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Id: biblio-889572
Autor: Hartmann, Luciana.
Título: The challenges of diversity in the classroom: a study on narrative performances of immigrant children / Desafios da diversidade em sala de aula: um estudo sobre performances narrativas de crianças imigrantes
Fonte: Cad. CEDES;37(101):45-64, jan.-abr. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO: Este artigo procura refletir sobre performances narrativas produzidas por crianças imigrantes em um contexto escolar marcado por intensa diversidade cultural. A análise foi fundamentada nos dados obtidos por meio da pesquisa etnográfico-propositiva intitulada Pequenos Narradores, realizada entre os anos de 2014 e 2015, em duas escolas públicas de ensino fundamental de Paris, França, nas chamadas CLIN - classes de iniciação do francês para crianças não francófonas. Como estratégia metodológica, foram realizadas diversas atividades lúdicas no sentido de favorecer a produção narrativa na sala de aula. A agência das crianças na escolha do que e como contar foi analisada sob a perspectiva dos estudos da performance. Constatou-se que, nesse contexto, as performances narrativas constituem um elemento importante não apenas na tradução e organização das experiências dessas crianças imigrantes, mas, sobretudo, na criação e transformação dessas experiências diante da realidade de vida no novo país.

ABSTRACT: This article intends to reflect on narrative performances produced by immigrant children in a school environment marked by intense cultural diversity. The analysis is grounded on data obtained through the ethnographic-propositional research entitled "Little Storytellers" held between 2014 and 2015 in two public elementary schools in Paris, France, in the CLIN (a special class to France newcomers). As methodology, several ludic activities were conducted to promote narrative production in the classroom. The agency of children in choosing what and how to tell was analyzed from the perspective of performance studies. We found that, in this context, narrative performances are an important part not only in the translation and organization of the experiences of these immigrant children, but especially in the creation and transformation of these experiences in the new country.
Descritores:
Paris
Instituições Acadêmicas
Diversidade Cultural
Narração
Emigração e Imigração
Desempenho Acadêmico
Limites: Seres Humanos
Criança
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Id: lil-752389
Autor: Teive, Hélio A. G.; Lima, Plínio M.; Germiniani, Francisco M.B.; Boguszewski, César L..
Título: In the land of giants: the legacy of José Dantas de Souza Leite / Na terra de gigantes: o legado de José Dantas de Souza Leite
Fonte: Arq. neuropsiquiatr;73(7):630-632, 07/2015. graf.
Idioma: en.
Resumo: The authors describe the extraordinary contribution to science made by José Dantas de Souza Leite, who graduated from the Bahia School of Medicine and trained in Prof. Charcot’s Neurology Service under the supervision of Charcot’s most able pupil, Dr. Pierre Marie. Souza Leite presented his doctoral thesis on acromegaly, in Paris in 1890, and in the following year both him and Pierre Marie published a book on the subject, “Essays on Acromegaly”. This exceptional work established Souza Leite internationally as an important researcher, and the first Brazilian physician to contribute to the development of neuroendocrinology in an innovative way.

Os autores apresentam a extraordinária contribuição científica do Dr. José Dantas de Souza Leite, médico formado pela Faculdade de Medicina da Bahia, e interno do Serviço de Neurologia do Professor Charcot, onde estagiou sob supervisão do seu melhor discípulo, Pierre Marie. Souza Leite apresentou a sua tese de doutoramento em Paris sobre acromegalia, no ano de 1890. Um ano mais depois, publicou o livro “Essays on Acromegaly” em coautoria com Pierre Marie. Este trabalho excepcional consagrou Souza Leite como grande pesquisador no cenário internacional e o primeiro médico brasileiro a contribuir de maneira inovadora para o desenvolvimento da neuroendocrinologia mundial.
Descritores: Acromegalia/história
Neurologia/história
-Brasil
Ilustração Médica
Neuroendocrinologia/história
Paris
Limites: História do Século XIX
História do Século XX
Tipo de Publ: Biografia
Artigo Histórico
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-688893
Autor: Damico, José.
Título: Gestão da vida a partir do esporte e lazer em Grigny Centre – França / Management of life through sport and leisure in Grigny Centre – France
Fonte: Movimento (Porto Alegre);19(1):11-31, jan.-mar. 2013.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo é parte de uma tese de doutorado que analisou determinadas formas de governamento da juventude através do esporte e do lazer em Grigny Centre (subúrbio de Paris). A abordagem situa-se na interface dos estudos de gênero e da antropologia política, as perspectivas que propõem uma aproximação crítica com a teorização foucaultiana. Constituíram fontes de pesquisa: documentos de imprensa; anotações das recordações de campo e entrevistas. Os materiais foram analisados na perspectiva da análise cultural. As ações de prevenção dirigidas à juventude pobre na periferia de Paris que utilizam o esporte e lazer prescrevem normas e representações de condutas juvenis consideradas adequadas.

This article is part of doctoral thesis which analyzed certain forms of governamentality of the youth, who use sport and leisure of Grigny Centre (suburban area of Paris). The approach results from the interaction of gender studies and political anthropology, in particular, the perspectives that maintain a critical proximity with Foucault's thinking. The research sources employed were the following: documents press reports; notes from field visits and interviews. Such materials were assessed on the basis of the cultural analysis. Prevention policies targeted to poor youth or prescribe standards emphasize, meanings or representations of juvenile conduct deemed appropriate.

El artículo es parte de una tesis doctoral que ha analizado determinadas formas de gubernamentalidade la juventud mediante el deporte y ocio en Grigny Centre (periferia de Paris). El enfoque del trabajo se ubica en la relación de los estudios de género y de la antropología política con lãs perspectivas que proponen un acercamiento crítico con la teorización de Michel Foucault. Se han utilizado como fuentes de investigación los documentos de La prensa, registros de los diarios de campo y entrevistas. Los materiales han sido analizados bajo la perspectiva del análisis cultural. Las políticas de prevención que utilizan el deporte y ocio buscan prescribir normas, significados o representaciones de lós comportamientos de los jóvenes que Sean considerados adecuados.
Descritores: Antropologia Cultural
Atividades de Lazer
Políticas de Controle Social
Esportes
-Paris
Violência
Limites: Adolescente
Responsável: BR18.1 - Biblioteca FAMED/HCPA


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Id: lil-674223
Autor: Arquivos de Neuro-Psiquiatria; Germiniani, Francisco M. B.; Moro, Adriana; Munhoz, Renato P.; Teive, Hélio A. G..
Título: Where is Gilles? Or, the little mistake in a copy of Brouillet's painting: "A clinical lesson at the Salpêtrière" / Onde está Gilles? Ou, o pequeno engano em uma cópia da pintura de Brouillet: "Uma lição clínica na Salpêtrière"
Fonte: Arq. neuropsiquiatr;71(5):327-329, maio 2013. graf.
Idioma: en.
Resumo: Professor Jean-Martin Charcot is considered the most important professor of Neurology and also the head of the Salpêtrière School of Neurology. In a famous picture painted by André Brouillet and presented at the Salon of 1887, under the title "A clinical lesson at the Salpêtrière", Professor Charcot presents a case of hysteria to a large audience of physicians and renowned intellectuals. Copies of this guided picture are also available for sale at the shop of the Museum of the School of Medicine of Paris and are frequently used in lectures by neurologists worldwide. However, in these reproductions, Gilles de la Tourette's and Charles Féré's positions are inverted. This historical note sheds some light on this little mistake in some of the reproductions of Brouillet's famous painting, so that further confusion can be avoided.

O professor Jean-Martin Charcot é considerado o professor mais importante da Neurologia e também o chefe da Escola de Neurologia de Salpêtrière. Em um quadro célebre pintado por André Brouillet e apresentado no Salão de 1887, sob o título "Uma Lição Clínica na Salpêtrière", o professor Charcot apresenta um caso de histeria a um grande público composto de médicos e intelectuais de renome. Cópias desse quadro também estão disponíveis para venda na loja do Museu da Escola de Medicina de Paris e são frequentemente utilizadas em palestras ministradas por neurologistas em todo o mundo. No entanto, nessas reproduções, Gilles de la Tourette e Charles Féré estão em posições invertidas. Esta nota histórica alerta sobre esse pequeno engano em algumas das reproduções da famosa pintura de Brouillet, a fim de que mais confusão seja evitada.
Descritores: Neurologia/história
Pinturas/história
-Paris
Faculdades de Medicina
Limites: História do Século XIX
Tipo de Publ: Biografia
Artigo Histórico
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-588105
Autor: Teive, H A G; Munhoz, R P; Souza, L C.
Título: Where was Joseph Babinski born? / Onde Joseph Babinski nasceu?
Fonte: Arq. neuropsiquiatr;69(2b):401-403, 2011. ilus.
Idioma: en.
Resumo: There is controversy in the neurological literature about where Joseph Babinski was born, including a myth propounded by various important authors that he was born in Lima, Peru. However, according to the most consistent biographical data, he was in fact born in Paris, France, and became a medical celebrity there and in Poland as well as around the world.

Existe uma controvérsia na literatura neurológica acerca do local de nascimento de Joseph Babinski, incluindo a lenda nutrida por vários autores de importância, de que ele teria nascido em Lima no Peru. Contudo, os dados biográficos mais consistentes definem que ele nasceu de fato, na cidade de Paris, França, tornando-se uma celebridade da medicina francesa, polonesa e mundial.
Descritores: Neurologia/história
-Paris
Limites: História do Século XIX
História do Século XX
Tipo de Publ: Biografia
Artigo Histórico
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-563972
Autor: Neyra Ramírez, José.
Título: El Instituto Pasteur de Paris / The Pasteur Institute from Paris
Fonte: Rev. peru. med. exp. salud publica;25(3):348-348, jul.-sept. 2008.
Idioma: es.
Descritores: Instalações de Saúde/história
Vacinas Antirrábicas/história
-França
Paris
Tipo de Publ: Carta
Responsável: PE1.1 - Oficina Universitária de Biblioteca


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Id: lil-478023
Autor: Giorgetti, Camila.
Título: Moradores de rua: uma questão social? / Homeless: a social question?.
Fonte: São Paulo; FAPESP; 2006. 292 p.
Idioma: pt.
Descritores: Pessoas em Situação de Rua
Jovens em Situação de Rua
Pobreza
Condições Sociais
Populações Vulneráveis
-Brasil
França
Paris
Percepção Social
Problemas Sociais
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência
BR67.1; 309.181, 43. 46803/2006


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Brenes, Anayansi Correa
Id: lil-386753
Autor: Brenes, Anayansi Correa.
Título: Um olhar brasileiro sobre o caso de Paris: o conflito parteiras-parteiros e seus desdobramentos no Rio de Janeiro, século XIX / The Brazilian view on the case of Paris: the conflict between midwives and obstetricians and its implications in Rio de Janeiro, XIXth century.
Fonte: Niterói; s.n; 1996. 297 p. ilus, mapas, tab, graf.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal Fluminense. Curso de Pós-Graduação em História para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: Discute o conflito parteiras-parteiros iniciado na França, do Luís XIV, quando da regulamentação da profissão de parteiras. Estas foram localizadas na confraria Cosme e Damião pertencentes aos cirurgiões, que começaram a se interessar pela arte. Esta história chega ao Rio de Janeiro (AU), guardando suas especificidades próprias à colônia, sobretudo no que diz respeito à marca da escravidão africana negra, que pontuaram a questão da eugenia embutida na nova sensibilidade trazida pela civilização européia.
Descritores: Educação Médica/história
MIDWIVES, PRACTICAL
Obstetrícia
Parto
Saúde da Mulher
-Brasil
Faculdades de Medicina/história
França
Bem-Estar Materno
Paris
Responsável: BR1273.1 - Biblioteca de História das Ciências e da Saúde
BR1273.1; 618.2, B837o


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Id: lil-383691
Autor: Calvo Rubal, Antonio.
Título: El internado de París: su origen en el siglo XIX y su acción formativa, a 200 años de su creación / Internship Paris: origin the XIX century and its formative action, 200 years its creation
Fonte: Rev. neurocir;5(2/3), 2002.
Idioma: es.
Descritores: História do Século XIX
Neurocirurgia
Paris
Limites: História do Século XIX
Responsável: AR38.1 - Centro de Documentación Médica de La Plata


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Texto completo SciELO Venezuela
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Id: lil-341087
Autor: Longhi, Silvia.
Título: Nuevas experiencias para comprender la complejidad / New experiences to understand complexity
Fonte: Interciencia;27(2):73-75, feb. 2002.
Idioma: es.
Resumo: La transformación de la relación de los ciudadanos con la ciencia y la tecnología inducida por la importancia inédita de las innovaciones científicas y técnicas en la sociedad contemporanea, constituye un verdadero desafío para los centros y museos científicos en tanto que canales de mediación de la apropiación social de la ciencia. Estos se ven confrontados a la necesidad de adaptarse e innovar con respecto a los modelos clásicos de presentación para tomar en cuenta la complejidad del mundo contemporaneo, e integrar cada vez más la actualidad científica y los grandes interrogantes de nuestro tiempo en las realizaciones y modo de expresión museísticos. Surgen así nuevas experiencias, donde la evolución técnica de los modos de mediación se combina con la integración de los contenidos científicos y técnicos en una perspectiva y una problemática social. Esta reflexión cubre igualmente el campo de la colaboración entre instituciones, a partir del ejemplo de experiencias realizadas por la Cité des Sciences et de l'Industrie en relación con establecimientos y programas de difusión de la ciencia y la técnica en diferentes países de América Latina
Descritores: Evolução Cultural
Fatores Culturais
Difusão
Indústrias
Internet
Pesquisa/educação
Museus
Desenvolvimento Tecnológico
-Brasil
Colômbia
Paris
Ciência
Uruguai
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: VE1.1 - Biblioteca Humberto Garcia Arocha



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