Base de dados : LILACS
Pesquisa : SP8.946.936.991.964 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 4992 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 500 ir para página                         

  1 / 4992 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Bosi, Maria Lúcia Magalhäes
Texto completo
Id: lil-702590
Autor: Leite, Débora Cabral; Andrade, Andréa Batista; Bosi, Maria Lúcia Magalhães.
Título: A inserção da Psicologia nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família / The integration of Psychology in units of support for the Family Health Program
Fonte: Physis (Rio J.);23(4):1167-1187, 2013.
Idioma: pt.
Resumo: O lugar da Psicologia no âmbito da atenção básica à saúde, mais especificamente no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), aufere visibilidade em decorrência do alto índice de demanda em saúde mental nas comunidades em vulnerabilidade psicossocial, exigindo uma compreensão mais aprofundada acerca de suas novas atribuições. Destarte, este estudo objetivou analisar a inserção da Psicologia no NASF, identificando os desafios e potencialidades da sua atuação na atenção básica com base nas percepções de psicólogos que atuam nos NASF de Juazeiro do Norte-Ceará. Esta pesquisa fundamentou-se na metodologia qualitativa. As técnicas selecionadas para obtenção de material empírico foram a entrevista semiestruturada e a observação estruturada. O processamento e a interpretação do material obtido orientaram-se pela Análise do Discurso. Os resultados possibilitaram a discussão de três temáticas: 1) o papel da Psicologia no NASF; 2) a implantação do NASF na rede de atenção à saúde; e 3) os desafios da interdisciplinaridade na atenção básica. Os achados evidenciaram que a Psicologia ainda encontra entraves para uma atuação intersetorial e interdisciplinar na atenção básica; não obstante, percebe-se que ela está buscando novas formas de atuação para responder às demandas de saúde no território analisado.

The place of Psychology in the context of primary health care, specifically, in units of support for the Family Health Program (NASF) gains visibility due to the high level of demand on mental health in communities with psychosocial vulnerability, requiring deeper understanding about their new assignments. Thus, this research aimed to analyze the insertion of Psychology at NASF, identifying challenges and potentials of their performance in primary care based on perceptions of psychologists working at NASF in the city of Juazeiro do Norte-CE, Brazil. This is grounded in qualitative research methodology, and the techniques selected for obtaining empirical material were the semi-structured interviews and systematic observation. For the processing and interpretation of material obtained, we used the Discourse Analysis. The results allowed the discussion of three themes: 1) the role of psychology in NASF; 2) the implementation of NASF in the health network, and 3) the challenges of interdisciplinarity in primary care. The findings showed that Psychology still faces difficulties for an inter-sectoral and interdisciplinary work in primary care. However, it is clear that Psychology is seeking new ways of working to meet new health care demands in the city of Juazeiro do Norte.
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Psicologia
Sistema Único de Saúde
Saúde Pública
Saúde da Família
Assistência à Saúde Mental
-Equipe de Assistência ao Paciente
Brasil
Saúde Mental
Educação em Saúde
Vulnerabilidade Social
Pesquisa Qualitativa
Narrativa Pessoal
Integralidade em Saúde
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


  2 / 4992 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1148506
Autor: Coelho, Gilson Gomes; Arruda, Ana Carolina Carvalho; Carneiro, Anna Lícya Ferreira; Lima, Eliane Soares; Barros, João Henrique Oliveira.
Título: Uma proposta histórico-cultural do fazer clínico: relato de experiência em oficinas terapêuticas / Una propuesta histórico-cultural de práctica clínica: informe de experiencia en talleres terapéuticos / A historical-cultural proposal of clinical practice: experience report in therapeutic workshops
Fonte: Barbarói;(56):223-245, jan.-jun. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Este trabalho trata-se de um registro teórico-prático, descritivo e qualitativo, referente a experieÌ‚ncia de Estágio Básico em Psicologia Clínica, da Faculdade Católica Dom Orione. O mesmo ocorreu nas dependências de um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi). O estágio referido foi realizado através de observações em oficinas terapêuticas, com público alvo de adolescentes, teve como principal intuito favorecer a constituição de vínculos entre estagiários, mediadores das oficinas, adolescentes usuários e familiares, levantando as principais demandas ali expostas, e conseguinte elaborar ações de acordo com os embasamentos teóricos da abordagem histórico-cultural, articulando teoria e prática, aspirando a materialização das emoções e vivências do grupo acompanhado, bem como compreender o processo de subjetividade dos adolescentes a partir de um fazer psicológico para além da clínica. No decorrer das observações foi compreendido que existe um distanciamento entre o serviço ideal e o que é ofertado, tornando factível a correlação entre teoria e prática do psicólogo dentro da instituição, considerando que se faz necessário suscitar reflexões respaldadas em experiências pertinentes às ações desenvolvidas nestes espaços, que tem como projeto um novo modelo de saúde mental, com o propósito de promover um serviço cada vez mais pautado na ética, no respeito e no compromisso social e político, com vistas a reivindicar o direito das pessoas a um serviço cada vez mais preparado para acolher as necessidades individuais de cada um, visando sempre a promoção de saúde.(AU)

Este trabajo es un registro teórico-práctico, descriptivo y cualitativo, que se refiere a la experiencia de la pasantía básica en psicología clínica, en la Facultad Católica Dom Orione. Lo mismo ocurrió en las instalaciones de un Centro de Atención Psicosocial para Niños y Jóvenes (CAPSi). La pasantía referida se realizó a través de observaciones en talleres terapéuticos, con un público objetivo de adolescentes, cuyo objetivo principal era favorecer el establecimiento de vínculos entre pasantes, mediadores de talleres, usuarios adolescentes y miembros de la familia, elevando las principales demandas expuestas allí y, en consecuencia Desarrollar acciones de acuerdo con los fundamentos teóricos del enfoque histórico-cultural, articulando teoría y práctica, aspirando a materializar las emociones y experiencias del grupo acompañado, así como a comprender el proceso de subjetividad de los adolescentes desde un punto de vista psicológico más allá de la clínica. Durante las observaciones, se entendió que existe una brecha entre el servicio ideal y lo que se ofrece, lo que hace posible la correlación entre la teoría y la práctica del psicólogo dentro de la institución, considerando que es necesario plantear reflexiones respaldadas por experiencias pertinentes a las acciones desarrolladas en estos espacios, cuyo proyecto es un nuevo modelo de salud mental, con el objetivo de promover un servicio cada vez más guiado por la ética, el respeto y el compromiso social y político, con el objetivo de reclamar El derecho de las personas a un servicio cada vez más preparado para satisfacer las necesidades individuales de cada uno, siempre con el objetivo de promover la salud.(AU)

This paper is a theoretical-practical, descriptive and qualitative record, referring to the experience of Basic Internship in Clinical Psychology, at Católica Dom Orione College. The same occurred on the premises of a Child and Youth Psychosocial Care Center (CAPSi). The referred internship was carried out through observations in therapeutic workshops, with a target audience of teenagers, whose main purpose was to favor the establishment of bonds between interns, workshop mediators, teenagers users and family members, raising the main demands exposed there, and consequently develop actions according to the theoretical foundations of the historical-cultural approach, articulating theory and practice, aspiring to materialize the emotions and experiences of the accompanied group, as well as understanding the process of subjectivity of teenagers from a psychological way beyond the clinic. During the observations, it was understood that there is a gap between the ideal service and what is offered, making the correlation between theory and practice of the psychologist within the institution feasible, considering that it is necessary to raise reflections supported by experiences pertinent to the actions developed in these spaces, whose project is a new mental health model, with the purpose of promoting a service increasingly guided by ethics, respect and social and political commitment, with a view to claiming the right of people to a service increasingly prepared to accommodate the individual needs of each one, always aiming at health promotion.(AU)
Descritores: Psicologia
Psicologia Clínica
Saúde Mental
Adolescente
Serviços de Saúde do Adolescente
-Promoção da Saúde
Limites: Humanos
Adolescente
Responsável: BR1314.1 - Biblioteca Central


  3 / 4992 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Cuba
Texto completo
Id: biblio-1142861
Autor: Alba Pérez, Lucía del Carmen; Gil Alba, Héctor Luis; Pérez de la Paz, Jose Rogelio; Sosa Saborit, Yinet.
Título: La enseñanza del método clínico ¿exclusivo solo en Medicina? / Is the teaching of the clinical method only exclusive for Medicine?
Fonte: Edumecentro;12(4):242-247, oct.-dic. 2020.
Idioma: es.
Resumo: RESUMEN Aplicar el método clínico en función del diagnóstico no es exclusivo de la práctica médica, todo profesional de la salud, incluyendo los especialistas en psicología, lo utiliza en labores asistenciales para establecer la relación diagnóstico-terapéutica; pero este método se complementa con el epidemiológico. Ambos se combinan para optimizar la práctica y docencia médicas, con beneficios en el ejercicio formativo. Es objetivo de los autores destacar la esencia de enseñarlos de forma integrada en la que se valore al paciente como un ser biopsicosocial.

ABSTRACT Applying the clinical method based on the diagnosis is not exclusive to medical practice, every health professional, including psychology specialists, uses it in care work to establish the diagnosis-therapeutic relationship; but this method is complemented by the epidemiological one. Both are combined to optimize practice and medical teaching, with benefits in training. It is the objective of the authors to highlight the essence of teaching them in an integrated way in which the patient is valued as a biopsychosocial being.
Descritores: Psicologia
Estudantes de Medicina
Educação Médica
Aprendizagem
Responsável: CU425.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas de Villa Clara


  4 / 4992 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-743541
Autor: Magnus, Cláudia de Negreiros; Merlo, Álvaro Roberto Crespo.
Título: Sofrimento-prazer: dinâmica do trabalho de profissionais de saúde mental de um hospital psiquiátrico público / Suffering-pleasure: dynamics of work of mental health professionals public of a psychiatrichHospital / El Dolor-placer: dinámica de trabajo de los profesionales de salud mental de un hospital psiquiátrico público
Fonte: Psico (Porto Alegre);43(2):185-192, abr.-jun. 2012.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo trata da dinâmica do trabalho de profissionais de saúde mental de um hospital psiquiátrico público do estadodo Rio Grande do Sul e suas implicações em relação ao sofrimento e ao prazer. O aporte teórico metodológico utilizadona pesquisa foi o da Psicodinâmica do Trabalho. Os dados foram obtidos através da pré-pesquisa e dos encontrosrealizados com o grupo de trabalhadores que atuam em unidades de internação de pacientes agudos. Constatou-se queestes trabalhadores utilizam estratégias coletivas de defesa e estratégias coletivas de saúde. No entanto, tais estratégias operam de forma conservadora porque não alteram o modo pelo qual o trabalho está organizado, mas, permitemminimizar o sofrimento e obter algum prazer.

This article discusses the dynamics of the work done by mental health professionals in a public psychiatric hospital of Rio Grande do Sul, and its implications related to suffering and pleasure. The theoretical-methodological subsidy usedwas the Psychodynamics at Work. Data were collected through pre-research and meetings with the group of workers,constituted of professionals working in inpatient units for acute patients. It was verified that they use collectivedefensive strategy and collective strategies of health. However, such strategies operate in a conservative model because they do not change the way work is organized but just allow minimizing the suffering and getting some pleasure.

Este artículo aborda la dinámica del trabajo de los profesionales de salud mental en un hospital psiquiátrico públicodo Rio Grande do Sul y sus implicaciones en relación con el sufrimiento y el placer. La investigación teórica ymetodológica fue la psicodinámica de Trabajo. Los datos fueron obtenidos a través de la pre-investigación y reuniones con el grupo de trabajadores, formada por profesionales que trabajan en unidades de pacientes agudos. Se encontró que estos trabajadores hacen uso de estrategias de defensa colectiva, así como estrategias colectivas de la salud. Sin embargo, estas funcionan de manera conservadora, por no cambiar la forma de organizar el trabajo, pero le permiten minimizar el dolor y obtener placer.
Descritores: Psicologia
Saúde Mental
Saúde do Trabalhador
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto Jovem
Responsável: BR1323.1 - Biblioteca Central Irmão José Otão


  5 / 4992 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1135769
Autor: Souza, Laura Vilela e.
Título: Psychologist-user discursive practices in the quotidian of a CRAS / Práticas discursivas entre psicóloga/o e usuária/o no cotidiano de um cras / Prácticas discursivas de psicólogo-usuario en el cotidiano de un cras
Fonte: Psicol. Estud. (Online);25:e43673, 2020.
Idioma: pt.
Projeto: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Resumo: RESUMO. O objetivo desta pesquisa foi o de compreender as práticas discursivas entre psicóloga/o e usuária/o no cotidiano de um serviço de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social no Brasil. Para tanto, foi observado o cotidiano de um Centro de Referência em Assistência Social. O registro em diário de campo foi analisado a partir da proposta teórico-metodológica construcionista social de análise de práticas discursivas e produção de sentidos. Os sentidos sobre relacionamento psicólogo/a-usuários/as nessas práticas foram discutidos em termos dos jogos de posicionamentos que implicavam e dos discursos sociais que os atravessavam. Destacaram-se a disputa de entendimentos entre profissional e usuária/o sobre possíveis planos de ação, a influência de discursos de julgamento moral e responsabilização individual nesse processo, os efeitos do lugar da/o profissional como especialista, a dificuldade de se pensar estratégias com o foco grupal, coletivo e comunitário e os efeitos de um olhar psicologizante sobre a/o usuária/o.

RESUMEN. El objetivo de esta investigación fue el de comprender las prácticas discursivas de psicólogo y usuario en el cotidiano de un servicio de protección social básica del Sistema Único de Asistencia Social en Brasil. Para ello, se realizó la observación en el cotidiano de un Centro de Referencia en Asistencia Social. Se analizó el registro en diario de campo a partir de la propuesta teórico-metodológica construccionista social de análisis de producción de sentidos. Los sentidos sobre relación psicólogo-usuarios en esas prácticas fueron discutidos en términos de los juegos de posicionamientos que implicaban y de los discursos sociales que los atravesaban. Se destacaron la disputa de entendimientos entre profesional y usuario sobre los planes de acción, la influencia de discursos de juicio moral y responsabilización individual en ese proceso, los efectos del lugar del profesional como especialista, la dificultad de pensar estrategias con el objeto el foco grupal, colectivo y comunitario y los efectos de una mirada psicologizante sobre el usuario.

ABSTRACT. The aim of this study was to understand the psychologist-user discursive practices in the quotidian of a basic social protection service of the Brazilian Unified Social Welfare System. In order to do so, the observation of the quotidian of a Social Welfare Referral Center was carried out. The field notes were analyzed from the social constructionist theoretical-methodological proposal of making meaning analysis. The meanings about the psychologist-users relationship implied in these practices were discussed in terms of the games of positioning that they implied and of the social discourses that ran through them. The dispute of understandings regarding action plans between professional and user and the influence of discourses of moral judgment and individual responsibilization were highlighted in this process, as were the effects of the professional's place as a specialist, the difficulty of thinking about strategies with a group, collective and community focus and the effects of a psychologizing view regarding the user.
Descritores: Psicologia
Assistentes Sociais
Serviços de Saúde
-Psicoterapia
Serviço Social
Terapêutica/psicologia
Assistência ao Paciente/psicologia
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


  6 / 4992 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1135770
Autor: Kreuz, Giovana; Antoniassi, Raquel Pinheiro Niehues.
Título: Grupo de apoio para sobreviventes do suicídio / Grupo de apoyo para sobrevivientes del suicidio / Support group for suicide survivors
Fonte: Psicol. Estud. (Online);25:e42427, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO. O suicídio pode ser compreendido como o desfecho decorrente de uma complexa interação de fatores e seu resultado gera intensos impactos na família e em toda sociedade. Considerando-se que para cada suicídio estima-se que cerca de 100 pessoas sejam afetadas, recebendo pouco ou nenhum suporte, e que o luto por suicídio tem especificidades que podem complicar o processo; a tarefa da intervenção após um suicídio se amplia como imprescindível. Este artigo descreve e fundamenta o processo de construção e manejo por iniciativa voluntária de profissionais da psicologia, de um grupo de apoio para sobreviventes/enlutados pelo suicídio na cidade de Maringá-PR, iniciado em setembro de 2016, com frequência mensal e gratuidade na participação. Os grupos de apoio representam recursos fundamentais de suporte emocional na posvenção, sendo considerados como espaço de escuta, reconhecimentos, legitimação e apoio a pessoas enlutadas ou intensamente impactadas pelo suicídio, assim, possibilitando a construção de sentidos para a perda e uma adaptação ao processo continuado de ressignificação.

RESUMEN. El suicidio puede ser comprendido como el desenlace indeseable resultante de una compleja interacción de factores y su resultado genera intensos impactos en la familia y toda sociedad. Considerando que para cada suicidio cerca de 100 personas son afectadas, aún así, éstas reciben poco o ningún soporte, y aún, que luto por suicidio tiene especificidades que pueden complicar el processo; la acción de la intervención después de un suicidio se amplía como imprescindible. Este artículo describe y fundamenta el proceso de construcción y manejo, por iniciativa voluntaria de profesionales de la Psicología, de un grupo de apoyo para sobrevivientes/enlutados del suicidio en la ciudad de Maringá-PR, Brasil, iniciado en septiembre de 2016 y mantenido con frecuencia mensual y gratuidad en la participación. Los grupos de apoyo representan recursos fundamentales de soporte emocional en la posvention, siendo considerados como espacio de escucha, reconocimiento, legimitación y apoyo a personas enlutadas o intensamente impactadas por el suicídio, así, posibilitando la construcción de sentidos para la pérdida y una adaptación al proceso continuado de resignificación.

ABSTRACT. Suicide can be understood as the undesirable outcome resulting from a complex interaction of factors, and its outcome generates intense impacts on the family and society as a whole. Considering that for each suicide about 100 people are affected, even so, these receive little or no support, and still, that mourning/grief for suicide has specificities that can complicate the process; the action of the intervention after a suicide is amplified as essential. This article describes and bases the process of construction and management, through a voluntary initiative of Psychology professionals, a support group for suicide survivors / bereaved in the city of Maringá, PR/Brazil, started in September 2016 and maintained monthly and free participation. The support groups represent fundamental resources of emotional support in the posvention, being considered space of listening, recognition, legitimation and support to people mourning/grief or intensely impacted by suicide, thus making it possible to construct meanings for loss and an adaptation to the ongoing process of re-signification.
Descritores: Grupos de Autoajuda
Tentativa de Suicídio/psicologia
Sobreviventes/psicologia
-Psicologia
Luto
Família/psicologia
Comportamento Autodestrutivo/psicologia
Morte
Amigos/psicologia
Acolhimento
Ideação Suicida
Angústia Psicológica
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


  7 / 4992 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Chile
Texto completo
Id: biblio-1014252
Autor: Salas, Gonzalo; Scholten, Hernán; Guerra-Labbé, Luisa; Ramos-Vera, José; Pardo-González, Elizabeth.
Título: Eloísa Díaz Inzunza: entre la medicina, la psicología y la educación / Eloísa Díaz: between medicine, psychology and education
Fonte: Rev. méd. Chile;147(4):499-504, abr. 2019.
Idioma: es.
Projeto: Fondo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico.
Resumo: Eloísa Díaz Insunza, the first Latin American female physician, completed her studies in Medicine and Surgery at the University of Chile in 1887 and worked a large part of her life as Medical Inspector of Public Schools of Santiago, Chile. In this article, the focus is placed on her "Test Memorandum" (1886) and her first Reports to the Ministry of Public Education (1899-1905), to appreciate the hygienist perspective that characterizes her proposals. We describe her intervention project that sought to integrate medical practice with psychology and education, to solve a social problem such as the degeneration of the Chilean race.
Descritores: Psicologia/história
Higiene/história
Educação/história
História da Medicina
Limites: Humanos
Feminino
História do Século XIX
História do Século XX
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Biografia
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


  8 / 4992 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-881329
Autor: Oliveira, Leila Márcia Souza; Santos, Josenaide Engracia.
Título: Projeto Famílias Unidas: atendimento psicoterapêutico à população em situação de risco social / Project United Families: psychotherapeutic care offered to a social risk population
Fonte: Rev. bras. med. fam. comunidade;2(8):307-311, nov. 2007.
Idioma: pt.
Projeto: Associação Obras Sociais de São Miguel. Projeto Famílias Unidas.
Resumo: Este relato tem o objetivo de promover reflexão sobre atendimento psicológico em uma comunidade em situação de risco social. O atendimento foi realizado em instituição filantrópica, no município de Simões Filho (BA), através do Projeto Famílias Unidas da Associação Obras Sociais da Paróquia de São Miguel, no período compreendido entre julho de 2005 e julho de 2006. O atendimento aconteceu em encontros semanais onde foram abordadas a autoestima e a possibilidade de reinserção social do sujeito, o que possibilitou mudança na sua realidade de vida e um posicionamento direcionado à cidadania. O trabalho realizado, nos moldes da Clínica Ampliada, traz-nos uma nova forma de lidar com a pobreza, na tentativa de ajudar a minimizá-la, na revitalização do desejo do sujeito em uma clínica extraconsultório, utilizando as instituições informais da comunidade, pois as mesmas representam recursos potenciais, capazes de produzir sentido, contratualidade e bem-estar.

The aim of this report is encouraging reflection about psychotherapeutic care delivered to a community at social risk. During the period July 2005-July 2006 counseling sessions were held at a philanthropic institution, the Association for SocialWorks of the St. Michael's Parish in the city of Simões Filho (Bahia, Brazil). The initiative was part of the Project United Families, implemented by the before mentioned association. Issues such as self-esteem and the possibility of social reinclusion were discussed in weekly meetings to enable the individuals introduce changes into their reality of life and help them adopt an attitude towards good citizenship. This work was conducted following the concepts of "Extended General Practice" which provides us with a new way of dealing with and trying to minimize poverty and of revitalizing the individuals desire outside the doctors office, at informal community-based institutions that represent potential resources capable of producing sense, contractibility and wellbeing.
Descritores: Psicoterapia
Participação da Comunidade
-Pobreza
Psicologia
Fatores de Risco
Serviços de Saúde Mental
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR408.1 - Biblioteca da Faculdade de Medicina - BFM


  9 / 4992 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-895704
Autor: Pavón-Cuéllar, David.
Título: Psicología y Destrucción del Psiquismo: La Utilización Profesional del Conocimiento Psicológico para la Tortura de Presos Políticos / Psicologia e Destruição do Psiquismo: a Utilização Profissional do Conhecimento Psicológico para a Tortura de Presos Políticos / Psychology and Destruction of the Psyche: the Professional use of Psychological Knowledge for Torture of Political Prisoners
Fonte: Psicol. ciênc. prof;37(spe):11-27, 2017.
Idioma: es.
Resumo: Resumen: El artículo aborda el tema de la utilización de la Psicología para la tortura de presos políticos en el mundo y especialmente en América Latina. Primero se incursiona en el reciente debate sobre los psicólogos torturadores de los Estados Unidos. Luego se recuerdan los precedentes del empleo de la Psicología para torturar en la Alemania nazi, la España franquista, la represión colonial francesa en Argelia y la estrategia militar estadounidense durante la Guerra Fría. La consideración de tales precedentes y del reciente debate en los Estados Unidos permite llegar a una representación general de la forma en que la Psicología opera en la tortura como forma de supresión y desintegración del psiquismo. Esta representación general guía un análisis de los casos de cuatro profesionales de la salud mental que pusieron sus profesiones al servicio de regímenes autoritarios latinoamericanos para torturar a presos políticos entre los años 60 y 70 del siglo XX: el psiquiatra mexicano Salvador Roquet, el psicoanalista brasileño Amílcar Lobo Moreira, el psicólogo uruguayo Dolcey Brito y el psicólogo chileno Hernán Tuane....(AU)

Resumo: O artigo aborda o tema da utilização da Psicologia para a tortura de presos políticos no mundo e especialmente na América Latina. Primeiro discorre-se acerca do recente debate sobre os psicólogos torturadores dos Estados Unidos. Logo recorda-se os precedentes do emprego da Psicologia para torturar na Alemanha nazista, na Espanha franquista, na repressão colonial francesa na Argélia e na estratégia militar estadunidense durante a Guerra Fria. A consideração de tais precedentes e do recente debate nos Estados Unidos permite chegar a uma representação geral da forma com que a Psicologia opera na tortura como forma de supressão e desintegração do psiquismo. Esta representação geral guia uma análise dos casos de quatro profissionais de saúde mental que colocaram suas profissões ao serviço de regimes autoritários latino-americanos para torturar presos políticos entre os anos 60 e 70 do século XX: o psiquiatra mexicano Salvador Roquet, o psicanalista brasileiro Amílcar Lobo Moreira, o psicólogo uruguaio Dolcey Brito e o psicólogo chileno Hernán Tuane....(AU)

Abstract: This article addresses the issue of the use of Psychology for the torture of political prisoners in the world and especially in Latin America. First, it examines the recent debate on psychologists involved in torture in the United States. Then it reminds the precedents of the use of Psychology to torture in Nazi Germany, Francoist Spain, French colonial repression in Algeria and US military strategy during the Cold War. The consideration of such precedents and the recent debate in the United States allows arriving at a general representation of the way in which Psychology operates in torture understood as a form of suppression and disintegration of the psyche. This general representation guides an analysis of the cases of four mental health professionals who put their professions at the service of Latin American authoritarian regimes to torture political prisoners between the 1960s and 1970s: the Mexican psychiatrist Salvador Roquet, the Brazilian psychoanalyst Amílcar Lobo Moreira, the Uruguayan psychologist Dolcey Brito and the Chilean psychologist Hernán Tuane....(AU)
Descritores: Política
Psiquiatria
Psicanálise
Psicologia
Tortura
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
História do Século XX
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


  10 / 4992 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-895705
Autor: Hur, Domenico Uhng; Lacerda Júnior, Fernando.
Título: Psicologia e Democracia: da Ditadura Civil-Militar às Lutas pela Democratização do Presente / Psychology and Democracy: from the Civil-Military Dictatorship to the Struggles for the Democratization of the Present / Psicología y Democracia: de la Dictadura Civil-Militar a las Luchas por la Democratización del Presente
Fonte: Psicol. ciênc. prof;37(spe):3-10, 2017.
Idioma: pt.
Descritores: Política
Psicologia
Democracia
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central



página 1 de 500 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde