Base de dados : LILACS
Pesquisa : SP9.030.010.010.130 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 2 [refinar]
Mostrando: 1 .. 2   no formato [Detalhado]

página 1 de 1

  1 / 2 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-612323
Autor: Françolin, Lucilena; Camargo, Rosangela Aukar C. de; Santos, Claudio Adão dos; Lello, Carolina Paula Di; Rossatto, Anderson Roberto.
Título: Gerenciamento de risco hospitalar: um olhar para as ordens de serviços do setor de manutenção / Hospital risk management: a look at the service orders of the maintenance sector
Fonte: Rev. adm. saúde;13(50):23-30, jan.-mar. 2011. ilus, graf.
Idioma: pt.
Resumo: O conhecimento sobre os tipos de manutenções realizadas em equipamentos eletromédicos (EEMs) pode direcionar ações de gestão dos hospitais, prevenindo riscos assistenciais e financeiros. Os objetivos desde estudo foram identificar, quantificar e analisar os principais motivos de emissão de ordens de serviços (OS) para manutenção de um hospital de médio porte e alta complexidade do interior do Estado de São Paulo. Foram analisadas 743 OS, no período de junho a agosto de 2010, constatando-se 632 (85 por cento) manutenções corretivas e 111 (15 por cento) manutenções preventivas. Os EEMs respondem por 2 por cento das manutenções corretivas realizadas. Quando analisamos especificamente as manutenções executadas em EEMs, apenas 12 por cento estão relacionadas à manutenção corretiva, sugerindo que a sistemática de manutenção preventiva dos equipamentos instituída garante uma efetividade de funcionamento dos EEMs em 88 por cento. Em relação aos custos com as manutenções de equipamentos, observa-se que a instituição privilegia as manutenções preventivas, que representam uma média de 76 por cento do total de investimento. Conclui-se que, mesmo observando-se o investimento na manutenção preventiva, deve-se ter um olhar cuidadoso em relação aos números encontrados - por se tratar de equipamentos que colocam em risco a segurança e assistência aos pacientes - que, apesar de parecerem pequenos, merecem um estudo mais detalhado para avaliação do impacto causado na assistência. Ações como manutenção preventiva sistemática, e capacitação de seus operadores e técnicos de manutenção podem minimizar falhas; por isso, essa ações devem ser intensificadas, e novas tecnologias devem ser adquiridas visando à renovação do parque tecnológico, não o deixando obsoleto.
Descritores: Manutenção Corretiva
Equipamentos e Provisões
Falha de Equipamento
Manutenção de Equipamento
Gestão da Segurança/estatística & dados numéricos
Administração Hospitalar
Manutenção Preventiva
Ordens de Serviço
Segurança de Equipamentos/estatística & dados numéricos
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


  2 / 2 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Id: lil-446211
Autor: Nicaragua. Ministerio de Salud. Dirección de Acredtitación y Regulación de Medicina y Alimentos.
Título: Registro Sanitario de Productos Biológicos y Liberación de Lotes de Vacunas / Registration Sanitarium of Biological Products and Liberation of Lots of Bovine.
Fonte: Managua; MINSA; s.f. 9 p.
Idioma: es.
Resumo: Presenta Instructivo para el Registro Sanitario de Biológicos. El propósito de este instructivo es detallar los requisitos a seguir para la solicitud de un Registro Sanitario para un producto biológico, de conformidad con la Ley de Farmacia y la Resolución Ministerial, para obtener la autorización de expendio en todo el territorio nacional de un producto biológico. Detalla la forma de adquirir y llenar el formulario de solicitud. También brinda información adicional no relacionada con los requisitos para el registro: liberación de la vacuna registrada. Al final incluye un Glosario de los terminos utilizados en el formulario.
Descritores: Controle de Formulários e Registros/métodos
Controle de Formulários e Registros/normas
Controle de Formulários e Registros/organização & administração
Controle de Formulários e Registros
Instruções
Produtos Biológicos/normas
Sistema de Registros
Ordens de Serviço
Vacinas
Responsável: NI1.1 - BNS - Biblioteca Nacional de Salud
NI1.1; NQV29, 0210



página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde