Base de dados : LILACS
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Id: biblio-839364
Autor: Lima, Glaura C; Silva, Emilia V; Magalhães, Pérola de O; Naves, Janeth S.
Título: Efficacy and safety of a four-drug fixed-dose combination regimen versus separate drugs for treatment of pulmonary tuberculosis: a systematic review and meta-analysis
Fonte: Braz. j. microbiol;48(2):198-207, April.-June 2017. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Introduction: Tuberculosis, particularly multi-drug-resistant tuberculosis, is a major cause of morbidity and mortality worldwide. To the best of our knowledge, however, no study to date has assessed the combined use of the four available drugs for tuberculosis treatment, which is an issue of great clinical relevance. Objective: To determine whether the four-drug fixed-dose combination is safer or more effective than separate drugs for treatment of pulmonary tuberculosis. Methods: A systematic review of the literature was performed in accordance with Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses guidelines. Results: In pooled results from five randomized controlled trials with 3502 patients across Africa, Asia, and Latin America, four-drug fixed-dose combination therapy was no better than separate drugs therapy in terms of culture conversion after 2 and 6 months of treatment. There were no significant differences between the groups in overall incidence of adverse effects. However, the meta-analytic measure (log odds ratio) revealed that separate drugs treatment had a 1.65 [exp (0.5) = 1.65] increased chance of gastrointestinal adverse effects compared to four-drug fixed-dose combination treatment. Conclusions: The reviewed studies showed that four-drug fixed-dose combination therapy provides greater patient comfort by reducing the number of pills and the incidence of gastrointestinal adverse effects, as well as simplifying pharmaceutical management at all levels.
Descritores: Tuberculose Pulmonar/tratamento farmacológico
Antituberculosos/efeitos adversos
Antituberculosos/uso terapêutico
-Américas
Ensaios Clínicos Controlados Aleatórios como Assunto
Resultado do Tratamento
África
Combinação de Medicamentos
Efeitos Colaterais e Reações Adversas Relacionados a Medicamentos/patologia
Efeitos Colaterais e Reações Adversas Relacionados a Medicamentos/epidemiologia
América Latina
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Rocha, Lys Esther
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Id: lil-440212
Autor: Vianna, Jayme Augusto Rocha; Rocha, Lys Esther.
Título: Comparação do código de ética médica do Brasil e de 11 países / Comparison of the code of medical ethics of Brazil with those of eleven countries
Fonte: Rev. Assoc. Med. Bras. (1992);52(6):435-440, nov.-dez. 2006. tab.
Idioma: pt.
Projeto: Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. Projeto de Bolsa de Pesquisa em Ética Médica.
Resumo: OBJETIVO: Comparar o Código de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina do Brasil com códigos de diferentes países com o objetivo de melhorar a compreensão da sua estrutura, contribuindo para o cumprimento de seus objetivos. MÉTODOS: Foram estudados 11 países dos cinco continentes: Argentina, Chile, Canadá, Estados Unidos, Portugal, Reino Unido, Africa do Sul, Egito, China, índia e Austrália. As informações foram obtidas na internet, pelo acesso a sites de agências reguladoras e associações médicas. Os códigos foram descritos e comparados segundo informações sobre sua organização elaboradora, abrangência espacial, obrigatoriedade, data de elaboração, organização das orientações, e documentos auxiliares. RESULTADOS: Os códigos de ética médica estudados eram: 59 por cento elaborados pela agência reguladora da medicina de seu país, 92 por cento com abrangência nacional, 67 por cento obrigatórios para todos os médicos e 73 por cento tiveram sua última reelaboração após o ano 2000. Foi observada relação entre a organização elaboradora e a obrigatoriedade e abrangência espacial dos códigos. Foi evidenciada a necessidade de atualização sistemática dos códigos, o que freqüentemente é realizado por meio de documentos auxiliares, entretanto, pode haver dificuldade de conhecimento desse conteúdo. Foi observada a possibilidade de organizar as orientações por tópicos, na forma de pequenos textos para cada tema. CONCLUSÃO: Este estudo apresentou sugestões quanto ao Código de Ética Médica do Brasil: realizar uma revisão e atualização do código; organizar suas orientações de modo a incluir explicações e justificativas; e separar as resoluções de caráter ético, melhorando sua divulgação.

OBJECTIVE: Compare the Code of Medical Ethics of the Federal Council of Medicine of Brazil with codes from 11 different countries, with the purpose of improving the comprehension of their structure and contribute to the achievement of their objectives. METHODS: Codes from five continents and 11 countries: Argentina, Chile, Canada, United States, Portugal, United Kingdom, South Africa, Egypt, China, India, and Australia were studied. Information was obtained from the Internet, by accessing sites of regulatory agencies and medical associations. Codes were described and compared according to information about the setting-up organization, spatial scope, compulsory extent, date of enforcement, organizational rules and auxiliary documents. RESULTS: The codes of ethics studied were: 59 percent created by the medical regulatory agency of the country, 92 percent of national scope, 67 percent compulsive for all physicians and 73 percent were last updated after the year 2000. A relation between the setting-up organization and the compulsory extent and spatial scope of the codes was observed. Need for systematic updating of the codes was noted. Updating is often carried out through auxiliary documents, however, there may be difficulties in making these contents known. The possibility of organizing the guidelines by topics, each followed by a small text was considered. CONCLUSION: This study presented suggestions for the Code of Medical Ethics of Brazil: conduct a review and an update of the code, organize the guidelines, including explanations and justifications, separate the ethical resolutions and finally improve its divulgation.
Descritores: Códigos de Ética
Comparação Transcultural
Ética Médica
-África
Argentina
Ásia
Austrália
Brasil
Chile
Europa (Continente)
América do Norte
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1013023
Autor: Silva, Diana e; Valente, Ana; Borges, Andreia; Dias, Cláudia; Almeida, Feliciana; Cruz, José Luís; Neves, Edgar; Afonso, Caldas; Guerra, António.
Título: Relationship between the mothers' nutritional status with that of a child population from São Tomé Principe, "Africa" / Avaliação entre o estado nutricional materno e o de uma população infantil de São Tomé e Príncipe "África"
Fonte: Rev. Bras. Saúde Mater. Infant. (Online);17(2):327-335, Apr.-June 2017. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Objectives: analyse the relation between the nutritional status of children with 0 to 60 months in São Tome and Principe (STP) and their mothers. Methods: characterization of the nutritional status of 1,169 children for the weight / length ratio (W/L) (≤24months) and Body Mass Index (BMI) for age (>24months) and their mothers. The Chi Square or Fisher tests were used for the study on the relation between the nutritional status of the mother and children, as appropriate. Results: fifty-five percent (55%) of the children are female (median = 21 months). There was a high percentage of global acute malnutrition in the children aged0≤24months (30.2%) and 24≤60months (22%) as well as global chronic malnutrition (32% and 41.1% respectively). We observed a high percentage of overweight /obese mothers (31.6%), with 16.5% of them being of a low height. We observed a significantly higher percentage of children with global acute malnutrition 47.5%) when compared with that which was reported for children of normal mothers (27.9%) or overweight /obese (22%) (p<0,001) mothers. Conclusions: It was observed a high prevalence of acute and chronic global malnutrition in the children studied and a high prevalence of overweight /obese mothers. We observed a statistically significant association between maternal and acute global malnutrition of the children.

Resumo Objetivos: analisar a relação entre o estado de nutrição materno e o de crianças dos 0 aos 60 meses em São Tomé e Príncipe (STP). Métodos: caracterizou-se o estado de nutrição de 1.169 crianças pelo Índice Peso/Comprimento (P/C) (≤24meses) e Índice de Massa Corporal (IMC) para a idade (>24meses) e o estado de nutrição das mães (IMC) A associação entre o estado de nutrição materno e o das crianças foi testada pelo teste do qui-quadrado ou exato de Fisher, conforme apropriado. Resultados: do total da amostra analisada, a maior parte é representada por crianças do sexo feminino (55%). Observa-se média de idade de 25,2±18 meses (mediana 21 meses). Observou-se uma elevada percentagem de desnutrição aguda global nas crianças de 0≤24meses (30,2%) e de 24 ≤60 meses (22,0%), bem como de desnutrição crônica global (32,0% e 41,1% respetivamente). Entre as mães, observou-se elevado percentual de sobrepeso/obesidade (31,6%) e de baixa estatura (16,5%). Das crianças estudadas, 47,5% têm desnutrição aguda global, comparativamente à prevalência em crianças de mães eutróficas (27,9%) ou de mães com sobrepeso/obesidade (22%) (p<0,001). Conclusões: Observou-se elevada prevalência de desnutrição global aguda e crônica nas crianças estudadas e elevada prevalência de sobrepeso/obesidade maternas. A desnutrição global aguda dos filhos esteve associada à desnutrição materna.
Descritores: Transtornos da Nutrição Infantil
Estado Nutricional
Sobrepeso
Insuficiência de Crescimento
Desnutrição Aguda Grave
Obesidade
-Índice de Massa Corporal
Distribuição de Qui-Quadrado
Estudos Transversais
África
São Tome and Príncipe
Relações Mãe-Filho
Limites: Seres Humanos
Feminino
Recém-Nascido
Lactente
Pré-Escolar
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR663.1 - Biblioteca da Saúde da Mulher e da Criança


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Id: biblio-955236
Autor: Passos, Danielly; Cavallari, Marcela; Gomes, Isabel Cristina.
Título: O processo de adoção estrangeira e inter-racial: uma análise sobre a formação vincular / The process of foreign and interracial adoption: an analysis of linking formation
Fonte: Pensando fam;22(1):118-130, jan.-jun. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Esse artigo visa discutir as questões de vinculação no processo de adoção estrangeira inter-racial segundo um estudo reflexivo teórico; tomando por base a análise documental de uma notícia veiculada na mídia brasileira a respeito de uma adoção nessa modalidade por um casal de atores. A adoção inter-racial continua necessitando de investigações com o intuito de desmitificar preconceitos e transpor barreiras entre as diferentes etnias, além de possibilitar um lugar de reconhecimento para a família multirracial. A psicanálise vincular mostrou-se de grande contribuição, sobretudo por propor um novo entendimento dos processos interpsíquicos envolvendo sujeito e família, bem como a formação de vínculos entre eles. Conclui-se, nesse caso ilustrativo, apesar das diferenças étnico-culturais, há uma possibilidade de remalhagem dos laços vinculares, uma vez que é outorgado à criança adotada um lugar no desejo daqueles que a adotam. Assim, o pertencimento é construído sobre a primazia afetiva e respeitando a alteridade.(AU)

This article aims discusses the linkage issues arising from interracial foreign adoption process a throughout theoretical study, based on news from the Brazilian media regarding the adoption under said modality by a couple of actors. The interracial adoption still needs further investigation to demystify prejudices and overcome barriers among different ethnicities, as well as to provide a place of recognition for the multiracial family. Linkage psychoanalysis has shown a significant value, especially because it allows a new understanding of the inter-psychic processes that take place between the individual and the family, as well as the formation of links between them. In conclusion, in this illustrative case, there is a possibility of remolding the family bonds, despite the ethnic-cultural differences, once it is given to the adoptive child a place in the desire of the parents. Thus, the belonging is built on affective primacy and respecting the altherity.(AU)
Descritores: Adoção/legislação & jurisprudência
Defesa da Criança e do Adolescente/legislação & jurisprudência
Internacionalidade/legislação & jurisprudência
-Brasil
África
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-960892
Autor: Álvarez Fornaris, Miguel Alfonso; Morales Peralta, Estela; Cathcart Roca, Fidel.
Título: Jimma, primera Escuela de Medicina fundada por Cuba en el cuerno africano / Jimma, the first Medical School founded by Cuba in the African horn
Fonte: Rev. habanera cienc. méd;17(2):169-177, mar.-abr. 2018. ilus.
Idioma: es.
Descritores: Faculdades de Medicina/história
Capacitação Profissional
Cooperação Internacional
-Epidemiologia Descritiva
Cuba
África
Etiópia
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: biblio-1012809
Autor: Carvalho, Juliana Barros Brant; Bairrão, José Francisco Miguel Henriques.
Título: Umbanda e quimbanda: alternativa negra à moral branca / Umbanda et Quimbanda: une alternatif noir à la moralité blanche / Umbanda y Quimbanda: una alternativa negra a la moral branca / Umbanda and quimbanda: black alternative to white morality
Fonte: Psicol. USP;30:e180093, 2019. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo A quimbanda, modalidade de culto afro-brasileiro habitualmente apresentada como mera inversão ético-moral da umbanda, preservou-se em rituais com entidades espirituais que supostamente contestam ou invertem a ordem moral vigente. Neste estudo acompanharam-se esses rituais e coletaram-se depoimentos de sacerdotes em comunidades religiosas afro-brasileiras, com o objetivo de revisar se de fato há uma pressão exercida por padrões ético-religiosos da sociedade envolvente que poderiam ter moderado ou modificado concepções africanas subjacentes. Na contramão de análises que implicitamente pressupõem a subordinação dos cultos afro-brasileiros a uma única concepção de moralidade, constatou-se que a vivência do sagrado implicada na quimbanda e na umbanda não atrela-se a essa moralidade vigente, e que nenhuma das suas manifestações pode ser corretamente descrita como amoral.

Résumé Le Quimbanda, une modalité de secte afro-brésilienne généralement présenté comme une simple inversion éthique et morale d'Umbanda, conservé dans les rituels avec des entités spirituelles qui sont supposés contester ou inverser l'ordre moral actuelle. Dans cette étude, ces rituels ont été suivis et les témoignages de prêtres ont été recueillis dans des communautés religieuses afro-brésiliennes, afin de vérifier si, en effet, il y a une pression exercée par les normes éthiques et religieuses de la société environnante qui pouvait modérer ou modifier les conceptions africaines sous-jacentes. Contrairement aux analyses qui supposent implicitement la subordination des sectes afro-brésiliens à une seule conception de la moralité, on a été constaté que l'expérience du sacré impliquée dans le Quimbanda et l'Umbanda n'est pas liée à cette moralité actuelle, et qu'aucune de ses manifestations peut être correctement décrit comme immorale.

Resumen La Quimbanda, modalidad de culto afrobrasileño y que generalmente se presenta como una mera inversión ético-moral de la Umbanda, conservó sus rituales con entidades espirituales que supuestamente invierten el orden moral vigente o lo contestan. En este estudio se acompañaron estos rituales y se recogieron declaraciones de sacerdotes en comunidades religiosas afrobrasileñas, con el objetivo de revisar si y en qué medida las presiones ejercidas por patrones ético-religiosos de la sociedad circundante podrían haber moderado o modificado las concepciones africanas subyacentes. Al contrario de los análisis que implícitamente presuponen la subordinación de los cultos afrobrasileños a una única concepción de moralidad, se encontró que la experiencia de lo sagrado involucrada en la Quimbanda y en la Umbanda no se vincula a esta moralidad vigente, y que ninguna de sus manifestaciones puede ser correctamente descrita como amoral.

Abstract Quimbanda is an African-Brazilian religious modality generally presented as a mere ethical and moral inversion of Umbanda that has been preserved through rituals made with spiritual entities that supposedly contest or reverse the prevailing morality. In this study, we followed rituals and collected interviews with priests in African-Brazilian religious communities, aiming to verify if there really is influence of an ethical standard from the surrounding society that could have moderated or modified subjacent African conceptions. Contrary to analyses that implicitly assume African-Brazilian cults as subjected to a single conception of morality, we found that the sacred experience involving Quimbanda and Umbanda is not attached to the prevailing morality, and that none of its manifestations can be properly described as amoral.
Descritores: Religião e Psicologia
Grupos Étnicos/psicologia
Etnopsicologia
-Brasil/etnologia
África/etnologia
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Mendes, Isabel Amélia Costa
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Id: biblio-961054
Autor: Wilson, Lynda; Moran, Laura; Zarate, Rosa; Warren, Nicole; Ventura, Carla Aparecida Arena; Tamí-Maury, Irene; Mendes, Isabel Amélia Costa.
Título: Qualitative Description of Global Health Nursing Competencies by Nursing Faculty in Africa and the Americas / Descrição Qualitativa das Competências em Saúde Global por Docentes de Enfermagem na África e nas Américas / Descripción Cualitativa de las Competencias de Salud Global por Docentes de Enfermería en África y las Américas
Fonte: Rev. latinoam. enferm. (Online);24:e2697, 2016. graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Objective: to analyze qualitative comments from four surveys asking nursing faculty to rate the importance of 30 global health competencies for undergraduate nursing programs. Method: qualitative descriptive study that included 591 individuals who responded to the survey in English (49 from Africa and 542 from the Americas), 163 who responded to the survey in Spanish (all from Latin America), and 222 Brazilian faculty who responded to the survey in Portuguese. Qualitative comments were recorded at the end of the surveys by 175 respondents to the English survey, 75 to the Spanish survey, and 70 to the Portuguese survey. Qualitative description and a committee approach guided data analysis. Results: ten new categories of global health competencies emerged from the analysis. Faculty also demonstrated concern about how and when these competencies could be integrated into nursing curricula. Conclusion: the additional categories should be considered for addition to the previously identified global health competencies. These, in addition to the guidance about integration into existing curricula, can be used to guide refinement of the original list of global health competencies. Further research is needed to seek consensus about these competencies and to develop recommendations and standards to guide nursing curriculum development.

Resumo Objetivo: analisar os dados qualitativos obtidos em quatro surveys realizados com docentes de enfermagem que avaliaram a importância de 30 competências em saúde global para cursos de graduação em enfermagem. Métodos: pesquisa qualitativa-descritiva com 591 indivíduos que responderam ao survey em inglês (49 da África e 542 das Américas), 163 que responderam ao survey em espanhol (todos da América Latina), e 222 docentes brasileiros que responderam ao survey em português. Os comentários qualitativos foram registrados ao final dos surveys por 175 respondentes na língua inglesa, 75 na espanhola e 70 na portuguesa. A análise dos dados foi dirigida por uma descrição qualitativa e desenvolvido por um comitê. Resultados: a análise revelou dez novas categorias de competências em saúde global. Os docentes também se mostraram preocupados com a forma e o momento de integrar essas competências nos currículos de enfermagem. Conclusão: as categorias adicionais devem ser consideradas para inclusão nas competências em saúde global identificadas anteriormente. Essas, além das orientações para fins de integração nos currículos existentes, podem ser usadas para direcionar o refinamento da lista original de competências em saúde global. São necessárias outras investigações em busca de consenso sobre essas competências para formulação de recomendações e padrões que orientem o desenvolvimento dos currículos de enfermagem.

Resumen Objetivo: analizar los comentarios cualitativos de cuatro encuestas entre docentes de enfermería, a los que se solicitò evaluar la importancia de 30 competencias de salud global para cursos de pregrado en enfermería. Métodos: investigación cualitativa-descriptiva con 591 individuos que contestaron la encuesta en inglés (49 de África y 542 de las Américas), 163 que contestaron la encuesta en español (todos de América Latina), y 222 docentes brasileños que contestaron la encuesta en portugués. Los comentarios cualitativos fueron registrados al final de las encuestas por 175 respondientes en inglés, 75 en español y 70 en portugués. El análisis de los datos consistió en una descripción cualitativa y aproximación a través de un comité. Resultados: el análisis reveló diez nuevas categorías de competencias de salud global. Los docentes también se mostraron preocupados con la forma y el momento de integrar esas competencias en los currículos de enfermería. Conclusión: las categorías adicionales deben ser consideradas para inclusión en las competencias de salud global identificadas anteriormente. Esas, además de las orientaciones para integración en los currículos existentes, pueden ser usadas para dirigir la lista original de competencias en salud global. Son necesarias otras investigaciones en búsqueda de consenso sobre estas competencias y para desarrollar recomendaciones y normas que guíen los currículos de enfermería.
Descritores: Competência Profissional
Saúde Global
Enfermagem/normas
Docentes de Enfermagem
-Américas
Estudos Transversais
Inquéritos e Questionários
África
Pesquisa Qualitativa
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: lil-718830
Autor: Paddick, Stella-Maria; Longdon, Anna; Gray, William K; Dotchin, Catherine; Kisoli, Aloyce; Chaote, Paul; Walker, Richard.
Título: The association between educational level and dementia in rural Tanzania / Associação entre nível educacional e demência na zona rural da Tanzânia
Fonte: Dement. neuropsychol;8(2), mar. 14.
Idioma: en.
Resumo: The majority of people with dementia worldwide live in developing countries. Studies from the developed world have reported an association between lower educational attainment and dementia, but there are few data from the developing world where literacy and educational levels are frequently much lower. In this study we assessed the association between education and dementia prevalence in a rural Tanzanian setting. METHODS: In phase I, 1198 individuals aged 70 and over were assessed using the Community Screening Instrument for Dementia (CSI-D). In phase Ii a stratified sample of those seen in phase I were fully assessed and a clinical diagnosis based on DSM-IV criteria was made where appropriate. Information regarding literacy, highest attained educational level and occupation were also collected. RESULTS: The median subject cognitive score on the CSI-D was 25.7 (IQR 22.7 to 28.0) for females and 27.7 (IQR 25.7 to 29.4) for males. This difference was significant (U=117770.0, z= -9.880, p<0.001). In both males and females a lower CSI-D subject cognitive score was significantly associated with having had no formal education (U=34866.5, z= -6.688, p<0.001, for females; U=20757.0, z= -6.278, p<0.001, for males). After adjusting for the effect of age, having no formal education was significantly associated with greater odds of having 'probable dementia' by CSI-D, as was illiteracy. Amongst those interviewed in phase II, there was no significant difference in literacy or education between those with diagnosed DSM-IV dementia and those without. CONCLUSION: In this rural Tanzanian population, we found a significant association between low levels of education and dementia by CSI-D. This relationship was not significant in cases meeting DSM-IV criteria for dementia.

A maioria das pessoas com demência no mundo vivem em países em desenvolvimento. Estudos realizados em países desenvolvidos têm relatado uma associação entre baixa escolaridade e demência, onde os níveis de alfabetização e educação são frequentemente muito mais baixos. Neste estudo avaliou-se a associação entre a educação e a prevalência de demência em um cenário rural da Tanzânia. MÉTODOS: Na fase I, 1.198 indivíduos com 70 anos ou mais foram avaliados utilizando o Instrumento de Rastreamento Comunitário para Demência (CSI-D). Na Fase II uma amostra estratificada dos pacientes avaliados na fase I foram totalmente avaliados e um diagnóstico clínico baseado em critérios do DSM-IV foi feito quando necessário. RESULTADOS: A mediana do escore cognitivo no CSI-D foi de 25,7 (IQR 22,7-28,0) para o sexo feminino e 27,7 (IQR 25,7-29,4) para o sexo masculino. Esta diferença foi significativa (U=117770,0, z= -9,880, p <0,001). Em ambos os sexos, masculino e feminino a pontuação cognitiva menor no CSI-D foi significativamente associada com ausência de educação formal (U=34866,5, z= -6,688, p <0,001, para as mulheres; U=20757,0, z= -6,278, p<0.001, para o sexo masculino). Após o ajuste para o efeito da idade, ausência de educação formal foi significativamente associada com maiores chances de ter provável demência pelo CSI-D, como foi para o analfabetismo. Entre os entrevistados na fase II, não houve diferença significativa na alfabetização ou de educação entre aqueles com ou sem diagnóstico de demência do DSM-IV. CONCLUSÃO: Nesta população da Tanzânia rural, encontramos uma significativa associação entre baixos níveis de educação e demência pelo CSI-D. Esta relação não foi significativa em casos que preencheram os critérios do DSM-IV para demência.
Descritores: Tanzânia
África
Demência
Educação
Escolaridade
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR15.3 - Biblioteca Emília Bustamante


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Id: biblio-998251
Autor: Lawal, Folake Barakat; Bankole, Olubunmi Olusola.
Título: Impact of Untreated Dental Caries on Daily Performances of Children From Low Social Class in an Urban African Population: The Importance of Pain
Fonte: Pesqui. bras. odontopediatria clín. integr;19(1):4771, 01 Fevereiro 2019. tab.
Idioma: en.
Resumo: Objective: To determine the impact of untreated dental caries on the oral health related quality of life (OHRQoL) of children from low social class in an urban Nigerian population. Material and Methods: The study was conducted among 6 to 15-year-old pupils from low social class in randomly selected primary schools in Ibadan. An interviewer-administered Child Oral Impact on Daily Performances (C-OIDP) questionnaire was used to obtain required information. Oral examination was conducted by calibrated examiners. Data obtained were analyzed with SPSS and test of association done with Mann-Whitney U and Chi-square tests. Results: A total of 1286 pupils participated in the study and 130 (10.1%) had untreated dental caries, out of which 26 (20.0%) had pain from carious tooth. The C-OIDP of children with dental caries was similar to that of children without caries [median 0.0 vs. median 0.0; r = -0.025; p=0.368]. The median COIDP (3.0) of those with untreated dental caries and pain was higher than that of participants with painless caries [0.0; r=-0.768; p<0.001]. There were significant impacts on all eight domains of the OHRQoL of those with untreated dental caries and pain (71.4 ­ 100.0%) when compared to those with painless caries (0.0 ­ 28.6%; p<0.05). Conclusion: Untreated dental caries significantly impacts on OHRQoL of pupils from low social class only when associated with pain.
Descritores: Qualidade de Vida
Classe Social/história
Odontalgia
Criança
África
Cárie Dentária
-População Urbana
Distribuição de Qui-Quadrado
Saúde Bucal
Inquéritos e Questionários
Estatísticas não Paramétricas
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos


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Id: lil-574978
Autor: Mezmur, Benyam D.
Título: Adoção internacional como medida de último recurso na África: promover os direitos de uma criança ao invés do direito a uma criança / Intercountry adoption as a measure of last resort in Africa: advancing the rights of a child rather than a right to a child / La adopción internacional como medida de último recurso em África: promover los derechos de un niño y no el derecho a un niño
Fonte: Sur, Rev. int. direitos human. (Impr.);6(10):82-105, jun. 2009. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: A crescente popularidade das adoções internacionais não é algo recente. Recente, entretanto, é a atração que, cada vez mais, crianças africanas têm despertado em potenciais pais adotivos que vivem em outras partes do mundo, como exemplificado pelas adoções de Angelina Jolie e Madonna. As opiniões sobre a adoção internacional estão divididas entre a necessidade e conveniência desta prática, mas a visão que a considera uma panacéia para crianças sem pais e pais sem filhos prevalece. Por outro lado, alguns países têm se mostrado resistentes à retirada de crianças do Terceiro Mundo de seus ambientes familiares para serem alocadas em casas fora de seu país natal - prática entendida como "imperialista". Atualmente, a idéia a qual a adoção internacional está ligada é a de que esta seria uma medida de último recurso, mas pesquisas sobre qual o seu verdadeiro significado (ou qual deveria sê-lo), e quais as suas implicações para a política de bem-estar da criança e para a legislação africana são difíceis de encontrar. Este artigo pretende contribuir para o preenchimento desta lacuna.

The increased popularity of intercountry adoption is not anything recent. What is recent, however, is the increased attention African children are attracting from prospective adoptive parents living in other parts of the world, as exemplified by the adoptions by Angelina Jolie and Madonna. Opinions are divided over the necessity and propriety of intercountry adoption, but considering the practice as a panacea for children without parents and parents without children is a prevalent view. On the other hand, some sending states have resisted placing Third World children deprived of their family environment in homes outside of their native countries - a purportedly "imperialistic" practice. The operative language that has emerged in recent times has been that intercountry adoption should be used as a measure of last resort, but one can hardly find any research on what it actually means (or should mean), and what its implications are for child welfare policy and law in Africa. This paper intends to contribute to filling this gap.

La mayor popularidad de la adopción internacional no es nada nuevo. Pero sí lo es el mayor interés que están despertando los niños africanos en los potenciales padres adoptivos de otras partes del mundo, como es el caso de las adopciones realizadas por Angelina Jolie y Madonna. Las opiniones acerca de si la adopción internacional es necesaria y correcta están divididas, pero predomina la idea de que este tipo de adopción es la panacea para los niños sin padres y para los padres sin hijos. Por otra parte, algunos estados de origen se han resistido a colocar niños del Tercer Mundo privados de su medio familiar en hogares fuera de su país natal, por considerar que ésta es una práctica supuestamente "imperialista". En los últimos tiempos, se ha dispuesto que la adopción internacional debería utilizarse como medida de último recurso; sin embargo, prácticamente no existen investigaciones sobre qué significa (o qué debería significar) esto en realidad, y cuáles son sus consecuencias para el derecho y la política de bienestar infantil en África. La finalidad de este artículo es contribuir a llenar este vacío.
Descritores: Adoção
África
Internacionalidade
-Defesa da Criança e do Adolescente
Limites: Seres Humanos
Recém-Nascido
Lactente
Pré-Escolar
Criança
Responsável: BR2260 - NETHIS - Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde



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