Base de dados : LILACS
Pesquisa : VS2.002.001.019 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 8 [refinar]
Mostrando: 1 .. 8   no formato [Detalhado]

página 1 de 1

  1 / 8 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1182183
Autor: Marquiño Quesada, Wilmer(edt); Zavaleta Martínez Vargas, Alfonso(edt); Cabezas Sánchez, César(edt); Carrillo Parodi, Carlos(edt); Antigoni Pérez, Juana(edt).
Título: Protocolo de investigación: Evaluación de la eficacia terapéutica de los medicamentos utilizados para el tratamiento del paludismo por Plasmodium falciparum no complicado en el Perú / Research protocol: Assessment of therapeutic efficacy of drugs used for treatment of Plasmodium falciparum in Peru.
Fonte: Lima; Perú. Ministerio de Salud. Instituto Nacional de Salud. Centro Nacional de Laboratorios en Salud Pública; 1998. 93 p. tab. (Serie de Documentos Técnicos, 8).
Idioma: es.
Resumo: El presente documento describe la metodología de evaluación de la resistencia antimalárica, estandarizada por la OMS y adaptada a la realidad, el cual orientará los estudios que realicen al respecto, que estos sean comparables y sirvan para las decisiones futuras que se tomen sobre los esquemas terapéuticos a ser implementados en el país
Descritores: Malária Falciparum
Medicamentos para a Atenção Básica
Protocolos Clínicos
-Peru
Tipo de Publ: Caso Julgado
Responsável: PE18.1 - Biblioteca Central
[{"text": "PE18.1", "_a": "MS/INS 0082"}]


  2 / 8 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-915449
Autor: Vieira, Marcela Cristina Fogaça.
Título: Promoção do acesso e inovação em saúde: alternativas ao modelo baseado na proteção à proriedade intelectual em discussão na Organização Mundial de Saúde / Promoting access and innovation in health: alternatives to the model based on intellectual property protection within the World Health Organization.
Fonte: São Paulo; s.n; 2015. 149 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública, Departamento Serviços de Saúde Pública para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: O modelo de promoção da inovação em saúde predominante na atualidade é baseado na proteção da propriedade intelectual por meio da concessão de patentes. A patente permite ao seu titular explorar o objeto protegido com exclusividade por um determinado período de tempo, no qual seria obtido o retorno do investimento feito na pesquisa e desenvolvimento do produto. A obtenção de retorno do custo da P&D pela comercialização do produto final, potencializada pelo monopólio conferido pela patente, faz com o que o detentor da tecnologia estabeleça preço de venda elevado. O sistema de patentes potencializa, assim, a maximização de lucros das empresas farmacêuticas, ampliando seu interesse no desenvolvimento de produtos rentáveis e na mercantilização da saúde. Foram identificadas e sistematizadas evidências que demonstram que a aplicação do sistema de patente na área da saúde tem gerado problemas de inovação, ao direcionar recursos de P&D voltados para a produção de produtos rentáveis e não voltados a atender necessidades de saúde; e de acesso, uma vez que o preço elevado excluí milhões de pessoas do consumo do produto. Ficou demonstrada a necessidade de busca de medidas para superação desses problemas. Identificou-se medidas existentes dentro do sistema de patentes que poderiam ser utilizadas para minimizar os problemas identificados em curto e médio prazo, com uma abordagem caso a caso. Optou-se por utilizar uma abordagem sistêmica, demonstrando a necessidade de medidas alternativas ao sistema de patentes para resolução dos problemas identificados a longo prazo. A identificação de medidas alternativas foi realizada por meio da revisão de mais de uma centena de propostas enviadas em chamada aberta e recomendações feitas por diferentes órgãos da Organização Mundial de Saúde no período de 2003 a 2012. As medidas identificadas foram descritas, sistematizadas e analisadas. Conclui-se que a principal proposta atualmente em discussão é a criação de um Fundo Global de P&D, no marco de uma Convenção Global de P&D em saúde, que financiaria a P&D mediante a concessão de prêmios, e não de patentes. Os resultados da P&D seriam tratados como bens públicos, e poderiam ser produzidos por qualquer interessado. Esse modelo visa desvincular os custos da P&D do preço final do produto. Com isso, tem o potencial de solucionar os problemas de inovação e acesso à saúde identificados no sistema de patentes. No entanto, enfrenta grande oposição dos defensores do sistema de patentes, principalmente grandes empresas farmacêuticas interessadas na ampliação da mercantilização da saúde.

The model for promoting innovation in health prevalent nowadays is based on the protection of intellectual property by granting patents. The patent allows the holder to exploit the protected object with exclusivity for a certain period of time, in which he could obtain the return of investment made in research and development. The need to obtain the return of the investments made on R&D by selling the final product, boosted by the monopoly conferred by the patent, allows the patent holder to establish high price. The patent system maximizes profits of pharmaceutical companies, expanding its interest in developing profitable products and in health commodification. We identified and systematized evidence to show that the application of the patent system in the health sector has generated innovation problems, by directing R&D resources to the production of profitable products and not driven by health needs; and access, since the high price excludes millions of product consumption. It was demonstrated the need for seeking measures to overcome these problems. We identified existing measures within the patent system that could be used to alleviate the problems identified in the short and medium term, with a case-by-case approach. We chose to use a systemic approach, demonstrating the need for alternative measures to the patent system to resolve the problems identified in the long-term. The identification of alternative measures was conducted through review of more than a hundred proposals submitted in open call and recommendations made by different bodies of the World Health Organization from 2003 to 2012. The measures identified have been described, systematized and analyzed. It is concluded that the main proposal currently under discussion is the creation of a Global R&D Fund, as part of a Global R&D Convention on health, which would finance R&D by granting prizes, and not patents. The results of R&D would be treated as public goods, and could be produced by any interested party. This model aims to delink the costs of R&D from the final price of the product. Thus, it has the potential to solve the problems of innovation and access to health identified in the patent system. However, it faces strong opposition from advocates of the patent system, especially large pharmaceutical companies interested in expanding health commodification.
Descritores: Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde
Acesso aos Serviços de Saúde
Propriedade Intelectual de Produtos e Processos Farmacêuticos
Patentes como Assunto
Preparações Farmacêuticas
-Indústria Farmacêutica
Medicamentos para a Atenção Básica
Produção de Droga sem Interesse Comercial
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


  3 / 8 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-724089
Autor: Becker, Ana Laura Martins M M; Souza, Paulo Haddad de; Oliveira, Mônica Martins de; Paraguay, Nestor Luiz Bruzzi B.
Título: A articulação da rede de proteção à criança e a aplicação intersetorial do círculo de segurança como alternativas à medicalização / Child protection network and the intersector implementation of the circle of security as alternatives to medication
Fonte: Rev. paul. pediatr;32(3):247-281, 09/2014. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivos: Descrever o caso clínico de uma criança que apresenta comportamento agressivo e fala recorrente do tema de morte, e relatar a experiência da equipe de autores na proposição de uma alternativa à medicalização por meio da formação de uma Rede de Proteção e da aplicação Intersetorial do conceito de Círculo de Segurança da Criança. Descrição do caso: Criança de 5 anos apresenta comportamento violento e agressivo na creche que frequenta. Foi diagnosticado pelo Centro de Saúde com Transtorno Depressivo e Transtorno de Conduta, sendo medicado com Sertralina e Risperidona. Apresentou efeitos colaterais, interrompendo o uso das medicações. Apesar de ações como conversas, trabalho em grupos, acompanhamento psicológico e psiquiátrico, a criança manteve esse comportamento. Comentários: Foi desenvolvido um Projeto Terapêutico Singular por alunos do curso de Medicina da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com o objetivo de criar um vínculo entre as instituições responsáveis pelo cuidado da criança (Creche, Centro de Saúde e família), o que possibilitou o desenvolvimento de uma rede de proteção para o cuidado na Atenção Básica. A aplicação intersetorial do Círculo de Segurança, assim como a comunicação e a colaboração entre as equipes, mostrou resultados muito positivos neste caso, configurando-se como uma alternativa acessível e eficaz à Medicalização da criança...

Objectives: To describe the clinical history of a child with aggressive behavior and recurring death-theme speech, and report the experience of the team of authors, who proposed an alternative to medication through the establishment of a protection network and the inter-sector implementation of the circle of security concept. Case description: A 5-year-old child has a violent and aggressive behavior at the daycare. The child was diagnosed by the healthcare center with depressive disorder and behavioral disorder, and was medicated with sertraline and risperidone. Side effects were observed, and the medications were discontinued. Despite several actions, such as talks, teamwork, psychological and psychiatric follow-up, the child's behavior remained unchanged. Remarks: A unique therapeutic project was developed by Universidade Estadual de Campinas' Medical School students in order to establish a connection between the entities responsible for the child's care (daycare center, healthcare center, and family). Thus, the team was able to develop a basic care protection network. The implementation of the inter-sector circle of security, as well as the communication and cooperation among the teams, produced very favorable results in this case. This initiative was shown to be a feasible and effective alternative to the use of medication for this child...
Descritores: Medicamentos para a Atenção Básica
Atenção Primária à Saúde
Psicoterapia
-TRANSTORNOS MENTAIS DIAGNOSTICADOS NA INFANCIA
Limites: Humanos
Masculino
Pré-Escolar
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR1.1 - BIREME


  4 / 8 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-622861
Autor: Baldoni, André de Oliveira; Chequer, Farah Maria Drumond; Ferraz, Elisa Raquel Anastácio; Oliveira, Danielle Palma de; Pereira, Leonardo Régis Leira; Dorta, Daniel Junqueira.
Título: Elderly and drugs: risks and necessity of rational use
Fonte: Braz. j. pharm. sci;46(4):617-632, Oct.-Dec. 2010.
Idioma: en.
Resumo: In recent decades, the world has undergone a demographic transformation with a rapid growth of the elderly population, resulting in an increased demand for funds to maintain their health and drug consumption. Pharmacokinetic and pharmacodynamic changes occurring in the elderly can interfere directly in the adverse effects of drugs and increase the risk of intoxication. In addition, there are external factors interfering with the pharmacotherapy of the elderly, such as inappropriate use and the lack of access to information. Many therapeutic classes of drugs should be used with caution or avoided in the elderly population, such as anti-inflammatory and some anti-hypertensive drugs, diuretics and digitalis. If not managed carefully, these medicines can affect the safety and quality of life in the elderly. Thus, the aim of this review was to identify drugs that should be used with caution in elderly patients in order to avoid intoxication and/or adverse drug events.

Durante as últimas décadas, o mundo passou por uma transformação demográfica, com um rápido crescimento da população idosa e, portanto, tanto a demanda para a manutenção da saúde deste grupo populacional, quanto o consumo de medicamentos estão aumentando. Ainda, as mudanças farmacocinéticas e farmacodinâmicas que ocorrem em idosos podem interferir diretamente nos efeitos adversos dos medicamentos e aumentar o risco de intoxicação. Além disso, há fatores externos que interferem na farmacoterapia dos idosos, tais como o uso inadequado e a falta de acesso à informação. Existem várias classes terapêuticas de medicamentos que devem ser utilizados com cautela ou evitados na população idosa, tais como antiinflamatórios, alguns anti-hipertensivos, diuréticos, digitálicos entre outros. Estes medicamentos, se não forem utilizados com cuidado, podem afetar a qualidade de vida e a segurança desta população. Assim, este trabalho visa identificar medicamentos que devem ser utilizados com cuidado em pacientes idosos para evitar intoxicações e/ou eventos adversos aos medicamentos.
Descritores: Revisão de Uso de Medicamentos
Saúde do Idoso
Farmacocinética
-Medicamentos para a Atenção Básica
Farmacologia/métodos
Serviços de Saúde para Idosos
Assistência Farmacêutica
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR40.1 - DBD - Divisão de Biblioteca e Documentacão do Conjunto das Químicas


  5 / 8 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-592928
Autor: Zarzur, Jorge; Pippo, Tomás; Palópoli, Gastón; Virgilio, Federico; Marotz, Sebastián.
Título: Laboratorios de producción pública de medicamentos en Argentina: registro de plantas y de especialidades medicinales en ANMAT / Laboratories public drug production in Argentina: record of plants and medicinal preparations in ANMAT
Fonte: Rev. argent. salud publica;1(5):41-43, dic. 2010.
Idioma: es.
Descritores: Aprovação de Drogas/legislação & jurisprudência
Catálogos de Medicamentos como Assunto
Medicamentos para a Atenção Básica
Economia e Organizações de Saúde
Serviços Laboratoriais de Saúde Pública
Serviços de Informação sobre Medicamentos/provisão & distribuição
Limites: Humanos
Responsável: AR392.1 - Biblioteca


  6 / 8 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Cuba
Texto completo
Id: lil-576746
Autor: Torres Domínguez, Amarilys.
Título: Medicamentos y transnacionales farmacéuticas: impacto en el acceso a los medicamentos para los países subdesarrollados / The drugs and the pharmaceutical transnationals: impact on the drugs access for developing countries
Fonte: Rev. cuba. farm;44(1), ene.-mar. 2010. tab.
Idioma: es.
Resumo: Este trabajo tiene como objetivo realizar una presentación general acerca de la situación de salud a nivel mundial, relacionar esta con la problemàtica del acceso a los medicamentos y vincular ambos factores a las características que tipifican la diversidad de intereses alrededor de las empresas farmacéuticas transnacionales. La explosión en la producción y comercialización de los medicamentos durante los últimos años han convertido al sector farmacéutico en líder mundial. No obstante, actualmente ¾ partes de la población mundial tienen poca o ninguna posibilidad de adquirir los medicamentos esenciales. La situación actual es insostenible y, por lo tanto, se trata de ir a alternativas diferentes de las que hoy existen.

The aim of present paper is to perform a general presentation about the worldwide health situation, to relates it with the problem of drugs access ant to link both factors with features typifying the diversity of interests around the transnational pharmaceutical enterprises. The boom in drugs production and marketing over past years becomes the pharmaceutical sector in the world leader. However, nowadays the ¾ of world population has not much or neither possibility to acquires the essential drugs. Present situation is untenable and therefore, it is necessary tolook for alternatives difeferent to available nowadays.
Descritores: Indústria Farmacêutica
Medicamentos para a Atenção Básica
Saúde Global
Comercialização de Medicamentos
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


  7 / 8 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Castro, Lia Lusitana Cardozo de
Texto completo
Id: lil-528440
Autor: Vidotti, Carlos Cézar Flores; Castro, Lia Lusitana Cardozo de.
Título: Fármacos novos e necessidades do Sistema Único de Saúde no Brasil / New drugs and the Brazilian unified health system needs
Fonte: Espaç. saúde (Online);10(2):7-11, jun. 2009.
Idioma: pt.
Resumo: Confrontar os medicamentos novos lançados no mercado com as doenças que mais provocam mortalidade no Brasil para identificar se a necessidade de tratamento farmacológico é suprida e, por outro lado, esclarecer se há medicamentos novos desnecessários. Identificar iniciativas nacionais de pesquisa e desenvolvimento de fármacos e medicamentos. Levantamento em bases de dados de medicamentos, informações sobre mortalidade providas pelo SUS e pesquisa dirigida na literatura. Há políticas públicas em número crescente no país referentes ao acesso a medicamentos e a pesquisa e desenvolvimento de fármacos e medicamentos, mas os medicamentos novos lançados no mercado brasileiro se ajustam de forma rudimentar às necessidades de saúde pública de tratamentos farmacológicos. Assim, há doenças, como as cardiovasculares, que têm grande quantidade de medicamentos novos lançados e, outras, como hanseníase, para a qual não há tratamentos novos. Adicionalmente, a inovação terapêutica dos medicamentos novos é muito pequena, da ordem de 30%, em flagrante contraste com o esperado para medicamentos novos. São recomendadas políticas públicas para pesquisa e desenvolvimento de fármacos e medicamentos. Essas deveriam incentivar o aproveitamento das iniciativas de pesquisa e desenvolvimento de fármacos e medicamentos já existentes e estimular pesquisadores, instituições e empresas a introduzir medicamentos novos pautados nas necessidades de saúde pública para tratamentos farmacológicos, quando estes forem necessários.

To confront new drugs launched into the market with those diseases which are the cause of most deaths in Brazil with the purpose to identify if they supply the pharmacologic treatment needs and, on the other hand, to identify unnecessary new drugs. Identify national initiatives in research and development of new drugs. Search for new drugs in drug databases and mortality informationprovided by SUS and in the literature. There is an increasing number of public policies in the country related to drugs access and to research and development, but new drugs launched into the Brazilian market poorly adjust to public health needs for pharmacologic treatment. Therefore, there are diseases, like cardiovascular ones, with a large number of new drugs launched and others, like leprosy, for which there is no new pharmacologic treatment. Additionally, the therapeutic innovation of new drugs is very low, at around 30%, in sharp contrast with what isexpected for new drugs. Public policies for research and development of new drugs are proposed. These policies should use existing research and development initiatives and stimulate researchers, institutions and companies to introduce new drugs according to public health pharmacological treatment needs.
Descritores: Medicamentos para a Atenção Básica
Política Nacional de Medicamentos
Saúde Pública
Medicamentos de Referência
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde


  8 / 8 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-494986
Autor: Zaire, Carla Edialla Figueiredo.
Título: A relação entre a indústria farmacêutica e a assistência farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS): a compra estadual e municipal de medicamentos no Rio de Janeiro / Relationship between the pharmaceutical industry and pharmaceutical care within the Unified Health System: the state and the municipal drug purchase in Rio de Janeiro.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 2008. 197 p. ilus, graf.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Instituto de Medicina Social para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Esta dissertação tem como objeto o estudo da relação estabelecida entre a indústria farmacêutica e a assistência farmacêutica no âmbito do SUS. O objetivo é avaliar como estão sendo feitas as compras de medicamentos para os programas de assistência farmacêutica básica para hipertensão, diabetes e asma e rinite. A captura de dados foi realizada nas Secretarias de Saúde do estado e do município do Rio de Janeiro. Realizou-se comparação dos preços unitários dos medicamentos adquiridos no estado, no município do Rio de Janeiro e no Banco de Preços em Saúde (BPS), no período de janeiro de 2000 a dezembro de 2006. Em alguns momentos foram utilizados dados da Revista ABCFARMA, sobre preços unitários do mercado varejista. A pesquisa tornou possível registrar que o Estado do Rio de Janeiro compra medicamentos a um preço unitário mais alto do que aqueles praticados pela prefeitura e pelo Banco de Preços em Saúde. A hipótese apresentada é que o preço unitário mais alto se deve às inúmeras compras emergenciais realizadas, que estimulam os fornecedores a compensar o risco com preços maiores. Como a maioria dos fornecedores é distribuidora de medicamentos, elas estariam onerando os preços unitários, pois tiveram problemas no passado com o cumprimento da dívida pelo estado. Segundo autoridades estaduais da Secretaria de Estado de Saúde, esta situação indesejável está sendo superada através de uma nova forma de aquisição de medicamentos. A prefeitura do Rio de Janeiro, por outro lado, tem realizado as compras de medicamentos por licitações na modalidade concorrência. Esta forma possibilitou a aquisição de medicamentos a preços inferiores aos outros entes pesquisados. A maioria dos fornecedores da prefeitura é a própria indústria de medicamentos, o que, em princípio, torna o preço mais baixo...
Descritores: Programas Governamentais
Indústria Farmacêutica/organização & administração
Legislação Farmacêutica/organização & administração
Medicamentos Essenciais/provisão & distribuição
Assistência Farmacêutica
Comercialização de Medicamentos
Sistema Único de Saúde/organização & administração
-Brasil
Medicamentos para a Atenção Básica
Medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica
Medicamentos de Uso Contínuo
Legislação de Medicamentos/normas
Limites: Humanos
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C
BR433.1; 615:658.716, T1083



página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde