Base de dados : LILACS
Pesquisa : VS4.002 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 100 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 10 ir para página                        

  1 / 100 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: biblio-1145365
Autor: Gomes, Rita de Cassia Lopes.
Título: Perfil de competência: contribuições para a construção de aprendizagem significativa nos processos de trabalho / Competence profile: contributions to the construction of meaningful learning in work processes.
Fonte: São Paulo; s.n; 2016. 29 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa - IEP/HSL para obtenção do grau de Especialista.
Descritores: Sistema Único de Saúde
Educação Continuada
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Vigilância em Saúde do Trabalhador
-Vigilância em Saúde Pública
Responsável: BR2149.1 - Biblioteca


  2 / 100 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1145362
Autor: Andrade, Andréa Garboggini Melo.
Título: Atenção Primária à Saúde: tecendo a rede de cuidado do usuário-trabalhador no território / Primary Health Care: weaving the user-worker care network in the territory.
Fonte: Salvador; s.n; 2019. 197 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: O reconhecimento do usuário-trabalhador na interação com os profissionais da Atenção Primária à Saúde é uma etapa fundamental para a implementação das ações de saúde do trabalhador na Rede de Atenção à Saúde do Sistema Único de Saúde. Este estudo se propôs compreender como se dá o processo de interação do usuário trabalhador com os profissionais de saúde de uma Unidade de Saúde da Família, analisando as demandas de saúde relacionadas ao trabalho que emergem deste contato, quanto às barreiras para tal reconhecimento. Adotou-se a perspectiva etnográfica, com foco na etnografia de saúde, para produção dos dados, priorizando a observação participante e entrevistas situadas com usuários e profissionais de saúde. O trabalho de campo ocorreu no período de abril a outubro de 2018. O processo analítico e interpretativo tomou as cenas produzidas, guiadas pelas conversações, emergindo o (não)reconhecimento de demandas de saúde do trabalhador no contexto de trabalho daqueles profissionais de saúde como hipótese campo. Por outro lado, foram identificados disparadores que despertam interesse do profissional de saúde em saber se o usuário trabalha, o que faz, há quanto tempo, ou se tem tempo de contribuição para aposentadoria, demonstrando que há sim um reconhecimento do "usuário-trabalhador" pelo profissional de saúde no contexto da Atenção Primária à Saúde. Porém, o estudo revela que a maneira como tais informações são tratadas no contexto da unidade de saúde da família se mostram insuficientes para a produção do cuidado à saúde do trabalhador nos moldes do que é preconizado pela Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. A análise apontou que, para além da abordagem queixa-conduta do profissional de saúde, há uma diversidade de aspectos que se constituem como barreiras para a abordagem do "usuário-trabalhador" neste nível de atenção à saúde. Tais aspectos foram agrupados de modo a demonstrar diferentes camadas (política, territorial, trabalho real e individual), sobrepostas, que contribuem para ofuscar a visão do profissional, retardar ou interditar a sua ação (identificação, atendimento, coordenação do cuidado). O estudo contribui para "desembaraçar" os fios e articular os pontos da Rede de Atenção à Saúde para o cuidado integral à saúde do trabalhador no SUS, a partir da Atenção Primária à Saúde
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Sistema Único de Saúde
Saúde do Trabalhador
Pessoal de Saúde/organização & administração
Vigilância em Saúde do Trabalhador
Integralidade em Saúde
-Política de Saúde
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR2149.1 - Biblioteca


  3 / 100 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1100126
Autor: Fernández Russo, Gustavo A. H.
Título: Nuestra guardia de cada día: esa delgada línea roja / Our daily guard: that thin red line
Fonte: Inmanencia (San Martín, Prov. B. Aires);3(2):64-66, dic. 2014.
Idioma: es.
Resumo: Los gestos violentos se reiteran, aumentan en frecuencia y ferocidad, pueblan lo cotidiano y naturalizan lo indeseable. El autor comparte su opinión sobre la violencia relacionada con el quehacer médico. Ofrece la reflexión que incluyó en Facebook a fines del año 2010. Presenta un abanico de viñetas y recuerda hechos acontecidos. Efectúa observaciones que resultan totalmente actuales
Descritores: Violência
Agressão
Assistência Hospitalar
Vigilância em Saúde do Trabalhador
Violência no Trabalho
Limites: Humanos
Responsável: AR392.1 - Biblioteca


  4 / 100 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Lautert, Liana
Texto completo
Id: lil-594015
Autor: Meneghini, Fernanda; Paz, Adriana Aparecida; Lautert, Liana.
Título: Fatores ocupacionais associados aos componentes da síndrome de Burnout em trabalhadores de enfermagem / Occupational factors related to Burnout syndrome components among nursing personnel / Factores ocupacionales asociados con los componentes del síndrome de Burnout en los trabajadores del enfermería
Fonte: Texto & contexto enferm;20(2):225-233, abr.-jun. 2011. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo é identificar os fatores ocupacionais associados com os três componentes da Síndrome de Burnout em trabalhadores de enfermagem que atuam em assistência hospitalar. É um estudo transversal, realizado em um hospital da Serra Gaúcha. A amostra é de 164 trabalhadores de enfermagem. Para análise utilizou-se a estatística analítica. Os resultados apontam que os componentes da Síndrome de Burnout apresentaram associações estatísticas significativas (p<0,05) com as seguintes características ocupacionais: sobrecarga de trabalho, falta de motivação para o trabalho, conflito de valores pessoais com institucionais, falta de possibilidades de recompensas, ter a mesma função em instituições diferentes, e dificuldade em conciliar os empregos. Conclui-se que a manutenção de condições adversas ao trabalho gera estresse, obrigando o trabalhador a desenvolver mecanismos adaptativos que, por vezes, não são eficazes, e que acabam por conduzi-lo ao desenvolvimento da Síndrome de Burnout.

The objective of this study is to identify occupational factors associated with the three components of Burnout Syndrome among nursing workers who work in hospital care. It is a cross-sectional study carried out in a hospital located in the Serra Gaucha, RS, Brazil. Analytical statistics were applied to a sample of 164 nursing personnel. The results indicate that Burnout Syndrome components showed statistically significant associations (p<0.05) with the following occupational characteristics: work overload, lack of work motivation, conflicts of personal versus institutional values, lack of opportunity for reward, having the same task in different institutions, and the difficulty in conciliating different jobs. We conclude that maintaining adverse work conditions generates stress, forcing the employee to develop adaptive mechanisms which sometimes are not effective. Together, these factors lead to the development of Burnout Syndrome.

El objetivo es el de identificar los factores ocupacionales que están asociados con los tres componentes del Síndrome de Burnout en los enfermeros que trabajan en la atención hospitalaria. Se trata de un estudio transversal realizado en un hospital en la Sierra Gaucha. La muestra fue de 164 trabajadores del equipo de enfermería. Para el análisis de los datos se utilizó la estadística analítica. Los resultados señalan que los tres componentes del Síndrome de Burnout presentaron asociación estadística significativa (p<0,05) con las siguientes características ocupacionales: sobrecarga de trabajo, falta de motivación para trabajar, conflicto entre los valores personales y los institucionales, falta de recompensas y dificultad para conciliar su trabajo en dos instituciones diferentes. Se concluye que el mantenimiento de condiciones adversas en el trabajo genera estrés, obligando a los trabajadores a desarrollar mecanismos de adaptación, que a veces no son eficaces y que, en última instancia, conducen al desarrollo del Síndrome de Burnout.
Descritores: Esgotamento Profissional
Saúde do Trabalhador
Enfermagem
Vigilância em Saúde do Trabalhador
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


  5 / 100 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id: biblio-1129292
Autor: Bahia. Secretaria da Saúde. Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde. Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador. Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador.
Título: Orientações técnicas para ações de vigilância de ambientes e processos de trabalho em Postos de Revenda de Combustíveis - SUS/Bahia / Technical guidelines for actions to monitor environments and work processes at fuel resale stations - SUS / Bahia.
Fonte: Salvador; CESAT/DIVAST; 2014. 76 p. ilus.
Idioma: pt.
Descritores: Riscos Ocupacionais
Vigilância em Saúde do Trabalhador
Posto de Combustível
-Sistema Único de Saúde
Vigilância do Ambiente de Trabalho
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR2149.1 - Biblioteca


  6 / 100 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id: biblio-1129372
Autor: Bahia. Secretaria da Saúde. Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde. Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador. Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador.
Título: Orientações técnicas para a investigação e notificação de casos de Covid-19 relacionados ao trabalho SUS/BAHIA / Technical guidelines for investigating and reporting cases of Covid-19 work related SUS / BAHIA.
Fonte: Salvador; CESAT/DIVAST; 2020. 60 p. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O acompanhamento da expansão da pandemia do novo coronavírus para novos bairros, municípios e estados tem demonstrado que a transmissão do contágio pelo SARS-CoV-2 tem atingido e se propagado entre grupos de trabalhadores e ao longo das cadeias produtivas dos diversos ramos e setores de atividades econômicas, seja naquelas atividades consideradas essenciais (como serviços de saúde, comércio de gêneros alimentícios, transporte de pessoas e mercadorias, geração de energia, agricultura e produção de alimentos etc), quanto em atividades não essenciais, que não interromperam seu funcionamento durante o período de isolamento social (como indústrias diversas, mineração, comércio em geral, entre outras). Casos de Covid-19 ocorridos em domicílio ou na comunidade, ao chegar aos locais de trabalho, encontram ambiente propício para sua rápida propagação e contágio de maior número de pessoas, pois, em geral, são ambientes fechados, com condições adversas de trabalho (exposição a poeiras, substâncias químicas, calor, ventilação inadequada etc), com aglomeração de trabalhadores em alguns setores, trabalhando em contato próximo durante várias horas por dia e compartilhando instalações, bancadas, instrumentos ferramentas, refeitórios, alojamentos, transportes
Descritores: Infecções por Coronavirus/prevenção & controle
Infecções por Coronavirus/epidemiologia
Notificação de Doenças
Vigilância em Saúde do Trabalhador
Pandemias
-Pneumonia Viral/prevenção & controle
Pneumonia Viral/epidemiologia
Sistema Único de Saúde
Monitoramento Epidemiológico
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR2149.1 - Biblioteca


  7 / 100 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id: biblio-1129663
Autor: Bahia. Secretaria da Saúde. Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde. Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador. Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador.
Título: Protocolo de atenção à saúde mental e trabalho / Protocol on attention to mental health and work.
Fonte: Salvador; DIVAST; 2014. 60 p. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O documento aborda as questões relacionadas à saúde mental e trabalho, disponibiliza orientações técnicas que auxiliam os profissionais dos serviços de saúde pública no enfrentamento do fenômeno do crescimento dos transtornos mentais em nosso estado. O Protocolo é uma importante ferramenta para o diagnóstico e manejo das principais situações de adoecimento e transtornos mentais relacionados ao trabalho no âmbito da Rede Estadual de Atenção à Saúde do Trabalhador na Bahia (Renast-BA)
Descritores: Estresse Psicológico/prevenção & controle
Trabalho
Saúde do Trabalhador
Protocolos
Vigilância em Saúde do Trabalhador
Transtornos Mentais/diagnóstico
-Saúde Mental
Limites: Humanos
Responsável: BR2149.1 - Biblioteca


  8 / 100 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id: biblio-1129351
Autor: Bahia. Secretaria da Saúde. Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde. Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador.
Título: Orientações técnicas para ações de vigilância de ambientes e processos de trabalho / Technical guidelines for actions to monitor environments and work processes.
Fonte: Salvador; DIVAST; 2012. 56 p. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: A existência de condições inadequadas nos ambientes de trabalho com exposição de trabalhadores a diversos riscos demonstram a utilização de processos de trabalho arcaicos e ou de incorporação de tecnologias que decorrem, muitas vezes, de estratégias gerenciais inapropriadas, o que tem resultado em novas formas de adoecimento dos trabalhadores com aumento significativo de acidentes e de doenças relacionadas ao trabalho. A publicação busca subsidiar e fortalecer a Política do Estado para as ações de Saúde do Trabalhador, uma vez que instrumentalizará a ação dos técnicos de vigilância em saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), prioritariamente, os técnicos de referência em saúde do trabalhador das Diretorias Regionais de Saúde (Dires), dos municípios e dos Centros de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest) no exercício da vigilância de ambientes e processos de trabalho. Além disso, norteará os responsáveis pela implementação dessas ações no âmbito do Estado e dos municípios para o o planejamento e acompanhamento sistemático que esse tipo de vigilância requer
Descritores: Saúde do Trabalhador
Vigilância Sanitária Ambiental
-Sistema Único de Saúde
Fatores de Risco
Carga de Trabalho
Vigilância em Saúde do Trabalhador
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR2149.1 - Biblioteca


  9 / 100 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id: biblio-1129352
Autor: Bahia. Secretaria da Saúde. Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde. Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador. Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador..
Título: Orientações técnicas para ações de prevenção e manejo da incapacidade para o trabalho no SUS / Technical guidelines for prevention and management actions incapacity to work in SUS.
Fonte: Salvador; DIVAST; 2014. 49 p. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: A publicação reúne informações sobre a magnitude do problema da incapacidade para o trabalho no Brasil e apresenta aspectos teórico-conceituais e práticos para prevenção e manejo. Essas orientações são fruto do estudo e da troca de experiências da equipe técnica do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador/Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador (Cesat/Divast) com profissionais e pesquisadores engajados na Rede Brasileira de ApoioSocial e Pesquisa em Prevenção e Reabilitação da Incapacidade Laboral
Descritores: Reabilitação
Sistema Único de Saúde
Transtornos Traumáticos Cumulativos/prevenção & controle
Saúde do Trabalhador
Vigilância em Saúde do Trabalhador
-Trabalho
Nível de Saúde
Serviços de Saúde do Trabalhador
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR2149.1 - Biblioteca


  10 / 100 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-935514
Autor: Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer. Coordenação de Prevenção e Controle.
Título: Vigilância do câncer relacionado ao trabalho e ao ambiente - 2010.
Fonte: Rio de Janeiro; INCA; 2010. 66 p.
Idioma: pt.
Descritores: Neoplasias/prevenção & controle
Vigilância em Saúde do Trabalhador
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR440.1 - Biblioteca Geraldo Matos de Sá . Hospital do Câncer I
BR440.1



página 1 de 10 ir para página                        
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde