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Id: lil-135684
Autor: Bahia. Secretaria de Estado de Saúde; .Bahia. Secretaria de Estado de Cultura. Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia.
Título: Saúde ambiental / Environmental health.
Fonte: Salvador; SESAB: IRDEB; 1992. 18 p. ilus. (Saúde, 6).
Idioma: pt.
Projeto: Secretaria da Saúde do Estado da Bahia. Projeto Nordeste - BA.
Responsável: BR599.1 - Coordenação Geral de Documentação e Informação (CGDI)
BR599.1


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Id: lil-135683
Autor: Bahia. Secretaria de Estado da Saúde.
Título: Doenças evitáveis por medidas de saneamento / Preventable diseases through sanitation.
Fonte: Salvador; SESAB: IRDEB; 1992. 13 p. []. (Saúde, 5).
Idioma: pt.
Responsável: BR599.1 - Coordenação Geral de Documentação e Informação (CGDI)
BR599.1


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Id: lil-135682
Autor: Bahia. Secretaria de Estado de Saúde; .Bahia. Secretaria de Estado da Cultura. Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia.
Título: Diabetes / Diabetes.
Fonte: Salvador; SESAB: IRDEB; 1991. 23 p. ilus. (Saúde, 7).
Idioma: pt.
Responsável: BR599.1 - Coordenação Geral de Documentação e Informação (CGDI)
BR599.1


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Id: lil-135679
Autor: Dobashi, Beatriz Figueiredo; Silva, Everaldo Rosende; Azevedo, Jaime Brito; Sa Filho, Manoel Inacio D'Abadia Aquino de; Oliveira, Mara Lucia Carneiro; Alves, Rejane Maria de Souza; Alves, Rodolpho; Coutinho Filho, Sadi.
Título: Manual de Cólera / Cholera Manual.
Fonte: Brasilia; OPAS; 1994. 51 p. tab. (Brasil, Saúde e Ambiente: Documento Técnico S-1, 1).
Idioma: pt.
Responsável: BR599.1 - Coordenação Geral de Documentação e Informação (CGDI)
BR599.1; 616.932 (035), O68m; BR56.1; WC262, D632m, e.1; BR56.1; WC262, D632m, e.2


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Id: lil-135678
Autor: Brasil. Ministério da Saúde.
Título: Doença de Chagas: noções básicas / Chagas Disease: basic notions.
Fonte: Brasilia; SUCAM; 1989. 16 p. [].
Idioma: pt.
Responsável: BR599.1 - Coordenação Geral de Documentação e Informação (CGDI)
BR599.1


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Id: lil-135676
Autor: Superintendência de campanhas de Saúde Pública (Brasil).
Título: Manual do colaborador voluntario - malaria / Manual of the Voluntary Collaborator - Malaria.
Fonte: Brasilia; SUCAM; 1986. 52 p. ilus.
Idioma: pt.
Responsável: BR599.1 - Coordenação Geral de Documentação e Informação (CGDI)
BR599.1; 616.936 (035), S959m


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-723376
Autor: Teixeira, Daiane Cristina; Brambilla, Daiane Kutszepa; Adamy, Edlamar Kátia; Krauzer, Ivete Maroso.
Título: Concepções de enfermeiros sobre a política nacional de atenção integral à saúde do homem / Concepts of nurses on the national men's health care policy / Concepciones de enfermeros sobre la política nacional de atención integral a la salud del hombre
Fonte: Trab. educ. saúde;12(3):563-576, Sep-Dec/2014.
Idioma: pt.
Resumo: O estudo objetivou conhecer a implantação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem na ótica dos enfermeiros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória e descritiva, em que foram entrevistados 17 enfermeiros dos municípios da Associação dos Municípios do Entre Rios, em Santa Catarina. Após análise dos dados, considerou-se que há fragilidades no conhecimento da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, bem como em ações realizadas nos municípios. A saúde do homem está centrada no modelo biomédico de atenção à saúde. Conclui-se que há necessidade de capacitação dos profissionais para o desenvolvimento da política de acordo com os seus pressupostos.

This article focuses on the implementation of the National Men's Health Care Policy from the nurses' perspective. It is an exploratory and descriptive qualitative study in which 17 nurses from the municipalities of the Entre Rios Municipalities Association, in Santa Catarina (Brazil), were interviewed. After analyzing the data, it was concluded that there are knowledge gaps both concerning the NationalMen's Health Care Policy and on the actions carried out at the municipalities. Men's health is focused on the biomedical health care model. It is concluded that there is need to train the professionals in order to attain the development of the policy pursuant to its assumptions.

El estudio buscó conocer la implantación de la Política Nacional de Atención Integral a la Salud del Hombre desde la óptica de los enfermeros. Se trata de un estudio cualitativo, exploratorio y descriptivo, en el que se entrevistaron a 17 enfermeros de los municipios de la Asociación de los Municipios de Entre Ríos, en Santa Catarina (Brasil). Después de analizar los datos, se consideró que hay fragilidades en el conocimiento de la Política Nacional de Atención Integral a la Salud del Hombre, así como en las acciones realizadas en los municipios. La salud del hombre se centra en el modelo biomédico de atención a la salud. Se concluye que hay necesidad de capacitación de los profesionales para el desarrollo de la política de acuerdo con sus premisas.
Responsável: BR15.3 - Biblioteca Emília Bustamante


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-723375
Autor: Gamarra, Tatiana Pereira das Neves.
Título: Contribuições epistemológicas da ergologia para a regulação em saúde / Epistemological contributions of ergology for regulating health / Contribuciones epistemológicas de la ergología para la regulación en la salud
Fonte: Trab. educ. saúde;12(3):483-498, Sep-Dec/2014.
Idioma: pt.
Resumo: A regulação em saúde consiste em uma atividade complexa que compreende diversos instrumentos e estratégias e pode ser dividida em duas dimensões: socioeconômica e gerencial. Este estudo teórico-conceitual busca discutir como os referenciais da abordagem ergológica contribuem epistemologicamente para a regulação em saúde. A ergologia é considerada uma tentativa de compreensão do ir e vir do microcosmo da atividade humana ao macrocosmo da vida social. Tal perspectiva discute o debate de normas e valores e as crises permanentes entre o econômico, o político, o jurídico e a atividade humana que existem na sociedade. Nesse sentido, o presente estudo discute como a abordagem dialética da ergologia, isto é, uma perspectiva que considera que o avanço histórico-social ocorre por meio de oposições, pode contribuir no entendimento da arena de disputas em que se converte a atividade regulatória em saúde, no consequente fortalecimento dos seus objetivos sociais, econômicos e gerenciais e na minimização de seus principais limites.

Healthcare regulation is a complex activity that includes many tools and strategies and can be divided into two dimensions: Socioeconomic and managerial. This theoretical-conceptual study discusses how the references of the ergological approach contribute epistemologically to healthcare regulation. Ergology is considered as an attempt to understand how the microcosm of human activity flows into and out of the macrocosm of social life. This perspective discusses the debate concerning norms and values and the ongoing crisis among the economic, political, legal and human activity that exists in society. In this sense, this study discusses how the dialectic approach of ergology, i.e. a perspective that considers that historical and social progress occurs through opposition, can contribute to the understanding of the arena of disputes that the regulatory activity in health is turned into, in the consequent strengthening of its social, economic and managerial objectives, and in minimizing its main limitations.

La regulación en la salud es una actividad compleja que incluye diferentes instrumentos y estrategias, y se puede dividir en dos dimensiones: socioeconómica y gerencial. Este estudio teórico-conceptual busca discutir cómo las referencias del abordaje ergológico contribuyen, epistemológicamente, a la regulación de la salud. La ergología se considera un intento de comprender el ir y venir del microcosmos de la actividad humana hacia el macrocosmo de la vida social. Tal perspectiva discute el debate sobre las normas y los valores y las crisis permanentes entre lo económico, político, jurídico y la actividad humana que existen en la sociedad. En este sentido, el presente estudio discute cómo el enfoque dialéctico de la ergología, es decir, una perspectiva que considera que el progreso histórico y social ocurre a través de oposiciones, puede contribuir a la comprensión de la arena de controversias en que se convierte la actividad reguladora en materia de salud, en el consiguiente fortalecimiento de sus objetivos sociales, económicos y gerenciales, y en la minimización de sus principales límites.
Responsável: BR15.3 - Biblioteca Emília Bustamante


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Id: lil-723374
Autor: Manoel, Rosimeire Aparecida; Combinato, Denise Stefanoni; Gomes, Fernanda Márcia de Azevedo; Silva, Katiuska Fabiana da.
Título: O papel do trabalho e da formação acadêmica no projeto profissional do trabalhador da saúde / The role of work and education on the health worker's professional project / El papel del trabajo y de la formación académica en el proyecto profesional del trabajador de la salud
Fonte: Trab. educ. saúde;12(3):595-614, Sep-Dec/2014.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo do estudo foi analisar os determinantes para a escolha da Estratégia Saúde da Família como campo de atuação profissional, a fim de verificar a influência da formação acadêmica e suas implicações. Foram entrevistados individualmente, de outubro de 2006 a fevereiro de 2007, 22 profissionais de nível superior (cirurgiões-dentistas, enfermeiros e médicos) de equipes da Saúde da Família de um município de Mato Grosso do Sul. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas de acordo com o referencial teórico-metodológico da psicologia sócio-histórica. Observou-se que a escolha profissional para a Estratégia Saúde da Família não ocorreu de forma reflexiva e crítica, sendo influenciada principalmente pela expansão da área e oferta de emprego, o que pode comprometer a atuação profissional. Sugere-se investimento nos processos educativos como uma forma de incentivar e favorecer a atuação e o compromisso dos profissionais com o Sistema Único de Saúde e, especialmente, a Saúde da Família.

This study aimed to analyze the determining factors for the choice of the Family Health Strategy as a field of professional practice in order to check for the influence of academic education and its implications. From October 2006 to February 2007, 22 higher level professionals (dentists, nurses and physicians) working in Family Health teams in a municipality of the state of Mato Grosso do Sul (Brasil) were interviewed individually. The interviews were recorded, transcribed, and analyzed pursuant to the theoretical and methodological framework of socio-historical psychology. It was observed that the professional choice of the Family Health Strategy was not reflective and critical, rather influenced mainly by the expansion of the area and job offers, a fact that may compromise their professional activities. We suggest investing in educational processes as a way to encourage and promote the work and the commitment of professionals with the Health System and, especially,Family Health.

El objetivo del estudio fue analizar los factores determinantes para la elección de la Estrategia de la Salud de la Familia como campo de actuación profesional, con el fin de comprobar la influencia de la formación académica y sus implicaciones. Fueron entrevistados individualmente, entre octubre de 2006 y febrero de 2007, 22 profesionales de nivel superior (cirujanos dentistas, enfermeros y médicos) de los equipos de la Salud de la Familia de un municipio de Mato Grosso do Sul (Brasil). Las entrevistas fueron grabadas, transcritas y analizadas de acuerdo con el marco teórico y metodológico de la psicología socio-histórica. Se observó que la opción profesional para la Estrategia de la Salud de la Familia no ocurrió en forma reflexiva y crítica, sino que fue influenciada principalmente, por la expansión del área y por las ofertas de empleo, lo que puede comprometer su actividad profesional. La sugerencia es invertir en procesos educativos como una forma de incentivar y favorecer la actuación y el compromiso de los profesionales con el Sistema Único de Salud y, sobre todo, con la Salud de la Familia.
Responsável: BR15.3 - Biblioteca Emília Bustamante


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Id: lil-723373
Autor: Fonseca, Angélica Ferreira; Martins, Carla Macedo; Pronko, Marcela Alejandra.
Título: Editorial / Editorial / Editorial
Fonte: Trab. educ. saúde;12(3):473-475, Sep-Dec/2014.
Idioma: pt.
Responsável: BR15.3 - Biblioteca Emília Bustamante



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