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Id: lil-770097
Autor: Stuedahl, Marit; Vold, Sidsel; Klepstad, Pål; Stafseth, Siv Karlsson.
Título: Interrater reliability of Nursing Activities Score among Intensive Care Unit health professionals / Confiabilidade inter observadores do Nursing Activities Score entre profissionais de saúde da Unidade de Terapia Intensiva / Confiabilidad inter-observador del Nursing Activities Score entre profesionales de la salud en una Unidad de Cuidado Intensivo
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;49(spe):117-122, fev. 2015. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective To analyze the interrater reliability of NAS among critical care nurses and managers in an ICU. Method This was a methodological study performed in an adult, general ICU in Norway. In a random selection of patients, the NAS was scored on 101 patients by three raters: a critical care nurse, an ICU physician and a nurse manager. Interrater reliability was analyzed by agreement between groups and kappa statistics. Results The mean NAS were 88.4 (SD=16.2) and 88.7 (SD=24.5) respectively for the critical care nurses and nurse managers. A lower mean of 83.7 (SD=21.1) was found for physicians. The 18 medical interventions showed higher agreement between critical care nurses and physicians (85.6%), than between critical care nurses and nurse managers (78.7). In the five nursing activities the Kappa-coefficients were low for all activities in all compared groups. Conclusion The study indicated a satisfactory agreement of nursing workload between critical care nurses and managers.

RESUMO Objetivo Analisar a confiabilidade interobservadores do NAS entre enfermeiros intensivistas e administradores em UTI. Método Estudo metodológico desenvolvido em UTI geral, de adultos, na Noruega. Em uma amostra selecionada, o NAS foi aplicado em 101 pacientes por três avaliadores: enfermeira assistencial, médico intensivista e enfermeira gestora. A confiabilidade interobservadores foi analisada por meio do teste Kappa. Resultados As médias NAS foram 88,4(SD=16,2) e 88,7(SD=24,5) respectivamente para enfermeiros assistenciais e gestores. Os médicos obtiveram média NAS inferior (83,7; SD=21,1). As 18 intervenções médicas tiveram maior concordância entre enfermeiros assistenciais e médicos (85,6), comparativamente aos enfermeiros assistenciais e gestores (78,7). Nas cinco atividades de enfermagem, os coeficientes Kappa foram baixos em todas as atividades e entre todos os grupos. Conclusão O estudo mostrou confiabilidade interobservadores satisfatória para o NAS entre enfermeiros assistenciais e gestores.

RESUMEN Objetivo : Analizar la confiabilidad inter-observador del NAS entre administradores y enfermeras clínicas en la UCI. Método : Estudio metodológico desarrollado en una UCI general en Noruega. En una muestra seleccionada el NAS fue aplicado en 101 pacientes críticos por tres clases de evaluadores: Enfermeras asistenciales, médicos intensivistas y enfermeras gestoras. La confiabilidad inter-observador fue analizada mediante el test de Kappa. Resultados : Los promedios del NAS fueron 88,4(DE=16,2) y 88,7(DE=24,5) respectivamente para las enfermeras asistenciales y gestoras. Los médicos obtuvieron un promedio NAS inferior 83,7;DE=21,1). Las 18 intervenciones médicas tuvierón mayor concordancia entre las enfermeras asistenciales y los médicos (85,6), en comparación con las enfermeras asistenciales y gestoras (78,7). En las cinco actividades de enfermería, los coeficientes Kappa fueron bajos entodas las actividades y entre todos los grupos. Conclusión : El estudio mostró confiabilidad inter-observador satisfactorias para el NAS entre las enfermeras asistenciales y gestoras.
Descritores: Carga de Trabalho
Cuidados Críticos
Unidades de Terapia Intensiva
Equipe de Enfermagem
-Reprodutibilidade dos Testes
Noruega
Enfermeiras Administradoras
Enfermeiras Clínicas
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pessoa de Meia-Idade
Idoso
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


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Id: lil-379596
Autor: Organización Panamericana de la Salud.
Título: Informacion farmacologica / Pharmacological information
Fonte: Bol. Oficina Sanit. Panam;103(1):58-66, jul. 1987.
Idioma: es.
Descritores: Legislação de Medicamentos
Serviços de Informação sobre Medicamentos
-Austrália
Brasil
Chile
Estados Unidos
Noruega
Responsável: US1.1 - HQ Library


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Id: biblio-868310
Autor: Rösing, Cassiano Kuchenbecker; Silva, Débora Trevisan da; Deon, Patrícia; Oppermann, Rui Vicente; Gjermo, Per.
Título: Avaliação de 4 currículos de Odontologia baseada em expectativas e satisfação de alunos ­ relato de experiências norueguesa e brasileira / Evaluation of 4 dental curricula based on students' expectations and satisfaction ­ report of Brazilian and Norwegian experiences
Fonte: Rev. ABENO;9(2):88-94, 2009. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo desse estudo foi avaliar quarto currículos odontológicos (dois no Brasil e dois na Noruega), baseado em satisfação de estudantes e professores. Questionários estruturados foram confeccionados. Essa pesquisa foi realizada durante uma mudança curricular de uma abordagem tradicional (orientada por disciplina) para uma forma integrada, com aprendizado baseado no problema. Ambos os currículos brasileiros eram tradicionais. Vinte e dois alunos do currículo ântico (UiO-antigo) e 17 estudantes do novo currículo em Oslo (UiOnovo) e 25 alunos de cada universidade brasileira (UFRGS e ULBRA) foram incluídos. Líderes de disciplinas nas Universidades também participaram (UiO, n = 17, UFRGS, n = 10, ULBRA, n = 13). A maioria dos alunos e professores tiveram a opinião de que seu currículo habilita os dentistas para trabalhar combinadamente em práticas públicas e privadas, em todo o mundo. Independentemente do currículo, os alunos apontaram dúvidas sobre sua competência em realizar próteses fixas amplas, orthodontia complexa, colocação e manutenção de implantes, tratamento de desordens crânio-faciais e planejamento de programas de saúde pública. A avaliação da qualidade do ensino teórico e clínico revelou que a maioria dos estudantes está satisfeita. Como avaliação geral, uma EVA (escala visual analógicafoi aplicada para avaliar satisfação de alunos e professores. Os resultados não demonstraram diferenças estatisticamente significativas (ANOVA, α= 0.05) entre estudantes (7.12, 7.36, 6.8 and 6.8) para UiO-antigo, UiO-novo, UFRGS e ULBRA, respectivamente. Pode-se concluir que algumas diferenças culturais puderam ser detectadas entre Noruega e Brasil, e que professorees que estavam vivenciando a alteração curricular apresentaram maior satisfação com a nova abordagem (AU).

The aim of this study was to evaluate four dental curricula (two in Norway and two in Brazil), based on students' and teachers' satisfaction. Structured questionnaires were constructed. This investigation was performed during a change in the curriculum from a traditional approach (discipline oriented) to an integrated, problem-based learning approach. Both of the Brazilian curricula were traditional. Twenty-two students from the old curriculum (UiO ­ old) and 17 students from the new curriculum in Oslo (UiO ­ new), and twenty-five students from each Brazilian university were included (UFRGS and ULBRA). Leaders of disciplines in the universities also participated (UiO, n=17, UFRGS, n=10, ULBRA, n=13). Most students and teachers had the opinion that their curriculum enabled dentists to combine public and private practices and to work worldwide. Regardless of curriculum, the students reported doubts about their competence in performing large fixed prostheses, complex orthodontics, placement and maintenance of implants, treatment of craniofacial disorders and planning of community oral health programs. The evaluation of the quality of the theoretical and clinical guidance revealed that the students were mostly satisfied. As an overall evaluation, a VAS (Visual Analogue Scale) was applied to assess students' and teachers' satisfaction. The results did not show any statistically significant difference (ANOVA, a=.05) among students (7.12, 7.36, 6.8 and 6.8) for UiO ­ old, UiO ­ new, UFRGS and ULBRA, respectively. We concluded that some culturally dependent differences between Norway and Brazil could be detected, and that teachers who were in the process of changing a curriculum expressed higher satisfaction with the new approach (AU).
Descritores: Brasil
Currículo/normas
Educação em Odontologia
Noruega
Estudantes de Odontologia
-Educação Baseada em Competências
Inquéritos e Questionários/estatística & dados numéricos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos


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Texto completo SciELO Brasil
Elucir, Gir
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Id: lil-646755
Autor: Cruz, Elaine Drehmer de Almeida; Andersen, Bjorg Marit; Gir, Elucir.
Título: Estágio sanduiche na Noruega: relato de experiência / Sandwich stage in Norway: experience report
Fonte: Acta paul. enferm;25(4):643-646, 2012.
Idioma: pt.
Resumo: O Programa de Doutorado no Brasil com Estágio no Exterior, conhecido como Doutorado Sanduíche, visa a contribuir para intercâmbios dos cursos de Pós-Graduação no País com seus congêneres no exterior. O objetivo deste artigo foi relatar a experiência vivida durante o estágio realizado na Noruega, em unidades hospitalares, laboratórios de microbiologia, órgãos federais e serviços de saúde de Oslo e Região Metropolitana. Foram desenvolvidas atividades de vigilância epidemiológica, técnicas laboratoriais de identificação e tipagem molecular de Staphylococcus aureus e políticas públicas e institucionais de prevenção e controle dessas bactérias, quando multirresistentes. O estágio, além de subsidiar e fortalecer a análise dos dados do projeto da tese, permitiu refletir sobre a importância de políticas públicas e diretrizes definidas, e fornecer condições para ações de prevenção e controle de agravos, tendo a saúde e o bem-estar da pessoa como valores de Estado.

The Doctoral Program in Brazil, with the Internship Abroad known as the Sandwich Ph.D., aims to contribute to exchanges of graduate courses in the country with counterparts abroad. The objective of this article was to report the lived experience during an internship in Norway, in hospital units, microbiology laboratories, federal agencies and health services in Oslo and the metropolitan region. Activities were developed for epidemiological surveillance, laboratory techniques for identification and molecular typing of Staphylococcus aureus, and public and institutional policies for prevention and control of these bacteria, when multiresistant. The Sandwich stage in addition to supporting and strengthening the analysis of project data of the thesis, permitted the reflection on the importance of established public policies and guidelines, and conditions provided for prevention and control of diseases, and health and welfare of the person as values of the state.

El Programa de Doctorado en el Brasil con Prácticas en el Exterior, conocido como Doctorado Sandwich, visa contribuir a los intercambios de los cursos de Postgrado en el País con sus congéneres en el exterior. El objetivo de este artículo fue relatar la experiencia vivida durante las prácticas realizadas en Noruega, en unidades hospitalarias, laboratorios de microbiologia, órganos federales y servicios de salud de Oslo y Región Metropolitana. Se desarrollaron actividades de vigilancia epidemiológica, técnicas de laboratorio de identificación y tipaje molecular de Staphylococcus aureus y políticas públicas e institucionales de prevención y control de esas bacterias, multiresistentes. La práctica, además de ofrecer subsídios y fortalecer al análisis de los datos del proyecto de la tesis, permitió reflexionar sobre la importancia de las políticas públicas y directivas definidas, y dar las condiciones para acciones de prevención y control de agravios, teniendo a la salud y al bienestar de la persona como valores de Estado.
Descritores: Programas de Pós-Graduação em Saúde
Intercâmbio Educacional Internacional
Infecções Estafilocócicas/prevenção & controle
Staphylococcus aureus Resistente à Meticilina
Tipagem Molecular
Apoio ao Desenvolvimento de Recursos Humanos
Monitoramento Epidemiológico
-Noruega
Políticas Públicas de Saúde
Responsável: BR1.2 - Biblioteca Central


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Id: lil-643363
Autor: Hellebust, Celma Regina; Braut, Geir Sverre.
Título: Uma comparação das regulações de trabalho relacionadas à proteção da saúde no setor petroleiro do Brasil e da Noruega / A comparison of regulations on work related health in the petroleum sector in Brazil and Norway
Fonte: Rev. direito sanit;11(1):47-59, mar.-jun. 2010.
Idioma: en; pt.
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo comparativo das principais características dos modelos de regulação adotados em assuntos relacionados à saúde do trabalhador no setor petroleiro no Brasil e na Noruega. As legislações de ambos os países estão inseridas na tradição da lei escrita, mas cada nação tem uma abordagem particular de sua regulação. O Brasil conta com uma típica postura regulatória, enquanto a Noruega apresenta traços do direito consuetudinário, com modelos legais baseados na presunção de que as partes envolvidas são capazes de agregar boas e seguras práticas profissionais. Percebe-se que ambas as abordagens regulatórias relacionam-se com o panorama social de cada nação. Porém, como o tempo e a cultura se modificam, os dois países talvez tenham algo a aprender um com outro.
Descritores: Legislação
Saúde do Trabalhador
Indústria de Petróleo e Gás
-Brasil
Legislação como Assunto
Noruega
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Texto completo SciELO Chile
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Id: lil-612262
Autor: López-López, Wilson; Pineda, Claudia.
Título: Terrorism: two complementary approaches / Terrorismo: dos miradas complementarias
Fonte: Ter. psicol;29(2):225-231, dic. 2011.
Idioma: en.
Resumo: Because of the terrorist attacks occurred in Norway on July 22, 2011, this article reviews some critical points of the phenomenon of terrorism. They have risen from social and clinical psychology. From the two disciplines of psychology they have been identified as socio-structural, psychosocial and individual, risk factors. However, in cases such as of Norway, there is a clear demand to the understanding and explanation of violent actions viewed from diverse areas (macro and individual levels) but at the same time complementary to psychology. That can contribute to prevent and/or detect potential attacks to destabilize or manipulate social behavior by using extreme and violent acts that infringe fundamental human rights.

A raíz de los atentados terroristas ocurridos en Noruega el 22 de julio de 2011, el presente artículo hace una revisión de aproximaciones que sobre el fenómeno del terrorismo han sido planteadas desde la psicología social y la psicología clínica. Desde las dos disciplinas de la psicología se identifican algunos factores de riesgo de tipo psicosocial e individual. Sin embargo en casos como el de Noruega, hay una clara demanda a la comprensión y explicación de las acciones violentas, desde áreas diversas (en niveles macrosociales e individuales) complementarias de la psicología, que puedan contribuir a la prevención y/o detección de potenciales atentados que desestabilicen o pretendan manipular comportamientos sociales utilizando medios violentos, extremistas, que lesionan los derechos humanos fundamentales.
Descritores: Psicologia Clínica
Psicologia Social
Terrorismo
Violência
-Noruega
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Brasil
Elucir, Gir
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Id: lil-610532
Autor: Cruz, Elaine Drehmer de Almeida; Pimenta, Fabiana Cristina; Andersen, Bjorg Marit; Gir, Elucir.
Título: Lessons to learn with the methicillin-resistant Staphylococcus aureus control in Norway
Fonte: Braz. j. infect. dis;15(6):591-593, Nov.-Dec. 2011.
Idioma: en.
Projeto: CAPES; . Universidade de São Paulo. Interunits Program, Ribeirão Preto Nursing School.
Resumo: The prevalence of methicillin-resistant Staphylococcus aureus (MRSA) in Norway is low, compared to other European and American countries. The health system includes mandatory case reporting and has written guidelines for prevention and control. This communication describes the national public policies related to MRSA obtained from documents and academic experience gained during a doctoral fellowship in Oslo, Norway. The painstaking procedures used for investigating suspected cases, including health professionals, decolonization and case monitoring, could be important tools to be used by countries with a high prevalence of MRSA.
Descritores: Controle de Infecções/métodos
Staphylococcus aureus Resistente à Meticilina
Vigilância da População/métodos
Infecções Estafilocócicas/prevenção & controle
-Infecção Hospitalar/prevenção & controle
Noruega/epidemiologia
Prevalência
Infecções Estafilocócicas/diagnóstico
Infecções Estafilocócicas/epidemiologia
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Research Support, Non-U.S. Gov't
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Lordelo, Eulina da Rocha
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Id: lil-501895
Autor: Lordelo, Eulina da Rocha; Rothle, Monika.
Título: Educacão infantil na Noruega / Early education in Norway
Fonte: Psicol. ciênc. prof;26(3):504-515, 2006. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Em comparação com os demais países nórdicos, a Noruega tem uma história mais recente de educação infantil. Um sistema disseminado e com forte financiamento público só se tornou disponível a partir dos anos 70. A descrição desse sistema de educação infantil contida neste artigo inclui um breve histórico, informações sobre financiamento, responsabilidades e custos, disposições legais sobre pessoal - formação necessária e condições de trabalho, bem como instalações, equipamentos e materiais. Todo o sistema é regulado por legislação nacional, preservando ampla liberdade de planejamento e ação para as próprias instituições e o pessoal envolvido. Os objetivos e metas, conteúdos e métodos, a pedagogia como idéias sustentadas e práticas assumidas constituem o foco central do artigo, especialmente a ênfase dedicada à brincadeira e ao trabalho criativo. Acompanhando o relato, o artigo propõe algumas comparações com a situação brasileira, enfatizando as diferenças legais, culturais e pedagógicas que podem ser observadas nos dois sistemas, buscando-se refletir sobre lições que podem ser extraídas e usadas na avaliação do sistema de educação infantil no Brasil.

Compared with other Nordic countries, Norway has a more recent history in early child education. A broad system, with strong public support, only became available from the 70's. A description of this system in this paper includes a brief historic, information about funding, responsibilities and costs, legal regulations about personnel – education and work conditions, as well as facilities, equipment and materials. The whole system is guided and controlled by national regulations, although freedom for planning and acting is kept for institutions and personnel. Objectives and goals, contents and methods, the pedagogy as sustained ideas as well as actual practices constitute the central focus in this paper, especially the emphasis dedicated to play and creative work. We also make some comparisons with the Brazilian situation, emphasizing the legal, cultural and pedagogical differences observed in both systems. We use these comparisons to think about the lessons that can be learned and used in evaluating the early child education system in Brazil.
Descritores: Educação Infantil/história
-Noruega
Limites: Humanos
Criança
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-476551
Autor: Braut, Geir Sverre.
Título: As demandas de proteção da sociedade e os direitos individuais na legislação de saúde: exemplos da Noruega / Trade-offer between protective needs of society and individual rights in health legislation: examples from Norway
Fonte: Rev. direito sanit;8(2):156-170, jul.-out. 2007.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo apresenta a legislação atual relacionada ao tratamento compulsório de pacientes com desordens psiquiátricas e as medidas contra ameaças de transmissão de doenças para a saúde na Noruega. O papel do profissional médico é destacado e analisado considerando procedimentos previstos na legislação. O trabalho mostra as necessidades de procedimentos que são usadas para proteger os direitos individuais dos pacientes e o julgamento profissional em cada situação, dirigido pelo quadro legislativo.
Descritores: Legislação como Assunto
Direitos do Paciente
-Internação Compulsória de Doente Mental
Noruega
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Id: lil-476550
Autor: Molven, Olav.
Título: O ombudsman do paciente: a experiência norueguesa / The patient ombudsman: the norwegian scheme
Fonte: Rev. direito sanit;8(2):105-155, jul.-out. 2007.
Idioma: pt.
Resumo: Para facilitar a implementação prática das leis referentes aos direitos dos pacientes, alguns países da Europa criaram o sistema de Ombudsman do Paciente. A Noruega foi uma das primeiras nações a adotar essa figura, há 20 anos, e hoje, conta com um ombudsman em todos os 19 condados (estados). A partir de 2001, a instituição do Ombudsman do Paciente adquiriu bases legais com o decreto dos Direitos dos Pacientes. O papel principal deste profissional é o de salvaguardar os pacientes e contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde. Para tanto, oferece orientações, ajuda a esclarecer questões de saúde e apresenta casos para as autoridades públicas e para o sistema econômico de compensação. Com base na experiência européia e, em particular, norueguesa, este artigo discute a estrutura organizacional, papéis e funções do esquema de Ombudsman do Paciente.
Descritores: Legislação como Assunto
Direitos do Paciente
-Noruega
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência



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