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Id: lil-790908
Autor: Biscouto, Kátia Daniele; Schmidt, Andréia; Veiga, Dhayahana Inthamoussu.
Título: Seguimento de instruções não correspondentes em crianças de diferentes idades / Non-correspondent instructions following in children with different ages
Fonte: Interaçao psicol = Interação psicol. (Online) = Interaçao psicol. (Impr.);18(2):139-153, maio.-ago. 2014. graf.
Idioma: pt.
Resumo: A manutenção de desempenhos controlados por instruções não correspondentes pode ser atribuída a diferentes variáveis. O objetivo deste estudo foi verificar o efeito de uma história experimental de apresentação de instruções correspondentes sobre o comportamento subsequente de seguir instruções não correspondentes, em um procedimento de operante livre. Doze crianças (3 a 8 anos) participaram de um jogo de caça ao tesouro. As primeiras pistas do jogo (correspondentes) indicavam corretamente onde encontrar mais pistas; sem sinalização de alteração de condição, pistas não correspondentes passaram a ser apresentadas. Os participantes mantiveram-se seguindo instruções (correspondentes ou não). Gradualmente, porém, passaram a dispensar mais tempo buscando pistas em locais não indicados pelas instruções não correspondentes. Discutem-se possíveis variáveis relacionadas à manutenção do desempenho instruído

The maintenance of behavior controlled by non-correspondent instructions can be explained by a wide range of variables. The aim of the study was to verify the effect of an experimental history of correspondent instructions presentation on subsequent non-correspondent instructions-following behavior in a free-operant procedure. Twelve children from 3 to 8 years old participated in a game format task (a treasure hunt). First clues presented were correspondent (correspondently indicating where new clues were hidden); without signaling, non-correspondent instructions were presented. All participants kept following instructions (correspondent or not); however, they gradually spent more time searching for clues at places not described by non-correspondent instructions. Variables that possibly affected the maintenance of instruction-following behavior were discussed
Descritores: Instruções
Psicologia da Criança
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR628.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-790905
Autor: Zazula, Robson; Gon, Márcia Cristina Caserta.
Título: Instruções verbais e o seguir recomendações médicas para tratamento de dermatite atópica na infância / Verbal instructions and the follow of medical recommendations for atopic dermatitis treatment in childhood
Fonte: Interaçao psicol = Interação psicol. (Online) = Interaçao psicol. (Impr.);18(2):156-165, maio.-ago. 2014.
Idioma: pt.
Resumo: A dermatite atópica é uma doença crônica de pele com etiologia desconhecida e alta incidência na infância. O comportamento de seguir recomendações médicas é imprescindível para o controle da doença. Pode ser compreendido como um processo comportamental governado verbalmente e as instruções como importante variável. O estudo objetivou apresentar e discutir a instrução enquanto evento antecedente que controla o comportamento de seguir recomendações médicas por pacientes pediátricos. Este controle foi discutido nas interações entre as crianças e seus cuidadores, por meio da descrição de diferentes tipos de instruções e suas consequências. Foram apresentadas facilidades físicas e condições biológicas, o controle social e a história de reforçamento como variáveis que podem alterar o controle exercido pelas instruções

The atopic dermatitis is a skin chronic disease with unknown etiology and high incidence in childhood. Following medical recommendations is an indispensable behavior to the disease control. This behavior can be understood as a rule-governed behavior process and the instructions as an important variable. The aim of this study is to present and discuss the instruction, as an antecedent variable that controls the follow of recommendations' behavior by pediatric patients. This control was discussed in the interactions between children and their caregivers, through the description of different types of instructions and their consequences. Physical facilities and biological conditions, the social control and the role of reinforcement histories were described as variables that can change the control of instructions
Descritores: Criança
Dermatite Atópica/psicologia
Instruções
Terapêutica
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR628.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-987286
Autor: Macìas, Leaonela; Rodriguez, Rolando.
Título: La felicidad como fuente de salud y educación / Happiness as a source of health and education
Fonte: INSPILIP;1(2):1-18, jun.-dic. 2017.
Idioma: es.
Resumo: Desde su creación el ser humano ha buscado la felicidad, ya sea por simple satisfacción y placeres momentáneos o para lograr un permanente éxito individual o colectivo. Lo cierto es que ser feliz se ha convertido en una inminente necesidad en todos los aspectos de la vida de las personas. Relacionar la felicidad con determinado estado de salud es posible, dado que las personas alegres y optimistas suelen gozar de mejor salud que quienes viven estresados y mal humorados. Se ha comprobado científicamente que las personas alegres presentan niveles más bajos de cortisol en la sangre, una hormona que genera estrés y que puede contribuir a un gran número de enfermedades, si se mantiene a niveles elevados por largo tiempo. Las personas de mal humor y con estrés, además de producir más cortisol, presentan también bajos niveles de proteína, condición que podría desatar una inflamación generalizada en el cuerpo. Además, vale destacar que en el mundo la felicidad se analiza no solo como emoción, sino también como ciencia para el progreso efectivo en los ámbitos médico, social y educativo. Así es como ya se ve insertada en el área de la enseñanza y en centros de investigación científica, es decir, un aspecto aplicable desde los niveles más básicos de escolaridad hasta la instrucción académica, a través de procesos donde el factor comunicación es preponderante al llevar a cabo determinadas estrategias y acciones para lograr los objetivos trazados. Pero, ¿qué es la felicidad y qué la determina? Muy distante de lo que se piensa, no es el entorno, la abundancia o los bienes materiales.

Since its inception, human beings have sought happiness, either by simple satisfaction and momentary pleasures or to achieve permanent individual or collective success. The truth is that being happy has become an imminent necessity in all aspects of people's lives. Relate happiness with a certain state of health, it is possible, since happy and optimistic people tend to enjoy better health than those who live stressed and bad humored. It has been scientifically proven that happy people have lower levels of cortisol in the blood, the stress hormone, which can contribute to a large number of diseases if it is maintained at high levels for a long time. People in a bad mood and stress, in addition to producing more cortisol, also have low levels of protein, which could trigger widespread inflammation in the body. Currently in the world, happiness is analyzed not only as emotion, but also as a science for effective progress in the medical, social and educational fields. This is how it is already inserted in the area of teaching and scientific research centers, that is, an aspect applicable from the most basic levels of schooling to the academy, through processes where the communication factor is preponderant in leading to determined strategies and actions to achieve the objectives set. But what is happiness and what determines it? very distant from what is thought, is not the environment, abundance or material goods.
Descritores: Satisfação Pessoal
Estresse Psicológico
Hidrocortisona
-Instruções
Desenvolvimento Industrial
Fortalecimento Institucional
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Comentário
Responsável: EC7.1 - Biblioteca


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Id: biblio-937963
Autor: Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva.
Título: Conhecendo o biotério.
Fonte: Rio de Janeiro; INCA; 2012. [2] p.
Idioma: pt.
Descritores: Assistência à Saúde
Instruções
Limites: Masculino
Feminino
Seres Humanos
Tipo de Publ: Guia
Responsável: BR440.4 - Biblioteca
BR440.1


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Id: biblio-936296
Autor: Instituto Nacional de Câncer (Brasil).
Título: Instruções para o preenchimento das fichas de registro hospitalar.
Fonte: Rio de Janeiro; INCA/Pro-Onco; 1993.
Idioma: pt.
Descritores: Registros Hospitalares
Instruções
Limites: Masculino
Feminino
Seres Humanos
Responsável: BR440.1 - Biblioteca Geraldo Matos de Sá . Hospital do Câncer I
BR440.1; 616.994, I59i, 1993


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Id: biblio-933380
Autor: Eduardo, Maria Bernadete de Paula; Katsuya, Elizabeth Marie; Bassit, Nídia Pimenta.
Título: Vigilância da doença de Creutzfeldt-Jakob e outras doenças priônicas: normas e instruções.
Fonte: São Paulo; SES/SP; 2008. 96 p. ilus, tab. (Série DDTHA. Normas e Manuais Técnicos).
Idioma: pt.
Resumo: Este manual tem como objetivo sistematizar o conhecimento sobre as doenças priônicas humanas, fornecendo orientações técnicas para os profissionais de saúde e de vigilância epidemiológica, em especial, para melhorar e promover a vigilância, prevenção e monitoramento da forma associada à transmissão alimentar devido à encefalopatia espongiforme bovina (EEB), conhecida como variante da Doença de Creutzfeldt-Jakob (vDCJ). As Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis (EET)provocam degenerações fatais no cérebro, ocorrendo tanto no homem como em animais. A transmissibilidade e a patogenia destas doenças vêm sendo exaustivamente estudadas nos últimos anos, aceitando-se atualmente que o agente responsável é uma partícula proteinácea com capacidade infectante, denominado prion, e por isso, o agravo também é chamado de doença do prion ou priônica. O aparecimento de casos humanos de vDCJ no Reino Unido e países da Europa, representa um importante risco para todos os países do mundo até o presente não bem quantificado. Como forma de detectar...
Descritores: Síndrome de Creutzfeldt-Jakob
Síndrome de Creutzfeldt-Jakob/diagnóstico
Síndrome de Creutzfeldt-Jakob/prevenção & controle
Vigilância Sanitária
Instruções
Doenças Priônicas
Precauções Universais
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação
BR91.2; WL140, E24v, 2008


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Id: biblio-886319
Autor: Villamil Barriga, Carlos Wilcen; Peña-Correal, Telmo Eduardo; Quiroga-Baquero, Luis Alberto.
Título: Effects of the Functional Content of Instructions on Second-Order Matching-to-Sample Performance / Efeitos do conteúdo funcional da instrução sobre o desempenho em igualação à amostra de segunda ordem / Efectos del contenido funcional de la instrucción sobre el desempeño en igualación a la muestra de segundo orden
Fonte: Acta colomb. psicol;21(1):44-69, Jan.-June 2018. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract The effect of the functional content of instructions on the acquisition, transfer and description of performance in a second order matching-to-sample task was evaluated. Twenty undergraduate students were assigned to one of four experimental groups: (a) procedural instruction at the start of the task (PStart); (b) procedural instruction in each trial (PTrial); (c) instruction referring to instances in each trial (ITrial); and (d) instruction referring to relation in each trial (RTrial). The proportion of correct attempts was analyzed, and was found to be higher in the ITrial and RTrial groups for the training phase, and for the PStart, PTrial and RTrial groups in the extra-instance and extra-modal transfer test, as well as for the ITrial group in the extra-relational test; the larger number of accurate performance descriptions was observed in the RTrial group. These results show that abstract stimulus control can be presented either by way of transfer of functions throughout instructions, or by differentiation of positive and negative cases of the contingencies, which is enhanced by the concurrent presence of the instruction and the stimulus array.

Resumo Neste estudo, avaliou-se o efeito do conteúdo funcional da instrução sobre a aquisição, transferência e descrição da execução numa tarefa de igualação à amostra de segunda ordem. Foram designados vinte estudantes de psicologia a um de quatro grupos experimentais: (a) instrução procedimental ao início da tarefa (PInício); (b) instrução procedimental em cada ensaio (PEnsaio); (c) instrução referida a instâncias em cada ensaio (IEnsaio), e (d) instrução referida à relação em cada ensaio (REnsaio). Analisou-se a proporção de acertos, a qual foi superior nos grupos IEnsaio e REnsaio na fase de treinamento, para os grupos PInício, PEnsaio e REnsaio em testes de transferência extrainstância e extramodal, e para o grupo IEnsaio em testes de transferência extrarrelacional; a maior quantidade de descrições adequadas de execução se apresentou no grupo REnsaio. Esses resultados mostram que o controle abstrato do estímulo pode ser apresentado tanto por transferência de função por meio de instruções quanto por diferenciação de casos positivos e negativos das contingências, o que se vê potencializado pela presença simultânea da instrução e do acordo estimulativo.

Resumen En el presente estudio se evaluó el efecto del contenido funcional de la instrucción sobre la adquisición, transferencia y descripción de la ejecución en una tarea de igualación a la muestra de segundo orden. Se asignaron veinte estudiantes de psicología a uno de cuatro grupos experimentales: (a) instrucción procedimental al inicio de la tarea (PInicio); (b) instrucción procedimental en cada ensayo (PEnsayo); (c) instrucción referida a instancias en cada ensayo (IEnsayo); y (d) instrucción referida a relación en cada ensayo (REnsayo). Se analizó la proporción de aciertos, la cual fue superior en los grupos IEnsayo y REnsayo en la fase de entrenamiento, para los grupos PInicio, PEnsayo y REnsayo en pruebas de transferencia extrainstancia y extramodal, y para el grupo IEnsayo en pruebas de transferencia extrarelacional; la mayor cantidad de descripciones adecuadas de ejecución se presentó en el grupo REnsayo. Estos resultados muestran que el control abstracto del estímulo se puede presentar tanto por transferencia de función a través de instrucciones como por diferenciación de casos positivos y negativos de las contingencias, lo cual se ve potenciado por la presencia concurrente de la instrucción y el arreglo estimulativo.
Descritores: Tamanho da Amostra
Instruções
Fixação Instintiva (Psicologia)
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: CO304.1 - Biblioteca Arturo Aparicio Jaramillo


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: lil-783752
Autor: Anon.
Título: Instrucciones para los autores / Instructions to the authors
Fonte: Rev. cuba. angiol. cir. vasc;17(1):0-0, ene.-jun. 2016.
Idioma: es.
Resumo: La Revista Cubana de Angiología y Cirugía Vascular, órgano oficial y científico del Instituto Nacional de Angiología y Cirugía Vascular y de la Sociedad Cubana de Angiología y Cirugía Vascular, es una publicación de reflexión y debate crítico acerca de aspectos teóricos y prácticos de esta especialidad y ciencias básicas afines. Es asimismo un vehículo informativo del desarrollo del pensamiento, la práctica y la tradición de la angiología y cirugía vascular cubana. Tiene una frecuencia semestral y publica trabajos nacionales y extranjeros, que pueden ser originales, de revisión, presentaciones de casos y otros, que se someterán a revisión por pares. Los editoriales se encargan a personalidades de la especialidad o a miembros del comité editorial...
Descritores: Instruções
Limites: Seres Humanos
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-653635
Autor: Teixeira Júnior, Ronaldo Rodrigues; Paracampo, Carla Cristina Paiva.
Título: Efeitos de instruções preliminares sobre o seguimento de regras / Effects of general instructions on rule following
Fonte: Psicol. teor. pesqui;28(3):267-274, jul.-set. 2012. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo testar os efeitos de diferentes instruções preliminares sobre o seguimento de regras. Dezoito estudantes universitários foram expostos a um procedimento modificado de escolha de acordo com o modelo e distribuídos em três grupos, que diferiram quanto às instruções preliminares recebidas (completa, sem trechos sobre materiais ou sem trechos sobre conseqüências). Os participantes de cada grupo foram divididos em duas condições experimentais, em que instruções correspondentes ou discrepantes foram apresentadas. Os resultados mostraram que a ausência de trechos sobre materiais dificulta a realização da tarefa e a ausência de trechos sobre as conseqüências diminui a variação de respostas, porém todos os participantes que realizaram corretamente a tarefa seguiram tanto instruções correspondentes quanto discrepantes.

The present work had as objective to test the effects of different general instructions on rule following. Eighteen college students were exposed to a modified match-to-sample task and divided in three groups, which differed in the presentation of preliminary instructions (complete, without passages about materials or without passages about consequences). Subjects of each group were divided in two experimental conditions, in which accurate and inaccurate instructions were presented. Results showed that absence of sections about materials in the instructions complicates the learning task while absence of sections about consequences decreases the variety of responses. Notwithstanding, all subjects that performed the task correctly followed both accurate and inaccurate instructions.
Descritores: Psicologia Experimental
-Controle Comportamental/psicologia
Instruções
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR19.1 - Biblioteca Central da Universidade de Brasília


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Id: lil-635241
Autor: Ortiz, Gerardo; González, Víctor.
Título: Efecto de dos tipos de descripciones precontacto sobre la ejecución instrumental y descripciones poscontacto en tareas de igualación de la muestra / Effect of two types of pre-contact descriptions on the instrumental performance and post-contact description on matching to sample tasks / Efeito de dois tipos de descrições: pré-contato sobre o desempenho instrumental e pós-contato em tarefas de igualação da amostra
Fonte: Acta colomb. psicol;13(1):115-126, jun. 2010. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: Se evaluaron los efectos de dos diferentes tipos de descripción precontacto (i. e. descripciones que pueden adquirir una función instruccional: a) una específica pertinente (EP) de los componentes situación de estímulo (SE), respuesta (R) y consecuencia (C) y, b) otra que muestra variantes de la forma incorrecta y correcta de ejecutar la tarea (IC). Utilizando una tarea de igualación de la muestra de primer orden, 24 estudiantes universitarios fueron asignados a uno de los seis grupos que se diferenciaron por el tipo de instrucción (EP o IC) y la retroalimentación recibida (continua, acumulada o ausente). Los participantes que recibieron instrucciones de tipo EP obtuvieron mejores resultados en una prueba de transferencia, independientemente de la retroalimentación recibida, excepto para el grupo IC con retroalimentación acumulada. Se discuten los resultados en términos de los factores que facilitan a las descripciones precontacto la adquisición de una función instruccional.

The effects of different kinds of pre-contact descriptions were assessed: a) one specific and pertinent (EP) in the situation components of the stimulus (SE), Response (R), and Consequences (C); and b) one that shows variations about the correct and incorrect ways to perform the experimental task (IC). Using a first order matching-to-sample task, 24 undergraduate students were assigned to one of the six experimental groups that differed on the type of pre-contact description (EP or IC) and received feedback (continuous, accumulated or absent). Participants that received EP pre-contact descriptions showed better results in a transference test, independent of the feedback received, except for the IC group with accumulated feedback. Results are discussed in terms of the factors that allow a pre-contact description to acquire an instructional function.

Os efeitos de dois diferentes tipos de descrição pré-contato (descrições que podem adquirir uma função de instrução): a. uma específica própria (EP) dos componentes seguintes: situação de estímulo (SE), resposta (R) e conseqüência (C). b. Outra que mostra variantes da maneira incorreta ou correta de executar a tarefa (IC). Utilizando uma tarefa de igualação da amostra de primeira ordem, 24 alunos foram divididos em seis grupos, que diferiam pelo tipo de instrução (EP ou II) e pela realimentação recebida (contínua, cumulativa ou ausente). Os participantes instruídos no tipo EP alcançaram melhor desempenho em um teste de transferência, independentemente da realimentação recebida, exceto para o grupo IC, que recebeu realimentação cumulativa. Os resultados são discutidos em quanto aos fatores que facilitam a aquisição da função instrutiva às descrições pré-contato.
Descritores: Condicionamento Operante
Planos de Contingência
Instruções
Tamanho da Amostra
Estudantes
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CO332 - Facultad de Medicina



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