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Id: biblio-1016405
Autor: Seibt, Cezar Luís.
Título: Dupla estrutura da linguagem e do conhecimento em Heidegger / Double structure of language and knowledge in Heidegger / Dupla estructura del lenguaje y del conocimiento en Heidegger
Fonte: Barbarói(51):21-36, 2018.
Idioma: pt.
Resumo: O texto apresenta a linguagem e o conhecimento a partir de dois níveis: o nível dos entes e o nível do ser. Cotidianamente nos movemos numa compreensão da linguagem e do conhecimento baseada na entificação ou coisificação. Perdemos a conexão com o solo e as raízes pré-conceituais onde nossos empreendimentos se assentam. O pensamento de Martin Heidegger pode ser alerta para o perigo de que ao reduzir tudo a ente, a objeto, perdemos a capacidade de pensar, de manter conexão com o originário e, com isso, nos tornamos dependentes das coisas que criamos e com que lidamos cotidianamente. Vamos apresentar e distinguir esses dois níveis da linguagem e do conhecimento a partir do pensamento de Heidegger e da interpretação de Ernildo Stein.(AU)

The text presents language and knowledge from two levels: the level of things and the level of being. Every day we move into an understanding of language and knowledge based on objetification or reification. We lose the connection to the soil and the preconceptual roots where our ventures settle. Martin Heidegger's thought can be a warning to the danger by reducing everything to thing, to object, because so we lose the ability to think, to maintain connection to he originary and thereby become dependent of the things we create and deal with every day. We will present and distinguish these two levels of language and knowledge in Heidegger's thought and the interpretation of Ernildo Stein.(AU)

El texto presenta el lenguge y el conocimento a partir de dos niveles: el nivel de los entes y el nivel del ser. Cotidianamente nos movemos en una comprensión del lenguaje y del conocimiento basado en la entificación o coisificación. Perdemos la conexión con el solo y las raíces pre-conceituales donde nuestros emprendimentos se asentan. El pensamiento de Martin Heidegger puede ser un alerta para el perigo de que al reducir todo a ente, a objeto, perdemos la capacidad de pensar, de mantener conexión con el originario y, con eso, nos tornamos dependientes de las cosas que creamos y con que lidamos cotidianamente. Vamos presentar y distinguir estos dos niveles del lenguaje y del conocimiento a partir del pensamiento de Heidegger y de la interpretación de Ernildo Stein.(AU)
Responsável: BR1314.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1013726
Autor: Machado, Rodrigo Kruchelski; Casagrande, André Augusto; Pereira, Gustavo Roberto; Vissoci, João Ricardo Nickenig; Pietrobon, Ricardo; Ferreira, Ana Paula Bonilauri.
Título: Hip Disability and Osteoarthritis Outcome Score (HOOS): A Cross-Cultural Validation of the Brazilian Portuguese Version Study / Hip disability and osteoarthritis outcome score (HOOS): um estudo de validação intercultural da versão na língua portuguesa
Fonte: Rev. bras. ortop;54(3):282-287, May-June 2019. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Objective Translated and validated outcome instruments are of great importance, since they can be used for researchers studying different populations with the same problem. The objective of the present study was to translate, culturally adapt and validate the Hip Disability and Osteoarthritis Outcome Score (HOOS) into Brazilian Portuguese. Methods The HOOS was translated from English into Brazilian Portuguese, translated back into English, and submitted to an experts committee. It was administered to 100 patients with hip osteoarthritis. The psychometric evaluation included factor analysis; internal reliability measures, test-retest reliability at 7 days, and construct validity comparison with the Brazilian version of the Graded Chronic Pain Scale (GCPS). Results Factor analyses demonstrated a five-factor solution. The test-retest reliability showed a high degree of internal consistency for the five subscales (pain and physical difficulties, 0.97 at baseline and 0.93 at 7 days; pain and difficulty sitting, lying down and getting up, 0.93 at baseline and 0.89 at 7 days; difficulty flexing the knee, 0.92 at baseline and 0.83 at 7 days; difficulty walking, 0.88 at baseline and 0.87 at 7 days; quality of life, 0.80 at baseline and 0.35 at 7 days). The construct validity was established during the comparison of the Brazilian version of the GCPS. Conclusions A Brazilian version of the HOOS was developed with adequate reliability and validity. It will facilitate evaluation of the hip within a large patient population and across cultures.

Resumo Objetivo Escalas traduzidas e validadas são de grande importância, pois podem ser utilizadas por pesquisadores que estudam diferentes populações como mesmo problema. O objetivo do presente estudo foi traduzir, adaptar culturalmente e validar a escala Hip Disability and Osteoarthritis Outcome Score (HOOS) para a língua portuguesa. Métodos O HOOS foi traduzido do inglês para a língua portuguesa, traduzido de volta para o inglês e submetido a um comitê de especialistas. Foi administrado a 100 pacientes com osteoartrite de quadril. A avaliação psicométrica incluiu a análise fatorial; medidas de confiabilidade interna, confiabilidade de teste-reteste em 7 dias e a comparação de validade de conteúdo com a versão brasileira da Escala de Dor Crônica Graduada (GCPS, na sigla em inglês). Resultados A análise fatorial demonstrou uma solução de cinco fatores. A confiabilidade de teste-reteste mostrou um alto grau de consistência interna para as 5 subescalas (dor e dificuldades físicas, 0,97 no 1° dia e 0,93 aos 7 dias; dor e dificuldade em sentar, deitar e levantar, 0,93 no 1° dia e 0,89 aos 7 dias; dificuldade em flexionar o joelho, 0,92 no 1° dia e 0,83 aos 7 dias; dificuldade de caminhada, 0,88 no 1° dia e 0,87 aos 7 dias; qualidade de vida, 0,80 no 1° dia e 0,35 aos 7 dias). A validade de conteúdo foi estabelecida durante a comparação da versão brasileira da GCPS. Conclusões Uma versão brasileira do HOOS foi desenvolvida com confiabilidade e validade adequadas. Isso facilitará a avaliação clínica do quadril em uma grande população de pacientes e entre diferentes culturas.
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-786913
Autor: Venuto, Arthur; Gerken, Carlos Henrique Souza.
Título: Vigotski e a filosofia da linguagem humboldtiana: um diálogo interdisciplinar / Vigotski and the humboldtian philosophy of speech: an interdisciplinary dialogue / Vigotski y la filosofo fía del lenguage humboldtiana: un diálogo o interdisciplinario
Fonte: Psicol. Estud. (Online);20(3):483-493, jul.-set. 2015.
Idioma: en; pt.
Resumo: O presente artigo busca recuperar parte do contexto dialógico no qual Vigotski construiu sua teoria sobre a relação entre pensamento e linguagem. Nesse contexto, discutimos a forma a partir da qual Vigotski trabalhou duas questões centrais da filosofia da linguagem humboldtiana: a origem da linguagem e a relação entre linguagem e concepção de mundo. A análise desses aspectos permitiu demarcar um universo dialógico interdisciplinar entre Vigotski e Humboldt, indicando zonas de aproximação e de afastamento entre as perspectivas desses autores. Consideramos que a psicologia histórico-cultural de Vigotski, fundamentada no materialismo histórico dialético, promove uma inversão dialética na filosofia da linguagem de Humboldt, ressaltando uma compreensão da linguagem como prática social objetivada. Assim, é possível indicar que a perspectiva vigotskiana acerca da origem da linguagem e da construção de uma concepção de mundo representa uma superação dialética em relação às proposições de Humboldt, uma vez que considera a linguagem um elemento concreto e objetivo, que se modifica no devir histórico e guarda estreitas relações com a base material da qual é proveniente.

This article aims to recover part of the dialogical context in which Vigotski built his theory on the relationship between thinking and speech. In this context, we discuss how Vigotski approached two core questions of the Humboldtian philosophy of speech, namely: the origin of speech and the relationship between speech and worldview. The analysis of these aspects allowed the demarcation of an interdisciplinary dialogical universe between Vigotski and Humboldt, indicating similarities and differences between theirperspectives. We consider that Vigotski's cultural-historical psychology, based on the historical-dialectical materialism, promotes a dialectical reversal in Humboldt's philosophy of speech, emphasizing an understanding of speech as an objectified social practice. Thus, it is possible to indicate that the Vygotskian perspective of the origins of speech and of the construction of a worldview is a dialectical overcoming regarding Humboldt's propositions, since it considers speech as a concrete and objective element which changes as history develops and is closely related to the material basis from which it comes.

Este artículo tiene por objeto la recuperación de parte del contexto dialógico en el que Vigotski construyó su teoría sobre la relación entre pensamiento y lenguaje. En este contexto, se discute cómo Vigotski trabajó dos temas centrales de la filosofía del lenguaje humboldtiana, a saber: el origen del lenguaje y la relación entre el lenguaje y visión del mundo. Al examinar estos aspectos se ha podido señalar el universo interdisciplinario entre Vigotski y Humboldt, apuntando las conexiones entre las distintas perspectivas de estos autores. Consideramos que la psicología histórico-cultural de Vigotski, basado en el materialismo histórico dialéctico, promueve una inversión dialéctica en la filosofía del lenguaje de Humboldt, con sus énfasis en la comprensión del lenguaje como práctica social objetivado. De este modo, es posible indicar que la psicología de Vigotski sobre los orígenes del lenguaje y la construcción de una visión del mundo plantea una superación dialéctica da las proposiciones de Humboldt, al considerar el lenguaje un elemento concreto e objetivo que lleva en su desarrollo histórico una estrecha relación con la base material que la sostiene.
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-436806
Autor: Arcoverde, Rossana Delmar de Lima.
Título: Tecnologias digitais: novo espaço interativo na produção escrita dos surdos / Digital technologies: a new interative space of social in the written production of the deaf
Fonte: Cad. CEDES;26(69):251-267, maio-ago. 2006. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O estudo sobre o uso social da linguagem escrita/língua portuguesa por surdos em interação com ouvintes em contexto digital constitui o cerne desta pesquisa. As tecnologias digitais são potencializadoras para a instauração de interações sociais cada vez mais amplas e permitem, por meio das ferramentas de comunicação mediada por computador (e-mail, chat, lista de discussão), uma multiplicidade de dinâmicas lingüístico-discursivas que possibilitam o uso da linguagem. A luz da abordagem enunciativo-discursiva de Bakhtin e seu Círculo, analisamos situações de produção escrita de surdos e consideramos que as novas tecnologias valorizam as interações verbais e inscrevem surdos e ouvintes, interlocutores plurilíngües, em um novo espaço de interação social.

Studying the social use deaf people make of written language/Portuguese language when interacting with hearing people in a digital context is the core of this research. The digital technologies are a potentiating tool to implement increasingly wider social interactions and, their communication tools mediated by computer (e-mail, chat, forums of discussion) allow a multiplicity of linguistic-discursive dynamics that permit the use of language. In the light of the enunciative-discursive approach of Bakhtin and his Circle, we analyze situations of written production by the deaf and consider that the new technologies value verbal interaction and insert both deaf and hearing people, plurilingual interlocutors, in a new space of social interaction.
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Id: lil-647207
Autor: Rabêlo, Fabiano Chagas.
Título: Sobre o legado de Breuer e Anna O / On the legacy of Breuer and Anna O
Fonte: Tempo psicanál;43(2):391-407, dez. 2011.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo parte da investigação do laço de trabalho entre Freud e Breuer em torno do caso de Anna O. para se perguntar sobre o legado de Breuer, que situamos em duas modalidades: uma vertente técnica, representada pelos procedimentos do método catártico; outra, dos resultados, caracterizada pelo produto da aplicação dessa técnica. A respeito dos resultados, destacamos o interesse maior de Freud por indicações fragmentadas e laterais que emergem do relato de Breuer do que por sua teorização. Nessa transmissão, equívocos, lacunas e lapsos são de extrema importância. Freud, ao seu turno, não só foi capaz de escutar essas indicações, como também de acolhê-las e elaborá-las a partir de sua práxis.

This paper investigates the association between Breuer and Freud around the treatment of Anna O. We situate Breuer's legacy in two modalities: a technical modality, represented by the cathartic method's procedures, and a result's modality, characterized by the product of the application of this technique. Regarding the results, we underline a more intensive interest of Freud for fragmented and lateral indications that emerge from Breuer's text rather than for Breuer's theorization itself. In this transmission, mistakes, gaps and lapses are extremely important. Freud, for his part, was not only able to hear these statements, but also to accept them and elaborate them in his practice.
Responsável: BR527.1 - Divisão de Bibliotecas e Documentação


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Id: lil-787479
Autor: Ribeiro, Daniela Mendonça; Sella, Ana Carolina; Bandini, Carmen Sílvia Motta; Bandini, Heloísa Helena Motta.
Título: Avaliação de repertórios de contar e recontar histórias em crianças / Assessing story production and retelling repertoires in children / La evaluación de los repertorios de contar y de volver a contar historias en niños
Fonte: Estud. psicol. (Natal);21(1):12-24tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Os estudantes brasileiros apresentam um dos piores desempenhos em tarefas de compreensão de textos em avaliações como o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), o que sugere que procedimentos específicos devem ser desenvolvidos para remediar seus déficits. O desenvolvimento desses procedimentos, por sua vez, requer uma avaliação sistemática de repertórios relacionados ao contar e recontar histórias, para que se identifiquem objetivos de ensino específicos e individualizados. Este estudo avaliou as habilidades de contar e recontar histórias de crianças, bem como alguns de seus pré-requisitos, por meio de um conjunto de testes padronizados e de tarefas elaboradas para a avaliação destas habilidades. Os desempenhos foram analisados de acordo com características macro e microestruturais da linguagem. Os dados mostram que as tarefas foram eficazes na caracterização dos repertórios de contação e recontagem de histórias, fornecendo dados suficientes para a formulação de programas de ensino individualizado.

Abstract Brazilian students had one of the worst performances in reading comprehension tasks in assessments such as the Programme for International Student Assessment (PISA), which suggests that specific procedures should be designed to remediate their deficits. This, in turn, requires a systematic evaluation of repertoires related to storytelling and retelling, so that specific and individualized teaching goals can be targeted. This study assessed children storytelling and retelling skills, as well as some of their prerequisites, through a set of standardized tests and tasks developed to evaluate these skills. Performance was analyzed according to linguistic macro and microstructures. Data show that the tasks were efficient in characterizing storytelling and retelling repertoires, providing enough data to design individualized teaching programs.

Resumen Estudiantes brasileños tienen un de los peores rendimientos en tareas de comprensión de lectura en evaluaciones como el Programa Internacional de Evaluación de los Alumnos (PISA), lo que sugiere que se deben desarrollar procedimientos específicos para la remediación de esos déficits. El desarrollo de esos procedimientos, a su vez, requiere una evaluación sistemática de repertorios relacionados con contar y volver a contar historias, con el fin de identificar objetivos educativos específicos e individualizados. Eso estudio evaluó la capacidad de contar y volver a contar historias de los niños, así como algunos de sus requisitos previos, a través de una serie de testes estandarizados y tareas diseñadas para evaluar esas habilidades. Los rendimientos fueron analizados de acuerdo a las características macro y microestructurales de idioma. Los datos muestran que las tareas propuestas fueron eficaces en la caracterización de los repertorios de contar y volver a contar historias, proporcionando datos suficientes para formular programas de aprendizaje individualizados.
Responsável: BR1274.1 - Biblioteca Central Zila Mamede


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Id: biblio-970759
Autor: Fernandes, Henrique Campagnollo Dávila; Zanello, Valeska.
Título: A topografia da alucinação auditiva como possibilidade de compreensão da linguagem da subjetividade / Topography of hearing hallucination as a possible understanding of the language of subjectivity
Fonte: Saude e pesqui. (Impr.);11(3):555-565, Set-Dez 2018.
Idioma: pt.
Resumo: A topografia das alucinações consiste na exploração de suas características. Este estudo objetivou analisar variáveis topográficas de vozes alucinatórias de frequentadores de um Centro de Atenção Psicossocial. Para isso, dez pessoas foram entrevistadas e tiveram seus relatos analisados pela Análise de Conteúdo. As variáveis encontradas foram "intensidade", "frequência", "conteúdo", "quantidade", "identidade", "gênero", "forma como se apresentam", "valência emocional", e "nível de influência". As vozes podem estar relacionadas com a trajetória biográfica do ouvidor, e variam em frequência e quantidade. O conteúdo diz respeito a questões estruturantes da vida dos entrevistados e que causam muitos conflitos. Identidade e gênero são variáveis que podem facilitar o acesso à compreensão do fenômeno. As vozes de comando foram as mais frequentes e levaram alguns deles a tentativas de suicídio. Concluiu-se que a exploração das variáveis topográficas das vozes pode auxiliar a compreensão do fenômeno.

The topography of hallucinations denotes the exploration of its characteristics. Topographic variables of hallucinatory voices of users of a Psychosocial Care Center are analyzed. Ten people were interviewed and their reports analyzed by Content Analysis. Variables comprised "intensity", "frequency", "contents", "quantity", "identity", "gender", "the shape they appeared", "emotional valence" and "influence level". Voices may be related to the hearer´s biography and vary in frequency and quantity. Contents deal with structure issues of the interviewees´ life, with deep conflicts. Identity and gender are variables that may facilitate access to the comprehension of the phenomenon. Commands were the most frequent, with suicide attempts. Results show that the exploration of topographic variables of voices may be a great aid in the understanding of the phenomenon.
Responsável: BR313.1 - Biblioteca Ana Bove


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Mansur, Alfredo José
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Id: biblio-2498
Autor: Mansur, Alfredo José.
Título: Intraduzível / Aprenda a pronunciar Untranslatable
Fonte: Diagn. tratamento;21(4):170-171, Out.-Dez. 2016.
Idioma: pt.
Responsável: BR12.1 - Biblioteca Setorial da Ciências da Saúde


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Id: lil-647480
Autor: Meyer, Alan Victor.
Título: A língua na leitura de G. Trakl por M. Heidegger / Language: the reading of G. Trackl by M. Heidegger
Fonte: Ide (São Paulo);34(53):99-108, dez. 2011.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo procura dar uma ideia de como Heidegger trata a questão da língua na sua obra tardia. Para tanto, apresenta o primeiro capítulo do seu livro A caminho da língua, intitulado “A língua”. Para Heidegger, a “língua fala”, e essa dimensão é mostrada na escuta do que é dito no poema de Georg Trakl “Uma noite de inverno”.

This paper tries to convey an idea on how Heidegger deals with the issue of language in his later work. For this, it presents the first chapter of his book On The Way to Language, entitled “Language”. According to Heidegger, “Language speaks”, and this dimension is shown by listening to what is spoken in Georg Trakl’s poem “A Winter evening”.
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-647476
Autor: Leite, Patrícia Bohrer Pereira.
Título: Poemar: reflexões sobre a transmissão das narrativas literárias entre gerações / Poemar - poeticize: reflections on the transmission of literary narratives between generations
Fonte: Ide (São Paulo);34(53):43-55, dez. 2011.
Idioma: pt.
Resumo: Esta reflexão parte do trabalho prático com a leitura literária, da palavra portadora de narrativas, de poéticas transmitidas através da literatura e da leitura. A literatura nos constitui, é criação nossa - humana e universal. Transformamos em linguagem a experiência para registrar, narrar, transmitir… As leituras compartilhadas entre gerações e grupos, a possibilidade de conhecer belos livros, músicas e narrativas faz falar, faz pensar, organiza o pensamento e a capacidade de expressar e traz a vontade de conhecer mais. Precisamos de poéticas, de histórias. É certo que esse tempo de sonho é fundamental para nossa saúde psíquica. Precisamos de articulação com as culturas; precisamos da construção de um mundo mental e isso nos permitirá humanizar-nos, nos relacionar, aprender, ler, aproveitar as leituras, trabalhar, criar. Enfim, é isso o que permite nossa sobrevivência.

This reflection comes from the practical work with literary reading, the word bearing narratives, the poetics transmitted through literature and reading. The literature constitutes ourselves, it is our creation - human and universal. We turn experience into language in order to record, tell, convey… The readings shared between generations and groups, the possibility of knowing wonderful books, songs, and narratives makes us speak and think, organizes thought and the ability of expressing, and awakes the will to know more. We are in need of poetics, stories. It is certain that this time of dreams is crucial to our psychic health. We need to articulate with other cultures; we need the construction of a mental world and this will allow us to humanize ourselves, to relate to each other, to learn, read, enjoy our readings, work, create. Ultimately, this is what grants our survival.
Responsável: BR1.1 - BIREME



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