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Id: biblio-1251874
Autor: Villa-Vélez, Lilliana; Otálvaro-Orrego, Jaider Camilo; Peñaranda-Correa, Fernando; Bastidas-Acevedo, Miryam; Escobar-Paucar, Gloria Matilde; Torres-Ospina, Julio Nicolás; Betancurth-Loaiza, Diana Paola; Gómez-Correa, Jaime Arturo.
Título: Experiencia de educación sobre la crianza en un asentamiento de Colombia / A child rearing educational experience in a Colombian settlement / Experiência de educação sobre a criação em um assentamento colombiano
Fonte: Rev. latinoam. cienc. soc. niñez juv;19(1):1-19, ene.-abr. 2021.
Idioma: es.
Resumo: Resumen (analítico) Se presenta la experiencia de un proceso educativo orientado a promover transformaciones en las personas y sus condiciones de vida, a partir de una investigación-acción sobre crianza. Durante dos años se realizaron 40 círculos de investigación temática con mujeres desplazadas por la violencia en un asentamiento periférico colombiano, orientados por la educación popular. Con la información registrada en diarios de campo se hizo un análisis hermenéutico. Los temas generadores fueron machismo, violencia, identidad, sexualidad, afecto, autoridad, norma, castigo, oportunidades, sueños, amor, organización social, entre otros. Partiendo de situaciones límite se construyeron códigos narrativos, los cuales permitieron configurar una problematización. La investigación temática permitió realizar una educación en crianza alternativa y constituyó un proceso pedagógico que motivó cambios en la vida de las participantes.

Abstract (analytical) This paper presents the experience of a child rearing educational process. This work aimed to promote transformations in people and their living conditions and is based on Action Research for child rearing. For two years, 40 Thematic Research circles were held in a peripheral Colombian settlement. The circles were implemented with women displaced by violence and guided using the principles of popular education. A hermeneutical analysis was conducted with information recorded in field diaries. The main topics identified were: sexism, violence, identity, sexuality, affection, authority, norms, punishment, opportunities, dreams, love, social organization and others. Narrative codes were constructed to problematize this data. This Thematic Research facilitated an alternative child rearing education and was an educational process that motivated changes in the lives of participants.

Resumo (analítico) Este artigo apresenta a experiência de um processo educacional que procura promover impacto e mudanças nas pessoas e nas suas condições de vida, com base numa Pesquisa-Ação sobre o cuidado. Durante dois anos, foram realizados 40 círculos de Investigação Temática com mulheres deslocadas pela violência num assentamento periférico colombiano, orientado pela educação popular. Foi efetuada uma análise hermenêutica com as informações registadas em diários de campo. Emergiram temas como o machismo, a violência, a identidade, a sexualidade, o afeto, a autoridade, a norma, a punição, as oportunidades, os sonhos, o amor, a organização social, entre outros. Com as situações-limites, foram construídos códigos narrativos para definir a problemática. A Investigação Temática permitiu uma educação sobre um cuidado alternativo e foi um processo educativo que motivou mudanças na vida dos participantes.
Descritores: Mudança Social
-Violência
Sexualidade
Organização Social
Responsável: CO335.1 - Centro de Estudios Avanzados en Niñez y Juventud de la Alianza CINDE


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Id: biblio-1133955
Autor: Ramos, Márcia Mara.
Título: Educação popular: instrumento de formação, luta e resistência no projeto educativo do MST / Popular education as instrument for resistance and formation in the MST educational project
Fonte: Fractal rev. psicol;32(spe):233-238, jun. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: A educação popular é um importante instrumento formador e de luta, que institui processos determinantes para a formação e consolidação da história da educação brasileira. O direito e o acesso à educação pública, gratuita, laica e de qualidade têm raízes nas lutas reivindicatórias das classes populares, que combatem concepções liberais nos diferentes períodos da história. Alternativas de resistência são construídas coletivamente, utilizando estratégias de mobilização nas comunidades para realizar o trabalho de base. Este artigo visa compartilhar ideias das práxis social e coletiva de educação do Movimento Sem Terra (MST). Trata-se de uma experiência de resistência, luta e organização política em defesa da Educação do Campo: professores educadores resistem para significar o campo como lugar de vida, de produção de saberes e conhecimento. A defesa das políticas públicas, em especial da educação pública, gratuita, laica e de qualidade, em conformidade com o princípio de que educação não é mercadoria, luta histórica da classe trabalhadora, é um lema que precisa estar ativo. Requer-se a organização da categoria dos trabalhadores da educação na perspectiva de uma práxis coletiva e de organização social para articulação e construção de outro projeto educacional.(AU)

Popular education is an important instrument which establishes processes for the formation and consolidation of the history of Brazilian education. The right and access to public education which is free, secular and has quality have their roots in the popular claims and resistance against liberalism in different periods of history. Resistance alternatives are built collectively using community mobilization strategies to do the groundwork. This article aims to share ideas of the social and collective praxis of education of the Movimento dos Sem Terra (MST)- Landless People Movement. According to this movement, education is part of political organization and resistance in defense of Country People Education: teachers and educators resist in order to show that country is a place of life, knowledge and wisdom. The defense of public policies to ensure free and secular education in which quality is a historical claim of the working class and must be always in action. The organization of educational workers is required for the collective and social praxis in order to construct another educational project.(AU)
Descritores: Política Pública
Organização Social
Educação
Limites: Humanos
Responsável: BR13.2 - Biblioteca Central de Gragoatá


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Id: biblio-1146834
Autor: Panelli, Bruna Lula; Barros, Mariana Boulitreau Siqueira Campos; do Ó, Débora Morgana Soares Oliveira; Monteiro, Estela Maria Leite Meirelles.
Título: "Promotores da saúde" em um assentamento rural: letramento em saúde como intervenção comunitária = / "Health promoters" in a rural settlement: health literacy as community intervention
Fonte: Textos contextos (Porto Alegre);19(1):29470, 30 out. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: O estudo objetivou analisar o conhecimento e as percepções de agricultores em um assentamento rural pernambucano sobre cuidados básicos de bem viver na perspectiva da promoção da saúde, após uma intervenção co-munitária de letramento em saúde. Trata-se de um estudo quasi experimental, longitudinal, com abordagem quanti-qualitativa. Foi realizado um levantamento do conhecimento com um pré e pós-teste, através da estatística descritiva e medidas de hipótese. As percepções foram levantadas a partir do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Observou-se associação estatística significante, p-valor de 0,041e 0,039, nas questões referentes a Infecções Sexualmente Transmissíveis e Saúde mental respectivamente, realizadas pelas técnicas de metodologia ativa de ensino. A partir das análises dos discursos foi possível observar o engajamento dos "promotores da saúde" na mediação social da vulnerabilidade pelo reco-nhecimento das intervenções e práticas educacionais, para o fortalecimento de suas vozes nas tomadas de decisões, e mudanças de comportamentos. A inter-venção comunitária desenvolveu percepções empoderadoras a nível individual e coletivo, assim como no reconhecimento das potencialidades da comunidade

The study aimed to analyze the knowledge and perceptions of farmers in a rural settlement in Pernambuco about basic care for good living from the pers-pective of health promotion, after a community health literacy intervention. This is a quasi experimental and longitudinal study, with a quantitative and qualitative approach. A knowledge survey was carried out with a pre and post-test, through descriptive statistics and hypothesis measures. The perceptions were raised from the Collective Subject Discourse (CSD). There was a statistically significant asso-ciation, p-value of 0.041 and 0.039, in questions concerning Sexually Transmitted Infections and Mental Health, respectively, performed by the techniques of active teaching methodology. From the analysis of the speeches, it was possible to ob-serve the engagement of "health promoters" in the social mediation of vulnerability through the recognition of educational interventions and practices, to strengthen their voices in decision-making, and changes in behavior. Community intervention has developed empowering perceptions at the individual and collective level, as well as in the recognition of the potential of the community
Descritores: Saúde da População Rural
Educação em Saúde
Promoção da Saúde
-População Rural
Organização Social
Responsável: BR1323.1 - Biblioteca Central Irmão José Otão


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Id: biblio-1143502
Autor: Braz, Matheus Viana; Casadore, Marcos Mariani; Hashimoto, Francisco.
Título: Intervenção em psicossociologia: a construção da escuta e a implicação nas organizações / Intervención en psicosociología: la construcción de la escucha y la implicación en las organizaciones / Psychosociological intervention: the listening construction and the implication in organizations
Fonte: Psicol. Estud. (Online);25:e48468, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO. A psicossociologia oferece um arcabouço teórico-metodológico profícuo à compreensão e exploração das relações entre os conflitos vividos no cenário laboral atual, o sofrimento dos trabalhadores e as contradições organizacionais. Nessa esteira, o objetivo desse estudo é compreender como se dá a construção do trabalho de escuta em intervenções psicossociológicas nas organizações e elucidar qual o papel da implicação do interventor e dos próprios trabalhadores nesse contexto. Como os autores desse trabalho conduzem intervenções psicossociológicas em organizações públicas e privadas, os dados explorados provêm de suas práticas cotidianas, a partir do método das 'reminiscências dos pesquisadores' e mediante abordagem qualitativa e descritiva. Para além do tempo cronológico e para possibilitar a superação da intervenção pela via estrita da objetificação dos comportamentos, nas organizações esse trabalho compreende a construção de uma escuta que se operacionaliza em dois momentos distintos: 'do acolhimento e retorno à historicidade, e das elaborações mais direcionadas à atividade produtiva de cada trabalhador'. A implicação, por sua vez, não representa um obstáculo metodológico a ser neutralizado, senão que se desvela um componente fundamental à consolidação do vínculo com os trabalhadores, contando que ela seja reconhecida e devidamente trabalhada. A empatia, a sensibilidade, o reconhecimento do outro e de suas diferenças, a superação de modelos ideais e cristalizados, bem como a implicação na realização de um trabalho efetivo que abra espaço para interrogações críticas, constituem ingredientes fundamentais dessas intervenções.

RESUMEN. La Psicosociología ofrece una base teórico-metodológica para la comprensión y explotación de las relaciones entre los conflictos vividos en el escenario laboral actual, el sufrimiento de los trabajadores y las contradicciones organizacionales. En ese sentido, el objetivo de este estudio es comprender cómo se realiza la construcción del trabajo de escucha en intervenciones psicosociológicas en las organizaciones y elucidar cuál es el papel de la implicación del interventor y de los propios trabajadores en ese contexto. Como los autores de este trabajo conducen intervenciones psicosociológicas, en organizaciones públicas y privadas, los datos explorados provienen de sus prácticas cotidianas, a partir del método de 'las reminiscencias de los investigadores' y por medio de un abordaje cualitativo y descriptivo. Además del tiempo cronológico y posibilitando la superación de la intervención por la vía estricta de la objetividad de los comportamientos, en las organizaciones ese trabajo comprende la construcción de una escucha que se opera en dos momentos distintos: 'de la acogida y retorno a la historicidad, y de las elaboraciones más orientadas a la actividad productiva de cada trabajador'. La implicación, a su vez, no representa un obstáculo metodológico a ser neutralizado, sino que se desvela un componente fundamental a la consolidación del vínculo con los trabajadores, contando que sea reconocida y debidamente trabajada. La empatía, la sensibilidad, el reconocimiento del otro y de sus diferencias, la superación de modelos ideales y cristalizados, así como la implicación en la realización de un trabajo efectivo que abra espacio para interrogantes críticos, constituyen ingredientes fundamentales de esas intervenciones.

ABSTRACT. Psychosociology offers a theoretical-methodological framework that is useful to the understanding and exploration of the relationships between the conflicts experienced in the current labor scenario, the suffering of the workers and the organizational contradictions. The purpose of this study is to understand how the work of listening in psychosociological interventions in organizations occurs and to elucidate the role of the implication of the intervener and the workers themselves in this context. As the authors of this work conduct psychosociological interventions, in public and private organizations, the data explored comes from their daily practices, from the 'reminiscence method of the researchers'. In addition to the chronological time and making it possible to overcome the intervention by the strict way of objectifying the behaviors, in the organizations this work includes the construction of a listening that is fulfilled in two distinct moments: 'of the reception and return to the historicity, and of the more directed elaborations to the productive activity of each worker'. Implication, on the other hand, does not represent a methodological obstacle to be neutralized, but a fundamental component to the consolidation of the bond with the workers is revealed, provided that it is recognized and duly worked out. Empathy, sensitivity, recognition of the other and their differences, overcoming ideal and crystallized models, as well as the implication in performing an effective work that opens space for critical questions, are fundamental ingredients of these interventions.
Descritores: Psicologia Social
Sociologia
Categorias de Trabalhadores
-Inovação Organizacional
Comportamento
Ambiente de Trabalho
Organização Social
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1136705
Autor: Leite, Maurício Soares; Ferreira, Aline Alves; Bresan, Deise; Araujo, Jessica Rasquim; Tavares, Inara do Nascimento; Santos, Ricardo Ventura.
Título: Indigenous protagonism in the context of food insecurity in times of Covid-19 / O protagonismo indígena no contexto da insegurança alimentar em tempos de Covid-19
Fonte: Rev. Nutr. (Online);33:e200171, 2020.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT In Brazil, indigenous peoples present a complex reality characterized by a marked social vulnerability that is manifested in health and nutritional indicators. In this scenario, poor sanitary conditions prevail, with a high burden of chronic noncommunicable diseases; infectious/parasitic diseases; and nutritional disorders, including malnutrition and anemia. This situation is reflected in numerous aspects of food insecurity, placing this population in a position of particular vulnerability to the coronavirus disease 2019 pandemic and its effects. The objective of our study was to present a set of preliminary reflections on food insecurity and indigenous protagonism in times of Covid-19. The pandemic has deepened the inequalities that affect the indigenous peoples, with a direct impact on food security conditions. Amid the effects of the pandemic, indigenous protagonism has played a fundamental role in guaranteeing these peoples' rights and access to food, denouncing the absent and slow official responses as acts of institutional violence, which will have serious and lasting effects on the lives of indigenous peoples.

RESUMO No Brasil, os povos indígenas apresentam uma realidade complexa e caracterizada por uma acentuada vulnerabilidade social, manifesta em indicadores de saúde e de nutrição. Neste cenário prevalecem condições sanitárias precárias, com elevada carga de doenças crônicas não transmissíveis, doenças infecto-parasitárias e agravos nutricionais diversos, incluindo desnutrição e anemia. Esse quadro se reflete em inúmeras faces da insegurança alimentar, situando-os em uma posição particularmente vulnerável à pandemia e seus efeitos. O objetivo deste trabalho é apresentar um conjunto de reflexões, em caráter preliminar, sobre a insegurança alimentar e o protagonismo indígena em tempos de Covid-19. A pandemia vem aprofundando as iniquidades que os atingem, com impactos diretos nas condições de segurança alimentar. O protagonismo indígena tem tido um papel fundamental na garantia de seus direitos e acesso à alimentação, denunciando a ausência e a lentidão das respostas oficiais como ações de violência institucional, que terão graves e duradouros efeitos nas trajetórias destes povos.
Descritores: Infecções por Coronavirus/etnologia
Segurança Alimentar
Povos Indígenas
-Organização Social
Limites: Humanos
Responsável: BR13.3 - Biblioteca das Faculdades de Odontologia e Nutrição


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Id: lil-588254
Autor: Luz, Geisa dos Santos; Carvalho, Maria Dalva de Barros; Silva, Mara Regina Santos da.
Título: O significado de uma organização de apoio aos portadores e familiares de fibrose cística na perspectiva das famílias / The meaning of a cystic fibrosis support organization from the family perspective / El significado de una organización de apoyo a las familias de pacientes con fibrosis quística en la perspectiva de las familias
Fonte: Texto & contexto enferm;20(1):127-134, jan.-mar. 2011.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo tem por objetivo compreender o significado de uma organização de pacientes às famílias com portadores de fibrose cística. Utilizou-se como referência o método qualitativo, fenomenológico. Foram realizadas entrevistas com 14 famílias residentes nas regiões Norte e Noroeste do Estado do Paraná, cadastradas na Associação Paranaense de Assistência a Mucoviscidose. Os resultados estão agrupados em três categorias: a) Percebendo-se acolhido no mundo da fibrose cística; b) Compartilhando a vida: cuidado essencial às famílias com portador de fibrose cística; c) Solidariedade, Equidade e Empowerment: tripé de uma organização social na fibrose cística. Conclui-se que o compartilhamento da experiência das famílias é crucial para o enfrentamento da doença e que a associação de pacientes foi fundamental para aceitar a doença de forma mais branda e com expectativa de qualidade de vida.

The aim of this qualitative phenomenological study is to better understand the significance of a patient association for families with cystic fibrosis carriers. Interviews among 14 families living in the North and Northeast Region of Parana State, Brazil, who were registered in the Associação Paranaense de Assistência a Mucoviscidose were carried out. The results were grouped in three categories: a) Feeling supported within the world of cystic fibrosis; b) Sharing life: essential care for families with cystic fibrosis carriers; c) Sympathy, equity, and empowerment: the tripod of social organization within cystic fibrosis. This study concludes that sharing experiences among families is crucial to facing this disease and the patient association was fundamental to more amply accepting this condition and maintaining quality of life expectations.

El presente estudio tiene como objetivo comprender el significado de una organización de apoyo a las familias de pacientes con fibrosis quística. Se utilizó como referencia el método cualitativo y fenomenológico. Se hicieron entrevistas a 14 familias que viven en las regiones Norte y Noroeste del Estado de Paraná, Brasil, registradas en la Associação Paranaense de Assistência a Mucoviscidose. Los resultados se agruparon en tres categorías: a) Sentir apoyo en el ambiente de la fibrosis quística; b) Compartir la vida: los cuidados esenciales a las familias que tienen pacientes con fibrosis quística; c) Solidaridad, equidad y empowerment: un trípode de la organización social en la fibrosis quística. Se concluye que compartir la experiencia de las familias es crucial para el enfrentamiento de la enfermedad y que la asociación de pacientes es fundamental para que ellos acepten la enfermedad con tranquilidad teniendo una buena expectativa de calidad en sus vidas.
Descritores: Família
Organização Social
Fibrose Cística
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Id: lil-761745
Autor: Bellaguarda, Maria Lígia dos Reis; Padilha, Maria Itayra; Pires, Denise Elvira Pires de.
Título: Regional nursing council of Santa Catarina (1975-1986): importance for the profession / Consejo regional de enfermería de Santa Catarina (1975-1986): importancia para la profesión / Conselho regional de enfermagem de Santa Catarina (1975-1986): importância para a profissão
Fonte: Texto & contexto enferm;24(3):654-661, July-Sept. 2015.
Idioma: en.
Resumo: Socio-historical and qualitative study aiming to rescue the establishment process of the Regional Nursing Council of Santa Catarina and characterize its importance to the profession. It presents its theoretical support on the ideas of Eliot Freidson and New History. In the method, oral history and documentary research were used, involving eight nurses who implemented the representative organization in the referred time frame. The principles of Content Analysis guided data analysis, which were organized according to the mandates of the Regional Nursing Council of Santa Catarina from 1975 to 1986. During the implantation of the professional Council, there was a fragile notion about the objectives of the council and a slow supervision process. It is concluded that the importance of the establishment of the profession Council was known by the leaders and little understood by all professionals in the state.

Investigación histórico-social con enfoque cualitativo realizada con el objetivo de rescatar el proceso de implantación del Consejo Regional de Enfermería (Conselho Regional de Enfermagem) de Santa Catarina y de caracterizar su importancia para la profesión. Se apoya teóricamente en las ideas de Eliot Freidson y en la Historia Nueva. Como metodología se utiliza la historia oral temática y la investigación documental con la participación de ocho enfermeras(os) que formaron parte del órgano representativo durante el corte temporal establecido. Os preceptos del Análisis de Contenido orientaron el análisis de los datos, que se organizaron según las gestiones del Consejo Regional de Enfermería de Santa Catarina desde 1975 hasta 1986. Durante la implantación del Consejo se puso de manifiesto el frágil conocimiento de la categoría acerca de los objetivos del órgano regulador y la lentitud del proceso de fiscalización. Se concluye que la importancia de la creación del Consejo para la profesión sí era comprendida por los líderes, pero poco por el conjunto de profesionales del estado.

Pesquisa histórico-social, de abordagem qualitativa, com objetivo de resgatar o processo de implantação do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina e caracterizar sua importância para a profissão. Apresenta sustentação teórica nas ideias de Eliot Freidson e na História Nova. Na metodologia, utiliza-se a história oral temática e a pesquisa documental, envolvendo oito enfermeiras(os) que participaram do órgão representativo no recorte temporal. Os preceitos da Análise de Conteúdo orientaram a análise de dados, os quais foram organizados segundo as gestões do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina de 1975 a 1986. Na implantação do Conselho, verificou-se frágil conhecimento da categoria acerca dos objetivos do órgão regulamentador e lentidão do processo fiscalizatório. Conclui-se que a importância da criação do Conselho para a profissão era entendida pelas lideranças e pouco pelo conjunto dos profissionais do Estado.
Descritores: Sociologia
Enfermagem
Organização Social
História da Enfermagem
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Id: lil-506584
Autor: Peci, Alketa; Figale, Juliana; Oliveira, Fábio de; Barragat, Alexandre; Souza, Conceição.
Título: Oscips e termos de parceria com a sociedade civil: um olhar sobre o modelo de gestão por resultados do governo de Minas Gerais / Oscips and partnership terms with civil society: a view over the results-driven management model of government of the state of Minas Gerais
Fonte: Rev. adm. pública;42(6):1137-1162, nov.-dez. 2008. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que avaliou um dos componentes do choque de gestão adotado pelo governo do estado de Minas Gerais: os termos de parceria estabelecidos com as Oscips. Definido como um conjunto integrado de políticas de gestão pública orientadas para o desenvolvimento, o choque de gestão orienta-se pela gestão por resultados e é baseado numa série de instrumentos de contratualização. A pesquisa de campo realizada no decorrer do ano 2007 verificou como os responsáveis pela contratação (governo) e pela provisão (Oscips) dos serviços estabelecidos nos principais termos de parceria com o governo do estado de Minas Gerais percebem e justificam o modelo de gestão por resultados. Para responder a essa pergunta, três Oscips mineiras foram escolhidas com base na sua diversidade conceitual e operacional. Os dados foram coletados via entrevistas semi-estruturadas com representantes das Oscips e do governo mineiro e foram tratados por meio de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa evidenciam que a orientação por resultados já se encontra incorporada nos discursos das Oscips, mas também destacam alguns paradoxos discursivos relativos à centralidade do novo papel do Estado vis-à-vis a crítica das suas estruturas burocráticas.

The central aim of this paper is to present the results of a research that evaluated one of the components of the 'management shock' adopted by the government of the state of Minas Gerais: the partnership contracts sealed with the Oscips. Defined as an integrated set of development-oriented public management policies, 'Management shock' is a results-driven management model based on several contracting practices. The field research carried out over 2007 verified how the responsible for contracting (government) and implementing (Oscips) the services established in the main partnership contracts with the government of the state of Minas Gerais understand and justify the results-driven management model. To answer this question, three Oscips from Minas Gerais were selected, considering their conceptual and operational diversity. Data were collected through semi-structured interviews with Oscips and Minas Gerais government representatives and were reviewed through content analysis. The research results show that the new management model is already incorporated in the Oscips discourses, but also highlight some discursive paradoxes on the centrality of the State's new role vis-à-vis the criticism of its bureaucratic structures.
Descritores: Administração Pública
Organização Social
-Modernização do Setor Público
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Id: lil-478851
Autor: Osório, Maria Conceição.
Título: Idosos: o "destino" das viúvas em Moçambique / Elderly: the widowa destiny in Moçambique
Fonte: Texto & contexto enferm;8(2):199-208, maio-ago. 1999.
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: Congresso Internacional Família e Violência, Florianópolis, 19-23 abr. 1999.
Resumo: Este trabalho focaliza pessoas idosas, especialmente mulheres viúvas vivendo em Moçambique. Trata da violência enquanto elemento estrutural da organização social de Moçambique onde foram vivenciadas três guerras, nos últimos 30 anos. Foi investigado o impacto do processo de modernização na tradicional sociedade africana. Nos últimos cinco anos poucas organizações não governamentais estão emergindo, entretanto aumenta o numero de beneficiário usando uma filosofia de ajuda simultânea e integração dos idosos na comunidade e influenciando diretamente nas políticas públicas governamentais...
Descritores: Abuso de Idosos
Organização Social
Viuvez
Limites: Humanos
Idoso
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Cadete, Matilde Meire Miranda
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Id: lil-667510
Autor: Raimundo, Jader Sebastião; Cadete, Matilde Meire Miranda.
Título: Qualified listening and social management among health professionals / Escucha calificada y gestión social entre los profesionales de salud
Fonte: Acta paul. enferm;25(spe2):61-67, 2012.
Idioma: en.
Resumo: OBJECTIVE: To verify, by means of reports of health professionals, what an institutional program of in-service training must contain that is focused on the development of the capabilities to accomplish qualified listening. METHODS: A study using a qualitative, descriptive method, conducted by means of interviews with a focus on the social representations of six professionals - nurses, psychologists, occupational therapists and managers - of an ambulatory clinic at the Hospital das Clínicas de Belo Horizonte (MG), about the procedures of social management in the use of this tool. For analysis of the obtained results, we used an instrument "Collective Subject Discourse". RESULTS: A qualitative study with a focus on the social representations about the procedures of social management in the utilization of this tool. CONCLUSION: Qualified listening appeared as a management tool to institutionalize transformative work that enables the forwarding of more effective solutions in health care.

OBJETIVO: Verificar por meio de relatos de profissionais da saúde, o que deve conter um programa institucional de formação em serviço voltado ao desenvolvimento das capacidades destes de realizar escutas qualificadas. MÉTODOS: Estudo de abordagem qualitativa, do tipo descritivo, realizado por meio de entrevistas com foco nas representações sociais de seis profissionais - enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais e gestores - de um Ambulatório do Hospital das Clínicas de Belo Horizonte (MG), sobre os procedimentos de gestão social no uso dessa ferramenta. Para análise dos relatos obtidos, foi empregado o instrumento "Discurso do Sujeito Coletivo". RESULTADOS: Estudo qualitativo com enfoque nas representações sociais sobre os procedimentos de gestão social na utilização desta ferramenta. Para análise foi utilizado o instrumento "Discurso do Sujeito Coletivo". CONCLUSÃO: A escuta qualificada mostrou-se como uma ferramenta de gestão para institucionalizar um trabalho de transformação que possibilite o encaminhamento de soluções mais eficazes na assistência à saúde.

OBJETIVO: Verificar por medio de relatos de profesionales de la salud, lo que debe contener un programa institucional de formación en un servicio volcado al desarrollo de las capacidades de éstos para realizar escuchas calificadas. MÉTODOS: Se trata de un estudio de abordaje cualitativo, de tipo descriptivo, realizado por medio de entrevistas y enfocado en las representaciones sociales de seis profesionales - enfermeros, psicólogos, terapeutas ocupacionales y gestores - de Consultorios Externos del Hospital de las Clínicas de Belo Horizonte (MG), sobre los procedimientos de gestión social en el uso de esa herramienta. Para el análisis de los relatos obtenidos, se empleó el instrumento "Discurso del Sujeto Colectivo". RESULTADOS: El análisis permitió construir tres categorías descriptivas: El significado de escuchar; La comprensión de la escucha calificada; y la gestión social como estrategia del saber hacer. CONCLUSIÓN: La escucha calificada se mostró como una herramienta de gestión para institucionalizar un trabajo de transformación que haga posible el encaminamiento de soluciones más eficaces en la asistencia a la salud.
Descritores: Acolhimento
Organização Social
Pessoal de Saúde
-Epidemiologia Descritiva
Pesquisa Qualitativa
Limites: Humanos
Responsável: BR1.2 - Biblioteca Central



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