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Id: lil-448350
Autor: Peixoto, Clarice Ehlers; Clavairolle, Françoise.
Título: Envelhecimento, políticas sociais e novas tecnologias / Social aging, politics and new technologies.
Fonte: Rio de Janeiro; FGV; c2005. 140 p. (Família, geração e cultura).
Idioma: pt.
Descritores: Envelhecimento
Política Pública
Sociologia
Tecnologia
-França
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência
BR67.1; 301.435, 40. 48220/2007


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Almeida, Márcia Furquim de
Id: lil-213523
Autor: Almeida, Márcia Furquim de.
Título: Algumas consideraçöes sôbre os sistemas de informaçäo em saúde da França e do Brasil / Considerations of information health system in French and Brazil in
Fonte: Inf. epidemiol. SUS;5(4):7-12, out.-dez. 1996.
Idioma: pt.
Resumo: Faz uma caracterizaçäo e comparaçäo dos sistemas de informaçäo em saúde da França e do Brasil. Na França, as atividades de planejamento, avaliaçäo e controle säo realizadas pelo nível regional. Fazem parte dessas atividades a elaboraçäo de um diagnóstico de saúde, o qual tem uma concepçäo modular, que permite a sua atualizaçäo de acordo com aperiodicidade da produçäo de informaçöes. O eixo de análise dos diagnósticos regionais pressupöe a comparaçäo dos dados nacionais com aquelas da regiäo e das províncias, definindo-se desta maneira os indicadores de saúde que seräo monitorados. No Brasil, já existem sistemas de informaçäo em saúde estáveis, porém, em algumas regiöes do país, ainda há problemas quanto à cobertura dos eventos, o que, em alguns casos compromete a qualidade dos dados. Verifica-se que a divulgaçäo dos dados restringe-se ao número bruto dos eventos captados, a ausência de produçäo e divulgaçäo de indicadores de saúde a partir dessas informaçöes
Descritores: Sistemas de Saúde
Sistemas de Informação/organização & administração
-Brasil
França
Indicadores Básicos de Saúde
Sistemas de Informação Hospitalar
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Id: lil-432226
Autor: Giami, Alain.
Título: Representations du SIDA: une theorie sexuelle du SIDA / Representations of AIDS: a sexual theory of AIDS
Fonte: Rev. enferm. UERJ;14(1):113-121, jan.-mar. 2006.
Idioma: fr.
Resumo: Objectifs: II s'agissait d'étudier les representations du SIDA chez les infirmières. Une enquête qualitative (entretiens semi-directifs) a été réalisée au début des années 90 auprès de 74 infirmières travaillant dans des services hospitaliers de la région Ile de France. Ces entretiens ont été analysés à l'aide d'une grille de lecture thématique visant à mettre en évidence le noyau fondamental des représentations du SIDA identifié à partir de l'analyse des premiers discours scientifiques sur le SIDA publiés au cours de l'année 1981. Résultats: Les analyses ont mis en évidence une "théorie sexuelle du SIDA" qui associe de façon privilégiée la contamination par le virus VIH avec une activité sexuelle et surtout avec une activité sexuelle fautive et transgressive (homosexualité, infidélité conjugale, multi-partenariat). Par ailleurs, l'usage de drogues est considéré comme une forme d'activité sexuelle qui conduit à la contamination par le virus. Les infirmières considèrent qu'elles sont surtout exposées à une contamination par voie accidentelle dans le contexte de leur activité professionnelle et pas exposées à une contamination par voie sexuelle en raison du fait qu'elles ne pratiquent pas les formes d'activité sexuelle transgressives. Enfin le virus transmis par contamination dans l'activité professionnelle est considéré comme moins grave que le virus transmis par voie sexuelle.
Descritores: HIV
Enfermeiras e Enfermeiros
Percepção Social
Sexualidade
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias
-Fatores Sexuais
França
Pesquisa Qualitativa
Teoria de Enfermagem
Limites: Feminino
Humanos
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


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Id: lil-407342
Autor: Oliveira, Denize Cristina de.
Título: Desenvolvimento de estratégias para projetos em colaboração internacional: reconstruindo um caminho / The development of strategies for international collaboration projects: rebuilding a route
Fonte: Rev. enferm. UERJ;13(1):122-128, jan.-abr. 2005.
Idioma: pt.
Resumo: Objetiva-se retratar reflexões desenvolvidas na Reunião Internacional de Pesquisa em Enfermagem na Saúde da Mulher e da Criança, realizada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em 2004, sobre a problemática das parcerias internacionais, particularmente no campo da Enfermagem, mas que podem ser úteis a outras áreas do conhecimento51. São destacadas exigências em cinco níveis para efetivar uma parceria internacional: status de formação do enfermeiro; postos acadêmicos ocupados pelos interlocutores; objetos de interesse comum; financiamento; e níveis de formalização da parceria. São discutidas dificuldades enfrentadas por parcerias interinstitucionais promissoras, e que acabam colocando questões para reflexão. São ressaltados a falta de equivalência nos níveis de formação do enfermeiro em diferentes países e objetos de interesse comum que merecem a atenção do pesquisador em função do que pretende dar e do que espera dessa associação. Finalmente, o financiamento e a formalização da parceria são ponderados por serem fundamentais para a sua consolidação a longo prazo.
Descritores: Projetos de Pesquisa
Brasil
Pesquisa em Enfermagem
América Central
América Latina
Cooperação Internacional
Cooperação Técnica
-Espanha
Reino Unido
França
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


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Id: lil-397741
Autor: Lage, E.
Título: Perspectiva desenvolvimental no estudo da representação social da AIDS / A developmental perspective in the study of social representation of AIDS
Fonte: Rev. enferm. UERJ;12(3):347-355, dez. 2004. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Esta pesquisa se situa na perspectiva das representações sociais e se propõe a estudar o que crianças e adolescentes sabem sobre a AIDS e como percebem o impacto da epidemia no seu futuro. A população estudada foi de 302 estudantes (10-15) de escolas sociologicamente contrastadas de Paris. Foi aplicado um questionário a cinco turmas do ensino primário e a 11 turmas do ensino intermediário, após realização de entrevistas semi-diretivas. Os resultados foram obtidos a partir da análise fatorial de correspondências. Os resultados foram divididos em dois conjuntos: análise das atitudes frente à AIDS e análise dos conhecimentos. O primeiro eixo fatorial diferencia os alunos que conhecem e se interessam pela AIDS, e se mostram solidários com a população contaminada, e os alunos que não conhecem e não se interessam pela doença, e também não se mostram interessados pelos doentes. O segundo eixo revela uma população que conhece mas não expressa carga efetiva diante das mensagens das campanhas de prevenção. As conclusões apontam para o papel determinante das atitudes, e a multiplicidade dos fatores que as determinam, na estruturação da representação social. Entretanto, a finalidade prática das representações sociais conduz a um saber lacunar na maioria dos sujeitos investigados.
Descritores: Adolescente
Análise Fatorial
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida/epidemiologia
-França/epidemiologia
Limites: Adolescente
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


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Texto completo
Id: biblio-1043018
Autor: Cordeiro, Franciele Roberta; Kruse, Maria Henriqueta Luce.
Título: (End of) Life spaces: an ethnographic study in Brazilian and French homes and medical-social institutions / Espacios de (término de) vida: estudio etnográfico en domicilios y establecimientos médico-sociales brasileños y franceses / Espaços de (final de) vida: estudo etnográfico em domicílios e estabelecimentos médico-sociais brasileiros e franceses
Fonte: Rev. gaúch. enferm;40:e20190065, 2019.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Objective: To analyze the constitution of homes and medical-social establishments as possible spaces for the end of life in Brazilian and French scenarios. Method: An ethnographic study in homes and medical-social establishments carried out in Porto Alegre and Grenoble, between October 2014 and October 2016. Participants were six people with end-of-life cancer and four family caregivers. Data was submitted to cultural analysis. Results: We showed how the (re)configurations of the home space and the medical-social establishments occur to receive people at end-of-life stage by two categories: "They don't know where I live": the home as a space for the end of life and "They are good here, but in another way": care in medical-social settings. Conclusions: The (re)definition of the space where we die takes place based on the culture, besides the social and economic conditions of the families to receive the person at the end of life. In both spaces, home and medical-social establishments, we found that sickness and the end of life are still cross-permeated and signified according to the knowledge of health, in such a way that it continues to medicalize death and the dying process, even outside the hospital.

Resumen Objetivo: Analizar la constitución de domicilios y establecimientos médico-sociales como espacios posibles para el término de la vida en escenarios brasileños y franceses. Método: Estudio etnográfico realizado en domicilios y establecimientos médico-sociales en Porto Alegre y Grenoble, entre octubre de 2014 y octubre de 2016. Participaron seis personas con enfermedad oncológica terminal y cuatro cuidadores familiares. Resultados: Se trató de demostrar cómo ocurren las (re)configuraciones del espacio del domicilio y de los establecimientos médico-sociales para recibir a personas en el término de su vida por medio de dos categorías: "Ellos no saben dónde vivo": el domicilio como espacio para el final de la vida y "Son buenos aquí, pero de otra manera":: los cuidados en establecimientos médico-sociales. Conclusiones: La (re)definición del espacio donde se muere ocurre con base en la cultura, además de las condiciones sociales y económicas de las familias para acoger a la persona al final de la vida. Tanto en el domicilio como en establecimientos médico-sociales se pudo constatar que la dolencia y el término de vida aún están atravesados y significados por los saberes de la salud, de tal manera que se sigue medicalizando la muerte y el morir, incluso fuera del hospital.

Resumo Objetivo: Analisar a constituição de domicílios e estabelecimentos médico-sociais como espaços possíveis para o final de vida nos cenários brasileiro e francês. Método: Estudo etnográfico em domicílios e estabelecimentos médico-sociais em Porto Alegre e Grenoble, entre outubro de 2014 outubro de 2016. Os participantes foram seis pessoas com doença oncológica em final de vida e quatro cuidadores familiares. Os dados foram submetidos à análise cultural. Resultados: Foram elaboradas duas categorias: "Eles não sabem onde eu moro": o domicílio como espaço para o final da vida e "Eles são bons aqui, mas de outra maneira": os cuidados em estabelecimentos médico-sociais. Conclusões: A (re)definição do espaço onde se morre ocorre com base na cultura, além das condições sociais e econômica das famílias para acolher a pessoa em final de vida. Mesmo fora do hospital foi possível identificar que se continua a medicalizar a morte e o morrer.
Descritores: Assistência Terminal
Serviços de Assistência Domiciliar
-Brasil
França
Antropologia Cultural
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1039910
Autor: Rougerie, Corinne; Romagnoli, Roberta Carvalho; Fortuna, Cinira Magali.
Título: L'accueil: regards croisés en France et au Brésil / Embracement: Cross readings between France and Brazil
Fonte: Fractal rev. psicol;31(2):53-59, maio-ago. 2019.
Idioma: fr.
Resumo: Cet article analyse l´accueil dans les services de santé et sociaux au Brésil et en France. L'accueil s'appuie sur des collectes d'informations qui amènent les personnes à livrer une part d'intimité de leur vie personnelle, de leur quotidien et de leur territoire. Il est souvent attribué à des agents peu ou surqualifiés mais des statuts d'agents administratifs ou d'animation de base. Dans les deux pays mis en regard, les équipes des secteurs de la Santé et du Social sont cloisonnées professionnellement entre service technique et service social. Les salariés sont alors divisés en fonction de leurs compétences professionnelles et de leur expertise. Les travailleurs ont des responsabilités différentes et la division n'est pas seulement liée à l'activité de travail, elle revêt aussi un caractère social reproduisant le clivage entre les classes sociales et leur hiérarchie professionnelle, dans une activité de travail peu valorisée.(AU)

Este artigo analisa o acolhimento em serviços de saúde e social no Brasil e na França. O acolhimento se apoia em coletas de informações que leva as pessoas a revelarem aspectos íntimos sobre a vida da família, sobre seu cotidiano e sobre os territórios nos quais estão inseridas. Na França esse procedimento é frequentemente atribuído aos agentes do trabalho com menor qualificação profissional, mas com status de agentes administrativos ou formados em animação. Nos dois países analisados, as equipes do setor de saúde e do setor social estão "presas" entre dimensões técnicas e dimensões sociais. Os trabalhadores são divididos em função de suas competências profissionais e também de suas especialidades. Esses trabalhadores têm responsabilidades diferentes e a divisão não é somente ligada ao trabalho, mas é revestida também de um caráter social, reproduzindo a clivagem entre as classes sociais e suas hierarquias no cotidiano de trabalho, em uma atividade pouco valorizada.(AU)

This article analyzes the user embracement in health and social services in Brazil and France. User embracement is based on information gathering that brings people to share intimacy with family life, their daily lives and the territory in which they live. It is often awarded to low or overqualified agents but on the status of basic administrative or animation agents. In both countries, the teams teams from the health and social sectors are professionally separated between technical and social services. Employees are then divided according to their professional skills and expertise. The workers have different responsibilities and the division is not only related to the activity of work, it also has a social character reproducing the cleavage between the social classes and their hierarchies in everyday work, in an activity that is not very valued.(AU)
Descritores: Equipe de Assistência ao Paciente
Classe Social
Acolhimento
Serviços de Saúde
-Brasil
França
Limites: Humanos
Responsável: BR13.2 - Biblioteca Central de Gragoatá


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Texto completo SciELO Brasil
Almeida-Filho, Naomar
Texto completo
Id: biblio-889721
Autor: Almeida-Filho, Naomar.
Título: O legado de Cabanis: hipótese sobre raízes da educação médica no Brasil / The legacy of Cabanis: a hypothesis on the roots of medical education in Brazil / El legado de Cabanis: hipótesis sobre las raíces de la educación médica en Brasil
Fonte: Cad. Saúde Pública (Online);33(7):e00206416, 2017. graf.
Idioma: pt.
Projeto: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Resumo: Georges Cabanis foi um reformador da prática clínica e do ensino médico que, na Revolução Francesa, lançou as bases conceituais do modelo de educação implantado na França no decorrer do século XIX. Tal modelo, por sua vez, marcou a organização dos sistemas educacionais de muitos países latino-americanos. Este artigo tem como objetivo apresentar e justificar uma hipótese: o modelo de educação médica ainda hoje hegemônico no Brasil ainda hoje se baseia na reforma cabasiana, mantendo uma perspectiva conceitual linear e cartesiana, com matriz curricular disciplinar, formatos tradicionais de prática pedagógica e submissão à lógica profissional corporativa. Para melhor compreensão do contexto social e político dos processos históricos geradores desse anacronismo, em primeiro lugar, apresento uma súmula da biografia e do conjunto pensamento-obra de Georges Cabanis, introduzindo-o como personagem central em seu contexto histórico. Em segundo lugar, destaco os principais elementos estruturais do modelo cabanisiano, com foco especial no ensino médico, tomando alguns dos seus textos autorais como fonte documental. Finalmente, em breves traços, apresento o projeto de reforma do ensino médico elaborado por Cabanis e seus colaboradores como subsídio para avaliação preliminar da hipótese proposta.

Georges Cabanis was a reformer of clinical practice and medical education who laid the conceptual foundations during the French Revolution for the development of education in France over the course of the 19th century. The model, in turn, marked the organization of educational systems in many Latin American countries. The objective of this article is to present and justify a hypothesis: the model of medical education still hegemonic in Brazil is still based upon the Cabanisian reform, holding a linear and Cartesian conceptual perspective, with a discipline-based curriculum, traditional teaching formats, and submission to corporate professional logic. In order to better understand the social and political context of the historical processes that generated this anachronism, I begin with a summary of the biography and thinking of Georges Cabanis, introducing him as a central character in his historical context. Next, I highlight the main structural elements in the Cabanis model, with a special focus on medical teaching, drawing on some of his writings as the documental source. Finally, in broad strokes, I present the project for reform of medical teaching elaborated by Cabanis and his collaborators as backing for a preliminary evaluation of the proposed hypothesis.

Georges Cabanis fue un reformista de la práctica clínica y enseñanza médica que, durante la Revolución Francesa, lanzó las bases conceptuales del modelo de educación implantado en Francia a lo largo del siglo XIX. Ese modelo, a su vez, marcó la organización de los sistemas educacionales de muchos países latinoamericanos. El objetivo de este artículo es presentar y justificar una hipótesis: el modelo de educación médica hegemónico en Brasil, todavía hoy en día, se basa en la reforma cabanisiana, desde una perspectiva conceptual lineal y cartesiana, con una matriz curricular disciplinaria, formatos tradicionales de práctica pedagógica y sumisión a la lógica profesional corporativa. Para una mejor comprensión del contexto social y político de los procesos históricos generadores de este anacronismo, en primer lugar, expongo un resumen de la biografía y del conjunto del pensamiento-obra de Georges Cabanis, presentándolo como un personaje central en su contexto histórico. En segundo lugar, destaco los principales elementos estructurales del modelo cabanisiano, centrándome especialmente en la enseñanza médica, tomando algunos de los textos de su autoría como fuente documental. Finalmente, de forma sucinta, presento el proyecto de reforma de la enseñanza médica, elaborado por Cabanis y sus colaboradores, como apoyo para la evaluación preliminar de la hipótesis propuesta.
Descritores: Ensino/história
Educação Médica/história
-Faculdades de Medicina
Brasil
Currículo
Educação Médica/métodos
França
Limites: História do Século XVIII
História do Século XIX
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Biografia
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1057068
Autor: Manzone, Patricio; Santodomingo, Jorge.
Título: Dr. Georges Morel (1921-2019) / Georges Morel, MD (1921-2019)
Fonte: Rev. Asoc. Argent. Ortop. Traumatol;84(4):437-441, dic. 2019. [].
Idioma: es.
Descritores: Ortopedia
Médicos
França
Tipo de Publ: Biografia
Responsável: AR337.1 - Biblioteca A.A.O.T.


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Marcon, Sônia Silva
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Id: biblio-960837
Autor: Faller, Jossiana Wilke; Teston, Elen Ferraz; Marcon, Sonia Silva.
Título: Estrutura conceptual do envelhecimento em diferentes etnias / Estructuras conceptuales del envejecimiento en diferentes etnias / Conceptual structure of aging in different ethnicities
Fonte: Rev. gaúch. enferm;39:e66144, 2018. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo OBJETIVO Elaborar uma estrutura conceptual que explique como idosos de diferentes culturas vivenciam o envelhecimento, formulam conceitos e atribuem valores ao processo de envelhecer. MÉTODO Pesquisa de abordagem qualitativa, realizada com 33 idosos, em município da tríplice fronteira. Os dados foram coletados no período entre fevereiro e agosto de 2011, utilizando como estratégia teórico-metodológica o Interacionismo Simbólico e a Grounded Theory. RESULTADOS Identificou-se o tema central "Tendo que envelhecer: as práticas socioculturais direcionando o envelhecimento em diferentes etnias", constituído por subprocessos que caracterizam os conceitos estruturais do estudo: A velhice concebida por multifatores (físicos, biopsíquicos e socioculturais); Vivenciando o envelhecer no processo de adaptação cultural; Vivenciando o envelhecer como a continuidade da vida; Redefinindo os papeis sociais e; A cultura influenciando hábitos e costumes no cuidado à saúde. CONCLUSÕES A experiência de envelhecer revelou-se um processo singular a cada indivíduo e os valores atribuídos ao mesmo são influenciáveis pela cultura.

Resumen OBJETIVO Elaborar una estructura conceptual que explique cómo ancianos de diferentes culturas sienten el envejecimiento, formulan conceptos y atribuyen valores en el proceso de envejecer. MÉTODO Investigación de abordaje cualitativa, realizada con 33 ancianos, en un municipio de la triple frontera. Se recolectaron los datos desde febrero hasta agosto del 2011, utilizando como estrategia teórica-metodológica el Interaccionismo Simbólico y el Grounded Theory. RESULTADO La temática central identificada fue: "Teniendo que envejecer: las prácticas socioculturales direccionando el envejecimiento en diferentes etnias", constituido por subprocesos que caracterizan los conceptos estructurales del estudio: La vejez concebida como multifactorial (físicos, biopsíquicos y socioculturales); Vivenciando el envejecimiento en el proceso de adaptación cultural; Vivenciando el envejecimiento como continuación de la vida; Redefiniendo los papeles sociales; y La cultura influenciando hábitos y costumbres en el cuidado a la salud. CONCLUSIÓN La experiencia de envejecer se mostró como un proceso singular de cada individuo y los valores atribuidos al mismo son influenciados por cada cultura.

Abstract OBJECTIVE To develop a conceptual framework that explains how elderly people from different cultures experience aging, formulate concepts and assign values to the process of aging. METHOD Qualitative research conducted with 33 elderly people in a municipality of the triple border. The data were collected between February and August of 2011, using Symbolic Interactionism and the Grounded Theory as the theoretical and methodological strategy. RESULTS The central theme identified was: "Having to age: sociocultural practices guiding aging in different ethnicities", which was made up of sub processes that characterize the study's structural concepts: aging conceived as multifactorial (physical, biopsychic and sociocultural); Experiencing aging in the process of cultural adaptation; Experiencing aging as the continuation of life; Redefining social roles; and The culture influencing habits and customs in healthcare. CONCLUSION The experience of aging proved to be a unique process for each individual and the values assigned to it are influenced by one's own culture.
Descritores: Idoso/psicologia
Envelhecimento/psicologia
Atitude Frente a Saúde
Grupos Étnicos/psicologia
-Paraguai/etnologia
Autoimagem
Valores Sociais
População Urbana
Brasil
China/etnologia
Comparação Transcultural
Características Culturais
Cultura
Pesquisa Qualitativa
França/etnologia
Enfermagem Geriátrica
Líbano/etnologia
Pessoa de Meia-Idade
Modelos Psicológicos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Idoso de 80 Anos ou mais
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR1.1 - BIREME



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