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Id: biblio-1282981
Autor: Ferraresso, Lucas Fernando Oliveira Tomaz; Codato, Lucimar Aparecida Britto.
Título: Aprendizados e reflexões advindos de atividade extensionista de educação em saúde em centros de educação infantil / Learnings and reflections arising from extensionist activity of health education in child education centers / Aprendizajes y reflexiones provenientes de actividad extensionista de educación en salud en centros de educación infantil
Fonte: Rev. Ciênc. Plur;7(2):132-148, maio 2021.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução:Atividade extensionistaconfigura-se como poderoso instrumento para a formação integral e contextualizada do estudante. Favorece agregação, aplicação e absorção de múltiplos conhecimentos na comunidade. O projeto Ações de Educação em Saúde e de Educação Continuada para Profissionais do Sistema Único de Saúdeda Universidade Estadual de Londrina, desenvolve atividades de educação em saúde vinculadas às demandas apresentadas pelos Centros de Educação Infantil que atua.Objetivos: Relatar o processo ensino-aprendizagem e os desafios experienciadosem uma açãoextensionista, esperando-se que essas vivências possam se somar às reflexões sobrea curricularização da extensão.Metodologia:Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência extensionista, desenvolvido por estudantes do terceiro ao décimo período e professores de Odontologia. O estudo refere-se ao período de 2018 e 2019.Resultados:Foram realizadas ações de educação em saúde sobre adoção de hábitos saudáveis relativos à saúde geral das crianças, pais e cuidadores por meio da elaboração e distribuição de folders. Para os integrantes do projeto, esta demanda foi desafiadora em relação à definição de estratégias, planejamento, conciliação de horários e adoção de recursos que favorecessem a comunicação com a população. Esta experiência extensionista, remeteu à reflexão sobre a amplitude das potencialidades da curricularização da extensão, porquealia a relevância social e favorece a formação integral do estudante. Porém, o alcance dos objetivos das ações extensionistas e da curricularização da extensão, dependem do envolvimento e dedicação dos docentes e estudantes. Conclusões:Atividades extensionistas e a curricularização da extensão são relevantes para o ensino-aprendizagem e para cumprimento do compromisso social das universidades. São complexas e multifacetadas, para além dos projetos apresentados e da implementação de legislações e diretrizes educacionais (AU).

Introduction:Extension activity is a powerful instrument for the integral and contextualized formation of the student. It favors aggregation, application, and absorption of multiples knowledge in the community. The Health Education Actions and Continuing Education for Unified Health SystemProfessionals at the State University of Londrina develops health education activities linked to the demands presented by the Child Education Centers that it operates.Objectives:To report the teaching-learning process and the challenges experienced in an extension action, hoping that these experiences can add to the reflections about the curricularization of extension.Methodology:This is a descriptive study of the type of extension experience report developed by dentistry students from the third to the tenth period and by dentistry professors. The study refers to the period from 2018 to 2019.Results:Health education activities were carried outon adopting healthy habits related to children, parents, and caregivers' general health through the elaboration and distribution of folders. For the project members, this demand was challenging concerning the definition of strategies, planning, conciliation of schedules, and adoption of resources that would favor communication with the population. This extension experience led to a reflection on the breadth of the curricularization of extension potential because it combines social relevance and favors the integral training of students. However, the extent of the extension actions' objectives and the curricularization of extension depending on the teachers' and students' involvement and dedication.Conclusions:Extension activities and the curricularization of extension are relevant for teaching-learning and fulfilling universities' social commitment. They are complex and multifaceted, and the projects presented and the implementation of legislation and educational guidelines (AU).

Introducción: La actividad de extensión es un poderoso instrumento para la formación integral y contextualizada del alumno. Favorece la agregación, aplicación y absorción de múltiples conocimientos en la comunidad. Las Acciones de Educación en Salud y Educación Continuapara Profesionales del Sistema Único de Saludde la Universidad Estatal de Londrina desarrollan actividades de educación en salud vinculadas a las demandas presentadas por los Centros de Educación Infantil que opera. Objetivos: Relatar el proceso de enseñanza-aprendizaje y los desafíos vividos en una acción de extensión, esperando que estas experiencias puedan sumar a las reflexiones sobre la curricularización de la extensiónMetodología: Estudio descriptivo del tipo de informe de experiencia de extensión desarrollado por estudiantes de odontología del tercer al décimo período y por profesores de odontología,se refiere alperíodo comprendido entre 2018-2019.Resultados: Se realizaron actividades de educación sanitaria sobre la adopción de hábitos saludables relacionados con la salud general de los niños, padres y cuidadores a través de la elaboración y distribución de carpetas. Para los integrantes del proyecto, esta demanda supuso un reto en cuanto a la definición de estrategias, planificación, conciliación de horarios y adopción de recursos que favorecieran la comunicación con la población. Esta experiencia condujo a una reflexión sobre la amplitud de la curricularización del potencial de la extensión porque combina la relevancia social y favorece la formación integral de los estudiantes. Sin embargo, la amplitud de los objetivos de las acciones de extensión y la curricularización de la extensión dependiendo de la participación y dedicación de los profesores y estudiantes. Conclusiones: Las actividades de extensión y la curricularización de la extensión son relevantes para la enseñanza-aprendizaje y el cumplimiento del compromiso social de las universidades. Son complejas y multifacéticas, y los proyectos presentados y la aplicación de la legislación y las directrices educativas (AU).
Descritores: Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Educação em Saúde
Relações Comunidade-Instituição
Aprendizagem Baseada em Problemas
Educação Superior
-Brasil/epidemiologia
Epidemiologia Descritiva
Relatório de Pesquisa
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos


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Id: biblio-1222435
Autor: Rodríguez Holguín, Yanira Astrid.
Título: Currículo y abordaje pedagógico: reflexión de la producción investigativa en formación bioética / Curriculum and pedagogical approach: reflection of research production in bioethical training
Fonte: Horiz. enferm;29(2):101-113, 2018.
Idioma: es.
Resumo: El propósito de este artículo es realizar una revisión de las investigaciones realizadas desde el 2010, con relación a la formación bioética en la Educación Superior en áreas de salud. La metodología consistió en definir los objetivos de revisión, efectuar búsqueda bibliográfica, realizar lectura crítica, organizar la información y redactar el artículo a partir del análisis de resultados. Estos permitieron establecer dos categorías, la primera, la perspectiva curricular, se pudieron analizar los criterios acerca de su finalidad, razones filosóficas y profundidad; la segunda, el abordaje pedagógico, en esta se evidenciaron los beneficios de la utilización de metodologías dinámicas que permiten el desarrollo de capacidades bioéticas.

The purpose of this article is to carry out a review of the research carried out since 2010, in relation to bioethical training in Higher Education in health areas. The methodology consisted in defining the objectives of the review, carrying out the bibliographic search, performing critical reading, organizing the information and writing the article based on the analysis of results. These allowed to establish two categories, the first, the curricular perspective, the criteria could be analyzed about their purpose, philosophical reasons and depth; the second, the pedagogical approach, in which the benefits of the use of dynamic methodologies that allow the development of bioethical capabilities were evidenced.
Descritores: Bioética/educação
Currículo
Educação Superior
Ciências da Saúde
-Atividades Científicas e Tecnológicas
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1284306
Autor: Lima, Ana Cristina Santos de; Alves, Maria Juscinaide Henrique; Pereira, Emanuelly Vieira; Pereira, Antonia Priscila; Albuquerque, Grayce Alencar; Belém, Jameson Moreira.
Título: Gênero e sexualidade na formação de enfermeiros no ensino superior público brasileiro: estudo documental / Género y sexualidad en la formación de enfermeras en la educación superior pública brasileña: un estudio documental / Gender and sexuality in the training of nurses in brazilian public higher education: a documentary study
Fonte: Rev. enferm. Cent.-Oeste Min;11:3877, 20210000.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Analisar o conteúdo das ementas de disciplinas que abordam gênero e sexualidade nos cursos de graduação em enfermagem. Método: Pesquisa documental com abordagem mista. Os dados foram coletados com instrumento de elaboração própria, processados no software IRaMuTeQ, apresentados em quadros, dendograma, categorias temáticas e analisados interpretativamente. Resultados: O conteúdo das ementas focalizou-se na saúde da mulher especificamente nos aspectos reprodutivos; políticas, diretrizes e parâmetros curriculares; histórica da sexualidade; práticas pedagógicas sobre gênero e sexualidade; saúde sexual e reprodutiva; conceito de gênero e intersecionalidades; gênero como categoria analítica e marcadores sociais da diferença; masculinidade e saúde do homem. Conclusão: Lacunas na estruturação dos currículos e abordagem de temáticas relativas a gênero e sexualidade contribuem para fragmentação dos processos formativos e práticas assistenciais(AU)

Objective: To analyze the syllabuses of disciplines that address gender and sexuality in undergraduate nursing courses. Method: Documentary research with a mixed approach. Data were collected with an instrument of its own elaboration, processed in the IRaMuTeQ software, presented in tables, dendrograms, thematic categories and analyzed interpretively. Results: The content of the syllabuses of disciplines was focused on women's health, specifically on reproductive aspects; curriculum policies, guidelines and parameters; history of sexuality; pedagogical practices on gender and sexuality; sexual and reproductive health; concept of gender and intersectionalities; gender as an analytical category and social markers of difference; masculinity and men's health(AU)

Objetivo: Analizar el contenido de los planes de estudio de las disciplinas que abordan género y sexualidad en los cursos de enfermería. Método: Investigación documental con enfoque mixto. Los datos fueron recolectados con un instrumento de elaboración propia, procesados en el software IRaMuTeQ, presentados en tablas, dendrogramas, categorías temáticas y analizados interpretativamente. Resultados: El contenido de los planes de estudio se centró en la salud de la mujer, específicamente en los aspectos reproductivos; políticas, lineamientos y parámetros curriculares; historia de la sexualidad; prácticas pedagógicas sobre género y sexualidad; salud sexual y reproductiva; concepto de género e interseccionalidades; el género como categoría analítica y marcadores sociales de diferencia; masculinidad y salud de los hombres. Conclusión: Las brechas en la estructuración de los planes de estudio y el abordaje de temas relacionados con el género y la sexualidad contribuyen a la fragmentación de los procesos de formación y las prácticas de cuidado(AU)
Descritores: Enfermagem
Sexualidade
Currículo
Educação Superior
Identidade de Gênero
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1259.1 - DIBIB - Divisão de Biblioteca


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Id: biblio-1222421
Autor: Candreva, Anna.
Título: Desafíos actuales la formación universitaria de los profesionales de la salud / Current challenges in the university education of health professionals
Fonte: Horiz. enferm;29(2):56-59, 2018.
Idioma: es.
Descritores: Ensino/educação
Pessoal de Saúde/educação
Educação Superior
-Universidades/organização & administração
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1287917
Autor: Saraiva, Ana Karinne de Moura; Macedo, Cibele Monteiro; Leonello, Valéria Marli; Oliveira, Maria Amélia de Campos.
Título: A expansão dos cursos de graduação em Enfermagem: cenário, interesses e desafios do ensino a distância / Expansión de cursos de grado en Enfermería: escenario, intereses y desafíos en enseñanza a distancia / Expansion of undergraduate Nursing courses: distance education scenario, interests, and challenges
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;55:e03784, 2021. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo Analisar a expansão dos cursos de graduação em Enfermagem, em particular, na modalidade de Ensino a Distância. Método Estudo exploratório, descritivo, analítico e documental que utilizou como fonte de dados secundários as Sinopses Estatísticas da Educação Superior - Graduação, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação - entre os anos de 2009 e 2018. Resultados Observou-se crescimento do número de cursos e de novas vagas na modalidade a distância. Entretanto, apenas 8,89% dessas vagas ofertadas foram ocupadas, 3,39% dos matriculados concluíram o curso e 0,30% das vagas ofertadas tiveram alunos concluintes. Conclusão A expansão dos cursos de graduação em Enfermagem está articulada ao movimento geral da Educação Superior. Esse cenário revela os interesses do capital na educação, requerendo a construção coletiva de estratégias para a garantia do direito à educação pública, gratuita e com qualidade social.

RESUMEN Objetivo Analizar la expansión de cursos de grado en Enfermería, particularmente en modalidad de enseñanza a distancia. Método Estudio exploratorio, descriptivo, analítico y documental, utilizando como fuente de datos secundarios las Sinopsis Estadísticas de Educación Superior - Graduación del Instituto Nacional de Estudios y Encuestas Educativas Anísio Teixeira, del Ministerio de Educación, entre 2009 y 2018. Resultados Se observó crecimiento cuantitativo de cursos y de nuevas vacantes en modalidad a distancia. Sin embargo, solo el 8,89% de las vacantes ofrecidas fueron ocupadas, 3,39% de los matriculados concluyeron el curso y 0,30% de las vacantes ofrecidas correspondieron a alumnos egresados. Conclusión La expansión de cursos de grado en Enfermería está articulada al movimiento general de la Educación Superior. Este escenario revela los intereses del capital en la educación, requiriendo de la construcción colectiva de estrategias que garanticen el derecho a la educación pública, gratuita y con calidad social.

ABSTRACT Objective To analyze the expansion of undergraduate Nursing courses in Brazil, especially those in the distance education modality. Methods Exploratory, descriptive, analytical, and documentary study that used the Statistical Overview of Higher Education - Undergraduate Courses, of the Brazilian National Institute for Educational Studies and Research "Anísio Teixeira", which is part of the Ministry of Education and Culture, as a source of secondary data for the period between 2009 and 2018. Results There was a growth in the number of undergraduate Nursing courses and new seats in the distance education modality. However, only 8.89% of these seats were occupied and 3.39% of the enrolled students completed the course, which accounted for 0.30% of the new seats. Conclusion The expansion of undergraduate Nursing courses is aligned with the general trends in higher education. This scenario exposes the interests of capital in education, which emphasizes the need for collective development of strategies to guarantee the right to education that is public, free and has social quality.
Descritores: Enfermagem
Educação Superior
-Educação à Distância
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


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Id: biblio-1287593 LILACS-Express
Autor: Soster, Andresa Pinho; Souza, Miguel Luis Alves de; Castro, Elisa Kern de.
Título: Percepção de risco e comportamentos de saúde em relação ao sexo casual em universitárias / Risk perception and health behaviors in relation to casual sex in college women / Percepción de riesgo y conductas de salud en relación al sexo casual en estudiantes universitárias
Fonte: Psico USF;26(1):117-128, Jan. 2021. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo buscou explorar e comparar a percepção dos riscos à saúde física e os comportamentos de saúde do sexo casual entre universitárias com (CEX) e sem experiência (SEX) de sexo casual. Participaram 1.133 universitárias brasileiras (média de idade igual a 21,05 anos, DP = 2,05), a maioria nascidas e residentes na região Sul do país, que responderam a um questionário on-line com questões sobre a percepção dos riscos físicos, comportamentos de saúde, comportamento e histórico sexual. Foi encontrada diferença significativa nos comportamentos de saúde e nas percepções de risco entre os grupos. O grupo CEX apresentou mais comportamentos de saúde e cuidados que o grupo SEX. Embora o sexo casual esteja relacionado aos comportamentos de risco, neste estudo, as mulheres CEX apresentaram mais medidas de proteção à saúde que as mulheres SEX. (AU)

This study aimed to explore and compare the perceptions of physical health risks and healthy sex behaviors among female university students with (CEX) and without (SEX) experience in casual sex. With a comparative cross-sectional design, the study included 1,133 Brazilian female university students (mean age 21.05 years, SD=2.05), mostly born and resident in the southern region of the country, who completed an online questionnaire about their perception of physical risks, their health behaviors, and their sexual behavior and history. There was a significant difference in health behaviors and risk perceptions between the two groups, where the CEX group showed higher levels of healthy behaviors and care than the SEX group. Although casual sex is related to risk behaviors, in this study, women in the CEX group reported taking more health protection measures than those in the SEX group. (AU)

La investigación tuvo como objetivo explorar y comparar la percepción de riesgo con la salud física y las conductas de salud relacionadas al sexo casual entre estudiantes universitarias con (CEX) y sin experiencia (SEX) de sexo casual. Participaron 1.133 estudiantes universitarias brasileñas (edad media de 21,05 años, DS=2,054), mayoritariamente nacidas y residentes de la región sur del país, que contestaron a un cuestionario online con preguntas sobre percepción de riesgos físicos, sus conductas de salud e historial sexual. Se pudo observar una diferencia significativa en los comportamientos de salud y en las percepciones de riesgo entre los grupos. El grupo CEX presentó más conductas saludables y de cuidados que el grupo SEX. Aunque el sexo casual esté relacionado con conductas de riesgo, en este estudio las mujeres CEX presentaron más medidas de protección a la salud que las mujeres del grupo SEX. (AU)
Descritores: Assunção de Riscos
Comportamento Sexual/psicologia
Estudantes/psicologia
Educação Superior
Sexo Seguro/psicologia
Sexo sem Proteção/psicologia
-Inquéritos e Questionários
Rede Social
Limites: Humanos
Feminino
Adolescente
Adulto
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas


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Almeida, Paulo Cesar de
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Id: biblio-1178983
Autor: Oliveira, Lycelia da Silva(edt); Oliveira , Eliany Nazaré(edt); Costa, Maria Suely Alves(edt); Campos, Marcos Pires(edt); Vasconcelos, Maristela Inês Osawa(edt); Costa , Maria Suely Alves(edt); Almeida, Paulo César de(edt).
Título: Qualidade de vida de estudantes de uma universidade pública do Ceará / Quality of students of a public university in Ceará state
Fonte: Rev. psicol. (Fortaleza, Online);12(1):72-85, 2021.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivou-se avaliar a qualidade de vida de estudantes de uma universidade pública do estado do Ceará. Estudo transversal com abordagem quantitativa, realizado no primeiro semestre de 2019, com 880 estudantes matriculados nos 19 cursos de graduação de uma universidade pública do interior do Ceará. O instrumento utilizado foi o WHOQOL-bref. A maioria 58,2% eram mulheres, e 85,8% tinham entre 18 a 25 anos. As médias dos domínios da Qualidade de Vida fora: físico (60,6), relações sociais (59,9), psicológico (56,2) e meio ambiente (50,9). Os homens apresentaram melhores níveis de qualidade de vida nos domínios físico

We aimed at evaluating the life quality of students of a public university in Ceará state. A transversal study with a quantitative approach developed during the first semester of 2019 with 880 students enrolled in the nineteen graduation courses of a public university of Ceará state countryside. The instrument used was the WHOQOL ­ bref. The majority, 58,2%, was women, and 85,8% were between 18 and 25 years old. The rates of Life Quality domains were physical (60,6), social relations (59,9), psychological (56,2), and environment (50,9). Men presented better life quality levels in physical
Descritores: Qualidade de Vida
Estudantes
Universidades
-Educação Superior
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR6.3 - Biblioteca de Ciências Humanas


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Castro, Carlos
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Id: biblio-1255380
Autor: Flórez, Alex Alexi; Castro, Carlos; Monroy, Yuli Andrea.
Título: Conocimiento sobre la Citohistotecnología en una institución prestadora de servicios de salud IV / Knowledge on cytotechnology in a fourth level health care institution
Fonte: Repert. med. cir;29(3):203-207, 2020. tab..
Idioma: en; es.
Resumo: Introducción: el Ministerio de Educación Nacional (MEN) de Colombia reconoció 420 instituciones de educación superior (IES), de las cuales 243 (57.8%) ofrecen programas técnicos o tecnológicos. El procesamiento de tejidos debe tener fundamento teórico y entrenamiento práctico para la preparación de tejidos humanos, animales o vegetales como apoyo diagnóstico. Esta profesión no es muy conocida y juega un papel relevante en el diagnóstico de patologías. Objetivo: determinar el conocimiento que tiene el personal de salud que labora en un hospital de cuarto nivel de atención con respecto a las habilidades y capacidades del citohistólogo. Métodos: estudio de corte transversal que incluyó trabajadores de una institución prestadora de servicios (IPS) de salud. Se calculó el tamaño muestral de 231 en Epi-info 7. Este trabajo fue aprobado por el comité de ética en investigación. Resultados: 231 trabajadores de la salud fueron interrogados, con una mediana de edad de 25 años (RIQ: 22-31), 83,1% mujeres, 61,5% conocen la definición correcta de citohistología y 49,3% lo relacionan con un aporte en promoción y prevención de cáncer. Conclusiones: existe un desconocimiento por parte de los trabajadores de la IPS sobre las actividades del citohistólogo y sus funciones, como la adecuada fijación, traslado y procesamiento de los tejidos, que al no realizarse en forma correcta afectan el diagnóstico patológico, lo cual incide en la morbilidad por muestras inadecuadas, causando además trastornos administrativos hospitalarios.

Introduction: the Colombian National Ministry of Education (MEN) recognized 420 higher education institutions (HEI) of which 243 (57.8%) offer technical and technological study programs. Human or animal tissue preparation and processing as aids to diagnosis requires understanding its theoretical principles and practical training. This profession is little known and plays a relevant role for diagnosing diseases. Objective: to determine the knowledge among health care personnel of a fourth level institution regarding the skills and competencies of a cytotechnologist. Methods: a cross-section study including workers of a health care institution (IPS). Epi-info 7 was used to calculate the sample size of 231. This work was approved by the research ethics committee. Results: 231 health care providers answered a questionnaire, median age 25 years (IQR: 22-31), 83.1% females, of which, 61.5% know the correct definition of cytotechnology and 49.3% relate cytotechnology with cancer prevention and control [screening] programs. Conclusions: the health care personnel of the institution were not acquainted with the activities and functions of a cytotechnologist or the tissue fixation, processing and transportation procedures. An inappropriate sample can affect pathology results impacting morbidity rates causing hospital administrative issues.
Descritores: Educação Superior
-Patologia
Fixação de Tecidos
Tamanho da Amostra
Conhecimento
Atenção à Saúde
Ocupações
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: CO304.1 - Biblioteca Arturo Aparicio Jaramillo


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1143512
Autor: Angélico, Antonio Paulo; Bauth, Murilo Freitas.
Título: Avaliação da ansiedade de estudantes de psicologia em situações experimentais de falar em público / Evaluation of anxiety in experimental situations of public speaking with psychology students / Evaluación de la ansiedad de estudiantes de psicología en situaciones experimentales de hablar en público
Fonte: Psicol. ciênc. prof;40:e214267, jan.-maio 2020. tab.
Idioma: pt.
Projeto: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG.
Resumo: Resumo Durante o percurso no ensino superior, os universitários se deparam com diversas atividades acadêmicas de falar em público (como, por exemplo, apresentações de seminários), que podem ser fortes causadores de ansiedade e afetos negativos, implicando prejuízos significativos para o rendimento acadêmico dos alunos e seus respectivos contextos sociais. Objetivou-se comparar grupos com e sem plateia em relação ao grau de ansiedade vivenciada frente a uma situação experimental de falar em público. Participaram 72 estudantes de psicologia, que foram submetidos ao Teste de Simulação de Falar em Público e responderam ao Inventário de Ansiedade de Beck, Inventário de Habilidades Sociais, Escala de Auto-Avaliação ao Falar em Público e Questionário Sociodemográfico e Ocupacional. Verificou-se que o grupo com plateia apresentou uma redução significativa do nível de ansiedade geral, subjetiva e autonômica após o discurso. Além disso, constatou-se que quanto mais elaborado o repertório de habilidades sociais gerais e de falar em público de um universitário e mais positivas as autoavaliações frente a essa tarefa, menor foi o grau de ansiedade experimentado nessa situação. Sugerem-se novas pesquisas com maior número de universitários, provenientes de diferentes cursos universitários, que permitam examinar as associações entre habilidades sociais, autoavaliações ao falar em público e ansiedade social.

Abstract Throughout the course of higher education, college students are faced with a variety of academic public speaking activities (such as seminar presentations), which can be strong causes of anxiety and negative feelings, leading to significant damage to their academic performance and social contexts. It was aimed to compare groups with and without audience as to the level of anxiety experienced facing an experimental situation of public speaking. 72 psychology students were submitted to the Public Speaking Simulation Test and answered the Beck's Anxiety Inventory, Social Skills Inventory, Public Self Statements During Public Speaking Scale and Sociodemographic and Occupational Questionnaire. It was verified that the group with the audience presented a significant reduction of the level of general, subjective and autonomic anxiety after the speech. Besides, it was found that the more elaborate the general social skills and public speaking repertoire of a student were, as well as more positive self-assessments facing this task, the lower the degree of anxiety undergone in this situation. Further research is suggested with higher number of students, from different courses, allowing the examination and associations between social skills, self-assessment when public speaking and social anxiety.

Resumen Durante su camino en la enseñanza superior, los estudiantes universitarios enfrentan a diversas actividades académicas de hablar en público (como las presentaciones de seminarios), que pueden provocar ansiedad y afectos negativos, causándoles pérdidas significativas en el rendimiento académico y sus respectivos contextos sociales. Se objetivó comparar grupos con y sin audiencia en relación con el grado de ansiedad experimentado frente a una situación experimental de hablar en público. Participaron 72 estudiantes de psicología, que realizaron la Prueba de Simulación de Hablar en Público y respondieron al Inventario de Ansiedad de Beck, el Inventario de Habilidades Sociales, la Escala de Autoevaluación al Hablar en Público y el Cuestionario sociodemográfico y ocupacional. Se verificó que el grupo con audiencia presentó una reducción significativa del nivel de ansiedad general, subjetiva y autonómica después del discurso. Además, se constató que cuanto más elaborado el repertorio de habilidades sociales generales y de hablar en público de un universitario y más positivas las autoevaluaciones frente a esa tarea, menor fue el grado de ansiedad experimentado en la situación. Se sugieren nuevas investigaciones con más universitarios de diferentes cursos para examinar las asociaciones entre habilidades sociales, autoevaluaciones al hablar en público y ansiedad social.
Descritores: Ansiedade
Fala
Estudantes
Emoções
Interação Social
-Pesquisa
Autoavaliação (Psicologia)
Simulação
Educação Superior
Habilidades Sociais
Desempenho Acadêmico
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1149697
Autor: Conceição, Hayla Nunes da; Rocha, Mariana Rodrigues da; Pacheco, Haylla Simone Almeida; Coelho, Sara Ferreira; Bandeira, Hilda Maria Martins; Lopes, Maria do Socorro Leal.
Título: Contribuições da disciplina didática para a formação em saúde coletiva: relato de experiência / Contribuciones de la disciplina didáctica para la formación en salud colectiva: informe de experiencia / Contributions of the didactics subject for the training in collective health: experience report
Fonte: Rev. baiana enferm;35:e37765, 2021.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo descrever as contribuições da disciplina Didática para a formação em saúde coletiva. Método trata-se de um relato de experiência, do tipo descritivo, detalhado, no contexto da disciplina Didática, ministrada no segundo semestre de 2019, no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade da Universidade Federal do Piauí. Para discussão, o relato possui duas partes: vivência e experiência com a disciplina Didática na pós-graduação e desafios da Didática para os profissionais da saúde. Resultados a disciplina Didática permitiu a compreensão do processo pedagógico como multidimensional, proporcionando a ruptura da concepção da disciplina apenas como um conjunto de métodos instrumentais para a prática docente. Conclusão a disciplina possibilitou o entendimento do complexo campo da Didática como um desafio para os profissionais de saúde coletiva e constituiu-se em componente importante na matriz curricular de formação desses profissionais.

Objetivo describir las contribuciones de la disciplina didáctica a la formación en salud pública. Método se trata de un informe de experiencia, descriptivo, detallado, en el contexto de la didáctica, impartido en el segundo semestre de 2019, en el Programa de Posgrado en Salud y Comunidad de la Universidad Federal de Piauí. Para la discusión, el informe consta de dos partes: experiencia y experiencia con la disciplina didáctica en estudios de posgrado y retos didácticos para los profesionales de la salud. Resultados la disciplina didáctica permitió la comprensión del proceso pedagógico como multidimensional, proporcionando la ruptura de la concepción de la disciplina sólo como un conjunto de métodos instrumentales para la práctica docente. Conclusión la disciplina permitió la comprensión del complejo campo de la Didáctica como un reto para los profesionales de la salud pública y constituyó un componente importante en la matriz curricular de formación de estos profesionales.

Objective to describe the contributions of Didactics discipline to the formation in public health. Method this is an experience report, descriptive, detailed, in the context of didactics, taught in the second semester of 2019, in the Graduate Program in Health and Community of the Federal University of Piauí. For discussion, the report has two parts: experience and experience with the didactics discipline in graduate studies and didactic challenges for health professionals. Results the didactics subject allowed the understanding of the pedagogical process as multidimensional, providing the rupture of the conception of the discipline only as a set of instrumental methods for teaching practice. Conclusion the discipline enabled the understanding of the complex field of Didactics as a challenge for public health professionals and constituted an important component in the curricular matrix of training of these professionals.
Descritores: Saúde Pública
Educação Superior
Aprendizagem
-Ensino
Pesquisa Qualitativa
Limites: Humanos
Responsável: BR342.1 - Biblioteca Universitária de Saúde



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