Base de dados : LILACS
Pesquisa : SP8.946.234.280 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 1440 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 144 ir para página                         

  1 / 1440 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1123316
Autor: Gomes, Cristiano Mauro Assis; Golino, Hudson Fernandes; Peres, Alexandre José de Souza.
Título: Fidedignidade dos escores do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) / Reliability of scores from the National Exam of Upper Secondary Education (Enem) / Fiabilidad de los escores del Examen Nacional De La Secundaria Superior (Enem)
Fonte: Psico (Porto Alegre);51(2):31145, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) gera uma pontuação para cada domínio que avalia: matemática, linguagens, ciências da natureza e ciências humanas. Reconhecendo a relevância do exame no acesso ao ensino superior e em outros aspectos da vida prática do estudante brasileiro, o presente estudo investiga a fidedignidade dos escores do Enem nos seus quatro domínios. Utilizou-se como amostra os escores dos estudantes que participaram da edição de 2011 do exame. As análises envolveram a estimação dos parâmetros de um modelo de quatro fatores correlacionados e de um modelo bifatorial por meio de análise fatorial confirmatória, além da estimação da fidedignidade composta e da fidedignidade omega dos quatro domínios e do fator geral de desempenho, no caso do modelo bifatorial. Utilizou-se como variáveis observáveis as 30 competências de cada domínio. Os resultados indicaram alta fidedignidade apenas para os escores provenientes do fator geral

The National Exam of Upper Secondary Education (ENEM) generates a score for each domains it assess: mathematics, languages, natural sciences, and humanities. Considering the relevance of the Exam in the access to higher education and in other practical aspects of Brazilian students' life, the present study investigates the reliability of the scores from the four domains. We used as a sample the scores of the students who participated in the 2011 edition of the Exam. The analyzes involved the estimation of the parameters of an oblique four-factor model and a bifactor model using confirmatory factor analysis, as well as the estimation of composite and omega reliability of the four domains and the general performance factor, in the case of the bifactor model. We used the 30 competences of each domain as observable variables. The results indicated high reliability only for the scores from the general factor

El Examen Nacional de la Secundaria Superior (ENEM) genera un puntaje para cada dominio que evalúa: matemática, lenguage, ciencias naturales y humanidades. Puesta la relevancia del Examen en el acceso a la educación superior y en otros aspectos prácticos de la vida de los estudiantes brasileños, el presente estudio investiga la fiabilidad de los puntajes de los cuatro dominios. Usamos como muestra los puntajes de los estudiantes que participaron en la edición 2011 del Examen. Los análisis incluyeron la estimación de los parámetros de un modelo oblicuo de cuatro factores y un modelo bifactorial utilizando análisis factorial confirmatorio, así como la estimación de la confiabilidad compuesta y omega de los cuatro dominios y el factor de desempeño general, en el caso del modelo bifactor. Usamos las 30 competencias de cada dominio como variables observables. Los resultados indicaron una alta fiabilidad solo para los puntajes del factor general
Descritores: Estudantes/psicologia
Ensino Fundamental e Médio
-Psicometria
Responsável: BR1323.1 - Biblioteca Central Irmão José Otão


  2 / 1440 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1122987
Autor: Santos, Rogério Mercês Ferreira; Santiago, Mattheus Luís Alves; Benevides, Raquel Guimarães; Oliveira, Simone Souza de; Ribeiro, Lara Oliveira L; Granjeiro, Érica Maria.
Título: Integrando Universidade e Escola: Relato de experiência da Oficina "Brincando de Geneticista: descobrindo o DNA" / Integrating University and school: Experience report of the Workshop "Playing Geneticist: discovering DNA" / Integración de la universidad y la escuela: informe de experiencia del taller "Jugando Genetista: descubriendo el ADN"
Fonte: REVISA (Online);9(3):529-538, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: relatar uma experiência didática envolvendo diálogo entre a Universidade e a Escola Pública, por meio da aplicação da oficina pedagógica denominada "Brincando de Geneticista: descobrindo o DNA". Método: A oficina direcionada para alunos da Educação Básica foi realizada na Universidade Estadual de Feira de Santana, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do ano de 2019. A atividade pedagógica foi fundamentada na extração de material genético. Foram utilizados materiais de baixo custo e fácil acesso. Resultados: 80 estudantes Ensino Fundamental II participaram da oficina. Os alunos foram divididos em pequenos grupos, possibilitando maior interação entre estudantes e professor. A oficina de caráter participativo possibilitou que os estudantes pudessem compreender a importância da genética para a vida, além de estimular a interação dos escolares com a Universidade. Ademais, foi observado que muitos escolares apresentam dificuldades para transpor e contextualizar assuntos relacionados a conteúdos celulares e moleculares. Conclusão: No presente trabalho, o uso dessa abordagem didática ampliou a receptividade dos alunos aos conteúdos trabalhados, facilitou o diálogo aluno-professor e se mostrou uma ótima ferramenta de interface entre universidade e escola básica.

Objective: to report a didactic experience involving dialogue between the University and the Public School, through the application of the pedagogical workshop called "Playing Geneticist: discovering the DNA". Method: The workshop directed to students of Basic Education was held at the State University of Feira de Santana, during the National Week of Science and Technology of the year 2019. The pedagogical activity was based on the extraction of genetic material. Low-cost and easy-to-access materials were used. Results: 80 elementary school students participated in the workshop. The students were divided into small groups (12 to 15 students), allowing greater interaction between students and the teacher. The participatory workshop enabled students to understand the importance of genetics for life, in addition to stimulating the interaction of students with the University. Furthermore, it was observed that many students have difficulties in transposing and contextualizing issues related to cellular and molecular content. Conclusion: In the present work, the use of this didactic approach increased the students' receptivity to the contents worked on, facilitated the student-teacher dialogue and proved to be a great interface tool between university and basic school.

Objetivo: reportar una experiencia didáctica que involucra el diálogo entre la Universidad y la Escuela Pública, a través de la aplicación del taller pedagógico llamado "Jugando Genetista: descubriendo el ADN". Método: El taller dirigido a estudiantes de Educación Básica se realizó en la Universidad Estatal de Feira de Santana, durante la Semana Nacional de Ciencia y Tecnología del año 2019. La actividad pedagógica se basó en la extracción de material genético. Se utilizaron materiales de bajo costo y de fácil acceso. Resultados: 80 estudiantes de primaria participaron en el taller. Los alumnos se dividieron en pequeños grupos (de 12 a 15 alumnos), lo que permitió una mayor interacción entre los alumnos y el profesor. El taller participativo permitió a los estudiantes comprender la importancia de la genética para la vida, además de estimular la interacción de los estudiantes con la Universidad. Además, se observó que muchos estudiantes tienen dificultades para transponer y contextualizar cuestiones relacionadas con el contenido celular y molecular. Conclusión: En el presente trabajo, el uso de este enfoque didáctico aumentó la receptividad de los estudiantes a los contenidos trabajados, facilitó el diálogo estudiante-maestro y demostró ser una gran herramienta de interfaz entre la universidad y la escuela básica.
Descritores: Ensino de Recuperação
Universidades
DNA
Ensino Fundamental e Médio
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR2040.1 - Biblioteca Central


  3 / 1440 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1118558
Autor: Veccia, Teresa A; Sgromo, Fabiana; García, María Gisel; Haslop, Jorge; Grasso, Jimena.
Título: El acoso entre pares (bullying) en la escuela primaria: reflexiones y aportes para el diseño de intervenciones desde el campo de la psicología / Peer harassment (bullying) in the elementary school: reflections and contributions for the design of interventions from the field of psychology
Fonte: Subj. procesos cogn;23(1):32-49, ene.-jun. 2019.
Idioma: es.
Resumo: En este trabajo se revisan críticamente algunos conceptos de amplia difusión en el estudio del acoso entre pares o bullying y se intenta profundizar en la comprensión de cómo construyen niños y niñas sus relaciones en la escuela y cómo se instala en esas etapas tempranas un sistema relacional de acoso. Las reflexiones volcadas se asientan en las expresiones y relatos de niñxs que participaron en 4 grupos focales en el contexto de una investigación cualitativa sobre el acoso escolar en escuelas primarias. Como conclusiones se remarca la dificultad de esxs niñxs en distinguir una broma de una agresión y cómo esta particular situación puede incidir en la disparidad frente a las normas sociales impuestas por los adultos en la escuela. En relación a las complejidades que el fenómeno del acoso muestra se plantean recomendaciones respecto de la adecuada formación de lxs psicólogos que intervienen en el ámbito escolar(AU)

In this work, some concepts of wide dissemination in the study of peer harassment are critically reviewed and an attempt is made to deepen the understanding of how children build their relationships at school and how it is installed in these early stages a relational system of harassment. The reflections focused on the expressions and stories of children who participate in 4 focus groups in the context of a qualitative research in elementary schools. The conclusions highlight the difficulty of these children in distinguishing a joke from an aggression and how this particular situation can influence the disparity against the social norms imposed by adults in school. In relation to the complexities that the phenomenon of bullying shows, recommendations are made regarding the adequate training of psychologists involved in the school environmen(AU)
Descritores: Bullying
-Psicologia
Instituições Acadêmicas
Criança
Ensino Fundamental e Médio
Limites: Humanos
Criança
Responsável: AR495.1 - Biblioteca


  4 / 1440 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id: biblio-1113750
Autor: Salvatierra Ruiz, Rosa Victoria; Domínguez Curi, César Hugo.
Título: Refrigerios escolares Ucayali: secundaria / School snacks Ucayali: secondary.
Fonte: Lima; Instituto Nacional de Salud; 2014. [6] p. ilus, graf.
Idioma: es.
Descritores: Alimentação Escolar
Culinária
Educação Alimentar e Nutricional
Ensino Fundamental e Médio
-Peru
Limites: Masculino
Feminino
Humanos
Criança
Adolescente
Tipo de Publ: Guia
Responsável: PE14.1 - Biblioteca de la Sede Central
PE14.1; INS-0249


  5 / 1440 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id: biblio-1113749
Autor: Salvatierra Ruiz, Rosa Victoria; Domínguez Curi, César Hugo.
Título: Refrigerios escolares Ucayali: primaria / School snacks Ucayali: primary.
Fonte: Lima; Instituto Nacional de Salud; 2014. [6] p. ilus, tab.
Idioma: es.
Descritores: Alimentação Escolar
Culinária
Educação Alimentar e Nutricional
Ensino Fundamental e Médio
-Peru
Limites: Masculino
Feminino
Humanos
Criança
Tipo de Publ: Guia
Responsável: PE14.1 - Biblioteca de la Sede Central
PE14.1; INS-0248


  6 / 1440 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id: biblio-1113747
Autor: Salvatierra Ruiz, Rosa Victoria; Domínguez Curi, César Hugo.
Título: Refrigerios escolares Lambayeque: primaria / School snacks Lambayeque: primary.
Fonte: Lima; Instituto Nacional de Salud; 2014. [6] p. ilus, graf.
Idioma: es.
Descritores: Alimentação Escolar
Culinária
Educação Alimentar e Nutricional
Ensino Fundamental e Médio
-Peru
Limites: Masculino
Feminino
Humanos
Criança
Tipo de Publ: Guia
Responsável: PE14.1 - Biblioteca de la Sede Central
PE14.1; INS-0245


  7 / 1440 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id: biblio-1113745
Autor: Salvatierra Ruiz, Rosa Victoria; Domínguez Curi, César Hugo.
Título: Refrigerios escolares Huancavelica: secundaria / School snacks Huancavelica: secondary.
Fonte: Lima; Instituto Nacional de Salud; 2014. [6] p. ilus, graf.
Idioma: es.
Descritores: Alimentação Escolar
Culinária
Educação Alimentar e Nutricional
Ensino Fundamental e Médio
-Peru
Limites: Masculino
Feminino
Humanos
Criança
Adolescente
Tipo de Publ: Guia
Responsável: PE14.1 - Biblioteca de la Sede Central
PE14.1; INS-0243


  8 / 1440 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1113736
Autor: Salvatierra Ruiz, Rosa Victoria; Domínguez Curi, César Hugo.
Título: Refrigerios escolares Ayacucho: primaria / School snacks Ayacucho: primary.
Fonte: Lima; Instituto Nacional de Salud; 2014. [6] p. ilus, graf.
Idioma: es.
Descritores: Culinária
Educação Alimentar e Nutricional
Ensino Fundamental e Médio
Valor Nutritivo
-Peru
Limites: Masculino
Feminino
Humanos
Criança
Tipo de Publ: Guia
Responsável: PE14.1 - Biblioteca de la Sede Central
PE14.1; INS-0236


  9 / 1440 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1113734
Autor: Salvatierra Ruiz, Rosa Victoria; Domínguez Curi, César Hugo.
Título: Refrigerios escolares Cajamarca: primaria / School snacks Cajamarca: primary.
Fonte: Lima; Instituto Nacional de Salud; 2014. [6] p. ilus, graf.
Idioma: es.
Descritores: Culinária
Educação Alimentar e Nutricional
Ensino Fundamental e Médio
Valor Nutritivo
-Peru
Limites: Masculino
Feminino
Humanos
Criança
Tipo de Publ: Guia
Responsável: PE14.1 - Biblioteca de la Sede Central
PE14.1; INS-0239


  10 / 1440 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1113732
Autor: Salvatierra Ruiz, Rosa Victoria; Domínguez Curi, César Hugo.
Título: Refrigerios escolares Ayacucho: secundaria / School snacks Ayacucho: secondary.
Fonte: Lima; Instituto Nacional de Salud; 2014. [6] p. ilus, graf.
Idioma: es.
Descritores: Culinária
Educação Alimentar e Nutricional
Ensino Fundamental e Médio
Valor Nutritivo
-Peru
Limites: Masculino
Feminino
Humanos
Criança
Adolescente
Tipo de Publ: Guia
Responsável: PE14.1 - Biblioteca de la Sede Central
PE14.1; INS-0237



página 1 de 144 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde