Base de dados : LILACS
Pesquisa : SP8.946.234.280 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 1379 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 138 ir para página                         

  1 / 1379 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Lima, Sonia Oliveira
Texto completo
Id: lil-790572
Autor: Leão, Arley Santos; Lima, Sônia Oliveira; Albuquerque Junior, Ricardo Luiz Cavalcanti de.
Título: Avaliação do Crescimento Físico em Escolares de 7 a 10 anos da Rede Pública de Ensino do Município de Aracaju-se / Evaluation of the Physical Growth in Students from 7 to 10 years of Public Education Network of the City of Aracaju-se
Fonte: Rev. bras. ciênc. saúde;14(1):115-120, 2010. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo desse estudo foi estudar o crescimentofísico em estudantes pertencentes à rede estadual de ensino,no município de Aracaju - SE. Material e Métodos: Foramavaliados 487 estudantes, sendo 237 do gênero masculino e250 do gênero feminino, separados por Unidade Escolar (UE).A faixa etária trabalhada foi dos 7 aos 10 anos, com médiade 8,75 ± 1,08 para os meninos e 8,72 ± 1,05 para as meninas.Para a análise dos dados utilizou-se a estatística descritiva,com nível de significância de 5% (p d” 0,05). O crescimentofoi avaliado através da mensuração da estatura e massacorporal. Adicionalmente avaliou-se o Índice de MassaCorporal (IMC). Resultados: As meninas apresentaramestatura média estatisticamente superior aos meninos aos 8anos de idade na UE “B” (p=0,01), e com maior massa corporalem relação ao gênero masculino aos 10 anos de idade, tambémna UE “B” (p=0,01). Com relação ao IMC, aos 10 anos, asmeninas também apresentaram superioridade significativaem relação aos meninos, novamente na UE “B” (p=0,03).Conclusão: Os valores encontrados nas variáveis estaturae massa corporal estão semelhantes aos verificados naliteratura. Faz-se necessário incentivar a prática regular deexercícios físicos em crianças e adolescentes, principalmentena rede escolar, como também produzir estudos longitudinaisa fim de confirmar essa indicação...

The aim of this study was to study the physicalgrowth of students from the state schools in the city ofAracaju – SE. Material and methods: We evaluated 487students, 237 males and 250 females, separated by SchoolUnit (SU). The age range was worked from 7 to 10 yearswith a mean of 8.75 ± 1.08 for boys and 8.72 ± 1.05 for girls.For data analysis we used descriptive statistics, with asignificance level of 5% (p dˆ 0.05). Growth was assessedby measuring height and body mass. Additionally weassessed the body mass index (BMI). Result: The girls hada mean height was statistically superior to boys at age 8 inthe SU “B” (p = 0.01) and greater body mass compared tomen at 10 years of age, also in the SU “B” ( p = 0.01).According to BMI, at age 10, girls also showed significantsuperiority over the boys again in the SU “B” (p = 0.03).Conclusion: The values found in the variables height andweights are similar to those seen in the literature. It isnecessary to encourage the regular practice of physicalexercise in children and adolescents, especially in the schoolenvironment, but also produce longitudinal studies to confirmthat statement...
Descritores: Crescimento
Criança
Ensino Fundamental e Médio
Limites: Criança
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR8.1 - Biblioteca Central


  2 / 1379 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Cavalcanti, Alessandro Leite
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1051557
Autor: Marcolino, Emanuella de Castro; Silva, Cícera Renata Diniz Vieira; Dias, Joseana de Almeida; Medeiros, Suzana Pereira Cardoso de; Cavalcanti, Alessandro Leite; Clementino, Francisco de Sales; Miranda, Francisco Arnoldo Nunes de.
Título: Violência escolar entre adolescentes: prevalência e fatores associados a vítimas e agressores / School violence between adolescents: prevalence and factors associated to victims and aggressors / Violencia escolar entre adolescentes: prevalencia y factores asociados a víctimas y agresores
Fonte: REME rev. min. enferm;23:e-1214, jan.2019.
Idioma: pt.
Resumo: OBJETIVO: analisar a prevalência de violência escolar entre adolescentes brasileiros com foco nos fatores associados aos comportamentos de vitimização e agressão entre os atores escolares. MÉTODOS: estudo transversal com 678 estudantes de 10 e 19 anos, de escolas públicas municipais de Campina Grande, Brasil. Analisaram-se as variáveis: sexo, idade, violência escolar, violência escolar física, psicológica, material, virtual e simbólica; uso de álcool, arma branca e arma de fogo na escola. Utilizou-se a Escala de Violência Escolar (EVE). Os dados foram organizados com o programa estatístico SPSS, considerando-se o nível de significância de 5% e intervalo de confiança de 95%. RESULTADOS: a violência escolar foi reportada por 86,3% dos escolares. Adolescentes femininos foram vítimas de violência psicológica (79,7%), enquanto os masculinos sofreram mais vitimização por violência física (65,4%). Observou-se associação entre a variável "ser agressor" com o "uso de álcool" (p<0,001; RP=3,92 [2,01-7,65]), "portar arma branca na escola" (p=0,03; RP=2,17 [1,08-4,34]) e "portar arma de fogo" (RP=17,73; [2,32-135,02]). CONCLUSÃO: a ocorrência de violência escolar é elevada e envolve, predominantemente, estudantes do sexo masculino, que demonstram comportamento de risco tanto como vítimas quanto como agressores.(AU)

Objective: analyzing the prevalence of school violence among Brazilian adolescents, focusing on the factors associated with the behavior of victimization and aggression in school actors. Methods: cross-sectional study with 678 students from 10 to 19 years of age in public municipal schools of Campina Grande, Brazil. The following variables were analyzed: sex, age, school violence, physical, psychological, material, virtual, and symbolic violence; use of alcohol, melee weapons, and firearms at school. The Escala de Violência Escolar (EVE) was used. Data were organized using the statistical program SPSS, considering a significance level of 5% and a confidence interval of 95%. Results: school violence was reported by 86.3% of students. Female adolescents were victims of psychological violence (79.7%), while male adolescents were more victimized by physical violence (65.4%). An association was found between the variable "being an aggressor" and "use of alcohol" (p<0.001; RP=3.92 [2.01-7.65]), "carrying melee weapons at school" (p=0.03; RP=2.17 [1.08-4.34]) and "carrying firearms" (RP=17.73; [2.32-135.02]). Conclusion: school violence is high and involves, predominantly male students, who show risk behavior both as victims and as aggressors. (AU)

Objetivo: analizar la prevalencia de la violencia escolar entre los adolescentes brasileños con un enfoque en los factores asociados con las conductas de victimización y agresión entre los actores escolares. Método: estudio transversal con 678 estudiantes de 10 y 19 años, de escuelas públicas de Campina Grande, Brasil. Se analizaron las siguientes variables: género, edad, violencia escolar, violencia escolar física, psicológica, material, virtual y simbólica; consumo de alcohol, armas blancas y armas de fuego en la escuela. Se utilizó la Escala de violencia escolar (EVE). Los datos se organizaron utilizando el programa estadístico SPSS, considerando un nivel de significancia del 5% y un intervalo de confianza del 95%. Resultados: el 86.3% de los estudiantes reportaron violencia escolar. Las adolescentes fueron víctimas de violencia psicológica (79.7%), mientras que los varones fueron más víctimas de violencia física (65.4%). Hubo una asociación entre la variable "ser agresor" con "consumo de alcohol" (p <0.001; PR = 3.92 [2.01-7.65]), "llevar un arma blanca a la escuela" (p = 0 , 03; RP = 2.17 [1.08-4.34]) y "llevar un arma de fuego" (RP = 17.73; [2.32-135.02]). Conclusión: La incidencia de violencia escolar es alta e involucra predominantemente a estudiantes varones, quienes demuestran comportamientos de riesgo como víctimas y agresores. (AU)
Descritores: Instituições Acadêmicas
Violência
Fatores de Risco
Vítimas de Crime
Ensino Fundamental e Médio
Agressão
-Fatores Socioeconômicos
Saúde do Adolescente
Limites: Seres Humanos
Adolescente
Responsável: BR21.2 - BVS Enfermería


  3 / 1379 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id: lil-468434
Autor: Universidad Católica Nuestra Señora de la Asunción.
Título: Necesidades y posibilidades de desarrollo educativo en sectores sin recursos del gran Asunción / Needs and posibilities of educational development in sectors without resources of the great Asunción.
Fonte: Asunción; Fundación ALDA EDUCA; 2005. 107 p. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: En 1994, se inicia en Paraguayel proceso de la reforma educativa implementada a nivel de aula en los primeros ciclos de la educación escolar básica, y se complementan los tres ciclos en el 2004. Dichos cambios sumados a la puesta en vigencia del código de la niñez y la adolescencia crean condiciones y prespectivas para el desarrollo de programas dirigidos a la infancia y exigen compromisos que deben ser asumidos por el estado con relación a la atención de este sector social. Para definir una estrategia de desarrollo para el nivel inicial y preescolar se llevaron a cabo diversas iniciativas que dieron lugar al diseño del plan nacional de educación inical, que abarca del 2002 al 2010.
Descritores: Educação
Educação Pré-Escolar
Ensino Fundamental e Médio
-Paraguai
Tipo de Publ: Relatório Técnico
Responsável: PY56.1 - Biblioteca Pablo VI
PY56.1; 370, UNI


  4 / 1379 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id: biblio-1018634
Autor: Benítez Duarte GA, Giménez Ortigoza E, Sanabria Báez VA.
Título: Conocimiento, actitud y práctica sobre salud bucal de alumnos del instituto superior de educación "Dr. Raúl Peña" en el año 2010. / Knowledge, attitude and practice on oral health of students in higher education institute \"Dr. Raul Peña\" in 2010.
Fonte: Asunción; s.e; 20110600. 85 p. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: Las acciones de promoción de la salud bucal son una necesidad para los preescolares, pues existe una gran demanda del tratamiento curativo-rehabilitador y de control de las enfermedades infecciosa caries dental. En el ámbito de la promoción de la salud, la educación surge como uno de los importantes componentes a ser considerado de manera que las informaciones sobre salud, la educación surge como uno de los importantes componentes a ser considerado de manera que las informaciones sobre salud pasen a ser parte de un sentimiento común. De ahí que la filosofía de la prevención, como un cambio de actitud, de ser considerada fundamental. Por ese motivo se realizó este estudio cuyo objetivo fue determinar el conocimiento, actitud y práctica sobre salud bucal de 88 estudiantes de educación inicial que acudieron al Instituto Superior de Educación "Dr. Raúl Peña" en el periodo lectivo 2010. El diseño fue observacional descriptivo de corte transversal con componente analítico, para lo cual se aplicó un cuestionario autoadministrado, con 25 preguntas, a los estudiantes de todos los cursos, los resultados demostraron que solo el 33% poseían un nivel de conocimiento suficiente, y en los alumnos de primer curso se observó una mayor frecuencia de respuestas correctas. El 30.7% consideró importante el conocimiento sobre salud bucal para prevenir enfermedades y el 25% refirió que deben ampliar sus conocimientos para enseñar. Por otra parte, al 44,3% le pareció importante la inclusión de temas sobre salud oral en los programas de estudio. Se concluyó que sería importante reforzar el conocimiento de estos alumnos incluyendo temas de conocimiento y práctica de salud bucal dentro del programa de estudio, ya que son las personas encargadas de dar las primeras enseñanzas sobre buenos hábitos para lograr una salud bucal adecuada a los niños, fuera del hogar.
Descritores: Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Odontologia
Saúde Bucal
-Ensino Fundamental e Médio
Prevenção Primária
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Estudos de Validação
Responsável: PY8.1 - Biblioteca
PY8.1; 617.6


  5 / 1379 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id: biblio-1018248
Autor: Organización Panamericana de la Salud.
Título: Escuela Promotoras de la Salud : Entorno saludables mejor salud para las generaciones futuras.
Fonte: Washington, D.C; Organización Panamericana para la Salud; 1998. 27 p. ilus. (Comunicación para la Salud, 13).
Idioma: es; en.
Resumo: Trata sobre la necesidad de la promoción de la salud en el ámbito escolar y la creación de entornos saludables
Descritores: Educação em Saúde
Ensino Fundamental e Médio
Serviços de Saúde Escolar
Responsável: PY2.1 - Centro de Documentación
PY2.1/371.28/722


  6 / 1379 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1008701
Autor: Caballero-García, Cristina Raquel; Flores-Alatorre, José Francisco; Bonilla-Fernández, Pastor; Arenas-Monreal, Luz.
Título: Experiencias de promoción de la salud en escuelas de nivel primario en México / Health promotion experiences in Mexican elementary schools
Fonte: Mem. Inst. Invest. Cienc. Salud (Impr.);15(1):22-32, abr. 2017. tab.
Idioma: es.
Resumo: Las escuelas son un entorno ideal para crear espacios y prácticas saludables. El objetivo de este estudio fue evaluar una intervención educativa realizada con escolares de la República Mexicana en las áreas de alimentación, salud bucodental, higiene y vinculación de la escuela con los servicios de salud. El estudio multicéntrico cuasi experimental de tipo cualitativo y cuantitativo se llevó a cabo en cuatro escuelas públicas de nivel básico en los Estados de: Guerrero, Jalisco, Morelos y Sonora. Se determinó el estado de nutrición y la prevalencia de caries en los escolares. Se realizaron grupos focales y cuestionarios de conocimientos pre-post intervención educativa. En los cuatro Estados se encontraron semejanzas en los hábitos de alimentación, cuidado de la salud bucodental e higiene. La prevalencia de bajo peso entre los Estados fue de 7,5% a 13.7%, la de sobrepeso de 13,1% a 20,0% y la de obesidad de 9,0% a 12,5%. La prevalencia de caries fue de 12,4% a 86,9%. Los cambios positivos obtenidos en los conocimientos sobre el cuidado de la salud bucodental y la higiene fueron mayores a los logrados sobre los conocimientos de alimentación. La coordinación entre el sector educativo y el de salud, con la participación activa de las madres, posibilitó un mejor acceso de los escolares a la atención. Se concluyó que para lograr mejores resultados es crucial ampliar las actividades a toda la comunidad escolar (maestros, madres/padres, escolares), así como al entorno comunitario y municipal para fortalecer no sólo los conocimientos sino las prácticas en alimentación, higiene y salud bucodental.

Schools are an ideal environment to create healthy spaces and practices. The objective of this study was to evaluate an educational intervention at schools in Mexico in the areas of nutrition and feeding, dental health, hygiene and school link to health services. This quasi-experimental, qualitatative and quantitatative multicenter study took place at four public elementary schools in the states of Guerrero, Jalisco, Morelos and Sonora. Nutrition status and prevalence of cavities in schoolchildren were determined. Focus groups and questionnaires of pre-post educational intervention were conducted. Similar feeding, dental care and hygiene habits were found across all four states. The prevalence of malnutrition among the states was 7.5% to 13.7%, prevalence of overweight students was 13.1% to 20.0% and that of obesity was 9.0% to 12.5%. Prevalence of cavities was 12.4% to 86.9%. The positive changes in knowledge about oral health care and hygiene were greater than those achieved on knowledge about feeding and nutrition. Better access of school children to healthcare was facilitated by coordination between the educational and health sectors plus active participation of the parents. It was concluded that in order to achieve better results it is crucial to extend participation in these activities to the whole school community (teachers, mothers / fathers, school children) as well as to the surrounding community to strengthen not only knowledge but healthy eating, hygiene and dental health practices.
Descritores: Serviços de Saúde Escolar
Ensino Fundamental e Médio
Promoção da Saúde
-Alimentação
Higiene
Saúde Bucal
Inquéritos e Questionários
México
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Tipo de Publ: Estudo Multicêntrico
Responsável: PY3.1 - Biblioteca


  7 / 1379 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1048125
Autor: Cordeiro, Gabriele Amorim; Silva-Junior, Manoelito Ferreira; Daroz, Luiz Gustavo Dias; Daroz, Cláudia Batitucci dos Santos.
Título: Conhecimento sobre cárie dentária entre docentes do ensino médio / Knowledge about dental caries among high school teachers
Fonte: Rev. ABENO;19(3):133-143, 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo do estudo foi avaliar o conhecimento sobre cárie dentária entre docentes do ensino médio. Trata-se de um estudo exploratório transversal com abordagem quantitativa entre docentes do ensino médio de escolas públicas e privadas do município de Vitória/ES. O estudo utilizou um questionário autoaplicado validado, adaptado para população-alvo, com perguntas que versavam sobre o conhecimento da cárie. Os dados descritivos foram apresentados em frequências absolutas e relativas e houve o teste de associação utilizando o teste Exato de Fisher (p<0,05). Um total de 38 professores participaram do estudo, sendo 25 (65,8%) de escolas públicas. A maioria dos professores não recebeu informações sobre cárie (60,5%) durante sua formação acadêmica e seus conhecimentos foram adquiridos nas visitas ao cirurgião-dentista particular (50,0%). A maior parte soube definir cárie como doença (71,1%), no entanto, com incertezas (39,5%) se a lesão era a principal consequência do seu desenvolvimento e obrigatoriedade de restauração (55,3%) para o seu tratamento. O tema cárie é abordado em sala de aula por 60,5% dos docentes, principalmente no segundo ano (60,9%) e nas escolas particulares (p=0,0285). Dos professores, a maior parte gostaria que o tema cárie fizesse parte da estrutura curricular do ensino médio (92,1%) por acreditaram na relevância do assunto (97,4%). A maioria dos docentes soube definir a cárie como uma doença, no entanto, houve relativo desconhecimento de suas consequências e formas de tratamento (AU).

The objective of this study was to evaluate the knowledge about dental caries among high school teachers. This was a transversal descriptive study with a quantitative approach among high school teachers from public and private schools in the city of Vitória/ES, Brazil. The study used a validated self-administered questionnaire adapted for the target population with questions about the knowledge of caries. The descriptive data were presented in absolute and relative frequencies and the association test with Fisher's Exact test (p <0.05). A total of 38 teachers participated in the study, 25 (65.8%) of public schools. Most teachers did not receive information about caries (60.5%) during their academic training and their knowledge was acquired during visits to the private dentist (50.0%). Most of them knew how to define caries as a disease (71.1%), however, there was uncertainty about whether the lesion (39.5%) was the main consequence of its development and the obligatoriness of need for restoration (55.3%) for its treatment. The caries theme is addressed in the classroom by 60.5% of teachers, mainly in the second year (60.9%) and in private schools (p = 0.0285). Most part of the teachers would like that caries become part of the curricular structure of secondary education (92.1%) as they believe in the relevance of this subject (97.4%). As a conclusion, most teachers knew the definition of caries as a disease, however, there was relative ignorance of its consequences and ways of treatment (AU).
Descritores: Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Educação em Saúde
Ensino Fundamental e Médio
Cárie Dentária/prevenção & controle
Professores Escolares
-Brasil
Saúde Bucal
Estudos Transversais/métodos
Inquéritos e Questionários
Interpretação Estatística de Dados
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Meia-Idade
Idoso
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos


  8 / 1379 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Lacerda, Maria Ribeiro
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1049820
Autor: Mattge, Verônica Nascimento; Lacerda, Maria Ribeiro; Gomes, Ingrid Meireles.
Título: Análise da proposta de ensino da ética em cursos técnicos em enfermagem nos âmbitos público e privado / Analysis of the proposal for ethics teaching in nursing technical courses in the public and private scopes / Análisis de la propuesta de enseñanza de ética en cursos técnicos de enfermería públicos y particulares
Fonte: REME rev. min. enferm;23:e-1243, jan.2019.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: analisar o planejamento de ensino da ética profissional em projetos políticos de cursos de Educação Técnica de nível médio em Enfermagem na cidade de CuritibaPR. Método: análise documental de instrumento adaptado de Kloh elaborado em 2016. A coleta e a análise de dados ocorreram em janeiro de 2018. Resultados: os documentos analisados permitem identificar similaridades com foco na autonomia do aluno em formação, consideração pela lei do exercício profissional, fragilidade quanto a avaliação e divergências, formação por competências baseada em tarefas, perfil dos docentes, organização dos conteúdos curriculares, disponibilidade do documento. Conclusão: apesar das fragilidades e divergências, os projetos políticos favorecem a formação ética do profissional técnico em Enfermagem, e sua avaliação incita a reflexão e possibilita a construção de documentos que sustentem a formação na área.(AU)

Objective: to analyze the planning of teaching of professional ethics in political projects of courses of technical level education in Nursing in the city of Curitiba-PR. Method: a documentary analysis of a Kloh adapted instrument prepared in 2016. Data collection and analysis took place in January 2018. Results: the analyzed documents allow us to identify similarities focusing on the autonomy of the student in training, consideration by the law of professional practice, weaknesses in the evaluation and divergences, task-based competency training, teacher profile, organization of curriculum content, document availability. Conclusion: despite the weaknesses and divergences, the political projects favor the ethical formation of the technical Nursing professional, and their evaluation encourages reflection and enables the construction of documents that support the training in the area.(AU)

Objetivo: analizar la planificación de la enseñanza de la ética profesional en proyectos políticos de cursos de educación técnica secundaria en Enfermería en Curitiba-PR. Método: análisis documental de un instrumento adaptado de Kloh elaborado en 2016. La recogida y análisis de datos se realizó en enero de 2018. Resultados: los documentos analizados permiten identificar similitudes centradas en la autonomía del alumno en la formación, teniendo en cuenta la ley de la práctica profesional, debilidades en la evaluación y desacuerdos, capacitación por competencias basadas en tareas, perfil de los docentes, organización del contenido curricular, disponibilidad de documentos. Conclusión: a pesar de las debilidades y divergencias, los proyectos políticos favorecen la formación ética del técnico de enfermería y su evaluación fomenta la reflexión y permite la construcción de documentos que respalden la capacitación en el área.(AU)
Descritores: Estudantes de Enfermagem
Educação Técnica em Enfermagem
Ética Profissional
-Ensino Fundamental e Médio
Ética
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR21.2 - BVS Enfermería


  9 / 1379 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id: biblio-1049468
Autor: Rosas, Morela Ayelén; Dubini, Patricia.
Título: Los estilos de comunicación en los alumnos de sexto grado de la escuela Cura Brochero, que participaron el proyecto cuenten con nosotro / The communication styles in the sixth grade students of the Cura Brochero school, who participated in the project, count on us.
Fonte: Córdoba; s.n; 2015. 158 p.
Idioma: es.
Descritores: Psicologia
Comunicação
Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias
Ensino Fundamental e Médio
Limites: Seres Humanos
Responsável: AR304.2 - Biblioteca
AR304.2; aTF PSI 093


  10 / 1379 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1038760
Autor: Souza, Cintia Alves de; Escarce, Andrezza Gonzalez; Lemos, Stela Maris Aguiar.
Título: Competência leitora de palavras e pseudopalavras, desempenho escolar e habilidades auditivas em escolares do ensino fundamental / Reading competence of words and pseudo words, school performance and listening skills in primary schools
Fonte: Audiol., Commun. res;24:e2018, 2019. tab, graf.
Idioma: pt.
Projeto: CNPq; . FAPEMIG.
Resumo: RESUMO Objetivo Associar a competência leitora em palavras e pseudopalavras de escolares de 7 a 10 anos de idade, segundo as variáveis sexo, idade, desempenho escolar e habilidades auditivas. Métodos Estudo observacional analítico transversal, com amostra não probabilística composta por 109 escolares. Foram utilizados como instrumentos o Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras, o Teste de Desempenho Escolar, o Teste de Localização Sonora, o Teste de Memória para Sons Verbais em Sequência e o Teste de Memória para Sons Não Verbais em Sequência Resultados O Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras apresentou resultado normal na maioria das crianças. No Teste de Desempenho Escolar, a maioria dos escolares apresentou desempenho inferior, conforme critérios de classificação do teste. A Avaliação Simplificada do Processamento Auditivo resultou em maior porcentagem de adequação da habilidade auditiva de localização sonora, seguida pela habilidade auditiva de ordenação temporal simples para sons não verbais e para sons verbais. Houve associação significativa entre os resultados do Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras e do Teste de Desempenho Escolar e seus subtestes. Conclusão O estudo revelou associação entre a competência leitora em palavras/pseudopalavras e o desempenho escolar de crianças de 7 anos a 10 anos, 11 meses e 29 dias. Contudo, não houve evidência de associação entre a competência leitora em palavras/pseudopalavras, as variáveis sociodemográficas e as habilidades auditivas.

ABSTRACT Purpose To associate the word and non-word reading competence of students aged from 7 to 10 years according to variables as gender, age, school performance and auditory abilities. Methods Observational analytic cross-sectional study with a non-probabilistic sample. The study was conducted with 109 students of three educational institutions. The Word-Pseudoword Reading Competence Test, the Test for School Achievement, the Sound Localization Test, the Sequential Memory Test for Verbal and Non-verbal Sounds were used as instruments. Results In most children the Word-Pseudoword Reading Competence Test showed normal results. Most students showed low performance in the Test for School Achievement. The Simplified Auditory Processing Test resulted in a higher percentage of adequacy of the sound localization ability, followed by the auditory ability of simple temporal ordering for non-verbal sounds and verbal sounds. There was a significant association between the results of the Word-Pseudoword Reading Competence Test and the Test for School Achievement and its subtests. Conclusion The study revealed an association between word and non-word reading competence and school performance of children aged from 7 to 10 years, 11 months and 29 days. However, there was no evidence of association between word and pseudoword reading competence, sociodemographic variables and auditory abilities.
Descritores: Percepção Auditiva
Ensino Fundamental e Médio
Desempenho Acadêmico
Percepção Sonora
Memória de Curto Prazo
-Leitura
Baixo Rendimento Escolar
Cognição
Compreensão
Testes Auditivos
Testes de Linguagem
Aprendizagem
Limites: Seres Humanos
Criança
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR663.1 - Biblioteca da Saúde da Mulher e da Criança



página 1 de 138 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde