 (doze) mães de recém-nascidos prematuros que permaneceram no Alojamento de Mães durante a internação do filho. A Entrevista Fenomenológica foi a técnica utilizada para captar a ação intencional, que consistiu de três questões orientadoras: O que você tem em vista quando aceita ficar no alojamento de mães? Como é sua vivência no alojamento de mães? e Como tem sido a sua vida após a decisão de estar no alojamento de mães?...

The lived experiences as a professional, in the daily life of Neonatal-ICU, with mothers of premature babies brought about the desire to understand the intentional action of these women in staying in the mother's hospital boarding during the hospitalization of the child. The study aimed as object the Lived of the staying mothers in the hospital unit during the hospitalization of the premature child in the Neo-natal Intensive Care Unit of a maternity District Hospital in Rio de Janeiro and the goal to learn about the mother's motives to stay in the hospital unit during the hospitalization of her premature child. It was adopted as methodological support the Alfred Schutz's sociological phenomenology, seeking the understanding in the face to face relation and through the inter-subjectivity, the intentionality of the supporting mother in remaining in the mother's hospital boarding during the child's hospitalization, as a social action. This action corresponds to a projected one, filled with subjective meanings which may be driven to the past, present or future. The 'motive for' instigates the undertaking of the action directed to the future and the 'motive why' is present in the past undertakings and may influence in the present actions because they are not forgotten. !2 (twelve) premature-new born' mothers, were the research subjects, which stayed in the mother's boarding during the child's hospitalization. The phenomenological interview was the technique used to capture the intentional action, which consisted of 3 guiding questions, which are: What do you have in view when you accept to stay in the mother's hospital boarding for mothers? How are the living experiences in the mother's hospital boarding? And, how has you life been after your decision to stay in the mother's hospital boarding?...
Descritores: Acompanhantes Formais em Exames Físicos
Alojamento
Criança Hospitalizada
Enfermagem Neonatal/métodos
Mães
Recém-Nascido Prematuro
-Brasil
Filosofia em Enfermagem
Maternidades
Pesquisa Qualitativa
Terapia Intensiva Neonatal
Limites: Humanos
Feminino
Recém-Nascido
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)
BR1366.1; TE394


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Id: lil-455858
Autor: Monticelli, Marisa; Elsen, Ingrid.
Título: Quando o tempo narrativo ultrapassa o tempo da clínica: um modo de cuidar em enfermagem no período pós-natal / When the narrative period lasts longer than clinical period: a method for post-natal nursing care
Fonte: Texto & contexto enferm;14(2):167-176, abr.-jun. 2005.
Idioma: pt.
Resumo: Investigação de natureza qualitativa, com o objetivo de compreender a rede de símbolos e significados expressa na vivência do tempo narrativo entre trabalhadoras de enfermagem e famílias em uma unidade de Alojamento Conjunto de uma Maternidade pública. O suporte teórico esteve fundamentado em estudos antropológicos que utilizam narrativas terapêuticas para coleta e interpretação dos dados de pesquisa. Para a coleta de dados foram utilizadas as técnicas de observação participante e entrevista etnográfica. O processo de categorização e análise dos dados foi construído com base na Etnoenfermagem. Os resultados principais assinalam que, no contexto investigado, as trabalhadoras atuam buscando a transformação do tempo clínico em tempo narrativo, adotando pressupostos que identificam a puérpera, o recém-nascido e a família como um æoutroÆ envolvido em excepcionalidades, assim como a necessidade de particularização da assistência. Além disso, o tempo narrativo é evocado por meio de performances lúdicas, utilização de linguagem não verbal e o exercício cotidiano da ôpaciênciaõ...

This is a study of a qualitative nature, with the objective to comprehend the network of symbols and significances expressed by nurses and families living through the narrative period in a multiple-patient recovery room of the Maternity Ward in a public hospital. The theoretical support for this study is founded on anthropological studies that utilize narrative therapies in data collection and interpretation. In order to collect the data, participative observation techniques and ethnographic interviews were applied. The process of categorizing and analyzing the data was based upon Ethno-nursing. The principle results indicate that within the context of this investigation, workers seek the transformation of the clinical period into the narrative period, adopting suppositions that identify with the woman who has given birth, the newborn, and the family as an ôotherõ - involved with exceptions. They also identify with the need to individualize their care. Beyond that, the narrative period is evoked through lucid performances, use of non-verbal communication, and the daily exercise of ôpatienceõ...

Investigación de naturaleza cualitativa, tuvo por objetivo comprender la red de los símbolos y los significados manifestados en la vivencia del tiempo narrativo entre las trabajadoras de Enfermería y las familias en un servicio de Alojamiento Conjunto de una Maternidad Pública. El soporte teórico fue con base en los estudios antropológicos que utilizan las narrativas terapéuticas para la colecta y la interpretación de los datos de la investigación. Para la recolección de los datos se utilizaron las técnicas de la observación participante y la entrevista etnográfica. El proceso de categorización y del análisis de los datos se construyó basado en la Etno-enfermería. Los resultados principales señalan que, en el contexto investigado, las trabajadoras actuan buscando la transformación del tiempo clínico en el tiempo narrativo, adoptando presupuestos que identifican a la puérpera, al recién nacido y a la familia como un ôotroõ, envueltos estos con sus excepciones, así también, la necesidad de una particularidad y/o peculiaridad en la asistencia. Además de esto, el tiempo narrativo es invocado mediante las performances lúdicas, la utilización de un lenguaje no verbal y a través del ejercicio cotidiano de la ôpacienciaõ...
Descritores: Antropologia Cultural
Cuidado Pós-Natal
Cuidados de Enfermagem
-Alojamento
Maternidades
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Texto completo SciELO Brasil
Rodrigues, Benedita Maria Rêgo Deusdará
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Id: lil-553812
Autor: Araújo, Bárbara Bertolossi Marta de; Rodrigues, Benedita Maria Rêgo Deusdará.
Título: O alojamento de mães de recém-nascidos prematuros: uma contribuição para a ação da enfermagem / Alojamiento para madres de recién nacidos prematuros: un aporte a la acción de la enfermería / The accommodation for mothers of preterm newborns: a contribution to the Nursing action
Fonte: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;14(2):284-292, abr.-jun. 2010.
Idioma: pt.
Resumo: O estudo teve o objetivo de apreender o motivo porquê de a mãe permanecer na unidade hospitalar durante a internação do filho prematuro na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Foi realizado com 12 mães de recém-nascidos prematuros, em umhospital maternidade municipal do Rio de Janeiro, em 2007. Adotou-se como suporte metodológico a Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz. A Entrevista Fenomenológica foi a técnica utilizada para captar o contexto vivencial das mães na unidadehospitalar, compreendendo que a sua permanência está ligada à ação de cumprir seu papel de ser mãe. A vivência das mulheres é retratada como um processo difícil, triste e conflituoso. Concluímos que as mães atualmente estão presentes, mas não estão inseridas nesta realidade intensiva. Dessa forma, entendemos que é necessário mudar esse paradigma intensivista incorporando o cuidado humanizado, inserindo a mãe e sua família no ambiente neonatal.

The study aimed to understand 'why' the mother remains in hospital during the hospitalization of the premature child in the Neonatal Intensive Care Unit. This was conducted with twelve mothers of premature infants in a municipal maternity hospital in Rio de Janeiro in 2007. We have adopted as a methodological support the Alfred Schütz's sociological phenomenology. The phenomenological interview was the technique used to capture the context of mothers living in the hospital, understanding that their stay is linked to their role of being a mother. The life experience of these women is reported as difficult, sad and full of conflicts. We concluded that the mother presence is more frequent, but are not included in this intensive reality. Thus, we believe it is necessary to change this paradigm incorporating a humanized care by inserting the mother and her family in the neonatal environment.

El presente estudio tuvo como objetivo comprender la razón por la cual la madre permanece en el hospital durante la hospitalización del bebé prematuro en la unidad de cuidados intensivos neonatal. La investigación se realizó con un grupo de 12 madres de recién nacidos prematuros en un hospital municipal de maternidad en Río de Janeiro en el aòo de 2007. Como base metodológica se utilizó la sociología fenomenológica de Alfred Schutz. La técnica de la entrevista fenomenológica fue aplicada para captar el contexto de vida de las madres durante su estancia en el hospital. Esto nos permitió entender que su presencia está ligada a la acción de cumplir con su papel de madre. La experiencia de estas mujeres se presenta como un proceso difícil, triste y polémico. Llegamos a la conclusión de que a pesar de que estas madres están presentes, no están siendo incluidas en esta realidad intensiva. Por lo tanto, creemos que es necesario cambiar este paradigma de la incorporación de cuidados intensivos humanizados mediante la inserción de la madre y su familia en el ambiente de los cuidados neonatales.
Descritores: Alojamento
Enfermagem Neonatal
Humanização da Assistência
Recém-Nascido Prematuro
Unidades de Terapia Intensiva Neonatal
Limites: Humanos
Feminino
Gravidez
Recém-Nascido
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação


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Id: biblio-1017691
Autor: Navarro, E; Mendieta, E; Mir, R; Céspedes, E; Caballero, BC.
Título: Readmisiones hospitalarias en recién nacidos egresados de una sala de alojamiento conjunto / Hospital readmissions in newborns released from joint lodging to home
Fonte: Pediatr. (Asunción);33(1):10-14, 2006. tab.
Idioma: es; es.
Resumo: Objetivo: Conocer las causas de reingreso, las características perinatales y la morbimortalidad de una población de recién nacidos readmitidos en el primer mes de vida y analizar las estrategias posibles que resulten en la mejor atención de la madre y el RN en la sala de alojamiento conjunto.Material y métodos: Estudio prospectivo, analítico, observacional, incluyeron todos los recién nacidos egresados del Servicio de alojamiento conjunto y readmitidos en el Departamento de Neonatología del Centro Materno Infantil (San Lorenzo), en los primeros 28 días de vida, en el periodo comprendido de enero del 2004 a junio del 2005. Resultados: Total de RN readmitidos 51. Promedio de edad materna 24 años (16-41), 76% de las madres presentaron CPN suficiente, en el grupo de pacientes readmitidos el 40% tuvieron CPN insuficientes y 30% en el límite (4). El 57% (29/51) nuligesta, 20% primigesta, nacieron por cesárea el 52% de los RN. Peso de nacimiento promedio 3189 g. DS + 593, edad gestacional promedio 38 semanas DS + 2, 41% fueron RN casi de término y limítrofe (35-37 sem.). 63% masculinos, el 100% presentaron Apgar de 8/9. Edad media al alta 3 días + 1, el 100% con lactancia materna exclusiva, días de vida al reingreso 9.3 + 4. Los diagnósticos principales fueron: hiperbilirrubinemia 59%, de los cuales el 90% fue sin incompatibilidad y sin hemólisis, el 99% requirió sólo luminoterapia y un paciente exanguinotrasfusión. El 18% reingresó por mala técnica alimentaria, el 16% (8) con diagnóstico de malformaciones congénitas mayores, dos pacientes fallecieron, constituyendo el 3.9% del total.Conclusiones: Las causas de readmisión hospitalaria en este grupo de RN fueron hiperbilirrubinemia y mala técnica alimentaria; la gravedad de la readmisión se asoció a diagnóstico de infecciones y malformaciones congénitas
Descritores: Alojamento
Alojamento Conjunto
Indicadores de Morbimortalidade
Paraguai
Readmissão do Paciente
Recém-Nascido
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: PY30.1 - Biblioteca


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Id: biblio-964849
Autor: Marchioro, Volmir Sergio; Franco, Francisco de Assis; Schuster, Ivan; Nora, Tatiane Dalla; Lima, Fábio Junior Alcântara de; Evangelista, Adriel; Polo, Mateus.
Título: CD 154: strong gluten wheat with high yield potential / CD 154: trigo melhorador e de alto potencial produtivo
Fonte: Biosci. j. (Online);31(5):1304-1306, sept./oct. 2015.
Idioma: en.
Resumo: Wheat breeding programs focus on potential grain yield, industrial quality, low plant height, and disease resistance. Cultivar CD 154 was a result of the search for cultivars with high yield potential and industrial wheat quality. This cultivar was derived from a cross between CD 104 and CDI 200104, by COODETEC, in 1999. Cultivar CD 154 was included in preliminary grain yield trials in 2005 and 2006, and was then tested to determine the Value of Cultivation and Use (VCU) from 2007 to 2012, with the acronym CD 0705. All trials were arranged in an experimental design of randomized blocks with three replications. The yield of cultivar CD 154 was 16 %, 10 % and 4 % higher than the mean yield of the two best controls, respectively, in the wheat-growing regions VCU 2, 3 and 4. The analysis of industrial quality, resulted in a mean gluten strength of 364 and mean stability of 17.1 min, which allows the inclusion cultivar CD 154 in the cultivar group of strong gluten wheat. The cultivar is classified as strong gluten wheat, has a high yield potential and good lodging resistance, and is therefore another promising alternative for wheat farmers of the hottest regions of Brazil.

Os programas de melhoramento de trigo estão direcionados para potencial de rendimento de grãos, qualidade industrial, baixa estatura de planta e resistência às doenças. Buscando cultivares de potencial produtivo e qualidade industrial foi desenvolvida a cultivar de trigo CD 154. Está cultivar, foi obtida do cruzamento entre as cultivares CD 104 e CDI 200104, pela COODETEC, em 1999. A cultivar CD 154, participou dos Ensaios Preliminares de rendimento de grãos em 2005 e 2006, sendo em seguida testada em Ensaios de Determinação de Valor e Uso (VCU), nos anos de 2007 a 2012, com a sigla CD 0705. Todos os ensaios foram conduzidos em delineamento experimental de blocos ao acaso, com três repetições. A cultivar CD 154 apresentou um rendimento 16%, 10% e 4% superior à média das duas melhores testemunhas, respectivamente, nas Regiões Tritícolas de VCU 2, 3 e 4. Os resultados de análise de qualidade industrial geraram uma média 364 de força geral de glúten e uma estabilidade média de 17,1 minutos, o que permite incluir a cultivar CD 154 no grupo de cultivares de trigo melhorador. A referida cultivar possui qualidade trigo melhorador, alto potencial de rendimento de grãos, boa resistência ao acamamento, sendo assim mais uma opção importante aos triticultores das Regiões mais quentes do Brasil.
Descritores: Triticum
Alojamento
Melhoramento Vegetal
Glutens
Responsável: BR396.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-931399
Autor: Instituto Nacional de Câncer (Brasil).
Título: Regimento dos alojamentos do INCA.
Fonte: Rio de Janeiro; INCA; 2008. 20 p.
Idioma: pt; pt.
Descritores: Regimentos
Alojamento
-Institutos de Câncer
Limites: Humanos
Responsável: BR440.4 - Biblioteca
BR440.1; 371.8710026, I59r F HCI


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Texto completo SciELO Venezuela
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Id: lil-548604
Autor: Sulbaran, Luis; Araque, Humberto; González, Carlos; Mora, Franklin.
Título: Comportamiento productivo de cerdos nacidos y terminados en cuatro modalidades distintas de alojamiento / Perfomance of pigs born and finishing in four different housing systems
Fonte: Rev. cient. (Maracaibo);19(1):49-54, ene.-feb. 2009. tab.
Idioma: es.
Resumo: Se realizó un experimento con 46 cerdos provenientes de madres mestizas (Yorshire x Landrace) para determinar el efecto de cuatro modalidades de alojamientos: campo (CM), cama profunda (CP), corrales (GC) y jaulas (GJ), sobre el comportamiento productivo de cerdos nacidos y terminados en cada uno de ellos. Se utilizó un diseño completamente al azar cuyos tratamientos estuvieron conformados por los tipos de alojamientos. Se usaron 6 repeticiones en CP, GC y GJ y 5 repeticiones en CM, para un total de 23 unidades experimentales (hembra y macho castrado por puesto). Se encontró diferencias (P<0,05) en todas las variables evaluadas en el período nacimiento-destete: peso al nacer, al destete, incremento (IP) y la ganancia diaria de peso (GDP). En iniciación, el peso final (PF) e IP mostraron diferencia (P<0,05), mientras que la GDP fue similar (P>0,05) en todos los alojamientos. En la etapa de crecimiento se encontró efecto (P<0,05) en todas las variables evaluadas: PF, IP, consumo de alimento (CA), GDP y conversión de alimento (CONV). En la fase de finalización, el alojamiento tuvo efecto (P<0,05) sobre el PF, IP, CA GDP, mientras que la CONV no mostró diferencia. En la evaluación integral de crecimiento y finalización se observaron diferencias (P<0,05) en CA y CONV, mientras que el IP, GDP y las características de calidad canal no mostraron el mismo comportamiento (P>0,05). Se concluye que el desempeño productivo de los cerdos en los períodos predestete e iniciación se asemejan en los alojamientos alternativos y tradicionales, pero durante la fase de crecimiento se dificulta en los alternativos por el menor IP y con menos eficiencia en la CONV. Sin embargo, en la etapa de finalización las diferencias entre los alojamientos se minimizan y tanto el comportamiento productivo como la calidad de la canal es equivalente independientemente del sistema de alojamiento.

An experiment with 46 pigs from crossbred sows (Landrace x Yorshire) was done to determine the effect of four housing systems: outdoor (OD), deep bedding (DB), pens (LP) and cages (LC) on performance of pigs born and finishing in each. A completely randomized design was used whose treatments were shaped by the types of housing. Six repetitions in OD, LP and LC and 5 in DB, for a total of 23 experimental units (female and male castrated for site). were made. Found differences (P< 0.05) in all the variables assessed in the period born-weaning: Birth weight, weaning, increased (IW) and the average daily gain (ADG). At initiation, the final weight (FW) and IW showed difference (P< 0.05), while the ADG was similar (P> 0.01) in all housing. In growth phase effect (P< 0.05) was found in all variables evaluated: FW, IW, feed intake (FI), ADG and feed conversion (FC). In the finishing phase, the housing had effect (P<0.05) on the FW, IW, FI and ADG, while the FC showed no difference. In the evaluation integral of growing-finishing phase it were differences observed (P< 0.05) in FI and FC while the IW, ADG and the carcass quality did not follow the same behavior (P> 0.05). It concludes that the performance of pigs weaning and initiation are similar in traditional and alternative housing, but during the growth phase is difficult in the alternative lower IW and less efficiency in the FC. However, at the finishing phase the differences between the housing it minimizing both performance and the carcass quality is equivalent regardless of the housing system.
Descritores: Produção de Alimentos
Qualidade dos Alimentos
Alimentos de Origem Animal
Alojamento
Suínos
-Agronomia
Limites: Animais
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: VE1.1 - Biblioteca Humberto Garcia Arocha



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