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Id: biblio-1016264
Autor: González Martín, Roberto; Gorguet Pi, Marlene.
Título: Política de trabajo con los cuadros directivos del Estado y el Gobierno en Cuba / Working politics with management cadres of the State and Government in Cuba
Fonte: Medisan;21(1), ene. 2017.
Idioma: es.
Responsável: CU418.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas de Santiago de Cuba


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Id: biblio-881031
Autor: Working Party on Rural Practice WONCA.
Título: Política para Médicas de Família em Áreas Rurais / Family Practice Policy in Rural Areas
Fonte: Rev. bras. med. fam. comunidade;8(Suplemento 1):35-48, abr. 2013.
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: WONCA Working Party on Rural Practice, Santiago de Compostela, novembro de 2003.
Responsável: BR408.1 - Biblioteca da Faculdade de Medicina - BFM


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Id: lil-733171
Autor: Martins, Catia Paranhos; Luzio, Cristina Amélia.
Título: Experimentações no apoio a partir das apostas da Política Nacional de Humanização - HumanizaSUS / Experimentation with support as proposed in the National Humanization Policy – "Humanize SUS" / Experimentos en el apoyo a partir de las apuestas de la Política Nacional de Humanizacion – HumanizaSUS
Fonte: Interface (Botucatu, Online);18(supl.1):1099-1106, 09/12/2014.
Idioma: pt.
Resumo: Este texto busca narrar e refletir sobre algumas experimentações de apoio institucional, tal como propõe a Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão – HumanizaSUS do Ministério da Saúde, Brasil. O apoio é tomado como método para estranhar relações, saberes, práticas e modos já naturalizados de olhar para o cotidiano do Sistema Único de Saúde. Para tanto, apresenta-se uma contextualização breve sobre a Política Nacional de Humanização e depois algumas situações de apoio são problematizadas para indicar os desafios enfrentados no processo de produção de mudanças na atenção e gestão no Sistema Único de Saúde...

This paper seeks to narrate and reflect on some experimentation with institutional support, as proposed in the National Humanization Policy for Healthcare and Management – Humanize SUS of the Ministry of Health, Brazil. This support is taken as a method for questioning relationships, knowledge, practices and methods that have become naturalized within the daily-to-day activities of the Brazilian Health System. To this end, we present a brief contextualization of the Humanization Policy and then some situations of support are set as problems in order to indicate the challenges faced in the process of producing changes in healthcare and management within the Brazilian Health System...

Este texto busca narrar algunos experimentos de apoyo institucional y reflexionar sobre ellos, según lo propuesto por la Política Nacional de Humanizacion del Atención y Gestión – HumanizaSUS del Ministerio de la Salud, Brasil. El apoyo es tomado como método para promover el cuestionamiento de las relaciones, conocimientos, prácticas y modos considerados naturales en el cotidiano del Sistema Brasileño de Salud. Para esto, se presenta una breve puesta en contexto sobre la Política Nacional de Humanización y luego se problematizan algunas situaciones de apoyo para indicar los desafíos enfrentados en el proceso de producción de cambios en la atención y gestión dentro del Sistema Brasileño de Salud...
Responsável: BR33.1 - Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação


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Shimizu, Helena Eri
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Id: lil-733169
Autor: Shimizu, Helena Eri; Martins, Teresa.
Título: O apoio institucional como método de análise-intervenção na Atenção Básica no Distrito Federal, Brasil / Institutional support as a method of analysis-intervention in Primary Health Care of the Federal District, Brazil / Apoyo institucional como método de análisis-intervención en la Atención Primaria del Distrito Federal, Brasil
Fonte: Interface (Botucatu, Online);18(supl.1):1077-1087, 09/12/2014.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo aborda experiências do processo do apoio institucional em três unidades de Atenção Básica (AB) do Distrito Federal (DF), Brasil. Foram realizados diversos encontros com a equipe da gestão, com os profissionais e trabalhadores da Estratégia Saúde da Família para exercitarem a autoanálise dos seus processos de trabalho, na perspectiva de caminhar nas conexões potencializadoras das mudanças criativas. Alguns dispositivos foram implantados, que facilitam a cogestão nas unidades e que promovem a democratização das práticas de gestão e da atenção. Conclui-se que o apoio institucional se constitui estratégia potente para estimular a manter os trabalhadores implicados com a transformação dos modos de gerir e do cuidar dos usuários, bem como com a sua satisfação no trabalho...

This paper discusses the experiences of the process of institutional support in three primary health units of the Federal District, Brazil. Several meetings were held with the management team, professionals and workers of the Family Health Strategy to exercise the self-analysis of work processes, in this perspective the connections potentiating creative changes. Some devices have been deployed to facilitate co-management in primary health care and promote the democratization of management practices and attention. We conclude that institutional support is powerful strategy to stimulate workers involved with the transformation of the ways to manage and take care of patients, as well as their job satisfaction...

El artículo describe las experiencias del proceso de apoyo institucional en tres unidades de atención primaria del Distrito Federal, Brasil. Se realizaron varias reuniones con el equipo directivo, con los profesionales y trabajadores de la Estrategia Salud de la Familia para poner en práctica el auto-análisis de procesos de trabajo, desde esta perspectiva avanzar hacia las conexiones potencializadores de los cambios creativos. Algunos dispositivos se han desplegado para facilitar la co-gestión en la atención primaria de salud y la promoción de la democratización de las prácticas de gestión y atención. Llegamos a la conclusión de que el apoyo institucional constituye estrategia potente para estimular y mantener a los trabajadores involucrados en la transformación de las formas de administrar y cuidar de los usuarios, así como su satisfacción en el trabajo...
Responsável: BR33.1 - Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação


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Id: lil-676993
Autor: Petta, Helena Lemos.
Título: Formação de médicos especialistas no SUS: descrição e análise da implementação do programa nacional de apoio à formação de médicos especialistas em áreas estratégicas (Pró-Residência) / Training of medical specialists in SUS: description and analysis of the implementation of the national programme to support the training of specialists in strategic areas (Pro-Residencia)
Fonte: Rev. bras. educ. méd;37(1):72-79, jan.-mar. 2013. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo descreve e analisa os objetivos, estratégias, problemas e dificuldades na implementação do Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas (Pró-Residência). Com base na descrição dos resultados dos dois Editais lançados em outubro de 2009 e nos avanços relacionados aos objetivos da política proposta, foi realizada uma pesquisa, sendo utilizadas abordagens qualitativas e quantitativas. A abertura de vagas pelo programa indicou melhor distribuição geográfica e priorização de especialidades estratégicas para o SUS, e os projetos de apoio matricial revelaram capacidade de gerar mudança no modelo de formação, iniciando uma nova relação entre as necessidades do sistema de saúde e a formação médica especializada. Conclui-se que a estratégia do apoio matricial constitui um modelo de política pública mais potente para gerar as mudanças necessárias na formação médica especializada. Porém, outras ações estruturantes para a residência médica, como um novo marco regulatório e Diretrizes Curriculares Nacionais, combinadas à implementação de políticas para gestão do trabalho médico especializado no SUS, são fundamentais para contribuir com a efetivação da política proposta.

This paper describes and analyzes the objectives, strategies, problems and difficulties surrounding the implementation of the National Support Program for the Training of Specialists in Strategic Areas known as "PRO-RESIDENCIA". From the description of the results of two notices issued in October 2009 and the progress toward the objectives of the proposed policy, we conducted research employing both qualitative and quantitative approaches. Results showed that the vacancies generated by the program reflected a better geographical distribution and the prioritization of strategic expertise for the SUS. Matrix support projects revealed the training model's capacity to generate change, redefining the relationship between the healthcare system's needs and specialized medical training. We conclude that the strategy of using the support matrix serves as a more powerful model for public policy to generate the necessary changes in specialist medical training. Other structural initiatives for residency are, however, fundamental to the effectiveness of the proposed policy, such as a new regulation and national curriculum guidelines combined with the implementation of policies for the management of medical specialists in the public health system.
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-445545
Autor: Cutolo, Luis Roberto Agea.
Título: O SUS e a formação de recursos humanos / National Health System and the formation of human resources
Fonte: ACM arq. catarin. med;32(2):49-59, abr.-jun. 2003. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Apresentação da relação entre as políticas de formação de recursos humanos do Ministério da Saúde e as diretrizes curriculares do Ministério da Educação com vistas à construção do Sistema Nacional de Saúde...
Responsável: BR1329.1 - Biblioteca


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Id: lil-385221
Autor: Ceccim, Ricardo Burg; Feuerwerker, Laura C. Macruz.
Título: Mudança na graduação das profissões de saúde sob o eixo da integralidade / Changes in undergraduate education in the health professions from the perspective of comprehensive training
Fonte: Cad. saúde pública = Rep. public health;20(5):1400-1410, set.-out. 2004.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo argumenta a legitimidade legal, técnica e política para a formulação de uma política de Estado com o objetivo de ordenar a formação de profissionais em consonância com as necessidades de saúde da população e destaca as competências do setor da educação e do setor da saúde nessa construção. A integralidade é tomada como eixo para propor e apoiar as necessárias mudanças na formação de profissionais, já que implica uma compreensão ampliada da saúde, a articulação de saberes e práticas multiprofissionais e interdisciplinares e a alteridade com os usuários para a inovação das práticas em todos os cenários de atenção à saúde e de gestão setorial.
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-963277
Autor: Cárdenas Castro, Manuel; Páez, Darío; Arnoso, Maitane; Rimé, Bernard.
Título: Predictors of Support toward Transitional Justice Process in Chilean General Population Sample / Predictores de apoyo hacia los procesos de justicia transicional en una muestra de población general chilena
Fonte: Univ. psychol;16(3):67-77, jul.-set. 2017. tab.
Idioma: en.
Projeto: FONDECYT.
Resumo: Abstract The objective of the present study was to evaluate the predictors of attitudes toward transitional justice process (1991, National Truth and Reconciliation Commission). No studies that report on the variables that could predict a positive evaluation of TRC in the Chilean context are currently available. A logistic regression analysis based on original survey data from Chile (N = 1267) was carried out to evaluate the work of truth commissions as the dependent variable (in terms of "approval" and "disapproval"). Results reveal that predictors of favorable attitudes towards truth and reconciliation commissions (TRC) include emotions such as sadness and hope, TRC contribution to truth and to the construction of an inclusive history (and to a lesser extent to justice), high social sharing, perception of a positive social climate, high institutional trust, and positive perception of official apologies. People supporting TRC also agree with complementary reparation, suggesting that a positive attitude towards TRC and less prone to denial of the traumatic past.

Resumen El objetivo del presente estudio fue evaluar un conjunto de variables predictoras del apoyo de los procesos de justicia transicional (Comisión Nacional de Verdad y Reconciliación, CNVR, 1991). Actualmente no disponemos de estudios que reporten las variables que predicen una valoración positiva de las dichas comisiones en Chile. Un análisis de regresión logística fue realizado con datos de una muestra de población general (N=1267) para evaluar el trabajo realizado por la Comisión (en términos de aprobación o rechazo). Los resultados indican que las emociones de tristeza y esperanza son buenas predictoras de actitudes favorables hacia el trabajo de la CNVR, así como el logro de los objetivos referidos a verdad, justicia y construcción de una historia integradora. Del mismo modo, altos niveles de compartición social de las experiencias, percepción del clima social como positivo, confianza institucional y una percepción positiva de las disculpas institucionales resultan buenos predictores de una positiva evaluación del trabajo de la CNVR. Las personas que a que valoran positivamente el trabajo de la comisión están más de acuerdo a su vez con las medidas de reparación y menos dispuestas a negar el pasado traumático.
Responsável: CO185.1 - Biblioteca Alfonso Borrero Cabal, S. J.


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Mendes, Antônio da Cruz Gouveia
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Id: biblio-954284
Autor: Miranda, Gabriella Morais Duarte; Mendes, Antonio da Cruz Gouveia; Silva, Ana Lucia Andrade da.
Título: Desafios das políticas públicas no cenário de transição demográfica e mudanças sociais no Brasil / Desafíos de las políticas públicas en el escenario de transición demográfica y cambios sociales en Brasil / Public policies challenges on the background of demographic transition and social changes in Brazil
Fonte: Interface (Botucatu, Online);21(61):309-320, abr.-jun. 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar as mudanças ocorridas nas características demográficas e sociais do país e discutir o desafio do desenvolvimento de políticas públicas, utilizando dados dos sistemas de informações e entrevistas com atores das políticas social e de saúde do país. Percebeu-se a redução da fecundidade, da natalidade e da mortalidade com aumento da esperança de vida ao nascer, caracterizando a terceira fase da transição demográfica. O investimento na saúde e na educação foi considerado essencial para que o país possa aproveitar esse momento. Houve significativa redução da pobreza, mas, em 2012, ainda representava 15,9% da população, o que exige manutenção, expansão e qualificação dos programas de transferência de renda. A transição demográfica proporciona oportunidades para o desenvolvimento de políticas que permitam o acesso universal à educação, à saúde e ao emprego e que superem os desafios do país.(AU)

El objetivo de este trabajo fue analizar los cambios habidos en las características demográficas y sociales del país y discutir el desafío del desarrollo de políticas públicas, utilizando datos de los sistemas de informaciones y entrevistas con los actores de las políticas social y de salud del país. Se percibió la reducción de la fecundidad, de la natalidad y de la mortalidad con el aumento de la esperanza de vida al nacer, caracterizando la tercera fase de la transición demográfica. La inversión en salud y educación se consideró esencial para que el país pueda aprovechar este momento. Hubo una significativa reducción de la pobreza, pero en 2012 ella todavía representaba el 15,9% de la población, lo que exige mantenimiento, expansión y calificación de los programas de transferencia de renta. La transición demográfica proporciona oportunidades para el desarrollo de políticas que permitan el acceso universal a la educación, a la salud y al empleo y que superen los desafíos del país.(AU)

This study aimed to analyze the changes in the demographic and social characteristics of the country and to discuss the challenge for developing public policies, using data from information systems and interviews with actors of social policies and healthcare in Brazil. A reduction was observed in fertility, natality and mortality rates with an increased life expectancy at birth, representing the third stage of demographic transition. An investment in health and education was identified as essential for the country to take advantage of this moment. There was a significant reduction in poverty, but in 2012, it still accounted for 15.9% of the population, a compelling reason for the maintenance, expansion and qualification of income transfer programs. The demographic transition provides opportunities for the development of policies that allows universal access to education, health and employment and that overcome the challenges of the country.(AU)
Responsável: BR33.1 - Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação


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Id: lil-787950
Autor: SOUZA, A. D. Z; HEINEN, H. M; AMESTOY, S. C; MENDIETA, M. C; PIRIZ, M. A; HECK, R. M.
Título: O Processo de trabalho dos enfermeiros da atenção primária e a Política Nacional de Plantas Medicinais/Fitoterápicos / The nurses’ work process of Primary Health Care and the National Politics of MedicinalPlants/Phytoterapies
Fonte: Rev. bras. plantas med;18(2):480-487, 2016. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO O estudo objetivou conhecer o processo de trabalho dos enfermeiros da atenção primária em relação à Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. O referencial foi baseado em Guareschi e Kleinman. A abordagem foi qualitativa, descritiva. Fizeram parte dos estudos enfermeiros de 21 municípios da região Sul do estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados por questionário autoadministrado, no período de junho a agosto de 2013. A análise seguiu a proposta operativa de Minayo, emergindo dois temas: processo de trabalho dos enfermeiros e a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos; viabilização desta na atenção primária. Observou-se o desconhecimento da política, apesar de ter sido constatado a indicação de plantas medicinais no processo de trabalho. A política é viável quando o enfermeiro organiza grupos, coloca em prática o diálogo interdisciplinar, e contempla a questão dos aspectos culturais do usuário.

ABSTRACT This study aimed to understand nurses’ work processes in primary health care in relation to the National Politics of Medicinal Plants and Phytotherapies. The referential was based on Guareschi and Kleinman. The approach was qualitative and descriptive. Nurses from 21 towns of Southern Rio Grande do Sul participated. Data collection was a self-administrated questionnaire, in the period of June to August of 2013. The analysis followed Minayo’s operative proposal, two themes emerged: nurses’ work processes and the National Politics of Medicinal Plants and Phytotherapies and the viability of this in primary health care. The ignorance of the policy, but they indicate medicinal plants in the work process. The policy is practicable, when the nurses make groups, put the interdisciplinary dialogue in practice and contemplate the users’ cultural aspects.
Responsável: BR1.1 - BIREME



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