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Id: lil-765050
Autor: Gomes, William B; Fradkin, Chris.
Título: Editorial
Fonte: Psicol. reflex. crit;28(supl.1):1-1, 2015.
Idioma: en.
Descritores: Psicologia/história
Publicação Periódica
Educação de Pós-Graduação
Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico
-Brasil
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR574.2 - Biblioteca


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Id: lil-596123 LILACS-Express
Autor: Anon.
Título: Errata
Fonte: Psicol. reflex. crit;24(2):410-410, 2011.
Idioma: pt.
Descritores: Publicações Periódicas como Assunto
Psicologia
Tipo de Publ: Errata
Responsável: BR574.2 - Biblioteca


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Id: biblio-1016153
Autor: Cunha, Olívia Rodrigues da; Vandenberghe, Luc.
Título: Manifestações Emocionais do Terapeuta Durante as Sessões: Por que Arriscar-se e Quais Benefícios Esperar? / Emotional Manifestations of the Therapist During Sessions: Why Take Risks and What Benefits to Expect? / Manifestaciones Emocionales del Terapeuta Durante las Sesiones: ¿Por qué Arriesgarse y qué Beneficios Esperar?
Fonte: Psicol. ciênc. prof;39:e178057, jan.-mar.2019. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: A teorização contemporânea enfatiza o envolvimento emocional do terapeuta no relacionamento terapêutico. O objetivo desse estudo é compreender como esse envolvimento se dá na prática clínica e por que terapeutas escolham esse caminho. Foi desenvolvido um estudo a partir de entrevistas a 14 terapeutas, com perguntas sobre como utilizam suas emoções em sessão e quais benefícios visam com essa ação. A análise e categorização dos dados encontrados foram pautadas nos preceitos da Grounded Theory Analysis. Os resultados sugerem que terapeutas expõem suas emoções em sessão com objetivo de diagnóstico e como intervenção terapêutica, promovendo comportamentos alvo e maior consciência de processos interpessoais no cliente. Para o terapeuta, trabalhar com suas emoções pode acarretar em transformações tanto pessoais quanto profissionais. Em uma relação emocionalmente próxima, aberta e genuína no consultório, não só o cliente, mas também o terapeuta é transformado. Assim, a mudança que ocorre no processo terapêutico não deve ser pensada como um processo unilateral....(AU)

Contemporary theory emphasizes the therapist's emotional involvement in the relationship with the client. The aim of this study is to explore how this emotional involvement happens in practice and why therapists choose this option. A study questioned 14 therapists in semi-structured interviews about how they use their emotions and what gains they attribute to this intervention. The analysis and categorization of the data obtained followed the principles of Grounded Theory Analysis. The results suggest that the disclosure of the therapist's emotions in session can help diagnosis and serve as a tool for therapeutic progress, including development of client target behaviors, and increased interpersonal process awareness. For therapists, working with their emotions can promote both personal and professional change. Not only the client, but the therapist as well, is transformed with each open and genuine close relationship in the therapist's office. As such, the change in treatment should not be thought of as a one-way process....(AU)

La teorización contemporánea enfatiza la implicación emocional del terapeuta en la relación terapéutica. El objetivo de este estudio es comprender cómo esta implicación se da en la práctica clínica y por qué los terapeutas eligen ese camino. Se desarrolló un estudio a partir de entrevistas a 14 terapeutas, con preguntas sobre cómo utilizan sus emociones en sesión y cuáles beneficios visan con esa acción. El análisis y categorización de los datos encontrados se basó en los preceptos de Grounded Theory Analysis. Los resultados sugieren que los terapeutas exponen sus emociones en sesión con objetivo de diagnóstico y como intervención terapéutica, promoviendo comportamientos objetivo y mayor conciencia de procesos interpersonales en el cliente. Para el terapeuta, trabajar con sus emociones puede acarrear en transformaciones tanto personales como profesionales. En una relación emocionalmente cercana, abierta y genuina en el consultorio, no sólo el cliente, pero también el terapeuta es transformado. Así, el cambio que ocurre en el proceso terapéutico no debe ser pensado como un proceso unilateral....(AU)
Descritores: Comportamento
Diagnóstico
Emoções
Terapeutas Ocupacionais
-Psicologia
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-998511
Autor: Fernandes, Sarah Ruth Ferreira; Seixas, Pablo de Sousa; Yamamoto, Oswaldo Hajime.
Título: Psicologia e concepções de formação generalista / Psychology and generalist training concepts / Psicología y conceptos de formación generalista
Fonte: Psicol. Educ. (Online);(47):57-66, dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: A formação generalista representa um consenso nos debates de formação em Psicologia, entretanto, o termo revela sentidos diferentes, conforme o período da história da Psicologia e a partir das reformas curriculares. Diante disso, o presente estudo investigou as concepções a respeito da formação generalista em três cursos de Psicologia de instituições de ensino superior da cidade de Natal-RN. Analisou-se o Projeto Pedagógico dos três cursos e foram realizadas entrevistas com os coordenadores e um docente que participou da implementação de cada projeto. Como resultado, foram identificadas três concepções de generalismo, presentes em todos os cursos: a) abranger a diversidade teórico-metodológica e de campos profissionais da Psicologia, mas de maneira integrada, por meio da formação para a pesquisa e do debate interdisciplinar para a compreensão da realidade; b) preparar para atividades profissionais e acadêmicas voltadas para variados espaços, permitindo ao futuro profissional se adequar às oportunidades do mercado; c) evitar a especialização precoce em uma das áreas da Psicologia. A despeito de tais concepções, os cursos enfrentam o pouco investimento em pesquisa, a superficialidade no ensino filosófico e epistemológico e a predominância da Psicologia clínica. Assim, a formação atual, ainda centralizada no preparo para o mercado, é entrave à formação generalista do aluno e a diversificação do currículo.

Generalist training represents a consensus in Psychology graduation debates, however, the term reveals different meanings according to the period of the history of Psychology and the curricular reforms. Thus, the present study investigates different conceptions regarding generalist training in three higher education Psychology courses in the city of Natal-RN. The Pedagogical Projects of three courses were evaluated and interviews were conducted with the coordinators and a professor, in each course, who participated in the implementation of each Pedagogical Project. As result, three main conceptions of generalism present in all courses were systematized: a) to involve the theoretical and methodological diversity and also the professional fields of psychology, in an integrated way, by training for research and the interdisciplinary debate for the understanding of reality; b) Another conception also related to this is the preparation for general activities that lead to broad competencies, which are applied to the different areas and offer the future psychologists the best adaptation to the professional market opportunities; c) Another conception evaluated was the one on which the generalist training must avoid an early formation in a specific field of Psychology. In spite of such conceptions, the courses face low investment in research, superficiality in the philosophical and epistemological teaching and predominance of clinical Psychology. Thus, the current formation, still centralized in the preparation for the market, intercepts the generalist training and the diversification of the curriculum.

La formación generalista representa un consenso en los debates sobre la formación en Psicología, sin embargo el termo revela diferentes sentidos de acuerdo con el período de la historia de la Psicología y a partir de las reformas curriculares. El presente estudio investigó concepciones sobre la formación generalista en tres cursos de Psicología pertenecientes a instituciones de educación superior de la ciudad de Natal-RN. Los Proyectos Pedagógicos de cada curso fueron analizados y fueran realizadas entrevistas con los coordinadores y un profesor participante de la ejecución del proyecto en cada institución. Como resultado, tres concepciones principales de generalismo, presentes en todos los cursos, fueron sistematizadas: a) abarcar la diversidad teórico metodológica y de campos profesionales de la Psicología, pero de modo integrado, por medio de la formación para la investigación y el debate interdisciplinario para la comprensión de la realidad; b) la preparación para las actividades profesionales y académicas orientadas hacia diferentes espacios, permitiendo al futuro profesional adecuarse a las oportunidades del mercado; c) la tercera consiste en evitar la especialización prematura en apenas un campo de la Psicología. A pesar de tales concepciones, los cursos sufren con poca inversión en el campo de la investigación, superficialidad en la educación filosófica y epistemológica, así como con la predominancia de la Psicología clínica. De esta manera, la formación actual, todavía centralizada en la preparación para el mercado, dificulta la formación generalista del alumno y la diversificación del currículo.
Descritores: Psicologia/educação
Currículo
Educação Superior
Capacitação Profissional
Limites: Humanos
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-998478
Autor: Barbosa, Luciana Mara Tachini; Facci, Marilda Gonçalves Dias.
Título: Contribuições da psicologia histórico-cultural para o ensino médio: conhecendo a adolescência / The contributions of historical and cultural psychology for high school: knowledge on adolescence / Contribuciones de la psicología histórico-cultural para la enseñanza secundaria: conociendo la adolescencia
Fonte: Psicol. Educ. (Online);(47):47-55, dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Os embates presentes na realidade educacional brasileira pela legitimação de uma educação de qualidade associados à crescente necessidade de se pensar a educação escolar dos adolescentes, no ensino médio, motivaram o desenvolvimento deste trabalho. O objetivo foi identificar a concepção de adolescência expressa no projeto político pedagógico (PPP) de escolas de educação básica, analisando em que medida essa concepção pode contribuir para o desenvolvimento psicológico destes estudantes. Foram estudados sete projetos políticopedagógicos de escolas estaduais do noroeste do Paraná. Dentre os resultados, constatou-se que 40% das escolas pesquisadas não abordaram a adolescência. Naquelas que tratam dessa fase de desenvolvimento ainda se evidenciou que nem todas têm clareza da importância de estudar esta fase da vida do sujeito como um caminho para fortalecer as práticas pedagógicas e, sobretudo, dos professores no processo ensino-aprendizagem dos adolescentes. Tomando-se como base o aporte teórico da psicologia histórico-cultural, ao se focalizar a relação trabalho, educação e ensino médio, o processo ensino-aprendizagem e a adolescência, conclui-se pela necessidade de aprofundamento nos estudos sobre a adolescência no universo educacional. Considera-se importante, ainda, a ampliação do acesso dos educadores às produções da psicologia histórico-cultural, por se defender uma educação que priorize a mediação dos conteúdos sistematizados pela humanidade e que favoreça a formação omnilateral do sujeito no ensino médio.

The present study was triggered by the struggles, current in Brazilian education, to ensure quality education, associated with the growing need of discussing adolescents' schooling in high school. The concept of adolescence expressed in the pedagogical political project (PPP) of basic education schools is identified through an analysis on how the concept may contribute towards the students' psychological development. Seven PPPs of state schools in the northwestern region of the state of Paraná, Brazil, were analyzed. Results reveal that 40% of schools under analysis failed to take an approach towards adolescence. Not all schools that deal with this development phase have a clear idea of the importance of studying this particular life phase of the subject to strengthen pedagogical practices and, especially, teachers within the adolescents' teaching-learning process. Foregrounded on the theoretical approach of the historical and cultural psychology within the relation involving labor, education and high school, the teaching-learning process and adolescence, there is a need for in-depth studies on adolescence within overall education. Broadening of educators' access to the productions of the historical and cultural psychology is highly relevant because it highlights education that prioritizes the mediation of contents and favors the subject's multi-lateral formation in high school.

Los enfrentamientos presentes en la realidad educacional brasileña por la legitimación de una educación de calidad asociados a la creciente necesidad de pensarse la educación escolar de los adolescentes, en la enseñanza secundaria, han motivado el desarrollo de este estudio. El objetivo fue identificar la concepción de adolescência expresada en el proyecto político pedagógico (PPP) de escuelas de educación primaria, analizando en qué medida esa concepción puede contribuir para el desarrollo psicológico de estos estudiantes. Se estúdio siete proyectos político-pedagógicos de escuelas estaduales del noroeste de Paraná. Entre los resultados, se constató que el 40% de las escuelas investigadas no abordaron la adolescencia. En aquellas que tratan de esa etapa de desarrollo aún se evidenció que no todas tienen claridad sobre la importancia de estudiarse esta fase de la vida del sujeto como un camino para fortalecer las prácticas pedagógicas y, especialmente, de los profesores en el proceso enseñanza-aprendizaje de los adolescentes. Tomándose como base el aporte teórico de la psicología histórico-cultural, al focalizar la relación trabajo, educación y enseñanza secundaria, el proceso enseñanzaaprendizaje y la adolescencia, se concluye por la necesidad de profundizarse los estudios sobre la adolescência en el universo educacional. Se considera importante, aún, la expansión del acceso de los educadores a las producciones de la psicología histórico-cultural, por defenderse una educación que priorice la mediación de los contenidos sistematizados por la humanidad y que favorezca la formación unilateral del sujeto en la enseñanza secundaria.
Descritores: Psicologia
Adolescente
Ensino Fundamental e Médio
Educação
Limites: Humanos
Adolescente
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-976639
Autor: Féres-Carneiro, Terezinha; Gomes, William B; Hutz, Claudio S; Remor, Eduardo.
Título: Editorial to 30th anniversary: historical links between the Psicologia: Reflexão e Crítica and the postgraduate psychology program at Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brazil)
Fonte: Psicol. reflex. crit;31:18, 2018.
Idioma: en.
Descritores: Psicologia/história
Publicação Periódica
Educação de Pós-Graduação/história
-Psicologia/educação
Brasil
Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR574.2 - Biblioteca


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Id: biblio-1056216
Autor: Cardoso, Áurea Alves; Coimbra, Cecília Maria Bouças.
Título: Banzeirar: fazendo ribeirinhar certas práticas ditas de cuidado / Banzeirar: making ribeirinhar certain practices supposed as care
Fonte: Fractal rev. psicol;31(spe):185-194, set.-dez. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Neste artigo, inspirado nos passos de Conceição Evaristo, ensaiamos uma "Escrevivência". A partir de epistemologias ribeirinhas, negras e indígenas, buscamos problematizar práticas ditas de cuidados presentes na área da psicologia que têm se aliado a lógicas repressoras, controladoras e punitivas - vide o contexto no qual foi regulamentada no Brasil. Para fazer essa discussão, partimos do entendimento de que o racismo é estruturante na constituição da sociedade e, portanto, ele deve estar no centro de nossas discussões. Assim, ensaiamos, neste trabalho, pensar práticas de cuidado aliadas que valorizem os protagonismos/protagonistas dos moradores sobreviventes da guerrilha do Araguaia, de ribeirinhos, negros e indígenas. Desse modo, através de nossa escrita, apostamos em ações que estejam comprometidas com modos localizados de existir e que tenham como protagonistas as pessoas para as quais essas políticas são pensadas, partindo das noções de mundo que querem construir.(AU)

In this article, inspired by Conceição Evaristo's footsteps, we rehearse a "Escrevivência". Based on riverine, black and indigenous epistemologies, we seek to problematize the practices of care present in the area of psychology that have been associated with repressive, controlling and punitive logics - see the context in which it was regulated in Brazil. To make this discussion, we begin with the understanding that racism is structuring in the constitution of society and, therefore, it must be at the center of our discussions. Therefore, we rehearsed, in this work, to think of allied care practices that value the protagonisms/protagonists of the surviving residents of the Araguaia guerrillas, of riverine, black and indigenous people. Therefore, through our writing, we bet on actions that are committed to localized ways of existing and that have as protagonists the people for whom these policies are thought, starting from the notions of the world they want to build. We pursue with such actions to have the indigenous, black, Afro-indigenous and ribeirinhas bodies/visions in the process of thinking and actualizing practices aimed at the care of the population.(AU)
Descritores: Psicologia
Racismo
Povos Indígenas
Limites: Humanos
Responsável: BR13.2 - Biblioteca Central de Gragoatá


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Id: biblio-895296
Autor: Tristão, Kelly Guimarães; Avellar, Luziane Zacché; Ribeiro Neto, Pedro Machado.
Título: Acompanhamento terapêutico: concepções sobre a prática e setting terapêutico / Therapeutic accompaniment: conceptions about the practice and therapeutic setting
Fonte: Pesqui. prát. psicossociais;12(3):1-15, set.-dez. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo objetiva compreender os significados atribuídos ao Acompanhamento Terapêutico (AT) na visão de psicólogos que atuam ou atuaram como acompanhantes terapêuticos, sendo abordadas suas concepções sobre a prática e especificamente o setting terapêutico. Foram realizadas 10 entrevistas semiestruturadas e analisamos os dados obtidos a partir da modalidade de Análise Temática. Os principais significados sobre o AT se referiram à construção de autonomia, reabilitação psicossocial e retomada de funções do cotidiano, e do setting como atividade eminentemente realizada no espaço público, constituída por situações imprevistas. O AT possibilita o resgate de atividades, produzindo transformações no cotidiano dos acompanhados e também na prática dos profissionais, os quais adquirem uma nova visão do "tratamento" e dos sucessos que o acompanhado conquista. Por fim, destaca a importância de que a gestão pública atente para a necessidade de contratação de profissionais que executem o AT.

This article aims to understand the meanings attributed to the Therapeutic Accompaniment (TA) in the view of psychologists who work or have worked as therapeutic companions, being addressed his views on the practice and specifically the "therapeutic setting". Were conducted 10 semi-structured interviews and analyzed the data obtained from the modality of thematic analysis. The main meanings of the TA refers to the construction of autonomy, psychosocial rehabilitation and resumption of everyday functions, and setting as eminently activity performed in the public space, consisting of unforeseen situations. The TA enables the rescue activities, producing changes in the daily lives of accompanied and also in professional practice, which acquire a new vision of "treatment" and the successes that the followed conquest. Finally, we highlight the importance of public management watch out for the need for hiring professionals running the TA.

Este artículo objetiva comprender los significados atribuidos a la Acompañamiento Terapéutico (AT) para psicólogos que trabajan o han trabajado como acompañantes terapéuticos, se dirigió a sus puntos de vista sobre la práctica y el "setting terapéutico". Se llevaron a cabo 10 entrevistas semiestructuradas y analizados los datos obtenidos a partir de la análisis temático. Los principales significados de la AT se refiere a la construcción de la autonomía, la rehabilitación psicosocial y la reanudación de las funciones cotidianas, y el "setting" estableciendo como actividad eminentemente realizado en el espacio público, que consiste en situaciones imprevistas. El AT permite los cambios en la vida cotidiana de acompañado y también en la práctica profesional, que adquieren una nueva visión del "tratamiento" y los éxitos que se siguieron. Finalmente, destacamos la importancia de la gestión pública atento a la necesidad de la contratación de profesionales que ejecutan el AT.
Descritores: Saúde Mental
Continuidade da Assistência ao Paciente
-Psicologia
Desinstitucionalização
Assistência à Saúde Mental
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-895269
Autor: Arpini, Dorian Mônica; Savegnago, Sabrina Dal Ongaro; Witt, Cibele dos Santos.
Título: O ponto de vista de adolescentes em situação de vulnerabilidade social sobre o agressor sexual / The perspective of adolescents in situation of socially vulnerability about the sexual offender / El punto de vista de adolescentes en situación de vulnerabilidad social sobre el agresor sexual
Fonte: Pesqui. prát. psicossociais;12(2):247-262, ago. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: O estudo aborda a temática da violência sexual, com foco na relação de familiaridade entre autores e vítimas. Foram realizados grupos focais com 30 meninas e 23 meninos em duas instituições de ensino de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. Os resultados, após Análise de Conteúdo, indicam que, na compreensão dos adolescentes, a maioria das situações de violência sexual envolve relações familiares, sendo o pai e o padrasto os principais autores. Essa relação de proximidade dificultaria a revelação pela consequente ruptura das relações familiares. Os adolescentes consideram que os agressores deveriam receber uma pena rigorosa, pois o sofrimento imposto às vítimas teria sido intenso. As considerações finais apontam a complexidade da violência sexual, sobretudo quando esta envolve membros da família, e destacam a importância da revelação e a necessidade de responsabilização e atendimento.

This study approaches the theme of sexual assault, focusing on the familiarity of the relationships between offenders and victims. Focal groups were performed, included 30 girls and 23 boys from two schools of a city in the interior of Rio Grande do Sul. The results, after the analysis of content, indicate that adolescents understand the majority of sexual assault situations involve family relationships. The father and the stepfather were the two people most mentioned as offenders. The closeness of the relationship between the victim and the offender is conceived as an element that would hinder disclosure the situation, since it could cause rupture in family relationships. The adolescents consider that the offenders should be hardly punished, since suffering imposed to the victim is considered intense. Final considerations approach the complexity of the sexual assault, especially when it involves family members, highlighting the relevance of disclosure and the need for responsabilization and provision of care.

Este estudio aborda el tema de la violencia sexual y enfoca la relación de familiaridad entre perpetradores y víctimas. Fueron realizados grupos focales con 23 niños y 30 niñas vinculados a dos instituciones de enseñanza en una ciudad del interior de Rio Grande do Sul. Los resultados del Análisis de Contenido, indican que conforme la comprensión de los adolescentes la mayoría de las situaciones de violencia sexual involucran a las relaciones familiares, siendo el padre y el padrastro los más apuntados como perpetradores. Esta relación de proximidad dificultaría la revelación por la consiguiente ruptura de las relaciones familiares. Los adolescentes consideran que los agresores deberían recibir una condena muy rigurosa, porque el sufrimiento infligido a las víctimas habría sido intenso. Las conclusiones apuntan a la complejidad de la violencia sexual, sobre todo cuando se trata de miembros de la familia y resaltan la importancia de la revelación y la necesidad de la rendición de cuentas y atendimiento a las víctimas.
Descritores: Maus-Tratos Infantis
Vulnerabilidade Social
-Psicologia
Delitos Sexuais
Maus-Tratos Infantis/psicologia
Relações Familiares
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1056229
Autor: Almeida, Eliane Monteiro de; Tavares Junior, Frederico Augusto; Ferreira, Giselle Gama Torres.
Título: Algumas pistas sobre o marketing ambiental pelo olhar da psicossociologia / Some clues about environmental marketing through the view of psychsociology
Fonte: Fractal rev. psicol;31(spe):269-275, set.-dez. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Este ensaio teórico busca uma reflexão crítica sobre o marketing ambiental, pelo olhar da psicossociologia, para discutir sobre o conceito de ecosofia, enfocando como ocorrem os processos de agenciamento de enunciação de um "rizoma verde" na captura de modos de ser "ecológico" ou "ecopsicossocial". Desta forma, o presente trabalho visa trazer uma proposta contra-hegemônica, consubstanciada pelo olhar da esquizoanálise, de modo a romper antigas formas de pensar e produzir conhecimento na pesquisa em ciências humanas e sociais. O objetivo central é pensar sob a égide do conceito das três ecologias - conforme postulado por Félix Guattari - por meio dos paradigmas da sociedade de controle e do Capitalismo Mundial Integrado (CMI) como são produzidas as "subjetividades verdes" que exploram recursos naturais e produtilizam a natureza. A pesquisa é bibliográfica, fundamentada nas pistas teóricas trilhadas por Félix Guattari, Gilles Deleuze e por outros autores que dialogam com seus pensamentos. As pistas sugerem uma discussão psicossocial que desvela novos rumos para a ressignificação do marketing ambiental, apontando para a necessidade de se pensar um novo "marketing ecosófico" baseado nas três ecologias, bem como pensado sob um novo paradigma ético-político e estético, no qual as relações socioambientais sejam priorizadas.(AU)

This theoretical essay seeks a critical reflection on environmental marketing, through the view of psychosociology, to discuss under the concept of ecosophy as occur the processes of agency of enunciation of a "green rhizome" in the capture of modes of being "ecological" or "ecopsicossocial". Thus, the study aims to bring a counter-hegemonic proposal, consubstantiated by the schizoanalytic view, in order to break with old ways of thinking and produce knowledge in research in human and social sciences. The central objective is to think under the aegis of the concept of the three ecologies - as postulated by Félix Guattari- through the paradigms of the control society and Integrated World Capitalism (IWC) howare produced the "green subjectivities" thatexploit natural resources and produce nature. The research is bibliographical, based on the theoretical tracks traced by Félix Guattari, Gilles Deleuze and other authors who dialogue with their thoughts. The clues suggest a psychosocial discussion that reveals new directions for the re-signification of environmental marketing, pointing to the need to think about a new "ecosophy-marketing" based on the three ecologies, as well as thinking under a new ethical paradigm - political and aesthetic, in which socio-environmental relations are prioritized.(AU)
Descritores: Psicologia
Sociologia
Marketing
Meio Ambiente
Responsável: BR13.2 - Biblioteca Central de Gragoatá



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