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Pesquisa : L01.178.682.099.325.750 [Categoria DeCS]
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Texto completo SciELO Costa Rica
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Id: biblio-1091633
Autor: Lima Moraes, Leticia Cristina; Moraes, Marcelo e Silva; Barbosa, Leda Parra Rinaldi; Roberto Rojo, Jeferson; Couto Gomes, Leonardo.
Título: Ginástica rítmica: perfil sobre a produção científica em periódicos da américa latina, caribe e países ibéricos / Rhythmic gymnastics: profile of scientific production in journals in latin america, the caribbean and iberian countries / Gimnasia rítmica: perfil sobre la producción científica en revistas científicas de américa latina, caribe y países ibéricos
Fonte: Pensar mov;17(1):122-144, ene.-jun. 2019. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo A presente pesquisa visa mapear a produção do conhecimento sobre Ginástica Rítmica publicada em periódicos da América Latina, Caribe e Países Ibéricos. Para cumprir esse fim, foi escolhida a proposta de cunho exploratório descritivo, elencando-se artigos indexados nas seguintes bases de dados: Scielo, Lilacs e Medline acessados por meio da interface da Biblioteca Virtual da Saúde e Redalyc. Ao fim, o estudo encontrou 48 artigos publicados em 27 periódicos diferentes, distribuídos no período de 2001-2017. A temática que mais despertou interesse nos pesquisadores é relativa ao treinamento, correspondendo a 41,67%. Apesar do predomínio do referido eixo, encontrou-se uma notória pluralidade epistemológica que contempla: saúde, aspectos psicológicos, aspectos educacionais e aspectos sociais, culturais e históricos. Conclui-se, portanto, a existência de um cenário auspicioso para uma área que pretende consolidar-se cientificamente, sendo necessária a crescente de estudos amparados nas demais maneiras de se abordar o esporte, ascendendo essas produções quantitativamente e qualitativamente.

Abstract This paper aims at mapping knowledge production of rhythmic gymnastics published in Latin American, Caribbean and Iberian journals. To this end, a descriptive exploratory proposal was chosen, listing articles indexed in the following databases: Scielo, Lilacs, and Medline, which were accessed through the interface of the Virtual Health Library and Redalyc. As a result, 48 articles were found in 27 different journals between 2001 and 2017. The most researched topic was training, corresponding to 41.67%. Despite the predominance of this axis, there was a notorious epistemological plurality including: health, psychological, educational, social, cultural, and historical aspects. Therefore, the existence of an auspicious scenario is concluded for an area that is looking for scientific consolidation. Further studies are needed based on other ways of approaching this sport, both quantitatively and qualitatively.

Resumen La presente investigación pretende mapear la producción del conocimiento sobre Gimnasia Rítmica publicada en periódicos de América Latina, Caribe y países ibéricos. Para cumplir este fin, se eligió la propuesta de cuño exploratorio descriptivo, enumerando artículos indexados en las siguientes bases de datos: Scielo, Lilacs y Medline accedidos por medio de la interfaz de la Biblioteca Virtual de la Salud y Redalyc. Al final, el estudio encontró 48 artículos publicados en 27 revistas científicas diferentes, distribuidos en el período de 2001-2017. La temática que más despertó interés en los investigadores es relativa al Entrenamiento, correspondiendo al 41,67%. A pesar del predominio de dicho eje, se encontró una notoria pluralidad epistemológica que contempla: salud, aspectos psicológicos, aspectos educativos, y aspectos sociales, culturales e históricos. Se concluye, por lo tanto, la existencia de un escenario auspicioso para un área que pretende consolidarse científicamente, siendo necesarios más estudios sobre este deporte desde otros enfoques, tanto en abordajes cuantitativos como cualitativos.
Responsável: CR1.1 - BINASSS - Biblioteca Nacional de Salud y Seguridad Social


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Id: biblio-1151207
Autor: Pascoal, Francilene Figueirêdo da Silva; Evangelista, Carla Braz; Pascoal, Kelly Patrícia Medeiros Falcão; Batista, Jaqueline Brito Vidal; Rodrigues, Mariana de Sousa Dantas; Souza, Gabrielle Porfirio.
Título: Síndrome de burnout: conhecimento da equipe saúde do trabalhador / Burnout syndrome: occupational health team's knowledge / Síndrome de Burnout: conocimiento del equipo de la salud de el trabajador
Fonte: Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online);13:302-308, jan.-dez. 2021.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: investigar o conhecimento da equipe de Saúde do Trabalhador, sobre a Síndrome de Burnout. Métodos: pesquisa exploratória, qualitativa, realizada com nove trabalhadores de um hospital universitário. Aplicaram-se para a coleta de dados, um questionário e um roteiro de entrevista semiestruturado, analisados por meio da técnica de Análise de conteúdo. Resultados: emergiram-se, pelo material empírico oriundo das entrevistas, as seguintes categorias: Conhecimento sobre a Síndrome de Burnout; Sinais e sintomas do burnout; Vulnerabilidade ocupacional para o desenvolvimento de Burnout; Consequências do burnout para a saúde do trabalhador. Conclusão: é imprescindível disseminar o conhecimento sobre o burnout entre os trabalhadores, para se propor estratégias eficazes de prevenção e promoção de saúde em um hospital universitário

Objective: to evaluate the knowledge of an occupational health team about Burnout Syndrome of a university hospital. Method: exploratory research, qualitative, perfomed with nine workers. A questionnaire and a semistructured interview script were used for data collection, analyzed through the technique of Content Analysis. Results: empirical material from the interviews emerged as follows: Knowledge about Burnout Syndrome; Signs and symptoms of burnout; Occupational vulnerability for the development of Burnout; Consequences of burnout for occupational health. Conclusion: it is imperative to disseminate knowledge about burnout among workers in order to propose effective strategies for prevention and health promotion in a university hospital

Objetivo: evaluar el conocimiento del equipo de enfermería obstétrica acerca del Síndrome de Burnout. Método: Investigación exploratoria, cualitativo, realizada con nueve trabajadores de un hospital universitário. Se aplicaron para la recolección de datos, un cuestionario y un guión de entrevista semiestructurado, analizados por medio de la técnica de Análisis de contenido. Resultados: se surgieron, por el material empírico oriundo de las entrevistas, las siguientes categorías: Conocimiento sobre el síndrome de Burnout; Signos y síntomas del burnout; Vulnerabilidad ocupacional para el desarrollo de Burnout; Consecuencias del burnout para la salud del trabajador. Conclusión: es imprescindible diseminar el conocimiento sobre el burnout entre los trabajadores, para proponer estrategias eficaces de prevención y promoción de salud en un hospital universitario
Responsável: BR1208.1 - BSEN - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição


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Texto completo SciELO Saúde Pública
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Id: biblio-961783
Autor: Vílchez-Román, Carlos; Quiliano-Terreros, Rocío.
Título: Stability and change in public health studies in Colombia and Mexico: an exploratory approach based on co-word analysis / Estabilidad y cambio en los estudios sobre salud pública realizados en Colombia y México: método exploratorio basado en el análisis de copalabras / Estabilidade e mudança nos estudos de saúde pública na Colômbia e no México: um enfoque exploratório com o uso de análise da coocorrência das palavras
Fonte: Rev. panam. salud pública = Pan am. j. public health;42:e35, 2018. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective To determine the level of stability or change in topic areas published by public health journals in Latin America and the Caribbean, using keywords and co-word analysis, in order to support evidence-based research planning. Methods Keywords were extracted from papers indexed in Scopus® that were published by the Revista de Salud Pública (RSP; Colombia), the Salud Pública de México (SPM; Mexico), and the Revista Peruana de Medicina Experimental y Salud Pública (RPMESP; Peru) for three periods: 2005 - 2007, 2008 - 2010, and 2011 - 2013. Co-word analysis was used to examine keywords extracted. Textual information was analyzed using centrality measures (inbetweenness and closeness). The hypothesis of stability/change of thematic coverage was tested using the Spearman's rho correlation coefficient. VOSviewer was used to visualize the co-word maps. Results A moderate level of change in thematic coverage was observed in 2005 - 2010, as evidenced by the correlation coefficients for two of the 3-year periods, 2005 - 2007 and 2008 - 2010: 0.545 for RSP and 0.593 for SPM. However, in 2008 - 2013, more keywords remained constant from one period to the next, given the size of the correlation coefficients for the last 3-year periods: 2008 - 2010 and 2011 - 2013: 0.727 for RSP and 0.605 for SPM. Conclusion The research hypothesis was partially accepted given that just two consecutive 3-year periods showed a statistically-significant degree of stability in thematic coverage in public health studies. In that sense, this study provides compelling evidence of the effectiveness of using a combined approach for examining the dynamics of thematic coverage: centrality measures for identifying the main keywords and visual inspection for detecting the structure of textual information.

RESUMEN Objetivo Determinar el grado de estabilidad o cambio en los temas que se publican en las revistas de salud pública de América Latina y el Caribe, por medio del análisis de palabras clave y copalabras, a fin de sustentar la planificación de investigaciones basadas en la evidencia. Métodos Se extrajeron las palabras clave de los artículos indizados en Scopus® publicados por tres revistas —Revista de la Salud Pública (RSP; Colombia), Salud Pública de México (SPM; México) y Revista Peruana de la Salud y de Medicina Experimental Pública (RPMESP; Perú)— en tres períodos: 2005-2007, 2008-2010 y 2011-2013. Se usó el análisis de copalabras para examinar las palabras clave extraídas. Se analizó la información textual aplicando diversas medidas de centralidad (intermediación y proximidad). Se puso a prueba la hipótesis de estabilidad o cambio de la cobertura temática usando el coeficiente de correlación rho de Spearman. Se usó VOSviewer para visualizar los mapas de copalabras. Resultados En el período 2005-2010 se observó un nivel moderado de cambios en la cobertura temática, como lo demuestran los coeficientes de correlación correspondientes a dos períodos trianuales (2005-2007 y 2008-2010): 0,545 en RSP y 0,593 en SPM. En cambio, en el período 2008-2013 un mayor número de palabras clave se mantuvo constante de un período al siguiente, considerando la magnitud de los coeficientes de correlación de los últimos períodos trianuales: 2008-2010 y 2011-2013: 0,727 en RSP y 0,605 en SPM. Conclusiones La hipótesis de investigación fue aceptada parcialmente considerando que solo en dos períodos trianuales consecutivos se observó una estabilidad estadísticamente significativa en la cobertura temática de los artículos sobre salud pública. En ese sentido, el presente estudio aporta datos convincentes sobre la eficacia de usar un enfoque combinado para examinar la dinámica de la cobertura temática: medidas de centralidad para determinar las principales palabras clave e inspección visual para determinar la estructura de la información textual.

RESUMO Objetivo Determinar o nível de estabilidade ou mudança em áreas de tópicos publicadas por periódicos de saúde pública na América Latina e no Caribe, com o uso de palavras-chave e da análise da coocorrência das palavras, para apoiar o planejamento de pesquisas com fundamentação científica. Métodos As palavras-chave foram extraídas de artigos indexados na Scopus® publicados na Revista de Salud Pública (RSP, Colômbia), Salud Pública de México (SPM, México) e Revista Peruana de Medicina Experimental y Salud Pública (RPMESP, Peru) em três triênios distintos: 2005-2007, 2008-2010 e 2011-2013. Foi usada a análise da coocorrência das palavras para analisar as palavras-chave extraídas. Informação textual foi analisada com o uso de medidas de centralidade (intermediação e proximidade). A hipótese de estabilidade/mudança da cobertura temática foi testada com o uso do coeficiente de correlação (rho) de Spearman e o programa VOSviewer foi usado para visualizar os mapas de coocorrência das palavras. Resultados Um nível moderado de mudança na cobertura temática foi observado no período de 2005-2010, como evidenciado pelos coeficientes de correlação em dois dos triênios estudados (2005-2007 e 2008-2010): 0,545 para RSP e 0,593 para SPM. Porém, no triênio de 2008-2013, verificou-se que um número maior de palavras-chave continuou constante de um período ao outro, como demonstrado pelos coeficientes de correlação para os últimos triênios (2008-2010 e 2011-2013): 0,727 para RSP e 0,605 para SPM. Conclusões A hipótese de pesquisa foi parcialmente aceita visto que somente dois triênios consecutivos apresentaram um nível estatisticamente significativo de estabilidade na cobertura temática em estudos de saúde pública. O presente estudo fornece evidências convincentes da efetividade de usar um enfoque combinado para examinar a dinâmica da cobertura temática: medidas de centralidade para identificar as principais palavras-chave e inspeção visual para detectar a estrutura da informação textual.
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-735537
Autor: Luizão, Andréia Migliorini; Scicchitano, Rosa Maria Junqueira.
Título: Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: um recorte da produção científica recente / Attention deficit hyperactivity disorder: a snippet of the recent scientific production
Fonte: Psicopedagogia;31(96):289-297, 2014. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo caracteriza-se como pesquisa bibliográfica, que teve como objetivos realizar um levantamento de artigos publicados no Brasil nos últimos 5 anos sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), bem como verificar a formação profissional dos autores desses artigos e a quantidade de publicações de psicopedagogos. A metodologia adotada consistiu em, inicialmente, realizar uma revisão de literatura, a fim de obter informações sobre o transtorno. Posteriormente, foi realizada uma pesquisa na base de dados SciELO e na Revista Psicopedagogia, buscando artigos sobre o transtorno, publicados nos anos de 2009 a 2013. Em seguida, foi realizada uma análise observando-se a formação acadêmica dos autores dos artigos e foi feita uma síntese de cada artigo. Por último, foi observada a quantidade de artigos publicados por psicopedagogos no período pesquisado. Os resultados encontrados indicaram que, durante o período, foram publicados 56 artigos, sendo 50 destes na base de dados SciELO e 6 na Revista Psicopedagogia. Constatou-se uma pequena quantidade de publicações de psicopedagogos no período, visto que foram encontrados apenas 5 artigos, sendo 2 artigos publicados na base de dados SciELO e 3 na Revista Psicopedagogia. Sugere-se que psicopedagogos realizem mais pesquisas sobre TDAH e publiquem seus estudos, o que poderia contribuir para o aprimoramento dos conhecimentos e das possíveis formas de intervenção, tanto na clínica como na escola, com crianças e adolescentes que apresentam o transtorno, bem como com seus professores e familiares...

This study is characterized as a bibliographic research that had as objectives to realize a review of articles published in the Brazil on the last 5 years about the Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), to see the professional formation of the authors of these articles and the quantity of publications by psychopedagogues. The methodology applied was, initially, to realize a review of literature for to get informations about the disorder. Later was realized a research on the SciELO database and on the Revista Psicopedagogia (Psychopedagogy Journal), looking for articles about the disorder, published in the years 2009 to 2013. Next, was realized a analysis looking the academic formation of the authors of the articles and was done a synthesis of each article. Last, was observed the quantity of articles published on the period researched. The results found showed that during the period were published 56 articles, being 50 of these on the SciELO database and 6 on the Revista Psicopedagogia. Was verified a few articles published by psychopedagogues on the period, because was found only 5 articles, being 2 articles published on the SciELO database and 3 on the Revista Psicopedagogia. It was suggested that psychopedagogues realizes more researches about ADHD and publishes their studies, what could to contribute for the improvement of the knowledge and of the possibilities of intervention, on the clinic and on the school, with children and teenagers who presents the disorder, and also with their teachers and family...
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite



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