Base de dados : LILACS
Pesquisa : SP9.020.010 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 1338 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 134 ir para página                         

  1 / 1338 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1287554
Autor: Beleboni, Rene; Stabeli, Rodrigo.
Título: Vacinação, direitos e responsabilidades / Vaccination, rights and responsibilities
Fonte: Physis (Rio J.);31(2):e310201, 2021.
Idioma: pt.
Descritores: Saúde Pública
Responsabilidade Civil
Direito à Saúde
Vacinas contra COVID-19
COVID-19/prevenção & controle
-Brasil
Vacinação em Massa
Recusa de Vacinação
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Comentário
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


  2 / 1338 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1149680
Autor: Borges, Tyciana Paolilo; Anjos, Karla Ferraz dos; Magalhães, Julia Barbosa de; Schulz, Renata da Silva; Santa-Rosa, Darci de Oliveira.
Título: Conceitos e fundamentos dos direitos humanos para profissionais de enfermagem em unidade de emergência / Conceptos y fundamentos de los derechos humanos para los profesionales de enfermería en la unidad de emergencia / Concepts and principles of human rights for nursing professionals in emergency unit
Fonte: Rev. baiana enferm;35:e38498, 2021.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo apreender conceitos e fundamentos sobre direitos humanos na compreensão de profissionais de enfermagem em unidade de emergência hospitalar. Método pesquisa fenomenológica realizada com 11 profissionais de enfermagem. As entrevistas foram gravadas e a interpretação dos dados deu-se pela configuração Triádica Humanística Existencial Personalista, embasada na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Resultados emergiram duas categorias "Profissionais de Enfermagem conceituam os direitos tomando como referência a Declaração Universal dos Direitos Humanos" e "Profissionais de Enfermagem fundamentam a compreensão sobre Direitos Humanos em princípios bioéticos e valores". Saúde, habitação, segurança, cuidados médicos e sociais foram expressos como direitos humanos. O respeito ao outro e aos Direitos Humanos foi compreendido como independente da condição de hospitalização. Conclusão as profissionais de enfermagem compreendem os Direitos Humanos com base na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Os aspectos bioéticos e valores que emergiram como fundamentos para essa compreensão foram autonomia, dignidade, beneficência, alteridade e privacidade.

Objetivo aprehender conceptos y fundamentos sobre los derechos humanos en la comprensión de los profesionales de enfermería en una unidad de emergencias hospitalarias. Método investigación fenomenológica realizada con 11 profesionales de enfermería. Las entrevistas fueron grabadas y la interpretación de los datos fue dada por la configuración Tríadica Humanista Existencial Personalista, basada en la Declaración Universal de Derechos Humanos. Resultados surgieron dos categorías "Los profesionales de enfermería conceptualizan los derechos tomando como referencia la Declaración Universal de Derechos Humanos" y "Los profesionales de enfermería basan su comprensión de los Derechos Humanos en principios y valores bioéticos". La salud, la vivienda, la seguridad, la atención médica y social se expresaron como derechos humanos. El respeto por el otro y los derechos humanos se entendía como independiente de la condición de hospitalización. Conclusión los profesionales de enfermería entienden los derechos humanos sobre la base de la Declaración Universal de Derechos Humanos. Los aspectos bioéticos y los valores que surgieron como fundamentos para este entendimiento fueron la autonomía, la dignidad, la beneficencia, la alteridad y la privacidad.

Objective to grasp concepts and principles about human rights in the understanding of nursing professionals in a hospital emergency unit. Method phenomenological research conducted with 11 nursing professionals. The interviews were recorded and the interpretation of the data was given by the Humanistic Existential Personalist Triadic configuration, based on the Universal Declaration of Human Rights. Results two categories emerged "Nursing professionals conceptualize rights taking as reference the Universal Declaration of Human Rights" and "Nursing professionals base their understanding of Human Rights on bioethical principles and values". Health, housing, safety, medical and social care were expressed as human rights. Respect for the other and human rights was understood as independent of the condition of hospitalization. Conclusion nursing professionals understand human rights based on the Universal Declaration of Human Rights. The bioethical aspects and values that emerged as principles for this understanding were autonomy, dignity, beneficence, otherness and privacy.
Descritores: Ética em Enfermagem
Direitos Humanos
-Bioética
Enfermagem em Emergência
Pesquisa Qualitativa
Códigos de Ética
Direito à Saúde
Responsável: BR342.1 - Biblioteca Universitária de Saúde


  3 / 1338 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1149691
Autor: Gugelmin, Silvia Angela; Silva, Jhéssika Angel Alves e.
Título: Povos indígenas e o direito à saúde: acesso, insegurança e cenário político brasileiro / Pueblos indígenas y derecho a la salud: acceso, inseguridad y escenario político brasileño / Indigenous peoples and the right to health: access, insecurity and brazilian political scenario
Fonte: Rev. baiana enferm;35:e42326, 2021.
Idioma: pt.
Descritores: Estratégias de eSaúde
Povos Indígenas
Direito à Saúde
-Pesquisa Qualitativa
Limites: Humanos
Responsável: BR342.1 - Biblioteca Universitária de Saúde


  4 / 1338 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id: biblio-1284484
Autor: Perú. Ministerio de Salud. Superintendencia Nacional de Salud.
Título: Guía práctica para el ejercicio y la promoción de derechos en salud: Guíame a mis derechos / Practical guide for the exercise and promotion of health rights: Guide me to my rights.
Fonte: Lima; Perú. Ministerio de Salud. Superintendencia Nacional de Salud; Ago. 2017. 36 p. ilus.
Idioma: es.
Resumo: La presente publicación brinda las pautas como material de apoyo para actividades de capacitación a personal de salud y líderes de organizaciones sociales, a fin de contribuir a la construcción y fortalecimiento de una cultura de ejercicio de derechos en salud, que permitirá conocer, ejercer y promover los derechos en salud
Descritores: Direito Sanitário
Direito à Saúde
Promoção da Saúde
Tipo de Publ: Guia
Responsável: PE18.1 - Biblioteca Central


  5 / 1338 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1019847
Autor: Oliveira, Maria dos Remédios Mendes; Soares, Rackynelly Alves Sarmento; Sousa, Maria Fátima de; Mendonça, Ana Valéria Machado; Delduque, Maria Célia.
Título: Mediation as prevention of judicialization of health: narratives of judiciary and health subjects / Mediación como prevención de la judicialización de la salud: naratas de los sujetos del judiciario y de la salud / Mediação como prevenção à judicialização da saúde: narrativas dos sujeitos do judiciário e da saúde
Fonte: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;23(2):e20180363, 2019. graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Objective: To analyze the phenomenon of judicialization for health mediation and prevention of judicial demands. Methods: Exploratory and explanatory mixed study, from 2017 to 2018, with a non-probabilistic sample. We used two structured interview scripts, one to the municipal health secretaries and another to the judges from the Public Treasury of the Brazilian territory. In common, the meaning of judicialization and mechanisms for resolution. For the 162 secretaries: reasons for the judicialization, alternatives for resolution and more demanded inputs; for the 40 judges, the legal basis. Results: 77.5% of the judges resorted to support in the legal actions; 77.5% of the districts do not count on mediation of sanitary conflicts; 65.4% of the municipalities have a group for mediation. The annual expense with the judicialization varies from less than R$ 100 thousand to more than one million. Conclusion: Despite the support for decisions and mediation groups, the judicialization of health centers enlarge courts and has an impact on the budget of municipalities and commit itself to the actions in primary health care.

Resumen Objetivo: Analizar el fenómeno de la judicialización para la mediación sanitaria y prevención de las demandas judiciales. Métodos: Estudio cualitativo cuantitativo exploratorio y explicativo, de 2017 a 2018, con muestra no probabilística. Se utilizaron dos guiones de entrevistas estructuradas, uno para los secretarios municipales de salud y otro para los jueces de Varas de Hacienda Pública del territorio brasileño. En común, el significado de la judicialización y los mecanismos de resolución. Para los 162 secretarios: razones de la judicialización, alternativas de resolución e insumos más demandados; para los 40 jueces, el fundamento jurídico. Resultados: 77,5% de los jueces recurrieron a apoyo en las acciones judicializadas; 77,5% de las comarcas no cuentan con mediación de conflictos sanitarios; 65,4% de los municipios cuentan con un grupo para mediación. El gasto anual con la judicialización varía de menos de R$ 100 mil a más de un millón. Conclusión: A pesar del apoyo a las decisiones y grupos de mediación, la judicialización de la salud acumula tribunales e impacta en el presupuesto de los municipios y comprometen sus acciones en la atención básica a la salud.

Resumo Objetivo: Analisar o fenômeno da judicialização para a mediação sanitária e prevenção das demandas judiciais. Métodos: Estudo qualiquantitativo exploratório e explicativo, de 2017 a 2018, com amostra não probabilística. Utilizou-se dois roteiros de entrevistas estruturados, um para os secretários municipais de saúde e outro para os juízes de Varas de Fazenda Pública do território brasileiro. Em comum, o significado da judicialização e mecanismos de resolução. Para os 162 secretários: razões da judicialização, alternativas de resolução e insumos mais demandados; para os 40 juízes, o embasamento jurídico. Resultados: 77,5% dos juízes recorreram a apoio nas ações judicializadas; 77,5% das comarcas não contam com mediação de conflitos sanitários; 65,4% dos municípios contam com grupo para mediação. O gasto anual com a judicialização varia de menos de R$ 100 mil a mais de um milhão. Conclusão: Apesar do apoio às decisões e grupos de mediação, a judicialização da saúde avoluma tribunais, impacta no orçamento dos municípios e compromete-se com as ações na atenção básica à saúde.
Descritores: Negociação
Judicialização da Saúde
Direito à Saúde/legislação & jurisprudência
-Sistema Único de Saúde/organização & administração
Orçamentos/legislação & jurisprudência
Orçamentos/organização & administração
Gestão em Saúde
Decisões Judiciais
Política de Saúde/legislação & jurisprudência
Limites: Humanos
Masculino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação


  6 / 1338 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1283108
Autor: Perreault, Michel; Carvalho, Erica Rios de; Barros, Fernando P. Cupertino de.
Título: O direito à saúde como um dos principais Determinantes Sociais da Saúde / The right to health as one of the main social Determinants of Health / El derecho a la salud como uno de los principales Determinantes Sociales de la Salud
Fonte: Rev. enferm. UFSM;3(n.esp):719-728, 2013.
Idioma: pt.
Resumo: Neste artigo, que aborda os contextos brasileiro e canadense, o direito à Saúde será examinado como um dos principais determinantes sociais da saúde. Pela Constituição Brasileira de 1988, o Sistema Único de Saúde consagrou a saúde como direito fundamental, porém aceitou a participação do setor privado como complementar ao público. Atualmente, um dos principais problemas é que o setor privado não é complementar ao público, mas com ele encontra-se em total concorrência. Há no Brasil um debate sobre garantia do acesso a saúde como direito fundamental ou ausência de garantia por causa de aportes financeiros além da capacidade de financiamento do setor. À frente da paralisação atual do sistema parece ser um dever para seus profissionais e gestores o desenvolvimento de abordagens operacionais de fiscalização de uma ética que não se limita à Declaração de Consentimento Livre, mas como projeto global de ver o subdesenvolvimento brasileiro como um assunto ético.

In this article, which approaches the Brazilian and the Canadian contexts, the right to Health will be examined as one of the main social determinants of Health. According to the 1988 Constitution, the Sistema Único de Saúde consecrated health as a fundamental right. However, it allowed the private sector to participate as a complement to the public system. Nowadays, one of the main problems is that the private sector isn't complementary to the public, but competes with it thoroughly. There is a debate in Brazil about the assurance of access to health as a fundamental right or the lack of it because of financial inputs beyond the financing capacity of the sector. Ahead of the current paralization of the system, it seems to be a duty of its professionals and managers to develop operational approaches of surveillance of an ethics that is not limited to the Declaration of Free Consent, but as a global Project to look at the Brazilian underdevelopment as an ethical issue.

En este artículo, que trata de los contextos brasileños y canadienses, el derecho a la salud será examinado como uno de los principales determinantes sociales de la salud. Según la Constitución de Brasil de 1988, el Sistema Único de Salud consagró la salud como un derecho fundamental, pero aceptó la participación del sector privado como complementar al público. En la actualidad, un problema importante es que el sector privado no es complementar al público, pero los dos sectores se encuentran en total competición. Hay un debate en Brasil sobre garantizar el acceso a la salud como un derecho fundamental o la ausencia de garantías, debido a las contribuciones financieras, más allá de la capacidad de financiamiento del sector. Delante de la paralización actual del sistema, parece ser un deber para sus profesionales y gestores el desarrollo deenfoques operacionales de supervisión de una ética que no se limita a la Declaración de Consentimiento Libre, sino como un proyecto global para ver el subdesarrollo brasileño como una cuestión ética.
Descritores: Acesso Universal aos Serviços de Saúde
Determinantes Sociais da Saúde
Direito à Saúde
Limites: Humanos
Responsável: BR568.1 - Biblioteca Central Manoel Marques de Souza, Conde de Porto Alegre


  7 / 1338 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Saúde Pública
Texto completo
Id: biblio-1101863
Autor: Souza Neto, Antonio Carlos de; Frazão, Paulo.
Título: Liberties, rights, public policies and water fluoridation / Liberdades, direitos, políticas públicas e a fluoretação da água
Fonte: Rev. saúde pública (Online);54:51, 2020.
Idioma: en.
Projeto: CNPq.
Resumo: ABSTRACT OBJECTIVE To discuss the negative and positive concepts of liberty and postulate its interdependent and complementary relationship in the evaluation of public policy intersectoral actions, taking water fluoridation as a case. METHOD To describe scopes and limits regarding 1950s Isaiah Berlin's distinction, showing its validity in facing the harmful effects of an uncontrolled market economy and an autocratic political regime. RESULTS Both the rights that protect citizens against a powerful state and the rights that protect the state against powerful citizens were equally acknowledged as crucial. CONCLUSION We argued that, in a context in which negative and positive liberties are balanced, regulatory policies have double meaning. Thus, there should be a balance between the establishment of necessary rules for social protection and limits for them not to violate individuals' rights.

RESUMO OBJETIVO Discutir os conceitos negativo e positivo de liberdade e postular sua relação de interdependência e complementariedade na avaliação da política pública intersetorial, tomando como caso a fluoretação da água. MÉTODO Descrevem-se os alcances e limites relativos à distinção formulada por Isaiah Berlin nos anos 1950, demonstrando sua validade para enfrentar os efeitos nocivos decorrentes tanto de uma economia de mercado sem controle quanto de um regime político autocrático. RESULTADOS Reconhece-se que são igualmente cruciais tanto os direitos que protegem os cidadãos contra um Estado poderoso quanto os direitos que protegem o Estado contra os cidadãos poderosos. CONCLUSÃO Argumenta-se que, em um contexto de equilíbrio entre a liberdade negativa e positiva, a política regulatória tem duplo sentido, e deve buscar um balanço entre o estabelecimento de regras necessárias para a proteção do público e de limites além dos quais as regras não devem violar os direitos dos indivíduos.
Descritores: Política Pública
Fluoretação
Liberdade
Direito à Saúde
-Fatores Socioeconômicos
Cárie Dentária/prevenção & controle
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


  8 / 1338 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1145047
Autor: Oliveira, Yonara Monique da Costa; Braga, Bárbara Suellen Fonseca; Farias, Andrezza Duarte; Pereira, Sylvia Patrícia Dantas; Ferreira, Maria Angela Fernandes.
Título: Judicialization of medicines: effectiveness of rights or break in public policies? / Judicialização de medicamentos: efetivação de direitos ou ruptura das políticas públicas?
Fonte: Rev. saúde pública (Online);54:130, 2020. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT OBJECTIVE: To analyze whether lawsuits for medicines filed against the state of Rio Grande do Norte agree with medical-sanitary and pharmaceutical assistance management criteria established by the public policies of access to medicines in force in Brazil. METHODS: This is a descriptive and retrospective study of the individual lawsuits that claimed medicines in the state of Rio Grande do Norte between 2013 and 2017. Information was collected from the procedural documents on the requested medicines, the diagnoses referred and the origin of the medical prescription, in order to analyze medical-sanitary and pharmaceutical assistance management characteristics. RESULTS: We analyzed 987 lawsuits, which requested 1,517 medications. Of these, 60.7% were not part of the National List of Essential Medicines, and, in 75% of the cases, there was a therapeutic alternative in the Brazilian Unified Health System. In 13.6% of the actions, at least one drug was prescribed for off-label use. Prescribers of philanthropic and private services often request medicines not covered by the pharmaceutical care policy. Even judicialized drugs that are part of the national list are constantly requested for non-standard indications. CONCLUSIONS: Court decisions for the supply of medicines violate health rules and make it difficult to manage pharmaceutical assistance, which may weaken the implementation of these policies.

RESUMO OBJETIVO: Analisar se as demandas judiciais por medicamentos movidas contra o estado do Rio Grande do Norte estão de acordo com critérios médico-sanitários e de gestão da assistência farmacêutica estabelecidos pelas políticas públicas de acesso a medicamentos vigentes no Brasil. MÉTODOS: Foi conduzido um estudo descritivo e retrospectivo das ações judiciais individuais que pleiteavam medicamentos no estado do Rio Grande do Norte entre 2013 e 2017. Foram coletadas informações nos autos processuais sobre os medicamentos solicitados, os diagnósticos referidos e a origem da prescrição médica, a fim de se analisar as características médico-sanitárias e de gestão da assistência farmacêutica. RESULTADOS: Foram analisados 987 processos, em que foram solicitados 1.517 medicamentos. Desses, 60,7% não faziam parte do elenco da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais, e em 75% dos casos havia alternativa terapêutica no Sistema Único de Saúde. Em 13,6% das ações, ao menos um medicamento foi prescrito para uso off label . Os prescritores dos serviços filantrópicos e privados solicitam frequentemente medicamentos não contemplados pela política de assistência farmacêutica. Mesmo os medicamentos judicializados que fazem parte da relação nacional são constantemente solicitados para indicações não padronizadas. CONCLUSÕES: As decisões judiciais para o fornecimento de medicamentos violam regras sanitárias e dificultam a gestão da assistência farmacêutica, o que pode enfraquecer a execução dessas políticas.
Descritores: Assistência Farmacêutica
Política Pública
Medicamentos Essenciais
Acesso aos Serviços de Saúde
Legislação como Assunto
-Brasil
Estudos Retrospectivos
Direito à Saúde
Política de Saúde
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


  9 / 1338 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1090493
Autor: Fernández Agis, Domingo.
Título: La ética y la medicina social: la perspectiva de Michel Foucault / Ethics and social medicine: Michel Foucault's perspective
Fonte: Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;27(1):171-180, jan.-mar. 2020.
Idioma: es.
Resumo: Resumen La preocupación de Michel Foucault por la medicina, su historia y su impacto en la sociedad, es una constante en su obra. El objetivo de este trabajo es contrastar el contenido de las conferencias que Foucault impartió en Río de Janeiro, en octubre de 1974, con los materiales preparatorios de las mismas que forman parte de los fondos adquiridos por la Biblioteca Nacional de Francia. Una de las cuestiones clave en dichas conferencias es la relación entre la ética y la medicina social contemporánea. Esa cuestión, analizada desde el punto de vista de Foucault, constituye el trasfondo e interés último del presente trabajo.

Abstract Michel Foucault's preoccupation with medicine, its history and its impact on society, is a constant in his work. The goal of this study is to contrast the content of the lectures Foucault gave in Rio de Janeiro, in October 1974, with the preparatory notes for them which are part of the archival holdings acquired by the National Library of France. One of the key questions in those lectures is the relationship between ethics and contemporary social medicine. This question, analyzed from Foucault's point of view, constitutes the background and ultimate interest of this article.
Descritores: Medicina Social/história
Ética Médica/história
-Medicina Social/ética
Brasil
Higiene/história
Congressos como Assunto/história
Direito à Saúde/história
Política de Saúde/economia
Política de Saúde/história
Limites: Humanos
História do Século XX
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: BR1.1 - BIREME


  10 / 1338 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1254988
Autor: Macedo, Yanny Dantas de; Cavalcanti, Aurilene Josefa Cartaxo de Arruda; Cavalcanti, Cesar Cartaxo; Silva, Daiana Beatriz de Lira e; Santos, Betânia Maria Pereira dos; Santos, Sonia Maria Josino dos; Canuto, Jaqueline Ferreira; Dantas, Gleydson Henrique de Oliveira.
Título: Mulheres mastectomizadas: fatores excludentes da reconstrução mamária / Mastectomized women: excluding factors of breast reconstruction
Fonte: Enferm. foco (Brasília);12(1):61-66, jun. 2021. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: compreender os processos ou racionalidades dos fatores excludentes da reconstrução mamária em mulheres mastectomizadas. Métodos: trata-se de investigação do tipo exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, desenvolvido no hospital Napoleão Laureano em João Pessoa - Paraíba, com amostra de 10 mulheres mastectomizadas no pós-operatório imediato. Resultados: após a coleta dos depoimentos, estabeleceram­se as categorias a partir da análise de conteúdo, que foram: desconhecimento acerca da reconstrução mamária pós-mastectomia; medo de complicações posteriores e falta de desejo na colocação da prótese mamária. Quanto ao tipo de mastectomia, apenas 20% realizaram a reconstrução mamária imediata. Conclusão: evidenciou-se que houve falha de comunicação pelos profissionais em informar os direitos garantidos por leis a essas mulheres, mesmo que suas condições clínicas sejam impeditivas para a realização do procedimento. Apesar da conquista da Lei Federal que garante a reconstrução mamária, existem mulheres que optam pela não realização, seja por medo ou conformismo da cura. (AU)

Objective: to understand the processes or rationalities of excluding factors in breast reconstruction in mastectomized women. Method: this is an exploratory and descriptive research with a qualitative approach, developed at Napoleão Laureano hospital in João Pessoa - Paraíba, with a sample of 10 women who had mastectomies in the immediate postoperative period. Results: after collecting the testimonies, the categories were established from the content analysis, which were ignorance about breast reconstruction after mastectomy; fear of further complications and lack of desire for breast implant placement. regarding the type of mastectomy, only 20% underwent immediate breast reconstruction. Conclusion: it was evidenced that there was a failure of professionals to communicate the rights guaranteed by law to these women, even if their clinical conditions are impeding the performance of the procedure. Despite the achievement of the federal law that guarantees breast reconstruction, there are women who choose not to perform, either for fear or for conformity of the cure. (AU)

Objetivo: comprender los procesos o las racionalidades de los factores excluyentes en la reconstrucción mamaria en mujeres mastectomizadas. Método: esta es una investigación exploratoria y descriptiva con un enfoque cualitativo, desarrollada en el hospital Napoleão Laureano en João Pessoa - Paraíba, con una muestra de 10 mujeres que tuvieron mastectomías en el postoperatorio inmediato. Resultados: después de recopilar los testimonios, se establecieron las categorías a partir del análisis de contenido, que eran ignorancia sobre la reconstrucción mamaria después de la mastectomía; miedo a otras complicaciones y falta de deseo de colocar implantes mamarios. En cuanto al tipo de mastectomía, solo el 20% se sometió a reconstrucción mamaria inmediata. Conclusión: se evidenció que los profesionales no pudieron comunicar los derechos garantizados por la ley a estas mujeres, incluso si sus condiciones clínicas impiden la realización del procedimiento. A pesar del logro de la Ley Federal que garantiza la reconstrucción mamaria, hay mujeres que optan por no realizar, ya sea por miedo o por la conformidad de la cura. (AU)
Descritores: Neoplasias da Mama
-Educação em Saúde
Mamoplastia
Direito à Saúde
Mastectomia
Responsável: BR1898.2 - Biblioteca



página 1 de 134 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde