Base de dados : LILACS
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Texto completo SciELO Chile
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Id: biblio-899738
Autor: Ledermann, Walter.
Título: Historia sucinta de Candida albicans, blanca pero no tanto / Brief history of Candida, white but not so much
Fonte: Rev. chil. infectol;34(5):429-430, oct. 2017. graf.
Idioma: es.
Resumo: From the begin of clinical microbiology in the second half of the nineteenth century, the fungi were neglected as contaminants without relevance for health, belonging the major advances of their study to the fields of milk derivatives and beer industries. However, the seek for the etiological agent of thrush, a very common oral pathology affecting the newborn, put the yeasts on the table near 1840 with three capital papers - Berg, Gruby and Bennett - speaking about spores from vegetable as parasites of animal and human beings. The door was open, and very soon, in 1853, came the decisive description by Robin of the Oidium albicans as the causative agent of this painful disease. Seventy years after, in 1923, Christine Marie Berkhout, rejecting this name, defined the genus as Candida, leaving the specie with the iterative Latin name of Candida albicans, that means "White-white". Or, perhaps, with a fine sense of humor, she has made an oxymoron, because "candida" means a brilliant white and "albicans" a matt one, both opposite adjectives. Or, may be, Christine is still saying us: "White…but not so white".
Descritores: Candida albicans/classificação
Candidíase/história
Microbiologia/história
-França
Países Baixos
Limites: História do Século XIX
História do Século XX
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Editorial
Publicação Retratada
Biografia
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-456527
Autor: Herzlich, Claudine; Pierret, Janine.
Título: Uma doença no espaço público: a AIDS em seis jornais franceses / A disease within a public space: AIDS in six french newspapers
Fonte: Physis (Rio J.);15(supl):71-101, 2005.
Idioma: pt.
Resumo: Pressupondo que a AIDS coloca novamente na cena social a temática da doença como cataclismo e onde se articulou de maneira inextrincável as dimensões biológica, política e social, as autoras procuram delinear como se construiu a representação desse fenômeno inédito na tradição ocidental, no qual assistimos às múltiplas interferências e retraduções entre conhecimento científico e conhecimento comum. Para isso, a AIDS é analisada no espaço público, através da leitura crítica de jornais franceses

AIDS has placed the issue of disease as catac1ysm back on the social scneario, where the biological, political, and social dimensions are inextricably interwoven. This article is an effort to outline the construction of the representation of this phenomenon, previously unknown in the Western tradition. Through it, one can observe multiple interferences and retranslations between scientific and common knowledge . With this in mind, AIDS is analyzed as approached within a public space, that is, through a critical reading of French newspapers.
Descritores: Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Jornais como Assunto
-França
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Id: biblio-1102198
Autor: Miguel, Raquel de Barros Pinto; Rossi, Alice Emanuele Zamboni; Scapini, Amanda; Kuntze, Fabiana Barg; Hainzenreder, Bruna; Kotzias, Flavia Vieira.
Título: Mídia e educação: produção acadêmica no Brasil e na França / Media and education: academic production in Brazil and in France / Medios de comunicación y educación: la producción académica en Brasil y en Francia
Fonte: Psicol. Estud. (Online);22(1):67-79, Jan-Mar. 2017.
Idioma: en; pt.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo identificar a produção acadêmica acerca da relação entre mídia e educação no Brasil e na França. Para tanto, foram elaborados levantamentos em bases de dados brasileiras e francesas, utilizando termos descritores, relacionados ao assunto em questão. Nos levantamentos desenvolvidos, foi possível verificar que, mesmo havendo baixa produção acadêmica sobre o tema tanto no Brasil quanto na França, há relevante diferença quanto à quantidade de trabalhos encontrados nas bases de dados dos dois países. A produção acadêmica francesa sobre mídia-educação apresenta um número expressivamente maior do que aqueles encontrados no Brasil. Assim, por meio da presente pesquisa, foi possível vislumbrar a forma como o tema vem sendo discutido nos dois países. Cabe ressaltar que os temas participação das mídias como auxiliares no processo de ensino-aprendizagem e o uso das novas tecnologias na educação estão em pauta tanto nos trabalhos publicados no Brasil quanto na França. É importante, outrossim, destacar a exígua produção acadêmica sobre mídia-educação na área da psicologia em ambos os países. Dessa forma, espera-se que com a apresentação desse panorama seja possível contribuir para a construção e solidificação do campo de estudos sobre a relação entre mídia e educação na área das ciências humanas, especialmente na área da psicologia.

This research aimed to identify the academic production on the relationship between media and education in Brazil and France. Therefore, surveys were conducted in Brazilian and French databases, by using descriptors related to that topic. From the surveys, it was possible to observe that, despite of the low number of academic productions on the subject both in Brazil and in France, there is a significant difference in the amount of works found in the databases of the two countries. The academic production about media and education is significantly higher in France than in Brazil. Thus, by means of this research, it was possible to notice how the subject has been discussed in both countries. It should be emphasized that the themes of media participation as an auxiliary in the teaching-learning process and the use of new technologies in education are at the forefront both in works published in Brazil and in France. It is also important to highlight the fact that the production in Psychology related to media and education is exiguous. It is expected that, with the presentation of this scene, we can contribute to the construction and consolidation of studies on the relationship between media and education in the field of Human Sciences, especially in Psychology field.

Esta investigación tuvo como objetivo identificar la literatura académica sobre la relación entre medios de comunicación y la educación en Brasil y Francia. Con esta finalidad, las encuestas se realizaron en las bases de datos de Brasil y franceses, utilizándose palabras relacionadas con el tema cuestión. En encuestas realizadas se observó, incluso con un bajo investigación académica sobre el tema en Brasil y en Francia, una diferencia significativa en la cantidad de estudios que se encuentra en las bases de datos de los dos países en cuestión. La investigación académica francesa sobre la educación en medios tiene un número significativamente mayor que los que se encuentran en Brasil. De este modo, por intermedio de esta investigación, se pudo ver cómo el tema ha sido discutido en ambos países. Se observa que la participación de los medios de temas como ayuda en el proceso de enseñanza-aprendizaje y el uso de las nuevas tecnologías en la educación, están en la agenda tanto en los trabajos publicados en Brasil y en Francia. Importante destacar la escasa beca de educación para los medios en el campo de la Psicología en ambos países. Por lo tanto, se espera que, mediante la presentación de este contexto, es posible contribuir a la construcción y consolidación de los estudios sobre la relación entre medios de comunicación y la educación en el campo de las ciencias humanas, especialmente en el área de la psicologia.
Descritores: Brasil
Meios de Comunicação
Educação
França
-Psicologia/educação
Publicações
Ensino
Tecnologia
Educação à Distância
Disseminação de Informação
Capacitação de Professores
Ciências Humanas/psicologia
Aprendizagem
Meios de Comunicação de Massa
Tipo de Publ: Revisão Sistemática
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1150571
Autor: Alfie, José.
Título: Aumento de mortalidad en pacientes octogenarios institucionalizados con baja presión arterial sistólica y que reciben múltiples fármacos antihipertensivos / Raising mortality in octogenarians nursing home residents with low blood pressure and multiple antihypertensive medications
Fonte: Evid. actual. práct. ambul;19(4):115-115, 2016.
Idioma: es.
Descritores: Mortalidade
Hipertensão/tratamento farmacológico
Anti-Hipertensivos/efeitos adversos
-Pressão Sanguínea
Estudos Longitudinais
Estudos Multicêntricos como Assunto
Quimioterapia Combinada/efeitos adversos
França
Pacientes Internados/estatística & dados numéricos
Itália
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Idoso de 80 Anos ou mais
Tipo de Publ: Comentário
Responsável: AR2.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1150290
Autor: Quintar, Eugenia.
Título: Un programa de entrenamiento del equilibrio sería efectivo para prevenir las lesiones por caídas en mujeres de 75 a 85 años / Balance training programme would be effective on prevention of fall induced injuries among women aged 75 to 85
Fonte: Evid. actual. práct. ambul;19(4):106-106, 2016. tab.
Idioma: es.
Descritores: Acidentes por Quedas/prevenção & controle
Acidentes Domésticos/prevenção & controle
Terapia por Exercício/métodos
Treinamento de Força/métodos
-Qualidade de Vida
Acidentes por Quedas/estatística & dados numéricos
Atividades Cotidianas
Acidentes Domésticos/estatística & dados numéricos
Ensaios Clínicos Controlados Aleatórios como Assunto
Estudos Multicêntricos como Assunto
Cooperação do Paciente/estatística & dados numéricos
Planejamento Ambiental
Equilíbrio Postural
França
Limites: Humanos
Feminino
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Tipo de Publ: Comentário
Responsável: AR2.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1179905
Autor: Capellato, Noelia.
Título: Asociación entre hábitos alimentarios y acné del adulto / Association between adult acne and dietary behaviors
Fonte: Evid. actual. práct. ambul;24(1):e002091, 2021.
Idioma: es.
Descritores: Acne Vulgar
Ingestão de Alimentos
-Gorduras na Dieta
Inquéritos Nutricionais
Estudos Transversais
Estudos Prospectivos
Análise de Componente Principal
Leite
Alimentos
Dieta Saudável
Açúcares da Dieta
França
Bebidas Adoçadas com Açúcar
Limites: Humanos
Animais
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Idoso
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Comentário
Responsável: AR2.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-718127
Autor: Teive, Hélio Afonso Ghizoni; Lima, Carlos Frederico Leite de Souza; Lima, Plínio Marcos Garcia de; Germiniani, Francisco Manoel Branco; Munhoz, Renato Puppi.
Título: Jean-Baptiste Charcot and Brazil / Jean-Baptiste Charcot e o Brasil
Fonte: Arq. neuropsiquiatr;72(8):640-642, 08/2014. graf.
Idioma: en.
Resumo: Jean-Baptiste Charcot, a neurologist from the famous Salpêtrière school and a renowned maritime explorer, visited Brazil twice. The first visit was in 1903, when the first French Antarctic expedition, traveling aboard the ship Français, made a very short stopover in Recife, in the state of Pernambuco. The second took place in 1908, during the famous voyage of the Pourquoi Pas? to the Antarctic, when Charcot and his crew stayed in the city of Rio de Janeiro for eight days.

Jean-Baptiste Charcot, neurologista formado na famosa escola do hospital Salpêtrière, e famoso explorador marítimo, visitou o Brasil por duas vezes. A primeira em 1903, numa curta passagem, em Recife/Pernambuco, a bordo do navio Français, durante a primeira expedição francesa à antártica, e a segunda, em 1908, durante a famosa viagem do Pourquoi Pas? à Antártica, quando ele e sua tripulação permaneceram na cidade do Rio de Janeiro por oito dias.
Descritores: Expedições/história
Neurologia/história
-Brasil
França
Limites: História do Século XIX
História do Século XX
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Biografia
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-827998
Autor: Teive, Hélio A G; Germiniani, Francisco M B; Kowacs, Pedro A; Munhoz, Renato P.
Título: Charcot, Mitchell and Lees: neurology free thinkers and their experiences of psychoactive drugs / Charcot, Mitchell e Lees: livres-pensadores da neurologia e suas experiências com drogas psico-ativas
Fonte: Arq. neuropsiquiatr;74(12):1035-1038, Dec. 2016. graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Three world-famous neurologists, Charcot and Mitchell, in the 19th century, and Lees, in this century, all of whom had great scientific curiosity, experimented with the psychoactive drugs hashish, mescal and yagé, respectively, in an attempt to increase their knowledge of neurological diseases and how the brain works.

RESUMO Três mundialmente famosos neurologistas, Charcot e Mitchell, no século XIX, e Lees neste século, tiveram eles mesmos, experiências com drogas psico-ativas, com haxixe, mescalina e yagé, respectivamente, demonstrando a sua intensa curiosidade científica, na tentativa de aprimorar o seu conhecimento da função cerebral e das doenças neurológicas.
Descritores: Psicotrópicos/história
Neurologia/história
-Psicotrópicos/uso terapêutico
Estados Unidos
Cannabis
Inglaterra
França
Mescalina/história
Mescalina/uso terapêutico
Doenças do Sistema Nervoso/tratamento farmacológico
Limites: Humanos
História do Século XIX
História do Século XX
História do Século XXI
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Biografia
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-838883
Autor: Teive, Hélio A G; Lees, Andrew J.
Título: Georges Simenon, Inspector Maigret and his relevance to the practice of Neurology / Georges Simenon, Inspector Maigret e a sua relevância para a prática da Neurologia
Fonte: Arq. neuropsiquiatr;75(3):189-191, Mar. 2017. graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Georges Simenon’s work, including his famous ‘romans durs’ novels and the forensic investigations carried out by his artistic creation, Inspector Maigret, bear many similarities to some of the diagnostic methods of the founders of Neurology, particularly Jean-Martin Charcot.

RESUMO A obra de Georges Simenon, incluíndo os seus famosos “romances duros”, e as investigações criminais realizadas pela sua criação artística, o comissário Maigret, tem muitas similaridades com alguns métodos diagnósticos utilizados pelos fundadores da Neurologia, particularmente Jean-Martin Charcot.
Descritores: Literatura Moderna/história
Medicina na Literatura
Neurologia/história
-França
Limites: História do Século XX
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Biografia
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-838911
Autor: Teive, Hélio Afonso Ghizoni; Germiniani, Francisco Manoel Branco; Munhoz, Renato Puppi; Walusinski, Olivier.
Título: Charcot's famous secretaries / Os famosos secretários de Charcot
Fonte: Arq. neuropsiquiatr;75(5):320-323, May 2017. graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT At the pinnacle of his career, Professor Charcot had four secretaries: Charles Féré, Pierre Marie, Georges Gilles de la Tourette and Georges Guinon. They helped the great founder of neurology with his activities at La Salpêtrière Hospital and his private clinic, examining patients before he made the final diagnosis.

RESUMO Professor Charcot, quando no auge de sua carreira, teve quatro secretários, Charles Féré, Pierre Marie, Georges Gilles de la Tourette, e Georges Guinon. Eles ajudavam o grande mestre em suas atividades no hospital Salpêtrière, bem como na sua clínica privada, examinando os pacientes antes de avaliação final de Charcot.
Descritores: Neurologia/história
-França
Limites: Humanos
História do Século XIX
História do Século XX
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Biografia
Responsável: BR1.1 - BIREME



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