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Id: lil-736333
Autor: Vaz, Débora Rodrigues; Prado, Cláudia.
Título: Pedagogical reflective practice of nursing undergraduates: the portfolio as an instrument / Práctica pedagógica reflexiva de licenciados en enfermería: el portafolio como instrumento / Prática pedagógica reflexiva de licenciados de enfermagem: o portfólio como instrumento
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;48(6):1103-1110, 12/2014.
Idioma: en.
Resumo: Objective Analyzing the narratives related to the pedagogical practice experienced during the Supervised Curricular Internship reported in the portfolios of Nursing undergraduate students, regarding the levels of reflection. Method This is a documentary descriptive exploratory study that examined two of the activities proposed for the portfolio preparation. Results Among the 28 analyzed portfolios, all showed the three levels of reflection (technical, critical and metacritical). Conclusion The students had the opportunity to experience the pedagogical practice and presented reflections at metacritical level, reflecting on their performance, the construction of their teaching identity, and about the importance of reflecting on the practice with the objective of transforming it and transforming themselves. .

Objetivo Analizar las narrativas relacionadas con la práctica pedagógica vivida durante la Pasantía Curricular Supervisada, relatadas en los portafolios de licenciandos en Enfermería, en cuanto a los niveles de reflexión. Método Se trata de un estudio documental exploratorio-descriptivo que analizó dos de las actividades propuestas para la confección del portafolio. Resultados Mostraron que de los 28 portafolios analizados, todos presentaron los tres niveles de reflexión (técnico, crítico y metacrítico). Conclusión Los estudiantes tuvieron la oportunidad de vivir la práctica pedagógica y presentaron reflexiones a nivel metacrítico, reflexionando acerca de su desempeño, la construcción de su identidad docente y la importancia de reflexionar acerca de la práctica, a fin de convertirla y convertirse a sí mismo. .

Objetivo Analisar as narrativas relacionadas à prática pedagógica vivenciada durante o Estágio Curricular Supervisionado relatadas nos portfólios de licenciandos de Enfermagem, quanto aos níveis de reflexão. Método Trata-se de um estudo documental exploratório-descritivo que analisou duas das atividades propostas para a elaboração do portfólio. Resultados Mostraram que dos 28 portfólios analisados, todos apresentaram os três níveis de reflexão (técnico, crítico e metacrítico). Conclusão Os estudantes tiveram oportunidade de vivenciar a prática pedagógica e apresentaram reflexões em nível metacrítico, refletindo sobre seu desempenho, sobre a construção da sua identidade docente e sobre a importância de refletir sobre a prática, com o objetivo de transformá-la e transformar-se a si mesmo. .
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-896655
Autor: Nora, Carlise Rigon Dalla; Schaefer, Rafaela; Schveitzer, Mariana Cabral; Zoboli, Elma Lourdes Campos Pavone; Vieira, Margarida Maria.
Título: Dupla titulação em enfermagem: potencialidades e desafios de uma experiência de internacionalização acadêmica discente / Doble titulación en enfermería: potencialidades y retos de una experiencia de internacionalización académica discente / Double nursing degree: potentialities and challenges of an international student academic experience
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;52:e03311, 2018. tab.
Idioma: en; pt.
Resumo: RESUMO Objetivo Compartilhar a experiência da dupla titulação em enfermagem promovida entre a Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, fazendo uma reflexão sobre as potencialidades e os desafios dessa oportunidade para o estudante de pós-graduação. Método Trata-se de um relato de experiência apresentado em ordem cronológica e de natureza descritiva. A dupla titulação em enfermagem foi realizada no período de 6 meses, em instituição diferente da de origem. Resultados Dentre as atividades desenvolvidas durante a dupla titulação destacam-se: participação em bancas de defesa, congressos, seminário, cursos, encontros, palestras, colóquios, aulas, grupos de pesquisa e visita técnica aos serviços de saúde. Um quadro apresenta e descreve os principais benefícios da experiência vivenciada pelas autoras. Conclusão A dupla titulação, quando bem planejada e desenvolvida, pode promover o desenvolvimento pessoal, cultural e profissional do estudante, favorecendo a internacionalização e contribuindo para a qualificação dos programas de pós-graduação.

RESUMEN Objetivo Compartir la experiencia de la doble titulación en enfermería promovida entre la Escuela de Enfermería de la Universidad de São Paulo y el Instituto de Ciencias de la Salud de la Universidad Católica Portuguesa, mediante una reflexión acerca de las potencialidades y los desafíos de esa oportunidad para el estudiante de posgrado. Método Se trata de un relato de experiencia presentado en orden cronológico y de naturaleza descriptiva. La doble titulación en enfermería fue llevada a cabo en el período de seis meses, en centro distinto de aquel de origen. Resultados Entre las actividades desarrolladas durante la doble titulación, se destacan: participación en tribunales de defensa, congresos, seminarios, cursos, encuentros, charlas, coloquios, clases, grupos de investigación y visita técnica a los servicios sanitarios. Un recuadro presenta y describe los principales beneficios de la experiencia vivida por las autoras. Conclusión La doble titulación, cuando bien planificada y desarrollada, puede promover el desarrollo personal, cultural y profesional del estudiante, favoreciendo la internacionalización y contribuyendo a la calificación de los programas de posgrado.

ABSTRACT Objective To share the experience of a Double Nursing degree promoted between the Nursing School of the Universidade de São Paulo and the Health Sciences Institute of the Universidade Católica Portuguesa, reflecting on the potentialities and challenges of this opportunity for graduate students. Method This is an experience report presented in chronological order and of a descriptive nature. The double degree in Nursing was accomplished over a period of 6 months in a different institution from the institution of origin. Results Among the activities developed during the Double Degree are: participating in examining boards, congresses, seminars, courses, meetings, lectures, colloquium, classes, research groups and technical visits to health services. A table presents and describes the main benefits of the experience experienced by the authors. Conclusion When well-planned and well-developed, a double degree can promote personal, cultural and professional development of the students, favoring internationalization and contributing to the qualification of graduate programs.
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


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Id: lil-786209
Autor: Roberto, Sandra; Moleiro, Carla.
Título: Processos de resiliência em Migrantes: narrativas biográficas de brasileiros em Portugal / Resilience processes in Migrants: biographical narratives of brazilians in Portugal
Fonte: Psicol. Estud. (Online);20(2):295-307, abr.-jun. 2015.
Idioma: en; pt.
Resumo: Os estudos sobre as migrações têm focado as dificuldades, as barreiras e obstáculos na chegada e permanência no país de acolhimento. Reconhecendo a existência destes processos adversos, poucos estudos se têm dedicado ao modo como os migrantes superam as dificuldades com as quais se vão deparando. Mais ainda, poucos estudos dedicam atenção ao processo migratório como um todo, com início ainda no país de origem. Partindo da perspectiva teórica da resiliência, este estudo procurou compreender os contextos de adversidade e de recursos dos migrantes brasileiros em Portugal, ao longo das suas trajetórias de vida, observados na ligação entre o país de origem e o país de acolhimento, por meio de 12 narrativas biográficas. A análise das narrativas revelou a diversidade de processos de resiliência entre os migrantes. Revelou ainda que o contexto de adversidade surgia por meio das relações de desvalorização e rejeição com os portugueses, salientando-se a importância das vinculações afectivas e do sentimento de pertença, bem como o papel da diáspora brasileira em Portugal, como recursos significativos. Neste artigo, são ainda discutidas as implicações clínicas da análise das narrativas, numa perspectiva da resiliência

Studies on migration have focused on the difficulties, barriers and obstacles upon arrival and stay in the host country. Recognizing the existence of these adverse processes, just a few studies have been turning their attention to the way that migrants overcome the difficulties they encounter. Moreover, a small number of studies have been investigating the migration process as a whole, starting in the country of origin. Based on the resilience theoretical perspective, this study sought to understand the adversity contexts and the resources mobilized by Brazilian migrants in Portugal, throughout their life trajectories, observed on the link between the country of origin and the host country, through 12 biographical narratives. The analysis of the narratives revealed the diversity of resilience processes amongst those migrants. It revealed that the adverse context arose by means of devaluation and rejection relationships with the Portuguese, stressing the importance of affective ties, sense of belonging, as well as the role of the Brazilian diaspora in Portugal, as meaningful resources. The article also discusses the clinical implications of the analysis of the narratives, from a resilience perspective.
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-904032
Autor: Rezende, Claudia Barcellos.
Título: Histórias de parto e a ultrassonografia como marco narrativo no Rio de Janeiro / Historias de parto y el ultrasonido como marco narrativo en Rio de Janeiro / Birth stories and the ultrasound as a narrative turn in Rio de Janeiro
Fonte: Sex., salud soc. (Rio J.)(27):7-24, set.-dez. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Em minha pesquisa sobre narrativas de parto de mulheres de camadas médias no Rio de Janeiro, figuram muitos profissionais de saúde, bem como exames de ultrassonografia que se tornam pontos de inflexão da experiência de gravidez e parto. Neste artigo, busco entender o significado dado a estas menções no contexto das narrativas de experiências da medicalização da gravidez e parto destas mulheres. Entendo estas histórias como formas de expressão não apenas como um meio de expor a experiência, mas também como modos de estruturá-la. Proponho ver estas histórias como maneiras de articular biografias a significados culturais de pessoa, corpo, gênero e maternidade, dando, portanto, sentidos específicos às experiências de parto destas mulheres. Elas oferecem também uma compreensão da experiência do sistema médico, mostrando como as mulheres negociam sentidos de práticas e diagnósticos ao longo de suas gestações e partos.

Resumen En mi investigación sobre narrativas de parto de mujeres de segmentos medios en Río de Janeiro, figuran muchos profesionales de la salud, así como exámenes de ultrasonido que se convierten en puntos de inflexión de la experiencia de embarazo y parto. En este artículo, busco entender el significado dado a estas menciones en el contexto de las narrativas de las experiencias de la medicalización del embarazo y parto de estas mujeres. Entiendo estas historias como formas de expresión que no son sólo un medio de exponer la experiencia, sino también modos de estructurarla. Propongo ver estas historias como medios de articular biografías a significados culturales de persona, cuerpo, género y maternidad, dando, por lo tanto, sentidos específicos a las experiencias de parto de estas mujeres. También ofrecen una comprensión de la experiencia de este sistema médico, mostrando cómo las mujeres negocian sentidos de prácticas y diagnósticos a lo largo de sus gestaciones y partos.

Abstract In my research about birth narratives with middle class women in Rio de Janeiro, health professionals and ultrasound tests appear frequently, with the latter becoming significant references in their experiences of pregnancy and birth. In this article, I seek to understand the meaning of these recurrent mentions in these narratives, in the context of the medicalization of gestation and birth. These stories are understood as forms of expression which not only reveal experience, but also structure it. Thus, they may be seen as ways of articulating biographies to cultural concepts of the person, the body, gender and motherhood, giving particular sense to women´s birth experiences. They offer as well insight into how they live and interact with the medical system, revealing how women negotiate the meanings of specific practices and diagnoses throughout their pregnancies and births.
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Id: lil-749916
Autor: Meccia, Ernesto.
Título: Cambio y narración. Las transformaciones de la homosexc relatos de homosexuales mayores[] / Mudança e narração. As transformações da homossexualidade em Buenos Aires segundo os relatos de homossexuais maiores / Change and narration. The transformations of homosexuality in Buenos Aires according to the narratives of older homosexuals
Fonte: Sex., salud soc. (Rio J.)(19):11-43, Jan-Apr/2015. tab.
Idioma: es.
Resumo: En el artículo se indagan narrativas respecto de las transformaciones de la homosexualidad de varones residentes en Buenos Aires desde 1983. Las narrativas implican ineludiblemente una valoración ética de lo contado, transformando de esta forma lo "realmente" vivido. Se aplican técnicas de los métodos del análisis narrativo para abordar un conjunto de teorías legas del cambio social de la homosexualidad, que no solamente presentan factores de cambio, sino valoraciones sobre el estado de cosas al que el cambio lleva.

Este artigo analisa as narrativas a respeito das transformações da homossexualidade de homens residentes em Buenos Aires desde 1983. As narrativas implicam ineludivelmente uma valorização ética do contado, transformando desta forma o "realmente" vivido. São aplicadas para analisar um conjunto de teorias leigas da mudança social da homossexualidade, que não somente apresentam fatores de mudança, como também valorizações sobre o estado de coisas a que a mudança leva.

The article examines narratives about the transformations of homosexuality by of gay male residents of Buenos Aires since 1983. Narratives inevitably involve an ethical assessment of what is recounted, thus transforming what was "really" lived. Techniques of narrative analysis were applied to those narratives in order to address a set of lay theories on homosexuality and social change. The narratives introduce not only factors change, but a scale of values about the state of things to which that change has lead.
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Moreira, Martha Cristina Nunes
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Id: biblio-1002820
Autor: Paez, Anita Silva; Moreira, Martha Cristina Nunes.
Título: Sobre a performance de sofrimento na web: narrativas de mães de crianças com condições crônicas complexas de saúde em uma revista eletrônica / On the performance of suffering on the web: narratives of mothers of children with complex chronic health conditions in an online journal
Fonte: Physis (Rio J.);29(1):e290104, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O objetivo deste artigo é discutir a performance de sofrimento a partir das narrativas de mães de crianças com condições crônicas complexas de saúde veiculadas em uma revista eletrônica, seguindo também a pista de alguns links que levam a blogs. A visibilidade dos conteúdos compartilhados na internet, seja qual for a plataforma, e sua crescente função social de construção conjunta levam-nos a voltar nossa atenção especificamente para este espaço contemporâneo. A partir de uma imersão de inspiração etnográfica nos escritos, foram identificados movimentos engendrados pelas narrativas: captura, afirmação de um lugar, constituição de um vetor de forças e luta simbólica. Na forma de um ensaio, buscou-se articular discursivamente o material empírico com questões teóricas. A internet é um importante recurso de aproximação e vinculação ao ensejar a circulação de narrativas contra-hegemônicas. Mostrar o rosto e o nome, próprios e do filho, pode fazer parte de um movimento que afirme uma individualidade sofredora, mas pode também culminar na produção de novos sentidos, ampliando o campo de possibilidades, inclusive simbólicas, para mães e crianças.

Abstract This paper aims discuss the performance of suffering from the narratives of mothers of children with complex chronic health conditions published in a web journal, also following the trail of some links that lead to blogs. The visibility of shared content on the internet, whatever the platform, and its growing social function of joint construction, leads us to turn our attention specifically to this contemporary space. From an immersion of ethnographic inspiration in the writings, movements generated by the narratives were identified: capture, affirmation of a place, constitution of a vector of forces and symbolic struggle. In the form of an essay, we sought to articulate the empirical material discursively with theoretical questions. Internet is an important resource of approximation and linkage in allowing the circulation of counter-hegemonic narratives. Showing their faces and names and their children's can be part of a movement that affirms a suffering individuality, but can also culminate in the production of new senses, expanding the field of possibilities, including symbolic ones for mothers and children with complex chronic health conditions.
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Id: biblio-983011
Autor: Silva, Thais Amorim; Moraes, Marcia Oliveira; Couto, Carolina Sarzeda Reis; Trebisacce, Dandara Chiara Ribeiro; Vaz, Juliana Pires Cecchetti; Pestana, Keyte da Silva; Mignon, Larissa Ribeiro; Paula, Lia Paiva; Corrêa, Lucas Nogueira Calvet; França, Maíra de Macedo; Raposo, Rafael Bordallo de Figueiredo.
Título: EscreverCOM: com quem? com o quê? para quê? / WritingWITH: with whom? with what? For what? / EscribirCON: ¿con quién? ¿con qué? ¿para qué?
Fonte: Rev. polis psique;7(2):176-190, 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo problematiza a escrita do trabalho acadêmico. Toma por base o argumento de que a escrita é parte inerente à investigação e, a partir das considerações de Haraway (2008, 1995), afirma a escrita como prática situada e marcada. O trabalho aposta no fazerCOM como direção ética e epistemológica da pesquisa e apresenta discussão acerca da partilha da escrita de diários de campo, entre pesquisadores e pesquisados. O texto conclui indicando que a escrita partilhada dos diários de campo abre possibilidades inéditas na construção das narrativas acerca da deficiência, menos como déficit e mais como reinvenção da vida.

This paper problematizes academic writing by arguing that writing is an inherent part of research. Based on considerations of Haraway (2008, 1995) it affirms that writing is a situated and marked practice. The work bets on doingWITH as the ethical and epistemological direction of the research and presents a discussion about the sharing of written field diaries, between researchers and researched. The text concludes by pointing out that the shared writing of the field diaries opens up new possibilities in the construction of narratives about disability, less as deficits and more as a reinvention of life.

En este artículo se analiza la escritura del trabajo académico. Se basa en el argumento de la escritura como parte inherente de la investigación y desde las consideraciones de Haraway (2008, 1995) plantea la escritura como práctica situada y marcada. El trabajo apuesta en el hacerCON como dirección ética y epistemológica de la investigación y presenta la discusión acerca de compartir los diarios de campo entre investigadores e investigados. El texto concluye indicando que la escritura compartida de los diarios de campo abre nuevas posibilidades en la construcción de narrativas sobre la discapacidad, sin tomarla como déficit sino como reinvención de la vida.
Responsável: BR574.2 - Biblioteca


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Id: biblio-982717
Autor: Santos, Doiara Silva dos; Silva, Otavio Guimarães Tavares da.
Título: o Brasil nos jogos olímpicos de inverno de Vancouver (2010): um palco de dramatizações sociais / Brazil in the Vancouver 2010 winter olympic games: a social drama stage / Brasil in los juegos olímpicos de invierno Vancouver 2010: un palco de dramatizaciones sociales
Fonte: Pensar prát. (Impr.);16(4):1047-1064, out.-dez. 2013.
Idioma: pt.
Resumo: A interconexão entre o esporte e os meios de comunicação é parte constitutiva do interesse geral do presente estudo cujo objetivo é analisar as narrativas sobre a participação brasileira no contexto de um megaevento esportivo: os Jogos Olímpicos de Inverno (JOI) de Vancouver 2010. A questão desta investigação perpassa: as estratégias enunciativas da mídia impressa; o discurso de atletas brasileiros; e as atitudes e reações do público presente no evento. Constatou-­se que os Jogos Olímpicos se constituem como um palco de dramatizações no qual se engendram jogos de identidade e oscilações estruturais de identificações (indivíduo, nação e humanidade).

The interconnection between sport and media is part of this study's aim which is to analyze narratives surrounding Brazilian participation in the context of a sport mega event: the Olympic Winter Games of Vancouver 2010. The question running through this research involves: print media narratives; Brazilian athletes' discourses, and the audience's attitudes and reactions to the athletes' participation at the Games. The main finding is that in the Winter Olympic Games, understood as a stage drama, identity 'interplays” and also structural fluctuations (individual, nation and humanity) are engendered in the discourses surrounding the Brazilian participation at the Games.

La interconexión entre el deporte y los medios de comunicación es un elemento constitutivo del interés general de este estudio para analizar las narrativas de laidentidad brasileña en el contexto de un mega evento deportivo: los Juegos Olímpicos de Invierno (JOI) de Vancouver 2010. La pregunta que atraviesa esta investigación abarca: narrativas de la prensa escrita; el discurso de los atletas brasileños; ylas actitudes y reacciones de la audiencia. Se encontró que los Juegos Olímpicos son como un drama en que juegos de identidad y fluctuaciones estructurales (individuales, nacionales y humanas) son engendrados.
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde


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Id: biblio-878117
Autor: Tupinambá, Antonio Caubi Ribeiro(edt).
Título: Estudo sobre o desenvolvimento do comportamento vocacional a partir da entrevista biográfica / Development of vocational behavior through the biographic interview and based upon supers vocational theory
Fonte: Rev. psicol. (Fortaleza, Online);6(2):59-75, Jul.-Dez. 2015.
Idioma: pt.
Resumo: O modelo de entrevista biográfca é utilizado para abordar o desenvolvimento do comportamento vocacional conforme teorizado por Donald Super. Diferentes sistemáticas ajudam na construção de uma biografa. O modelo de entrevista utilizado proporciona determinadas informações que servem para a análise do comportamento vocacional da entrevistada. A nomeada análise foi feita a partir das sete sistemáticas que compõem a entrevista biográfca à luz do paradigma de Donald Super. O método utilizado permitiu a identifcação e descrição do desenvolvimento de uma identidade relacionada ao trabalho, na qual a escolha e preparação para uma ocupação estava presente e esperada como uma continuação de fases da vida, isto é, fases de jogos e estudo que antecedem e formam uma interface com a formação profssional. Por meio da experiência acolhida, viu-se que a geração considerada é preparada para a prática de uma experiência profssional como base de sua escolha, ou melhor, de seu destino vocacional, principalmente no sentido de assegurar, em perspectiva, uma independência econômica. Finalmente, as conclusões apontaram para a adequação do recurso da entrevista biográfca para a exploração vocacional(AU)

The present work uses the modell of biographic interview for studying the development of a vocational behavior from the point of view of Donald. Super's theory. The interview has seven diferent systematics for obtaining the necessary information for an analysis about vocational behavior. The theory of Super is the outgoing point for this analysis. The named analysis was made based upon the seven sistematics that compound the biographic interview and based upon Super's paradigma. This method allowed the identifcation and description of the development of a identity related to work, in which the choice and preparation for a ocupation was present as well as expected while a continuation of the life periods, i.e., playing and educational periods, which antecipates and build a interface with the vocational formation. Through this experience we discovered that the considered generation is prepared for its professional experience as a basis for its choice, or rahter, its vocational destination, especially to ensure an economic independence in perspective. Finally, the fndings pointed to the appropriateness of the use of biographical interviews for vocational exploration (AU)
Responsável: BR6.3 - Biblioteca de Ciências Humanas


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Id: biblio-877158
Autor: Germano, Idilva Maria Pires(edt); Moura, Maria Camila Gabriele(edt).
Título: A difusão das redes sociais digitais e as novas expressões do eu / The spread of digital social networks and the new expressions of the self
Fonte: Rev. psicol. (Fortaleza, Online);8(2):53-62, jul.-dez. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: As mudanças sociais e tecnológicas trazidas pela internet e pela difusão, cada vez mais abrangente, das redes sociais digitais inauguraram novos fenômenos narrativos, cujas proporções se irradiam e estabelecem novos padrões discursivos. O presente trabalho tem por escopo a análise das novas formas de narração de si na denominada Era Digital, apresentando o surgimento e evolução dessas novas narrativas e situando-as no presente momento histórico, fortemente marcado por uma nova lógica de consumo, informação e comunicação. Além disso, buscou-se, por meio do estudo, mapear a natureza destas narrativas enquanto relatos autobiográficos, trazendo à tona, além dos contornos da figura do narrador e do objeto narrado, a problematização da superexposição espontânea da imagem do indivíduo nas redes sociais. Por fim, intenta-se discutir acerca dos possíveis limites de tal superexposição, cuja delimitação ainda se encontra em processo de construção, diante das questões éticas que começam a ser levantadas e discutidas.

The social and technological changes brought by the internet and the increasingly wide dissemination of social networks introduced new narrative phenomenona, whose proportions radiate and establish a new discursive pattern. The present work has the scope of analysis about the new way of narrating itself in the so-called Digital Age, demonstrating the emergence and evolution of these new narratives and situating them in the present historical moment, strongly marked by a new logic of consumption, information and communication. In addition, the study sought to map the nature of these narratives as autobiographical reports, bringing to the surface, beyond the contours of the narrator and the narrated object, the problematization of spontaneous overexposure of the individual's image in social networks. Finally, we try to discuss the possible limits of such overexposure, whose delimitation is still in the process of construction, before which ethical issues begin to be raised and discussed.
Responsável: BR6.3 - Biblioteca de Ciências Humanas



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