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Id: lil-521118
Autor: Marangon, Miriane Silva; Scatena, João Henrique Gurtler; Costa, Ediná Alves.
Título: A descentralização da vigilância sanitária no município de Várzea Grande, MT (1998-2005) / The decentralization of health surveillance services in the city of Várzea Grande, MT, Brazil (1998-2005)
Fonte: Rev. adm. pública;43(2):457-479, mar.-abr. 2009. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O município de Várzea Grande, MT, se habilitou à gestão plena da atenção básica e posteriormente à gestão básica ampliada, assumindo, em relação à vigilância sanitária (Visa), as ações de baixa e média complexidades. Este artigo descreve e analisa o processo de descentralização da Visa no município, a partir de um estudo de abordagem qualitativa, com análise de documentos e entrevistas. Dada a organização do serviço de Visa, observaram-se: deficiências estruturais; pouca evolução qualiquantitativa e pouco investimento em recursos humanos; desconhecimento acerca do uso dos recursos financeiros; desenvolvimento de ações desvinculado da condição de gestão; ausência de planejamento e de avaliação das atividades realizadas. Em Várzea Grande, os efeitos esperados da descentralização, no que tange à Visa, ainda são pouco visíveis, e embora o trabalho tenha enfocado um município de porte médio do interior do Brasil, acredita-se que os resultados encontrados reproduzam-se amplamente nas centenas de municípios de porte semelhante. A situação observada realça a necessidade de maior apoio técnico e político da Visa estadual e da Anvisa, além de controle social, para alavancar os serviços locais de vigilância sanitária.

The town of Varzea Grande, in the State of Mato Grosso, has adopted the full management of primary care (Gpab) and subsequently the extended management of primary care (Gpaba), and is in charge of the low and intermediate complexity procedures concerning health surveillance (Visa). This article describes and analyzes the process of decentralization of Visa in that town, based on a qualitative study of documents and interviews. Given the organization of the Visa services, this study detected: structural deficiencies; little growth (qualitative and quantitative) and investment in human resources; lack of understanding of the use of financial resources; development of activities unrelated to the managerial guideline; lack of planning and evaluation of the activities. In Varzea Grande, the expected effects from the decentralization concerning Visa are still not visible. Although the research has focused on a medium-sized town in the interior of Brazil, it is believed that the results may be widely seen in hundreds of municipalities with similar size. The situation reported emphasizes the need for better technical and political support both of the state (Visa) and the federal governments (Anvisa), besides social control to leverage the local services of health surveillance.
Descritores: Política
Sistema Único de Saúde
Vigilância Sanitária
Sistema Nacional de Vigilância Sanitária
Política de Saúde
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Id: lil-756145
Autor: Castellucci Ferreira, Lucia.
Título: O processo administrativo sanitário e o direito à saúde / El proceso administrativo sanitario y el derecho a la salud / The admnistrativve process sanitary and right to health
Fonte: Rev. baiana saúde pública;38(4), out-dez. 2014. tab.
Idioma: pt.
Resumo: A Vigilância Sanitária (VISA), como integrante da Administração Pública, é a responsável pelo controle sanitário de produtos e serviços de interesse da saúde. Utiliza-se do poder de polícia para imprimir a observância da legislação, como forma de apoiar e legitimar a ação da autoridade pública competente no exercício regular de seus atos, estabelecendo ações satisfatórias para a correção das infrações sanitárias. O estudo de caráter exploratório descreveu o Processo Administrativo Sanitário (PAS) instaurado pela VISA-BA, utilizando-se da pesquisa documental como estratégia metodológica para análise das informações contidas nos PASs arquivados na VISA/Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB). Os dados coletados dos processos foram sistematizados em matrizes de análise para permitir a contabilização dos processos e o seu respectivo enquadramento na legislação sanitária. Os resultados apontaram fragilidades do PAS, evidenciadas nas dificuldades traduzidas na correta instrução dos processos, bem como a não obediência ao fluxo administrativo já existente. Esses achados apontam a necessidade de fazer cumprir as normas procedimentais necessárias ao bom andamento dos processos admitidos na VISA-BA, que têm como regra a fiscalização como forma de impedir a disseminação do risco sanitário, constituindo, assim, ações para a defesa ea proteção da saúde individual e coletiva.

El CDC (VISA) como miembro de la administración pública es responsable del control sanitario de los productos y servicios de interés para la salud. Utiliza el poder de policía para imprimir la observancia de la legislación como una forma de apoyar y legitimar la acción de la autoridad pública competente en el ejercicio de sus actos regulares, estableciendo medidas satisfactorias para corregir violaciónes de la salud. El estudio exploratorio, se describen los procedimientos administrativos iniciados por la VISA-BA, el uso de la investigación documental como una metodología para el análisis de la información contenida en las actuaciones administrativas presentadas en sanitarios VISA/SESAB. Los datos recogidos fueron los procesos sistematizados en arreglos para permitir el análisis de los procesos de contabilidad y sus respectivos encuadres en la legislación de salud. Los resultados mostraron debilidades de Procedimiento Administrativo de la Salud, destacan las dificultades en la investigación de casos traducidos correctamente, así como el incumplimiento con el flujo administrativo existente. Estos resultados indican la necesidad de hacer cumplir las normas de procedimiento necesarias para la buena marcha de la corte admitió la VISA-BA, cuya aplicación de las reglas como una forma de prevenir la propagación del riesgo para la salud, por lo tanto, las acciones para la defensa y protección de la salud individual y colectiva.

The CDC (VISA) as a member of the public administration is responsible for the sanitary control of products and services of interest to health. It uses police power to print the observance of the legislation as a way to support and legitimize the action of the competent public authority in the exercise of their regular acts, establishing satisfactory actions to correct violations of health. The exploratory study, describes the administrative proceedings initiated by the VISA-BA, using documentary research as a methodology for the analysis of information contained in the administrative proceedings filed in sanitary VISA/SESAB. The collected data were systematized processes in arrays to allow analysis of the accounting processes and their respective framing in health legislation. The results showed weaknesses Administrative Procedure Health, highlighted the difficulties in correctly translated investigating cases as well as non-compliance to the existing administrative flow. These findings indicate the need to enforce the procedural rules necessary for the proper conduct of court admitted the VISA-BA, whose rule enforcement as a way to prevent the spread of health risk, thus actions for the defense and protection of health individual and collective.
Descritores: Administração Pública
Vigilância Sanitária
Direito Sanitário
Infração Sanitária
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR15.1 - Biblioteca de Ciências Biomédicas


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Id: biblio-1005691
Autor: Sánchez C, Julián.
Título: Gestión de notificaciones de errores de medicación por entidades regulatorias / Medication errors management report by regulatory agencies / Gestão erros de medicação notificados pelos serviços reguladoras
Fonte: Rev. colomb. enferm;10(1):16-26, Abril de 2015.
Idioma: es.
Resumo: Un error de medicación (EM) es todo aquel incidente prevenible que se produce en cualquiera de los pasos de la cadena tera\r\n-\r\npéutica y puede causar daño en el paciente o propiciar el uso inadecuado del medicamento. Actualmente se requiere que los \r\nprogramas de farmacovigilancia a nivel de entidades regulatorias evalúen con un sistema de reporte y una metodología específica \r\nlos errores de medicación. Por esta situación, producto de la investigación, el presente estudio propone un procedimiento para \r\ngestión de errores de medicación.\r\nMétodos. Se realizó una revisión bibliográfica de literatura indexada relacionada con definición, clasificación, causas y análisis de \r\nerrores de medicación.\r\nResultados. La propuesta planteada contiene los siguientes elementos: 1. Notificación voluntaria del error de medicación, 2. Evalua\r\n-\r\nción y análisis, 3. Registro en la base de datos, 4. Análisis bajo el protocolo de Londres, 5. Plan de gestión de riesgos y 6. Informe de \r\nseguridad. La responsabilidad del adecuado cumplimiento es compartida por los reportantes y la entidad regulatoria. El estricto \r\ncumplimiento permitirá mejores resultados.\r\nConclusión. La propuesta es producto de la revisión bibliográfica, puede ser adaptada por entidades regulatorias para un cumpli\r\n-\r\nmiento por instituciones y entidades regulatorias, con una responsabilidad compartida para obtener mejores resultados.

A medication error (ME) is any preventable event that occurs \r\nat any step of the therapeutic chain and can cause harm to \r\nthe patient or encourage the misuse of the drug. Currently it \r\nis required by regulatory agencies that pharmaco-vigilance \r\nprograms evaluate medication errors with a reporting system \r\nand a specific methodology. Because of this situation, result of \r\na research, this study proposes a procedure for management \r\nmedication errors.\r\nMethods. A bibliographic review of indexed literature related \r\nto definition, classification, causes and analysis of medication \r\nerrors was performed.\r\nResults. The proposal includes the following items: 1. Voluntary \r\nreport of medication error, 2. Evaluation and analysis, 3. Regis\r\n-\r\ntration in the database, 4. Analysis under the London Protocol, \r\n5. Risk Management plan and 6. Safety report. Those reporting \r\nand the regulatory entity share the responsibility for the proper \r\nfulfillment. Strict adherence will allow better results.\r\nConclusion. The proposal is the result of the bibliographic \r\nreview; it can be adapted by regulatory agencies for compli\r\n-\r\nance by institutions and regulatory agencies, with a shared \r\nresponsibility to obtain results.

Um erro de medicação (EM) é qualquer evento evitável que \r\nocorre em qualquer etapa da cadeia terapêutica e pode causar \r\ndanos ao paciente ou incentivar o uso indevido da droga. Atual\r\n-\r\nmente, é necessário que programas de farmacovigilância para \r\navaliar o nível dos organismos reguladores com um sistema \r\nde notificação e um erros específicos de medicação metodo\r\n-\r\nlogia. Para esta situação, produto de investigação, este estudo \r\npropõe um método para a gestão de erros de medicação.\r\nMétodos. Uma revisão da literatura de relacionados literatura \r\nindexada definição, classificação, causas e análise de erros de \r\nmedicação foi realizada.\r\nResultados. A proposta feita inclui os seguintes itens: 1. relato \r\nvoluntário de erro de medicação 2. Avaliação e análise 3. O \r\nregisto na base de dados, 4. Análise sob o Protocolo de Londres, \r\n5. Plano de Gestão de Riscos e 6 Relatório de segurança. A \r\nresponsabilidade pela aplicação adequada é compartilhada \r\npor meio de relatórios e entidade reguladora. O cumprimento \r\nrigoroso de melhores resultados.\r\nConclusão. A proposta é o resultado da revisão da literatura, \r\nque podem ser adaptados pelas agências reguladoras para \r\no cumprimento pelas instituições e órgãos reguladores com \r\numa responsabilidade compartilhada para obter os melhores \r\nresultados.
Descritores: Vigilância Sanitária
Notificação
América Latina
Erros de Medicação
Responsável: CO120.1 - Biblioteca Juan Roa Vásquez


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Id: biblio-1121272
Autor: Piauí. Secretaria de Saúde. DIVISA/Vigilância Epidemiológica/CIEVS.
Título: Controle do fluxo de pessoas nas divisas do estado do Piauí e pessoas oriundas de outras regiões e estados, visando à prevenção e controle do SARS-CoV-2 (COVID-19) / flow control of people on the borders of the state of Piauí and people from other regions and states, aimed at the prevention and control of SARS-CoV-2 (COVID-19).
Fonte: Teresina; s.n; 20 mar. 2020. 3 p. (Nota técnica: SESAPI/DIVISA, 006).
Idioma: pt.
Descritores: Pneumonia Viral/prevenção & controle
Áreas de Fronteira
Infecções por Coronavirus/prevenção & controle
Prevenção de Doenças
Pandemias
-Vigilância Sanitária
Limites: Humanos
Tipo de Publ: GOVERNMENT PUBLICATIONS
Responsável: BR1897.1 - Biblioteca Professor Joaquim Borges Leal


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Id: lil-745225
Autor: Garaycochea, Octavio; Ticona, Eduardo.
Título: Rutas de transporte público y situación de la tuberculosis en Lima, Perú / Routes of public transport and the situation of tuberculosis in Lima, Peru
Fonte: Rev. peru. med. exp. salud publica;32(1):93-97, ene.-mar. 2015. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: Con el objetivo de determinar la asociación entre el número de rutas formales de transporte público urbano y la situación de la tuberculosis (TB) en cada distrito de Lima, se realizó un análisis correlacional y un modelo de regresión lineal entre ambas variables. Asimismo, se determinó el número de rutas de transporte público de mayor probabilidad de transmisión de TB, las zonas de mayor circulación de dichas rutas y un mapeo de estas. Existe una correlación positiva entre el número de rutas formales que recorren cada distrito de Lima y la situación de TB; un porcentaje de la situación de TB podría ser explicada por el número de rutas de transporte público. De las 404 rutas formales que recorren Lima Metropolitana, 147 (36,4%) son rutas de mayor probabilidad de transmisión de TB. El transporte público debería ser considerado en la lucha actual contra la TB.

In order to determine the association between the number of formal urban public transport routes and the situation of tuberculosis (TB) in each district of Lima, a correlational analysis and linear regression model between the two variables was performed. Also determined were the number of public transport routes most likely to transmit TB, the areas of greatest activity of these routes and a mapping of these routes. There is a positive correlation between the number of formal routes through each district of Lima and the situation of tuberculosis; a percentage of the TB situation could be explained by the number of public transport routes. Of the 404 formal routes that run through Lima, 147 (36.4%) are routes of greater probability of transmission of TB. Public transport should be considered in the ongoing fight against TB.
Descritores: Transportes
Tuberculose
Vigilância Sanitária
-Estudos Ecológicos
Peru
Limites: Humanos
Responsável: PE14.1 - Biblioteca de la Sede Central


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Id: biblio-1122688
Autor: Prefeitura de Abreulândia; .Fundo Municipal de Saúde.
Título: Plano de contingência municipal de enfrentamento à doença pelo Coronavírus 2019 (COVID-19): município de Abreulandia-TO / Municipal contingency plan for coping with the Coronavirus disease 2019 (COVID-19): Abreulandia-TO municipality.
Fonte: Abreulândia; [s.n]; 2020. 27 p.
Idioma: pt.
Resumo: Trata de documento com diretrizes para promover a prevenção, proteção à saúde e evitar a transmissão de casos de infecção pelo COVID-19 no município de Abreulândia no estado do Tocantins. Garantir a detecção, notificação, investigação de casos suspeitos de forma precisa. Organizar ações junto à equipe para levar informação e prevenção de controle do Corona vírus à comunidade de forma que não os coloque em risco. Estabelecer materiais de biossegurança na utilização de casos suspeitos. Traçar estratégias para diminuir fluxo e a transmissibilidade da doença, por meio do controle e monitorização de pacientes já suspeitos. Garantir assistência adequada aos pacientes. Intensificar capacitação dos profissionais de saúde da rede municipal de saúde. Determinar atividade de educação, mobilização social e comunicação que serão implementadas.

It deals with a document with guidelines to promote prevention, health protection and prevent the transmission of cases of infection by COVID-19 in the municipality of Abreulândia in the state of Tocantins. Ensure accurate detection, notification, investigation of suspected cases. Organize actions with the team to bring information and prevention of control of the Corona virus to the community in a way that does not put them at risk. Establish biosafety materials in the use of suspected cases. Outline strategies to decrease the flow and transmissibility of the disease, through the control and monitoring of already suspected patients. Ensure adequate care for patients. Intensify the training of health professionals in the municipal health network. Determine education, social mobilization and communication activities that will be implemented.

Se trata de un documento con lineamientos para promover la prevención, protección de la salud y prevenir la transmisión de casos de infección por COVID-19 en el municipio de Abreulândia en el estado de Tocantins. Garantice la detección, notificación e investigación precisas de casos sospechosos. Organizar acciones con el equipo para llevar información y prevención de control del virus Corona a la comunidad de manera que no los ponga en riesgo. Establecer materiales de bioseguridad en el uso de casos sospechosos. Esbozar estrategias para disminuir el flujo y la transmisibilidad de la enfermedad, mediante el control y seguimiento de pacientes ya sospechosos. Asegurar una atención adecuada a los pacientes. Intensificar la formación de los profesionales sanitarios de la red sanitaria municipal. Determinar las actividades de educación, movilización social y comunicación que se implementarán.
Descritores: Infecções por Coronavirus/epidemiologia
Transmissão de Doença Infecciosa/prevenção & controle
Planos de Contingência
Estratégias de eSaúde
-Pneumonia Viral/prevenção & controle
Manejo de Espécimes/métodos
Vigilância Sanitária/normas
Monitoramento Epidemiológico
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Guia
GOVERNMENT PUBLICATIONS
Responsável: BR1965


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Stringheta, Paulo César
Vilela, Miriam Aparecida Pinto
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Id: lil-530880
Autor: Stringheta, Paulo César; Vilela, Miriam Aparecida Pinto; Amaral, Maria da Penha Henriques do; Vilela, Fernanda Maria Pinto; Bertges, Filipe Soares.
Título: A propaganda de alimentos e a proteção da saúde dos portadores de doença celíaca / Food publicity and health protection for the celiac disease carrier
Fonte: HU rev;32(2):43-46, abr.-jun. 2006. tab.
Idioma: pt.
Resumo: A doença celíaca é uma intolerância alimentar relacionada ao glúten. O tratamento consiste na exclusão do glúten da dieta. A Lei n° 10.674, de 16 de maio de 2003, obriga que os produtos alimentícios comercializados informem sobre a presença ou não de glúten. A advertência deve ser impressa nos rótulos, embalagens, cartazes e materiais de divulgação em caracteres com destaque, nítidos e de fácil leitura. O trabalho analisou o cumprimento da legislação vigente em 226 propagandas tipo folder de alimentos industrializados coletadas em estabelecimentos comerciais nos municípios de Juiz de Fora, Viçosa, Belo horizonte e São Paulo, no período de março de 2006 a março de 2007, utilizando-se da amostragem não probabilística de conveniência. Observou-se a predominância de amostras (n=221, 97,8%) em desacordo com a legislação. Concluiu-se que há necessidade de maior esforço para a implementação das ações de Vigilância Sanitária que resultem na promoção e proteção da saúde pública.

Celiac disease is a permanent food intolerance to gluten. The 10674 Act, from 16 May, 2003, states that commercialized food products must inform the existence or not of this ingredient in its formulation. The warning message must be printed on the labels, wrappings, posters, and publicity material, in bold, highlighted, and easy-to read manner. This work has analyzed 226 leaflet-like pieces of publicity of industrialized foods collected from commercial establishments in the municipalities of Juiz de Fora, Viçosa, Belo Horizonte, and São Paulo, Brazil, from March/2006 to March/2007, by means of non-probabilistic convenience sampling. A prevalence of samples mostly not in accordance with the legislation (n=221; 97,8%) was observed. More efficient sanitary surveillance is mandatory in order to promote protection of public health.
Descritores: Doença Celíaca
Alimentos/normas
-Vigilância Sanitária
Saúde Pública
Alimentos Industrializados
Publicidade de Alimentos
Intolerância Alimentar
Glutens
Jurisprudência
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-756281
Autor: São Paulo (Estado) Secretaria da Saúde.
Título: Plano de vigilância, prevenção e controle da dengue do Estado de São Paulo 2014–2015 / Surveillance plan for prevention and control of dengue in the state of São Paulo 2014-2015.
Fonte: São Paulo; SESC-SP; out. 2014. 24 p. graf, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O Plano de Vigilância, Prevenção e Controle da Dengue é elaborado a cada ano-dengue, de acordo com as ações recomendadas no Programa Estadual de Vigilância e Controle de Dengue, relacionadas aos eixos de Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Assistência ao Paciente, Vigilância Laboratorial e Controle de Vetores e ações de Educação, Comunicação e Mobilização Social...
Descritores: Dengue/epidemiologia
Dengue/prevenção & controle
Dengue/transmissão
Planos e Programas de Saúde
-Assistência ao Paciente
Brasil
Comunicação em Saúde
Controle de Vetores
Educação em Saúde
Monitoramento Epidemiológico
Vigilância Sanitária
Limites: Humanos
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação


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Id: lil-708338
Autor: Grau, Mônica Aparecida Fernandes; Marcatto, Maria Isabel Santacruz Jimenez; Sales, Zalcia Ulises; Vranjac, Rosa Maria; Maradei, Rosinês; Pereira, Fernando; Pilon, Sandra Regina Prata; Müller, Nádia Carvalho da Silva.
Título: Manual de orientação para instalação e funcionamento de instiutos de beleza sem responsabilidade médica / Guidelines manual for installation and operation of institutes beauty without medical liability.
Fonte: São Paulo; SES/SP; jun. 2012. 41 p. ilus, tab.
Idioma: pt.
Descritores: Centros de Embelezamento e Estética
Responsabilidade Legal
Vigilância Sanitária
Tipo de Publ: GOVERNMENT PUBLICATIONS
Responsável: BR76.1 - Biblioteca
BR91.2; Digital; BR1763.1; Digital


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Id: lil-519545
Autor: Anon.
Título: Vigilância Sanitária: uma retrospectiva histórica / Health surveillance: a history retrospective
Fonte: In: São Paulo(Estado). Secretaria da Saúde. Coordenadoria de Controle de Doenças. Vigilância em saúde: 20 anos SUS-SP. São Paulo, IMESP, 2008. p.105-124, ilus, tab, graf.
Idioma: pt.
Descritores: Serviços de Saúde
Sistema Único de Saúde
Vigilância Sanitária
-Saúde do Trabalhador
Tipo de Publ: GOVERNMENT PUBLICATIONS
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação
BR91.2; WA541, S239vs, 2008



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