Base de dados : LILACS
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Id: lil-562327
Autor: Brasil. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer. Coordenção de Prevenção e Vigilância.
Título: Brasil: advertências sanitárias nos produtos de tabaco 2009 / Brazil: health warnings on tobacco products in 2009.
Fonte: Rio de Janeiro; Brasil. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer; 2008. 59 p. tab, ilus.
Idioma: pt.
Descritores: Abandono do Uso de Tabaco
Embalagem de Produtos Derivados do Tabaco
Publicidade de Produtos Derivados do Tabaco
Tabagismo/prevenção & controle
-Institutos de Câncer
Limites: Humanos
Responsável: BR440.1 - Biblioteca Geraldo Matos de Sá . Hospital do Câncer I
BR440.1, B823b. 16.86507


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Id: biblio-1097277
Autor: Szklo, André Salem; Mendes, Felipe Lacerda; Cavalcante, Tânia Maria; Viegas, João Ricardo.
Título: Interferência da Indústria do Tabaco no Brasil: a Necessidade do Ajuste de Contas / Tobacco Industry Interference in Brazil: the Necessity of Settling Accounts / Interferencia de la Industria Tabacalera en Brasil: la Necesidad del Ajuste de Cuentas
Fonte: Rev. bras. cancerol;66(2):1-10, 20200402.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: No Brasil, cada vez mais são identificadas ações ilegais de publicidade, propaganda e patrocínio por parte da indústria do tabaco em eventos musicais e por meio das redes sociais, voltadas a atrair principalmente o público jovem para o uso do cigarro. Objetivo: Desenvolver uma metodologia que permita estabelecer um parâmetro de quantificação dos impactos negativos para o setor saúde desse descumprimento da lei. Método: Combinaram-se as informações nacionais existentes sobre i) a equivalência entre "custo direto médio da assistência médica" e "mortes por doenças atribuíveis ao tabagismo" e ii) a equivalência entre "a parcela do lucro revertido em ações de marketing" e "mortes de fumantes que contribuíram para a geração desse lucro por meio da compra de cigarros", de forma a se obter a relação "custo direto do tratamento" vs "parcela do lucro revertido em ações de marketing". As doenças selecionadas foram aquelas que apresentam os maiores custos diretos de tratamento atribuíveis ao fumo. Resultados: Para cada centavo investido em marketing pela indústria do tabaco, o Brasil tem um gasto com tratamento de doenças relacionadas ao tabaco 1,93 vezes superior ao dinheiro investido pela indústria. Conclusão: A mensuração da responsabilização dos violadores da legislação nacional para o controle do tabaco é fundamental para compensar parte dos custos associados ao tratamento de pacientes e aos programas de cessação ao fumo, favorecendo assim a redução do tabagismo no país.

Introduction: In Brazil, illegal actions of advertising, promotion, and sponsorship by part of the tobacco industry are increasingly identified in music events, and through social media, aimed mainly to attract young people to use cigarettes. Objective: To develop a methodology that allows the creation of a parameter of quantification of the negative impacts to the health sector of non-compliance with the law. Method: Combination of the current national information about i) the equivalence between "mean direct cost of medical care" and "deaths by diseases attributable to tobacco addiction" and ii) the equivalence between "the portion of the profit translated into marketing actions" and "deaths of smokers who contributed for the generation of this profit through purchase of cigarettes" in order to obtain the relation between "direct cost of the treatment" vs "portion of the profit translated into market actions". The diseases selected were those that presented the biggest direct cost of treatment attributable to tobacco. Results: For every cent invested in marketing strategies by the tobacco industry, Brazil spends 1.93 times more financial resources to treat tobacco-related diseases. Conclusion: The measurement of the liability for non-compliance of the tobacco national legislation is essential to offset part of the associated costs of the treatment of patients and programs of tobacco cessation to favor the reduction of smoking prevalence in Brazil.

Introducción: En Brasil, es cada vez más común identificar acciones ilegales de publicidad, promoción y patrocinio del tabaco por parte de la industria tabacalera en eventos musicales y a través de redes sociales, destinadas principalmente a atraer al público joven al consumo de cigarrillos. Objetivo: Desarrollar una metodología que permita establecer un parámetro para cuantificar los impactos negativos al setor de la salud de esa acción ilegal de la ley. Método: El artículo integra la información nacional existente sobre i) la equivalencia entre el "costo directo promedio de asistencia médica" y "muertes por enfermedades atribuibles al tabaquismo" y ii) la equivalencia entre "la parte del ingreso usado en acciones de marketing" y "las muertes de fumadores que han contribuido a la generación de estos ingresos a través de la compra de cigarrillos", para obtener la relación "costo directo del tratamiento" vs "parte de los ingresos usados en acciones de marketing". Las enfermedades seleccionadas fueron las que presentaron los costos más altos de tratamiento directo atribuibles al uso del tabaco. Resultados: Por cada centavo invertido en marketing por la industria tabacalera, Brasil tiene un gasto en tratamiento de enfermedades relacionadas con el tabaco 1,93 veces mayor que el monto invertido por la industria. Conclusión: Medir la responsabilidad de los infractores de la legislación nacional de control del tabaco es esencial para compensar parte de los costos asociados con el tratamiento de los pacientes y com los programas para dejar de fumar, favoreciendo así la reducción del consumo de tabaco en el país.
Descritores: Tabagismo/economia
Indústria do Tabaco/economia
Publicidade de Produtos Derivados do Tabaco
-Tabagismo/mortalidade
Brasil
Compensação e Reparação
Marketing/estatística & dados numéricos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR440.1 - Biblioteca Geraldo Matos de Sá . Hospital do Câncer I


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Id: lil-603809
Autor: Souza, Amanda Sena de; Campos, Claudinei José Gomes.
Título: Imagens aversivas veiculadas nos maços de cigarros: Significados atribuídos por universitários da área da saúde de uma universidade pública estatal / Aversive images advertized on cigarette packages: the meanings that assigned by students of a state university in the health area / Imágenes aversivas vehiculizadas en paquetes de cigarrillos: significados atribuidos por universitarios del área de salud de una universidad pública estatal
Fonte: SMAD, Rev. eletrônica saúde mental alcool drog;7(1):38-44, abr. 2011.
Idioma: pt.
Resumo: Este é um estudo de caso, qualitativo, que pretendeu analisar quais os significados atribuídos por estudantes universitários tabagistas, na área de saúde, face às propagandas de imagens aversivas, estampadas nas embalagens dos produtos do tabaco e as influências no seu comportamento de fumar. Utilizou-se apresentação visual das figuras junto a uma entrevista com questões semiestruturadas, aplicada a dez estudantes da área de saúde. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática. Conclui-se que o conhecimento cognitivo não garante hábito saudável e há dissociação entre as imagens aversivas, veiculadas nos maços de cigarro, e seu conteúdo, não cumprindo integralmente sua intencionalidade.

This qualitative case study was performed with the purpose to analyze the meanings that smoking university students in the health area assign to advertisement using aversive images stamped on tobacco products and the effects on their smoking behavior. A visual presentation of the images was used along with an interview using semi-structured questions applied to ten students in the health area. The data was submitted to thematic content analysis. In conclusion, cognitive behavior does not guarantee a healthy behavior and there is dissociation between the aversive images advertized on cigarette packages and its contents, thus it does not comply integrally with its purpose.

Estudio de caso cualitativo que pretendió analizar cuáles son los significados atribuidos por estudiantes universitarios tabaquistas en el área de salud frente a la propaganda de imágenes aversivas estampadas en los embalajes de los productos del tabaco y las influencias en su comportamiento como fumadores. Se utilizó la presentación visual de las figuras junto a una entrevista de preguntas semiestructuradas, aplicada a diez estudiantes del área de la salud. Los datos fueron sometidos a análisis de contenido temático. Concluimos en que el saber cognitivo no garantiza hábitos saludables, hay una disociación entre las imágenes aversivas vehiculizadas en los paquetes de cigarrillos y su contenido, no cumpliéndose integralmente con su intencionalidad.
Descritores: Prevenção do Hábito de Fumar
Estudantes de Ciências da Saúde
Publicidade de Produtos Derivados do Tabaco
Tabagismo
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-667079
Autor: Reinaldo, Amanda Márcia dos Santos; Goecking, Camila César; Silveira, Belisa Vieira da.
Título: Impacto das imagens de prevenção do uso de tabaco veiculadas em maços de cigarro na perspectiva de adolescentes / Impacto de las imagenes de propaganda de prevencion de consumo de tabaco divulgada en paquetes de cigarrillos desde la perspectiva de los adolescentes / Impact of tobacco prevention advertising on cigarette packets on teenagers
Fonte: REME rev. min. enferm;16(3):364-372, jul.-set. 2012.
Idioma: pt.
Resumo: No Brasil, o cigarro é uma das drogas de uso frequente entre os adolescentes. A imagem divulgada pelo marketing daindústria tabagista, por meio de peças publicitárias, contribui consideravelmente para a disseminação do uso dessadroga. Essa população é o alvo preferencial das propagandas. O objetivo com esta pesquisa foi avaliar a efetividade daspeças publicitárias, veiculadas em maços de cigarro no país, para a prevenção do consumo de tabaco na adolescência.Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual foi realizado um estudo de caso que possibilitou não somentecompreender, mas também descrever avaliar e explorar situações em que o fenômeno em estudo pudesse ser visualizadonuma realidade concreta. Os sujeitos da pesquisa foram alunos do ensino médio e do ensino fundamental de duasescolas no município de Belo Horizonte-MG. A pesquisa aponta que as imagens não foram consideradas como algoque possa prevenir ou influenciar o uso do tabaco entre os adolescentes estudados.
Descritores: Abandono do Hábito de Fumar
Prevenção do Hábito de Fumar
Promoção da Saúde
Publicidade de Produtos Derivados do Tabaco
Tabagismo/prevenção & controle
-Indústria do Tabaco
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-971847
Autor: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva.
Título: Diretrizes para implementação do Artigo 13 da convenção-quadro da Organização Mundial da Saúde para o controle do tabaco: publicidade, promoção e patrocínio do tabaco.
Fonte: Rio de Janeiro; INCA; out. 2016. 19 p.
Idioma: pt.
Descritores: Fumar/prevenção & controle
Controle e Fiscalização de Produtos Derivados do Tabaco
Políticas Públicas de Saúde
Prevenção do Hábito de Fumar
Publicidade de Produtos Derivados do Tabaco
-Promoção da Saúde
Guias como Assunto/normas
Limites: Humanos
Tipo de Publ: GOVERNMENT PUBLICATIONS
Responsável: BR599.1 - Coordenação Geral de Documentação e Informação (CGDI)
BR599.1; 613.84, B823d, ART13, MT, 300. 10002030064; BR599.1; 613.84, B823d, ART13 e.2, AG. 10002030065


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Id: biblio-941881
Autor: INFFINITO/AFINAL.
Título: DIGA NÃO À PROPAGANDA DE CIGARROS.
Fonte: BRASÍLIA; s.n; 2011. 1v p.
Idioma: pt.
Descritores: Fumar/prevenção & controle
Publicidade de Produtos Derivados do Tabaco
Limites: Masculino
Feminino
Humanos
Responsável: BR1719.1 - Biblioteca do CPqRR
BR1719.1; Digital 1217, DVD, 2011. 017169


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Id: biblio-941764
Autor: Fundación InterAmericana del Corazón Argentina; .Aliança de Controle do Tabagismo e Saúde.
Título: A saúde não é negociável - crianças na mira da indústria do tabaco: Análise sobre a publicidade e exibição de produtos do tabaco nos pontos de venda da América Latina como estratégia para atrair as crianças e os adolescentes para o consumo / Health is not negotiable - children in the tobacco industry's targeting: Analysis of advertising and display of tobacco products at points of sale in Latin America as a strategy to attract children and adolescents for consumption.
Fonte: Buenos Aires; undación InterAmericana del Corazón Argentina (FIC Argentina);Aliança de Controle do Tabagismo e Saúde (ACT+ Brasil); [2015]. ilus, tab.
Idioma: pt.
Descritores: Saúde Pública
Política Pública
Fumar
Prevenção do Hábito de Fumar
Tabaco
Indústria do Tabaco
Produtos do Tabaco
Uso de Tabaco
Publicidade de Produtos Derivados do Tabaco
Limites: Masculino
Feminino
Humanos
Criança
Tipo de Publ: Livro-Texto
Responsável: BR440.4 - Biblioteca
BR440.1


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Id: biblio-940125
Autor: Campaign for Tobacco-Free Kids.
Título: Projetado para viciar: como a indústria do tabaco modificou os cigarros para deixá-los mais viciantes, mais atraentes para as crianças e ainda mais mortais / Designed for addiction how the tobacco industry has made cigarettes more addictive, more attractive to kids and even more deadly.
Fonte: s.l; s.n; 2014.
Idioma: pt.
Descritores: Consumo de Produtos Derivados do Tabaco
Controle e Fiscalização de Produtos Derivados do Tabaco
Comissão Nacional para o Controle do Uso do Tabaco
Indústria do Tabaco
Produtos do Tabaco
Uso de Tabaco
Dispositivos para o Abandono do Uso de Tabaco
Comercialização de Produtos Derivados do Tabaco
Embalagem de Produtos Derivados do Tabaco
Publicidade de Produtos Derivados do Tabaco
Limites: Masculino
Feminino
Humanos
Responsável: BR440.4 - Biblioteca
BR440.1


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Id: biblio-936513
Autor: Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva.
Título: Marco regulatório da comissão nacional para implementação da convenção-quadro para o controle do tabaco e de seus protocolos (conicq).
Fonte: Rio de Janeiro; INCA; 2012. tab.
Idioma: pt.
Descritores: Consumo de Produtos Derivados do Tabaco
Controle e Fiscalização de Produtos Derivados do Tabaco
Cadastro de Produtos Derivados do Tabaco
Prevenção do Hábito de Fumar
Tributação de Produtos Derivados do Tabaco
Tabagismo
Comercialização de Produtos Derivados do Tabaco
Rotulagem de Produtos Derivados do Tabaco
Embalagem de Produtos Derivados do Tabaco
Publicidade de Produtos Derivados do Tabaco
Responsável: BR440.4 - Biblioteca
BR440.1


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Id: biblio-936047
Autor: Instituto Nacional de Câncer.
Título: Global adult tobacco survey Brazil 2008.
Fonte: Rio de Janeiro; INCA; 2010. 208 p. ilus, tab, graf.
Idioma: en.
Descritores: Abandono do Hábito de Fumar
Indústria do Tabaco
Abandono do Uso de Tabaco
Tabagismo
Publicidade de Produtos Derivados do Tabaco
Indústria do Tabaco/economia
Indústria do Tabaco/estatística & dados numéricos
Tabagismo/epidemiologia
Tabagismo/prevenção & controle
Tipo de Publ: Livro-Texto
Responsável: BR440.4 - Biblioteca
BR440.1



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