Base de dados : LILACS
Pesquisa : VS2.002.006.003 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 2 [refinar]
Mostrando: 1 .. 2   no formato [Detalhado]

página 1 de 1

  1 / 2 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-681307
Autor: Dellamora, Elisangela da Costa Lima.
Título: Incorporação de medicamentos novos em hospitais universitários do estado do Rio de Janeiro / Incorporation of new drugs in university hospitals in the state of Rio de Janeiro.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 2012. vii,151 p. tab, graf.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: As diversas tecnologias em saúde, entre as quais os medicamentos, podem comprometer o sistema de saúde quando incorporadas sem critérios. Os hospitais universitários, por realizarem atividades de ensino e pesquisa e proverem atendimento de alta complexidade, possuem grande importância no desenvolvimento, adoção e avaliação dessas tecnologias. No caso dos medicamentos, são raros os estudos que abordam a existência de um processo de seleção baseado em evidências e em conformidade com as recomendações da Organização Mundial de Saúde. O objetivo deste trabalho foi analisar a incorporação de novos medicamentos em quatro hospitais públicos universitários, de grande porte e alta complexidade, no estado do Rio de Janeiro, por meio de um estudo qualitativo. Para tanto, foi desenhada uma matriz referente, elaborada a partir do cotejamento do processo de seleção de medicamentos em um hospital universitário brasileiro definido como padrão com as informações obtidas com uma revisão da literatura. Três grandes dimensões emergiram no processo, constituídas por categorias e subcategorias analíticas. As informações foram coletadas a partir de documentos institucionais, entrevistas com informantes-chave − Diretores, Chefes de Serviços de Farmácia e membros da Comissão de Farmácia e Terapêutica − e observação direta das reuniões da Comissão, ajudando a consubstanciar a matriz. Em todos os hospitais, o conhecimento sobre novos medicamentos pareceu estar fortemente ligado à divulgação do produto pela indústria farmacêutica e por revistas científicas. Em dois hospitais a CFT estava ativa e em outros dois a incorporação ocorria após a prescrição ou pedido rotineiro de compra de novos medicamentos à Farmácia.

De modo geral, a estrutura para a tomada de decisão era deficiente; membros da comissão possuíam pouca experiência e suas funções eram insuficientes para dar suporte à sua participação na comissão. Percebeu-se que os métodos de avaliação dos medicamentos eram inadequados. A incorporação de novos medicamentos nos hospitais investigados pode estar comprometendo as atividades de assistência farmacêutica empreendidas por estas unidades, trazendo conseqüências a todo o sistema de saúde. Apesar da metodologia qualitativa não permitir a extrapolação de resultados, é possível que este cenário seja parecido com o de outros hospitais universitários no Brasil.
Descritores: Comissão para Avaliação de Medicamentos
Avaliação Pré-Clínica de Medicamentos
Hospitais Universitários
Assistência Farmacêutica
Política Pública
Preparações Farmacêuticas/administração & dosagem
Tecnologia Biomédica/economia
-Tomada de Decisões
Medicamentos de Referência
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública
BR526.1; T615.1098153, D357i


  2 / 2 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Cuba
Texto completo
Id: lil-531366
Autor: Sßnchez Gonzßlez, Celeste; Pérez Cristiß, Rafael.
Título: XIII Conferencia Internacional de Autoridades Reguladoras Nacionales de Medicamentos / XIII International Conference of Drug's National Regulatory Authorities
Fonte: Rev. cuba. farm;43(3), sept.-dic. 2009.
Idioma: es.
Descritores: Controle de Medicamentos e Entorpecentes/métodos
Comissão para Avaliação de Medicamentos
Legislação de Medicamentos/normas
Política Nacional de Medicamentos
Qualidade dos Medicamentos Homeopáticos
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional



página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde