Base de dados : LILACS
Pesquisa : VS3.004.001.002 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 867 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 87 ir para página                         

  1 / 867 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-969161
Autor: Amaral Junior, Aureo José; Vaz, Jamille Machado; Correia, Priscila Mari dos Santos; Manfroi, Miraíra Noal; Figueiredo, Juliana de Paula; Marinho, Alcyane.
Título: Formação e atuação profissional de instrutores de atividades de aventura na natureza em Florianópolis (SC) / Training and professional action of instructors of adventure activities in nature in Florianópolis (SC)
Fonte: Licere (Online);21(4):i:26-f:59, dez2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo objetivou caracterizar a formação e atuação profissional de instrutores de atividades de aventura na natureza atuantes em Florianópolis (SC). Realizou-se uma pesquisa descritiva, com abordagens qualitativa e quantitativa. Participaram 22 instrutores de atividades de aventura na natureza. As informações foram coletadas por meio de um questionário contendo perguntas mistas e analisadas por intermédio da estatística descritiva e da técnica de análise de conteúdo. A média de idade dos instrutores é de 39,5±12,1 anos, sendo a maioria do sexo masculino (18). A maioria tem ensino médio (9) ou superior (9) e participaram de cursos de aperfeiçoamento nos últimos cinco anos (13). As vivências práticas são, prioritariamente, apontadas como formação considerada necessária para atuar na área. A maioria mostra-se satisfeito com a atuação na área (18), porém desempenham outras atividades profissionais (13).

This study aimed to characterize the training and professional performance of instructors of adventure activities in nature acting in Florianópolis (SC). A descriptive research was carried out, with qualitative and quantitative approaches. 22 instructors participated in adventure activities in nature. The information was collected through a questionnaire containing mixed questions and analyzed through descriptive statistics and the technique of content analysis. The mean age of instructors is 39.5 ± 12.1 years, the majority being male (18). Most have a high school (9) or higher (9) and have attended further education courses in the last five years (13). Practical experiences are, as a matter of priority, identified as training deemed necessary to work in the area. Most are satisfied with the performance in the area (18), but they do other professional activities (13).
Descritores: Competência Profissional
Prática Profissional
Pesquisa
Esportes
Natureza
Capacitação Profissional
Atividades de Lazer
Atividade Motora
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


  2 / 867 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Stobäus, Claus Dieter
Texto completo
Id: biblio-1026667
Autor: Sampaio, Adelar Aparecido; Stobaus, Claus Dieter; Baez, Marcio Alessandro Cossio; Ahlert, Alvori.
Título: perspectivas de realização e desenvolvimento pessoal e profissional em licenciandos / Achievement prospects and personal and professional development and in undergraduate students / Perspectivas de realización y desarrollo personal y profesional en licenciandos
Fonte: Pensar Prát. (Online);20(3):476-487, set. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo apresenta perspectivas pessoais e profissionais de licenciandos, a partir de vivências da formação inicial. É um estudo qualitativo em nível exploratório-descritivo, desenvolvido com 68 formandos dos cursos de Pedagogia, Educação Física e Letras de uma instituição pri-vada do estado do Paraná. Foi utilizado questionário, sendo os dados tratados com o método da análise de conteúdo. Os resultados indicam o desejo de realização pessoal e profissional e de continuidade na profissão, embora fique explícito o pensamento em optar por outra profis-são, além de um anseio por melhorias nas condições para o exercício profissional e o apro-fundamento de estudos sobre adversidades na escola. Sugerem-se investimentos em processos de intervenções preventivas sobre possíveis fatores indutores do mal-estar docente (AU).

The article presents personal and professional perspectives of undergraduate students, from experiences of initial training. It is a qualitative study of exploratory and descriptive level, developed with 68 students of Education, Physical Education and Arts of a private institution of the State of Paraná. A questionnaire was used, and the data processed with content analysis. The results indicate the desire for personal and professional fulfillment and continuity in the profession, although explicit thought to opt for another profession, improved conditions for professional practice and further studies of adversities in school. It is suggested investments in preventive interventions processes on possible inducing factors of teacher malaise (AU).

Este artículo presenta perspectivas personales y profesionales de licenciandos, a partir de ex-periencias en la formación inicial. Es un estudio cualitativo en nivel exploratorio-descriptivo, desarrollado con 68 graduandos de los cursos de Pedagogía, Educación Física y Filología de una institución privada del Estado de Paraná. Se usó un cuestionario y los datos se analizaron a partir de su contenido. Los resultados indican el deseo de realización personal y profesional y de continuidad en la profesión, aunque esté claro el pensamiento explícito de optar por otra profesión, además de eso se identificó el anhelo de mejorías en las condiciones para el ejerci-cio profesional y el perfeccionamiento de estudios relacionados a las adversidades de la es-cuela. Se sugiere inversiones en los procesos de intervenciones preventivas sobre los posibles factores inductores de malestar docente (AU).
Descritores: Educação Continuada
Capacitação Profissional
Docentes/educação
-Prática Profissional
Capacitação de Professores
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde


  3 / 867 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-895698
Autor: Palumbo, José Henrique Parra; Moreira, Luiz Eduardo de Vasconcelos; Haritçalde, Christian.
Título: Por uma história das políticas da psicanálise: institucionalização, formação e posicionamento político dos analistas / Vers une histoire des politiques de la psychanalyse: institutionnalisation, formation et positionnement politique des analystes / Por una historia de las políticas del psicoanálisis: institucionalización, formación y posición política de los analistas / For a history of psychoanalysis' politics: institutionalization, formation and the analysts' political stance
Fonte: Psicol. USP;29(1):96-105, jan.-abr. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Abordamos a história política da psicanálise como um movimento em torno de ideias e práticas psicológicas não para construir uma historiografia desse movimento, mas para esboçar uma narrativa de valor histórico sobre certos aspectos institucionais da psicanálise que indicam o modo pelo qual ela fez política em meio a sua institucionalização. Partimos do posicionamento político dos psicanalistas e suas teorias para delimitar algumas interpenetrações entre ambos, examinando três autores, Paul Federn, Otto Fenichel e Ernest Jones, passando em seguida à constituição do movimento psicanalítico e à propaganda da causa freudiana. Nossa hipótese é de que, apesar das diferentes posições e forças políticas dentro da psicanálise, elas convergiram em direção à defesa de uma causa. Assim, fica mais clara a constituição e a expansão do movimento psicanalítico durante suas primeiras cinco décadas rumo a uma aparente unificação.

Résumé Nous abordons l'histoire politique de la psychanalyse comme un mouvement autour des idées et pratiques psychologiques non avec l'intention de construire une historiographie de ce mouvement, mais d'ébaucher une narrative de valeur historique sur certains aspects institutionnels de la psychanalyse qui indiquent la manière dont elle fit de la politique dans son institutionnalisation. Nous commençons à partir de la position politique des psychanalystes et ses productions théoriques pour définir des interpénétrations entre les deux dimensions. Nous examinons trois auteurs : Paul Federn, Otto Fenichel et Ernest Jones. Ensuite nous abordons la constitution du mouvement psychanalytique et la propagande de la cause freudienne. Notre hypothèse est que, malgré les différentes positions et forces politiques au sein de la psychanalyse, elles convergent vers la défense d'une cause. Il devient donc clair l'établissement et l'expansion du mouvement psychanalytique au cours de ses cinq premières décennies en direction d'une apparente unification.

Resumen Abordamos la historia política del psicoanálisis como un movimiento alrededor de ideas y prácticas psicológicas no para construir una historiografía de este movimiento, sino para bosquejar una narrativa de valor histórico respecto de ciertos aspectos institucionales del psicoanálisis que indican el modo en que este hace política durante su institucionalización. Partimos del posicionamiento político de los analistas y su producción teórica para delimitar algunas interpenetraciones entre ambos. Examinamos tres autores: Paul Federn, Otto Fenichel y Ernest Jones. A continuación, abordamos la constitución del movimiento psicoanalítico y la propaganda de la causa freudiana. Nuestra hipótesis es que, pese a las diferentes posiciones y fuerzas políticas en el psicoanálisis, estas convergieron hacia la defensa de una causa. Así queda más clara la constitución y expansión del movimiento psicoanalítico durante sus cinco primeras décadas hacia una aparente unificación.

Abstract The political history of psychoanalysis is approached as a movement around psychological ideas and practices not in order to draw a historiography of such movement, but to sketch a historically valuable narrative in regards to certain institutional aspects of psychoanalysis, which show the way through which it has taken political actions within its institutionalization. Based on the psychoanalysts' political stances and their theories, we outlined some intersections among them, analyzing three authors, Paul Federn, Otto Fenichel, and Ernest Jones, and then analyzing the constitution of the psychoanalytical movement and the Freudian cause propaganda. Our hypothesis is that, despite the different stances and political forces that exist within psychoanalysis, they have converged towards the defense of one cause. Thus, the constitution and expansion of the psychoanalytical movement becomes clearer during its first five decades towards a seeming unification
Descritores: Política
Psicanálise/história
-Capacitação Profissional
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


  4 / 867 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Araujo, Timoteo Leandro
Matsudo, Victor Keihan Rodrigues
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-977850
Autor: Ceschini, Fábio; Figueira Junior, Aylton; Andrade, Erinaldo Luiz de; Araújo, Timóteo Leandro; Rica, Roberta Luksevicius; Miranda, Maria Luiza de Jesus; Matsudo, Victor Keihan Rodrigues; Bocalini, Danilo Sales.
Título: Level of knowledge of physical education professionals about aerobic and resistance exercise prescription for elderly people / Conhecimento dos profissionais de educação física sobre prescrição do exercício aeróbico e resistido para idosos / Conocimiento de los profesionales de educación física sobre prescripción del ejercicio aeróbico y resistido para individuos de la tercera edad
Fonte: Rev. bras. med. esporte;24(6):465-470, Nov.-Dec. 2018. tab.
Idioma: en.
Resumo: INTRODUCTION: Regular aerobic and resistance exercises are recommended to improve functional capacity and quality of life in the elderly. OBJECTIVE: To describe the familiarity of physical education professionals with the recommendation of aerobic and resistance exercise for the elderly, and to identify associated factors. METHODS: We assessed 610 physical education professionals working in fitness academies in the city of São Paulo. Familiarity with the recommendation was assessed using a questionnaire constructed for this study. We assessed the criteria that make up the recommendation of aerobic and resistance exercise, following the American College of Sports Medicine guidelines. The data analysis with statistical significance of p <0.05 was carried out using the chi-square test and multiple logistic regression. RESULTS: The level of knowledge of physical education professionals working in fitness centers, considering fulfilment of the criteria that make up the recommendation of aerobic and resistance exercise for the elderly, was limited, attaining only 9.3% and 12.6%, respectively. Age, number of jobs, completion of a graduate program and reading of scientific papers were factors associated with familiarity with the recommendation of resistance exercise. Factors associated with familiarity with aerobic exercise recommendation were: age, number of jobs and reading of scientific papers. CONCLUSION: The level of familiarity of physical education professionals with the recommendation of aerobic and resistance exercise for older people was low, suggesting the need for better professional training to meet the demand of older people at the fitness centers in the city of Sao Paulo. Level of Evidence I; Type of Study: Therapeutic Study - Investigation of Treatment Results.

INTRODUÇÃO: A prática regular de exercícios aeróbicos e resistidos é recomendada para a melhora da capacidade funcional e da qualidade de vida de idosos. OBJETIVO: Descrever o conhecimento dos profissionais de Educação Física sobre a recomendação do exercício aeróbico e resistido para idosos e identificar os fatores associados. MÉTODOS: Foram avaliados 610 profissionais de Educação Física atuantes em academias de ginástica de São Paulo. O conhecimento da recomendação foi avaliado por meio de um questionário construído para este estudo. Foram avaliados os critérios que compõem a recomendação do exercício aeróbico e resistido, seguindo as diretrizes do Colégio Americano de Medicina do Esporte. A análise dos dados com significância estatística de p < 0,05 foi realizada pelo teste do qui quadrado e pela regressão logística múltipla. RESULTADOS: O conhecimento dos profissionais de Educação Física atuantes em academias, considerando todos os acertos dos critérios que compõem a recomendação do exercício aeróbico e resistido para idosos, foi baixo, sendo apenas 9,3% e 12,6%, respectivamente. Idade, quantidade de empregos, ter curso de pós-graduação finalizado e leitura de artigos científicos foram fatores associados ao conhecimento da recomendação do exercício resistido. Os fatores associados ao conhecimento da recomendação do exercício aeróbico foram idade, quantidade de empregos e leitura de artigos científicos. CONCLUSÃO: O conhecimento dos profissionais de Educação Física com relação à recomendação do exercício aeróbico e resistido para idosos foi baixo, sugerindo a necessidade de melhor capacitação profissional para atender a demanda de idosos nas academias de São Paulo. Nível de Evidência I; Tipo de Estudo: Terapêutico - Investigação dos Resultados do Tratamento

INTRODUCCIÓN: La práctica regular de ejercicios aeróbicos y resistidos es recomendada para la mejora de la capacidad funcional y calidad de vida de personas de la tercera edad. OBJETIVO: Describir el conocimiento de los profesionales de Educación Física sobre la recomendación del ejercicio aeróbico y resistido para personas de la tercera edad e identificar los factores asociados. MÉTODOS: Fueron evaluados 610 profesionales de Educación Física actuantes en gimnasios de São Paulo. El conocimiento de la recomendación fue evaluado por medio de un cuestionario construido para este estudio. Fueron evaluados los criterios que componen la recomendación del ejercicio aeróbico y resistido, siguiendo las directrices del Colegio Americano de Medicina del Deporte. El análisis de los datos con significancia estadística de p <0,05 fue realizado por el test del qui cuadrado y por la regresión logística múltiple. RESULTADOS: El conocimiento de los profesionales de Educación Física actuantes en gimnasios, considerando todos los aciertos de los criterios que componen la recomendación del ejercicio aeróbico y resistido para personas de la tercera edad fue bajo, siendo sólo 9,3% y 12,6%, respectivamente. La edad, cantidad de empleos, tener curso de postgrado finalizado y lectura de artículos científicos fueron factores asociados al conocimiento de la recomendación del ejercicio resistido. Los factores asociados al conocimiento de la recomendación del ejercicio aeróbico fueron edad, cantidad de empleos y lectura de artículos científicos. CONCLUSIÓN: El conocimiento de los profesionales de Educación Física con relación a la recomendación del ejercicio aeróbico y resistido para personas de la tercera edad fue bajo, sugiriendo la necesidad de una mejor capacitación profesional para atender la demanda de personas mayores en los gimnasios de São Paulo. Nivel de Evidencia I; Tipo de Estudio: Terapéutico - Investigación de los Resultados del Tratamiento.
Descritores: Educação Física e Treinamento
Idoso/fisiologia
Exercício/fisiologia
Capacitação Profissional
Treinamento de Resistência/métodos
-Qualidade de Vida
Comportamentos Relacionados com a Saúde
Academias de Ginástica
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Meia-Idade
Idoso
Adulto Jovem
Responsável: BR14.1 - Biblioteca Central


  5 / 867 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1011376
Autor: Cardoso, Thais Terezinha; Luchesi, Karen Fontes.
Título: As dificuldades no atendimento aos indivíduos com doenças neurodegenerativas: o fonoaudiólogo e a equipe multiprofissional / The difficulties in the care of the patient with neurodegenerative diseases: the speech-language therapist and the multi-professional team
Fonte: Audiol., Commun. res;24:e2063, 2019. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo Analisar as dificuldades de fonoaudiólogos quanto à intervenção fonoaudiológica em indivíduos com doenças neurodegenerativas. Métodos Trata-se de um estudo transversal com 74 fonoaudiólogos brasileiros. Os profissionais foram convidados, por meio de redes sociais, a responder um questionário online com perguntas sobre sua atuação profissional com indivíduos com doenças neurodegenerativas. Foram incluídos apenas fonoaudiólogos que atuavam no território brasileiro e que atendiam, ou já haviam atendido, indivíduos com doenças neurodegenerativas. Para verificar a existência de associação entre aspectos da experiência dos fonoaudiólogos e as dificuldades referidas, utilizaram-se os testes estatísticos Mann-Whitney U, Qui-quadrado e Exato de Fisher. Resultados As maiores dificuldades encontradas quanto ao atendimento de indivíduos com doenças neurodegenerativas foram: dificuldade de adesão do cuidador às orientações fonoaudiológicas (52,7%), insuficiência na comunicação entre os profissionais da equipe para um cuidado interdisciplinar (52,7%) e chegada tardia para avaliação (50%). A dificuldade de adesão do paciente às orientações fonoaudiológicas (p=0,015) e a dificuldade relacionada à insuficiência na comunicação entre os profissionais para um cuidado interdisciplinar (p=0,036) foram associadas ao menor tempo de formação profissional. Já a dificuldade de adesão do cuidador às orientações fonoaudiológicas, foi associada a equipes não interdisciplinares (p=0,014). Conclusão A falta de comunicação eficiente na equipe multiprofissional, a não adesão dos cuidadores e a chegada tardia do indivíduo para avaliação fonoaudiológica, junto ao desconhecimento das possibilidades de atuação da fonoaudiologia, foram os principais obstáculos enfrentados pelos profissionais. O tempo de formação profissional foi um dos aspectos mais associados às dificuldades no trabalho de fonoaudiólogos que atendem indivíduos com doenças neurodegenerativas.

ABSTRACT Purpose To analyze the difficulties of speech-language therapists regarding speech-language intervention in patients with neurodegenerative diseases. Methods This is a cross-sectional study with 74 Brazilian speech-language therapists. The professionals were invited through the social networks to respond an online questionnaire with open and closed questions about their professional performance with patients with neurodegenerative diseases. We included only speech-language therapists who work within the Brazilian territory and who attend, or have attended, individuals with neurodegenerative diseases. Descriptive and inferential analysis of the data was performed. Mann-Whitney U, Chi-square and Fisher Exact tests were used. Results The greatest difficulties encountered in the care of patients with neurodegenerative diseases were: difficulty in caregiver adhering to orientations (52.7%), lack of communication among professionals of the team for interdisciplinary care (52.7%), and late arrival for evaluation (50%). The difficulty of patient adherence to speech-language therapist's orientations (p=0.015) and difficulty related to communication failure among professionals for interdisciplinary care (p=0.036) were associated with shorter time of profession. However, the difficulty of adherence of the caregiver to orientations was associated with non-interdisciplinary teams (p=0.014). Conclusion The lack of efficient communication in multiprofessional team, the non-adherence of the caregivers and the late arrival of the individual for speech-language assessment, together with the lack of knowledge about the possibilities of speech-language therapy, were the main obstacles faced by professionals. The time of profession was the main variable associated with difficulties in the work of the speech-language therapists that attend patients with neurodegenerative diseases.
Descritores: Equipe de Assistência ao Paciente
Doenças Neurodegenerativas
Fonoaudiologia
-Relações Médico-Paciente
Brasil
Cooperação do Paciente
Cuidadores
Comunicação Interdisciplinar
Capacitação Profissional
Integralidade em Saúde
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR663.1 - Biblioteca da Saúde da Mulher e da Criança


  6 / 867 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Cuba
Texto completo
Id: lil-739504
Autor: López Álvarez, Mercedes; Pozo Madera, Esperanza; Torres García, Caridad; Álvarez Miranda, Liduvina; Alonso Pérez, Silvia.
Título: Proceso docente educativo en la carrera de enfermería Facultad de Ciencias Médicas. Pinar del Río, 1982-2006 / Teaching process of Nursing studies. Medical Science School, Pinar del Río, 1982-2006
Fonte: Rev. cienc. med. Pinar Rio;11(4):98-107, oct.-nov. 2007.
Idioma: es.
Resumo: En 1982 se inició la docencia en Licenciatura en Enfermería en nuestra provincia, por lo que se realizó un trabajo para valorar el comportamiento del Proceso Docente Educativo en la carrera hasta el 2006, a través de un estudio descriptivo y longitudinal del universo de estudiantes que han cursado estudios en la Facultad de Ciencias Médicas "Dr. Ernesto Che Guevara de la Serna" de P. del Río. Los datos fueron obtenidos en el Departamento de Secretaría Docente, Dirección Provincial de Salud, Carrera de Enfermería, así como entrevista realizada a profesores, los datos fueron procesados en minicalculadoras y se presentaron en tablas, utilizando el método porcentual aritmético. La Licenciatura se inició con un total de 8 profesores y 22 estudiantes, y hoy contamos en la provincia con un total de 6168 graduados, la promoción obtenida en los cursos académicos ha sido correcta (generalmente superior al 90%). El curso 2005-2006 fue el de la primera graduación de Enfermeros Básicos y Técnicos Medio procedentes del Nuevo Modelo Pedagógico, así como la primera graduación de Técnicos Básicos en Urgencias Médicas, los estudiantes han mantenido la participación en actividades culturales, deportivas y científicas.

In 1982 the teaching process of Nursing studies started in Pinar del Río, so a research is carried out to assess the behaviour of the Educative Teaching Process in Nursing major till 2006 through a descriptive and longitudinal study, taking as sample the students that have enrolled Nursing major at "Ernesto Guevarade la Serna" Medical School. Data were collected from the Department of the General-Secretary, Provincial health Direction, the records of the Nursing major and interviewing professors; data were processed using minicalculators and showed in tables through percentage arithmetical method. Baccalaureate in Nursing began with a total of 8 professors and 22 students, nowadays the province has a total of 6168 nursing graduates. Promotion obtained in the academic courses has been correct (generally higher than 90%). In the academic course 2005-2006 was the first graduation of Basic Nurses and Technicians from the New Pedagogical Model as well as the first one of Basic Technicians in Emergency Medicine. Students have maintained a good participation in cultural, sports and scientific activities.
Descritores: Desenvolvimento de Pessoal
Bacharelado em Enfermagem
-Estudantes de Enfermagem
Cuba
Capacitação Profissional
Docentes de Enfermagem
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


  7 / 867 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Texto completo
Id: lil-505004
Autor: Meira, Maria Dyrce Dias; Kurcgant, Paulina.
Título: Avaliação da formação de enfermeiros segundo a percepção de egressos / Evaluación de la formación de enfermeros según la percepción de egresados / Evaluation of nursing education according to the perception of ex-students
Fonte: Acta paul. enferm;21(4):556-561, 2008. tab.
Idioma: en; pt.
Resumo: OBJETIVO: Apreender a percepção de egressos de um curso de graduação em Enfermagem sobre o processo de sua formação, frente às demandas que vivenciamos no cotidiano profissional para subsidiar a reformulação pedagógica do curso. MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e o método adotado foi o Estudo de Caso. Foram entrevistados 32 enfermeiros egressos do ano de 2003 e foi utilizada a análise de conteúdo segundo Bardin. RESULTADOS: Resgataram-se cinco categorias, donde se depreende que o programa de ensino deve reforçar o desenvolvimento de competências ético-políticas; contextualizar-se segundo as políticas públicas de saúde; promover pesquisas vinculadas às demandas de saúde da comunidade; considerar a interdisciplinaridade na distribuição de conteúdos e carga horária e reforçar a formação de competências específicas, principalmente, as relacionadas à gestão em enfermagem. CONCLUSÃO: Este estudo permitiu identificar aspectos do processo formativo que interferem no cotidiano de trabalho de enfermeiros e merecem ser considerados na reestruturação dos Projetos Político Pedagógicos.

OBJECTIVE: Apprehending the perception of ex-students from a Nursing undergraduate course about their educational process in view of the demands they experience in daily professional routine, in order to support the pedagogic reformulation of the course. METHODS: This is a qualitative research, and the Case Study method was adopted. Thirty-two nurses were interviewed, all of them graduated in 2003, and Bardin's content analysis was used. RESULTS: The interview yielded five categories, from which it is observed that the educational program should reinforce the development of ethical-political competences; contextualizing itself according to public healthcare policies; promoting research linked to the healthcare demands of the community; considering interdisciplinary aspects in the distribution of contents and hour load, and reinforcing the development of specific competences, especially those related to nursing management. CONCLUSION: This study allowed for the identification of aspects of the educational process that interfere in the professional routine and deserve to be considered in the restructuration of Political-Pedagogical Processes.

OBJETIVO: Aprender la percepción de egresados de un curso de pregrado en Enfermería sobre el proceso de su formación, frente a las demandas vivenciadas en el cotidiano profesional, para auxiliar la reformulación pedagógica del curso. MÉTODOS: Se trata de una investigación de abordaje cualitativo cuyo método adoptado fue el Estudio de Caso. Fueron entrevistados 32 enfermeros egresados en el año 2003, utilizándose el análisis de contenido según Bardin. RESULTADOS: Se rescataron cinco categorías, concluyéndose que el programa de enseñanza debe reforzar el desarrollo de competencias ético-políticas; contextualizar de acuerdo a las políticas públicas de salud; promover investigaciones vinculadas a las demandas de salud de la comunidad; considerar la interdisciplinaridad en la distribución de contenidos y carga horaria y reforzar la formación de competencias específicas, principalmente, las relacionadas a la gestión en enfermería. CONCLUSIÓN: Este estudio permitió identificar aspectos del proceso formativo que interfieren en el cotidiano del trabajo de enfermeros y que merecen ser considerados en la reestructuración de los Proyectos Político Pedagógicos.
Descritores: Pesquisa em Educação de Enfermagem
Desenvolvimento de Pessoal
-Brasil
Educação Baseada em Competências
Capacitação Profissional
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Estudos de Validação
Responsável: BR1.1 - BIREME


  8 / 867 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Cuba
Texto completo
Id: lil-585162
Autor: Segura Massó, Arturo Alexander; Cruz Isern, Yunelis.
Título: Relación entre la nueva formación en enfermería y el postgrado de la carrera / Relation between the new formation in nursing, and the postgrade of the carrier
Fonte: Rev. habanera cienc. méd;9(3):415-422, jul.-sep. 2010.
Idioma: es.
Resumo: El surgimiento de las Escuelas Emergentes de Enfermería en Cuba, significó para la Carrera una formación de nuevo tipo. La masividad e integración del sistema de la Enseñanza Media de la profesión a la Enseñanza Superior, estuvieron entre los rasgos distintivos de este plan emergente. La incorporación de profesores a la nueva formación de Enfermería y, posteriormente, sus egresados, a los subsistemas de superación profesional y formación académica del sistema de postgrado, son elementos que contribuyen notablemente a incrementar su matrícula. Por lo que en este estudio, se pretende enunciar consideraciones acerca de la relación entre el incremento en la matrícula de profesionales en el postgrado de Enfermería y la Nueva Formación. Para ello, se realizó una amplia revisión bibliográfica de documentos en revistas electrónicas, en las bases de datos Cumed y Lillacs. Se resalta la importancia del desarrollo de la Maestría en Enfermería, la relación entre esta como figura clave del postgrado en Enfermería y la influencia que ha ejercido en el desarrollo de su currículo el incremento de profesionales.

The rising of Nurses Emergent Schools brought within a whole new concept of human resources formation in Infirmary. The massive ingoing of students and the integration of media education to professional education, were among the main characteristics of this emerging plan of formation for nurses as it was also known .From this new formation concept the number of ingoing professionals to post grade studies in their different forms were considerably increased. The following reflections has as a main purpose to announce considerations, from the author´s perspective, about the relation this new concept of human resources formation had in developing the post grade figures of Infirmary carrier in Cuba. Remarking the element of the increase of ingoing professionals to these studies.To accomplish this purpose several bibliographies were reviewed, about the new nursing formation and the continuing education process topic in the Cumed and Lilacs data base. Finally considerations are based on remarking the importance of the roll played by the maters nursing degree program, and the strategies carried out at the present, by post grade authorities in Cuba to make available the consecution of scientific degrees. Finally reasons of why the process that ensures the consecution of scientific degrees such as masters and PhD in nursing in Cuba is fully guarantee for the future are given .
Descritores: Educação de Pós-Graduação em Enfermagem
Capacitação Profissional
-Escolas de Enfermagem
Desenvolvimento de Pessoal
Cuba
Currículo
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


  9 / 867 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1009810
Autor: Carvalho, Taynara Franco; Souza Neto, Samuel.
Título: A análise de práticas no campo da Educação Física escolar / The analysis of practices in the field of school Physical Education / El análisis de prácticas en el campo de la Educación Física escolar
Fonte: Pensar prát. (Impr.);22:1-11, jan.-dez.2019. Ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Discutir aanálise de práticas é o objetivo deste ensaio. Procurou-se, por conseguinte, apresen-tar a possibilidade de utilização de um tipo de estratégia de análise de práticas no campo da Educação Física Escolar. Essa estratégia tem possibilitado a investigação dossaberes docen-tes, considerando a prática enquanto local de produção de saberes. Além disso, pode contribu-ir para o fortalecimento do trabalho do professor. Sendo assim, consideramos relevante que professores compreendam melhor as ações diárias junto aos alunos, bem como reconheçam que suas ações envolvem uma pluralidade de saberes. Por fim, apontamos que, embora o e-xercício de análise de práticas seja uma tarefa que demanda conhecimento e tempo, a sua im-portância é inegável tanto para o campo da atuação docente como um todo, quanto especifi-camente para a área da Educação Física Escolar.

The discussion of practice analysis is the purpose of this essay. It was tried to present some possibilities of using strategies of the analysis of the practices in the field of Physical School Education. These strategies have enabled the investigation of the teaching knowledge, consid-ering the practice as a place of production of knowledge. In addition, they can contribute to the strengthening of teacher work. Therefore, we consider that it is relevant for teachers to better understand daily actions with students, as well as to recognize that their actions involve a plurality of knowledge. Finally, we point out that, although the practice of analyzing prac-tices is a task that demands knowledge and time, its relevance is undeniable both for the field of teaching activity as a whole, and specifically for the field of Physical School Education.

La discusión sobre el análisis de prácticas es el objetivo de este ensayo. Se buscó presentar algunas posibilidades de utilización de estrategias del análisis de las prácticas en el campo de la Educación Física Escolar. Estas estrategias han posibilitado la investigación de los saberes docentes, considerando la práctica como local de producción de saberes. Además, pueden contribuir al fortalecimiento del trabajo del profesor. Siendo así, consideramos que es relevan-te a los profesores comprender mejor las acciones diarias junto a los alumnos, así comoreco-nocer que sus acciones involucran una pluralidad de saberes. Por último, señalamos que aun-que el ejercicio de análisis de las prácticas es una tarea que demanda conocimiento y tiempo, su relevancia es innegable tanto para el campo de la actuación docente como un todo, como específicamente para el campo de la Educación Física Escolar.
Descritores: Educação Física e Treinamento
Capacitação Profissional
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde


  10 / 867 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-625419
Autor: Borrego, María-Aurora Rodríguez; Fernánez, María-Jesús Movilla; Maseda, Emma Rodríguez.
Título: Aprendizaje cooperativo sobre la práctica clinica en enfermería: evaluación de docentes / Application of cooperative learning model in clinical nursing practice: faculty assessment / Aprendizagem cooperativa sobre a prática clínica em enfermagem: avaliação de docentes
Fonte: Texto & contexto enferm;20(spe):88-93, 2011.
Idioma: es.
Resumo: El proyecto se desarrolló entre las Universidades de Córdoba y A Coruña en España y consistió en una experiencia de aprendizaje cooperativo intercultural e Interuniversitario con alumnos/as del primer curso de la Diplomatura de Enfermería que estaban realizando sus prácticas clínicas, con los objetivos de encontrar puntos de encuentro a la habitual distorsión entre teoría y práctica que detecta el alumnado cuando realiza sus primeras prácticas clínicas, trabajar en grupo cooperativo y ganar habilidad para la crítica y la autocrítica. Se presenta la evaluación de la experiencia por los docentes participantes con el modelo DAFO (Dificultades, Amenazas, Fortalezas y Oportunidades). Para los alumnos, el encuentro de la igualdad en la diferencia se constituyo en una gran oportunidad de aprendizaje, si bien contrastó con la dificultad de trabajar en grupo cooperativo. Como conclusión se puede decir que el método docente empleado mostró su efectividad y su dificultad.

The project was developed in Spain between the University of Córdoba and the University of A Coruña. It consisted of an intercultural, interuniversity, cooperative learning experience among first year undergraduate Nursing students during their clinical practice period. The aims of this project were to find common ground in the usual distortion between theory and practice that the students detect when they develop their first clinical practice; to work in cooperative teams; and to increase critical and self-critical skills. Faculty participant experience was evaluated using the SWOT model (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats). For students, finding equality among differences presented itself to be a great learning opportunity, despite the trouble derived from cooperative teamwork. In conclusion, we can affirm that the teaching method employed showed its effectiveness and complexity.

O projeto se desenvolveu entre as Universidades de Córdoba e A Coruña e consistiu em uma experiência de aprendizado cooperativo, intercultural e interuniversitario, com alunos/as do primeiro ano do curso de enfermagem, que estavam realizando suas práticas clínicas. Os objetivos foram achar pontos de encontro na habitual distorção entre a teoria e a prática, que os alunos detectam no seu primeiro, contato com a prática clínica, trabalhar em grupo cooperativo e ganhar habilidade para a critica e a autocrítica. Apresenta-se a avaliação da experiência pelos docentes participantes feita com o modelo DAFO (Dificuldades, Ameaças, Fortalezas e Oportunidades). Para os alunos, o encontro da igualdade na diferença se constitui numa grande oportunidade de aprendizagem, embora se contrastou com a dificuldade de trabalhar em grupo cooperativo. Como conclusão, podemos dizer que o método docente mostrou sua efetividade e sua dificuldade.
Descritores: Educação em Enfermagem
Práticas Interdisciplinares
-Espanha
Capacitação Profissional
Docentes de Enfermagem
Aprendizagem
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Estudos de Avaliação
Responsável: BR1.1 - BIREME



página 1 de 87 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde